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sábado, 31 de maio de 2014

Guias valorizados no Rio e Belém!

Com objetivo de fidelizar os turistas que estão em visita à cidade, a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro está lançando o programa Rio Walking Tour, programa de caminhada que neste início contempla Copacabana, Ipanema e Centro. Serão 90 saídas entre 1º de junho a 11 de julho, exceto em dias de jogo do Brasil ou no Maracanã.

Os tours serão realizados em grupos de até 30 pessoas com guias credenciados e com fluência em inglês e espanhol, além do português. As inscrições podem ser feitas nos postos de informação dos três bairros e as vagas são limitadas.

Enquanto isso, em Belém, a Prefeitura Municipal, por meio da Belemtur - Coordenadoria Municipal de Turismo, está com um projeto de roteiros pedagógicos para os alunos da rede municipal, chamado Turismo na Escola. Os roteiros são executados pelos profissionais Guias de Turismo da capital, credenciados pelo Ministério do Turismo.

Guia Rosângela Martins em ação com os alunos em Belém do Pará!

Fonte: Panrotas e Singtur-Pa!

Mangal, com visitas expressas!

As atrações turísticas de Belém aos poucos estão se profissionalizando para receber mais e melhor os visitantes, deixando a cidade ainda mais receptiva. Após estimular os visitantes a participar de alguns momentos do parque, como a alimentação dos animais, o Mangal das Garças lançou o Roteiro Expresso, uma visita guiada pelo parque com duração de 30 minutos.
Mais informações em: www.mangaldasgarcas.com.br/

Feliz Lusitânia - Feira do Livro aquece visitas!

A história de Belém e da Amazônia também estão em pauta durante a edição 2014 da Feira Pan Amazônica do Livro que começou esta semana. Foram registrados vários grupos vindos do interior do Pará para participar da feira e visitar a capital. O evento aquece o turismo interno. No Feliz Lusitânia, neste sábado (31/5/14) pela manhã, foram registrados mais de 200 visitantes simultâneos nas atrações do complexo.

A Enjoy Tours estava com um grupo do Rio Grande do Sul! Na foto, o veículo que trouxe os alunos de Castanhal!

Ônibus escolares, de Mão do Rio, Salinópolis; e vans de Abaetetuba e Igarapé Mirim.

Projeto Roteiros Geo turísticos da Universidade Federal do Pará em mais um roteiro pedagógico pelo centro da cidade.

Infraero lança "Aeroperto"!

Interessante o aplicativo lançado pela Infraero com serviços dentro e fora dos aeroportos da rede administrada pela estatal. Uma ótima idéia!

Mais informações em: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,infraero-lanca-aeroperto-aplicativo-para-smartphones,178156e

Companhias tentam estimular viagens!

De uma lado, clientes reclamaram dos preços absurdos praticados pelas companhias aéreas e simplesmente desistiram de viajar; do outro, companhias aéreas querendo ganhar dinheiro cobrando mais por passagens aéreas durante a Copa e esticando para a alta temporada de julho. O resultado desta equação esta sendo um desastre, a poucas semanas da alta temporada, operadores de várias partes de Brasil, países vizinhos e companhias aéreas amargam prejuízos. Segundo algumas estimativas, extra oficiais, mais de 50% dos voos ofertados para o período da copa estão vazios. A Avianca já anunciou que deve cancelar parte dos voos domésticos. Enquanto isso, Azul, Gol e TAM lançam promoções até para o exterior para estimular a demanda. 

Nas agências e operadoras o sentimento é de perca de oportunidade, por causa da avareza das companhias aéreas, pois como houve um aumento generalizado de passagens, mesmo destinos secundários, sem nada haver com a Copa, saíram no prejuízo. 

Muitos clientes já sentenciaram - "viagem, só depois da Copa". Caso o cenário se mantenha, teremos um boom de viagens no segundo semestre de 2014!

Informações adicionais em: http://panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/temos-tarifas-baixas-e-lugares-na-copa-diz-tam_101170.html

Debate sobre a Orla de Belém!

Caros moradores de Belém, no próximo dia 09 de junho ocorrerá um debate sobre a orla de Belém, uma tentativa de equilibrar a modernidade com a sustentabilidade...



Ponto Cidadão!

Viajantes e moradores de Belém, nossa cidade ganhou alguns equipamentos novos de segurança pública, são uns totens, chamados de Ponto Cidadão, que monitoram os locais onde estão instalados e podemos acionar serviços de segurança por meio deles. Os pontos, além de fornecer segurança, viraram atrações turísticas, vários visitantes já andaram perguntando o que é esta torre? Durante a noite, ela possui uma iluminação especial e luzes piscantes.
Mais informações em: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=101944.

A330 da TAP já chegou em casa... ;)

Galera, o Airbus A330 da TAP já chegou em casa... fotos exclusivas:

A330 da TAP, escala 1:200! 

Todos os detalhes! Ao vivo, no próximo dia 03 de junho!

Amazônia - Lisboa, 10 mil reservas!

Aviação , Voo inaugural deve chegar ao Pará com 268 passageiros a bordo
Voo inaugural deve chegar ao Pará com 268 passageiros a bordo

A Tap inicia na próxima terça-feira, 3 de junho, a operação dos voos na rota Lisboa – BelémManaus, que terá três freqüências semanais e era aguardado pelos passageiros da região Norte. “Já foram comercializados mais de 10 mil bilhetes para o novo voo ligando as duas principais cidades da Amazônia à capital portuguesa”, informou o gerente executivo da aérea em Belém, Douglas Lima. 

Para a chegada do voo inaugural, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) preparou um receptivo com itens da cultura do Estado. “Vamos receber os passageiros com um show de carimbo (dança típica do Pará), informações turísticas e outras estratégias inerentes à receptividade dos paraenses”, disse o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que coordenará a ação.

O receptivo começará às 17 horas, no Aeroporto Internacional de Belém. O voo tem chegada prevista para às 17h40 e parte para Manaus às 19h15. Segundo Douglas Lima, o voo da Tap deverá pousar no Pará com 268 passageiros, sendo 244 passageiros na classe econômica e outros 24 na executiva. 

Fonte: Panrotas!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cartaz do Círio 2014, um convite a oração!

Inspirado nos oratórios, o cartaz do Círio 2014 é um convite a oração. Venha curtir o Círio 2014 com a gente. A programação começa com as novenas em setembro e as maiores peregrinações ocorrem no segundo domingo de outubro!


Exposição no Ver-o-rio: Povos Indígenas no Brasil!

Durante os meses de maio e junho, o projeto Ver-o-rio, no bairro do Umarizal em Belém, estará com uma exposição interessante sobre os povos indígenas. Confira no cartaz abaixo:



Nuvens espetaculares!

No último domingo a tarde, tivemos poucas chuvas em Belém, em alguns pontos da cidade ela teimava em ameaçar, parece que ia chover, mas não caia nenhuma gota. Eis que sol foi se pondo, criando um efeito espetacular nas nuvens, o céu ganhou um inesperado tom de laranja... 
Vista nas proximidades do Shopping Castanheira, o céu borrado de laranja, refletindo os últimos raios solares do dia. Não se anime, ao fundo podemos observar os picos das nuvens de chuva crescendo... é ela a vista!

Nesta foto, podemos perceber os detalhes de algumas nuvens refletindo os raios solares.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Trânsito - turismo receptivo difícil em Belém!

Caros leitores, apesar de termos equipamentos turísticos considerados dos mais modernos do Brasil, como o Aeroporto Internacional de Belém e no novíssimo Terminal Hidroviário de Belém, as operações turísticas de receptivo na nossa região parecem ser mal vistas pelas nossas autoridades. Apesar de movimentarem imensamente a economia da cidade, visitando diversas atrações e restaurantes, gerando emprego e renda em Belém, Mosqueiro, Icoaraci, Salinas, entre outros; além  dos recursos que pagam os funcionários públicos que deveriam zelar pelo bem estar de nossos visitantes; os operadores e profissionais voltam a enfrentar dificuldades para atender bem os visitantes do estado do Pará.

Lembramos que as operações turísticas, com pequenos e grandes grupos, são diferentes de pegar um táxi e sair da porta do aeroporto. Quando uma transportadora vai apanhar ou deixar um viajante, acompanhada de um profissional Guia de Turismo, tem-se procedimentos a serem seguidos que tomam um tempo razoável, mas fornecem ao produto uma qualidade superior - afinal hospitalidade não é colocar alguém num carro e deixar na porta de um restaurante.

Dar as boas vindas, recomendar procedimentos de segurança, acomodar a bagagem, entregar um brinde de boas vindas, falar sobre a cidade, com um grupo de 20 a 40 pessoas, por exemplo, não se faz em menos de 20 minutos. Contudo a autoridade de trânsito de Belém, apesar de algumas reuniões com a Secretaria de Turismo, Paratur e Infraero está pouco sensível a este situação; isso porque somos o país da Copa. Imaginem as situações abaixo, ocorridas somente agora no mês de maio:

Enquanto passageiros de táxis e demais usuários embarcam e desembarcam embaixo da marquise do aeroporto, os grupos são obrigados pelos agentes de trânsito a fazer o procedimento sob sol e chuva (alguns se sensibilizam e "permitem" o procedimento embaixo da marquise). A Infraero, apesar de ter se comprometido em 2013 a cobrir a área e melhorar o calçamento, nada fez para melhorar o atendimento na segunda pista. A calçada de pedra, inadequada, trava os carrinhos, provoca tropeços e obriga os passageiros a andarem pela grama; sem contar a falta de cobertura, numa região com calor médio de 30º e chuvas constantes ao longo do ano.

No Terminal Hidroviário de Belém, apesar das reuniões ocorridas no Fórum Estadual de Turismo, olhem no canto esquerdo da foto os veículos de turismo aguardando com a porta virada para a pista o embarque dos passageiros. Porquê? Porque a autoridade de trânsito ameaçou multar os veículos que iriam esperar na porta do terminal os passageiros. Temos aqui uma completa inversão de valores, o transporte individual de táxi é priorizado em detrimento do púbico, coletivo. Volto a defender o uso misto, compartilhado, das vagas de táxi, dividindo-as com veículos de turismo.

Olhem o absurdo: um ônibus de turismo, acompanhado com um Guia de Turismo, todos no Cadastur, pagando seus pesados impostos, desembarcado os passageiros ao abrigo do sol e da chuva, sendo notificados por um agente de trânsito por estarem bem recebendo os turistas. 

A partir da próxima semana, teremos mais um voo internacional em Belém, procedente de Lisboa. Passaremos a informar o seguinte "Caro viajante, seja bem vindo a Belém, como a autoridade de trânsito não permite, terei que embarcar a senhor sob sol forte". 

Iremos agendar uma reunião com a Secretaria de Turismo, Paratur, Infraero, Belemtur e Semob para novamente debater este espinhoso assunto.

Copa no Brasil - ruim para alguns vizinhos!

Enquanto alguns operadores e companhias aéreas nacionais tentam reverter os prejuízos prováveis com a Copa do Mundo, nos países vizinhos não tem sido diferente. Algumas estações de esqui chilenas já amargam uma queda no número de viajantes brasileiros e adiaram voos fretados para fazer frente a baixa procura. 

Mais informações em: http://panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/las-lenas-lanca-temporada-e-adia-inicio-de-charter_101027.html

Feira do Produtor - delícias do Pará!

Caros viajantes, ontem estive na Feira do Produtor, evento do Ver-o-peso da Cozinha Paraense, no Shopping Boulevard... uma delícia... queijo do Marajó, brigadeiro de colher, biscoito de farinha (beiju) e muito mais. Bacana, pois são produzidos pelas comunidades da região, de elevado valor agregado e com uma grande refino gastronômico. Adquiri quase todos, os preços estão ótimos!

Beiju, brigadeiro de colher da ilha do Combu e queijo do Marajó - delícias do Pará!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Gol - mundanças a caminho!

Quando começou sua história, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes balançou o mercado! Boicotada pelas maiores do mercado, principalmente a Varig, anos depois comprou a que foi uma das maiores companhias aéreas de bandeira do mundo. Analisando a história da companhia, verificamos que "mudança" é uma palavra que não sai de moda na empresa... tentativas, experiências, erros, acertos, críticas, elogios... e novamente mais uma mudança. 

Após uma severa crise, a empresa novamente teve que se reinventar, encolheu o serviço de bordo, apertou os clientes em suas aeronaves, aumentou multas e remarcações e ampliou o programa de fidelização Smile, herdado de sua ex-concorrente, a Varig. Tentou rotas internacionais, fundou uma empresa na Republica Dominicana, voltou a operar para o Chile e lançou recentemente a rota Fortaleza - Buenos Aires (direto). Ufa! Atenta ao mercado e após várias críticas, a empresa vem ampliando o espaço entre os assentos de suas aeronaves, um produto chamado G+; sem contar que o Smile foi eleito por internautas como um dos melhores programas de fidelização do país. Parabéns a empresa que não para de se reinventar!

Mais informações em: 
http://www.voegol.com.br/Util/email/2328_Newsletter_gol_maio_20140527/internas/interna02.html

e

http://www.melhoresdestinos.com.br/melhor-programa-fidelidade-milhas.html#more-36855

Copa - promoções a vista!

Após a subida absurda de preços provocada pelos próprios empresários, gulosos com as perspectivas da Copa, são os mesmos que debatem como ocupar parte de suas aeronaves por causa da queda na demanda. No mercado paraense, por exemplo, grande parte das viagens esta sendo programada para depois da Copa, devido aos preços elevados. Desta forma, perde-se praticamente metade do mês de julho, um dos melhores para o turismo emissivo no estado. Para muitos setores, o debate é como "driblar a Copa" e ganhar com as viagens domésticas e internacionais. A única que continua sorrindo é a Fifa, com isenção de impostos, a entidade deve lucrar bastante com os direitos de transmissão da Copa. Acompanhem o debate:

 Aviação , Representantes da Tam, Gol, Azul e Avianca
Representantes da Tam, Gol, Azul e Avianca

Representantes da Avianca, Azul, Gol e Tam, reunidos para um debate no almoço do Skal-SP, no Novotel Jaraguá, na capital paulista, foram unânimes em dizer que a queda do movimento corporativo chegou antes do que as empresas imaginavam. E que ainda é uma incógnita se o aumento do fluxo de lazer compensará essa perda durante os meses de junho e julho.

Tarcísio Gargioni, vice-presidente de Vendas e Marketing da Avianca, disse que já em maio houve queda no movimento corporativo. “Por mais otimista que eu possa ser, julho será um mês de baixa temporada”, continuou. Ou seja, uma boa oportunidade para quem quer viajar.

Para Fábio Mader, diretor comercial da Gol, há seis meses “as notícias falavam apenas de como as passagens aéreas e os hotéis estariam muito mais caros. Hoje, quando o mercado está cheio de promoções só vi uma matéria falando a respeito”. Todos dizem que os voos nos dias de jogo do Brasil estão lotados e com tarifas altas, mas que nas outras datas os preços estão muito competitivos.

Na Azul, segundo o diretor Antonio Américo, desde a semana passada o corporativo vem caindo e a pergunta agora é como substituir essa receita. “Esperamos um equilíbrio, mas sabemos que haverá redução em junho e julho. A questão é saber de quanto será esse decréscimo”, disse.

De acordo com o gerente de Vendas Brasil da Tam, Fernando Sztrajtman, a empresa já sentiu mudanças no corporativo e até na venda de longo prazo. Ele bate na tecla de que há uma grande oportunidade para quem quer viajar pelo Brasil nesse período.

“O preço não é impeditivo para viajar em junho e julho. As quatro empresas aéreas acabaram de sair de um final de semana de promoções. O desafio é estimular as pessoas a viajar e fazer com que a resposta do cliente de lazer compense a queda do corporativo”, finalizou Fábio Mader.

Fonte: Panrotas.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ver-o-peso da Cozinha Paraense - 240 mil visitantes!

Uma das ações do Ver-o-peso da Cozinha Paraense, edição 2014, é a Feira do Produtor com dezenas de opções regionais, uma ótima opção para moradores e visitantes. O evento ocorre no Boulevard Shopping, no centro de Belém, e já recebeu mais de 240 mil visitantes. Parabéns aos organizadores. 

Mais informações em: 2014, http://www.turismoparaense.blogspot.com.br/2014/05/feira-de-produtores-apresenta-novidades.html

Artesanato no novo Terminal Hidroviário!

Muito interessante o espaço de comercialização do Novo Terminal Hidroviário em Belém. O espaço vem ao encontro das necessidades dos visitantes do Pará, pois os espaços de venda de artesanato em Belém são bem limitados: Estação das Docas, Ver-o-peso, Pólo Joalheiro e Icoaraci. Agora, com o espaço do terminal, os viajantes terão uma ótima opção de compras. Mais informações em: http://www.turismoparaense.blogspot.com.br/2014/05/novo-terminal-hidroviario-de-belem_27.html.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Algarve, destino integrado!

Destino pouco integrado ou com redes de transportes pouco desenvolvidas desfavorecem os fluxos turísticos, concentrando visitantes em determinadas atrações e limitando a visita a atrações fora do perímetro turístico. O Algarve, região turística ao sul de Portugal, cuja cidade principal é Faro, é um exemplo de destino que favorece os deslocamentos. O visitante pode adquirir um passe interno local e utilizar toda a rede das duas principais empresas da região, podendo visitar diversas localidades. O serviço, chamado de Buy&Go, é ilimitado, sem necessidade de reserva prévia. Já pensaram num passe aéreo nesta modalidade ou mesmo em regiões turísticas nacionais, como Gramado e Canela; Litoral Nordestino; entre outras.


Hotéis, como aumentar a rentabilidade!?

A hotelaria, nos últimos anos, também tem enfrentado desafios para o crescimento e rentabilidade, assim como o setor de agenciamento e aviação. Meios de hospedagem alternativos, como motéis, cama e café e albergues, além das cadeias econômicas, atraíram milhares de hóspedes. Muitos empreendimentos seguiram uma linha, a dos eventos, sejam casamentos ou reuniões de negócios, a lucratividade com estas operações se tornou chave para hotéis de médio e grande porte nos últimos anos. Contudo o crescimento da concorrência, afinal a grande maioria dos hotéis possui espaço para eventos, tem diminuído a rentabilidade destas operações. Agregar novos serviços ao produto básico, a hospedagem, é uma das saídas apontadas pelos palestrantes durante o 56º Congresso Nacional de Hotéis:
Rodrigo Cordeiro (Acqua Consultoria), Luis Paulo Luppa (Trend), Alexandre Sampaio (FBHA), Guilherme Paulus (GJP) e Toni Sando (SPCVB)
Rodrigo Cordeiro (Acqua Consultoria), Luis Paulo Luppa (Trend), Alexandre Sampaio (FBHA), Guilherme Paulus (GJP) e Toni Sando (SPCVB).


Guilherme Paulus, da GJP e CVC, Luis Paulo Luppa, da Trend Operadora, Rodrigo Cordeiro, da Acqua Consultoria, e Toni Sando, do SPCVB debateram o perfil do hóspede atual hoje à tarde no Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, que começou pela manhã na capital paulista. A moderação ficou com Alexandre Sampaio, da FBHA. Para Luppa, o hotel precisa se posicionar para o hóspede, mas não deve usar o preço para isso. “Quem do segmento de serviço se posicionou pelo preço não se deu bem. Preço é premissa de negócio, não diferencial competitivo”, esclareceu o presidente da Trend, conhecido pela expertise em vendas.

Segundo ele, ao contrário do viajante de lazer, que em boa parte das vezes não escolhe o estabelecimento que se hospeda, a compra do turista de lazer é sempre emocional. O executivo também destacou algumas particularidades do corporativo. Na sua opinião, erra quem considera o mesmo perfil para o hóspede de negócios. “Há muitas diferenças no perfil, do viajante sênior ao funcionário operacional, que hoje também viaja muito, e tem uma expectativa bem diferente do diretor da empresa, que é mais exigente”, disse.

RENOVAR SEMPRE
Guilherme Paulus, que contou que a GJP planeja, até 2015, reunir 19 hotéis no portfólio, ressaltou a necessidade de renovação por parte dos hotéis, uma vez que o brasileiro está viajando mais e visitando um mesmo empreendimento mais de uma vez. “Além da importância de encantar o hóspede em sua primeira visita, é preciso investir constantemente em renovação, tanto das instalações quanto dos serviços. Quando o visitante volta, ele quer ver novidades e que tudo esteja ainda melhor do que em sua última estada”, afirmou o fundador da CVC e da GJP. Por isso, segundo ele, é tão importante usar a criatividade, criar programas diferentes e tratar de conservar e renovar o parque hoteleiro.

RESPOSTA COMPRADORA
Sob esse aspecto, Luppa também lembrou a importância de o hotel facilitar a vida do hóspede. “É preciso atender o hóspede, da gastronomia à logística. Se ele não consumir com você, vai consumir em outro lugar. Quem oferece serviços e produtos ao hóspede e tem uma postura mais vendedora, terá uma resposta mais compradora”, afirmou o número um da Trend.

HETEROGÊNEO
Rodrigo Cordeiro, da Acqua Consultoria, que também é diretor de Treinamento da Abeoc, também falou do hóspede atual. “Ele é crítico, observador, tem poder aquisitivo crescente, viaja com frequência e é formador de opinião”, afirmou. Ele também ressaltou que o hóspede, especialmente o de eventos, não pode ser taxado como um só. “É um público heterogêneo e muitas vezes com restrições”, disse.

Segundo o consultor, há diferentes perfis para situações diversas. “O hóspede que participa de um evento convidado é mais levado pela emoção. Já o que paga por sua estadia, exige receber o conforto pelo qual está pagando e, em ambos os casos, a frustração ou surpresa provoca sentimentos memoráveis”. Também falou do perfil ideal de colaboradores para um hotel: “ele vai muito além do sorriso. Deve ser focado, obstinado, coerente (em tempos de internet isso é fundamental) e ter fé na empresa ou corporação”, concluiu.

Fonte: http://www.panhoteis.com.br/noticia-hotelaria-gastronomia-profisssional/mercado/especialistas-debatem-exigencias-do-hospede-atual_99296.html#.U0aVXs9OXIU

Trade Nacional e Internacional na Amazônia!

Os novos voos e a elevada taxa de saída do mercado paraense (turismo emissivo) tem atraído o trade turístico nacional e internacional ao Pará. Ao longo dos últimos meses, destinos como Ceará, Orlando e Região (Visit Orlando) e a Martinica realizaram reuniões com os trade local mostrando suas potencialidades. Um dos destaques foi a presença do Governo da Martinica que assinou com o Governo do Pará um protocolo de intenções para aumento do comércio entre o Caribe e o Brasil via o estado do Pará. A presença de importantes autoridades locais, como o Sr. Serge Letchimy, Presidente do Conselho Regional da Martinica, mostra a importância do encontro para o governo desta importante ilha caribenha.

Enquanto para o mercado norte americano o acesso esta bem facilitado devido ao novo voo Belém - Miami; para Martinica, as melhores conexões atuais passam por Cayena (Guiana Francesa) e Paramaribo (Suriname). Uma das intenções dos dois governos é que a Air Caraibes reative seus voos para Belém, possibilitando voos diretos entre a capital paraense e Point a Prit.

Visit Orlando esteve presença em duas ocasiões, juntamente com os parques temáticos do grupo Universal, Sea World e Disney.

Mais informações em:



www.visitorlando.com

www.setur.ce.gov.br

We are happy - Manaus!

If you are comming to Manaus during the Brazil's World Cup, enjoy Manaus! We are happy!

Hospede-se num Jumbo!

Localizado próximo ao aeroporto de Arlanda, em Estocolmo na Suécia, este hostel é para os amantes da aviação. Totalmente instalado dentro de um Boeing 747-300 desativado, um dos maiores jatos ainda em operação no mundo. O que não falta é espaço, com quartos coletivos, duplos e um especial, na cabine do jato. Uma experiência diferente. Para quem quiser voar para Estocolmo e aproveitar esta e outras atrações, a partir da próxima semana teremos três voos semanais de Belém para Lisboa e de lá para mais de 50 destinos com a TAP. Segue algumas fotos:
De longe, o hostel já impressiona.

Recepção, próximo ao acesso do deck superior.

Quarto especial na cabine de comando!

Restaurante!

Quartos coletivos!

Fotos: jetphotos.

Reservas:  Jumbo Hostel no Booking.com.

Design resolve um problema de 'braços'!

Viajar de ônibus ou avião tinha um incômodo persistente que agora parece estar com os dias contados, os apoios para os braços. Isso mesmo, sabe aquela disputa silenciosa, foi parcialmente resolvida com a criação de novos modelos. Em alguns modelos tipo Double Deck (Dois Andares) da Marcopolo, circulando inclusive em Belém, já possuem um apoio de braços duplo. Vejam abaixo: 

Não sei como nunca haviam imaginado algo assim antes, mas enfim parece que as preces de muita gente foram atendidas! Embora ainda seja apenas um conceito (diga-se de passagem, extremamente premiado), o Paperclip Armrest é uma sensacional ideia para evitar os famosos braço com braço, guerra de cotovelo, etc. Basicamente o segredo da coisa é um design de braço para poltronas de avião, ônibus, cinema, etc, com "dois andares".

Desta forma, mesmo compartilhando braços de assentos colados, ninguém incomoda ninguém. Vencedor de inúmeros prêmios de design nos últimos anos, como o Crystal Cabin Award, Red Dot Award, Good Design Award e o A' Design Award, ele ainda não foi produzido. O negócio é torcer pra não demorar muito. "Compartilhadamente legaus"!





Fonte: bemlegaus, via blog Direto da Pista.

Iberia, de olho no Brasil!

A Iberia, de olho na expansão internacional do Brasil, irá homenagear esta semana o país, batizando sua nova aeronave A330 de "Rio de Janeiro"...
Foto: Iberia Agentes.

Novo Avião da Seleção!

O novo avião da Seleção Brasileira, um 737 da Gol, deverá estar cruzando os céus do Brasil em breve com a nova pintura feita pelos grafiteiros Os Gêmeos. Será lançado oficialmente na próxima terça em Belo Horizonte. De gosto duvidoso, vamos ver o que acontece, pelo menos colorido ele é...
Foto: Portal UOL, Copa do Mundo!

domingo, 25 de maio de 2014

Salinas - Farol fechado para visitas!

Inaugurado no início do século XX, o farol de Salinópolis poderia ser uma atração mais completa para quem visita a cidade, potencializando a geração de renda por meio de ingressos e artesanato, contudo o mesmo esta fechado para visitas. Muitos viajantes adoram alturas e as vistas proporcionadas por estas estruturas proporcionam outros ângulos aos visitantes, prova disso são os números elevados de visitantes em atrações semelhantes não muito distantes, como o Farol de Caburé, na foz do rio Preguiças, em Barreirinhas -Maranhão; e o Farol de Belém, no Mangal das Garças em Belém.
Farol de Salinópolis - que tal as autoridades abrirem para visita!?

TAP no Brasil - alguns números!

Seguem alguns dados publicados pela Jornal Público de Portugal sobre a atuação na TAP no Brasil:
Em 2014, a TAP completará 54 anos de atuação no Brasil, com rotas para 12 cidades brasileiras, cobrindo todo o território nacional.

O crescimento constante do número de passageiros transportados, exceto durante a crise de 2009, tem uma relação direta com as rotas brasileiras que já somam mais de 1 milhão de passageiros transportados anualmente.

O gráfico acima mostra a importância do Brasil nos números da companhia portuguesa, que tornou Lisboa o principal centro de conexões para brasileiros de e para a Europa.

O destino primário de brasileiros na Europa mostra que Portugal recebe apenas parte dos passageiros que voam diariamente pela TAP, uma vez que estes utilizam as dezenas de conexões diárias oferecidas pela companhia para voarem para destinos na Espanha, Itália, França, Alemanha e Reino Unido.

Cantinhos de Belém!

Algumas atrações turísticas, às vezes, passam despercebidas e alguns ângulos são pouco explorados. Na próxima visita, contemple estas atrações...

Prédio pertencente ao 4º Distrito Naval, próximo a Praça do Arsenal, no caminho para o Portal da Amazônia. O prédio não é aberto a visita, mas sua arquitetura impressiona, sem falar da cor, difícil de encontrar em prédios históricos.

Casario colonial sendo revitalizado para abrigar um hotel na Cidade Velha.

Os guarás (pontinhos vermelhos) rapidamente se destacam em qualquer paisagem. Em seu ambiente natural, estas aves já foram comuns em quase toda a costa brasileira, hoje, concentram-se no litoral do Pará e Maranhão. No Mangal das Garças em Belém, você pode contempla-las de pertinho. 

Cenário do Mangal das Garças a partir do Farol de Belém - pé de cuia, garças, patchuli... ficou curioso? Visite Belém do Pará!

Novidades em Val de Cans!

Nas próximas semanas estreiam em Belém o Airbus A321 da Tam em voos regulares domésticos, com capacidade para mais de 200 passageiros; e o novo voo internacional Belém - Lisboa da TAP. Para melhor receber estes passageiros adicionais, o Aeroporto Internacional de Belém ganhou algumas melhorias:

O desembarque internacional, utilizado eventualmente para voos domésticos em horários de pico, esta repaginado: iluminação reforçada, reposicionamentos dos boxes de atendimento da Polícia Federal e o novíssimo Free Shop da Aldeasa. O local é bem espaçoso e pode atender tranquilamente até dois voos internacionais simultaneamente. 

A área do saguão principal de desembarque, próximo as saídas nacional e internacional, onde muitas pessoas aguardam os viajantes, ganhou bancos para a espera e tomadas para artigos eletrônicos; assim como os bancos da área restrita.

Belém - sem gestão sobre os espaços turísticos!

O crescimento das diversas formas de turismo receptivo tem atraído milhares de visitantes para as atrações turísticas de Belém: atividades pedagógicas de escolas da capital e do interior; grupos de outros estados; passeios privativos, entre outros, tem sido vistos em quase todas as atrações, sobretudo, o Mercado do Ver-o-peso, Estação das Docas, Pólo Joalheiro, Mangal das Garças, Portal da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi. Neste cenário, operadores, transportadoras e guias de turismo tem atuado como gestores de parte dos espaços turísticos, aguardando uma plano municipal para o turismo na capital.

No Complexo do Ver-o-peso, a falta de estacionamento para veículos é crônica. Guias de Turismo tem utilizando o espaço de forma consciente, diminuindo os problemas causados pelo circulação de veículos de turismo na área. Os veículos só circulam na área quando de fato os grupos já estão prontos para a saída, enquanto isso os veículos aguardam próximo a entrada da Estação das Docas. 

O Mangal das Garças costuma receber muitos grupos pedagógicos e de outros estados, contudo no local não há nenhum sinalização específica. 

O Pólo Joalheiro também recebe muitos grupos, como no registro acima.

Placas de sinalização turística são raras em Belém. A maioria das atrações turísticas e equipamentos não possuem nenhum tipo de sinalização.

Algumas sugestões:
- Vagas compartilhadas para veículo de turismo e táxis: em alguns horários, como na Estação das Docas, os táxis não estão utilizando as vagas, que ficam ociosas, podendo ser utilizadas por veículos de turismo;
- Transportadoras e Cadastur: as transportadoras turísticas precisam utilizar em seus veículos o número do Cadastur, facilitando a identificação dos prestadores de serviço;
- Sinalização Turística: é preciso urgente uma adequação, revitalização e implantação da sinalização turística da cidade, inclusive em inglês;
- Sensibilização: os transportadores, organizadores de eventos, hotéis e Guias de Turismo, além dos agentes de trânsito precisam ser sensibilizados para as responsabilidades comuns quanto a experiência turística em nossa cidade.

O poder do consumidor on line!

As avaliações de atrações, hotéis e serviços turísticos tem ganhado cada vez mais importância na internet. Alguns setores, como de hotelaria, vem dedicando parte de suas ações para análise desta imensidão de dados, números e opiniões:


O Tripadvisor, maior site de resenhas hoteleiras do mundo, anunciou os resultados de estudo que busca compreender melhor as avaliações on-line dos viajantes no processo de pesquisa e reserva. O relatório, conduzido pela Phocus Wright a pedido do próprio Tripadvisor, foi realizado no final de 2013 e revela que mais da metade dos entrevistados em todo o mundo não quer se comprometer com a reserva até ler as avaliações e descobrir o que outros viajantes pensam sobre a propriedade.

De acordo com o estudo, os entrevistados visitam o Tripadvisor regularmente – 29% visitam o site várias vezes por mês. Entre os brasileiros, mais de 87% dos brasileiros dizem que as avaliações fazem se sentir mais confiantes em suas decisões de viagem e os ajudam a ter uma viagem melhor. Dos entrevistados brasileiros, 78% destes consideram que uma estadia no hotel é muito importante para a experiência geral da viagem.

“Os resultados mostram o papel vital que as avaliações desempenham, reforçando a ideia de que estamos nos tornando mais sociais como viajantes e mostra a natureza essencial das avaliações para empresas de hotelaria. Os viajantes não estão apenas consultando avaliações antes de realizar reservas, eles estão claramente mais engajados por empresas que respondem as avaliações”, diz Barbara Messing, diretora de Marketing do Tripadvisor.

E os brasileiros?
• 88% dos usuários concordam que uma resposta adequada da gerência para uma crítica negativa "melhora a minha impressão do hotel”
• 80% dos usuários concordam que uma resposta agressiva/defensiva da gerência para uma crítica negativa "me deixa menos propenso a reservar esse hotel”
• 69% dos usuários concordam que ver as respostas da gerência do hotel às avaliações, geralmente "faz com que seja mais provável que eu reserve o hotel (em confronto com um hotel que não respondeu aos viajantes)”.

Quantas avaliações?
• Ao pesquisar lugares para ficar no Tripadvisor, 80% dos viajantes do mundo leem de 6 a 12 avaliações antes de tomar sua decisão e estão mais interessados nas avaliações mais atuais.
• No Brasil esse número é de 43%, enquanto 22% afirmam que leem de 13 a 20 avaliações.
• No mundo, ao pesquisar restaurantes ou atrações locais no Tripadvisor, um em cada cinco viajantes (20%) lê mais de 11 avaliações antes de tomar uma decisão.

Como os viajantes brasileiros usam as avaliações
Nós sabemos que as avaliações são importantes, tão importantes, que de fato que mais da metade dos entrevistados (67%) não reservariam um hotel que não tem avaliações. Mas como os viajantes interpretam as avaliações?

• Quando perguntados sobre as fotos enviadas por viajantes, 86% dos entrevistados disseram que olham essas fotos, visto que elas os ajudam a fazer as escolhas.
• 71% dos entrevistados são mais propensos a reservar hotéis que ganham prêmios do Tripadvisor.
• 63% dos entrevistados tendem a ignorar comentários extremos ao ler as avaliações

E a importância das avaliações não se limita aos hotéis. Os restaurantes precisam delas também. De acordo com o estudo, 45% dos entrevistados evitam comer em restaurantes que não possuem nenhuma avaliação.

Por que avaliar?
A maioria dos entrevistados escreve as avaliações por razões positivas, com 76% dos viajantes brasileiros afirmando que eles “se sentem bem compartilhando informações úteis com outros viajantes” e 66% afirmam que “queriam compartilhar uma boa experiência com outros viajantes”.

Mais informações em: http://www.tripadvisor.com.br/TripAdvisorInsights/n2120/24-descobertas-para-melhorar-estrategia-no-tripadvisor