Caros, a Tam tem sido a cia aérea que mais tem investido em Belém recentemente. Seguindo esse ritmo, a partir do dia 02 de Junho deste ano, a Tam fará um upgrade em um dos seus 3 voos de Belém para Guarulhos. A partir dessa data, o voo JJ3544 e JJ3545 serão realizados com aeronaves Airbus A321 com capacidade para 220 passageiros, um incremento de quase 50 assentos por voo, quando comparado ao Airbus A320 que realiza a rota atualmente. As passagens já estão sendo vendidas no site da cia aérea. Considerem os seguintes horários:
JJ 3544 GRU 22:10 BEL 01:35+1 - Domingo à Sexta - A321
JJ 3545 BEL 02:29 GRU 05:50 - Segunda à Sábado - A321
Comentários: Nossa, 220 passageiros! Mas o voo de Miami também não é numa aeronave para 225 passageiros? Calma, aos não iniciados em aviação, realmente pode parecer estranho, mas o Airbus A321 realmente pode transportar 220 passageiros, contudo a configuração de assentos e da aeronave são diferentes. O Airbus A321 é do tipo narrow body ou fuselagem estreita, com apenas um corretor e com separação entre as poltronas menor, aumentando a capacidade. A operação de aeronaves maiores em voos domésticos é comum em rotas de alta densidade, como ocorre nos Estados Unidos e na Ásia, ou seja, transporta-se mais passageiros por voo. Logicamente que isso impacta na estrutura do aeroporto, são mais 50 assentos por etapa de voo, ou seja, em caso de voo lotado, são mais 100 passageiros entre embarque e desembarque. Na Amazônia, por exemplo, a cidade de Manaus recebe regularmente voos domésticos com o A321, A330, 767 e 777, todos da TAM, nestes casos, contudo, também ocorre por causa do transporte de carga. Segue a foto do interior do A321, percebe-se o longo corredor e as duas fileiras de poltronas, sendo 3 de cada lado. Na parte de cima, o sistema de vídeo que também equipa algumas aeronaves A320 da TAM.
Foto: Filipe de Sousa, via Planespotter.
Na rota para Miami, o Boeing 767-300, apesar da aeronave possuir praticamente a mesma capacidade de passageiros, a de carga é muito maior e a configuração dos assentos esta dividida em 2 assentos a direita, 3 ao meio e 2 assentos a esquerda da aeronave, com dois corredores. Esta configuração é do tipo wide body ou fuselagem larga. Como realizada voos internacionais, o conforto é maior e os equipamentos de entretenimento são individuais, além do espaço ampliado para as pernas. Segue a foto de configuração
Foto: Airliners.net.
Esta opção de horário é ótima para as conexões com voos internacionais para a América Latina que partem de Guarulhos, possibilitando o viajante chegar no mesmo dia em cidades como Santiago, Buenos Aires e Montevideo, já que existem voos da empresa partindo pela manhã para estes destinos.
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