Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sustentabilidade em Agência de Viagem e Turismo

O setor de turismo pouco tem feito em favor da sustentabilidade, os maiores esforços são de fabricantes de aviões e veículos de turismo, principalmente em relação ao consumo de combustíveis, baseados em petróleo. A fabricante de aviões Boeing e diversas companhias aéreas, com destaque para as nacionais Gol e Azul, têm investido em materiais alternativos para construção de aeronaves; redução do peso de aeronaves, por meio da retirada do excesso de papel; e utilização de combustíveis mais verdes nos motores das aeronaves.
Os fabricantes de ônibus, como a Marcopolo, têm investido em designe, além do aprimoramento tecnológico dos motores para redução do consumo e utilização do biodiesel. Mais informações em www.marcopolo.com.br.
No Turismo, especificamente no setor de Agência de Viagens e Turismo, as principais iniciativas são no sentido do comércio eletrônico, diminuindo sensivelmente a utilização de papel para comercialização de roteiro. Grandes operadores nacionais, como a CVC (www.cvc.com.br); e internacionais, como a portuguesa Abreu (www.brasil.abreu.pt), já comercializam em larga escala seus roteiros pela internet. O uso de plataformas eletrônicas contribui para a diminuição das emissões de carbono geradas pela comercialização de serviços feita por diversos operadores, porém os avanços devem seguir, também, em direção aos clientes. Os operadores e a cadeia produtiva envolvida na comercialização e operação dos serviços vendidos a milhares de clientes em nível mundial devem dar mais atenção a este processo, sob pena do Turismo ser considerado uma das maiores fontes de poluição do planeta, isso devido a toda a cadeia envolvida e seus respectivos impactos.

Operadores nacionais, como a Ambiental, preocupadas com estas questões, imprimem seus folhetos, inclusive nas revistas de circulação nacional, em material reciclado, além dos roteiros comercializados possuírem um apelo ecológico. Observa-se que as iniciativas são poucas e espalhadas, contudo o caminho, na mudança de paradigma, é lento e depende também da mudança de postura do consumidor. Vejamos algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir as emissões geradas pelas operações de agências de viagens:

1. Uso de papel reciclado na emissão de documentos e roteiros, assim como do material de marketing;
2. Sensibilizar o cliente para receber, em vez de informações impressas, informações eletrônicas, via email, sms, mms e outros;
3. Reciclagem do lixo empresarial utilizado, como papéis e plásticos;
4. Substituição dos copos descartáveis por reutilizáveis, como vidro, que podem ser lavados e utilizados várias vezes;
5. Otimização das operações com operadores parceiros, para evitar a circulação de veículos com poucos passageiros;
6. Utilização de plataformas eletrônicas, como internet e celular, para o marketing, em vez da mídia impressa; 
Estas e outras medidas, além de melhorar a relação com o planeta, certamente produzirão economia de insumos e aumentando do lucro operacional.
Postar um comentário