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segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vamos para a Europa?

Para visitar o Brasil ou uma escapadinha até a Europa, aproveite as saídas direto da Amazônia. Diversos destinos na Europa a partir de US$ 769,00 dólares + taxas.


Santarém - Brasília direto!

Caros viajantes, conforme previsto na tese de mestrado de 2009, novos ventos aéreos estão soprando sobre o Pará. A maior cidade do oeste do Pará, Santarém, terá voos diretos para Brasília e de lá com conexões imediatas para várias cidades do Brasil e do mundo. Além de diminuir o custo do deslocamento até o oeste do Pará, as viagens se tornarão muito mais rápidas, potencializando os fluxos turísticos de e para Santarém. Segue o post com os horários extraídos do blog UZ7:

Hoje, a Tam solicitou novas operações no Pará, e deve inovar em mais uma rota. Se os 3 novos voos forem aprovados, a cia deverá aumentar bastante sua presença em Santarém, além de  iniciar voos sem escalas para Brasília-DF. Não muito tempo atrás, a Passaredo Linhas Aéreas teve voo aprovado nessa mesma rota mas operou durante muito pouco tempo. A Tam está incrementando seu HUB em Brasília, anunciou hoje, que pretende operar voos entre a capital federal e Orlando-EUA, além de adicionar mais 3 freqüências semanais para Miami, tornando esse voo diário. Além desse voo, o JJ3448 e JJ3449 que faziam a rota Brasilia-Belém-Macapá e volta, agora seguem para Santarém após o pouso na capital do Pará. Seguem os voos e horários:


Alteração de rota - A partir de 01/11/2014
JJ3448  BSB 21:45  BEL  00:13+1 00:55+1 STM 02:14+1 - Diário - A320
JJ3449  STM 03:10 BEL 04:30 05:30 BSB 08:07 - Diário - A320

Novo voo - A partir de 01/11/2014
JJ3176  BSB 10:00 BEL 12:29 13:04 STM 14:23 - Segundas, Terças, Quintas e Sextas - A320
JJ3177  STM 14:55 BEL 16:14 16:47 BSB 19:22

Novo voo - A partir de 01/02/2015
JJ3678  BSB  13:06  STM  15:40 - Domingo à Sexta - A319
JJ3679  STM  16:20  BSB  18:54 - Domingo à Sexta - A319

Fonte: http://www.uz7spotting.com.br/2014/09/tam-aumenta-voos-no-para.html

Turismo: aumento das reclamações!

O crescimento da atividade turística no Brasil tem causado um efeito colateral inesperado, o aumento das reclamações em relação aos fornecedores da área; contudo um dado, de certa forma previsto pelo mercado, é o relativo as OTAs - Agências de Viagens On Line que sem atendimento presencial e com dificuldades no pós-venda, lideram as reclamações:

O CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, disse que as OTAs são as maiores responsáveis pelo crescimento de reclamações relacionadas ao serviço “Turismo” em seu site. Mesmo longe da liderança do ranking, ocupado por empresas de e-commerce e telefonia, o número de queixas do setor foi o que mais cresceu nos últimos 12 meses, deixando a categoria em 17º lugar. Decolar.com e Hotel Urbano são as companhias que mais recebem insatisfações no portal, segundo o executivo. “Apesar de ter crescido muito, o Turismo tem uma boa média de finalizações positivas das reclamações, algo em torno de 74%”, disse ele, que participou hoje da primeira Macarronada da Agaxtur, realizada no Circolo Italiano, em São Paulo. 

Vargas falou sobre uma experiência pessoal de compra em uma OTA. “Eu não consegui efetivar o pedido porque não tinha um profissional que me ajudasse a entender tudo o que eu precisava saber. Tentei estabelecer um contato por meio de telefone e Facebook, mas sem sucesso”, disse o CEO do Reclame Aqui, que em seguida falou que precisou recorrer a uma agência de viagens para comprar o pacote que desejava. 

Questionado por Daniel Biacareli, da Aviesp, sobre o papel do agente para a redução no número de reclamações do setor no Reclame Aqui, Vargas é enfático. “No turismo, o cliente tem a necessidade de um profissional que dá uma informação real. O papel do agente de viagens nunca vai desaparecer, mas ele terá que se aliar às ferramentas que a tecnologia está disponibilizando para nós.”

Durante o evento, que reuniu mais de 250 agentes de viagens, o presidente da Agaxtur, Aldo Leone, reafirmou a importância da parceria com o trade. “Hoje, o operador que vende sistemas está errado. O que ele precisa vender é relacionamento. Ser parceiro é viver a vida inteira do lado do agente de viagens e ter o comprometimento de entregar sempre um bom produto. E é isso o que a Agaxtur faz há mais de 60 anos”, comentou. 

FALSOS USUÁRIOS
Marco Ferraz, presidente da Braztoa, perguntou como Vargas e o Reclame Aqui agem em casos de posts de concorrentes, que criam situações fakes com o intuito de prejudicar a empresa. “Nós temos uma equipe de 20 monitores que trabalham efetivamente para coibir esse tipo de reclamação. Já bloqueamos mais de 300 mil usuários/empresas que tentaram usar o portal para levar vantagens de alguma forma”. 

Atualmente, o Reclame Aqui possui uma base de 75 mil empresas cadastradas, 14,5 milhões de clientes, média de 500 mil visitação/dia, 20 mil reclamações/dia e 73% de reclamações finalizadas positivamente. 

PRODUTOS AGAXTUR
“Criamos esse evento para mostrar ao trade o que estamos fazendo, os produtos que estamos lançando e as novidades que estamos implementando no mercado”, disse Aldo Leone. Entre os assuntos destacados estão: a nova marca, slogan, a opção “by Agaxtur em franquias e o recém estreado site da operadora(www.agaxturviagens.com.br). “Com a presença do Mauricio Vargas, nós conseguimos mostrar para o agente de viagens que o futuro da profissão está ligado sim a tecnologia, mas que o relacionamento continuará sendo essencial”, completou.

Fonte: Panrotas

domingo, 21 de setembro de 2014

Semana do Turismo!

Esta semana é do Turismo, viva a um dos setores mais dinâmicos da economia mundial e que proporciona amplo conhecimento entre os povos. Convidamos a todos a participar da missa em Ação de Graças que será celebrada na Basílica de Nazaré! Segue a programação:


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Enjoy Tours na rota turística Belém - Bragança!

A mais recente rota turística consolidada no Pará já faz parte das operações da Enjoy Tours. Ao longo do mês de setembro a empresa já realizou duas operações para a Fazenda Vitória, que fica localizada em Tracuateua, um dos destinos da rota. No caminho, os Guias de Turismo Fabio Romero e Angela do Mar destacaram muitas belezas e serviços da região. Segue alguns cliques:

Doblo na empresa após o momento "off road" em frente a Fazenda"

A piscina de borda infinita, um dos destaques desta nova fase da Fazenda Vitória.

Belos jardins para curtir a dois!

Os Guias de Turismo Angela do Mar e Fabio Romero que acompanharam o grupo, destacando as belezas da região.

Gol de volta aos velhos tempos: inovando!

A Gol Linhas Aéreas quando começou sua história tinha um slogan interessante, mantido até hoje: Linhas Aéreas Inteligentes. Reclamando seu espaço no mercado, brigou com a poderosa Varig e, por ironia do destino, deu o golpe de misericórdia, extinguindo em 2014 a marca Varig. Voltando ao slogan, há muito tempo  empresa deixou de ser inovadora, apenas repetindo formulas e apertando cada vez mais seus clientes. As voltas com a perda de competitividade e de mercado para Azul que lançou serviços inovadores para o mercado brasileiro, como lancha a vontade e tv a bordo, a laranja agora recupera a dianteira das inovações para o mercado nacional. Vejamos alguns serviços recém lançados pela empresa:

1. Autoatendimento para despacho de bagagens:
Aviação , Serviço funciona desde o início de setembro em Congonhas (foto: divulgação)
Serviço funciona desde o início de setembro em Congonhas (foto: divulgação)
A Gol lançou oficialmente o serviço Bagagem Expressa, que dá autonomia ao passageiro e permite que o autoatendimento contemple o check-in, a pesagem e etiquetagem da bagagem. Possibilita também o pagamento de taxas de excesso de bagagem com cartão de crédito, quando necessário. Após essa etapa, o viajante segue para o local onde entrega a mala ao atendente concluindo a aceitação.

O projeto-piloto foi implementado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na semana passada, com dois totens. A expectativa é expandir até dezembro deste ano o serviço para os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro e Confins, em Minas Gerais. O projeto é exclusivo no País e, na segunda fase, prevê que o próprio cliente protagonize as três etapas: check-in, pesagem e despacho da bagagem, diretamente na esteira.

“Este modelo já funciona muito bem no Exterior, por isso decidimos trazer para o Brasil. O objetivo é ampliar as opções para nossos clientes, permitindo que ele opte pelo formato de atendimento que o deixe mais confortável. É mais prático e bem aceito por quem já está habituado ao fluxo de aeroporto e busca agilidade”, informou o diretor de Aeroportos da aérea, André Lima. Em apenas uma semana de operação, o novo serviço já contabilizou 6% de usuáriosnovo serviço já contabilizou 6% de usuários.

Fonte: Panrotas

2. Embarque com antecedência sem pagamento de multas: caso o cliente queira viajar dentro de 6h antes do voo programado, não haverá multa pela alteração. Na prática, esta medida já valia para clientes da ponte aérea e agora foi estendida para os voos da companhia de todo o Brasil. Acompanhe outras medidas aplicadas pela companhia para melhorar a experiência antes do embarque e durante o voo: 



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Natal a Belém num único voo!

A Azul solicitou uma operação interessante, de Natal e Belém, com escala em Fortaleza e São Luiz. Segundo apurou o site UZ7, a empresa acaba de solicitar a rota ligando as capitais nordestinas a Belém. Esperamos que em breve a empresa também resgaste uma antiga rota, ligando a Amazônia a Teresina, no Piauí. Segue a notícia publicada no blog UZ7:

Seguindo a solicitação da Sete, a Azul também solicitou um novo voo ligando Belém e São Luís, no Maranhão. A rota já havia sido operada pela cia aérea nas asas da Trip e seus Embraer 175, mas foi descontinuada depois de pouco tempo de operação. Os voos serão diários e operados por ATR-72 com 70 assentos, a partir de 22/12/2014 se aprovados pela Anac. Seguem os horários:


AD 2736 NAT 06:30 FOR 08:00 08:30 SLZ 10:30 11:00 BEL 12:30 - Diário - ATR 72
AD 2737 BEL 18:00 SLZ 19:30 20:00 FOR 22:00 22:30 NAT 00:00+1 - Diário - ATR 72


Fonte: http://www.uz7spotting.com.br/2014/09/sbbe-novo-voo-azul.html

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Qualificação em Turismo pela Fapan!

O Laboratório de Prática e Pesquisa em Turismo esta promovendo uma oficina de Planejamento de Estudos e Pesquisas em Turismo a partir do dia 23 de setembro. A qualificação é interessante para a academia e também para donos de empresa e pequenos empreendedores da área, pois as pesquisas no mercado são fundamentais para o entendimento de oportunidades e compreensão da demanda. Mais informações a seguir:


Consumidores x taxas aéreas: insatisfação geral!

As atuais práticas, não muito transparentes, de comercialização de produtos e serviços aéreos e hoteleiros desmembrados tem causado uma grande insatisfação para os viajantes. Taxas adicionais por assentos, internet, lanches, check in no aeroporto, entre outros, causam uma grande confusão e, em muitos casos, tem sido utilizados de forma não muito honesta pelas empresas. 

Um dos casos mais rumorosos no Brasil foi o seguro de viagem embutido na compra on line de passagens aéreas, na qual a opção pelo seguro já vinha marcada e não ficava clara a opção de cancelamento e que este serviço era opcional. Apesar das reclamações dos consumidores "desavisados", precisou de um processo judicial para que as empresas adequassem seus sites.

A mais recente pesquisa publicada sobre o assunto mostra a grande insatisfação dos consumidores com o produto aéreo, ou seja, cada vez mais viagens e viajantes insatisfeitos. A tendência no médio e no longo prazo é os consumidores ficarem mais exigentes em relação a transparências destas taxas, produtos e serviços. Acompanhe (Fonte: Panrotas):


Pesquisa com mil viajantes americanos, realizada pela Open Allies for Airfare Transparency, mostrou que para 88% deles, é muito ou extremamente importante que as companhias aéreas compartilhem as informações sobre taxas de bagagem e de marcação de assentos com os agentes e sites de viagens. 

A pesquisa apontou que os consumidores se sentem frustrados e confusos com as atuais práticas das empresas aéreas. Para 63% é muito inconveniente ter de dar múltiplos passos para comprar serviços auxiliares atualmente. Para 81%, as práticas são injustas e enganosas ao não permitirem que os viajantes comprem ou vejam as taxas de ancillaries em todos os pontos de venda.

“Para proteger os consumidores da viagem aérea, precisamos consertar os problemas significativos que eles enfrentam enquanto buscam, comparam e compram serviços auxiliares”, disse o diretor executivo da Open Allies, Andrew Weisntein. “A proposta do DOT (Departamento de Regulação Americano) chega até a metade do caminho, ao exigir que as aéreas compartilhem suas taxas, mas falha ao não incluir a questão de como comparar esses itens na hora em que se compra o bilhete aéreo. Brincar de esconde-esconde com preços não vai melhorar a situação dos viajantes, ao menos que eles possam comprar essa taxas onde compram os bilhetes”.

Outros dados da pesquisa apontam que:

Mais da metade dos viajantes (55%) disseram que ficaram surpresas com as taxas adicionais cobradas depois que compraram os bilhetes.

Dois terços dos viajantes (63%) disseram que é muito ou extremamente inconveniente ter de passer por múltiplas etapas para comprar os ancillaries desejados.

Para 47% se tornou muito difícil ou impossível buscar e achar a menor tarifa aérea, incluindo taxas.

Oitenta por cento disseram que as atuais práticas das empresas aéreas são injustas e enganosas.

Setenta e um por cento (contra 13% contra) disseram que as companhias aéreas deveriam ser obrigadas a vender suas taxas extras em todos os lugares em que vendam bilhetes aéreos.

Confira a pesquisa complete em www.faretransparency.org.

Passaporte Pará no ar!

O site do Passaporte Pará já esta no ar, com um conteúdo muito rico. Aproveite e conheça o 2º maior estado do Brasil. Mais informações em: http://www.passaportepara.com.br/

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Centro de Convenções Privatizado!

Segundo o site Panrotas, o Governo do Amazonas pretende privatizar o novo Centro de Convenções. Caso isso ocorra, será um novo formato de gestão para este tipo de equipamento na Amazônia. Acompanhe:
Eventos ,
Inaugurado em maio deste ano, o Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasquez, em Manaus, conta com dez eventos para a agenda de 2014 ao início de 2015. O Governo do Amazonas pretende realizar uma licitação, em outubro, para conceder a administração do espaço à iniciativa privada. A primeira etapa do CCA custou R$ 49 milhões e pode receber eventos de grande porte de até dez mil pessoas em pé e cinco mil sentadas. 

De acordo com a diretora-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, o processo será em âmbito nacional e a empresa vencedora deverá repassar 15% da arrecadação com os eventos ao órgão, para investimento no setor turístico no Amazonas. “O CCA foi idealizado em cima de uma demanda do trade turístico como forma de atrair grandes eventos, dando maior visibilidade a Manaus e gerando emprego e renda à população”, afirmou Oreni Braga.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pará - a força do interior!

O crescimento econômico do interior do Pará tem movimentado o mercado aéreo. No mês passado foi a Gol a lançar novas opções para para Carajás e Altamira. Esta semana, a Azul inclui novas opções também para as duas cidades. Mais informações a seguir:

http://www.cnfaovivo.com.br/2014/08/azul-volta-oferecer-altamira-e-reforca.html

Círio 2014 - voos extras TAM e Gol!

O Círio 2014 terá uma grande oferta de voos extras para atender a demanda de visitantes. Esta semana, a TAM e a Gol divulgaram seus voos que já estão disponíveis para venda. Os voos extras para o período do Círio, entre chegadas e partidas, já somam mais de 64 opções. Segue a programação:

1. TAM:  
Voo
Origem
Partida¹
Belém¹
Período
JJ 9440
Fortaleza
22h45
0h35
10, 11, 12, 14 e 15 de outubro
JJ 9449
Macapá
2h45
3h35
11, 12, 13, 15 e 16 de outubro
JJ 9363
Macapá
5h45
6h25
11, 12, 13, 15 e 16 de outubro







Voo
Destino
Belém¹
Chegada¹
Período
JJ 9441
Fortaleza
1h15
3h05
11, 12, 13,15 e 16 de outubro
JJ 9448
Macapá
1h10
2h00
11, 12, 13, 15 e 16 de outubro
JJ 9362
Macapá
4h20
5h10
11, 12, 13, 15 e 16 de outubro







2. Gol: 

Belém do Pará - no seu caminho!

Caros viajantes, no caminho da sua próxima viagem pode estar Belém do Pará.. confira as principais distâncias a partir de Belém para várias cidades do Brasil e Miami...

Principais distâncias em relação a Belém. Clique no mapa para ampliar!

Gadjets x Transportes Turísticos: uma tomada por favor!

Num mundo cada vez mais conectado e com milhares de aparelhos eletrônicos, ter uma tomada por perto é uma questão de necessidade, contudo a maioria dos transportes turísticos não tem acompanhado esta tendência e cada vez mais vemos clientes perguntando: não tem uma tomada?

Numa excursão recente que fiz a Carolina, no interior do Maranhão, pelo menos 20 passageiros perguntaram "Fábio, não tens uma tomada por aí?". Nos veículos de turismo atuais existem poucas tomadas, apesar de muitos já virem com acesso a wi-fi por exemplo, ou seja, mais clientes usando seus aparelhos o tempo todo. Nas paradas ao longo do percurso, é comum muitos clientes descerem com seus gadgets na mão e com o carregador em punho atrás de uma tomada. Esse movimento é tão forte, que mutos restaurantes ao londo da Belém - Brasília, por exemplo, oferecem wi-fi e paredes com dezenas de tomadas para seus clientes. Na hora da saída, motoristas e guias chamam várias vezes os clientes "conectados" as tomadas. 

Nos aviões não tem sido diferente, muitos clientes também reclamam em longas viagens da falta de opção para carregarem seus aparelhos, principalmente na classe econômica, mesmo em empresas que incentivam este tipo de aparelho como forma de entretenimento. Em alguns classes de serviço, como na executiva e 1º Classe, algumas cias oferecem opções de carregamento variadas, como tomada normal e via USB.

No Brasil, a TAM tem sido pioneira na utilização de aeronaves com tomadas para todos os passageiros em todas as classes de serviço. Em alguns A320 da frota da empresa, utilizados majoritariamente em voos domésticos, há tomadas embaixo de cada braço de poltrona, sendo dois a cada três poltronas. Uma ótima opção para os viajantes. Já utilizei estas tomadas nos voos a partir de Belém para Fortaleza, Santarém, Manaus e Brasília e funcionaram direitinho.

Alguns A320 da TAM, em voos domésticos, oferecem estas tomadas universais embaixo de cada braço de poltrona. Uma ótima opção para viajantes conectados. A companhia poderia indicar no site dela as aeronaves que já possuem esta tecnologia. Alguns executivos iriam adorar!

Transporte de Carga Aérea: oportunidades para o Pará

A SEICOM - Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, junto com diversos parceiros, como a Infraero e companhias aéreas, entre elas TAP e TAM, iram discutir as oportunidades do transporte de carga aérea. Lembramos que a carga aérea contribui para a manutenção de voos domésticos e internacionais, além de deixar as tarifas mais competitivas. Mais informações a seguir: