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sexta-feira, 28 de junho de 2013

O céu, o mar e a terra a partir de uma cabine!

A experiência do voo é inesquecível, de certos ângulos os momentos podem ser transcendentais! O piloto e fotógrafo Karin Nafatni compartilha alguns destes momentos conosco (Fonte G1):

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Nascido na Tunísia e criado entre a Itália, a Suíça e os EUA, Karim Nafatni, de 31 anos, mora em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde trabalha como piloto em uma grande empresa aérea comercial. Ele também é fotógrafo profissional especialista em imagens de arquitetura e cidades. Há cerca de um ano, após ser promovido a comandante, Nafatni registrou seu último voo como primeiro oficial, com uma foto tirada da vista na cabine. A imagem, postada em um site, teve tantas visualizações que ele resolveu continuar clicando a cena em outros voos.

As fotos são tiradas usando uma técnica chamada HDR (High Dynamic Range, ou Alto Alcance Dinâmico, em português), que usa diferentes tempos de exposição para representar de forma mais precisa a cena, captando das áreas mais claras às mais escuras. Nafatni disse ao G1 que não esperava esse sucesso. “Faz tempo que queria tirar esse tipo de foto. Já testemunhei vistas incríveis no meu trabalho e pensei que seria interessante compartilhar essas joias com aqueles que não têm a chance de acessar a cabine de uma aeronave todo dia”, disse, e completou: “Acho que a visão de cima dá uma perspectiva totalmente diferente e muito atrativa da cidade”.

Confira a seguir algumas das imagens. A série completa pode ser vistas na página do fotógrafo no Facebook e em seu site.

Posted ImageImagem mostra trechos de terra e mar pela janela da aeronave (Foto: Karim Nafatni/Divulgação)

Posted ImageImagens foram feitas usando a técnica HDR (Foto: Karim Nafatni/Divulgação)

Posted ImageOutra foto da série (Foto: Karim Nafatni/Divulgação)

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Fonte: http://g1.globo.com/...ja-imagens.html

sábado, 22 de junho de 2013

Praticagem milionária no Brasil!

O número de passageiros que viajam em cruzeiros marítimos no Brasil está diminuindo. Segundo dados recém-divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar Brasil), na última temporada, que começou em novembro de 2012 e se encerrou no mês passado, os navios que percorreram a costa brasileira transportaram 732.163 passageiros, 9% menos que na temporada de 2011/2012, quando foram registrados mais de 805 mil passageiros.

Uma das razões que explicam a redução é que a costa do país também recebeu um número menor de transatlânticos: foram 15, contra 17 na temporada anterior e 20 de 2010/2011. Para o presidente de Abremar, Ricardo Amaral, a falta de infraestrutura e o alto custo de operação no Brasil têm afugentado as empresas, que preferem levar suas embarcações para destinos mais estruturados e mais baratos.

“O navio se move, e as companhias sempre vão buscar a opção que traga mais satisfação e menor preço. O custo de operação aqui é maior do que na maioria dos itinerários pelo mundo. Chega a ser três vezes maior do que na Europa, por exemplo”, afirma. Esses custos incluem desde o valor da praticagem (operações de manobra de entrada e saída em portos) e da taxa de embarque até os gastos com combustível, abastecimento de água e retirada de lixo. Amaral acrescenta o ônus de alguns impostos que incidem sobre a operação de cruzeiros marítimos e que não são cobrados em outros destinos. Segundo um levantamento da associação, o porto de Salvador cobra pela praticagem US$ 109.707,80 (cerca de R$ 222 mil), 519% a mais do que o de Pequim e 2.789% a mais do que o de Barcelona. O preço é referente a duas manobras, de entrada e saída, para navios com até 137 mil toneladas. O porto de Santos, o segundo mais caro, cobra US$ 44.799 (mais de R$ 90 mil) e o de Ilhabela, US$ 37.675 (mais de R$ 76 mil). Os valores são mais altos do que os cobrados em portos de cidades como Nova York, Miami, Sydney, Montevidéu, Valparaíso e Veneza.

Congestionamento de transatlânticos
Segundo Ricardo Amaral, o problema da falta de infraestrutura ficou mais evidente depois que o número de cruzeiros explodiu no país, de 2000 a 2009 – apenas entre 2004 e 2009, por exemplo, o número de embarcações subiu de seis para 18. “Quando tínhamos só dois ou três navios, o país era visto como destino exótico, então as falhas eram relevadas. Quando o número de navios cresceu de forma exponencial, os problemas também se multiplicam de forma exponencial”, diz.

Ele cita o caso de um congestionamento que ocorreu na última temporada, que obrigou dois navios a se revezarem em um porto. A duração do visto de trabalho dos tripulantes, que é de quatro meses e por isso não abrange toda a temporada, é outro entrave, na opinião de Amaral. De acordo com a Abremar, além da Europa e do Caribe, outros destinos que estão competindo com o Brasil pelos navios são Argentina e Austrália, que têm temporada na mesma época que o verão brasileiro. Apesar de o Brasil superá-los no ranking mundial do mercado de cruzeiros – o país é o quinto em número de passageiros --, ambos têm registrado número crescente de cruzeiristas.

Os dados de pacotes vendidos por operadoras de viagem brasileiras no ano passado confirmam a tendência. Segundo o anuário da Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), em 2012, a venda de pacotes para cruzeiros internacionais cresceu 18%, enquanto a venda para os cruzeiros nacionais caiu 15%. Com isso, a participação nesse mercado das vendas dos navios que circulam fora do Brasil está crescendo. Enquanto em 2010 as diárias nos cruzeiros internacionais eram responsáveis por 15% do mercado, em 2012 essa participação cresceu para 23%. A Abremar prevê que a próxima temporada também registrará números decrescentes. Segundo a associação, o impacto direto e indireto do setor de cruzeiros marítimos na economia do país é de R$ 1,4 bilhão.

MP dos Portos
Aprovada pelo Senado na quinta-feira (16), a Medida Provisória 595/2012, conhecida como MP dos Portos, é citada pelo governo como uma das providências que podem melhorar a situação do setor de cruzeiros no Brasil. “Um dos objetivos dessa medida é aumentar a concorrência e a quantidade de portos. Isso vai melhorar os custos. O caminho é a competição”, afirma Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), órgão ligado ao Ministério do Turismo.

Para Dino, a redução no número de passageiros em cruzeiros nacionais é uma “flutuação normal do mercado”. “Houve uma explosão no número de cruzeiros e depois houve um desinteresse do mercado interno”, diz. Ele afirma que a Embratur está investindo para captar novas rotas e navios, assim como mais passageiros internacionais, principalmente aqueles que vêm dos países do Mercosul. “Estamos focando nos países vizinhos por conta da facilidade de deslocamento. Não é todo mundo que se dispõe a cruzar o oceano para fazer um cruzeiro”, diz.

Dos turistas que navegam nos cruzeiros pela costa do Brasil, cerca de 15% são estrangeiros. Segundo dados do governo, a maioria dos estrangeiros que fazem cruzeiro no Brasil vem da Argentina. Em seguida vêm os alemães, os norte-americanos, os italianos e os uruguaios. Segundo a Embratur, o o governo federal está investindo R$ 682 milhões em sete portos que podem servir de terminais de passageiros para cidades-sede da Copa do Mundo. A entrega está prevista para a época de realização da Copa.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Custo_afugenta_cruzeiros_da_costa_brasileira_e_n_de_passageiros_diminui&id=321036

Nova sede Setur-Pa!

A Secretaria de Turismo do Pará (Setur) já esta em novo endereço na capital paraense! Mais informações em www.setur.pa.gov.br.

 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Altamira - BH, direto!

De Altamira para todo o Brasil! No próximo dia 4 de julho a Azul estréia um voo direto entre a cidade do interior do Pará - Altamira (cidade base para as obras de Belo Monte) e Belo Horizonte (MG), possibilitando inúmeras conexões sem precisar fazer escala na capital Belém.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Passagens a preço fixo!?

O mundo da aviação vive um momento de crise e de grande criatividade para novos formatos de negócios e processos. Além dos investimentos em novas tecnologias, economia de combustível, corte nos serviços de bordo, entre outros; surge uma empresa propondo preço fixo pela passagem aérea. Nada de compras com antecedência, ficar de madrugada no site para promoções, etc; você simplesmente paga um valor fixo e voa quando quiser. Acho que pode dat certo:
 
Uma companhia aérea dos Estados Unidos está reinventando a aviação regional com uma proposta de “tarifa fixa”. Há um ano, a Surf Air, com sede em Santa Monica, na Califórnia, chegou ao mercado com a proposta de cobrar uma mensalidade de seus associados que, assim, poderiam voar de forma ilimitada nas operações da empresa. “As outras companhias têm passageiros, nós temos membros”, diz o slogan da empresa.

Com a mensalidade de US$ 1.650 e taxa de inscrição de US$ 500, os associados podem voar quanto precisarem na rota entre San Francisco (Aeroporto de San Carlos) e Los Angeles (Aeroporto Burbank). Santa Bárbara, a partir do dia 10, será incluída na oferta de voos, segundo o site da empresa. Segundo a companhia, em 2011 voos entre as regiões metropolitanas de San Francisco e Los Angeles tiveram mais de 20 milhões de passageiros freqüentes – o público-alvo da Surf Air.

“A Surf Air possibilita que viajantes de negócios reservem uma viagem sem estresse e sem precisar comparar preços com apenas uma hora de antecedência ao voo”, diz um dos fundadores da companhia, Wade Eyerly, CEO da empresa. “Estamos satisfazendo uma real necessidade do mercado com um serviço profissional e econômico entre regiões muito populares. Nosso serviço pode ser substancialmente mais barato que uma primeira classe, sendo que oferecemos uma experiência melhor e menos concorrida”, continua. Entre os próximos destinos que receberão voos da companhia, segundo o CEO, estão Palo Alto e Monterrey. Mais informações no www.surfair.com.
 
Fonte: Panrotas!

domingo, 16 de junho de 2013

Cadê o legado!?

Bem... espero que o Brasil ganhe a Copa das Confederações e a Copa de 2014! Estou na torcida, apesar de não ser muito fan de ficar horas e horas assitindo a todos os detalhes nas ostensivas coberturas televisivas. com gráficos, vídeos e estatísticas. Ótimo, temos que fazer o melhor possível, mas não dá para fazer vista grossa para um legado que não estou vendo tomar forma, pois enquanto bilhões de reais já foram gastos nos estádios, o grande teatro da bola, as obras de melhoria para a população em geral estão ficando para depois. Em Manaus, quase todas as obras de mobilidade urbana estão ficando para depois. Os jogos vão passar e ficaremos com os problemas de infraestrutura, além de grandes elefantes brancos para administrar, enquanto a FIFA vai embora com bilhões de lucro no bolso sem de fato contribuir para o desenvolvimento das cidades-sede envolvidas. Tudo bem, isso é não prerrogativa da FIFA, afinal o evento é privado, mas é obrigação dos governos envolvidos, pois quase 90% dos estádios estão recebendo recursos a fundo perdido, enquanto as obras de melhoria ficam para depois.

Durante a abertura da Copa das Confederações, o constrangimento foi inevitável: FIFA e Governo Federal solenemente vaiados...

Caro Joseph Blatter, quem merece respeito é o povo brasileiro. Estou torcendo para os eventos sairem conforme o "planejado", mas não podemos fechar os olhos para os bilhões gastos nos estádios, enquando nos aeroportos são construídos puxadinhos, os ônibus lotados e a população passando duas horas por dia dentro de transportes precários. Está incomodado!? Realmente, caro presidente da FIFA, a realidade é dura e incomoda mesmo. Vou fazer o meu melhor para mostrarmos o melhor do Brasil nestes eventos, mas não me peça para calar a boca dentro de um ônibus lotado pelo país a fora, dentro de um aeroporto que não funciona direito... Caro presidente da FIFA... eu que lhe peço respeito!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

"Oportunidades" de ocasião!

Bem, em muitas aulas e palestras ao longo dos últimos anos venho alertando para as "oportunidades" de ocasião do Turismo com o forte crescimento da demanda nos últimos anos, viabilizado em parte pelo não respeito a legislação atual e a quase inexistente fiscalização das atividades turísticas. Eis mais  caso: http://oglobo.globo.com/rio/guias-de-turismo-estrangeiros-se-multiplicam-no-rio-8621433?goback=.gde_3757036_member_248238952.

Evento em Oriximiná (PA)!

 
A Secretaria de Cultura de Oriximiná realiza hoje (13), o evento Vitrine Cultural Princesa do Trombetas, com abertura prevista para as 09 horas da manhã no CIACA.O evento incluirá uma série de palestras promovidas por professores e pesquisadores acerca da história da cidade, trará ainda, três amostras fotográficas: "De Uruá-Tapera à Oriximiná" que será exibida na Praça Santo Antônio e apresentará 20 peças fotográficas de acervos familiares organizados pela Diretoria de Cultura, "Noturno" um ensaio documental assinado por Hamilton Souza que retrata a cheia 2013 na orla da cidade vista a noite e "Oriximiná em Miniaturas" um trabalho do fotógrafo Santareno Ádrio Denner, que comanda o Fotoclube Tapajós e em nome da instituição desenvolve o incentivo a prática artística da fotografia na região.
Há na programação uma especial apresentação dos compositores nativos Tirson Givone e Nelson Vinencci que convidam demais participações especiais de artistas que cantam à Princesa do Trombetas.

"Marcio Couto Henrique da UFPA, apresentará em sua palestra um trabalho dedicado a biografia do Padre Nicolino José Rodrigues de Souza, que nasceu índio, foi acolhido em meados do século 19 pelo pai do escritor Inglês de Sousa - fundador da Academia Brasileira de Letras. Nicolino torna-se Padre e em seu trabalho religioso desenvolvido na região do Rio Trombetas é tido como fundador de Oriximiná. "Nosso trabalho é trazer a luz da ciência a discussão a cerca da história do município", diz Hamilton Souza.

As exposições fotográficas serão exibidas nas escolas do município durante o mês de junho, em julho a exposição virá à Santarém e findará no primeiro sábado de agosto com um leilão das peças em Oriximiná. O recurso será revertido para as ações da Secretaria de Cultura.

O evento é uma realização da Prefeitura de Oriximiná e tem o patrocínio do Projeto Conexão Comunidade, MRN, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e parceria com Foto Clube Tapajós".
 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Obra de arte!

Eis que surge a nova identidade visual da Air New Zeland da Nova Zelândia, um aobra de arte!
 
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Os novos boeing 787 da companhia devem ostentar a nova pintura! Linda!

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Avião preto!? E não é que ficou bonito!

Avião da Seleção!

Gol Transportes Aéreos
Boeing 737-8EH PR-GUM
Foto via Facebook

A Gol, que recentemente substituiu a TAM como transportadora da Seleção Brasileira de Futebol, revelou hoje a pintura especial a ser utilzada em uma de suas aeronaves alusiva a equipe e a Copa das Confederações. O PR-GUM foi pintado nas cores verde, amarela e azul e recebeu o logotipo da CBF na cauda. O PR-GUM é dos 737-800 mais novos da frota da Gol, sendo dotado do novo padrão de interiores conhecido como Sky Interior.

Fonte: Facebook e www.spottingmanaus.blogspot.com

Sensibilização 2013, viajantes fiquem atentos!

O Turismo vem se profissionalizando no Brasil, diversas ações estão ganhando curso em vários estados do Brasil alertando membros do trade turístico, profissionais e viajantes sobre esta questão. Segue um levantamento destas campanhas:
 
Campanha do Ministério do Turismo sobre a questão das Transportadoras Turísticas.

Campanha do Estado de São Paulo alertado sobre a questão da contratação do Guia de Turismo.
 

Camapanha oficial do Mtur sobre o Guia de Turismo!

Campanha do Mtur (verso) alertando sobre o Cadastur e dos prestadores de serviços/empresas obrigados a cadastro: Agências de Viagens e Turismo; Operadores de Viagens; entre outras.

Campanha do estado do Maranhão!

Campanha nas redes sociais do Singtur-Pa e nas agências de viagens e operadores de viagens de Belém!

Campanha nas redes sociais do Singtur-PA!
 
Campanha "Faça Turismo Legal" em Goiás!
 
Alertamos aos operadores de viagem, profissionais e viajantes para evitar constrangimentos e que as viagens transcorrem de forma mais tranquila possível!

Mais um aeroporto caindo aos pedaços!

Parte do teto (na verdade foi do forro) do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, desabou na manhã desta terça-feira, 11, por volta de 10h30, e feriu uma passageira que estava no local.

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   O incidente aconteceu na ala entre o check-in e o embarque. De acordo com o piloto baiano Breno Uzêda, que presenciou o fato, a passageira teve ferimentos leves e o local segue interditado.

Em seu perfil no Facebook, o piloto mostrou sua indignação com a falta de estrutura. "Um pedaço do teto do Aeroporto de Congonhas acabou de desabar e machucou uma passageira. Viva o país da Copa!!!", escreveu.


Fonte: http://atarde.uol.co...a-e-fere-pessoa, via http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/101533-parte-do-teto-do-aeroporto-de-congonhas-desaba-e-fere-pessoa/


Sensibilização 2013 Singtur-Pa!

O Sindicado de Guias de Turismo do Pará iniciou na semana passada uma extensa ação de sensibilização entre agentes de viagens, operadoras, transportadoras e demais membros do trade turístico paraense. A ação visa sensibilizar o trade turístico local sobre a legalidade e necessidade da contração de profisisonais guias de turismo para a operação de produtos regionais, nacionais e internacionais. Lembramos que a contratação de profissional credenciado pelo Ministério do Turismo não é obrigatória, mas não pode haver nenhum outro representante das empresas executando atividades de atribuição legal do Guia de Turismo. Esta prática é exercício ilegal da profissão e as pessoas nesta situação são passíveis de prisão.
 
O Singtur-Pa também buscou reforçar parcerias, pois muitas empresas já atendem a legislação atual e contratam regularmente profissionais Guias de Turismo em seus serviços. Um resumo da ação pode ser visto a seguir:
 
- Ação promovida pelo: Sindicato de Guias de Turismo do Pará e seus associados
 
- Profissionais envolvidos na ação: 14
 
- Apoio: Enjoy Tours - Agência de Viagem e Turismo
 
- Empresas e instituições visitadas nesta 1º etapa (19): Rocha Turismo, Fantasy Turismo, Valeverde Turismo, Aviztur, Amazon Star, Boieng Turismo, Word Study, Iara Turismo, Igatur, Samistur, Famtur, Startur, CVC, Mururé Turismo, Transverde, ABAV-PA, Paratur, Secretaria de Turismo, SENAC-PA
 
- Documentos entregues: Carta de Sensibilização, Tabela de Serviços 2013, Lista de Guias de Turismo Credenciados pelo Ministério do Turismo e folders oficiais da campanha nacional e regional.
 
Segue abaixo um relato fotográfico da ação:
Os Guias de Turismo durante as visitas! Foram muito bem recebidos pelo trade turístico local!

Na Aviztur, buscando parcerias para o mercado internacional!

Na CVC e Mururé Turismo reforçando a parceria no regional e internacional!

 Na Valeverde Turismo buscando parceria para o mercado internacional!
 
Word Study, um novo mercado para o profissional!

Na Startur!

Na Famtur reforçando a parceria no mercado nacional e sensibilização em relação as operações de fretamento.

Na Samistur, reforçando o mercado nacional e sensibilização em relação as operações de fretamento. 

Na Amazon Star, reforçando as parcerias no mercado regional!
 
Fotos: Singtur-PA.
 

Aeroporto de Belém: novo mapa de rotas!

A partir deste mês de junho, o Aeroporto Internacional de Belém começa a receber novas operações de voos internacionais, além do acréscimo de frequências. Desta forma, com todas as rotas estabelecidas (regionais, nacionais e internacionais), o Aeroporto de Belém se consolida como um dos maiores hubs de voos das regiões Norte e Nordeste, com 20 cidades atendidas em voos diretos:
 
Destinos atendidados a partir de Belém em voos diretos:
 
Regional (PA) - 7: Santarém, Itaituba, Altamira, Marabá, Monte Dourado, Carajás e Tucuruí.
 
Nacional - 9: Macapá, Manaus, São Luis, Fortaleza, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas.
 
Internacional - 4: Cayena, Paramaribo, Curaçao e Miami (previsão a partir de agosto de 2013)

Enjoy Tours investe em Icoaraci!

A Enjoy Tours tem investido no produto Icoaraci em Belém do Pará. O distrito do Paracury, onde se concentram as olarias, precisam de novos investimentos. Neste sentido, juntamente com o Singtur-Pa, parte das demandas da comunidade foi levada até a última reunião do Fórum Estadual de Turismo do Pará. Enquanto as melhorias não chegam, a empresa tem se esforçado para levar mais visitantes ao distrito. O passeio contempla além das olarias, a orla do distrito, na confluência entre três importantes cursos d`água da região: rio Maguary, baía do Guajará e baía de Marajó. Água de coco, rios, ilhas, floresta e, claro, muita cultura cerâmica neste imperdível passeio.
 
Distrito de Icoaraci, Olaria Anísio Artesanato. Imperdível!

Opções não faltam! Criatividade da cerâmica icoraciense!
 

Cenas de Belém!

Espaço São José Liberto / Pólo Joalheiro, jardim interno, momento de contemplação!

Por do Sol na Baía do Guajará, em frente a Estação das Docas!

Má gestão no Ministério do Tuismo: Carteira de Guia de Turismo!

Recentemente, no programa Fantástico (09/06) da TV Globo, o Ministério do Turismo falou de seus projetos para o país e das dificuldades que possui para desenvolver a atividade turística no país. Em termos de gestão, há mais de dois o próprio ministério ainda não conseguiu equacionar a situação das Carteiras/habilitação profissional dos Guias de Turismo. Tem profissional que esta a mais de um ano esperando o documento sem solução! Prazos após prazos vencidos e problema segue sendo tratando com a maior normalidade pelo Ministério do Turismo, apenas sob ameaça alguns profissionais tem recebido seus documentos. Um verdadeiro absudo!
 
A situação esta tão ruim que alguns profissionais estão transformando seus certificados em versões reduzidas para se parecer com uma carteira de Guia de Tuirsmo, além de algumas falsificações já terem sido relatadas e muitos profissionais estarem usando o documento vencido.
 
Segundo o Ministério do Turismo, houve problema na licitação em relação a empresa contratada para emitir os documentos. Tudo bem, este tipo de contratamento administrativo ocorre com certa frequência, mas dois anos é tempo suficiente para equacionar a situação.
Carteira-certificado, um absurdo!
 
Com a palavra o setor de Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo e suas seccionais estaduais, as Secretarias de Turismo!

Aeroporto Internacional de Belém ganha melhorias!

O Aeroporto Internacional de Belém ganhará algumas melhorias nos próximos meses de forma a melhorar a fluidez do número crescente de usuários dos pátios e terminal de Val de Cans:
 
A Infraero iniciou uma série de melhorias para revitalização do sistema de pistas e do acesso viário ao Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA). As obras, com investimento de R$ 1,27 milhão, têm prazo de execução previsto de 90 dias. Os serviços, iniciados em 3/6, contemplam a revitalização de parte do revestimento asfáltico da pista auxiliar de pousos e decolagens e da área de giro da cabeceira, assim como de parte do sistema de pátios do aeroporto. Além disso, será restaurada a via de acesso em frente ao terminal de passageiros, que diariamente contabiliza nove mil embarques e desembarques. A via do contorno do estacionamento de veículos também passará por alargamento, aumentando em 3 metros. Não haverá interferência no acesso ao estacionamento.

As ações visam à manutenção dos altos níveis de segurança exigidos para as operações de pouso e decolagem do aeroporto, assim como tornar o acesso ao terminal de passageiros e estacionamento mais cômodo.
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Durante os serviços, a pista auxiliar será interditada para pousos e decolagens. Não haverá impacto operacional nas atividades do aeroporto, visto que a pista principal funcionará normalmente. Em relação às obras nas vias de acesso, com início previsto para a segunda metade de junho, as fases das intervenções estão sendo definidas com a empresa responsável pelas obras, visando à garantia do bom fluxo dos usuários ao longo dos trabalhos.

“Estas melhorias estão focadas em dar mais conforto e segurança aos nossos passageiros”, pontuou o superintendente do Aeroporto de Belém, Hildebrando Correia. O Aeroporto de Belém recebe, diariamente, 120 operações de pousos e decolagens.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero / imprensa@infraero.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

sábado, 8 de junho de 2013

Low costs: movimento contrário!

O que parecia ser uma tendência irreversível, a simplificação dos serviços aéreos, parece esta ganhando um novo rumo. O certo é que num universo atual de mais de 1 bilhão de viajantes (OMT, 2012) há demanda para diversos serviços, tanto é que uma tradicional companhia aérea asiática low cost, a Lion Air, acaba de lançar uma companhia áerea tradicional (full service):
 
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By Jonny Clark, TheDesignAir
At a time that Asia’s full-service carriers are busy launching low-cost affiliates, the region’s second-largest budget carrier, Indonesia’s Lion Air, is moving in the opposite direction by launching full-service airline Batik Air. Now that Batik Air has been flying for a few weeks, we thought it best to take some time to take a look at this new carrier and what you can expect.
 
The inside
Firstly, let’s talk interiors. The whole premise of the airline is to fly passengers around the Asia region with a full service offering and even a Business Class cabin with reclining regional ‘First Class’ style seats. First impressions of the 737-900 cabin are great, neutral colours with a few bright splashes in the form of curtains help provide a smart and contemporary look. The neutral grey patterned carpets are a great choice, hiding a multitude of sins as they get worn in. The leather seating looks great in these images, but time will tell if they start to stretch and buckle with their use. The patterns on the bulkheads and dividers are great too.
This is a big jump from a low-cost’s roots and what you expect to see from a full service carrier. Where bright bold and strong colours are used to stimulate their passengers, therefore keeping them more awake, and in need of beverages, food and entertainment. This helps generate sales. Whereas premium carriers naturally use softer more relaxing colours to try and calm and relax passengers, where they don’t require so much attention, therefore drinking and eating less, thus increasing profits.
The airline offers touchscreen IFE in every seat, Economy class features 32″ seat pitch and the Business class seats offer 45″. The Sky Interior option for Boeing as well will help the cabin seem more spacious and modern. Being a full service carrier all food and drink is included in the price.

Fonte: http://www.airlinetrends.com/2013/05/26/indonesion-low-cost-carrier-lion-air-launches-full-service-airline/

ABAV - PA: 40 anos!

A Abav-PA comemorou hoje (07/06/2013) os 40 anos que completou no mês passado. A festa, comandada pela presidente da associação, Rose Larrat, contou com a participação do presidente nacional da entidade, Antonio Azevedo, acompanhado de vários presidentes das regionais da Abav. O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Goés, e a presidente da Paratur, Maria do Socorro Costa, também participaram do evento, que reuniu boa parta dos cerca de 70 associados da Abav-PA.

Durante a comemoração, a presidente da Abav-PA aproveitou para apresentar o Passaporte Pará, projeto que deverá estimular as viagens de paraenses no próprio Estado. "O turismo doméstico, em sintonia com o mercado nacional, pode ser um exemplo para o Brasil de trabalho articulado, dando aos paraenses a oportunidade de conhecerem o próprio Estado", elogiou o secretário de Turismo do Pará.

A festa contou ainda com a entrega da homenagem Amigos do Turismo a autoridades e empresários. Entre os que receberam o reconhecimento estiveram o secretário Adenauer Góes, a presidente da Paratur, o presidente da Abav Nacional, o ex-presidente da Abav-PA, Rui Martini Santos, o diretor comercial da Azul, Antonio Américo, e o secretário de Segurança Pública do Estado, Mário Solano. "A Abav-PA foi fundada em maio 10 de maio 1973 com apenas seis sócios. Hoje são cerca de 70 membros em uma associação que é porta-voz e caixa de ressonância dos interesses dos agentes de viagens", disse a anfitriã Rose Larrat para os cerca de 200 convidados.

Na home, o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, com a presidente da Abav-PA, Rose Larrat; aqui, ela, ao centro, com o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, e representantes das regionais.
 
O evento contou com muitos apoiadores regionais e nacionais: 
Fonte e fotos: panrotas.com.br, com edição de Fabio Romero.
Mais fotos: panrotas.com.br.

Controle de preços na hotelaria!

Uma medida interessante, no mínimo também lembra os períodos mais sobressaltados da economia brasileira, na qual o controle de preços era regra para evitar abusos, provocando prejuízos econômicos a diversos setores que não conseguiam repassar aos preços os custos reais dos produtos e serviços. A medida atual não é tão radical, mas assim como em outros setores, o turismo vem sofrendo com a falta de investimentos, o que tem provocado a elevação dos preços, devido a alta demanda e a pouca oferta.
 
No setor hoteleiro, a situação esta ainda mais grave, pois o custo/benefício percebido devido as elevadas tarifas cobradas está próximo de zero. Pousadas no Rio de Janeiro e São Paulo estão cobrando diárias iguais ou superiores a R$ 200,00, até albergues tem cobrado tarifas de hoteis 5 estrelas. O que parece um absurdo, é apenas e velha máxima econômica: mais demanda, pouca oferta, preços em alta. Contudo os excessos devem ser coibidos, pois como já demonstram muitos estudos, o produto Brasil esta caro, com seguidas quedas de diversos mercados emissores tradicionais, como Argentina e Portugal. Neste sentido, vejam a medida a ser adotada pela Embratur e Ministéiro do Turismo:
 
As tarifas hoteleiras definidas pela Match Services - empresa oficial da Fifa para assuntos relacionados à acomodações nos campeonatos mundiais de futebol -, servirão de base para o governo e população identificarem eventuais excessos nos preços de hospedagem durante a Copa das Confederações. A decisão foi tomada em parceria entre representantes da indústria hoteleira e do governo em reunião realizada ontem, no Ministério do Turismo, acompanhada por representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. “Estabelecemos o caminho do diálogo com os empresários para evitar que a esperteza de poucos prejudique a imagem de todo o País. Essa é a posição do governo”, explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Também ficou definido que a Embratur seguirá monitorando as tarifas de hospedagem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. “Não vamos intervir nas leis de mercado, mas também não podemos permitir abusos”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Os representantes da hotelaria – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB) –, se comprometeram a se posicionar publicamente sobre o assunto. “Não há dois lados nessa questão, também entendemos que o País passa por um momento importante e somos contra práticas abusivas de mercado, que, de maneira alguma, refletem a atitude majoritária dos nossos empresários”, disse o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.
 
Fonte: panrotas.com.br.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Surinam com nova frequência!

A mais fiel operadora de voos internacionais em Belém continua firme e forte. A Surinan acaba de anunciar para o mês de julho a operação de mais uma frequência entre Belém e Paramaribo! Segue:

Caros amigos, a Surinam Airways solicitou uma nova operação em Belém, juntamente com a alteração de horário de alguns voos já existentes. A cia. aérea vinha apresentando bons números na capital, o que motivou a abertura de um novo voo. A nova frequência e as alterações de horário valerão a partir de 01/07, e já se encontram disponíveis para venda no site da empresa.


SLM 9913 PBM 0345 BEL 0530 - Quartas e Sábados - B733 (126 passageiros)
SLM 9914 BEL 0630 PBM 0815 - Quartas e Sábados - B733 (126 passageiros)

SLM 9915 PBM 0845 BEL 1030 - Sextas - B733 (126 passageiros)
SLM 9916 BEL 1130 PBM 1315 - Sextas - B733 (126 passageiros)

SLM 9917 PBM 1115 CAY 1200 1300 BEL 1430 - Segundas e Quintas - B733 (148 passageiros)
SLM 9918 BEL 1530 CAY 1700 1800 PBM 1845 - Segundas e Quintas - B733 (148 passageiros)

BEL = Belém- PA
CAY = Caiena, Guiana Francesa
PBM = Paramaribo, Suriname

Fonte: http://uz7spotting.blogspot.com.br/

domingo, 2 de junho de 2013

Aeroporto de Santarém com novos equipamentos!

Aos poucos o Aeroporto de Santarém vem dando mais conforto aos seus usuários. Após a total refrigeração do terminal, chegaram os novos carrinhos de bagagem, com novo design, maiores e mais fáceis de manusear.

Além disso, na parada localizada em frente ao terminal também está publicado os horários e o itinerário do transporte público de/para o aeroporto. Eu mesmo utilizei, muito pontual. A Infraero de Belém poderia adotar o mesmo esquema para os veículos executivos que saem do terminal em direção ao centro da cidade.

Alter na cheia!

Caros viajantes, é tempo dela, das chuvas, da subida das águas que inundam as planícies amazônicas. Uma foto curioso do blog Santarém em Conexão mostra Alter do Chão no mês de maio, praticamente toda coberta de água. Não se assustem, a partir de agosto, ela estará de volta, bela e renovada, Alter do Chão!

Terminal Fluvial em Monte Alegre!

Enquanto outras cidades tentam a anos possuir um terminal fluvial que minimamente possa ser chamado assim, Monte Alegre sai na frente. Esta é uma das surpresas de se viajar pelo interior do Pará.
O Terminal é adaptado para o regime de chuvas da região, possui dois níveis capazes de receber embarcações de diversos tamanhos simultaneamente.

O cais pode ser usado em ambos os lados e possui cobertura para os passageiros enfrentarem o forte calor e as chuvas da Amazônia.

Festival Internacional de Música do Pará!

Começou hoje um dos maiores festivais de música da Amazônia: o Festival Internacional de Música do Pará, com destaque para as programações que acontecem não somente no grandioso Teatro da Paz, mas também em diversos espaços culturais de Belém, como a Catedral Metropolitana e a Igreja de  Santo  Alexandre. Vale  a  pena  conferir, a entrada é franca. Mais informações  em:
www. fcg.pa.gov.br.

Divino Fogão divulga a Amazônia!

A rede de restaurantes Divino Fogão com 7 lojas espalhadas por 6 estados da Região Norte do Brasil trouxe na edição nº 8 uma matéria com várias atrações turísticas dos estados onde atua: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins. A revista é distribuída gratuitiamente aos frequentadores dos restuarantes espalhados por todo o Brasil. Vale a pena conferir!

Infraero de Curitiba divulga opções de transporte!

Informação é um item básico em grandes terminais de transporte. Um bom exemplo vem do terminal do Aeroporto Internacional Afonso Pena em Curitiba: nele a Infraero possui várias placas informativas sobre os meios de transporte oficiais/credenciados do aeroporto, em diversos pontos da sala de desembarque. No caso de Curitiba, aparecem as opções: taxi, ônibus urbano, executivo e ligeiro/expresso. A Infraero que administra os aeroportos da Amazônia poderia adotar a idéia nos grandes terminais da região, principalmente Belém e Manaus.

Amazonas na mídia!

O estado do Amazonas continua investindo em diversas mídias para aumentar sua visibilidade nacional e internacional. No mês de maio, num anúncio de página inteira na revista de bordo da Gol, promovia as belezas da reserva de Mamirauá, um dos maiores modelos de sustentabilidade tuística do país.