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quinta-feira, 31 de julho de 2014

Alterações internacionais TAM e TAP!

As companhias aéreas internacionais, ao longo do ano, fazem alterações pontuais de seus voos para ajustarem diversos fatores, tais como manutenção de equipamentos, sazonalidade da demanda, fuso horário, entre outros. A priori, a TAM e a TAP continuarão mantendo, respectivamente, dois e três voos internacionais ligando Belém a Miami e Belém a Lisboa. Quem tem viagem programada ou vai planejar uma, fique atento aos novos horários:
TAM

Até 15/10/2014
JJ8093 07:40 MIA 14:40 BEL - Quartas e Domingos - Boeing 767-300
JJ8092 16:05 BEL 21:10 MIA - Quartas e Domingos - Boeing 767-300

A partir de 19/10/2014 até 29/10/2014
JJ8093 06:40 MIA 13:40 BEL - Quartas e Domingos - Boeing 767-300
JJ8092 15:05 BEL 20:10 MIA - Quartas e Domingos - Boeing 767-300

A partir de 02/11/2014 até 18/02/2015
JJ8093 05:40 MIA 13:40 BEL - Quartas e Domingos - Boeing 767-300
JJ8092 15:05 BEL 19:10 MIA - Quartas e Domingos - Boeing 767-300

A partir de 22/02/2015 até 04/03/2015
JJ8093 06:40 MIA 13:40 BEL - Quartas e Domingos - Boeing 767-300
JJ8092 15:05 BEL 20:10 MIA - Quartas e Domingos - Boeing 767-300

A partir de 08/03/2015
JJ8093 07:40 MIA 14:40 BEL - Quartas e Domingos - Boeing 767-300
JJ8092 16:05 BEL 21:10 MIA - Quartas e Domingos - Boeing 767-300 

BEL - Belém

MIA - Miami
*Horários Locais em cada cidade



TAP

Até 24/10/2014
TP35 09:35 LIS 13:45 MAO - Terças, Sextas e Domingos - Airbus A330-200
TP35 14:45 MAO 17:45 BEL- Terças, Sextas e Domingos - Airbus A330-200
TP35 19:10 BEL 06:45+1 LIS-  Terças, Sextas e Domingos - Airbus A330-200

 A partir de 27/10/2014
TP41 09:35 LIS 14:45 MAO - Segundas, Quintas e Sábados - Airbus A330-200
TP41 15:45 MAO 18:45 BEL- Segundas, Quintas e Sábados - Airbus A330-200
TP41 20:15 BEL 06:45+1 LIS-  Segundas, Quintas e Sábados - Airbus A330-200

MAO - Manaus

BEL - Belém
LIS - Lisboa
 *Horários Locais em cada cidade

Fonte e fotos: http://www.uz7spotting.com.br/2014/07/sbbe-alteracao-da-malha-internacional.html

terça-feira, 29 de julho de 2014

Marabá, para celebrar 200 mil page views!

Caros amigos, conforme havia prometido, segue as fotos da série desbravando o Pará. Nesta viagem, fui até o município de São Geraldo do Araguaia, mas precisamente na Serra das Andorinhas, com direito a me perder no meio da imensidão da Amazônia. Esta postagem também é para celebrar a visualização 200 mil do blog...

Uma piscina exclusiva no meio da floresta! São Geraldo do Araguaia, a cerca de 120km de Marabá.

Escolha a sua, tem dezenas!


Em cascata, até com hidromassagem!

No caminho, vimos muitos índios da aldeia ITAHY.

Começou a temporada de queimadas.

Estava me sentido no filme Almost Famous, olha esta estrada dourada!

Centro de Convenções de Marabá... obras avançam!

A pista em frente ao equipamento precisará de ampliação.

Ponte sobre o rio Tocantins.

Na orla de Marabá, curtindo um dos melhores entardeceres do sudeste do Pará.

Não é incrível!

Aeroporto de Marabá, numa reforma sem data para terminar, ao menos o espaço esta todo refrigerado.

Fachada do aeroporto. Não se preocupe, as entradas estão sinalizadas.

Na placa, a obra era para ter sido concluída em julho de 2014.

Nos principais aeroportos do Pará, o check in automático esta disponível. Experimentei e funcionou, sem filas.

Já na sala de embarque não coube todo mundo, gente em pé e mais uns 20 que não conseguiram entrar na sala de embarque!

A despedida não poderia ter sido melhor, uma bela vista da praia do Tucunaré no rio Tocantins em frente a Marabá.

O Viajante!

Caros leitores, estou partindo em mais uma jornada! Recentemente, estive em Marabá, conhecendo lugares maravilhosos e numa das curvas desta viagem rememorei uma música que há muito não ouvia.. Alan Parson... days are numbers. Na verdade, um dos títulos desta música é "O Viajante"... talvez não traduza tudo que meu espírito queira dizer, mas chegou quase lá. Enquanto volto de mais uma jornada, segue o vídeo para vocês... até a volta de Fortaleza...


Days Are Numbers (The Traveller)
The traveller is always leaving town
He never has the time to turn around
And if the road he's taken isn't leading anywhere
He seems to be completely unaware

The traveller is always leaving home
The only kind of life he's ever known
When every moment seems to be
A race against the time
There's always one more mountain left to climb

Days are numbers
Watch the stars
We can only see so far
Someday, you'll know where you are
Remember
Days are numbers
Count the stars
We can only go so far
One day, you'll know where you are

The traveller awaits the morning tide
He doesn't know what's on the other side
But something deep inside of him
Keeps telling him to go
He hasn't found a reason to say no

The traveller is only passing through
He cannot understand your point of view
Abandoning reality, unsure of what he'll find
The traveller in me is close behind

Days are numbers
Watch the stars
We can only see so far
Someday, you'll know where you are
Remember
Days are numbers
Count the stars
We can only go so far
One day, you'll know where you are
O viajante está sempre saindo da cidade
Ele nunca tem tempo de olhar para trás
E se a estrada que ele pegou não está levando a lugar
algum
Ele parece estar completamente desavisado

O viajante está sempre saindo de casa
O único tipo de vida que ele conheceu
Quando todo momento parece ser
uma corrida contra o tempo
Sempre tem mais uma montanha para se escalar

Os dias são números
Olhe as estrelas
Nós só podemos ver tão longe
Algum dia, você vai saber aonde está
Lembre-se
Os dias são números
Conte as estrelas
Nós só podemos ver tão longe
Um dia, você vai saber aonde está

O viajante aguarda a manhã
Ele não sabe o que está do outro lado
Mas algo dentro dele
fica lhe falando para ir
Ele não achou uma razão para dizer não

O viajante está só passando
Ele não consegue entender seu ponto de vista
Abandonando a realidade, sem certeza do que vai
encontrar
O viajante em mim está perto demais

Os dias são números
Olhe as estrelas
Nós só podemos ver tão longe
Algum dia, você vai saber aonde está
Lembre-se
Os dias são números
Conte as estrelas
Nós só podemos ver tão longe
Um dia, você vai saber onde está



Open Day no Aeroporto de Fortaleza!

Interessante a iniciativa da administração do Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza. A Infraero recebeu amantes de aviação para uma visita a área restrita do aeroporto, aproximando os amantes da aviação da comunidade aeroportuária. Em vários aeroportos norte-americanos e europeus existem espaços públicos destinados aos chamados spotters e até passeios guiados. Acompanhem o relato...

Open Day

Ontem, dia 26 tivemos um grande feito em Fortaleza. Tivemos o primeiro Open Day para aficionados em aviação. Graças a confiança da administração aeroportuária, conseguimos algo inédito! Colocar mais de 25 aficionados dentro de área restrita. Uma coordenação perfeita que realizou o sonho de várias pessoas. Agradecimentos à Gerência de Operações e à Coordenadoria da INFRAERO por fazer acontecer esse sonho!
Fonte e mais fotos: http://www.tmafortaleza.com.br/

Aeroportos sem fila... em breve!

Um estudo desenvolvido pela Skyscanner, empresa especializada na área de aviação, chamado "Viagens no Futuro 2024", aponta algumas tendências para as viagens até 2014, ou seja, daqui a 20 anos. Na próxima década, segundo a empresa, o comportamento do viajante será radicalmente alterado graças as novas tecnologias que serão introduzidas em larga escala, como as que usam biometria (já são utilizadas, mas de forma restrita). Mudanças a vista:

- Aeroportos automatizados: check in, despacho de bagagem, imigração, entre outros, poderão deixar de existir por causa da biometria;

- Fim do passaporte: que será substituído por documentos ou cartões biométricos;

- Smarthphones: quem ainda não utiliza, é melhor se acostumar. A pesquisa aponta que eles serão grandes centros de interatividade entre os viajantes, os aeroportos, pontos comerciais e companhias aéreas;

Aeroportos sem fila... uma experiência muito mais agradável... em breve!

Mais informações em: http://www.skyscanner2024.com/

Incubadora de Eventos em Juruti!

O Projeto de Incubadora de Eventos desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Pará continua. Nos próximos dias, os técnicos da Setur estarão em Juruti por ocasião do Festival das Tribos. Esperamos que o evento continue a crescer e a infraestrutura de acesso a região melhore para que mais visitantes possam ser recebidos. Acompanhe:

Para fortalecer os eventos em solo paraense com grande potencial de atração turística, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) dá continuidade às ações do projeto Incubadora de Eventos com a realização de visita técnica ao município de Juruti, na região do Tapajós, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, por conta da realização do Festival das Tribos de Juruti. O Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade. Uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. O palco das apresentações é o Tribódromo, onde as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista do título. A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival. A disputa entre as tribos ocorre desde de 1995.

“O objetivo da Incubadora é melhorar a performance dos eventos, para que sejam mais atrativos e atraiam maior demanda de turistas. Com isso, queremos aumentar a eficiência e eficácia na organização e realização do evento para que ele tenha maior rentabilidade”, explica o secretário-adjunto da Setur, Álvaro do Espírito Santo.

Os técnicos do Núcleo de Planejamento e Articulação Técnica e Institucional (NATI) e da Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) vão conhecer os empreendimentos e pontos turísticos, participar do Festival e de reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura para uma análise técnica do evento buscando a sua profissionalização e contribuições que possam aumentar o fluxo turístico bem como o tempo de permanência dos turistas durante a realização do Festival.


Assim, a gestão pública pode identificar oportunidades e definir estratégias de estruturação, incentivo e gestão municipal do turismo. A Incubadora de Eventos tem como objetivo melhorar o planejamento e operacionalização de eventos culturais em todo o Pará, a fim de aumentar a chegada e permanência de turistas nos municípios do interior do estado, estreitando as relações comerciais entre empresas estaduais e municipais, de modo a oferecer um número maior de serviço aos visitantes, influenciando de forma positiva na atividade comercial do município.

Atualmente, nove eventos são acompanhados pela Incubadora de Eventos da Setur: Paixão de Cristo, em Barcarena; Festival do Miriti, em Abaetetuba; Festival Junino do Boi Tinga, em São Caetano de Odivelas; Festival do Camarão, em Muaná; Festival das Tribos Indígenas, em Juruti; Círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná; Festival do Sairé, em Santarém; Festival do Carimbó em Marapanim; e Marujada, em Bragança.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur/PA

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Copa: investimentos x benefícios!

Aos que ainda andam desconfiados ou para os que já tem certeza que a Copa no Brasil não foi assim um bom negócio para o país, pelo menos não no que se esperava, segue um estudo interessante sobre os investimentos necessários para a realização do evento em vários países e os benefícios aferidos. Muitos dos benefícios prometidos como ganhos para os países sede não foram atingidos nos anos seguintes ao evento. Segue o estudo no link a seguir:

file:///C:/Users/F%C3%A1bio/Downloads/37137-137103-1-PB.pdf

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aeroporto x cidade: a importância para o desenvolvimento

A Amazônia, com sua imensidão territorial, poderia ter no desenvolvimento hidroviária e aéreo uma dos pilares da sustentabilidade, porém antes desta discussão ambiental, ao longo da segunda metade do século XX, os militares brasileiros entenderam que as estradas eram as principais impulsionadoras do desenvolvimento regional e nacional. Esta política rasgou a floresta com milhares de quilômetros de estradas oficiais e outros milhares ilegais, provocando um deslocamento do perfil econômico - das margens dos rios para o interior da floresta, principalmente na porção sul e sudeste da floresta, onde estão localizados os estados do Pará, Acre e Rondônia; sem contar o desmatamento intenso ocorrido nas últimas décadas.

O avanço sobre a floresta ainda esta limitado a 20% do total, contudo milhões de pessoas ainda vivem no interior da floresta e em cidades grandes como Belém e Manaus, que somam juntas mais de 5 milhões de pessoas em suas regiões metropolitanas, sem contar adensamentos urbanos em capitais como Macapá, Porto Velho e Rio Branco; e polos interioranos como Santarém e Marabá. Conectar estas cidades por meio rodoviário ao restante do mundo é inviável econômica e ambientalmente. A última cheia na região deixou a rodovia que liga os estados do Acre e Rondônia submersa durante três meses, ou seja, construir novas estradas e manter as atuais é anti econômico em grande parte da Amazônia.

Mesmo assim milhões de pessoas ainda precisam se locomover, riquezas precisam ser transportadas e milhares de visitantes precisam chegar vindos do Brasil e do mundo. Neste cenário, o desenvolvimento hidroviário e aéreo da região deveriam estar na agenda do dia, contudo o que vemos ainda nas planilhas, principalmente, do Governo Federal, são planos mirabolantes que passam longe de atender as necessidades de transporte para a região.

Para os próximos 8 anos, mantidas as taxas atuais de crescimento, os aeroportos da região devem movimentar mais de 20 milhões de passageiros no modal aéreo, o equivalente a toda a população residente. Também para os próximos anos, nos deslocamentos de longa distância, o avião deve subir na preferência dos viajantes locais, tanto pela comodidade quanto pelo preço. Atualmente, por exemplo, uma viagem na rede numa embarcação regional na rota Belém - Santarém sai por cerca de 150 reais; a mesma viagem de avião sai até mais barato dependendo da antecedência da compra. A diferença esta na duração, enquanto de barco a viagem dura 2,5 dias; de avião pouco mais de uma hora.  

Neste contexto complexo, segue um artigo interessantíssimo sobre a importância dos aeroportos para as cidades ou seria das cidades para os aeroportos? (Disponível em veja.com)...

Terminal 3 do aeroporto de Dubai, atualmente o mais movimentado do mundo
Terminal 3 do aeroporto de Dubai, atualmente o mais movimentado do mundo
Em 2011, o americano John Kasarda, professor da Universidade da Carolina do Norte, lançou o livro Aerotropolis: The Way We’ll Live Next, sobre a crescente importância dos aeroportos nas cidades. Segundo ele, embora os aeroportos costumem contribuir para o desenvolvimento urbano, há casos em que ganham tamanha relevância que se tornam até mais importantes do que a cidade onde se localizam, deixando estas viverem a reboque da movimentação das aeronaves. Passados três anos da publicação da obra de Kasarda, sua tese está mais viva do que nunca. Metrópoles do mundo todo apostam na ampliação de terminais e de fluxo de passageiros como forma de aumentar seu papel no cenário mundial. Um bom exemplo é Dubai, descrito por Kasarda como “um aeroporto com um emirado anexado”, tendência que só acentuou-se.
Neste ano, o Aeroporto Internacional de Dubai inaugurou o suntuoso terminal 3, dedicado apenas à companhia aérea Emirates. Dali, pode-se embarcar no suntuoso Airbus A380, com portas no andar superior destinadas exclusivamente à primeira classe e à executiva. Em vez de poltronas, cabines garantem a privacidade dos passageiros, em suítes equipadas com cama e chuveiro — desbunde compatível com o luxo do terminal. O investimento de 4,5 bilhões de dólares permitiu a construção de 18,5 milhões de metros quadrados de área, tornando-o o maior terminal do planeta. Foi o impulso que faltava para alçar o Aeroporto Internacional de Dubai ao posto de mais movimentado do mundo, superando o de Heathrow, em Londres, que até o ano passado era o dono do título.
Banheiro com chuveiro da primeira classe do Airbus A380 da Emirates, companhia que tem uso exclusivo do novo terminal
Banheiro com chuveiro da primeira classe do Airbus A380 da Emirates, companhia que tem uso exclusivo do novo terminal
Além da Emirates, pertencente ao governo dos Emirados Árabes, operam no aeroporto 130 companhias internacionais que oferecem 6.000 voos para 260 destinos. Com exceção da Antártida, é possível ir para praticamente qualquer lugar. Por ano, passam pelas plataformas árabes 75 milhões de passageiros, número que em 2018 deve chegar a 90 milhões e em 2025, a 220 milhões.
De olho na importância que Dubai ganhou no cenário internacional graças ao seu aeroporto, a Turquia mira um alvo semelhante. Quer que seu Istanbul Grand Airport, que nem saiu do chão, receba 90 milhões de pessoas quando foi inaugurado, em 2018. Seu objetivo é receber 150 milhões de passageiros até 2020 e então ter a chance de superar Dubai como o mais movimentado do mundo. O terreno escolhido fica na costa do Mar Negro, a apenas 35 quilômetros de Istambul. O projeto arquitetônico grandioso prevê claraboias para a passagem de luz natural e é resultado de um consórcio entre três escritórios, dois ingleses (Haptic Architects e Grimshaw) e um norueguês (Nordic Office of Architecture).
Projeto do aeroporto de Istambul, que quer ganhar o título de mais movimentado do mundo na próxima década
Projeto do aeroporto de Istambul, que quer ganhar o título de mais movimentado do mundo na próxima década
Depois de ver seu Heathrow perder liderança entre as potências dos ares, Londres decidiu tirar da gaveta um projeto de 2008  tão megalomaníaco quanto os asiáticos. É o London Britannia Airport, com custo estimado em 47,3 bilhões de libras (cerca de 81 bilhões de dólares) e que prevê a criação de uma ilha artificial sobre o rio Thames dedicada apenas a abrigar o aeroporto — a ilha já foi apelidada de Boris Island, em referência ao prefeito de Londres e entusiasta do projeto, Boris Johnson. Só que para o Britannia funcionar nos grandiosos moldes propostos, Heathrow terá de ser desativado, o que divide a opinião de especialistas sobre a imensa despesa que a empreitada representa.
No Brasil, embora haja um esforço para modernizar os principais aeroportos do país, a distância entre eles e os mais bem acabados exemplos internacionais ainda é de muitas e muitas milhas.

Projeto do aeroporto Britannia, em Londres, que demanda a construção de uma ilha artificial no rio Thames














Projeto do aeroporto Britannia, em Londres, que demanda a construção de uma ilha artificial no rio Thames

sábado, 19 de julho de 2014

Salinas - novos caminhos!

Nova rota turística na Região do Salgado, na costa nordeste paraense, com o asfaltamento das estradas locais, há um dezenas de locais a serem descobertos...


Já pensou em aproveitar as férias na região do Salgado, no caminho conhecer um pouco da história do Pará e ainda economizar 40 quilômetros? Isso agora é possível devido à reestruturação das PA's 320 e 242. Elas fazem parte da mais nova Rota Turística Belém-Bragança. São mais de 220 quilômetros de belas paisagens que fazem desta a primeira Rota Turística da Região Amazônica-Atlântica. | Leia mais: http://pa.gov.br/?J2SKl7.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mtur - Belém: pesquisa x realidade

Segundo o Ministério do Turismo, numa pesquisa divulgada recentemente, mais de 70% dos brasileiros dizem que irão viajar nos próximos seis meses e que Belém é um dos potenciais destinos mais procurados. Ainda segundo a pesquisa, a capital paraense, ao lado de Curitiba e Brasília, foi uma das mais procuradas no mês de julho em relação a 2013. Novamente são pesquisas que não coincidem com a realidade. Na capital paraense, os hotéis amargam baixa ocupação e os receptivos não tiveram tanta procura. Segue a publicação:
 
Destinos , Complexo Feliz Lusitânea, em Belém (Foto: João Ramid)
Complexo Feliz Lusitânea, em Belém (Foto: João Ramid)

Quase 70% dos brasileiros que vão viajar nos próximos seis meses pretendem visitar destinos nacionais, de acordo com o Ministério do Turismo. Dessas cidades, Belém, Brasília e Curitiba foram as de maior procura em julho, em comparação com o mesmo mês em 2013, segundo o portal Kayak. 

“A Copa do Mundo foi um grande incentivador do turismo nacional e contribuiu para que o interesse continuasse também durante as férias de julho”, avalia o diretor do Kayak para América Latina, Nicolas Scafuro. “Como as escolas anteciparam as férias, as famílias puderam se programar para assistirem juntas aos jogos.”

Belém, a líder de procura, apresentou 366% de crescimento na procura de brasileiros em julho deste ano em comparação com o mesmo mês em 2013. De acordo com Scafuro, o potencial turístico da capital paraense é muito grande, mas a proximidade do destino com Brasília e Manaus, sedes da Copa, ajudaram. 

Em seguida, Brasília apresentou 102% de aumento na procura, enquanto Curitiba cresceu em 74%. A pesquisa do Kayak levou em conta o aumento nas buscas durante o primeiro semestre de 2014 para viagens em julho, em relação ao mesmo período em 2013.

ESTADOS UNIDOS AINDA EM ALTA
Ainda que a procura pelo doméstico tenha aumentado, os Estados Unidos continuam como destino preferido do brasileiro. Durante o primeiro semestre deste ano, Miami e Nova York lideraram as vendas de passagens aéreas. Paris vem em terceiro, seguida por Orlando e Buenos Aires. 

“Além das compras, as cidades americanas fascinam pela grande oportunidade de entretenimento, uma ótima pedida para aproveitar as férias escolares com toda a família”, finaliza Nicolas.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/belém-é-destino-doméstico-de-maior-alta-diz-kayak_102682.html

terça-feira, 15 de julho de 2014

Aeroportos da Amazônia ganharão novos equipamentos!

Alguns aeroportos regionais da Amazônia ganharão novos equipamentos de segurança no combate contra incêndio, possibilitando a manutenção dos voos regionais e comerciais, além do aumento da segurança operacional nestes aeródromos, atendendo a legislação atual. Abaixo os aeroportos beneficiados na região:

Está no Diário Oficial da União de 15/07/2014, Seção 1, p. 4.

SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL

PORTARIA No- 149, DE 14 DE JULHO DE 2014

Aprova o Plano de Investimentos para Aquisição de Carros Contraincêndio de Aeródromo - CCI, e dá outras providências.

O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei n. 12.462, de 5 de agosto de 2011; Lei n. 8.399, de 7 de janeiro de 1992; além do contido na Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000; Lei n. 12.465, de 12 de agosto de 2011; Lei n. 12.595, de 19 de janeiro de 2012; Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993; Decreto n. 6.170, de 25 de julho de 2007; regulamentado pela Portaria Interministerial n. 507, de 24 de novembro de 2011, e... (mais informações em: www.sac.gov.br)

ANEXO I

UF MUNICÍPIO ICAO TIPO CCI VALOR (R$)

AM FONTE BOA SWOB - TIPO 3 - R$ 1.092.220,00
AM BARCELOS SWBC - TIPO 4 - R$ 1.589.850,00
AM COARI SWKO - TIPO 4 - R$ 1.589.850,00
AM EIRUNEPÉ SWEI - TIPO 4 - R$ 1.589.850,00
AM PARINTINS SWPI - TIPO 4 - R$ 1.589.850,00
AM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA SBUA - TIPO 4 - R$ 1.589.850,00
PA ITAITUBA SBIH - TIPO 4 - R$ 1.589.850,00
PA ORIXIMINÁ - PORTO DE TROMBETAS SBTB - TIPO 4 - R$ 1.589.850,00

Fonte: http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/110714-sac-aprova-plano-para-aquisicao-de-55-carros-contra-incendio/

Programas de Milhagens serão regulamentados


Os programas de milhagens e fidelização são uma ótima forma de fidelizar o consumidor e quando bem utilizado pelo viajante, pode gerar excelentes economias sobretudo em passagens aéreas. Contudo nos últimos anos, a maioria dos programas de fidelização simplesmente mudou a regra de acúmulo e utilização, deixando o consumidor em enorme desvantagem. Vejamos as principais mudanças:

1. Dólar utilizado para conversão: antes utilizavam o dólar comercial ou valores próximos a eles, agora utilizam o dólar turismo ou até mais. Um exemplo: R$ 10.000,00 reais em gastos pelo câmbio comercial R$ 2,2 você teria 4545 milhas ou pontos, com o câmbio de turismo de R$ 2,35  você teria 4255, um diferença de 289 pontos ou 3476 pontos por ano;

2. Taxas de conversão: alguns bancos, como o Itaú, passaram a cobrar taxas de transferência para alguns programas como a rede Multiplus da TAM e Smile da Gol. A taxa absurda de 25%, ou seja, se você transferir 10000 mil pontos do programa do Itaú para o Multiplus ou Smile será cobrada uma taxa de 2.500 pontos pela transferência.

3. Resgastes mais difíceis e caros: além da dificuldade para acúmulo, demorando ainda mais para você acumular pontos ou milhas, as companhias aéreas simplesmente mudaram as regras de resgaste sem comunicar a maioria de seus clientes, um caro desrespeito a um cliente que elas gostariam de fidelizar. Se antigamente a regra em voos nacionais era de 10000 pontos máximos por trecho e eventualmente as companhias faziam resgastes promocionais; agora a oferta de assentos por milhas segue a regrar de oferta das passagens aéreas. Por exemplo: mesmo uma passagem custando R$ 500,00 reais no trecho Belém - São Paulo era possível encontrar resgates por pontos de 10000 há alguns meses atras; hoje, no site da empresas ou aparece indisponível ou valores absurdos, como Belém - São Paulo por 23mil pontos, quase uma passagem para os Estados Unidos com resgaste mínimo.

Atento a estas questões, alguns deputados vem se movimentando em favor do consumidor. Vejamos a seguir (Fonte: Panrotas):

DA AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6484/13, do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que regulamenta os programas de milhagem das companhias aéreas. Pela proposta, o prazo mínimo de validade dos programas é de três anos e o consumidor deve ser avisado do fim da validade com, no mínimo, seis meses de antecedência. A companhia aérea deve comunicar mensalmente por e-mail a pontuação de milhagem do cliente.

Segundo o deputado, o mercado não pode regular essas relações da concessão de milhagens e deixar o consumidor apenas com o direito de reclamar posteriormente. “Diante do vulto do mercado de fidelização dos clientes é necessário que ele se fixe dentro de certos parâmetros”, afirmou.

RESGATE DE PASSAGEM
A pontuação para resgate de passagem aérea deve estar visível tanto nas agências de viagens como nos sites das companhias aéreas. O projeto define que a pontuação para troca de passagem nos períodos de alta demanda deve ser, no máximo, o dobro da dos meses de menor movimento.

Qualquer alteração nas regras para resgate de passagem só pode entrar em vigor um ano depois do anúncio. A taxa aérea da passagem por milha não pode ser mais cara que a da passagem convencional, segundo o texto. A proposta proíbe a venda de pontos para terceiros e a cobrança de taxa de transferência de pontos de bancos para os programas de milhagem das empresas aéreas, ainda.