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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Caminha Turística em Belém!

O trade turístico de Belém estará reunido neste domingo para um momento fitness pelas ruas da cidade... participe...

Ryanair com serviços "plus"

Uma das mais tradicionais companhias low costs do mundo, a irlandesa Ryanair, passará a oferecer tarifas "all inclusive" para o público executivo, que já representa 25% dos viajantes da companhia. O movimento aproxima a empresa das companhias tradicionais, que já oferecem bagagem, check in no aeroporto e escolha de assentos como serviços inclusos. Mais informações em: 

http://www.ryanair.com/pt/business-plus/

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Macapá - Brasília - Macapá!

Mais uma ligação inédita na Amazônia. A partir do dia 1º de novembro deste ano, a TAM deve inaugurar uma rota ligando Macapá a Brasília, sem escala em Belém, possibilitando melhores conexões para os viajantes que partem ou se destinam ao Amapá. Mais informações em: http://www.uz7spotting.com.br/2014/08/sbmq-novidade-na-area-tam-lanca-partir.html.

sábado, 23 de agosto de 2014

Aeroporto de Belém: TAM é a mais improdutiva!

E continua a improdutividade da TAM no Aeroporto Internacional de Belém, é impressionante o que alguns passageiros tem passado para receber a restituição de bagagem. Dia 22/08, por exemplo, os passageiros vindos no voo 3386 demoraram cerda de 45 minutos para receber todas as bagagens, neste tempo desembarcaram dois voos da Gol e dois da Azul e os passageiros vindos no voo da TAM continuavam esperando.

Lembramos que Belém foi contemplada pelo projeto "De olho na Mala" da Infraero, que instalou telas que possibilitam aos passageiros acompanharem o desembarque de suas malas. Por elas, muitos passageiros e parentes que aguardavam os viajantes observavam atônitos apenas um funcionário realizar o desembarque de mais de 100 volumes. Provavelmente, devido a quantidade, o trabalho era feito muito devagar e alguns volumes estavam sendo separados naquele momento, atrasando ainda mais a restituição. 

Ao longo desta semana, muitos operadores de receptivo reclamavam no desembarque da demora da TAM em restituir a bagagem dos passageiros, provocando atraso nos traslados e aumentando os custos operacionais com estacionamento e locação de outros veículos.

Pedimos a TAM e a Infraero que verifiquem o que esta ocorrendo, pois o problema tem sido recorrente e não tem afetado as demais companhias aéreas.  

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Turismo Religioso em discussão em Belém

A Pastoral do Turismo, do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, promoverá em setembro o Seminário de Turismo Religioso. Mais informações a seguir:


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Círio 2014 - voos extras da Azul!

A Azul se antecipou e deverá colher melhores frutos neste Círio 2014. A empresa já lançou 24 voos extras para o período da festividade. As cidades de Santarém, Macapá, Campinas e Brasília são as origens e destinos dos voos adicionais em direção a Belém, com opções de conexão para todo o Brasil. O interessante destes voos é que a rota de/para Brasília, atualmente, não é operada regularmente. Esperamos que estes voos pontuais virem diretos em breve. 

Mais informações sobre os horários em: 
http://www.uz7spotting.com.br/2014/08/hotran-voos-extras-da-azul-para-o-cirio.html

Para compra consulte seu agente de viagens!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Aeroporto de Belém - lazer e saúde!

O Aeroporto Internacional de Belém, além de atender milhões de viajantes nacionais e internacionais, também contribui para o lazer e saúde da população local. Pela manhã e no final da tarde é comum observar dezenas de pessoas praticando atividades físicas ao longo das calçadas no entorno do estacionamento e nas vias de acesso ao terminal. 

Ocean Dream - Peace Boat em Belém!

O Guia de Turismo Aldemir Junior registrou neste fim de semana a passagem do navio de cruzeiro Ocean Dream em Belém, dando largada a temporada 2014-2015 de cruzeiros pela Amazônia.

Maranhão e Ceará atraem milhares de paraenses!

Os estados do Maranhão e Ceará sempre tiveram forte ligação histórica com o Pará, afinal grande parte do desenvolvimento econômico e cultural paraense deve-se aos milhares de imigrantes destes dois estados nordestinos. Atualmente, devido ao turismo, há um grande movimento contrário, milhares de paraenses visitam anualmente os estados do Maranhão e Ceará. Para se manter atrativos, ambos vem investindo na renovação de suas atrações... segue alguns resultados:

Av. Monsenhor Tabosa em Fortaleza foi totalmente reformulada, com novo visual, tornou-se uma das principais atrações de compras da capital cearense.

Orla de Iracema e Mucuripi ganham novas atrações, além da já famosa feirinha de artesanato.

Grupo da Narmy Turismo, de Castanhal, visitando o Beack Park. O grupo, acompanhado pelo Guia de Turismo Fabio Romero, participou de um evento em Fortaleza.

Enquanto isso, o interior do Maranhão recebeu este fim de semana mais de 7 grupos rodoviários. A cidade de Carolina, na chapada das mesas, com dezenas de cachoeiras, recebeu mais de 300 paraenses vindos de diversas partes do estado: Belém, Castanhal, Santa Izabel, Ipixuna, entre outros.

A cachoeira de Itapecuru recebeu 7 grupos.

O Guia de Turismo Fabio Romero acompanhando mais um grupo da Narmy Turismo.

Para fechar este post, um imperdível por do sol no rio Tocantins em frente a cidade de Carolina.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Programas de Fidelização - mais "vantagens" para os clientes


Caros viajantes, seguindo a tendência lançado no Brasil pelo Smile, ex-programa de Fidelização da Varig, também absorvido pela Gol, a TAM, por meio de seu programa Multiplus, também lançou esta semana a possibilidade de revalidar, comprar e transferir milhas. Vejam a notícia abaixo e a análise feita por mim a seguir (Fonte: Panrotas):

Multiplus, empresa do segmento de fidelização, lança hoje (12) a “Transferência de Pontos”, que possibilitará receber ou transferir pontos para outro participante de mil a 50 mil pontos por ano, realizada no site da Multiplus. “Ouvimos nossos participantes e estamos lançando um complemento muito importante ao pacote de facilidades da Multiplus. Com a ‘Transferência de Pontos’, nossos participantes poderão transferir seus pontos para qualquer outro participante, complementar o saldo de seus amigos ou familiares, por exemplo, e auxiliar no resgate de um prêmio importante com mais rapidez, aumentando o engajamento dos participantes com a nossa rede”, explica Alexandre Moshe Parczew, diretor de Marketing e Vendas da Multiplus.

A Transferência é realizada pelo PagSeguro, empresa do Uol, que oferece aos participantes diversas opções de pagamento como cartões de credito, cartão de débito, boleto, saldo em conta PagSeguro, entre outras. Também é possível parcelar o pagamento de acordo com a forma de pagamento selecionada. A transferência de pontos só acontece após a confirmação do pagamento. 

Para mais informações acesse o site www.pontosmultiplus.com.br

Análise: perceberam que no início do post a palavra vantagem esta entre aspas, propositalmente para que você reflita antes de usar este serviço. Recomendo sempre que avaliem cada situação, pois o que é vendido como vantagem nem sempre é. Por exemplo, na rede Multiplus, comprar e transferir milhas esta cerca de R$ 70,00 por mil pontos, ou R$ 700,00 por 10000 pontos, muito mais que a maioria das passagens aéreas nacionais, a não se que você esteja desesperado para voar, é um péssimo negócio. Lembramos que o teto mínimo para emissão de bilhetes nacionais não existe mais, os valores em pontos variam de acordo com a ocupação da aeronave. Por exemplo, se no site da companhia uma passagem na rota Belém - São Paulo estiver R$ 550,00 reais, em pontos estará próximo de 20000 mil pontos ou mais. Neste caso é melhor você comprar a passagem do que tentar utilizar pontos.

No Smile, a revalidação de milhas, por exemplo, esta em R$ 40,00 por mil pontos, muito mais barato que na TAM, mesmo assim, dependendo do valor da passagem, não é um bom negócio. Lembrando que em ambos os programas, os pontos revalidados valem por no máximo um ano. Algumas recomendações para conseguir os melhores resgastes:

- Antecedência: quanto maior a antecedência, mais fácil de encontrar resgates na faixa de 5000 a 10000 pontos;
- Compare: se você tem pontos em vários programas ou vai transferir dos cartões de crédito ou bancos, compare antes. A Azul e a TAM, por exemplo, simulam os resgates no próprio site, sem precisar entrar com o número de fidelização e senha, o que ocorre na Gol;
- Promoções para transferir: acompanhe as promoções de transferência de pontos, alguns cartões de crédito e programas de fidelização dão bônus para quem fizer transferências em determinados períodos. Recentemente, a Azul deu 100% de bônus para que fizesse transferências acima de 20 mil pontos. Outro exemplo: os clientes do banco Itaú, atualmente, possuem uma das piores taxas de transferência. No programa do banco, o Sempre Presente, para transferir para o Multiplus e Smile, o banco cobra 25% em milhas, ou seja, para transferir 20 mil pontos para a Multiplus, você utilizará 25 mil pontos do programa do banco, um péssimo negócio.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aeroporto de Marabá com nova sala de embarque

Aos viajantes que passarão por Marabá a partir de agora, por via aérea, terão mais conforto. A Infraero acaba de inaugurar a nova e espaçosa sala de embarque. Acompanhe:

A Infraero deu início nesta quarta-feira (6/8) às operações da nova sala de embarque do Aeroporto de Marabá /João Corrêa da Rocha (PA). O espaço, com cerca de 342 m², tem dimensão quatro vezes maior que a estrutura anterior e faz parte do projeto de modernização e ampliação do terminal de passageiros. As obras foram  iniciadas em novembro de 2013 e têm previsão de entrega completa ainda em 2014, com investimento total  de R$ 5,9 milhões.
O projeto prevê a reforma integral do terminal de passageiros, com a recuperação e ampliação das salas de embarque, desembarque e saguão, aumentando o conforto dos usuários. Além disso, serão implantadas novas salas para as companhias aéreas e a área comercial do aeroporto receberá expansões. Também está sendo ampliado o número de balcões de check-in e o terminal receberá duas novas esteiras de bagagens.
As intervenções contemplam ainda a construção de novos banheiros, incluindo sanitários acessíveis, e a instalação de uma nova marquise metálica, que permitirá o estacionamento, embarque e desembarque de ônibus de turismo em local coberto.
“Com essa obra, vamos proporcionar maior conforto aos passageiros e usuários, além de aumentar a capacidade operacional no aeroporto para atender o crescimento da região”, afirmou o superintendente da Regional Norte, Abibe Ferreira.

Assessoria de Imprensa - Infraero - imprensa@infraero.gov.br e www.twitter.com/InfraeroBrasil

Agenciamento x OTAs: atendimento ainda é um desafio!

O agenciamento é um dos setores do Turismo que mais vem enfrentando desafios nos últimos anos. O mais recente se chama OTAS - On Line Travel Agencies que segundo alguns analistas era a nova tendência na área e prometia quase o fim das agências tradicionais, contudo conforme o mercado foi crescendo um problema esperado tem tomado proporções preocupantes, a questão do atendimento. 
Nas agências virtuais a compra é feita pelo cliente e qualquer erro de digitação, como por exemplo na compra de uma passagem aérea, é de responsabilidade do cliente; as mudanças de datas geram multas onerosas; e nem sempre as regras ficam claras. As OTAS tem se deparado com uma questão crucial para sua expansão, o atendimento. As práticas de mercado, sobretudo na telefonia e mesmo nas companhias aéreas, demostram que somente o atendimento virtual e/ou telefônico são insuficientes para responder satisfatoriamente as demandas do número crescente de viajantes.
Neste quesito, o atendimento próximo ou presencial de agências e operadoras locais tem se tornado um grande diferencial no mercado. Essa tendência foi apontada por uma recente pesquisa da Travel and Tour World, veículo de comunicação americano especializado no setor de viagens. Vejamos abaixo algumas conclusões da pesquisa:

1) O melhor negócio: Os agentes de viagens sabem dizer se o viajante está, de fato, se envolvendo em um bom negócio. Uma vez que 90% das passagens aéreas comercializadas são para voos domésticos e com o objetivo de visitar amigos e parentes, o agente de viagens pode facilmente dizer se as tarifas disponíveis em determinado site podem ser consideradas aceitáveis.
- Isso também ocorre com frequência no Brasil;
2) Melhores lugares para ir: Caso o passageiro esteja planejando percorrer um roteiro específico ou visitar um destino simplesmente para conhecê-lo como turista, a ajuda do agentes de viagens é bem-vinda, uma vez que este profissional está acostumado a efetuar reservas e pode oferecer mais detalhes sobre o passeio, enriquecendo a viagem como um todo. E mesmo que o agente não tenha informações suficientes, ele tem mais facilidade para obter as respostas necessárias.
3) Menos aborrecimentos durante atrasos e/ ou cancelamento de voos: Os agentes de viagens são os profissionais mais indicados para emitir um bilhete em um voo diferente enquanto o passageiro aguarda no aeroporto em caso de imprevistos como atraso ou cancelamento de voo.
4) Mesmo voo, assentos próximos: agentes de viagens tradicionais conseguem os melhores negócios em termo de assentos, sobretudo se for uma viagem em família ou em grupo – trata-se de uma aposta muito mais segura do que a reserva de bilhetes individuais, em diferentes sites e com tarifas diferentes.
5) Ser VIP: Em virtude de seus bons contatos na indústria do turismo, o agente de viagens consegue obter uma reserva VIP para qualquer pub, clube, hotel ou passeio especial, o que se transforma em um grande diferencial se comparado ao oferecido pelas OTAs.
6) Dispensa trabalho de pesquisa: A melhor parte de contar com o auxílio de um agente de viagens tradicional é o alívio de não ter de procurar as melhores ofertas na internet. Os profissionais desenvolvem a pesquisa sob medida para cada cliente e se certificam de que o passeio atenderá à expectativa do viajante.
7) Oferta mais vantajosa: Os agentes de viagens oferecem o melhor preço em comparação às tarifas aplicadas pelas OTAs e em sites de compras coletiva. Sempre que o indivíduo recebe um e-mail com um desconto de 40% na compra de um pacote turístico, provavelmente esta tarifa estava sendo trabalhada pelos agentes na semana anterior. Eles trabalham com os melhores preços devido ao bom relacionamento com fornecedores.
- Isso nem sempre ocorre, uma vez que alguns parceiros, como hotéis e companhias aéreas, tem oferecido tarifas mais competitivas por outros canais que pelo agente de viagens.

Resultado: embora diversas empresas, que atuam nos mais variados nichos de mercado, estejam apostando na disponibilização de produtos e serviços online, esta tendência – disseminada largamente pelas Online Travel Agencies (OTAs) – não conseguiu superar a importância da consultoria oferecida pelo agente de viagens tradicional.

Mais um desafio - Governo Federal quer gerir as próprias viagens

O objetivo declarado do Governo Federal é diminuir os custos das viagens por meio da gestão própria dos recursos destinado ao deslocamento de servidores, contudo a forma como esta sendo proposta além de gerar desemprego, péssimo no quadro atual, fere a própria Lei Federal que regulamenta a atividade de agenciamento, além de tornar o governo um dos principais clientes de companhias aéreas e hotéis, uma grande distorção. A seguir, os argumentos da ABAV:

- Nos Estados Unidos: o governo federal possui tarifa-acordo negociada com as companhias aéreas e com os hotéis. A gestão operacional é de responsabilidade das agências de viagens contratadas e ao governo compete fazer a auditoria e o controle do processo como um todo. 

- Lei Federal: Além de afrontar regras constitucionais e da administração pública que regulam as compras governamentais, o Ministério do Planejamento no Brasil contraria as diretrizes da Lei 12.974, que regulamenta a atividade das agências de viagens e os próprios objetivos do Plano Nacional de Turismo, proposto pelo Ministério do Turismo e aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Turismo, que é composto pela participação de cerca de 80 entidades do setor.

Rota Turística Belém-Bragança: Excursão Acadêmica

A FAPAN esta promovendo uma interessante excursão acadêmica para quem deseja conhecer a mais nova rota turística do Pará:  Belém-Bragança. Mais informações a seguir: