Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 29 de dezembro de 2013

Cruzeiros: Happap-Lloydm amplia investimentos

Empresa de cruzeiro alemã estuda roteiro com transbordo e pernoite em Belém
Ms Hanseatic em passagem pelos rios da Amazônia.
Foto: Divulgação
Com o objetivo de ampliar a atuação da empresa alemã Happag-Lloydm na Amazônia, Marian Hilbrich veio ao Pará conhecer os equipamentos e produtos turísticos de Belém e do Marajó. Ela pretende elaborar um roteiro que inclua transbordo e pernoite em Belém, e já analisa a possibilidade de ancoragem na Ilha do Marajó.

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, recebeu a empresária alemã responsável por navios como Ms Hanseatic e Ms Bremen que já fazem passagens regulares por Belém e Santarém, em um almoço no Manjar das Garças, nesta terça-feira, 10. Ali ela teve a oportunidade de conhecer as instalações do Mangal das Garças e do restaurante.

O almoço contou ainda com a presença do empresário João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, que ressaltou a importância dessa iniciativa para o empresariado e para o mercado turístico local. “A permanência desses turistas em Belém movimenta toda a cadeia produtiva do turismo. São quase 1000 turistas que se hospedarão em nossos hotéis, visitarão nossos restaurantes e pontos turísticos”, disse.

Marian Hilbrich em conversa com o empresário João Ribeiro
declarou estar animada com o cenário de Belém
Foto: Thiago Figueira
 João Ribeiro comentou ainda sobre o roteiro de Marian Hilbrich que inclui pontos turísticos como Estação das Docas, Feira do Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro, Museu Emilio Goeldi, Ilha de Mosqueiro e visita a hotéis e restaurantes de Belém e Marajó. "Além disso, Mirian manifestou o desejo de conhecer o pólo de produção ceramista de Icoaraci", disse ele.

Para Marcelo Mendes, a ampliação das atividades da empresa alemã é o resultado do trabalho conjunto de divulgação e estruturação do destino aliados “à atuação habilidosa dos empresários paraenses que se aparelham e se qualificam para receber demandas deste porte”.

Marcelo disse ainda que vislumbra novos horizontes para o turismo no Pará e que a ampliação das atividades da Happag-Lloydm é um marco para o mercado turístico. “Os cruzeiros atraem um público diferenciado, mais exigente e que deixam mais recursos financeiros por onde passam. O aumento da permanência desses turistas aqui no Pará significa a multiplicação do capital estrangeiro injetado na economia do Estado e maior projeção dos nossos produtos”.
O Almoço no Manjar das Garças teve um clima descontraído e
contou com a presença de Jaceueline Alves , Marcelo Mendes,
 Ariane Mathne, Marian Hilbrich e João Ribeiro.
Foto: Thiago Figueira
Por ano, Belém recebe em torno de 20 mil turistas náuticos de países como França, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Japão. A implementação do novo roteiro constitui uma mudança significativa no comportamento do público deste segmento. A expectativa é de aumento do fluxo de turistas internacionais ao logo do ano e pode resultar em maior ocupação hoteleira e do uso dos equipamentos turísticos, além da possibilidade de abertura de novos postos de trabalho.

Texto: Thiago Figueira - GEC/Paratur

TAP investe na América Latina

Aviação , Fernando Pinto, presidente da Tap, e o vice-presidente executivo, Luiz da Gama Mór, autores do projeto de expansão internacional da Tap

Fernando Pinto, presidente da Tap, e o vice-presidente executivo, Luiz da Gama Mór, autores do projeto de expansão internacional da Tap
 
(Notícia em parceria com o PRESSTUR, de Portugal)

A Tap, que para 2014 já anunciou um reforço da presença no Brasil, com a chegada ao Norte (Manaus e Belém), acaba de anunciar, em Lisboa, que suas asas se estenderão também para a América de língua espanhola, com uma rota Lisboa-Bogotá-Panamá. Mas no total, em 2014 a Tap terá dez novos destinos e por isso também anunciou voos para São Petersburgo, Talin, Gotemburgo, Belgrado e Hannover, e também Nantes, na França.

O anúncio foi feito pelo CEO da companhia, Fernando Pinto, em mensagem divulgada através do seu canal no You Tube (www.youtube.com/tap). Fontes da aviação disseram ao PressTur, parceiro da PANROTAS em Portugal, que a chegada a Bogotá era esperada assim que a Tap reforçasse a frota de longo curso, o que vai acontecer em 2014 com a entrada de dois Airbus A330.

A Tap tem na Colômbia um dos pretendentes no processo de privatização, Germán Efromvich, mas o que mais conta é a expansão da atividade de empresas portuguesas no País, a época de expansão econômica por que passa, a sua atratividade como destino turístico e, também, o fato de a Avianca ser membro da Star Alliance, para onde entrou a 22 de junho de 2012.

Essa parceria facilita à Tap distribuir tráfego a partir de Bogotá para outros destinos na Colômbia e países vizinhos. Situação semelhante verifica-se com a rota da Cidade do Panamá, pois também a Copa Airlines é membro desde o ano passado da Star Alliance. A Tap entra, assim, em território tradicionalmente da Iberia, que está em reestruturação, o que salientam alguns analistas, é a aposta da companhia em reforçar a sua preponderância nas ligações entre a América Latina e a Europa, sendo certo que já é a maior companhia em ligações do Brasil com o continente europeu. As apostas que a Tap vai fazer para 2014 evidenciam investimentos em mercados que estão com desempenhos fortes, como França, Alemanha e Escandinávia, bem como ampliar além dos tradicionais emissores para Portugal, com os voos para Belgrado, Talin e São Petersburgo, que é a segunda cidade da Rússia para onde terá voos diretos de Lisboa.

O início destas seis novas rotas na Europa é propiciado pelo reforço da sua frota de médio curso com quatro aviões, os quais, de acordo com as fontes do PressTur, vão permitir ainda aumentar frequências de voos em algumas das rotas já existentes e que estão com elevadas taxas de ocupação.
 
Fonte: Panrotas
 
Comentários: As novas rotas da TAP na América Latina evidenciam uma estratégia de média e longo prazos, pontencializando rotas e mercados ainda pouco explorados por companhias europeias, exceto a Iberia que já voa para todos estes países. Contudo as novas ligações reforçam a conectividade da extensa rede da companhia portuguesa, vislumbrando para o futuro um grande potencial de viagens, possibilitando aos viajantes entrarem por um país e sair pelo outro sem custos muito elevados nos bilhetes.    

Mais um cidade com City Tour "Sightseeing"

A cidade do Recife acaba de ganhar um tour regular do tipo hop-on, hop-off, aquele feito em ônibus tipo double deck adaptados para serviços turísticos. O produto já existe em diversas cidades do mundo, no Brasil, as tentativas são recentes. A cidade pioneira foi Curitiba, depois Gramado-Canela e mais recentemente Brasília. Assim como no Rio Grande do Sul, o produto/serviço pernambucano será integrado, pois o roteiro será dividido entre os municípios do Recife e Olinda:
 
Destinos , A linha será operada com ônibus double deck (foto: divulgação)
A linha será operada com ônibus double deck (foto: divulgação)
 
As secretarias de Turismo de Pernambuco, Recife e Olinda assinam hoje o Termo de Compromisso para Assinatura do Convênio da linha de turismo Recife-Olinda Tour. Pelo documento, os três órgãos se responsabilizam pela implantação e fiscalização da linha turística que percorrerá os principais atrativos turísticos das duas cidades com ônibus.

A linha, resultado de um trabalho de dois anos de pesquisa, funcionará diariamente, percorrendo um trajeto de 43,8 quilômetros em duas horas e meia, com saídas a cada 30 minutos do parque Dona Lindu, na capital pernambucana, até a Igreja do Carmo, no sítio histórico de Olinda. As 24 paradas que o ônibus fará terão integração com as ciclofaixas e as futuras estações do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe.

TRANSPORTE INCLUSIVO
O serviço será oferecido por seis ônibus double deck com capota retrátil, plataforma de acessibilidade para cadeirante e compartimento para bicicletas. O andar inferior, com capacidade para 17 pessoas, será climatizado e oferecerá assentos para gestantes, obesos e idosos. O andar superior comportará 57 pessoas. Além do sistema de áudio em português, inglês e espanhol, os passageiros contarão com um guia trilíngue em cada ônibus e uma audiodescrição, destinada às pessoas cegas ou com baixa visão.

Os bilhetes, que custarão em média R$ 45, poderão ser usados em um único dia e serão vendidos pela internet, nos hotéis, shoppings, aeroporto, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Terminal Marítimo de Passageiros, agências de viagens, no próprio ônibus e em quiosques a serem criados especificamente para este fim.

“Após conhecermos as experiências no Brasil e no Exterior, fizemos uma pesquisa com turistas e moradores do Recife e de Olinda para aferirmos o grau de interesse deste serviço. Mais de 88% dos entrevistados demonstraram favoráveis à linha de turismo”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. “Esta mesma pesquisa apontou os atrativos turísticos mais procurados e a partir dela fizemos o roteiro”, acrescenta Feitosa.

FICHA TÉCNICA DA LINHA
Extensão: 43,8 quilômetros
Duração: 2h30, aproximadamente
Frota: seis veículos com capacidade para 74 pessoas cada um
Horários: primeira viagem às 9h e a última, às 18h
Intervalo da Linha: 30 minutos.

Paradas:
1 – Parque Dona Lindu
2 – Pracinha de Boa Viagem
3 – Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)
4 – Avenida Boa Viagem (próximo ao 2º Jardim)
5 – Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)
6 – Marco Zero
7 – Novo Terminal Marítimo
8 – Forte do Brum
9 – Palácio do Campo das Princesas
10 – Ginásio Pernambucano
11 – Shopping Tacaruna (avenida Agamenon Magalhães)
12 – Fortim do Queijo
13 – Orla de Olinda (próximo à rua Dr. Pedro de Assis Rocha)
14 – Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à praça Duque de Caxias)
15 – Praça do Carmo (rua Justiniano Gonçalves)
16 –Mercado Eufrásio Barbosa
17 – Centro de Convenções de Pernambuco (avenida Agamenon Magalhães)
18 – Shopping Tacaruna (praça General Carlos Pinto)
19 – Parque 13 de Maio (em frente à faculdade de Direito)
20 – Casa da Cultura
21 – Forte das Cinco Pontas
22 – Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)
23 – Avenida Domingos Ferreira (próximo à rua Jack Ayres)
24 – Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao restaurante Ponteio).

Fonte: Panrotas

Regulamentação da Atividade Turística

Interessante esta política pública implementada pela Secretaria de Turismo de Cairu, onde fica um dos mais concorridos destinos turísticos do litoral nordestino, Morro de São Paulo. A Setur local criou um uma espécie de passaporte para acesso a todos os passeios turísticos na localidade. Este tipo de política é recente, pois geralmente o poder público estimula a criação de produtos e a organização na atividade e não realiza em si este processo, cujo papel seria empresarial. Observem abaixo:  

Os turistas de Morro de São Paulo, no município de Cairu (BA), poderão contar com o Passaporte Tinharé – um voucher eletrônico único e obrigatório para acesso aos passeios turísticos. Entre as atividades que passam a utilizar o cartão estão o tour Volta à ilha e o passeio a Gamboa. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, que instituiu o voucher sob a lei 420/2014, o objetivo é sistematizar os passeios, além de criar mecanismos para fiscalização e controle dos serviços oferecidos. “A atividade turística no município é fundamental para a economia da região. Temos que tratar bem nossos turistas, daí a importância de regulamentar e manter os serviços com alto padrão de qualidade”, explica o secretário de Turismo de Cairu, Bruno Wendling.

“Os donos de barcos, as agências de viagens, assim como os vendedores de passeios turísticos que praticarem fraude, simulação ou qualquer meio para baixar os valores lançados serão responsabilizados e punidos”, completa o secretário.

A suspensão das atividades será aplicada quando os agentes e operadores não estiverem obedecendo às disposições legais. Já a interdição acontecerá quando a atividade estiver funcionando sem a devida autorização, ou em desacordo com a lei. Com a mudança estabelecida pelo voucher único, apenas as agências de viagens podem comercializar os passeios.

O DESTINO
O balneário possui 180 meios de hospedagem com um total dez mil leitos, 120 bares e restaurantes, 18 agências de turismo, 250 embarcações para transporte local e 110 embarcações de passeios turísticos. A expectativa para o verão deste ano é que aproximadamente 40 mil turistas passem na ilha.

Fonte: Panrotas

Belem - Imperatriz direto!

A Azul Linhas Aéreas continua investindo fortemente no mercado paraense e aproveitando a alta demanda existente nas rotas ligando as capitais ao interior do país, acaba de lançar mais uma rota direta a partir do Aeroporto Internacional de Belém: Belém - Imperatriz - Belo Horizonte (Confins). Desta forma, esta importante cidade do interior maranhense (Imperatriz), as margens da rodovia BR 010 ou Belém Brasília, passa a ter uma ligação direta com a capital paraense. Segue os voos, efetivos a partir de março de 2014:

A partir de 11/03/2014
AD 5034 CNF 20:30 IMP 23:00 23:30 BEL 00:35+1 - E195 - Domingo à Sexta
AD 5035 BEL 06:28 IMP 07:35 08:05 CNF 10:43 - E195 - Segunda à Sábado

Os voos serão feitos com o Embraer 190. Foto: UZ7 Spotting, Rafael Magalhaes.

Aeroporto de Belém com novas opções de alimentação!

O Aeroporto Internacional de Belém ganhou em 2013 mais uma opção de alimentação, as vending machines ou máquinas de alimentação. São totens de auto serviço com várias opções de menus rápidos, de bebidas frias e quentes a pequenos lanches. Desta forma o aeroporto ganha em variedade e potencializa o atendimento a diversos públicos que utilizam o terminal.
Máquina de venda próximo ao desembarque D. Em Belém, turista não fica com sede ao desembarcar, ainda mais no nosso calor tipicamente amazônico.

Detalhe da máquina com bebidas frias e snacks.

Reciprocidade turística....

Na linha de reciprocidade diplomática e como forma de arrecadar recursos externos, o governo venezuelano está exigindo um seguro de viagem de todos os viajantes que ingressem no país. A cobertura mínima exigida é de US$ 30.000,00 mil dólares para gastos médicos e US$ 1.000,00 dólares para problemas com bagagem. Segue o comunicado: 

Turismo, foco de tributação!

O crescimento da atividade turística no Brasil e sobretudo das viagens internacionais de brasileiros tem chamado a atenção do Governo Federal, não no sentido de receber mais investimentos e incentivos, mas no sentido tributário. Para "igualar" os meios de pagamento, em vez de reduzir as taxas de IOF (Imposto sobre Operação Financeiras) sobre os cartões de crédito, o governo aumentou as taxas de cartões de débito, cheques de viagem e cartões pré-pagos. Nem durante as férias e o lazer os brasileiros estão livres de impostos e taxas. A medida é válida a partir de 28/12/13, com isso, a alíquota sobe dos atuais 0,38% para 6,38% .De acordo com a Fazenda, o governo vai arrecadar R$ 552 milhões a mais por ano com a elevação do IOF.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

3 milhões de vistantes em atrações de Belém

Cerca de três milhões de pessoas passaram pelos espaços administrados pela Organização Social Pará 2000 – Estação das Docas, Hangar e Mangal das Garças - durante o ano de 2013. O quantitativo, que chega a ser maior que a própria população de Belém, revela que os aparelhos turísticos da OS ajudam a fomentar o turismo e a cultura no Pará e que são alguns dos lugares preferidos por quem visita a capital do Estado.
 
A Estação das Docas, além de ser o maior complexo turístico e gastronômico da Amazônia, ainda oferece programações culturais a seus visitantes. Sejam eles crianças, adultos ou idosos, todos têm opções de lazer no local. Em 2013, foram mais de 1.572 atividades culturais – entre elas, destacam-se os projetos Pôr-do-Som, Pôr-do-Sol, Música no Ar e Música na Orla. A divulgação cultural, através da música popular paraense e do teatro infantil são os principais objetivos das atividades.
 
Neste ano de 2013, a Estação das Docas recebeu mais de um milhão e trezentos mil visitantes. Outros projetos responsáveis pela atração de público ao complexo turístico foram o Cine Estação – cinema alternativo da cidade –, os shows gratuitos no Anfiteatro São Pedro Nolasco e as exposições de artistas da região.
 
Fonte: Turismo Paraense.
 
Comentários: O sucesso das atrações são incontestáveis, viraram referência para quem visita a cidade de Belém e também passaram a compor novos produtos turísticos da capital. A inauguração do Mangal das Garças, ao lado de atrações já consolidadas - Bosque Rodriguez Alves e Museu Paraense Emílio Goeldi, fizeram surgir roteiros como "Amazônia Urbana" da Enjoy Tours, "Parques" da Valeverde Turismo e Mururé Turismo. Em 2014, provavelmente, vão superar os 4 milhões e visitantes.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Manaus ganha voo para Margarita

Manaus ganha nesta quinta (19) uma nova rota de voo internacional. O trecho Manaus-Margarita será inaugurado às 13h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em cerimônia com a presença de autoridades brasileiras e venezuelanas.
O voo começa a operar já na próxima semana, no dia 26. Ele será oferecido todas as quintas-feiras. O deslocamento entre Manaus e Margarita tem 2 250 quilômetros e dura cerca de três horas de avião.
Uma aeronave da estatal venezuelana Conviasa pousará no Eduardo Gomes para ser utilizada na cerimônia. Os vôos, porém, não devem ser exclusividade da empresa. Neste primeiro momento, a rota Manaus-Margarita será operada por voos na modalidade charter (aeronaves fora de operação regular). Dependendo da demanda, o plano é transformar a rota em voo comercial a partir de fevereiro de 2014. “Este assunto começou a ser tratado em 2008, ainda com o presidente Hugo Chávez e foi retomado nos últimos anos entre Dilma e Maduro. Os brasileiros do Norte do país sempre procuram bastante as praias venezuelanas. E eles também vem muito para cá fazer turismo na Amazônia. O voo direto será uma oportunidade única para consolidar nossos laços turísticos, comerciais e culturais”, destacou o cônsul geral da Venezuela em Manaus, Faustino Torella.
Segundo o cônsul, o preço do trecho ainda não estava definido até ontem, pois ainda era discutido pelas operadoras. De acordo com a diretora de emissivos da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas (Abav) e proprietária da Paradise Turismo, Cláudia Mendonça, a rota Manaus-Margarita-Manaus deve custar em torno dos US$ 600 (R$ 1.400), caso as empresas mantenham o padrão do que geralmente é cobrado. “Vejo esta nova rota com bons olhos. O voo começará como charter, mas logo se tornará regular. A demanda para Margarita é muito boa”, argumentou Cláudia.
 
Cerimonial
O voo da Conviasa chega ao Eduardo Gomes às 13h30. Os Ministros do Turismo do Brasil, Gastão Vieira e da Venezuela, Andres Izarra estarão presentes no local. Além deles, a comitiva venezuelana terá o presidente da Conviasa, Luis Graterol e outros diretores da companhia aérea. Às 15h30, um voo com destino a cidade de Porlamar, que fica na Ilha de Margarita, decola da pista do Eduardo Gomes.
 
Fonte: Contato Radar

domingo, 8 de dezembro de 2013

747-400 em Belém!

Caros leitores e apaixonados por aviação, já tínhamos recebido este ano a maior aeronave comercial em operação no Brasil, o Boeing 777-300 da TAM. Poucas semanas depois, recebemos uma das maiores aeronaves cargueiras em operação no mundo, o 747-400F da Atlas Air, que é uma versão de carga do jumbo da Boieng. Segue os registros feitos pela equipe do blog UZ7. Parabéns a equipe do UZ7:
A aeronave na aproximação.

Na hora do pouso.

Próximo ao terminal de passageiros. Olhem a quantidade de equipamentos para tirar carga da aeronave.

A aeronave, procedente de Miami, seguiu para Santiago do Chile.

Diretoria da Tap no Pará!

Os executivos representaram os 15 países europeus emissores de turistas ao Brasil via TAP Foto: Thiago Figueira - Patatur
Os executivos representaram os 15 países europeus emissores de turistas ao Brasil via TAP
Foto: Thiago Figueira - Patatur
 
Belém e o Marajó foram as duas regiões turísticas paraenses visitadas pelos 15 dirigentes da TAP que estiveram em visita ao Pará do último dia 21, quando foram recebidos no aeroporto pelo Grupo Tribos Ballet Teatro, com um ritual indígena de boas vindas, até este domingo, dia 24. Todos ligados à área comercial, de comunicação e marketing da TAP, o grupo representou 15 países europeus. O primeiro compromisso do grupo a capital paraense, onde foram recebidos pela equipe da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), foi a visitação a uma coleção de muiraquitãs do acervo do Estado, em exposição no Museu de Arte Sacra, aonde foram homenageados com uma apresentação de música de câmara da Fundação Carlos Gomes e recebidos em um jantar típico paraense no Boteco das 11 Janelas, cartão postal de Belém ligado ao Complexo Feliz Lusitânia, espaços turísticos cuja arquitetura e acervo reconta o elo histórico colonial entre o Pará e Portugal.
Os portugueses, na Igreja de Santo Alexandre assistiram apresentação de uma orquestra da Fundação Carlos Gomes Foto: Thiago Figueira - Patatur Na manhã de sexta-feira, dia 22, Mário de Carvalho, diretor Geral da TAP para a América Latina apresentou em um hotel de Belém ao trade e à imprensa as vantagens da chegada da TAP ao Pará. Segundo ele, a TAP tem hoje vôos com saídas de 12 cidades do Brasil, sendo pioneira nessa ligação entre a Europa e o Brasil e a partir de junho de 2014 a TAP ligará Manaus e Belém a Lisboa em conexões para mais 49 destinos em toda a Europa, motivo da visita ao Pará dos executivos da TAP em Portugal, Rússia, Escandinávia, Itália e Grécia, Reino Unido, Suíça e Liechtenstein, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, Alemanha, Áustria e Brasil (São Paulo).

Mário Carvalho informou que vão ser três frequências de vôos semanais ligando Belém à Lisboa a partir da primeira semana de junho do próximo ano, com saídas às terças, sextas-feiras e aos domingos. A aeronave modelo Airbus A330, com velocidade de cruzeiro de 920 km/h e capacidade para 259 passageiros, sai de Lisboa às 9h30, chega a Manaus às 13h40 e a Belém às 17h40, partindo de Belém às 19h10 com destino a Lisboa, onde chega às 6h45 da manhã do dia seguinte (hora local). Mário explicou que haverá, no próximo ano, novos investimentos da TAP no Brasil, onde com a entrada de Belém e Manaus como estratégia de incluir a Amazônia e a Região Norte em sua área de cobertura, as rotas passam a incluir 82 frequências semanais entre as 12 cidades brasileiras e a Europa, um incremento de oito vôos em relação à oferta atual e na freqüência de 250% nos últimos 13 anos.

De acordo com os números da companhia, foram transportados 1,6 milhão de passageiros para o Brasil em 2013, sendo os principais países emissores Portugal (com 13%), Itália (6%) e França (4%). “Lisboa e Porto estão em posições geográficas estratégicas, já que a partir destas cidades é possível ligar-se rapidamente a outros 55 pontos de Europa, através de rápidas conexões”, contou Carvalho.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que coordenou as ações de receptivo da comitiva da TAP juntamente com Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo do Pará, explica que a confirmação dos vôos da TAP a partir de Belém significa um imensurável fortalecimento do setor de receptivo turístico no Pará e exige fortes estratégias de promoção do Pará, divulgação e marketing do destino Pará no mercado europeu, com operadores de viagem, e a participação em feiras internacionais de turismo.
“Nossa primeira estratégia será a participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece de 12 a 16 de março em Lisboa. Levaremos nossa grade de produtos priorizando os segmentos mais atrativos ao mercado europeu, que são a cultura e natureza, ressaltando também os demais segmentos de sol e praia, eventos e negócios. Temos cerca de sete meses até o início da operação da TAP em Belém e com esta passagem dos representantes comerciais, de comunicação, marketing e outros certamente reforçaremos nossas estratégias”, anuncia Marcelo que na tarde deste domingo recebeu os executivos da TAP no Hangar do Estado, quando retornavam do Marajó.

BCVB Belém,  Abav-Pa, ABIH, Paratur, Setur, Belemtur,  juntam forças para receber as demandas de fluxo da TAP ao Pará Foto:  Fábio Costa - Agência Pará
BCVB Belém, Abav-Pa, ABIH, Paratur, Setur, Belemtur,
juntam forças para receber as demandas de fluxo da TAP ao Pará
Foto: Fábio Costa - Agência Pará

Europeus buscam os encantos do Pará por ser a Obra-Prima da Amazônia
Como estratégias de convencimento dos diretores da TAP de que o Pará é o destino turístico prioritário na Amazônia, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ofereceu do dia 21 ao dia 24 deste mês aos representantes dos 15 países europeus sedes da companhia mostras da música, passando pelo carimbó de raiz, lundu, música clássica entre outros que expressam a sintonia perfeita entre as culturas indígenas, europeias e africanas, refletida também na gastronomia, considerada a mais genuína do Brasil por grandes chefes, inclusive da Europa. As demonstrações aconteceram ao longo dos city tour, river tour e experiências vivenciadas por eles em Belém e Marajó.
O primeiro contato dos visitantes foi com os equipamentos que formam o Complexo Feliz Lusitânia, em especial o Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre) e a Casa das 11 Janelas, ainda na noite de sua chegada a Belém. Na tarde de 22, sexta-feira, a comitiva teve seus primeiros contatos com a natureza amazônica paraense, no parque naturalístico Mangal das Garças e se surpreendeu.
“O espaço é maravilhoso, e todos precisam conhecer. Com este novo voo, o Mangal estará a apenas sete horas de distância de Portugal. Estou feliz com essa nova linha, que será muito positiva para todos”. Elogiou o diretor da TAP na Alemanha, Carlos Lourenço, que se encantou também com a riqueza da gastronomia de Belém, degustada no Manjar das Garças. O executivo também apreciou a produção de jóias e artesanatos desenvolvida no Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro do Pará), o passeio fluvial pela baía do Guajará e rio Guamá com apresentação de grupo de carimbo e especialmente o jantar tico na Estação das Docas, principal complexo turístico e de lazer da capital paraense, inaugurado pelo Governo do Estado em 2000.
Mas a comitiva também foi surpreendida com um retorno à própria história, ao conhecer um pouco sobre a chegada dos portugueses em Belém no ano de 1616. Os fatos foram narrados pelo guia de turismo Eliziário Coelho Lalo, na manhã de sábado, 23, no Complexo Ver-o-Peso, onde foram recebidos pelos feirantes dos setores de ervas, frutos, salgados, importados e dos mercados de Carne e de Peixe, que além da variedade dos produtos que oferecem recontam a história da conquista da Amazônia a partir da sua rique arquitetura.
“Belém é uma cidade completa. Aqui encontramos um pouco de tudo o que um turista busca, seja natureza, infraestrutura, gastronomia e uma receptividade única do povo daqui”. Elogiou Albertina Martins, representante de marketing, produtos e negócios da TAP. Ela afirma que ao comparar Manaus com Belém não resta dúvidas de que os turistas encontrarão mais produtos e atrativos no Pará.
“Ficamos muito felizes com a visita e com a notícia de que vamos receber mais turistas, agora da Europa. Vão ser todos bem vindos”. Comemorou a vendedora de ervas Irene Cheirosinha, 60 anos de idade, e que desde os 15 trabalha no Ver-o-Peso, assim como a irmã, Bethe Cheirosinha.
João Candeias - Diretor Geral da TAP para Rússia vestiu a camisa do Pará  aproveitou para tocar curimbó. Foto: Benigna Soares - Paratur
João Candeias - Diretor Geral da TAP para Rússia
vestiu a camisa do Pará aproveitou para tocar curimbó.
Foto: Benigna Soares - Paratur
Do Ver-o-Peso, ainda pela manhã, o grupo seguiu para Soure, no Marajó, aonde logo no aeroporto foi recepcionado com um show de carimbo do grupo Os Aruans e seguiu direto para a praia do Pesqueiro, uma das mais tradicionais de Soure. No trajeto até a fazenda São Jerônimo conheceram um pouco mais sobre a relação histórica, cultural, política e econômica entre o Pará e Portugal, fatos narrados pelo guia de turismo e historiador Osvaldo Saldanha. O grupo foi recepcionado na fazenda São Jerônimo com um almoço tipicamente marajoara que, entre outras iguarias incluía peixes e o afrodisíaco caldo de turu, que despertou o apetite e, claro, a curiosidade dos europeus, que à tarde participaram de um passeio em búfalos, trilhas no mangue, caminhadas em praias desertas, passeio de canoa e trilhas na floresta. O simpático casal Jerônima e Brito recebeu e guiou o grupo pelos encantos da natureza e e da gastronomia com o carisma e cordialidade do povo marajoara.
“Achei tudo maravilhoso. Rever Belém depois de 10 anos foi maravilhoso por que a cidade mudou muito e está encantadora. Aqui no Marajó é fantástico”. Afirmou Paulo Henrique Cunha, gerente regional de vendas da TAP em São Paulo.
Pedro Pinto, Diretor Geral da TAP para Suiça e Liechtenstein  experimentou a tarefa de ser artesão. Foto: Benigna Soares - Paratur
Pedro Pinto, Diretor Geral da TAP para Suiça e Liechtenstein
experimentou a tarefa de ser artesão.
Foto: Benigna Soares - Paratur
Pedro Pinto, Diretor Geral da TAP para Suiça e Liechtenstein, aproveitou cada momento da viagem. Em Soure, fez questão de aprender com o escultor ceramista Ronaldo Guedes como fazer um artefato marajoara em cerâmica.
“Pra gente é um momento ímpar poder divulgar nossa cultura, nossa arte. Nos sentimos realizados”. Falou Guedes sobre a experiência com o grupo de visitantes europeus.
Outra experiência que marcou a visita dos europeus ao arquipélago do Marajó, onde encontramos cerca de 4 mil ilhas, foi o por do sol na Fazenda Bom Jesus, aonde presenciaram a revoadas de centenas de garças, guarás e outros pássaros e apreciaram a cantoria de macacos às margens dos campos marajoaras, que se espalham pelos 16 municípios que compõem o arquipélago. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico que se distingue de outras fazenda pelo carinho e consciência ambiental da proprietária, Eva Abufaiad, que recebeu os visitantes com a mensagem de que os turistas são bem vindos ao lugar, que precisa ser preservado. Eva ofereceu champanhe aos visitantes como forma de demonstrar a importância da presença da TAP e dos europeus na região.
Um jantar típico em um restaurante que é referência para as tradições do Marajó foi oferecido aos visitantes. O Delícias da Nalva abriu as portas com toda a família para servir o genuíno cardápio marajoara com filé de búfalo, frito do vaqueiro, farofa de camarão, galinha caipira, uma grande variedade de peixes, sucos de bacuri e cupuaçu e outras delícias.
Comitiva não se intimidou diante do desafio de passear em  búfalos e se encantou com a força desses animais oriundos da África Foto: Benigna Soares - Paratur
Comitiva não se intimidou diante do desafio de passear em
búfalos e se encantou com a força desses animais oriundos da África
Foto: Benigna Soares - Paratur
No domingo a visita do grupo ao Marajó, onde se encontram mais de 1 milhão de cabeças de búfalos, começou pelo Centro de Artesanato de Salvaterra, onde 22 artesãos apresentam seus trabalhos com cerâmicas, raízes, argila, tecidos, cuias, coro de búfalos e outros materiais regionais. No local, administrado pela Secretaria de Turismo, também está sendo criado um espaço para a cultura quilombola do Marajó.
As ruínas jesuíticas em Joanes também causaram impacto positivo nos visitantes, que conheceram um pouco mais sobre os efeitos da colonização portuguesa na Amazônia e como a cultura paraense é ainda hoje influenciada pela européia. Belas praias de Salvaterra fizeram parte da visitação dos europeus, assim como a Pousada dos Guarás, aonde o requinte da gastronomia, a perfeita sintonia entre natureza e a modernidade da estrutura do resort foram decisivos para que o Marajó seja a região turística complementar à Belém nas estratégias de comercialização do Pará pelos dirigentes comerciais da TAP.
A impressão dos europeus sobre a experiência que tiveram em Belém e Marajó foi positiva e coloca o Pará como destino prioritário na atração de turistas à Amazônia pelos executivos da companhia. “O novo vôo é uma oportunidade que vai abrir as portas da Europa e potencializar o interesse italiano em conhecer a Amazônia”. Disse Araci Coimbra, diretora da TAP para a Itália e Grécia. Riccardo Lo Presti, diretor da TAP na França/Holanda/Bélgica/Luxemburgo, principal mercado emissor de europeus ao Pará concorda e adianta: “Já estamos vendendo o Pará desde sempre, via Fortaleza, São Paulo ou Rio de Janeiro. Agora, com o vôo direto, vamos aumentar o tráfego de passageiros e números de turistas franceses no Pará”, disse ele. “O mais importante chamariz é o nome Amazônia”, ressaltou.
O grupo ficou estasiado com as praias de rio desertas do Marajó, bem na esquina do oceano Atlântico Foto: Benigna Soares - Paratur
O grupo ficou estasiado com as praias de rio desertas do Marajó,
bem na esquina do oceano Atlântico
Foto: Benigna Soares - Paratur 

“A TAP já está comercializando os bilhetes para esses novos vôos e nós aprovamos o destino”. Complementou Paula Canada, diretora Comercial da TAP para Portugal, que também se disse impressionada com a força dos produtos turísticos do Pará, sem dúvida o mais forte da Amazônia.
“Para nós aqui é o paraíso”. Complementou João Candeias, diretor Geral da TAP para a Russia. Ele explicou que a Rússia é um dos países mais frios da Europa, com até 8 meses de inverno e uma temperatura que chega a 25 a 30 graus negativos e que o calor do Pará faz o lugar ideal aos turistas da Europa. “As pessoas também são muito acolhedoras, nos recebem com um carinho, com uma simpatia que certamente nos convence de que este é um destino que devemos sempre voltar”. Garantiu Candeias, que partiu no início da noite deste domingo, 24 com o grupo para Recife e de lá segue de volta para a Europa.
Tony Santiago, da ABIH-PA e Araci Coimbra,  diretora da TAP para Itália e Grécia. Thiago Figueira - ParaturO presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Tony Santiago, garante que o empresariado está muito confiante e satisfeito com a chegada da TAP, que vai garantir a ocupação hoteleira principalmente de Belém e Marajó.
Edna Rocha, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), diz que esta é uma oportunidade de comercialização do Pará ao mercado europeu imensurável para o setor. “As agências já estão vendendo os bilhetes para os novos vôos da TAP. Garante Edna.

O Secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, confirma investimentos do Governo do Estado na área de fomento e infraestrutura turística para as seis regiões do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Para ele, a chegada da TAP é resultado de décadas de tentativas, negociações, investimentos visando fortalecer o destino Pará e torná-lo atraente aos olhares europeus. “O voo da TAP significa um combustível que vai energizar o turismo paraense, já que vai abrir um canal direto, uma ponte sobre o Oceano Atlântico, não somente para Portugal, mas para toda a Europa. E assim serve para viabilizar a chegada de turistas escandinavos, italianos, franceses, alemães e gregos, entre tantos outros”, acrescentou.

Texto: Benigna Soares (Paratur) e Israel Pegado (Setur) 
Fotos: Benigna Soares e Thiago Figueira - Paratur e Fábio Costa (Agência Pará) 

Ministério do Turismo: Fiscalização!



Diário Oficial da União com a publicação da Portaria.
 
Portaria dá ao Ministério do Turismo poder para advertir, multar, interditar e até pedir o cancelamento do registro de prestadores que atuam no mercado sem cadastro ou deixam de apresentar informações sobre seus hóspedes. O Ministério do Turismo ganhou força para fiscalizar os prestadores de serviços do setor e guias de turismo com a publicação da portaria 311, publicada nesta quarta-feira (4). A partir de agora, o MTur vai poder advertir, multar, interditar e até pedir o cancelamento do registro dos prestadores que estiverem prestando serviço sem o cadastro no Ministério do Turismo, e que não apresentarem informações referentes ao exercício de suas atividades ou deixarem de fornecer dados sobre o perfil dos hóspedes, como taxa de ocupação, permanência média e números de hóspedes por unidade habitacional.
 
As multas variam entre R$ 453,00 e R$ 854 mil. A fiscalização dos estabelecimentos será feita por órgãos delegados, como por exemplo secretarias de turismo e empresas de turismo, pelo Ministério do Turismo, que receberão um treinamento específico em Brasília entre janeiro e fevereiro de 2014 . As blitz serão feitas preferencialmente em dupla e o fiscal preencherá um  auto de  infração. Serão concedidos de 5 a 30 dias para correção do problema.

“A publicação da portaria é uma medida bastante aguardada pois aumenta o poder do Ministério, que antes não podia agir, caso os prestadores de serviços turísticos não estivessem executando os serviços conforme prevê a Lei Geral do Turismo, a lei 11.771”, afirma o secretário  Nacional  de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.
De acordo com a portaria, as penalidades variam o conforme a classificação da infração, de leve a grave e, conforme os fatores atenuantes  e agravantes. Em  caso  de  reincidência, o prestador  será multado de acordo com a capacidade econômica. O fiscal poderá pedir ainda o  cancelamento  da classificação e do cadastro, de acordo com a reincidência ou a gravidade da infração.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Tendências: seguros de cancelamento!

CAMPINAS (SP) – Terminou há pouco no Seminário Aviesp um painel que reuniu representantes de algumas das principais empresas de seguro-viagem com atuação no Brasil. Eles iniciaram o encontro falando das razões pelas quais os agentes devem vender a assistência. A principal é que ela é mais uma fonte de renda ao profissional.

“Durante 50 anos, o mercado vendeu aéreo e hotel. No aéreo atualmente há queda, no hotel há a venda direta. A opção são os outros produtos que você [agente] tem à disposição”, exemplificou Evandro Corrêa, atualmente consultor da Assist Card.

Sobre tendência para o ano que vem, os painelistas foram unânimes em citar o seguro cancelamento. Eles lembraram recente decisão do Superior Tribunal de Justiça, que determinou em um caso específico que a multa máxima para o passageiro no caso de cancelamento deva ser de 20%. “Esta é uma oportunidade para as empresas que estão prontas para o atendimento e confirma uma tendência: os passageiros estão mais preocupados com o seguro de cancelamento”, disse o diretor da Ifaseg, Mario Gasparini.

Participaram do painel: Roberto Roman, da Travel Ace; Evandro Correa, consultor da Assist Card, Celso Guelfi, da GTA; Aroldo Schultz, da Vital Card; e Mario Gasparini, da Ifaseg. A mediação foi de Marcelo Oliveira, consultor jurídico da Aviesp e blogueiro PANROTAS.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/seguro-de-cancelamento-sera-tendencia-em-2014_94604.html

Renovação de destino!

O Legoland Califórnia nos Estados Unidos (foto divulgação)
O Legoland Califórnia nos Estados Unidos (foto divulgação)


O diretor geral do parque Legoland na Flórida (Estados Unidos), Adrian Jones, anunciou para 2015 a abertura do Legoland Hotel neste Estado do país. Jones destacou o evento como um catalisador para a economia local, transformando o parque de visitas de um dia, em um resort para longas estadas.

Com entrada multi-colorida, o Legoland Hotel anunciado como uma extensão do parque receberá famílias oferecendo uma experiência que inclui shows, atrações diversas, áreas de lazer, restaurante e piscina. O anúncio foi feito no local onde o hotel será construído ao lado do parque temático Legoland e próximo ao lago Eloise.

Será o quinto hotel no mundo com a marca, unindo-se ao Legoland Califórnia, Legoland Windsor (Inglaterra), Legoland Billund (Dinamarca) e Legoland Malaysia (Malásia) em fase final de construção.

Fonte: Panhotéis.

Comentários: Quem conhece a Flórida e/ou já foi várias vezes, deve saber que é impossível conhecer a região de Orlando e Miami numa única viagem. São dezenas de opções, entre atrações e compras, que pode levar semanas para você visitar todas elas. O que mais espanta é a renovação constante de atrações e do próprio destino. No mundo todo, existem dezenas de destinos populares, que atraem milhões de visitantes, contudo são poucos que mantém um ritmo constante e longínquo de renovação. Parabéns a Flórida, em especial, a cidade de Orlando e região pela constante busca na excelência do destino turístico.