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sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Flor Pará e Festival do Chocolate!

Caros leitores, vem aí mais um edição do maior evento florístico da Amazônia, o Flor Pará, em 11ª Edição. Em 2013 virá junto com o Festival do Chocolate, uma delícia! Vamos!? 

 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Carolina, novo destino turístico do Nordeste!

Em alguns posts anteriores, destaquei alguns destinos que vem se renovando nos últimos anos, hoje destaco a cidade de Carolina, no Maranhão. A cidade localiza-se ao sul do estado do Maranhão, as margens do rio Tocantins. Do outro lado do rio esta a cidade de Filadélfia, já no estado vizinho, Tocantins. Com cerca de 26 mil habitantes a cidade foi uma das mais importantes do interior maranhense até a década de 50, quando começou a construção da BR 010, a Belém - Brasília, perdendo importâcia para outros pólos econômicos favorecidos pelo rio e também às margens da rodovia, como Imperatriz e Açailândia.
 
A 800km de São Luis, na Chapada das Mesas, Carolina é a base para a exploração de dezenas de cachoeiras na região, grandes, pequenas, com muita ou pouca água, mas sempre com muita emoção e paisagens deslumbrantes. Nos últimos anos, os meio de hospedagem melhoram bastante, a maioria com ar condicionado e internet wi fi, sem contar os monitores locais bem treinados. Vamos as fotos:
Cachoeira de Itapecuru, uma das mais famosas!

Elevações que parecem "mesas" deram o nome a região.

Centro Gastronômico: caldos, pizzas, sorvetes e pratos sofisticados atraem dezenas de visitantes a praça central.

Área histórica, cheia de pousadas e casarões revitalizados.

Galera aproveitando uma das quedas do Santuário da Pedra Caída.

Se preparando para a maior tiroleza no Norte - Nordeste do Brasil! Muita emoção!

Pedra Caída! Sem palavras!

As margens do rio Tocantins, no verão o por-do-sol é garantido!

Azul cancela voos no Amazonas!

Mais uma da série "eu já sabia". Após reforçar há alguns anos a necessidade de investimento em segurança em algun aeroportos do interior do país, principalmente na Amazônia, a ANAC suspendeu a operação de voos em alguns aeroportos do interior do Amazonas por inadequação da infraestrutura aeroportuária. Uma pena, perde o turismo, os negócios locais e principalmente, a população local que terá que se submeter a longas horas de barco. Vejam abaixo:

Azul-Linhas-Aereas-municipios-amazonense

 A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou, por meio de nota enviada à imprensa, que por conta da não realização das adequações de infraestrutura previstas para os aeroportos de Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, ambos municípios do Amazonas, a companhia reduzirá suas operações nesses locais a partir do próximo dia 11 de setembro.

A ação foi tomada com base em uma decisão da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (SIA/Anac) devido a falta de adequações previstas no prazo determinado no processo de isenção de requisitos entre a autoridade aeronáutica e as administrações aeroportuárias locais.

Ainda no Amazonas, a partir de 1º de setembro, Coari terá suas operações suspensas em caráter temporário por ordem da Justiça local. Alguns voos que estavam previstos foram cancelados.
*Com informações da assessoria de comunicação da Azul Linhas Aéreas
 

38 cliques antes de comprar!

38 cliques antes de reservar

 
(28 de agosto de 2013) Muito se falou, quando a internet recém estava saindo, que o concorrente estaria a um clique de distância. Saiu um novo relatório da Expedia Media Solutions com a Compete, que um viajante visita em média 38 sites antes de fazer as reservas de sua viagem. Esse número impressiona, pois no último report era bem menor. Isso mostra também que planejar uma viagem é uma tarefa cada vez mais difícil.
A média de visitas por site vai aumentando conforme a viagem vai chegando, de 2 pra 15 sites na última semana antes da viagem, deixando claro que muitos deixam tudo pra última hora, conforme o gráfico abaixo:
graph1
 
As OTAs dominam o planejamento de viagens, levando 47% de share das visitas, enquanto sites de reviews, como o TripAdvisor, ficam com 6.8%. A surpresa foram os DMOs (sites tipo www.visitflorida.com), que aumentaram seu share em 30% da última pesquisa, feita em 2010. O estudo ainda mostra os caminhos diversos feitos por viajantes, vale a pena dar uma olhada, o relatório completo (inglês) está neste link.
graph2

Tanto volume, tantos players, tantas opções, tantos preços, o que faz mais diferença na hora da decisão do viajante de onde comprar?

Fonte: http://panrotas.com.br/noticia-turismo/tecnologia/internauta-visita-38-sites-antes-de-reservar-viagem_91580.html
 
Comentário: O crescimento da presença digital da oferta turística traz a demanda mais conhecimento, mas dificulta a decisão de compra em alguns aspectos, como no caso dos hotéis. Em algumas cidades, como Paris e Londres, com mais de 400 opções de meios de hospedagem, a escolha de um hotel pode se tornar uma aflição. O fato é uma oportunidade de consolidação dos agentes de viagens, pois, em resumo, o viajante precisará de alguém que conheça o destino, experiente, para facilitar sua decisão de compra. As OTAs (On Line Travel Agences) e sites de reservas de hoteis como Bookin e Trip solucionaram parte deste problemas com as "opniões" de outros viajantes sobre hoteis, atrações, bares e restaurantes, contudo com milhares de opniões diferentes, mas confunde do que ajuda.

Maranhão e Pará afinam estratégias!

Na última semana, o Pará recebeu a visita oficial do Secretário de Turismo do Maranhão, vejam o post abaixo:
 
Pará recebe visita do secretário de turismo de São Luis O secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes, recebeu na última sexta-feira, 23, no gabinete da Setur, a visita do secretário municipal de Turismo de São Luís (MA), Lula Fylho, que está no Pará com a finalidade de estreitar parcerias na gestão pública e estabelecer novas relações comerciais com empresas relacionadas à atividade turística. Também participaram do encontro, secretário-adjunto de Turismo da capital maranhense, Guilherme Marques, e o coordenador do Museu da Gastronomia da Maranhense, Fábio Henrique Carvalho. "Esse é um encontro para afinar, estreitar e fazer um aprimoramento das relações na atividade turística entre o Pará, particularmente Belém, e a capital do Maranhão", afirma Adenauer Góes. Um dos objetivos da vinda de Lula Fylho ao Pará é a parceria firmada com a companhia de aviação Azul Linhas Aéreas para aumentar a quantidade de vôos para a cidade de São Luís. O assunto foi discutido pelo secretário municipal da capital maranhense com o diretor comercial da empresa aérea, Antonio Américo, em Belém. A expectativa é que a implantação de novos vôos, o número de visitantes entre as cidades aumente cada vez mais. O secretário de turismo ludovicense explica que a iniciativa foi uma forma encontrada para aproximar ainda mais as cidades. "Pela proximidade, Belém é a cidade que mais provém turistas para São Luis e o acordo firmado também beneficiará estes visitantes. Estamos trabalhando sempre pensando numa forma de agradar a todos os agentes envolvidos", diz Lula Fylho. Com informações do Portal de São Luis (MA) Texto: Israel Pegado – SETUR.
 
 
Comentário: A visita do Maranhão ao Pará é bastante oportuna, num momento em que muitos paraenses estão descobrindo o interior do Maranhão e já não vão com tanta frequência a região da capital e Lençóis Maranhenses. Para quem não lembra, há alguns anos os paraenses visitavam em massa a região norte do estado vizinho, inclusive muitos grupos rodoviários tinham como certo os passeios a São Luis e Barreirinhas (Porta de Entrada para o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses). Contudo a piora das condições rodoviárias (recuperadas desde 2010) e a pouca competitivida do Maranhão fizeram com que parte da demanda migrasse para um forte competidor nordestino, o Ceará. Pouca oferta de atrações na capital, perdade qualidade do Centro Histórico, preços elevados e, até 2009, as estradas ruins, fizeram desabar as visitas ao Maranhão. Hoje, praticamente não há roteiros regulares para São Luis e Lençóis Maranhenses partindo de Belém, o que já foi muito frequente no passado.
 
Para ter uma idéia da falta de competitividade do Maranhão em termos de preço, teve um ano em que o Reveillon em São Luiz custava R$ 990,00 (5 dias) e em Fortaleza R$ 1.100,00 (7 dias), sendo que o Ceará tem muito mais apelo entre a demanda que o Maranhão, apesar de a Festa de Reveillon da orla de São Luis ser também muito boa, com queima de fogos e shows de bandas nacionais e locais.
 
Em outro sentido, a estruturação da cidade e a oferta de novos produtos e serviços fez aumentar o número de visitantes paraenses em Carolina, no interior do Maranhão, na divisa com o estado do Tocantins. Somente em 2013, já foram contabilizados mais de 5 grupos em excursões rodoviárias para a região, um aumento significativo. Somente uma empresa de Belém e do interior do Pará (Irituia), a Enjoy Tours e a Laury Turismo, já organizaram 3 grupos este ano.
 
Esta proximidade tem tudo para dá certo, contudo o Maranhão precisa se tornar mais competitivo em termos de preço para atrair cada vez mais o público paraense.

Serras Gauchas: oferta surpreendente!

As duas principais cidades das famosas Serras Gaúchas não param de surpreender, Gramado e Canela acabam de lançar mais um produto para os milhares de visitantes que visitam a região, o Bus Tour. No Brasil, a região turistica das Serras Gaúchas é uma das mais dinâmicas do país, com um aumento crescente da oferta de novos serviços e produtos. Vejam abaixo:
O ônibus do Bus Tour, estacionado no Gramado Master Palace Hotel, onde ocorre o 2º Workshop Brocker Turismo
O ônibus do Bus Tour, estacionado no Gramado Master Palace Hotel, onde ocorre o 2º Workshop Brocker Turismo
 
GRAMADO (RS) – O 2º Workshop Brocker Turismo começou com uma boa novidade para as cidades de Canela e Gramado. Isso porque a empresa de receptivo acaba de fazer um investimento de R$ 5 milhões para ter quatro ônibus turísticos. A diretora da Brocker, Adriane Brocker, revelou que já está em negociação com o poder público das cidades para implementar roteiros com mais de 40 paradas entre os municípios.

A formatação está sendo desenvolvida para garantir pacotes com maior tempo de duração na região. “Hoje, o turismo de Gramado e de Canela, especificamente, é comercializado por meio de serviços que duram, em média, três noites. O fato é que estamos com uma série de novidades nas cidades e os turistas não conseguem aproveitar tudo o que a região oferece. Com os ônibus turísticos, vamos ampliar os pacotes e oferecer viagens de sete e quinze dias. Há muito o que ser explorado, eu garanto”, explicou a executiva.

O novo serviço foi apelidado de Bus Tour e ainda não tem uma previsão de inauguração, mas os veículos já estão preparados para rodar. Cadeirantes e ciclistas poderão usufruir do roteiro sem impedimentos, já que os equipamentos foram adaptados com espaços reservados para deficientes físicos e suporte para bicicletas.

Presente ao evento, o diretor comercial da fabricante de ônibus Marcopolo, Paulo Corso, mostrou-se entusiasmado com a novidade e, claro, honrado por ter produzido os veículos especialmente para a Serra Gaúcha. “A Marcopolo oferece esse tipo de ônibus para os principais destinos do mundo, mas nada supera essa iniciativa, afinal, somos uma empresa gaúcha e uma das poucas multinacionais 100% brasileira”, salientou Corso, pedindo aos profissionais de turismo empenho na divulgação da novidade.

O prefeito de Canela, Cleo Port, destacou a coragem da Brocker Turismo em adquirir os ônibus. “A Any [Adriane Brocker] é uma pessoa que leva a sério o ditado que coloca a carroça na frente dos bois: primeiro comprou os veículos, depois trouxe o projeto para a prefeitura. Agora estamos buscando formas de fazer essa operação funcionar”, brincou o mandatário, dividindo o discurso (e a responsabilidade) com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Em entrevista ao Portal PANROTAS após a solenidade de abertura, Any se mostrou otimista com o projeto, e diz carregar a expectativa de lançar o Bus Tour antes do Festuris de Gramado, em novembro.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Brocker Turismo
Fonte: Panrotas.

Cadastur é destaque em Portugal!

Cadastur permite consultar informações de 36,9 mil empresas de turismo no Brasil
Presstur 23-08-2013 (12h44) O Cadastur, um sistema do Ministério brasileiro do Turismo em que estão registados agências de viagens, hotéis, empresas de transporte turístico e restaurantes, disponibiliza um site onde é possível consultar informações básicas sobre os 36,9 mil inscritos.


Os dados disponíveis na página indicam a localização da agência, o website, contacto, nome do proprietário e segmento turístico em que actua, as quais podem ser consultadas através de um sistema de pesquisa. No motor de busca, o utilizador selecciona uma das quinze categorias de actividade que pretende encontrar, como agência de viagens, centro de convenções, empresa de aluguer de carros e outras, e o local onde procura, podendo seleccionar apenas o Estado ou especificar a cidade e o bairro.
O Cadastur recebeu nos últimos seis meses 3.500 inscrições, entre as quais 1.313 agências de viagens, 597 transportadoras turísticas, 399 hotéis, 233 restaurantes e 214 pousadas, segundo um comunicado do Ministério. O registo é obrigatório em algumas áreas de actividade, nomeadamente em meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Por outro lado, a inscrição é opcional para estabelecimentos como restaurantes, casas de espetáculos, empresas de aluguer de veículos, entre outros.
A plataforma inclui quinze categorias de “prestadores de serviços turísticos”, nomeadamente Guias de Turismo, Acampamento Turístico, Agência de Turismo, Casa de Espectáculos & Equipamento de Animação Turística, Centro de Convenções, Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva, Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático, Locadora de Veículos (aluger de automóveis), Meio de Hospedagem, Organizadora de Eventos, Parque Temático, Prestador de Infrastrutura de Apoio para Eventos, Prestador Especializado em Segmentos Turísticos, Restaurantes, Cafetarias e Bares e Transportadora Turística.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Brasil: receitas em queda e destino caro!?

Presstur 24-08-2013 (09h12) A desvalorização do real, se por um lado acarreta encarecimento dos consumos dos brasileiros no estrangeiro, por outro, torna os seus destinos mais baratos para os estrangeiros, mas o impacto nos fluxos turísticos não é tão imediato quanto nas salas câmbios e em julho o Brasil voltou a ter uma queda nas receitas turísticas, com a qual nos sete meses desde o início de 2013 fica ao mesmo nível do período homólogo de 2012.
Segundo os dados do Banco Central do Brasil, os gastos no Brasil de turistas estrangeiros ficaram em julho em 539 milhões de dólares, -1,3% ou menos sete milhões que há um ano, um decréscimo que também traduz o facto de precisar de gastar menos dólares ou euros para obterem os mesmos reais.
A superação da desvalorização apenas pode acontecer por crescimento das chegadas de turistas, o que, no entanto, se confronta com a imagem de destino caro que se tem formado em relação ao Brasil, percepção que, porém, é contestada por muitos hoteleiros brasileiros, designadamente os que têm resorts nas regiões costeiras dos estados do Nordeste, que já foram dos destinos mais procurados pelos portugueses.
Segundo os dados do Banco Central do Brasil, em cinco dos sete meses de Janeiro a Julho o Brasil teve queda das receitas turísticas que praticamente já anularam os aumentos ocorridos em Janeiro, ‘pico do Verão’ no Brasil, de 29 milhões de dólares, e em Abril, de 26 milhões.
Assim, nos sete meses até Julho as receitas estão em 4.019 milhões de dólares, apenas mais dois milhões que no período homólogo de 2012, no qual registava um aumento de 6,2% ou 235 milhões relativamente ao ano anterior.
Como do lado dos gastos dos brasileiros em viagens e turismo no estrangeiro a evolução nos primeiros sete meses deste ano é em alta de 14,4% ou 1.830 milhões de dólares, o défice da conta de viagens e turismo sobe para 10.523 milhões, praticamente o mesmo valor que o total do ano de 2010 e +21% ou mais 1.828 milhões que no período homólogo de 2012.
 
Comentários: Os hoteleiros do Brasil realmente estão certos, nossas diárias, em valores médios, não são tão elevadas quanto no exterior, o problema esta no peso que o país tem em relação a outros destinos. Exemplo: pagar 300 reais numa pousada em Paris não parece tão caro quanto o mesmo valor no Brasil, apesar de a qualidade dos quartos em alguns aspectos serem parecidos, o fato é que o Brasil ainda não tem prestígio e fluxo internacional para o padrão das tarifas atuais.
 
Em Fortaleza, existem pousadas cobrando R$ 350,00 reais a diária em alguns períodos do ano, a inflação esta generalizada na hotelaria nacional. Estamos com uma demanda acima da oferta em alguns destinos, contudo, em termos comparativos, o destino Brasil é caro!

Santos ganha com infraestrutura para cruzeiros!

Caros leitores, observem os ganhos que uma cidade pode ter quando decididamente abraça a atividade turística. Santos, no litoral paulista, tem profissionalizado cada vez mais o turismo de cruzeiros, com uma política voltada para a criação de infraestrutura e agora de inclusão nos roteiros, ou seja, a cidade não será apenas um porto de passagem, será um destino potencial para milhares de cruzeiristas; enquanto isso na Amazônia, padecemos com uma precária infraestrutura portuária. Vejam este processo no post abaixo:


MSC sai na frente e lança pacote que beneficia a cidade de Santos, criando também uma nova opção a seu passageiro, que agora poderá embarcar após pernoite na cidade

Os turistas de cruzeiros marítimos que viajarão pela armadora MSC poderão pernoitar em Santos, antes de iniciar viagem em alto mar. O anúncio foi feito durante uma reunião com hoteleiros da região. A armadora se dispôs a criar um pacote pré-cruzeiro para pernoite em Santos antes do embarque em um dos três navios da companhia que usarão Santos como porto-base - Magnifica, Orchestra e Preziosa. As vendas serão via sites das cerca de cinco mil agências de viagens que comercializam cruzeiros, e serão feitas em conjunto com a parte marítima.


Segundo a Secretaria de Turismo de Santos, a intenção é que os turistas conheçam mais a cidade além de ser interessante dos pontos de vista econômico e operacional, uma vez que os turistas não correrão o risco de chegar cedo ao terminal do Concais. A ideia é que os pacotes incluam ainda estacionamento e passeios pela cidade.

A temporada de cruzeiros marítimos 2013/2014 deverá contar com 13 navios no litoral brasileiro. Com o início previsto para o mês de novembro, a temporada seguira até abril de 2014. A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR) é de que 668 mil passageiros aproveitem 242 roteiros entre novembro de 2013 e abril de 2014. A oferta será 12,33% menor se comparada aos 762 mil leitos disponíveis na temporada 2012/2013.




Texto (©) Copyright Adaptado de G1.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.

Desejos da Melhor Idade!

Uma pesquisa recente publicada na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios mostra os desejos da melhor idade quanto se fala em serviços em viagem. São dados muito interessantes deste público que tem viajado bastante na última década, contudo precisamos ficar atentos a oferta destes serviços, pois certamente agregam um custo considerável ao preço final, mais também pode ser oferecido como um diferencial. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Permanbuco - atento aos cruzeiros!

O estado de Pernambuco tem aproveitado a demanda por cruzeiros na região, além do terminal exclusivo no Centro Histórico do Recife, tem criado materiais específicos para este tipo de público, em dois idiomas, recheados de informações e atrações que o visitante pode fazer em poucas horas.
 

sábado, 24 de agosto de 2013

Pernambuco em Caravana!

Nesta semana passou pelo Pará a Caravana "Pernambuco é só chegar", uma iniciativa muito interessante deste importante destino turístico nordestino. Uma grande inspiração para os destinos amazônicos, que tal nos reunirmos e divulgarmos a Amazônia neste formato? Vejam abaixo a cobertura feita pelo Guia Levi Freire:
 
Levi Freire Jr no "Workshop" Pernambuco é só chegar!

Na noite do dia 22 de Agosto a cidade de Belém recebeu o projeto “Pernambuco é só Chegar!” no Maison Pomme d'or. O objetivo principal foi alcançado: encantar o Trade Turístico do Pará e incendiar a vender as belezas pernambucanas.
"A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) darão início hoje (21), à programação 2013 do workshop Pernambuco é só chegar, que tem o objetivo de apresentar aos agentes e operadores de turismo das cidades visitadas os atrativos e as potencialidades turísticas do Estado, proporcionando uma imersão na riqueza cultural e turística pernambucana. Desde que foi lançado, há cinco anos, o programa já capacitou 7.300 profissionais do setor em todo o País. Para este ano, a expectativa é que 2.400 agentes e operadores de turismo participem dos eventos, ante os 1.750 da edição de 2012. Ao todo, serão contempladas 12 cidades (Londrina, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Belém), selecionadas a partir da pesquisa Perfil do Turista, realizada pela Empetur, e do ranking de vendas das principais operadoras do País. Também foi levada em consideração a percepção do trade local em relação aos mercados em ascensão." Extraído de: http://www.pe.gov.br/blog/2013/05/21/workshop-pernambuco-e-so-chegar-vai-divulgar-potencial-do-estado-pelo-pais/
Fonte e foto:  http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/08/pernambuco-e-so-chegar-em-belem-do-para.html

25% das cidades sem voos estão na Amazônia!

País tem 61 cidades sem voos regulares por falta de infraestrutura, dizem aéreas

MARIANA BARBOSA (DE SÃO PAULO)

O país possui 61 destinos com demanda para receber voos da aviação comercial regular, mas que não entraram na malha das companhias aéreas por falta de infraestrutura adequada. Os 61 destinos estão contemplados no programa do governo federal para a aviação regional, que prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos.

A lista dos destinos prioritários para as companhias aéreas, que inclui cidades como Guarujá, no litoral paulista, Feira de Santana (BA) e Lucas do Rio Verde (MT), será apresentada ao governo esta semana, em uma reunião marcada para a próxima terça-feira. Segundo o presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, uma vez feito o investimento nesses aeroportos, em 90 dias as companhias teriam condições de iniciar voos. Segundo Sanovicz, a demanda nessas cidades se justifica sem os subsídios prometidos pelo governo para a aviação regional.

A lista dos aeroportos regionais faz parte de uma longa agenda a ser discutida com o ministro Moreira Franco (Aviação Civil) e o presidente da Anac, Marcelo Guaranys. A pauta mais premente está relacionada às perdas bilionárias das empresas, principalmente devido à desvalorização do real e à alta do combustível. As empresas querem a redução de impostos e uma nova política de preços para o combustível por parte da Petrobras.

No encontro, os presidentes de TAM, Gol, Azul e Avianca também devem apresentar propostas de melhorias para aeroportos em que elas já operam, incluindo a adoção do sistema de navegação aérea por satélite PBN (sigla em inglês para navegação baseada em performance, da sigla em inglês. Outra preocupação que deve entrar na pauta do encontro é a relação com as concessionárias dos aeroportos privatizados. As empresas querem que a Anac faça um acompanhamento dos contratos de concessão para evitar cobranças abusivas por serviços e uso da infraestrutura.

FURTO DE BAGAGEM: As empresas aéreas devem sugerir ainda a criação de um plano de ação para coibir furtos de malas nos aeroportos. "Há casos em que a responsabilidade é nossa, mas há outros em que os furtos poderiam ser evitados caso houvesse mais segurança no trajeto das malas nas áreas restritas dos aeroportos", diz Sanovicz.

AEROPORTOS
1. Tarauacá/AC
2. Arapiraca/AL
3. Oiapoque/AP
4. Boca do Acre/AM
5. Borba/AM
6. Carauari/AM
7. Itacoatiara/AM
8. Labrea/AM
9. Manicoré/AM
10. Maués/AM
11. Bom Jesus da Lapa/BA
12. Feira de Santana/BA
13. Guanambi/BA
14. Jequié/BA
15. Paulo Afonso/BA
16. Teixeira de Freitas/BA
17. Sobral/CE
18. Cachoeira do Itapemirim/ES
19. Linhares/ES
20. Itumbiara/GO
21. Barra do Garças/MT
22. Cáceres/MT
23. Juara/MT
24. Juina/MT
25. Lucas do Rio Verde/MT
26. São Feliz do Araguaia/MT
27. Três Lagoas/MS
28. Divinópolis/MG
29. Paracatu/MG
30. Caldas/MG
31. Teófilo Otoni/MG
32. Almeirim / Monte Dourado/PA
33. Conceição do Araguaia/PA
34. São Felix do Xingu/PA
35. Francisco Beltrão/PR
36. Guarapuava/PR
37. Ponta Grossa/PR
38. Umuarama/PR
39. Caruaru/PE
40. Parnaíba/PI
41. São Raimundo Nonato/PI
42. Angra dos Reis/RJ
43. Bagé/RS
44. Erechim/RS
45. Rio Grande/RS
46. Santa Cruz do Sul/RS
47. Santa Maria/RS
48. Santa Rosa/RS
49. Sant'Ana do Livramento/RS
50. Santo Angelo/RS
51. Uruguaiana/RS
52. Mossoró/RN
53. Guajará-Mirim/RO
54. Caçador/SC
55. Lages/SC
56. Araraquara/SP
57. Franca/SP
58. Guaratinguetá/SP
59. Santos/SP
60. Sorocaba/SP
61. Gurupi/TO

Fonte: http://www1.folha.uo...-adequado.shtml, via http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/103419-pais-tem-61-cidades-sem-voos-regulares-por-falta-de-infraestrutura-dizem-aereas/

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pará em busca de novos produtos!

A Secretaria de Turismo do Pará (Setur-PA) realizou hoje (19) uma edição especial do “Café com o Trade”, em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e secretarias municipais. A ação reuniu membros e profissionais de entidades da iniciativa privada do setor para discutir os detalhes da segmentação da oferta de produtos turísticos no Estado e a formação de grupos de trabalho para debater e avaliar propostas para o turismo de natureza, cultural, de sol e praia, e de negócios.

“Essa ação visa incrementar o processo de interação entre a gestão pública e iniciativa privada no desenvolvimento e implantação do turismo em nosso estado, com uma visão conjuntural baseada no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

De acordo com a diretora de Produtos Turísticos da Setur-PA, Conceição Silva, o “Café com o Trade” é uma ação prevista no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará. “O objetivo maior é acelerar o processo de desenvolvimento que quer fazer do Estado do Pará, o destino turístico líder na Amazônia até o ano de 2020”, afirma ela.

Fonte: Setur e Panrotas.

sábado, 17 de agosto de 2013

Manaus - Aruba!

Enquanto mais voos regulares internacionais não chegam à Amazônia, muitas companhias aéreas e empresas tem aproveitado o potencial emissor da região por meio de fretamentos, como este da Surinan Airways, que voo regularmente na rota Belém - Paramaribo e Belém - Cayenna. A empresa oferecerá em setembro um voo fretado para aproveitar este demanda. Vejam o post extraído do site Aeroin:
 
Enquanto uma ligação regular do Brasil para Aruba não inicia, algumas empresas têm realizado charteres na rota ligando-nos ao paraíso caribenho. Conforme consta do HOTRAN, a companhia de Suriname passará por Manaus nos próximos 1 e 7 de Setembro, conforme programação:
 
1/9/13 - Chega a Manaus às 10h00 procedente de Paramaribo, capital do Suriname
1/9/13 - Parte de Manaus às 11h00 com destino a Oranjestad, capital de Aruba
7/9/13 - Parte de Aruba às 15h00 e pousa em Manaus às 18h00
7/9/13 - Deixa a capital do Amazonas às 19h00, em retorno ao Suriname

Viaja Mais Melhor Idade: mais dividas!

Na semana passada, o Ministério do Turismo anunciou a retomada do programa Viaja Mais Melhor Idade, que será relançado no mês de setembro. Vejam o post do Panrotas:

A partir de setembro, o Ministério do Turismo relança o Programa Viaja Mais Melhor Idade que traz prazos e condições de financiamentos mais favoráveis para as pessoas com mais de 60 anos que desejam viajar pelo País. Mesmo ressaltando que alguns detalhes do programa ainda estão sendo acertados pela pasta, o ministro do Turismo, Gastão Vieira enfatizou que o acesso ao crédito se dará por meio de um cartão operacionalizado por instituições públicas como o Banco do Brasil e a Caixa. “Com um cartão, sem burocracia, o turista poderá fazer seu roteiro e acessar automaticamente os recursos”, disse Vieira. Na semana passada, o presidente da Braztoa, Marco Ferraz, disse que as associadas preparam cerca de 600 pacotes para ofertar no Viaja Mais Melhor Idade. O programa prevê prazo de até 48 vezes para pagamento dos pacotes de viagem, que poderão incluir passagens, traslado, estadias em hotel e entradas em parques.

A idéia do programa é muito boa, ou seja, aproveitar quem tem tempo e dinheiro para viajar e combater a sazonalidade. Na prática, houve muitas viagens para destinos já tradicionalmente procurados pela Melhor Idade, como parte das regiões Centro-oeste e Nordeste do Brasil. Os anunciados descontos em voos e pacotes de fato não ocorreram. Por exemplo, a Trip (comprada recentemente pela Azul) anunciou em seu site inclusive tarifas especiais em vários voos domésticos pelo Brasil, contudo na hora da compra, as tarifas eram praticamente iguais as regulares. Na época, fiz o teste em várias rotas a partir de Belém, não consegui encontrar uma tarifa promocional. Muitos pacotes de operadoras eram direcionados para este público, mas com preços médios iguais ao de outros períodos de baixa temporada, sem descontos de fato como anunciado no programa.
 
Agora, nesta nova edição, vem a armadilha dos cartões específicos vinculados a bancos públicos: taxas de juros, taxas de anuidade, parcelamentos elevados, ou seja, o que parece ser um pacote barato, na prática, tornar-se-a bem mais caro. Vejamos um exemplo: pacote básico Belém - Fortaleza, com passagem aérea ida e volta, hospedagem com café da manhã 5 dias, traslado e City Tour.
 
Valor normal: R$ 1.000,00
 
Valor Melhor Idade (20% de desconto): R$ 800,00
 
Valor financiado em 48x: R$ 28,80 a parcela, com taxa de juros de 2,5% ao mês
 
Total financiado: R$ 1.382,40, ou quase dois pacotes
 
* Base Cálculo: Calculadora Cidadã do Banco Central
 
Resultado: o parcelamento a longo prazo, com taxas de juros nada camaradas, aumentará ainda mais o endividamento das famílias que já anda elevado. Num primeiro momento, muitas pessoas vão viajar, mas nos anos seguintes, com o acúmulo de dívidas, o programa não se sustentará; sem contar a percepção dos viajantes que talvez na prática, não tenham os descontos prometidos.
 
Possibilidades: como mencionei anteriormente, a idéia é excelente, contudo a operacionalização não. Sugiro uma política mais agressiva de descontos em passagens aéreas, voos noturnos, incentivo a fretamentos, maior divulgação das tarifas promocionais de hoteis e serviços em baixa temporada, etc. Por exemplo, em pleno inverno amazônico, de baixa temporada, as tarifas Belém - Santarém e Belém - Manaus encontra-se na casa dos R$ 300,00 reais, ou mesmo que na alta temporada.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Copa das Confederações: resultado já esperado!

Calma! Não estou falando do resultado da competição que terminou com a vitória do Brasil e sim da nossa infraestrutura. Durante a competição da Copa das Confederações o Ministério do Turismo fez uma pesquisa para constatar estatisticamente aquilo que todo mundo já sabia: não estamos bem preparados para receber estes eventos. Transporte ruim, preços extorsivos, limpeza péssima e sensação generalizada de insegurança. Aonde o dinheiro foi gasto de forma rápida e pontual, como nos estádios, a avaliação foi muito positiva; também após mais de 5 bilhões de reais em gastos em reformas e construções de novos estádios, era de se esperar uma avaliação neste sentido. Vejam um resumo de parte do resultado da pesquisa:
Fonte: Mnistério do Turismo.

Mtur em campanha!

Novas edições do material promocional de sensibilização do Ministério do Turismo podem ser encontrados em diversos pontos do país. Nos aeroportos de Belém e Manaus podemos visualizar dois tipos de material, um para o consumidor e outro para profissionais e empresas.
 

Viagem Legal alerta para as preocupações que os consumidores devem ter ao adquirir um produto/serviço turístico.


Cadastur: alerta para a obrigatoriedade do cadastro para certas categorias. 

Cadastur: categorias comtempladas pelo sistema.

TAN e LAN: ruim para o turismo!?

As fusões entre companhias aéreas são uma realidade inevitável. Custos elavados, concorrência, ampliação de mercado, entre outros, são fatores que levam as companhias a fusão ou compra das concorrentes mundo a fora. No Brasil, na última década, não foi diferente: a Gol comprou a Varig e a Webjet e a Azul a Trip. No mais recente movimento neste sentido, ocorreu uma grande fusão sulamericana, o Grupo LAN comprou a brasileira TAM, assim como adquiriu diversas companhias ou formou companhias próprias em outros países: LAN Peru, LAN Argentina, LAN Dominicana, entre outras.

Antes e durante o processo de fusão, os discursos variam muito pouco, mas um ponto em comum é que sempre será bem vantajoso para o consumidor/passageiro. Mais rotas, opções de horários, tarifas melhores, entre outros benefícios são anunciados para tentar convencer os viajantes que eles serão grandes beneficiados pelo processo. Na prática, quase nada disso ocorre. Vejamos o caso da Gol, eliminou sem maiores explicações a marca Varig e Webjet do mercado, parte das rotas e horários também e elevou as tarifas. Onde estavam todos aqueles benefícios?

As perspectivas para a fusão da LAN e TAM também vão neste sentido. Vejam alguns movimentos que mostram as mudanças da TAM que certamente diminuiram os benefícios aos consumidores/viajantes:

A; Alguns descontos tarifários, como para viajantes acompanhados por crianças em classe executiva já foram eleminados; 
 
B. Tam já anunciou o cancelamento das frequências diretas entre o Rio de Janeiro e Montevideo a partir de 2014;
 
C. A companhia já anuciou também que a estratégia será centralizar os voos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que será o grande hub internacional da Latam;
- Lá se vão parte dos esforços do governo brasileiro em descentralizar a malha aérea nacional e uma das raclamações dos turistas estrangeiros que vem ao Brasil, pois para qualquer região que vão do Brasil tem que passar pelo aeroporto paulista.

D. A TAM também já anunciou para breve o cancelamento dos voos Rio - Frankfurt e Rio - Paris;
- Voos concentrados, poucas frequências e apenas poucas empresas operando nunca significarm benefícios para o consumidor. Para efeito comparativo, automaticamente, o público carioca já vai paragar mais caro, pois além de perderem mais tempo tendo que voar a São Paulo, ainda etrão que pagar a tarifa de conexão recém criado nos aeroportos nacionais.

Certamente, ao avaliar as últimas medidas tomadas pelo grupo LAN no Brasil, elas não beneficiarão em nada os fluxos turísticos no Brasil. Esperamos que os voos recém anunciados, como Belém - Miami, seja mantidos.

Mtur devolve R$ 178 milhões!

BRASÍLIA – O Ministério do Turismo vai aproveitar a realização da Avirrp, em Ribeirão Preto, para apresentar sua mais nova ferramenta, o banco de projetos. O secretário de Programas de Desenvolvimento, Fábio Mota, revelou na reunião do Conselho de Turismo, em Brasília, que o ministério teve de devolver R$ 178 milhões à união, relativos ao ano de 2011, porque o dinheiro não foi utilizado. Motivo? Segundo ele, falta de projetos que pudessem ser contemplados com essa verba.

Há no País 18 mil obras com verba do MTur e a média de realização de cada uma, do projeto à finalização, é de cinco anos. Dois anos são gastos somente com o projeto executivo. Com o banco lançado pelo MTur, as obras seriam aceleradas (para uma média de três anos) e o dinheiro gasto com um dos projetos já aprovados pela pasta. Mota revelou ainda que, para o ano de 2012, há R$ 700 milhões sob o que o governo chama de cláusulas suspensivas: dinheiro à espera de projetos. Se eles não chegarem o dinheiro volta à União, mas não retorna ao orçamento do MTur no ano seguinte.

Fonte: Portal UOL

Superfaturamento em equipamentos nos aeroportos!

Mais uma vez vemos uma situação triste na empresa pública que administra mais da metade dos aeroportos brasileiros. A compra recente de 80 caminhões por parte da Infraero apresenta forte indício de superfaturamento. Enquanto um caminhão médio, do tipo comprado pela estatal custa no mercado cerca de R$ 400 mil reais, nós estamos comprando (dinheiro público) por R$ 1,7 milhão cada, um absurdo! Vejam abaixo:
 
Em parecer, órgão recomenda cancelamento da aquisição de 80 caminhões contra incêndio. Compra custará mais de R$ 141 mi aos cofres públicos
O Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) pediu à Justiça o cancelamento de contrato firmado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) com a Iveco Magirus para aquisição de 80 caminhões contra incêndio por suspeita de superfaturamento. A medida foi defendida em parecer emitido pelo órgão em mandado de segurança impetrado pela fabricante Rosenbauer América contra a empresa pública.

Firmado em novembro de 2012, o contrato para a compra dos veículos custará mais de R$ 141 milhões. O MPF afirma que há forte indício de sobrepreço e alerta para o risco de lesão aos cofres públicos. O órgão sustenta que, grosso modo, um carro de combate a incêndio nada mais é que um caminhão adaptado. Cálculos preliminares apontam, no entanto, que o valor pago pela Infraero por unidade é pelo menos quatro vezes maior que o preço do melhor caminhão comum comercializado no país.

Para o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, não é verossímil ou razoável que um veículo cujo preço de mercado varia, em média, de R$ 370 a R$ 520 mil, passe a custar mais de R$ 1,7 milhão após adaptações como instalação de tanque para reservatório de água, sistema de bombas, mangueiras, além de outros ajustes de carroceria. “Ainda que essas adaptações tenham um custo relevante, que somente pode ser calculado de forma absolutamente precisa por meio de prova pericial, podemos afirmar tranquilamente que tais elementos não são componentes de custo mais significativos do que os elementos que estruturam o próprio veículo”, explica.

Além disso, há que se considerar que o valor de custo unitário levantado preliminarmente pelo MPF refere-se a compras individuais. A administração pública, por sua vez, ao adquirir bens em maior escala, desfrutaria de uma margem de barganha que possibilitaria a diminuição do preço final, argumenta o procurador.

Entenda o caso – A atuação do Ministério Público Federal se deu em mandado de segurança impetrado pela empresa Rosenbauer America contra a Infraero. A fabricante de veículos venceu a licitação para fornecimento dos 80 caminhões adaptados à empresa pública, mas teve o contrato rescindido porque o motor do veículo apresentado não estava de acordo com o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O contrato foi então firmado com a segunda colocada no certame, a empresa Iveco Magirus. A Rosenbauer recorreu à Justiça alegando que a exigência da Infraero não tem amparo legal, por não estar clara no edital. A Justiça de primeiro grau concedeu liminar restabelecendo o contrato da fabricante, mas a decisão foi revertida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em seu parecer, o Ministério Público defende a aplicabilidade da exigência do Conama, mas ressalta que ela deve valer para todos os concorrentes. Segundo o órgão, aparentemente, os veículos fornecidos pela Iveco também não seguem o padrão estabelecido pelo Conselho, o que inviabilizaria a contratação da empresa, assim como aconteceu com a Rosenbauer.

O que mais chamou a atenção do órgão, no entanto, foi o elevado custo da compra. Notícias veiculadas recentemente na mídia apontam que a aquisição de carros contra incêndio semelhantes aos adquiridos pela Infraero, por outros órgãos públicos, como a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, custou em média, entre R$ 350 mil e R$ 400 mil por veículo, bem menos que o valor pago pela Infraero à Iveco.

A possível lesão aos cofres públicos resultante dessa contratação poderá ser melhor esclarecida em procedimentos cível e criminal em curso na Procuradoria da República no Distrito Federal.

Processo 59445-46.2012.4.01.3400 – 15ª Vara Federal do DF: http://www.prdf.mpf....raero-iveco.pdf

Panificadoras de Belém promovem festival gastronômico

Evento acontece de 12 a 24 de agosto em 20 padarias de Belém e Ananindeua

Belém - Começa na próxima segunda (12) as ações Sabores do Pará – festival gastronômico do ramo de panificação e confeitaria do estado. O projeto, promovido pelo Sebrae no Pará em parceria com Emulzint, Casa do Sorveteiro e Propan, tem o objetivo de qualificar as indústrias de panificação no desenvolvimento de produtos com enfoque nos sabores regionais e de maior valor agregado, além de informações sobre gestão e técnicas de comercialização desses produtos durante o Festival Sabores do Pará. "Nossa intenção é inserir as panificadoras no roteiro turístico gastronômico de Belém e ampliar a capacidade de venda", observa Leda Magno, gestora do projeto de Panificação do Sebrae no Pará. Ela ressalta que o evento é parte das estratégias para ampliar a competitividade no Grupo de Empresas de Panificação e Confeitaria do estado do Pará, desenvolvido pelo Sebrae. Até o dia 24 de agosto, o consumidor será apresentado a uma linha de produtos exclusivos com ingredientes regionais, misturando as receitas de panificados com cupuaçu, açaí camarão, jambu, pirarucu, entre outros. O cardápio diferenciado estará disposto nas panificadoras participantes e incluirá os pratos: chipa com camarão e jambu, brioche de açaí com banana, bruscheta de carne seca, calzone pirarucu de casaca, folhado marajoara, entre outros. "A ação permite agregar valor e padronizar as receitas, o que propicia um produto sempre com o mesmo sabor e apresentação", garante Leda. Segundo Leda Magno, a intenção é construir um novo cenário com o restabelecimento do valor cultural e social que as padarias tem dentro das comunidades, inserindo-as no roteiro turístico e gastronômico de Belém. Um formato parecido já aconteceu em padarias de Goiânia e de Brasília. O projeto de Panificação do Sebrae no Pará envolve cerca de 250 panificadoras de todo o estado. Serviço: Agência Sebrae de Notícias no Pará Atendimento à Imprensa

Jecyone Pinheiro (91) 3181-9139 / jecyone@pa.sebrae.com.br

Juliana Rose (91) 3181-9136 / julianarose@pa.sebrae.com.br

Silvaneide Guedes (91) 3181-9140 / neide@pa.sebrae.com.br

Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/21089057/ultimas-noticias/panificadoras-de-belem-promovem-festival-gastronomico/

Mangueirão. preparado!



Estádio Olímpico do Pará "Mangueirão"
Capacidade: 45.007 lugares
Cidade: Belém (PA)
Proprietário: Governo do Pará

Inaugurado em 1978, o estádio Mangueirão tem sido palco de competições de atletismo desde 2002, após uma grande reforma, como consta no site do governo do Pará. O local era o trunfo de Belém para sediar o Mundial-14. No entanto, a cidade foi preterida e o local não recebeu a ampliação das reformas necessárias para se enquadrar no padrão-Fifa. No entanto, o palco esportivo apresenta estrutura para receber partidas do Campeonato Brasileiro e até jogos da Libertadores já recebeu, quando o Paysandu disputou a competição em 2004. Ainda assim, foi anunciada em maio uma pequena reforma e melhorias no acesso para os torcedores, de acordo com o Portal da Amazônia. Falta agora Paysandu (na segunda divisão) e o Remo (na quarta) voltarem à elite para fazer jus ao estádio que Pará possui.

Fonte: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/est-dios-descartados-para-copa-o-reformados-para-131300072.html?page=3

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Parece que voltaremos a andar de ônibus!

O Ministério do Turismo e o Governo Federal devem correr para rever suas políticas na área do turismo, senão veremos os números do turismo definhar e ainda retroceder nos deslocamentos turísticos internos, voltando a uso extensivo dos ônibus nos deslocamentos regionais. Talvez seja um cenário promissor para investimento no turismo rodoviário, contudo a considerar as estradas nacionais, parece um cenário pouco promissor. As regras de viagens, ainda pouco flexíveis, as normas da ANTT para embarque em outras cidades, entre outras questões não favorecem o turismo terrestre por ônibus. Muitas operadoras apostaram no modal aéreo como meio de deslocamento de seus pacotes e agora se veem em dificuldades para vender desterminados detsinos por causa da pouca oferta de voos.
 
Neste cenário, destinos distantes, como a Amazônia, sofrem ainda mais, pois os custos com deslocameno se tornam absurdos, inviabilizando os fluxos turísticos. Vejam o post: 

Brasília - É sintomático: se a economia não decola, as pessoas também não. O ritmo lento da atividade econômica brasileira é apontado por analistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, incluindo fontes do governo que acompanham o setor, como o principal fator para a queda no número de passageiros nos aeroportos no primeiro semestre. O desempenho cambaleante da economia levou as pessoas a voar menos, tanto a turismo como a negócios. O nível recorde de endividamento das famílias também comprometeu a renda destinada a produtos e serviços que não são considerados essenciais.
"As pessoas pensam: ou vejo meus parentes de avião ou troco a geladeira. Não há mais renda disponível para as duas coisas", diz uma fonte do governo que prefere o anonimato. Segundo ela, a classe média teve o "gostinho" de voar pela primeira vez, mas sentiu o baque do aumento dos reajustes dos preços das passagens feitos pelas companhias para compensar os altos custos do setor com o encarecimento do dólar.
Adalberto Febeliano, da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), explica que a expansão do setor aéreo deriva de outras atividades econômicas. Em média, o faturamento das companhias aéreas cresce o dobro do Produto Interno Bruto (PIB). Há exceções, como no ano passado, quando a economia expandiu quase 1% e as companhias aéreas tiveram crescimento de 6%. "Com o desempenho atual da economia, é de se esperar que o transporte aéreo não cresça quase nada", afirma.

Grandes eventos: O consultor técnico da associação ainda disse que eventos como a Copa das Confederações, em junho, acabam tendo um impacto negativo, pois o efeito líquido total é de queda de passageiros como consequência do recuo do turismo de negócios. Ele acredita que o desempenho das companhias no restante deste ano depende do nível da economia como um todo no segundo semestre. As empresas, diz Febeliano, estão trabalhando para "enxugar" ao máximo os custos e equalizar os choques.

Para o economista Felipe Souza, que analisa o setor pela consultoria Lafis, a margem de lucro das empresas ficou estreita depois da redução agressiva das passagens para atrair a classe média.
"Como as empresas não conseguem subir o preço das passagens da forma como gostariam, para não perder mais clientes, tentam, de toda a forma, reduzir os custos operacionais", avalia. Segundo ele, há uma adaptação, exigida pelo momento econômico atual, que ainda não impactou planos de longo prazo, como compra de novas aeronaves

Novos tempos: Entre as medidas de reestruturação das empresas, a TAM anunciou na semana passada que dará licença a mais de 800 pilotos e comissários de bordo. Outra mudança se deu na prestação de serviços durante os voos. Os brasileiros começaram a perceber que quando compram uma passagem estão fazendo um contrato com a empresa apenas para ir de um lugar a outro. Todos os outros tipos de serviços, antes em uma espécie de combo, agora são cobrados à parte, incluindo alimentação, escolha de assentos e excesso de bagagem.
A CVC, maior agência de viagem do País, diz se preparar para qualquer tipo de elevação de preços, pois o encarecimento das passagens costuma atrapalhar os planos dos turistas. A operadora, que conta com mais de 8 mil agências espalhadas pelo Brasil, começará a fazer roteiros rodoviários partindo do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Hoje, os roteiros terrestres se restringem ao eixo São Paulo-Capital para o interior.
Para o Rock in Rio, em setembro, a operadora prepara uma operação de viagens "bate-volta", partindo de 14 cidades de São Paulo, Bahia e Paraná para o Rio. Em todos os casos, o cliente vai poder escolher se quer ir de ônibus ou de avião.

Economia: A assistente social Roseane de Moraes viajou de Curitiba a Brasília de avião, mas esperava o ônibus para Seabra (BA) para, em seguida, partir para Lençóis (BA). Em vez de uma hora de voo, demoraria 14 horas na estrada. O esforço é compensado pela economia de R$ 863, diferença entre as passagens de ônibus e avião. Para voltar, Roseane vai de ônibus de Lençóis para Salvador, de onde voa até São Paulo, para depois finalizar o percurso de ônibus até Curitiba.
O dinheiro economizado servirá para custear a hospedagem, a alimentação e os passeios dos dez dias em que vai ficar de férias na Chapada Diamantina.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/divida-tira-nova-classe-media-de-avioes

Mais segurança em Val de Cans, com ação social!


Muito interessante a ação promovida pela Infraero no entorno do Aeroporto Internacional de Belém. Além da questão relacionada a segurança de voo, a medida torna a comunidade mais próxima e participativa das questões operacionais dos aeroportos de Belém (para quem não sabe, a capital paraense possui dois aeroportos comerciais: o Aeroporto de Belém, que atendme basicamente aeronaves de pequeno porte e municípios do interior do Pará, como na Ilha de Marajó; e o Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans/Julio Cezar Ribeiro, o maior, que recebe os voos comerciais das principais companhias aéreas). Vejam o posto:
 
O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA) distribuiu, no último dia 27/7, as pipas recolhidas na campanha “Troque sua Pipa por uma Bola”, realizada no início do mês. A campanha arrecadou 881 pipas e 268 rolos de linhas nos bairros da Bengui, Pratinha I e II, vizinhos ao Val-de-Cans. As pipas foram entregues a crianças carentes que moram na Vila Quatro Bocas, município de Nova Timboteua, a 144 km da capital paraense.

Essa foi a 11ª edição da campanha “Troque sua Pipa por uma Bola”, que busca conscientizar a população sobre os riscos de soltar pipas e papagaios em lugares impróprios. Na ação, funcionários da Infraero e voluntários de outros órgãos atuantes no aeroporto visitaram comunidades do entorno do Val-de-Cans e trocaram pipas e papagaios por bolas, além de informar os cidadãos sobre os perigos da brincadeira de pipa perto do sítio aeroportuário com panfletos e conversas.
Pipas-Belem-2
A comunidade da Vila Quatro Bocas, que não está localizada nas proximidades de um aeroporto, é cercada de campos abertos, locais propícios para a prática da brincadeira com pipas. Cerca de 150 crianças da comunidade receberam pipas, com a distribuição de 600 pipas e 200 rolos de linhas.

“Tivemos a preocupação de descartar as linhas que estavam com cerol, pois não poderíamos correr o risco de contribuir para a ocorrência de algum acidente com danos à saúde das crianças atendidas”, disse Carlos Vital, coordenador de Segurança Operacional do Aeroporto de Belém. Os representantes do aeroporto aproveitaram para explicar às crianças sobre os perigos de soltar pipas em locais proibidos, como próximo a aeroportos e fios elétricos.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero.

Fornatur faz reinvidicações!

O secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, recebe a carta entregue pelo vice-presidente do Fornatur, Luis Otávio Neves, e pelo presidente Ronald Ázaro

O secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, recebe a carta entregue pelo vice-presidente do Fornatur, Luis Otávio Neves, e pelo presidente Ronald Ázaro
 
BRASÍLIA – Em reunião realizada ontem, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) decidiu escrever uma carta aberta ao ministro de Aviação Civil, Moreira Franco. A carta foi entregue hoje, durante reunião do Conselho Nacional de Turismo, ao secretário-executivo de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, que acompanhava a reunião. Entre os pontos destacados, os dirigentes estaduais de turismo alertam para os preços das tarifas aéreas, chamados de “proibitivos” no documento, e para os riscos do encolhimento da malha aérea nacional. “O nosso alerta é principalmente em defesa dos passageiros, os nossos turistas”, diz a carta. Eles reivindicam, ainda, a retomada do Brazil Air Pass, para que visitantes estrangeiros possam ter descontos ao adquirir passagens para múltiplos destinos brasileiros. Leia a íntegra:

Ao
Ministro Wellington Moreira Franco
Ministro Chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC)


Senhor Ministro,
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), legitimado por ser o Fórum que na Lei Geral do Turismo, Lei número 11.771, de 17 de setembro de 2008, nos reconhece no artigo 8, capítulo IV, como instância de governança do Sistema Nacional de Turismo, tem o dever de zelar pelo desenvolvimento das atividades turísticas. Na sua 71ª Reunião Ordinária realizada em Brasília, no dia 30 de julho, resolveu, por unanimidade, levar à SAC, a seguinte manifestação pública, como resposta às nossas apreensões ao grave momento que atravessa a aviação comercial brasileira, com reflexos diretos ao nosso setor.

Na nossa Reunião Ordinária, emitimos a seguinte declaração pública:

"Como gestores do setor oficial do turismo em todos os estados, estamos sentindo os efeitos da equação que estabelece a redução da oferta e simultaneamente o aumento dos preços das passagens aéreas. Este é um problema que afeta hoje não apenas o setor do turismo, mas principalmente o usuário. O transporte aéreo é uma concessão pública, que tem como personagens o Poder Concedente, os Concessionários e os Usuários. O nosso alerta é principalmente em defesa dos passageiros, os nossos turistas, que estão cada vez mais afastados da possibilidade de uma viagem doméstica pelo valor proibitivo dos bilhetes aéreos.

Grave também é a perda de competitividade internacional por conta da diminuição dos assentos comercializados no exterior com destino ao Brasil e os preços que estão sendo praticados, reduzindo as nossas vantagens competitivas com relação a destinos concorrentes, o que só agrava o nosso déficit comercial no item turismo.

Entre os pontos prioritários, que precisam de uma ação imediata do Poder Concedente, destacamos:

1. O problema gerado pelo cancelamento por decisão unilateral das empresas aéreas, de voos de importantes destinos turísticos, especialmente do Norte e Nordeste. A redução desses voos tem reflexo direto na oferta turística, diminuindo a competitividade e promovendo um aumento de preços. O paradoxo é que, as mesmas companhias que cancelam de forma unilateral esses voos, precisam, na implantação, de autorização da Anac. Na hora do cancelamento o concessionário precisa apenas comunicar a agência. Os cancelamentos destes voos deveriam gerar a perda do slot no aeroporto de origem, geralmente de grande fluxo emissor, os estados destinos não ficariam vulneráveis.

2. Incentivar a retomada dos voos noturnos, com tarifas diferenciadas, dirigidas ao desenvolvimento do turismo.

3. Estabelecer um critério de reciprocidade, objetivo de contrapartida das empresas aéreas, com relação aos incentivos que estão sendo dados ou solicitados ao setor aéreo, como desoneração de folha, redução de ICMS, entre outros.

4. Publicar nos sites de reservas o número de assentos disponíveis por faixa tarifária, ou seja, abertura do yield management. O passageiro passa a ter direito a saber os percentuais de assentos/tarifas realmente oferecidos.

5. Criar percentuais de descontos reais para incentivar as viagens da terceira idade e dos passageiros com mais de 65 anos no período da baixa estação turística.

6. Estabelecer como compromisso a promoção internacional do Brasil no exterior às concessionárias de bandeira das nossas rotas internacionais. As companhias internacionais estão atuando prioritariamente no exportativo, agravando o déficit da nossa balança comercial.

7. Reativação do Brazil Air Pass, que permite ao visitante de outro continente viajar por um preço fixo no território nacional. O modelo anterior permitia a viagem de 3 a 4 cupons, democratizando o acesso do visitante internacional a outros destinos domésticos e aumentando a permanência média do estrangeiro. Essa medida torna o Brasil mais competitivo.

8. Incentivar os voos fretados domésticos, com redução de tarifas aeroportuárias e de ICMS sobre combustíveis.

9. Incentivar os voos fretados e de companhias estrangeiras que consigam ter, no mix de passageiros, majoritariamente estrangeiros.

10. Dentro da política de Céus Abertos, estabelecer condições legais e administrativas para abrir os céus do Brasil ao mercado internacional para assegurar uma maior competitividade.

Brasília, 30 de julho de 2013.

Ronald Ázaro - Presidente do Fornatur

Luis Otávio Neves - Vice-presidente do Fornatur

Fonte: Panrotas.

Jet Blue incrementa receita!

Cada vez mais as companhias aéreas investem em fontes de renda extras, além das passagens aéreas, para incrementar seu faturamente. Bagagem extra, alimentação a bordo, marcação de assentos selecionados, embarque prioritário, traslados, entre outros. Neste sentido, a americana Jet Blue lançou um serviço de acompanhamento de bagagem personalizado. Ficar aguardando a bagagem na esteira? Para alguns passageiros será coisa do passado! Vejam o post publicado no Panrotas: 

A companhia aérea Jet Blue está oferecendo, desde ontem, um novo serviço para seus passageiros. Trata-se do Bags Vip, uma opção de concierge de bagagens em parceria com a Bags Inc. Pelo serviço, os passageiros têm suas malas entregues em suas mãos no destino da viagem, seja um hotel ou residência, em até quatro horas, depois da chegada, caso o destino final esteja em distância de até 40 milhas (aproximadamente 75 km) do aeroporto. Caso a distância seja superior, esse tempo aumenta para seis horas.

É cobrada taxa pelo serviço, que pode ser contratado pelo site da Jet Blue, até uma hora antes da decolagem do voo. O Bags Vip está disponível em todos os voos da companhia nos Estados Unidos, Porto Rico e US Virgin Islands. “Se a sua família quer ir direto para um resort sem esperar ou se você tem uma reunião de negócios antes mesmo de poder chegar ao hotel, esse novo serviço libera você do estresse e da preocupação com as bagagens”, diz o diretor comercial da Jet Blue, Robin Hayes. Informações no www.jetblue.com.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

OTAs: American x Decolar!

Sites das duas empresas: American Airlines anuncia retirada de conteúdo do Decolar.com

Sites das duas empresas: American Airlines anuncia retirada de conteúdo do Decolar.com.
 
A American Airlines divulgou comunicado anunciando que retirou seus voos do site Decolar.com. Segundo informado pela companhia aérea, a decisão de remover o conteúdo do site da OTA ocorreu "após descobrir que o Decolar.com estava usando métodos de fixação de preços injustos e pouco claros", segundo diz o comunidado da AA.

O comunicado ressalta ainda que os voos da American podem ser adquiridos em diversos sites, incluindo o próprio site da companhia, www.aa.com, entrando em contato com a central de reservas local da American Airlines, visitando os centros de venda ou por meio dos agente de viagens.
 
Comentários: o site Decolar.com, em nota recente, declarou-se "surpreso" com a medida da American Airliners. É uma reviravolta interessante, pois sites como este atuam como grandes distribuidores mundiais das companhias aéreas e ainda facilitando as conexões de voos entre diferentes companhias aéreas. Apesar da American declarar que as tarifas baixas estão também em seu site, o fato é que não oferece conexão da maioria das cidades, enquanto no Decolar.com você consegue casar voos nacionais e internacionais de maneira rápida e prática. As razões que levaram a companhia aérea a encerrar temporariamente a parceria não ficaram muito claras, afinal as preocupações alegadas de "fixação de preços injustos e pouco claros" certamente não dizem respeito ao viajante.

WI-fi na Amazônia: Pará lidera!

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 84 municípios que fornecem acesso à internet via conexão Wi-Fi da região Norte, 46, ou seja, mais da metade, estão em território paraense. O Navegapará, programa do Governo do Estado do Pará, implantado de forma conjunta pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), tem contribuído bastante para que o Estado tenha o maior percentual (32%) de prefeituras conectadas e que oferecem acesso à internet entre os estados brasileiros.
 
O estado do Amazonas está em segundo lugar, com 29%. É a primeira vez que o IBGE levanta dados sobre oferta de conexão sem fio por prefeituras. Os dados foram coletados em 2012. Ampliar o acesso à internet não é apenas democratizar o acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. É também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. "Quem tem acesso à internet não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que compõe o universo digital, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida", afirma Leila Daher, diretora de Projetos Especiais da Prodepa, responsável pelo Navegapará. Os dados divulgados em julho mostram também que os programas de acesso à internet estão concentrados na região Sudeste, onde estão 263 dos municípios com wi-fi para a população e 249 das iniciativas gratuitas.
 
A segunda região com mais pontos públicos é o Nordeste, com 190, seguida de perto pelo Sul, com 180. O Norte tem 84, enquanto o Centro-oeste, 78 cidades com oferta pública de internet. Apesar de numericamente ter poucas iniciativas, a região Norte se destaca em relação ao percentual de municípios com algum tipo de programa – 18%. No Sudeste, por exemplo, o índice é de 15%. O programa Navegapará está integrando o Pará por meio de acesso livre em lugares públicos, infocentros e atendimento à rede governamental no Estado. Atualmente, ele está presente em 62 municípios do Pará, com 98 pontos de acesso livre e 177 infocentros. São beneficiados pelo programa órgãos do governo, escolas, delegacias, hospitais, além de prefeituras e entidades do terceiro setor. O programa é referência em projeto de infraestrutura e inclusão digital, servindo inclusive como modelo técnico para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e para outros estados. Ainda segundo o instituto de pesquisa, o fornecimento de conexão Wi-Fi por parte das prefeituras ocorre prioritariamente em cidades com até 100 mil habitantes ou menos.
 
Das 795 cidades com acesso à internet Wi-Fi no Brasil, 698 estavam dentro desse limite. Realidade completamente diferente do que acontece com o Programa Navegapará, que chega tanto a municípios pequenos, como Acará, com pouco mais de 53 mil habitantes, como a grandes cidades como Marabá e Santarém, com população de cerca de 250 e 300 mil habitantes, respectivamente, além da capital, Belém, que tem mais de dois milhões de habitantes. O Governo do Estado tem atuado para levar o Navegapará às áreas ainda não atendidas e já está buscando novos recursos e parceiros. A ideia é estabelecer convênios com entidades e prefeituras municipais, de modo que elas possam investir na sustentabilidade financeira dos infocentros e, em contrapartida, terem acesso à internet de alta velocidade e de baixo custo. "A sustentabilidade do programa é um grande desafio. O projeto tem que se expandir, primeiro com qualidade, e também com sustentabilidade, buscando parcerias e tentando reduzir os custos, pra tentar chegar em mais cidades, em menor tempo, com menor custo possível. Esse é o objetivo geral do projeto", declara Leila Daher. No que se refere ao acesso via wi-fi, a Prodepa limitou a banda dos hotzones, melhorando o serviço para o usuário. Os ponto de acesso livre eram abertos e algumas pessoas entravam para baixar filmes e congestionava a banda. Com a limitação, o sinal é melhor distribuído, de forma mais adequada, equilibrando o acesso e diminuindo o número de reclamações. Texto: Natia Ney – Prodepa

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