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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Apenas um parque na Amazônia

Ufa! Após décadas esquecidos na maior parte do país e com bons resultados em alguns pontos do pais, como o Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro e o Parque das Cataratas em Foz do Iguaçu, o Ministério do Turismo apostará nos demais parques nacionais. A campanha nacional pretende incentivar a visita a estas atrações. Na Amazônia, apenas um parque foi selecionado. Acompanhe a publicação:
 
Destinos , Salto do Itiquira, na Chapada dos Veadeiros, um dos parque dentro da campanha (foto: divulgação)
Salto do Itiquira, na Chapada dos Veadeiros, um dos parque dentro da campanha (foto: divulgação)

Dezesseis parques nacionais foram selecionados para integrar campanha promocional de estímulo à visitação, em parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A campanha deve ser veiculada a partir de abril, sendo que o MTur é o responsável por seus custos. Ela será veiculada na internet, em revistas, folhetos, em parada de ônibus, prédios públicos e por meio de vídeos promocionais. O objetivo é elevar em 20% o número de visitantes nesses parques.

Em 2013, o número de visitantes registrados nas unidades de conservação federais foi de mais de 6,3 milhões, sendo 94,2% em parques nacionais, representando aumento de 10% em relação a 2012. A campanha quer criar a cultura de visitação nas unidades de conservação, fortalecer os vínculos da população com a natureza e estimular o sentimento de orgulho e pertencimento em relação às áreas protegidas. Confira os parques que integram a campanha:

SUDESTE: Serra do Cipó (MG), Tijuca e Serra dos Órgãos (RJ) e Itatiaia (MG/RJ)

NORDESTE: Lençóis Maranhenses (MA), Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Marinho de Fernando de Noronha (PE) e Chapada Diamantina (BA)

SUL: Iguaçu (PR), Aparados da Serra e Serra Geral (RS/SC)

CENTRO-OESTE: Brasília (DF), Chapada dos Guimarães (MT) e Chapada dos Veadeiros (GO)

NORTE: Anavilhanas (AM).

Fonte: Panrotas.

Será o fim da bolha hoteleira no Rio?

Em pleno fim de semana da maior festa popular do mundo, o Carnaval, os hotéis cariocas amargam uma das piores taxas de ocupação dos últimos anos para o período, de 67%. A tendência reflete o fato semelhante observado durante o Reveillon 2013-2014, que teve uma redução em seis pontos percentuais na hotelaria tradicional. Como a demanda turística vem aumentando em taxas menores que a da oferta de novas unidades habitacionais, a tendência realmente é de queda na ocupação. Contudo os novos meios de hospedagem em morros pacificados e o crescimento da oferta de apartamentos por temporada oferecem diárias médias inferiores aos da hotelaria tradicional, provocando uma migração dos viajantes para meios de hospedagem menos tradicionais da cidade.
 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Produto Turístico nos Correios e na Caixa Econômica

Você já pensou em comprar uma produto turístico na Casa Lotérica (Caixa Econômica) ou na Agência dos Correios mais próxima? Caso a parceria entre a empresa Trem do Corcovado, que administra o bondinho que liga a estação Cosme Velho ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e estas instituições se confirme, viajantes poderão adquirir em qualquer lugar do Brasil os ingressos para a atração.
 
A necessidade de ampliar as parcerias foi uma imposição da Prefeitura do Rio de Janeiro diante das inúmeras reclamações, filas e desconforto ocorridos durante o último verão na cidade. A parceria será inédita e, se for um sucesso, poderá abrir um novo e promissor canal de vendas para produtos e serviços turísticos. Lembramos que alguns operadores de experiências turísticas já vendem estes serviços em prateleiras de livrarias por todo o Brasil. Mais informações em: www.corcovado.com.br.
 
Atualmente, o ingresso custa R$ 50 na bilheteria e R$ 55 com hora marcada pela internet. Idosos e estudantes devidamente identificados têm 50% de desconto. O horário de funcionamento é das 8h às 20h e ainda não há autorização para a operação durante a noite. O Trem do Corcovado transporta cerca de 900 mil pessoas por ano ao Cristo Redentor.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Novo embarque internacional em Val de Cans

O Aeroporto Internacional de Belém ganhou esta semana um novo canal de acesso para voos internacionais e domésticos, desta forma durante os horários de maior movimento, os passageiros terão dois canais de acesso a sala de embarque nacional e internacional, evitando filas, diminuindo o desconforto dos passageiros e aumentando a qualidade da experiência turística no aeroporto. Segundo a Infraero, o canal, apesar de ser internacional, poderá ser usado também para voos domésticos quando não houver operações simultâneas (voos nacionais e internacionais). Dia 26/02, durante a operação de 5 voos simultaneamente (1 voo internacional e 4 voos domésticos) com um fluxo de aproximadamente 550 passageiros em procedimento de embarque, não foi notado a formação de nenhuma fila nos dois canais de embarque.
O novo canal de acesso fica localizado próximo ao terraço panorâmico, no lado oposto a atual sala de embarque, separando completamente os fluxos de passageiros. Sem filas!

TAM, nova malha conecta a rota Belém - Miami

A TAM continua investindo na malha internacional a partir da Amazônia, desta vez realizando ajustes pontuais nas rotas domésticas de forma a facilitar as conexões com os voos da rota Belém - Miami - Belém. Os passageiros de Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Manaus terão conexões praticamente imediatas e as cidades de Marabá, Santarém e Macapá continuam também com ótimos opções de conexão de e para Belém. Segue a nova malha da empresa:
 
Voo      Ori    Part  Dest Cheg Frequência
JJ3433  BEL  15:10 BSB 17:46 Quarta         
JJ3373  BEL 15:30 BSB 17:59 2356D 
JJ3416  BSB 10:39 BEL 13:32 23456  

JJ3515  BEL 04:20 06:10 FOR 06:57 08:05 REC 08:50 12:10 GRU 2456S 
JJ3516  GRU 16:50 20:12 REC 21:10 22:21 FOR 00:47 02:39 BEL 2456S 

JJ3597  BEL 14:52 MAO 16:50 Quarta e Domingo     
JJ3598  MAO 12:05 BEL 14:05 Quarta e Domingo     

JJ3830  SSA 08:02 09:11 REC 09:50 11:12 FOR 11:50 13:57 BEL Quarta e Domingo 
JJ3831  BEL 15:05 16:53 FOR 17:30 18:39 REC 19:10 20:34 SSA Quarta e Domingo

JJ3890  SSA 06:20 07:35 REC 08:10 09:29 FOR 10:08 11:55 BEL 12:35 14:38 MAO 2356S
JJ3891  MAO 16:05 18:10 BEL 18:50 20:38 FOR 21:15 22:24 REC 23:00 00:24 SSA 2356S

Legenda das cidades da rota:
BEL - Belém (PA)
BSB - Brasília (DF)
FOR - Fortaleza (CE)
GRU - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)
MAO - Manaus (AM)
REC - Recife (PE)
SSA - Salvador (BA)

TAM ligará Fortaleza a Miami

A TAM continua ampliando sua malha internacional no Brasil, apesar de ser uma tendência, após a fusão com a Lan, da companhia fortalecer seu hub e Guarulhos, São Paulo. Em termos operacionais, a empresa inclusive já cancelou algumas frequências a partir do Rio de Janeiro e direcionou a operação para a capital paulista. A demanda, contudo, continua se expandindo em outras partes do Brasil e a malha internacional concentrada somente a partir de uma cidade tem reprimido parte da demanda, principalmente nos mercados Norte e Nordeste, mais distante dos centros de conexão. A situação de cidades como Fortaleza e Recife é similar a de Belém e Manaus, ou seja, não faz sentido voar 6 horas para fazer uma conexão em São Paulo se podemos voar direto ou pelo menos parte da viagem para quem esta próximo destas capitais, como Rio Grande Norte, Maranhão, Amapá, Roraima, Rondônia, Paraíba, Alagoas, entre outros.

Desta forma, a TAM ligará Miami, na Flórida, com mais uma cidade brasileira, Fortaleza, no Ceará. A frequência será semanal a partir de 31 de maio. O voo começa a ser vendido hoje com preços promocionais de lançamento a partir de US$ 699,00. No início deste mês, dia 2, a Tam iniciou voos também entre Belém e Miami, nesse caso, com duas frequências semanais. O voo de Fortaleza será operado aos sábados (JJ 8132) com saída da capital cearense às 23h35 e chegada em Miami às 5h50 (horários locais). O retorno parte de Miami às 13h (voo JJ 8133) e chega a Fortaleza às 21h25. Hoje, a Tam tem voos para Miami a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Belém e Manaus.
 
Interessante notarmos que as frequências não concorrem entre si, mas se somam, ou seja, juntando com as frequências de Manaus, os passageiro do Norte e Nordeste tem praticamente voos diários partindo para os Estados Unidos sem precisar fazer longas conexões em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Brasil, ainda sem o A380

Ainda não foi desta vez e novamente a falta de competitividade brasileira atrasa o aumento da oferta e a melhoria da qualidade de serviços na aviação nacional. Mesmo privatizado, o Aeroporto Internacional de Guarulhos não realizou a tempo as adequações para receber a maior aeronave em capacidade de passageiros em operação no mundo, o Airbus A380. A companhia francesa Air France colocou a aeronave em outra rota, conforme informou a Presstur portuguesa:

Presstur 25-02-2014 (13h19) A companhia francesa Air France anunciou que a partir de 27 de Maio vai voar em Airbus A380 na rota Paris - Hong Kong, inicialmente quatro vezes por semana e, entre 9 de Junho e 25 de Outubro, diariamente, com a imprensa francesa a noticiar que essa foi a opção por não ter garantia de poder colocar o super jumbo a voar para São Paulo, como tinha anunciado.


As notícias referem que o A380 começa por substituir o B777-300ER às terças, quintas, Sábados e Domingos. O A380 da Air France transporta 516 passageiros, nove deles em primeira, 80 em Business, 28 em Premium e 289 em económica.
A imprensa francesa destaca que o grupo Air France -KLM é o que mais voos têm entre a Europa e a China, com novas rotas dos seus hubs de Paris - Charles de Gaulle e Amesterdão - Schiphol para Pequim, Xangai, Hong Kong, Cantão, Chengdu, Hangzhou, Wuhan, Xiamen e Taipei.
As notícias salientam que a Air France começou a voar para Hong Kong em 1938 e que nessa época a viagem levava oito dias.
Pelo horário do A380, os voos vão sair de Paris às 23h25 e chegar a Hong Kong pelas 17h20 do dia seguintes. Os regressos partem às 00h50 e aterram em Paris às 8h00.
A informação da companhia destaca que este Verão os seus novos Airbus A380 vão voar para Los Angeles, Nova Iorque - JFK, São Francisco, Washington, Joanesburgo, Hong Kong e Xangai.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Amanhecer em Santarém...

Em Santarém, Pará, viajantes se preparam para mais uma jornada... 
Foto: Victor Silva.

Macapá x Cuiabá, Amazônia perde mais uma!

Enquanto a Secretaria de Aviação Civil, por meio do ministro Moreira Franco, empenha-se pessoalmente para as conclusões da obra no Aeroporto Internacional de Cuiabá Marechal Rodon, o Aeroporto Internacional de Macapá se quer recebeu uma visita nestes 10 anos, a obra continua abandonada. Mais uma vez a Amazônia é esquecida e, de fato, não tem prioridade nas políticas públicas no atual governo. Na foto abaixo, vemos o atual ministro na segunda, isso mesmo, na segunda visita ao aeroporto cobrando a execução das obras no prazo. Gostaria de ver este empenho nos aeroportos amazônicos. Lembrando, novamente ao ministro, que temos um aeroporto há quase 10 anos para ser concluído. Um absurdo! Segue o registro da visita a Cuiabá:
 
Aviação , O ministro Moreira Franco vistoria as obras do Aeroporto de Cuiabá, hoje
O ministro Moreira Franco vistoria as obras do Aeroporto de Cuiabá.
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, visitou hoje o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, e deu nota 8 às obras. Em visita realizada há um mês, o ministro pediu que fossem priorizadas as obras do novo terminal, com atraso no cronograma. Hoje, Moreira Franco se mostrou satisfeito com a resposta positiva da empresa empreiteira, que aumentou o número de trabalhadores para dar seguimento às obras. “Tenho convicção de que o aeroporto de Cuiabá estará pronto dentro do prazo estipulado, no final do mês de abril”, ressaltou.

Moreira Franco disse ainda que esta vistoria foi uma grande lição de perseverança. “É preciso perseverar para cumprir o desafio de garantir ao passageiro brasileiro condições adequadas de segurança, de conforto e de preço nas suas viagens”, concluiu. O ministro retornará ao Mato Grosso daqui a 30 dias para inspecionar as etapas finais da reforma.

Segundo a Infraero, as obras do Marechal Rondon vão aumentar a capacidade de 2,4 milhões para 5,7 milhões de passageiros/ano. A expansão do aeroporto prevê a reforma do terminal antigo, a construção de um novo terminal de passageiros, além de dois módulos operacionais para embarque e desembarque de autoridades e para a aviação geral.
 
Fonte: Panrotas.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Qualificação na Área Técnica do Turismo em Belém

A FAPAN, por meio do LPPT - Laboratório de Pesquisa e Práticas do Turismo, esta promovendo uma importante capacitação técnica. Segue a programação:

Mtur com R$ 6 milhões para prefeituras

A Secretaria Nacional de Política de Turismo, do Ministério do Turismo, destinará R$ 3 milhões para projetos de desenvolvimento turístico nas cinco macrorregiões do País. O recurso pode ser usado em projetos de promoção de destinos, de segmentos turísticos ou ações que aumentem a movimentação do fluxo de visitantes, nacionais ou estrangeiros. Cada uma das regiões terá, no máximo, seis projetos aprovados, segundo o MTur, e um total de R$ 600 mil investidos. As prefeituras interessadas na seleção devem se inscrever pelo SICONV, até 9 de março.

As informações dos projetos devem ter como base o Termo de Referência e estar de acordo com os critérios para habilitação e classificação dos projetos. As dúvidas podem ser enviadas para
chamadaeventos@turismo.gov.br. O resultado preliminar dos projetos será divulgado até 21 de março, no site do MTur.

Fonte: Panrotas.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Encontro do Trade Turístico em Marabá

Nesta quarta, dia 19/02, ocorrerá um encontro do trade turístico de Marabá, promovido pelo Sebrae local, atenção empreendedores locais...
 
Fonte: Facebook Isis Mourão https://www.facebook.com/isis.mourao/posts/10200750750851675
 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cultura Turística, resultados 2013 e 2014!

O Projeto Cultura Turística continua, segue um resumo das atividades realizadas em 2013 e parte de 2014, quando mais de 200 alunos foram atendidos em mais de 10 visitas técnicas e conteúdos turísticos diferenciados foram aplicados no aprendizado e na formação profissional.
 
Projeto: Cultura Turística
Objetivo: Fomentar no corpo discente o conhecimento turístico de sua região e estimular a carreira profissional na área do turismo, atraindo, sobretudo, jovens para este processo.
 
Resultados aplicados: 10 turmas, sendo 8 de Camareira e 2 de Agente de Informações Turísticas
Cursos: Agente de Informações Turísticas e Camareira
Instituições: Senac-PA - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Pará e IFPA - Instituto Federal do Pará
Participantes: 238
- Perfil: Sexo Feminino: 98%
            Idade: 30 ou mais 60%
            Perfil de renda: < 3 SM
Conhecimento Turístico:
90% desconhecia as principais atrações turística de sua região
100% apresentou algum grau de dificuldade com informações básicas turísticas de sua região
100% não possui nenhum conhecimento de língua estrangeira
 
Resultados alcançados:
50% mostraram interesse em trabalhar na área
100% demonstraram melhor entendimento de situações cotidianas do turismo, como em aeroportos
70% afirmaram que lavaram seus parentes e amigos a atrações da cidade que acabaram de conhecer
 
Uma componente interessante do projeto são as visitas técnicas, nas quais os participantes tem oportunidade não somente de conhecer turisticamente a atração, mas também de conhece-la tecnicamente e obter informações associadas a percepção do funcionamento do turismo, contribuindo na divulgação das mesmas e no fomento da atividade econômica. Entre outros aspectos, as visitas também aliam o conteúdo teórico ao prático, possibilitam a visualização das diversas carreiras que podem ser seguidas, as formas e os profissionais em atuação, aspectos econômicos, de apresentação, funcionamento e qualidade. Guiamento, Gastronomia, Transporte e Cultura são algumas das áreas correlatas abordadas durante as visitas. Segue alguns registros:
Alunos em visita a uma olaria do distrito cerâmico do Paracury em Icoaraci.

Em frente a olaria do Sr. Anísio que recebeu a turma do Senac-PA.


Na orla de Icoaraci, na confluência entre os rio Maguary, a baía de Guajará e a baía de Marajó.


Em visita ao Aeroporto Internacional de Belém.


No Projeto Ver-o-rio, Praça Rui Barata.

Projeto Feliz Lusitânia.

Mangal das Garças.

Polo Joalheiro.

Estação das Docas.

Aeroportos, problemas de pátio!

Conforme anunciado num estudo divulgado em 2005, alguns aeroportos brasileiros apresentariam problemas de pátio a partir de 2014. Neste sentido, os problemas até agora observados geravam esperas em solo, ou seja, é comum em alguns horários em aeroportos de Guarulhos e Brasília os passageiros ficarem aguardando dentro da aeronave uma posição no pátio para desembarque. Recentemente, contudo, alcançamos um novo patamar, um único atraso de voo, obrigou uma aeronave a simplesmente ir para outro aeroporto por falta de espaço para estacionar em solo. Um absurdo completo, imaginem o prejuízo aos passageiros e a companhia aérea. No final, advinha quem paga a conta, pois cada momento de espera, voos extras, aumenta o custo operacional das empresas que é repassado ao bilhete que pagamentos para viajar. Vejamos o relato extraído do site SpotterJPAnoar: 
 
Na madrugada deste Domingo 16/02, um voo da GOL com destino ao Aeroporto Castro Pinto, que vinha de São Paulo teve que alternar para o Aeroporto Internacional Augusto Severo em Natal.
 
O voo G3 1182 da GOL que realiza a rota São Paulo/Guarulhos (GRU) - João Pessoa (JPA), devido a falta de posição de estacionamento no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto em Bayeux, grande João Pessoa, teve que alternar para Natal.
 
A decolagem do voo G3 1182 em Guarulhos, foi realizada às 00h08min, o voo se aproximava do Aeroporto Castro Pinto, quando o comandante foi informado que o aeródromo estava com todas as posições de pátio ocupadas. De acordo com informações, por causa de um voo da AZUL que chegara atrasado, os pátios 01 e 02 ficaram com todas as suas posições ocupadas, impossibilitando que a aeronave da GOL pousasse em João Pessoa. O comandante alternou para Natal, onde pousou às 01h29min. 
Em solo Potiguar, a aeronave foi reabastecida e aguardou a liberação que foi confirmada às 02h00min quando dois voos liberaram vagas no pátio do Aeroporto Castro Pinto. Assim às 02h05min o voo G3 1182 partiu de Natal com direção à João Pessou onde pousou às 02h37min.
 
Na foto do Google Imagens podemos perceber que apesar da imensa área, o Aeroporto Internacional Castro Pinto em Bayeux (Município da Região Metropolitana de João Pessoa onde fica o Aeroporto) possui uma pequena área de estacionamento de aeronaves, ocasionando congestionamento em alguns horários.
 
Lembramos que há possibilidades temporárias de lidar com o problema, entre elas destacamos:

1. Realocação de frequências para horários mais ociosos dos pátios, contudo tal medida é apenas paliativa, pois ao não aceitar o voo naquele horário, você termina por congestionar outro aeroporto. Como o sistema esta no limite e muitos aeroportos estão no limite, a medida é pouco eficaz;
 
2. Utilizar aeronaves de maior capacidade. Na Ásia, nas rotas de alta densidade, são operadas aeronaves de grande porte, com mais de 200 assentos, aumento a oferta de assentos por voo. Esta medida é também paliativa, pois muitas rotas não sustentariam uma oferta tão densa, sem também a componente de carga; além disso aumentaria os problemas de congestionamento nos terminais e diminuiria a oferta de horários para os passageiros, provocando aumento das passagens;
 
3. Realocar alguns horários, evitando o congestionamento do terminal. Esta medida resolve parte do problema, em Santarém e Macapá, na Amazônia, por exemplo, a desconcentração de horários diminuiu parte dos problemas de congestionamento dos terminais, contudo qualquer atraso, problema de mau tempo, entre outros, podem gerar um acúmulo de aeronaves, Em janeiro deste ano relatamos um caso parecido, no qual o Aeroporto Internacional de Macapá recebeu várias aeronaves procedentes de Belém devido ao mau tempo, sem maiores transtornos, pois o pátio já havia sido ampliado há alguns anos.

 
Nesta foto podemos observar ao menos três voos alternados acomodados sem maiores problemas e sem afetar a operação regular do Aeroporto de Macapá.
Foto: UZ7 Spotting, Diogo Jucá.
 
Neste outro registro observamos as aeronaves paradas em frente ao esqueleto do "novo" terminal, obra que completará 10 anos em 2014.
Foto: UZ7 Spotting, Diogo Jucá.
 
Neste último registro retirado do Google Imagens podemos perceber a ampliação feita há alguns anos. Na esquerda da foto, a área mais antiga com 3 posições para aeronaves de médio porte (737 e A320) e na direita, em frente ao esqueleto no "novo" terminal, o novo pátio, com capacidade para pelo menos mais três aeronaves de médio porte. Graças a ampliação do pátio em Macapá, os transtornos causados pela chuva em Belém foram "menos" sentidos, pois é o terminal com maior capacidade e voo mais curto a partir de Belém.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Operadoras de Telefonia prestam um péssimo serviço no Pará

Atualmente, na atividade turística e em muitas outras, a conexão com a internet é fundamental. Estar on line para interagir com os clientes em redes sociais, fazer reservas, consultar sites de destino, além claro de fazer ligações, compõe um dos pontos fundamentais para se fazer e manter negócios  no Turismo. Contudo, apesar desta constatação, as quatro principais operadores de telefonia atuantes na Amazônia e, especificamente, no Pará, vem prestando um péssimo serviço no estado, tanto na conexão de voz quanto de dados, aumentando os custos operacionais das empresas e gerando perda de produtividade. Enquanto isso, a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações que deverei tomar as devidas providências, ainda não o fez.
 
As quatro operadoras apresentam problemas sistemáticos. Em municípios do interior do Pará, como Santarém, Irituia e Marabá a situação é ainda pior, pois algumas cidades passam períodos inteiros do horário comercial sem serviço, ou seja, o serviço básico de voz não funciona bem. Vamos a situação dos principais serviços e operadoras em funcionamento no Pará:
 
- Navegapará: a rede pública, administrada pela Governo do Pará é a que apresenta maior disponibilidade e melhores velocidades. Muitas comunidades dependente quase que exclusivamente destes links para cessar minimamente a internet. Em algumas localidades turísticas do estado, como Algodoal e Alter do Chão, é fundamental para os negócios. Contudo o sinal tem apresentado falhas e algumas cidades se recente de ainda não ter o serviço, como Redenção e São Felix do Xingu.
 
- Oi: a empresa oferece acesso por redes fixas e móveis. Nos últimos anos seu serviço de acesso pela rede fixa, o Velox, recebeu muitas críticas pelas falhas e baixas velocidades. A empresa conseguiu melhorar um pouco. Do final de 2013 até o momento, a rede começa a apresentar saturação e os problemas de velocidade começavam a comprometer o serviço da empresa novamente.
 
- TIM: Sem dúvida, atualmente, é a pior em qualidade nos serviços, na empresa em que trabalho, há dias que por incrível que pareça, de cada 10 chamadas que tentamos fazer, 10 não conseguimos completar, ou seja, ficamos sem comunicação. Na média, o índice de chamadas completadas fica em 50%, ou seja, de cada 10 chamadas, 5 falham por alguma razão. No acesso a internet, eu, por exemplo, já recebi 5 reembolsos somente no ano de 2013 pela falta de acesso a rede no centro de Belém. Isso mesmo, no centro da maior região metropolitana da Amazônia, não se consegue utilizar minimente as redes móveis para acessar a internet.
 
- CLARO: a pior em cobertura na região, por isso possui uma densidade de clientes baixa. O sinal da empresa é muito bom nos centros urbanos, porém na periferia destes centros e em áreas rurais, assim como em muitas estradas, onde as demais operadoras possuem sinal mínimo, a Claro costuma ficar sem sinal. A empresa precisa aumentar urgentemente a cobertura do seu serviço na região.
 
- Vivo: sem dúvida nenhum, era uma das melhores empresas em qualidade de sinal e serviço. Conversas claras e conexões sem problemas eram a tônica da empresa. A empresa possui ainda uma vantagem competitiva bem interessante em relação as outras operadoras, pois não cobra por adicional para recepção de chamada na maioria das cidades e estados onde atua em parte do norte do Brasil, Maranhão e Centro-Oeste - áreas de cobertura da antiga NBT - Norte Brasil Telecom. Contudo, nos últimos anos, a qualidade dos serviços piorou significativamente, após a migração da tecnologia TDMA para GSM e por outras questões, muitos problemas começaram a aparecer: falta de conexão com a internet, lentidão, dificuldades para completar chamadas e redução da cobertura nas estradas. 

Reclamação de usuário de Irituia, cidade localizada no Nordeste do estado do Pará. A população, de maneira geral, anda muito insatisfeita com os serviços de telefonia e tem se manifestado nas redes sociais.
 
ANATEL - A Agência Nacional de Telecomunicações ensaiou punições severas em 2012 a todas as operadoras citadas a cima, mas parece que ficou só no cenários das intenções. Após este "susto" para inglês ver, a operadoras a anunciaram bilhões e bilhões de reais em investimentos. Novas torres, centrais de atendimento, entre outros, prometiam "revolucionar" os serviços de péssima qualidade prestado pelas empresas até então. Bem, dois anos depois e após uma tímida melhoria, a qualidade dos serviços continua se deteriorando rapidamente. Há cidades no Pará, como Santarém e Marabá que às vezes passam horas e até dias inteiros com problemas nas redes. Por exemplo, ligar de Belém para Santarém em horário comercial é ficar na torcida, pois as redes estão tão congestionadas que é melhor torcer para o seu cliente poder lhe atender a noite; sem falar na cobertura, se o cliente estiver no centro da cidade, a chance é melhor; caso esteja em atrativos turísticos, como a praia de Maracanã ou Alter do Chão, esqueça, vai ser muito difícil.
 
Aproveitando o ano da Copa do Mundo, deixo o meu registro neste blog da minha completa e total insatisfação com os serviços prestados por todas as quatro operadoras de telefonia atuantes aqui na Amazônia, sem exceção, precisam melhorar seus produtos e serviços; pois as redes de telecomunicações são fundamentais para a população em geral e para os negócios em Turismo.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Belém - Miami - Belém, primeiras impressões!

Caros leitores, as primeiras impressões do novíssimo voo Belém - Miami - Belém são as melhores possíveis, o voo tem superado as expectativas de público e em breve devem ser divulgados novos números sobre esta rota. Porém como muitos viajantes estão aproveitando o novo voo, é natural que já tenhamos circulando em mídia impressa e digital diversos relatos, comentários, fotos, entre outros, sobre a operação. Então segue um resumo dos principais aspectos positivos e negativos, de forma a contribuir para a manutenção desta importante operação para o turismo amazônico:
 
Entre os aspectos positivos, destacamos:
A. O rico flight report (relato de voo) feito por um passageiro a bordo da aeronave, disponível em: http://www.uz7spotting.com.br/flight-report-de-belem-miami-nas-asas.html. As fotos, em detalhes, mostram a qualidade do serviço prestado na rota, o que tem deixado os passageiros muito satisfeitos;
B. O preço bem acessível, mas barato ou muito próximo do que é cobrado pelos voos via Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e São Paulo; claro, descontando as horas de conexão e voo adicional, o custo benefício é excelente;
C. A aeronave, novíssima, e com classe executiva, tem agradado a todos os públicos; 
D. Um dos voos mais curtos do Brasil para os Estados Unidos, pouco mais de 6h, mal da tempo de aproveitar todo o entretenimento individual disponível;
 
Entre os aspectos negativos, destacamos os relacionados aos aeroportos:
A. Como o voo retorna de madrugada de Miami, o atendimento e a falta de serviços a noite tem deixado alguns passageiros estressados em solo americano;
B. Em Belém, como já adiantamos em posts anteriores, o aeroporto já apresenta alguns sinais de saturação que esperamos que em breve sejam solucionados:
- Embarque congestionado, pois o embarque internacional é feito pelo mesmo canal domestico, o que tem gerado filas e desconforto;
- Desembarque também congestionado pela falta de funcionários para atendimento;
- Calor em alguns horários e setores do aeroporto;
- Preocupação com a pista, o que pode gerar cancelamento e uma séria de transtornos;
No link a seguir estão as impressões de outro viajante da rota:
http://blog.panrotas.com.br/panrotasemviagem/index.php/2014/02/10/de-belem-para-miami-via-tam/
 
Lembramos que estão em curso obras de melhorias no Aeroporto Internacional de Belém. Ainda este semestre deve ser inaugurado o novo canal de inspeção, com dedicação ao voos internacionais, separando os fluxos em horários de pico; além da inauguração do free shop da Aldeasa. Quanto a refrigeração, apesar do sistema ter melhorado bastante, atualmente há alguns pontos de calor no terminal que precisam ser examinados. As obras na pista principal devem ser concluídas em março.
 
No Aeroporto Internacional de Miami, devido ao reduzido número de voos, as perspectivas de mais serviços de madrugada é muito reduzida. Tradicionalmente, a maioria das operações no terminal de Miami são encerradas em parte da noite e madrugada. Porém, devido as reclamações, as locadoras devem melhorar os procedimentos para devolução de carros.
 
As melhorias devem vir em tempo para a inauguração da rota Lisboa - Manaus - Belém - Lisboa, pois aos domingos por exemplo, em caso de voos lotados, podemos ter mais de 500 passageiros internacionais movimentados em poucas horas. Certamente queremos fornecer a eles o melhor atendimento. 
A evolução profissional dos Guias de Turismo no Pará tem contribuído decisivamente para o aumento da qualidade na prestação de serviços turísticos na região. Hoje, além do guiamento, muitos profissionais se tornarem verdadeiros especialistas em logística e operação de grupos, atuando em parceria com as agências e operadoras de viagens na formatação destas operações de recepção de grupos no estado. Parte destes resultados podem ser conferidos no relato abaixo feitos pelos Guias Ângela do Mar e Levi Freire:

O guia Levi Jr. Freirecom o grupo de 45 gaúchos em frente a Basílica
de Nossa Senhora de Nazaré. Belém - Pará - Brasil.
O grupo composto por 45 gaúchos, formado por amigos das várias áreas profissionais e faixa etária entre 30 e 60 anos e que viajam pelo mundo ao menos uma vez por ano, com o escopo de conhecer a diversidade dos povos, escolheu o norte do Brasil como destino Turístico a ser visitado em 2014.

A primeira escala desta incursão à região da Amazônia é a capital do Pará, Belém, e a maior Ilha flúvio-marinha do planeta.

O grupo chegou ao aeroporto Internacional de Val de Cães no início da tarde, as senhoras vestindo uma camisa rosa e os senhores vestindo uma camisa cinza, ambas com a frase do poeta gaúcho, da cidade de Alegrete, Mario Quintana: “Viajar é mudar a roupa da Alma”!

Turistas gaúcos saboreando suco de Bacurí. Foto: Levi Freire Jr.
Em Belém e Marajó não só trocaram a roupa da alma, como também de desnudaram diante das belezas culturais, arquitetônicas, naturais e ambientais da cidade de Belém e arredores.

A primeira visita do grupo foi à ilha do Marajó onde puderam se deliciar com a viagem pelo “rio-mar” até o município de Camará, e em viagem de carro até Salvaterra e Soure, onde visitaram fazenda de búfalos, fizeram caminhada ecológica, assistiram a revoada de guarás e garças, se refrescaram nas águas da Praia da Barra Velha, e degustaram sucos regionais, como: Bacurí, cupuaçu, taperebá, etc. Durante a visita a cidade de Soure também visitaram loja de artesanato e o curtume da cidade. Na volta tiveram a oportunidade de atravessar de rabeta o rio Paracauari, entre as cidade de Soure e Salvaterra.

Em Belém, fizeram “city tour”, onde visitaram o famoso mercado do Ver-o-peso, na companhia de uma das figuras caricatas da feira o “Mr. Bacalhau”. Conheceram as frutas, as farinhas, os peixes, a pajelança de origem indígena, o povo, além de visitar o imponente mercado de ferro. Seguiram caminhando até o centro histórico, o complexo feliz Lusitânia, na companhia dos policiais militares da CIPtur, batalhão de Turismo da policia Militar.

Com tantas atrações turísticas pelo caminho, o tempo passa e a fome começa apertar e adivinhem o que termos para o almoço? Churrasco na Boi D’ouro, só faltou o chimarrão.
 
Turistas gaúchos na feira do Ver-o-Peso. Foto: Levi Freire Jr.
Após o almoço, nada de paradinha para descanso, é preciso conhecer mais da “cidade cabocla, morena”, é hora de conhecer as “pedras” preciosas do polo joalheiro e suas histórias que mostram uma Belém de ontem e de hoje. Católicos e não católicos fizeram questão de conhecer a o Santuário de nossa senhora de Nazaré, onde posaram para uma foto de grupo. O dia de visita da “Belém cultural” termina com o show de folclore: músicas e danças regionais, como o carimbo o lundu e a marujada. Para brindar o dia um lindo cair da chuva, acompanhado de um perfeito por do sol.
Grupo participando em danças regionais durantes o passeio 
de barco. Foto: Levi Freire Jr.

 
Grupo na Ilha dos Papagaios. Foto: Levi Freire Jr.
Após conhecer a Belém cultural é hora de viver a Belém ecológica que mantém em plena metrópole vários “Oasis” da floresta amazônica. O dia começa cedo, e as 4h30min. da madrugada, já estão todos em embarcação regional com destino a Ilha dos Papagaios, para contemplar dois grande espetáculos a revoada de papagaios e o nascer do sol sobre as águas da Baía do Guajará. 

O passeio tem que continuar, próximas paradas os parques ambientais: Museu paraense Emilio Goeldi, Mangal das Garças e bosque Rodrigues Alves. No museu foi possível conhecer e entender um pouco mais da fauna, flora e antropologia amazonida; no Mangal das Garças o Farol de Belém, o borboletário e a beleza que insiste em aportar na vista dos turistas e residentes; no Bosque Rodrigues Alves atual Jardim botânico, além da beleza local a surpresa foi uma torrencial chuva que lavou a alma de todos, aquela mesma, que Mario Quintana insiste em dizer que é necessária mudar!

Foram dias intensos, poucos, mas intensos, que ficaram eternizados nas mais doces memórias dos guias Levi Freire Jr e Angela do Mar.
Fotos: Levi Freire Jr., Google Images

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Resultados do TMS Algarve no CGBTUR 2014

Dando continuidade as ações dentro do âmbito do Artigo A Legalidade do Guia de Turismo e Sua Importância na Atividade Econômica: Implicações para o Consumidor, Efeitos Jurídicos e Sociais, apresentado durante o TMS Algarve 2013, em Olhão, Portugal, o Mestre em Turismo e Guia de Turismo Fabio Romero e o Bacharel em Direito e Guia de Turismo Levi Freire Jr apresentarão ao público nacional as conquistas obtidas a partir das discussões levantadas no artigo durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Guias de Turismo em  Goiânia, Goiás, Brasil. A produção científica da Amazônia ganhando espaço também em âmbito nacional.
Cartaz do evento a ser realizado em Goiânia no período de 26 a 30 de março de 2014.
A edição onde esta publicada nosso artigo.
 
Agradecemos novamente as empresas públicas e privadas apoiadoras deste projeto: 












 

Chuva gostosa na tarde de Belém!

A chuva entre as mangueiras da Praça da República no centro de Belém é ainda mais admirável... benvindos ao inverno amazônico...
 
Foto tirada na última quinta-feira, foi uma rápida (e intensa) pancada... estava preso no engarrafamento a caminho do trabalho, admirando a beleza das longas e fortes gotas escorrendo por todos os lados, inundando o ar de umidade e passando uma incrível sensação de frescor, de pureza... cheguei mais leve, com a roupa levemente molhada, pronto para mais um dia de trabalho... ainda olhando pela janela me veio um último pensamento, bem que eu poderia estar tomando banho nesta chuva... hehehe...

Novo Aeroporto de Macapá, ainda na espera!

Caros leitores, em tempos de maior fiscalização social e transparência pública, é com muita tristeza que publico as fotos a seguir, pois em 06/12/2014, ou seja, no fim deste ano, as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Macapá irão completar 10 anos. Era para estarmos comemorando, afinal, se tivesse funcionando, o novo terminal estaria dando um tratamento mais digno aos viajantes e moradores do Amapá.
 
Neste meio tempo, ganhamos o direto de receber um dos maiores eventos mundiais, a Copa do Mundo, onde já se gastou mais de 8 bilhões de reais somente em estádios e uma parte da população deste país continua esquecida; sem falar nos milhões gastos e sendo perdidos sob o sol e chuvas da Amazônia.
Placa de 2004 anunciando as obras em Macapá.
 
Dez anos depois, apenas o esqueleto do então "Novo" Aeroporto de Macapá restaram sob os céus da Amazônia.
 
Fotos: Fabio Romero

"Tudo Azul" em Belém

Segue o registro feito pela colaborador do Blog UZ7Spotting, César Cardoso, da passagem do ATR Tudo Azul da Azul Linhas Aéreas por Belém na última quarta-feira, dia 12/02/14. A belíssima aeronave ostenta uma pintura em diversos tons de Azul, fazendo alusão ao programa de fidelidade da companhia, o Tudo Azul.
Foto: César Cardoso, via UZ7Spotting.

Belém - Nova Iorque, quase direto!

Vamos recordar uma época que a Amazônia era conectada diretamente com o Caribe e Nova Iorque. Isso mesmo, Belém já teve voos sem conexão para estas regiões. Os voos era operados pela companhia aérea Varig na década de 1960. Recentemente, a empresa foi incorporada pela Gol Linhas Aéreas.
A rota começava em Porto Alegre e terminava em Nova Iorque. No sentindo Belém - Nova Iorque, o voo fazia escala em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago; e Ciudad Trujillo, o nome antigo de Santo Domingo, capital da República Dominicana. Aos poucos, Belém vem retomando suas conexões internacionais, neste sentido a história mostra que é uma vocação antiga. Segue o mapa de rotas da Varig em 1960:
 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Melhorias na pista principal do Aeroporto de Belém

A Infraero publicou nesta terça-feira (11/2), no Diário Oficial da União (DOU), edital de licitação para execução de ranhuras (utilizando técnica de grooving) no pavimento da pista de maior extensão – 2.800 metros – do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA). A abertura do pregão eletrônico está marcada para o dia 21/2, pelo critério do menor preço global. O investimento previsto é de cerca de R$ 867 mil.
 
Os serviços serão executados em 400 metros da pista, em local de frenagem das aeronaves, e têm como objetivo melhorar o escoamento de água da pista e reforçar a segurança das operações. A empresa vencedora da licitação terá até 30 dias para concluir os trabalhos, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço, documento que autoriza o início das obras.
 
Destacamos que os trabalhos realizados no final de 2013 não contemplavam a instalação de ranhuras com técnicas de grooving e tinham como objetivo a revitalização da pista do aeroporto com ações de recapeamento parcial (troca de asfalto no cruzamento das pistas), revitalização do pavimento, restauração e execução da nova sinalização horizontal (pintura) da pista. Essas obras tiveram investimento de R$ 4,6 milhões. 
 
Além da pista principal, o Aeroporto Internacional de Belém conta com pista auxiliar de 1.800 metros. que está homologada para receber pousos e decolagens. A pista está operacional e pode receber pousos e decolagens sem restrições, mesmo em dias de chuva forte.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero
 
Comentários: Uma rápida resposta aos problemas em Val de Cans. Esperamos que as obras transcorram da melhor maneira possível, afinal o período da obra é crítico, por ser inverno e no mês de março que tradicionalmente é um dos mais chuvosos. Uma pena a pista 2 não ter sido comtemplada, esperamos que em breve ela seja também foco de atenção.

Sistema ELO no Aeroporto de Palmas

A Infraero, valorizando a tecnologia produzida no Brasil, inaugurou um sistema de embarque coberto no Aeroporto de Palmas (TO) chamado ELO. O equipamento, produzido por uma empresa gaúcha, funciona como se fosse um finger tradicional, porém é adaptado para ficar no chão, conectando o terminal a aeronave. Um dos diferenciais do sistema é se adaptar as condições de muitos aeroportos brasileiros que possuem o processo de embarque e desembarque no piso térreo.
 
A tecnologia é adequada a aeronaves como o Boeing 737-800 e o Airbus 320, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos. O Aeroporto de Palmas receberá três equipamentos, com investimento de R$ 1,8 milhão em cada.

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ELO em funcionamento em Palmas.

O ELO em outros aeroportos
O planejamento da Infraero estima que o sistema seja implantado em outros aeroportos da Rede, como Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR) e João Pessoa (PB). Até 2015, a meta é que ao menos 30 terminais administrados pela empresa sejam contemplados com a estrutura.

Diferenciais do ELO no embarque e desembarque
O ELO é uma solução que enfatiza a versatilidade, uma vez que os conectores podem ser adaptados às diferentes realidades dos aeroportos. Como as estruturas são móveis e de instalação rápida, elas permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.

Além da ligação direta entre o terminal de passageiros e a aeronave, foi desenvolvida uma solução para atender ao embarque remoto (sem a ponte de embarque). Nessa variação, uma versão em forma de L será instalada no pátio, o ônibus para na extremidade do conector e passageiro embarca ou desembarca da aeronave. O projeto ELO ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.
Sistema ELO entra em operação no Aeroporto de Palmas/TO
 
Talvez com o tempo possam melhorar o design do equipamento, ele parece ainda muito bruto, apesar de funcional.

Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa – Infraero e Revista Flap, com edição de Fabio Romero.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Cantinho de Belém, Palácio Lauro Sodré!

O Palácio Lauro Sodré foi construído com um intuito muito nobre, na época, para receber a Família Real Portuguesa. A edificação construída a mando de Marques de Pombal no século XIII foi pensada para abrigar uma possível vinda da realeza portuguesa ao Brasil, o que de fato ocorreu em 1808, contudo a primeira opção foi por Salvador e, em seguida, o Rio de Janeiro. O local já abrigou a sede de Governo da Província do Grão Pará e até recentemente, meados da década de 1990, abrigada  a sede do Governo do Estado do Pará. Atualmente, abriga o Museu Histórico do Estado do Pará, com uma rica exposição de peças, quadros e móveis da época da Bélle Époque, o Período da Borracha. Vale a pena conferir:
Entrada principal do Palácio, ricamente adornado.

Detalhe do Brasão do Pará ao lado da escada principal.

Gradis que remontam ao Art Noveau.
 
Fotos: Guia de Turismo Fabio Romero.