Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Diretoria da TAP Europa vai conhecer Belém e Marajó

Chegam a Belém na tarde de quinta-feira, dia 21, representantes da TAP Europa, companhia aérea com sede em Portugal que inaugura no próximo ano vôo direto ligando Belém a Lisboa.  A comitiva, que inclui 15 representantes da diretoria da TAP em Portugal, Alemanha, Itália e outros países, será recebida pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, por Adenauer Góes, titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)  e demais membros do trade.
 
 City tour e river tour em Belém e Marajó estão na agenda de visita dos dirigentes da TAP, que objetivam conhecer melhor o novo destino turístico que entra em meados de junho na rota de vôos da companhia. Os segmentos prioritários que vão ser apresentados a eles pelo Governo do Estado, por meio da Setur e Paratur são os de Natureza e Cultura, mas também vão conhecer a vocação do Pará nos segmentos de sol e praia, eventos e negócios.
 
Ainda na noite de 21 vão conhecer o Museu de Arte Sacra e visitar uma exposição de muiraquitãs que faz parte da coleção do Governo do Estado. Em seguida assistem apresentação  musical da Fundação Carlos Gomes, na Igreja de Santo Alexandre, de onde seguem para um jantar no Boteco das Onze Janelas.

No dia 22, das 8h às 10h, participam de um café da manhã com o trade turístico do Pará e em seguida concedem, com representantes da Paratur e da Setur, uma entrevista coletiva para apresentar à imprensa paraense as estratégias de captação de fluxo turístico que preencherá os novos vôos que ligarão a Amazônia, através de Belém (PA) e Manaus (AM) à Europa.

Após conhecer os principais atrativos turísticos de Belém, em especial o Mangal das Garças, Espaço São José Liberto (Pólo Joalheiro), Estação das Docas, Complexo Ver-o-Peso, seguem para a região turística do Marajó, dia 23, retornando dia 24 quando partem de Belém para conhecer outros destinos do Brasil, a partir de Fortaleza (CE) e Recife (PE).
 
Fonte: Paratur e Setur PA

sábado, 16 de novembro de 2013

Uma reflexão...

Os últimos dias foram de muita reflexão! Andei por aí, olhei lindos cenários, conversei com muitas pessoas, sorri... pensei nuns amigos, parentes que já foram e nos que estão muito longe. Numa das ruas, cruzei com a igreja matriz de Olhão (Algarve, Portugal). Uma oração e muitos pensamentos ao longe. Neste momento, sozinho, pensei em muita gente que gostaria de compartilhar muitos momentos de minh...a vida... conclui que seria impossível, afinal os caminhos são muitos, as viagens também e o dinheiro é pouco. Diante da imensidão e dos desafios do mundo... agradeço ao senhor por me conduzir por caminhos memoráveis e por ter cruzado com cada um de vocês que talvez não estivessem presentes fisicamente, mas nos meus pensamentos, no meu coração! Abraços...
 

Produção Científica Amazônica!

Caros amigos e leitores do blog compartilho com vocês esse momento interessante de produção científica em nossa região, diversos artigos vindos da Amazônia estiveram nesta edição do TMS 2013. Pará, Roraima e Acre tiveram representantes, além de mais de 17 países participantes, de todos os continentes. O melhor deste processo é não somente apresentar e discutir nossa produção, mas foi de mostrar os resultados do trabalho desenvolvido. 
A séria de 6 livros publicados durante o evento. Mais de 17 países representados.

A edição onde esta publicada nosso artigo.
 
Agradecemos as empresas públicas e privadas apoiadoras deste projeto: 

 

 

 

 

 

 

Direto do Algarve, TMS 2013!

Levi Freire Jr e Fabio Romero de Oliveira e Silva em Portugal. Apresentação do Trabalho Científico: A LEGALIDADE DO GUIA DE TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA ATIVIDADE ECONÔMICA: IMPLICAÇÕES PARA O CONSUMIDOR, EFEITOS JURÍDICOS E SOCIAIS.
 
Sessão de Abertura. Olhão - Algarve - Portugal. Foto: Levi Freire Jr
 
Speakers
 
Fabio Romero e Levi Freire Jr, TMS - University of Algarve - Olhão - Portugal
 
 
Resumo do trabalho (clique para ampliar)
 
 
Sintimo-nos felizes, agradecidos a Deus por ter nos concedido a oportunidade de representar nosso Estado (Pará) e País num evento internacional, além de fazer a diferença com os estudos científicos produzidos no norte do Brasil.
 
Esta não é uma vitória apenas nossa, mas também dos guias de turismo do Pará e do Brasil, do turismo Nacional enquanto atividade econômica, dos consumidores/turistas, pois, possibilitará o norteamento de ações para mudar a ilegalidade da atividade. É uma vitória de todos aqueles que acreditam na verdade, na justiça, no direito e em uma sociedade mais justa. 
 
Agradecemos mais uma vez as empresas públicas e privadas que acreditaram em nosso projeto e nos apoiaram possibilitando nossa vinda para Portugal: 








 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Guias de Turismo: Fiscalização no Nordeste!

Há menos de um ano do maior evento esportivo mundial no Brasil, a Copa do Mundo, muitas empresas insistem em desrespeitar as leis que regulamentam a atividade turística no Brasil. Lembramos que a atividade de Guia de Turismo é regulamentada no Brasil e o exercício por pessoas não habilitadas é crime, passível de prisão. Mesmo sabendo de tal fato, algumas empresas insistem na prática, enganando o consumidor e o expondo a situações nada agradáveis. Recentemente, mais uma empresa foi fiscalizada e virou caso de polícia em Alagoas, estado do Nordeste brasileiro.
 
Foto: Singtur Alagoas, via Facebook.


Cenas de um cruzeiro!

Na orla do distrito de Icoaraci mais uma cena da movimentação turística causada por um cruzeiro em Belém, dezenas de ônibus aguardando os cruzeiristas em visita a Amazônia.
 

Foto e colaboração: Guia de Turismo Angela do Mar

Novos serviços a bordo

Parece que a tendência de redução de serviços a bordo tem se invertido, muitas companhias tem investido na recuperação do glamour de voar. Novas experiências, comodidades e serviços tem atraído muitos passageiros dispostos a pagar mais um pouco por uma experiência mais sofisticada a bordo. Vejam o exemplo do novo serviço de bordo da Turkish:
 
 

Eventos movimentam o interior do Pará

A Secretaria de Turismo do Pará (Setur-PA) promoverá um famtour de hoje até o dia 17 de novembro em Marapanim, na região turística conhecida como Amazônia Atlântica. A ação, que é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de Marapanim e a Associação Marapaniense de Multiplicadores do Turismo (Amatur), ocorre por conta da oitava edição do Festival de Carimbó de Marapanim contemplado pelo Projeto Incubadora de Eventos da Setur. A comitiva também será composta por representantes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens Pará (Abav-PA).

Durante as visitas os técnicos da Setur-PA também farão entrevistas com os envolvidos na organização do evento e com a gestão municipal do turismo local, além de apresentar aos empresários os espaços de realização eventos, empreendimentos de hospedagem da cidade e os atrativos naturais.
 
Fonte: Setur Pará e Paratur
 
Comentários: os eventos culturais podem atuar como um grande dinamizador de fluxos turísticos. No caso do Pará, por exemplo, os eventos carnavalescos específicos de alguns municípios, como Vigia, Marudá, Marapanim e Cametá atraem milhares de visitantes durante o Carnaval no Brasil. A festa dos botos, denominada Sairé, em Santarém também dinamiza imensamente a economia local no mês de setembro por exemplo. O Festival do Carimbó de Marapanim possui um grande potencial de atração de público, sobretudo se for conjugado com outras atrações regionais, como as praias de Marudá e a ilha de Algodoal. 

Turismo na agenda dos deputados brasileiros

De olho no potencial de visitantes internacionais e nos dividendos políticos, o Turismo parece ter entrado na agenda dos deputados nacionais. Alguns temas importantes, como incentivos fiscais e concessão de vistos, tem sido discutidos de forma mais sistemática. Vejamos o andamento das questões relativas a vistos de entrada no Brasil: 

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite a concessão de visto de turista no momento da entrada em território brasileiro aos visitantes naturais de Estados Unidos, Canadá, México, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Pela proposta, o Poder Executivo poderá estender essa facilidade a turistas de outros países. Atualmente, o visto é concedido apenas em representações diplomáticas brasileiras no Exterior.

O texto, aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, foi o substitutivo da Comissão de Relações Exteriores ao projeto original (PL 178/2007), de autoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). O relator da proposta, deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB), foi favorável ao texto elaborado por aquela comissão.

A intenção é incentivar o turismo receptivo brasileiro. Otávio Leite afirma que há uma demanda reprimida de turistas devido às dificuldades burocráticas para a obtenção de visto para o Brasil nesses países. Nos Estados Unidos, lembra ele, a situação se agrava pelo fato de o Brasil ter lá apenas cinco consulados.

O deputado esclarece que não se trata de modificar os procedimentos, mas apenas deixar que as exigências sejam requeridas no momento do desembarque do visitante. Segundo ele, os agentes turísticos brasileiros afirmam categoricamente que, só com essa medida, o número de turistas norte-americanos no Brasil deverá duplicar em pouco tempo.

A proposta altera a Lei 6.815/1980, segundo a qual o visto de turista será concedido àquele que venha ao Brasil sem finalidade imigratória e sem intenção de trabalhar.

VISTO ELETRÔNICO
A proposta também estabelece a modalidade de requisição eletrônica do visto, pela Internet, cuja análise pelas autoridades brasileiras deverá ser feita em oito dias corridos.

O requerente deverá enviar eletronicamente os documentos solicitados. Tanto o requerente como os funcionários que concederão o visto estão sujeitos às mesmas penalidades atuais pelo fornecimento de informações falsas e pelo não-cumprimento de prazos.

TRAMITAÇÃO
O projeto segue agora para a análise do Senado Federal.
 
Fonte: Agência Câmara de Notícias

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Amazônia - Europa, novas conexões!

Os novos voos da Tap Portugal para Belém e Manaus prometem trazer novos negócios para a região, além de facilitar as viagens potenciais de milhares de turistas tanto da Amazônia para a Europa e vice-versa. A rede atual da Tap, conjugada com a rede doméstica dos aeroportos de Belém e Manaus favorecem inúmeras conexões para passageiros de várias cidades amazônicas e também nordestinas.
 
Os A330 da Tap da nova rota, com capacidade para mais de 200 passageiros.
 
O mapa atual de rotas favorece inúmeras cidades da Amazônia e do Nordeste brasileiro, tornando as conexões mais rápidas e até por meio rodoviário, tornando a viagem menos desgastante. Por exemplo, na Amazônia, cidades de porte médio como Macapá, Santarém, Altamira, Itaituba e Marabá ficam a 1 hora de voo de Belém, com voos diários e com horários próximos da saída do voo Belém - Lisboa. No Nordeste, São Luís e Imperatriz também poderão rapidamente acessar a capital paraense para a nova rota.
 
A partir do seu hub em Lisboa, com voos programados para coincidir com a rede internacional, a Tap possui uma extensa rede de rotas na Europa. Paris, Berlin, Amsterdan, Londres, Barcelona, Madrid, entre outras, ficam a poucas horas de voo da capital portuguesa.
 
Atualmente, voar a Europa não é fácil para os amazonidas. As melhores e mais curtas rotas, que são via Fortaleza, possuem tarifas bem elevadas, dificultando a compra mesmo com muita antecedência. A maioria dos voos são longos, pois são feitos via São Paulo ou Rio de Janeiro, onde entre tempo de voo e conexão, você pode gastar mais de um dia de viagem. Com os novos voos, para algumas cidades, em menos de 9 horas vocês já estará em Lisboa e de lá para toda a Europa.
 
Quem venham mais voos!

Novo Terminal Hidroviário de Belém em 2014!

Em recente visita ao Galpão/Armazém 9 do Porto de Belém, pude constatar, juntamente com o trade turístico paraense, a evolução das obras do novo Terminal Hidroviário de Belém. As obras contribuem para a revitalização da área portuária de Belém, iniciada em 2001 com o Projeto Turístico da Estação das Docas. A obra, em fase acelerada, será inaugurada em 2014 e dará uma nova face ao transporte hidroviário na região. Passageiros com destino a Santarém, Macapá, Marajó (Breves, Soure e Salvaterra) e Manaus deverão ganhar mais conforto com a inauguração do novo terminal. A obra esta sendo executada pelo Governo do Pará com uma intensa participação do Secretaria de Turismo e da Paratur que tem levado as demandas do trade turístico aos executores da obra.
 
Atualmente, a área em frente ao terminal e bastante confusa, devido ao grande movimento de passageiros.

A Prefeitura de Belém deverá fazer as adequações necessária para melhorar o trânsito na área, como a retirada do canteiro central e nova sinalização.

Antes da inauguração, a obra já é uma atração, com uma bonita pintura na face externa. Poderiam adotar o mesmo processo na obra do Entroncamento, na estrada da cidade.

Área interna do piso inferior: sala de embarque e desembarque, praça de alimentação, área envidraçada com vista para a Baía do Guará, quiosques de informações turísticas e espaços de comercialização devem contribuir sensivelmente para uma melhor prestação de serviço no novo terminal.

Área externa em obras.

Local da futura Praça de Alimentação.

Área de acesso, bem maior que do atual terminal.

Vista do piso superior, que futuramente será aberta ao público.

A modernização do Galpão manterá a estrutura original de ferro, mantendo as características originais do porto.

Detalhe do piso, misturado a flocos de isopor, permitindo um melhor isolamento térmico do terminal, dando maior leveza a estrutura e contribuindo com o meio ambiente.

Amanhecer na terrinha!

Intrépidos viajantes, todos os dias, se aventuram por terras desconhecidas, vão além das fronteiras, dos desejos e dos sonhos, simplesmente partem para o inesperado! Amo viajar!
 
Amanhecer na Praça do Comércio, em Lisboa, Portugal. Sem palavras!

Ações de divulgação da Paratur

A gastronomia do Pará, uma das mais fortes expressões da cultura paraense, é tema de uma edição especial da “UP Magazine”, revista de bordo da TAP Portugal. O tema está sendo abordado pelo jornalista Miguel Pires e pelo fotógrafo Paulo Barata, com orientações dos chefs paraenses Felipe e Thiago Castanho. Os profissionais da publicação chegaram a Belém no último dia 24 e incluíram no roteiro visitação ao município de Soure, no Marajó, à ilha do Combu, em Belém, e a pontos turísticos de referência na capital, como o Complexo Ver-o-Peso.
A edição especial da “UP Magazine” tem apoio do Programa de Press Trip, da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do hotel Hilton Belém. A reportagem surge em um momento histórico na relação entre Portugal e o Pará, sobretudo após o recente anúncio de voo direto de Lisboa para Belém, ligando definitivamente a Amazônia à Europa. O assunto foi tema de reunião, nesta terça-feira (29), entre os profissionais de comunicação da revista, os chefs de cozinha e o presidente da Paratur, Marcelo Mendes. Miguel Pires falou sobre a experiência de conhecer pessoalmente lugares como o Marajó e a feira do Ver-o-Peso, dos quais já tinha referências literárias e de relatos de chefs brasileiros, como Alex Atala e Paulo Martins, além de Thiago e Felipe Castanho, que, segundo ele, “são jovens com um olhar mais contemporâneo da gastronomia”.
“Conhecer o mercado do Ver-o-Peso é extremamente importante, e são essas pessoas que fazem com que outros venham conhecer o lugar”, disse o jornalista, que também demonstrou encantamento com o que apreciou na região turística do Marajó, onde visitou fazenda de produção de queijo de búfala e praias. O repórter também ressaltou a importância do trabalho dos jovens cozinheiros e da imprensa especializada para fortalecer os destinos turísticos. Thiago Castanho explicou que a escolha dos lugares a serem visitados por Paulo Barata e Miguel Pires teve como objetivo também uma leitura diferente da importância das pessoas envolvidas no segmento. É o caso de personagens como o empresário Leodoro Porto, dono do boteco Meu Garoto, que inventou em 2011 a cachaça de jambu, e dona Nena, que chamou a atenção dos chefs paraenses e dos jornalistas portugueses pelo curioso trabalho artesanal de produzir chocolate.
Nena já acompanha a Paratur em missões de promoção do turismo paraense, como a recente participação do Pará no Festival Gastronômico Rio Bom de Mesa, no Rio de Janeiro. Thiago contou que, desde que conheceu o produto feito por Nena, acreditou nela e passou a divulgar e apoiar a comercialização. “A gente mostra o chocolate da Nena, que é bom e muito forte, 100% cacau, a chefs que o transformam em outros produtos”, explicou. O chef paraense – que, entre outras premiações conquistadas nos 15 anos em que a família Castanho atua na gastronomia, este ano colocou o Remanso do Bosque na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina segundo a revista britânica “Restaurant” – lembrou que no início da carreira teve um incentivo de bons amigos, como Alberto Dória, que hoje está desenvolvendo projetos em Paragominas, no nordeste do Pará.
Alberto Dória abriu portas para que Thiago Castanho divulgasse seu trabalho em congressos e eventos nacionais e internacionais. O chef ainda ressaltou projetos bem-sucedidos, para os quais busca agora a parceria da Paratur, como o Visitas Gourmet, que traz ao Pará jornalistas especializados e chefs de renome internacional para trocas de experiências com a cultura paraense por meio dos ingredientes da gastronomia local. O presidente da Paratur destacou a importância de poder contar com a TAP e com a “UP Magazine” na missão de promover e divulgar os produtos turísticos paraenses, segundo as diretrizes do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), que visualiza, entre os mercados prioritários, a Europa, especialmente Portugal, onde a Paratur já participa anualmente da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
Também foi apresentada aos jornalistas a proposta de promoção e divulgação do Pará dos segmentos cultura, natureza, sol e paia, evento e negócios, em que valores como criatividade, autenticidade, diversidade, originalidade e, principalmente, a sustentabilidade são os diferenciais e estão presentes, por exemplo, no roteiro de comercialização dos produtos turísticos paraenses Pará: Obra-Prima da Amazônia, em oito dias e sete noites, incluindo os principais atrativos de Belém, Marajó e Tapajós.
Os profissionais da “UP Magazine” deixam Belém nesta quarta-feira (30). A expectativa da diretora de jornalismo da publicação portuguesa, Paula Ribeiro, é que a gastronomia do Pará seja destaque nas primeiras edições de 2014 da revista, disponível em todos os voos da TAP, que tem conexões aéreas diretas com cerca de 80 destinos do Brasil e do mundo. Praga, Nova Iorque, Barcelona, Rio de Janeiro, Funchal, Roma, Porto Santo e Amesterdã são alguns desses destinos.
Anunciada no último dia 5 de outubro, pelo vice-presidente da TAP, Luiz Gama Mór, a nova rota internacional da TAP para o Brasil, partindo de Belém para Lisboa, será inaugurada em junho de 2014. São previstas três frequências semanais, às terças e sextas-feiras e domingos. Os voos partirão de Lisboa às 9h30 e chegarão a Manaus às 13h40, seguindo então para Belém, aonde chegarão por volta das 17h40. As viagens de Belém a Lisboa sairão do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans às 19h10 e chegarão à capital portuguesa às 6h45 do dia seguinte (horário Local), com cerca de sete horas de duração.
Fonte: Agência Pará
Vale lembrar que essa será a segunda vez que o Pará é mostrado na revista da cia aérea Portuguesa, no mês de Julho/2012, o estado teve 12 páginas dedicadas exclusivamente para mostrar as belezas do estado.

Novidades em Val-de-Cans!

O Aeroporto Internacional de Belém iniciou novas ações no mês de novembro, uma visa manter o nível de segurança para o número crescente de voos operados na capital paraense e outra focada nos viajantes. Com uma média de 130 operações diárias entre pousos e decolagens e com novos voos internacionais chegando para os Estados Unidos e a Europa, a Infraero começou este ano mais uma etapa do projeto de revitalização do sistema de pistas. Durante a obra, a pista principal será interditada diariamente das 5h às 10h (horário local), afetando 30 voos regulares, que foram remanejados para outros horários. Apenas um voo foi cancelado durante o período de reforma. Os passageiros que tiverem comprado passagens para esses períodos devem entrar em contato com a companhia aérea sobre as mudanças. A reforma deverá estar concluída em dezembro, antes da alta temporada de fim de ano.

Enquanto isso, no terminal, os passageiros tem sido convidados a participar da campanha Livro Viajante, que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançou no Aeroporto Internacional de Belém. Com o tema "Leve, Leia e Liberte", a campanha oferta gratuitamente livros das mais variadas temáticas em diversas áreas do aeroporto, especialmente obras de autores paraenses. A campanha já conta com mais de 400 títulos doados e outras dezenas deixados pelos próprios passageiros.

Cada “Livro Viajante” contém um adesivo com instruções que orientam de que forma o leitor pode proceder, ressaltando que o único compromisso é que, após finalizada a leitura, ele deixe a obra em local público para que outra pessoa possa usar o exemplar. “Com essa iniciativa da Infraero, vemos que um livro deixado em um banco da área de embarque do aeroporto pode parecer, a princípio, um esquecimento de algum leitor distraído. No entanto, trata-se de uma ação planejada e intencional para estimular as pessoas ao hábito da leitura, e isso vem ao encontro do objetivo do projeto Livro Solidário”, destacou a bibliotecária do projeto, Ana Paula Miranda. Segundo a coordenadora de Marketing e Comunicação da Infraero, Odilene Amazonas, cerca de 20 mil pessoas embarcam e desembarcam todos os dias nos aeroportos da Regional Norte, das quais dez mil somente no aeroporto de Belém. “Esse é um projeto-piloto, o segundo implantado em aeroportos brasileiros.

Depois do lançamento, vamos avaliar a repercussão da campanha e ver se poderemos continuar. Espero que seja positiva e que a ação continue todos os anos, em todos os aeroportos”, disse, ressaltando que a ação também quer promover o conhecimento da cultura e dos escritores paraenses. Prestes a embarcar para Porto Velho, o engenheiro florestal Leonardo Moura não resistiu e parou para pegar um livro. “Sempre procuro livrarias nos aeroportos e terminais rodoviários, mas nunca tinha me deparado com algo assim, é muito interessante. Essa iniciativa de democratizar o acesso ao livro é maravilhosa e precisa ser incentivada”, afirmou.

Colaboradores – Outro a colaborar foi o escritor paraense Alfredo Garcia, que compareceu ao lançamento para autografar alguns dos 100 exemplares de “O homem pelo avesso”. Para ele, a campanha abre muitas possibilidades, haja vista que a perspectiva de colocar os livros circulando mundo afora é um meio simples e prático de divulgar a literatura paraense em novos espaços. “Não podia deixar de apoiar esse tipo de iniciativa, ainda mais a convite do Livro Solidário. Fiquei muito contente ao saber que minha obra vai viajar”, disse. Segundo a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, a campanha da Infraero vai ao encontro do principal objetivo do projeto, que é promover a cultura e a educação por meio do estímulo à leitura. “Termos sido convidados para atuar como parceiros da campanha, o que nos dá muito orgulho e sinaliza que estamos no caminho certo”, frisou. O escritor Roberto Carvalho de Faro, membro da Academia Paraense de Letras (APL), que também colaborou com a iniciativa, torce para que o projeto seja levado adiante. “Essa é uma ação surpreendente, ainda mais quando se vê tanto descaso em relação à literatura, como vemos atualmente. Por se tratar de um trabalho em que os resultados não aparecerão de imediato, é preciso que haja persistência para levá-lo adiante”, alertou.

Fonte: Infraero e Agência Pará, com edição de Fabio Romero.

Facilidades para viagens internacionais!

A quinta reunião de Ministros do T-20, que reuniu, o Reino Unido, ministros do Turismo dos países cujas economias integram o G20, debateram a evolução do tema de facilitação de políticas de visto, já tida como prioritária para o desenvolvimento da indústria desde a reunião de 2012, em Los Cabos, que inclusive gerou uma declaração sobre o assunto. Segundo o documento de 2012, os líderes mundiais do Turismo reconhecem o papel da indústria de viagens e turismo como um veículo para a criação de empregos, crescimento econômico e desenvolvimento e se comprometeram a trabalhar para implantar iniciativas que facilitem as viagens, como forma de apoiar a criação de empregos, a qualidade do trabalho, a redução da pobreza e o desenvolvimento global.

Para o secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, o progresso na facilitação de vistos nos últimos anos foi bastante claro entre as economias do G-20. “Muitos países iniciaram, unilateralmente, políticas de facilitação de vistos. Mesmo assim, apesar desses avanços, ainda há espaço para melhorias, especialmente quando está provado que essa facilitação se traduz em mais receita e mais empregos, ao passo que o setor de turismo cresce”.

Algumas melhorias recomendadas incluiem externalização do processo de pedido de visto, reduzindo o tempo de espera e aumentando a capacidade; mais capacidade nos consulados, assim como abertura de mais consulados, principalmente em mercados emergentes considerados chave; vistos de entradas múltiplas; e isenção de vistos para passageiros em trânsito. Segundo a OMT, entre 2010 e 2013 o percentual da população requerendo um visto tradicional para viajar caiu de 77%, em 2008, para 64%, em 2013. Um estudo da OMT e do WTTC mostra que a facilitação de vistos nas economias do G20 poderia criar 5,1 milhões de pregos adicionais até 2015 e gerar uma renda extra em exportações de US$ 206 bilhões.

Fonte: Panrotas.

sábado, 9 de novembro de 2013

Tendências: mais conforto a bordo e aproximação com os agentes!

Após anos diminuindo serviços a bordo em nome da economia, muitas companhias aéreas estão voltando seu olhar para o aumento do conforto. Há pouco tempo, houve companhia que cogitou que passageiros voassem quase em pé para aumentar a ocupação e manter os preços baixos. Neste momentos, as companhias pioneiras destas reduções começam a vislumbrar o outro sentido. De fato, nos últimos anos a qualidade das viagens aéreas diminui muito: aeroportos cheios, aviões lotados, ausência de serviço de bordo, taxas e sobretaxas. Vejamos algumas mudanças em curso:
 
 A American Airliners, em recente anúncio, destaca os investimentos em tecnologia para tornar a viagem mais conectada e menos estressante.  
 
Já a inglesa Easyjet, a partir de 27 de novembro implantará o serviço de marcação de lugar em todos os seus voos. Apesar de ser na prática mais uma taxa, a medida trará mais conforto, pois evitará aquele estresse nos portões de embarque para sentar nos melhores lugares na aeronave. Testado em abril, o programa foi implementado para a totalidade da rede da companhia em setembro. Os preços variam consoante a área na qual o passageiro preferir se sentar:
15€ para lugares da primeira fila e filas de saída
10€ para lugares dianteiros das filas 2-5 nos aviões A319 ou 2-6 nos aviões A320
4€ para qualquer outro lugar
Quem optar por não adquirir, receberá um número de lugar aleatório.

A Irlandesa Ryanair que sempre manteve distância de vendas intermediadas, recentemente, reconheceu a importância dos agentes de viagem e vem negociando uma forma de comercialização intermediária.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Participação no TMS Algarve 2013!

Queridos,
Neste momento estamos no aeroporto internacional de Brasília, Juscelino Kubistchek, e daqui a pouco embarcamos para Portugal com o escopo de concluir mais uma etapa na construção da carreira jurídica e na continuidade da carreira turística.

Em meu Trabalho de Conclusão do Curso de Direito tive a preocupação em apresentar um assunto que pudesse contribuir para a sociedade e coletividade, e quiçá alterar paradigmas e processos equivocados, neste sentido, após ter escrito outros três temas (os quais foram publicados e/ou em processo de publicação), consegui definir o polêmico e inédito: “A Legitimidade Do Guia De Turismo E Sua Importância Na Atividade Econômica: Os Riscos Para O Consumidor, Os Efeitos Jurídicos E Sociais Da Sua Não Contratação”, sendo orientado pela profª Ms. Adriana de Aviz, recebendo da banca a nota máxima.
No dia da apresentação tive a honra de ter na plateia a presença do professor Fábio Romero, Mestre em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal, que com sua visão holística e de pesquisador me convidou para escrevermos um artigo como extensão do assunto jurídico inicialmente abordado em meu TCC. Assim, após analisarmos as possibilidades nos submetemos para a seleção TMS ALGARVE 2013 – TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, University of the Algarve, Portugal. Estava de férias em Brasília quando recebi a ligação do professor Fábio informando que nosso artigo tinha sido selecionado entre participantes de cerca de 30 países para apresentação com sustentação oral e publicação em livro além de recebermos a ratificação da importância do tema e-mail:
“Após rigorosa revisão, o seu trabalho, "A LEGALIDADE DO GUIA DE TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA ATIVIDADE ECONÔMICA: implicações para o consumidor, efeitos jurídicos e sociais" foi aceito para apresentação na TMS ALGARVE 2013 – TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE que se realizará de 13 a 16 de novembro de 2013 em Algarve. De acordo com os revisores o paper apresenta um tema interessante, Trata-se de um artigo puramente descritivo mas que traz uma perspectiva interessante e pouco estudada sobre o papel do guia turístico." Claudia Ribeiro de Almeida - ESGHT/University of the Algarve.
Carta de Aceitação Algarve 2013

Saiba mais sobre a conferência: http://esghtconferences.org/tms/index.php/TMS/TMS2013
Nesta guisa, é fácil constatar que esta viagem para mim é cheia de significados, além de realizações e felicidades, em vários âmbitos:
No pessoal, apesar de possuir no Brasil trabalhos publicados em revistas cientificas, ainda existia a lacuna e o desejo de participar como pesquisador e produtor de conhecimentos científicos em evento internacional;

No profissional, a oportunidade de oferecer a comunidade acadêmica, a sociedade internacional e brasileira um assunto que possui ineditismo e que trará importantes mudanças no atual cenário turístico e jurídico;

No espiritual, por ratificar, uma vez mais, que sirvo a um Deus fiel e de um incomensurável amor, que com seus mimos de ABA ( Pai) supriu e tem suprido a todas as necessidades e que sem Ele nada disto seria possível. Quando Deus nos concede algo, o faz por inteiro.
Mas nesta caminhada as dificuldades para chegarmos até aqui não foram poucas, muitos os desafios a serem superados. Inicialmente, entramos em contato com algumas instituições públicas e privadas no sentido de que encontrássemos apoio neste projeto, entretanto foram várias as negativas o que esboça o longo caminho a percorrer para que se entenda a importância da produção cientifica no Brasil. A estas empresas deixo meus agradecimentos, pois, ensinaram um pouco mais sobre a palavra persistência.
Este também é o momento de agradecer a minha família e aos verdadeiros amigos que estiveram juntos torcendo e contribuindo de alguma forma na concretização e execução deste Projeto. 

As empresas que embarcaram nesta ideia deixo aqui meus sinceros agradecimentos, pois, se mostraram verdadeiros parceiros dando sentido a palavra PARCERIA. 
 Abraços,


Apoio:

Secretaria de Turismo do Estado do Pará