Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 30 de abril de 2013

Parabens Cruzeiro do Sul!

Caros leitores, a Amazônia esteve muito bem representada pela cidade de Cruzeiro do Sul no Acre. Levou a Dança da Galera do Faustão do último domingo, parabens a Cruzeiro do Sul, ao estado Acre, a Amazônia!
Cruzeiro do Sul... raíz, história, floresta, uma linda homenagem a nossos povos!

Belemtur lança novo material!

O órgão oficial de turismo de Belém lançou dia 24/04/2013 o novo material oficial de turismo da capital, apesar de pouco, é um primeiro passo no sentido de maior visibilidade da capital e das políticas públicas que devem ser implementadas para celebrar os 400 anos de Belém. Esperamos maior dinamismo da atividade turística por paret do município, uma vez que é um dos principais gerados de emprego e renda na capital.
Novo mapa turístico da capital em três idiomas!

Belém 397 anos, rumos aos 400 anos!

Tendências: custos e companhias aéreas!

O mercado de aviação promete fortes emoções nos próximos meses. O embate estará mais uma vez na difícil equação custo x qualidade, além dos subsídios ainda pouco claros para a aviação regional e de passos duvidosos da Gol. Então vamos lá:

1. Subsídios para a aviação regional: o governo para incentivar o modal aéreo nos deslocamentos pelo país mais uma vez optou pelo assistencialismo, em vez de dotar as empresas de capacidade técnica, as cidades de infra estrutura e estimular a concorrência; prefiriu onerar o contribuinte, pois no final, se eu pago uma passagem mais barata, o restante saiu indiretamente pelos impostos pagos. Sem contar que a longo prazo o governo criará uma distinção de mercado, beneficiando algumas empresas, diminuindo a concorrência e até contribuindo com a falência das não enquadradas no benefício. Exemplo: a Azul receberá largos incentivos por manter rotas regionais, mas também a empresa atua no mercado nacional concorrendo com as demais (TAM, Avianca e Gol) que não possuem rotas regionais. Isso é legal? O que as concorrentes estão pensando sobre isso?
 
2. Mais automação nos aeroportos: a partir do segundo semestre deste ano, a exemplo do que vem acontencendo em alguns aeroportos europeus, o próprio passageio passará a despachar a própria bagagem. No aeroporto de Guarulhos, novos terminais de autoatendimento vão permitir que o passageiro imprima sua própria etiqueta de bagagem, além das funcionalidades que já existem, como fazer check-in e emitir o cartão de embarque. O serviço, inédito no país, começa a funcionar a partir de agosto para companhias nacionais e internacionais. A intenção é reduzir filas e tempo gasto durante o check-in. O custo será dividido entre a concessionária e as empresas aéreas. Assim, serão 100 totens, compartilhados entre todas as companhias, que ficarão espalhados em "ilhas" ao longo dos terminais 1 e 2. Isso significa menos custos de pessoal.
 
3. Gol na República Dominicana: os passos dados pela Gol Linhas Aéreas continuam ainda difíceis de entender. As estratégias da companhia mudam de forma bastante singular, mas esperamos que deem certo e a companhia encontre o rumo do crescimento novamente. Neste momento, a companhia esta preparando um passo audacioso em sua história, abrir uma operação na República Dominicana. Como assim? Mas e aquele prejuízo? E o mercado nacional? E as rotas internacionais para Miami e Orlando? Bem, coisas da Gol. Após a compra da Varig e o encerramentos das operação da Webjet até que não é uma notícia tão estranha. De acordo com a reportagem, a ideia é montar uma frota de sete aeronaves com voos para América Central e Estados Unidos. Na semana passada, a República Dominicana aprovou alterações na legislação aeronáutica, com o objetivo de reconhecer a GOL como empresa aérea nacional.
A nova lei do país reconhece as empresas aéreas com capital até 100% de investidores estrangeiros como companhias dominicanas. Na GOL, mais de 60% das ações pertencem ao fundo Volluto, que pertence a Constantino de Oliveira Junior e seus irmãos. A americana Delta é outra sócia do negócio, com quase 3% das ações. Ainda segundo o Valor, a GOL não pretende fazer investimentos adicionais para montar a nova empresa. A companhia planeja apenas transferir novos aviões encomendados para o mercado brasileiro para a República Dominicana.
 
4. Fast Travel:  
A Gol iniciou mais uma fase do projeto Fast Travel. Desta vez o foco é o embarque. Para agilizar o processo, a empresa criou uma nova organização de fila que prevê uma entrada para o embarque prioritário (gestantes, idosos, pessoas com crianças de colo, clientes Smiles Ouro e Diamante) e outra para os demais clientes. Além disso, o projeto contempla o estudo de embarque por grupos de clientes, de acordo com a disposição dos assentos na aeronave.
“Todo o projeto Fast Travel tem o objetivo de melhorar o fluxo dos passageiros pelo aeroporto, desde o atendimento de check-in até o desembarque. Nesta fase, do embarque, nossa prioridade é agilizar a o atendimento e acomodação dos clientes no avião, o que, por consequência, diminui o tempo do processo e, principalmente, nos permite oferecer uma experiência de viagem ainda melhor”, destaca o diretor de Aeroportos da Gol, André Lima. Aumento do número de totens de autoatendimento e a possibilidade de realizar o processo direto pelo smartphone também fazem parte do projeto.
 
Ufa, e 2013 esta apenas começando!
 
Fonte: Panrotas, Aeronin e Valor Econômico, com edição de Fabio Romero.

Marabá, 100 anos, revivendo sua história!

 
Feita de buriti, balsa refez o percurso que os primeiros habitantes faziam. A viagem foi realizada em homenagem aos 100 anos da cidade.
Um dos meios de transporte mais usados nos rios da Amazônia na década de 70 foi reconstruído em Marabá, sudeste do estado. A balsa, feita com a palmeira do buriti, foi recebida com festa na cidade. A viagem foi realizada em homenagem aos 100 anos da cidade. A balsa foi esperada por dezenas de pessoas na orla de Marabá. Quando chegou foi muito aplaudida. Construída com talos de buriti, palmeira típica da região, a balsa refez o percurso que os primeiros habitantes faziam para abastecer o comércio local. Nos anos 60, as balsas eram o meio de transporte mais utilizado na região. Refazer o percurso tem como objetivo resgatar a história. "Era curioso porque a gente usando um veículo de cem anos atrás e os repórteres que estavam conosco usavam a informação de alta tecnologia porque as pessoas do mundo inteiro sabiam da balsa no mesmo instante que as coisas aconteciam. Então acho que é uma união entre o nosso passado e o nosso presente", conta Noe Vonatzingen, coordenador do projeto. Cerca de 25 pessoas participaram da aventura. Os tripulantes fizeram comida na própria embarcação. "Pra gente que trabalha com resgate de memória e história é muito emocionante, é muito importante. E nesse centenário de Marabá, então, sou privilegiada de participar de um pedacinho do resgate da história. Muito bom", afirma Katia Weirch, coordenadora do Museu de Marabá. A aventura durou nove dias. A balsa saiu da cidade de Estreito, no Maranhão, e percorreu 360 km nas águas do rio Tocantins até ancorar em marabá. Mesmo rústica, a balsa de buriti provou que mesmo com toda tecnologia, ainda é possível viajar nesse meio de transporte.

Calendário do Agronegócio no Pará!

O sistema FAEPA - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA, SENAR, FUNDEPEC e Amazônia Rural) publicou recentemente um calendário completo com todos os eventos do agronegócio paraense. São centenas de eventos, de todos os tamanhos, com milhares de oportunidades de negócios. Vale a pena conferir. Caso queira um exemplar, é só apanhar em uma das insituições citadas.
Capa da Publicação Pará Rural!

Atrações diferentes!

Muitos destinos nordestinos tem tentado reciclar sua oferta turística. Baseados há mais de duas décadas no segmento de turismo de sol e praia, com foco no litoral - parte ainda não explorado; agora surgem novas atrações, como museus, aquários e até mergulhos:
Mergulhadores poderão explorar aviões em Porto. Foto: Ana Laura Camano/Divulgação
Mergulhadores poderão explorar aviões em Porto. Foto: Ana Laura Camano/Divulgação
 
Já imaginou mergulhar em aviões naufragados? Pois isso será possível até setembro no Recife e em Porto de Galinhas, quando o Parque Estadual Marinho de Naufrágios estiver funcionando. Os boeings da Vasp 727-200 e 737-200, estacionados no pátio do Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes - Gilberto Freyre há oito anos, deverão ser comprados pelo estado e afundados em alto-mar. Os frequentadores também poderão nadar entre arraias e peixes coloridos e ver de perto 27 embarcações que foram a pique na costa pernambucana.
Aviões estão estacionados no Aeroporto Internacional do Recife - Guararapes/Gilberto Freyre. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
Aviões estão estacionados no Aeroporto Internacional do Recife - Guararapes/Gilberto Freyre. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
 
Os aviões foram fabricados na década de 1980 e pararam de voar no início de 2005. Desde então, estão estacionados próximo à cabeceira 36 do aeroporto, ocupando uma área de 3 mil m2. No país, as aeronaves da Vasp estavam sendo desmontadas e as peças vendidas até novembro do ano passado, quando uma decisão da Justiça proibiu temporariamente os leilões. Caso a Secretaria Estadual de Meio Ambiente não consiga comprar os boeings, outros dois aviões, inclusive de fora do Brasil, poderão ser negociados. Mas isso encareceria o processo, devido aos custos com o traslado. “Estamos em processo de aquisição, negociando algumas alternativas, e vendo o local adequado no fundo do mar”, acrescentou o secretário Sérgio Xavier.
 
Fonte e mais informações em: http://www.diariodepernambuco.com.br, via Aerohobby

Mais um player out!

Caros leitores, 2013 começou aquecido, mais uma operadora informa a paralisação das suas atividades, deixando fornecedores e clientes, além dos mais importantes, agentes de viagens na mão. Assim como em outros casos, fica a missão para os agentes de viagens, intermediários da operadora, de responder e resolver a todos os clientes em viagem neste momento:

A homepage da operadora, que ainda está no ar (reprodução)

A CLM Operadora Turística, com sede em Ribeirão Preto (SP), anuncia que a partir de hoje suspende temporariamente as atividades. “A decisão foi tomada com o objetivo de buscar uma reformulação necessária para resguardar clientes e fornecedores”, explica a empresa por meio de um comunicado.

Leia abaixo o comunicado oficial da empresa na íntegra e os contatos:

“Ribeirão Preto, 30 de abril de 2013 – A CLM Operadora Turística, por meio de seu corpo diretivo, vem a público comunicar a suspensão temporária de suas atividades a partir desta data. A decisão foi tomada com o objetivo de buscar uma reformulação necessária para resguardar clientes e fornecedores.

A CLM Operadora Turística está comprometida no sentido de atender os compromissos de seus clientes – a maioria situada no Estado de São Paulo – quer seja pelo relacionamento direto firmado com a CLM bem como por meio de seus parceiros, de forma que possam usufruir dos serviços e/ou produtos contratados conforme programado.

A CLM colocou telefones a disposição para dúvidas e esclarecimentos. São eles: (66) 3423-3543

Vendas base São José do Rio Preto (17) 3222-6660 / (17) 82049091 / (17) 8131 7330 responsáveis: Fabiano Antoniassi e Alessandro Marques;

Vendas base Goiânia (62) 3088-2669 / (62) 7812-2067, responsável Júnio Santos;

Vendas base Joinville (47) 3025-7617, responsáveis Susana Medeiros e Lilian Santos;

Vendas base Porto Alegre (51) 7813-1950 / (51) 3023-8868/3025-0561/3025-0555/3025-0560/3025-0562/3019-8565, responsável Marco Antônio Pacheco.

Fonte: Panrotas!

Allia Hotels em Manaus!

Projeção do Bristol Easy Manaus, que deverá ser inaugurado em abril de 2014 (foto: divulgação)
Projeção do Bristol Easy Manaus
A Allia Hotels assinou um contrato com a Manoa Hoteleira e Participações para a administração de um hotel em Manaus. Com obras em andamento, o empreendimento, que receberá o nome de Bristol Easy Manaus, contará com 84 apartamentos de categoria econômica, além de sala de eventos e restaurante.

Manaus é o principal centro financeiro, econômico e tecnológico da região Norte do País. Trata-se de uma localização estratégica para a rede que está expandindo sua atuação no Brasil”, disse o diretor de Desenvolvimento da Allia Hotels, Marcello Medeiros. A previsão é que o Bristol Easy Hotel seja inaugurado em abril de 2014.
 
Fonte: Panrotas!

domingo, 28 de abril de 2013

Cruzeiro do Sul, a Amazônia na TV!

Caros leitores, neste momento, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, esta na Dança da Galera, vale a pena conferir este pedacinho da Amazônia!

Trabalho para Guias de Turismo!

Caros Guias de Turismo, atenção a estas oportunidades:
1. Amazon Service:
Vaga: conforme disponibilidade de serviços de receptivo - cruzeiros, city tour e trilhas ecológicas
Requisitos de formação: Guia de Turismo Credenciado pelo Mtur, preferencialmente, bilingue
Rendimentos: prestação de serviço autônomo, conforme tabela em vigor
Treinamento: a empresa irá realizar treinamento e seleção para os serviços relacionados
Contatos: João Ribeiro, amazon@amazonservice.com.br 
 
2. Saratur
Vaga: treinee em excursão nacional
Requisitos de formação: Guia de Turismo Nacional Credenciado pelo Mtur
Rendimentos: prestação de serviço autônomo, conforme tabela em vigor
Treinamento: a empresa irá realizar treinamento e seleção para os serviços relacionados
Contatos: Sara Amaral, 8303-6346
 
Boa sorte a todos,

sábado, 27 de abril de 2013

Aeroportos do Norte mais sustentáveis!

As pistas de taxiamento dos aeroportos de Belém, Santarém, Carajás e Altamira (PA), Imperatriz (MA) e Macapá (AP) estão recebendo novas luminárias para o balizamento noturno de suas operações. A Infraero iniciou a instalação de equipamentos com a tecnologia LED (Light-emitting Diode, ou, em português, diodo emissor de luz). As novas luminárias gastam 80% menos energia, são até dez vezes mais duráveis e possuem acionamento imediado, dispensando o pré-aquecimento das lâmpadas incandescentes, o que resultará em economia tanto no consumo de energia quanto na reposição de materiais.

No total, serão instaladas 366 luminárias, distribuídas entre os seis aeroportos, com um investimento de R$ 320 mil. Em Imperatriz, a implantação do equipamento foi concluída nesta segunda-feira (22/4), quando o aeroporto recebeu 21 luminárias. O Aeroporto Internacional de São Luís/Cunha Machado (MA) também recebeu o novo sistema. No terminal da capital maranhense, que serviu de teste para o projeto, foram instaladas 84 luminárias em março. Os mesmos equipamentos também passaram a ser adotados anteriormente em Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE).

“Com a experiência em São Luís, demos andamento à instalação das luminárias em outros aeroportos da Regional Norte. A instalação nos terminais do Maranhão, Pará e Amapá deve ser concluída em junho de 2013”, destacou o gerente de Manutenção da Regional Norte, Walter Andrade.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraeroestá protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.twitter.com/canalinfraero

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Azul divulga destinos amazônicos!

Após ampliar significativamente sua malha na região amazônica nos últimos anos, inclusive atendendo a duas novas capitais: Macapá e Boa Vista; a Azul vem fazendo algumas ações de marketing direcionadas, de forma a divulgar os novos voos. Nos últimos meses, por exemplo, a Azul aumentou em mais de 100% sua oferta de voos em Belém. Segue uma parte dos emails divulgados pela empresa esta semana:
Macapá, muita mais opções para os viajantes com os voos da Azul!

Belém, um hub amazônico!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Cruzeiro luxuoso pelos rios amazônicos!

Um dos navios de cruzeiro mais luxuosos do mundo esta navegando pelos rios amazônicos, acompanhe (Fonte: http://worldcruises1.blogspot.com.br/):
 
Imagens de uma escala recente do SeaDream II em Belém, Pará. O pequeno navio da SeaDream Yatch Club esteve na cidade durante um cruzeiro através do Rio Amazonas, e sul do Caribe. A SeaDream possui um conceito diferente do adotado pelos navios de cruzeiros que visitam o Brasil em temporada regular. Seus dois tradicionais navios já operaram para a Cunard e para a Seabourn como Sea Goddess I e II, e possuem capacidade para 55 casais, ou 110 passageiros.
São bastante luxuosos, avaliados pelo Guia Berlitz com 5 estrelas, o que lhes coloca como um dos melhores colocados entre os navios de pequeno porte. Na América do Sul, só escalam na parte norte do continente (voltada para o Caribe) e nos rios da Amazônia.

A Castanha é do Pará!

Galera, francamente, a Castanha é do Pará, nunca foi do Brasil, até porque ela nem é encontrado em todo o país. Se for para ter apelo comercial, poderiam chamar pelo menos de Castannha da Amazônia!
 

Star Alliance da Tam em Santarém!

Registrando... passou por Santarém esta semana o A320 da Tam com a pintura comemorativa da Star Alliance.
A320 da Tam desembarcando passageiros em Santarém no Oeste do Pará. O aeroporto fica as margens do rio Tapajós, a 10km do centro da cidade.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cai a qualidade dos serviços aéreos!

A conta ainda não fechou! As variáveis preço e qualidade sempre andaram distantes, ou seja, são inversamente proporcionais. Em se tratando de serviços aéreos, esta afirmativa tem se tornado cada vez mais real, pois a medida que os preços das passagens vem caindo a qualidade dos serviços também tem se tornando um problema para as companhias aéreas, exigindo muita criatividade para manter preços razoáveis e excelência no serviço prestado. Vejam a pesquisa publicada pela Trip Advisor:

A falta de conforto dos assentos nas aeronaves e a proximidade das fileiras nos aviões são as maiores queixas dos passageiros brasileiros no transporte aéreo, segundo pesquisa anual do Trip Advisor sobre viagens aéreas, realizada pela primeira vez no País. Com 83% das respostas, os viajantes colocam a falta de conforto dos bancos e as taxas aéreas no topo das reclamações. Outros motivos que deixam os viajantes descontentes são os altos preços no valor nas passagens (63%), atrasos (49%), refeições a bordo (40%) e longas filas (33%).

“Quando convidados a compartilhar as suas reclamações sobre o transporte aéreo, os viajantes colocam a falta de conforto dos bancos e as taxas aéreas no topo das queixas”, explica o porta voz da Trip Advisor no Brasil, Blanca Zayas. A Tam foi a aérea favorita dos brasileiros, com 33% da preferência dos entrevistados, seguida por Azul (7,5%), Air France (7%), Gol (5,5%) e Lufthansa (5%).

A tecnologia mobile é outro fator decisivo na escolha da companhia aérea. Cerca de 53% das pessoas afirmaram que mudariam de empresa caso outra oferecesse acesso wireless. Segundo a pesquisa, os smartphones são mais utilizados em pesquisa de preços e passagens (49%), procura por voos disponíveis (39%), pesquisa status de voo (36%) e reserva de passagem (19%).

SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES CAI
O estudo do Trip Advisor vai ao encontro do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola, Ricardo Pomeranz. Segundo o Índice, a satisfação dos consumidores com o setor de aviação foi de 58,8%, queda de cinco pontos percentuais se comparado com fevereiro, quando o número era 64,3%. Uma das razões que podem explicar a avaliação negativa é a baixa qualidade dos serviços, aponta o INSC. Neste setor, são pesquisadas quatro empresas: Tam, Gol, Avianca e Trip.

Tendências: Internet, um direito!?

O resultado de uma pesquisa recentemente realizada não foi nada animador para as companhias aéreas que vinham investindo pesado em conectividade a bordo, simplesmente, a maioria dos passageiros prefere ficar sem acesso a internet durante algumas horas de voo a pagar pelos ainda caros serviços de telefonia/internet a bordo dos aviões.
Nos últimos anos, muitas companhias vinham investindo milhões de dólares em tecnologia para oferecer aos seus clientes o privilégio de acessar serviços de dados e voz enquanto cruzavam os céus de várias partes do mundo. Mais olhem o resultado desta pesquisa:
 
Passageiros aéreos não pagam mais para terem wi-fi, diz estudo Holiday Extras
Presstur 16-04-2013 (13h09) - www.presstur.com - Os passageiros das companhias aéreas não estão dispostos a pagar mais para terem acesso Wi-Fi a bordo de acordo com um estudo feito pela britânica Holiday Extras. De acordo com o inquérito feito pela empresa 84% de mais de 4.000 viajantes inquiridos disse que preferia não ter acesso Wi-Fi a pagar mais por este serviço, enquanto 25% disse que esse pagamento era inapropriado uma vez que "o acesso à internet está rapidamente a tornar-se um direito humano", diz o "Travelmole".
Muitos passageiros disseram ainda que preferiam ignorar os emails, e aproveitar para ver um filme ou saborear a refeição durante o voo. Para 62% dos passageiros o acesso Wi-Fi não "estraga" o voo e 27% dos homens e 23% das mulheres disseram que podiam ser mais produtivas a usar o tempo de voo se o acesso Wi-Fi fizesse parte do pacote standard. Já 10% dos passageiros disse que não iriam ser capazes de relaxar se soubessem que a sua caixa de emails estava à distância de um clique.
 
A pesquisa aponta para uma tendência mundial de acessibilidade mais barata ou básica aos serviços de internet, incluídos em diversos serviços e infraestruturas turísticas, como aeroportos, bares, restaurantes, hoteis, espaços públicos, etc. Recentemente, em duas viagens, uma nacional e outra internacional pude comprovar esta tendência: nos parques da Disney nos Estados Unidos, por exemplo, há várias redes gratuitos para acesso nos parques, baster ter um aparelho compatível; no interior do Maranhão, em destinos turísticos pequenos, como Carolina, pousadas que possuem diárias de R$ 40,00 reais já oferecem redes wi-fi incluída para os hospedes. E muitas pesquisas apontam que muitos hospedes optam por estabelecimentos que possuem acesso a internet. 

Vamos nos atualizar 2, quantos habitantes tem na Amazônia!

Caros leitores, segue a atualização de um dos posts mais acessados do blog, sobre quantos habitantes tem na Amazônia. Desde o último post, a dúvida continua! A pergunta "preferida" dos visitantes é "quantos habitantes tem Belém, Manaus, a Amazônia?". Interessante notar que também 10 entre 10 viajantes se espantam com a quantidade de pessoas que moram em cidades como Belém e Manaus. "Não pensei que era tudo isso!", "Pensei que fossem cidades pequenas!", "Nossa tudo isso, é muito grande!". A pergunta pode vir logo no início, ao longo de um City Tour ou mesmo, para os mais desatentos, no final, quase chegando ao aeroporto. Esta pergunta, aparentemente inocente, fornece muitos dados aos nossos curiosos visitantes, tanto viajantes a negócios/eventos quanto de lazer. Dependendo da população, o visitante terá uma primeira impressão da cidade, logo na chegada, pois o porte da cidade (grande, média ou pequena) fornecerá ao visitante uma idéia dos serviços que irá encontrar.
 
Segundo dados do IBGE (2010 a 2012), as "12 redes metropolitanas de primeiro nível" são as seguintes: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Pela informação acima, na Amazônia temos duas grandes concentrações populacionais: Belém e Manaus. Abaixo, segue a população por estado, capital e região metropolitana:

Região Norte: abaixo os sete estados que estão oficialmente na Amazônia Brasileira e pertencem a Região Norte do Brasil:

1. Acre: 733.559 / Rio Branco: 336.038
2. Amapá: 669.526 / Macapá: 398.204 / RM: 505.000 (Macapá e Santana)
3. Amazonas:  3.483.985 / Manaus: 1.802.014 / RM: 2.175.080 (Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva)
4. Pará: 7.581.051 / Belém: 1.410.404 / RM: 2.141.618 (Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará e Santa Bárbara do Pará)
5. Roraima: 450.479 / Boa Vista: 284.313
6. Rondômia: 1.562.409 / Porto Velho: 428.527
7. Tocantins: 1.383.445 / Palmas: 228.332

Total na Região Norte: 15.864.454

Amazônia Legal: estados que também estão inseridos dentro do bioma Amazônia, ou seja, também possuem floresta tropical e para efeitos de políticas públicas, também se beneficiam de recursos destinados a região:

8. Mato Grosso: 3.035.122
9. Maranhão: 6.574.789

Total populacional da Amazônia Brasileira: 25.474.365

- No Brasil, as cidades mais populosas são:

Município e População
1. São Paulo 11.376.685
2. Rio de Janeiro 6.390.290
3. Salvador 2.710.269
4. Brasília 2.648.372
5. Fortaleza 2.500.194
6. Belo Horizonte 2.395.795
7. Manaus 1.861.838
8. Curitiba 1.766.761
9. Recife 1.561.659
10. Porto Alegre 1.416.714
11. Belém 1.410.900

- Curiosidades populacionais e polêmicas:

A. Na Amazônia as cidades mais populosas são:
Manaus: 1.7 milhão / Belém: 1.5 milhão de habitantes / Ananindeua: 0,5 milhão
- Sendo que Belém é considerada a maior região metropolitana contínua da Amazônia, com 2.14 milhões de habitantes;
B. O Pará, dentro da Região Norte, é o de maior concentração populacional, o estado possui quase 50% da população da região;
C. Proporcionalmente, o Amazonas, o Amapá e Roraima são os estados com maior concentração populacional nas capitais, com 50%, 60% e 63% da população total, respectivamente;
D. Ainda na Amazônia, fora das capitais, teremos médias concentrações populacionais na região oeste do Pará, polarizada pela cidade de Santarém, com quase 400 mil habitantes; na região leste do mesmo estado, na região de Marabá, as margens do rio Tocantins, com quase 300 mil habitantes;
E. Ao contrário, os estados do Tocantins e Rondônia possuem uma população mais reduzida morando em suas capitais;

Turismo Pedagógico!

Rota da Estrada de Ferro de Bragança" com a Lecytur
Rota da Estrada de Ferro de Bragança Esta é uma Viagem intitulada de "Viagem do Conhecimento", onde na maioria dos participantes são acadêmicos do Curso de Turismo da Faculdade Ipiranga. É uma Viagem onde os alunos conhecem o local com a visão de um futuro profissional da área de Turismo, e é discutido através de mesa-redonda o tema proposto pelos professores da faculdade.
Dia 30/05 (quinta): Às 05:45h – Apresentação na Praça do Operário (São Braz). Às 06:00h Saída com destino a Bragança, uma das mais belas cidades da região do Nordeste Paraense, em transporte tipo turismo (ônibus). No percurso até Bragança, iremos analisar a importância que teve e tem até hoje a Estrada de Ferro em vários municípios (Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, São Francisco, Igarapé Açú, Timboteua, Peixe-Boi, Capanema e Tracuateua). Chegada prevista em Bragança a tarde. Hospedagem e noite livre.
Dia 31/05 (sexta): Após o café da manhã, saída com destino a praia de Ajuruteua. Praia com grandes faixas de areia branca são deslumbrantes e há opção para todos os gostos. Tempo para banho. Almoço não incluso. Retorno a tarde para Belém.

Mais informações em: http://www.lecytur.com.br.

Tendências: cruzeiros do futuro!

Caros leitores, se nos ceús os aviões estão ficando cada vez mais modernos, no mar as coisas não tem sido diferentes. A Royal Caribbean promete lançar uma nova classe de navios, a Quantum, com uma série de inovações que vão deixar os cruzeiros do futuro (não tão distante assim) ainda muito mais divertidos. Paraquedismos, cabines virtuais, restaurantes 270 Graus... vem muitas novidades por aí!
 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Nova pousada em Alter do Chão!

Mais opções de hospedagem no interior do Pará! Após várias décadas de estagnação, o forte crescimento econômico registrado nos últimos anos, sobretudo da atividade turística, tem feito renascer o setor de hospedagem em várias cidades do Pará. Destaque para Alter do Chão que somente nos últimos meses ganhou um albergue e agora mais uma pousada.

Pousada Chalé das Praias, em Alter do Chão.
O nome da pousada é Chalé das Praias.
O endereço é Trav. Febrônio Costa, n° 45, em Alter do Chão.
O telefone para contato, (93) 3527-1232.
Essa é a mais nova opção de hospitalidade na vila balneária mais famosa do oeste do Pará.

Fonte: http://www.santaremconexao.com/

Gastronomia paraense em alta!

O paladar amazônico esta na moda! Mais um reportagem interessante sobre nossos sabores, um convite ao deleite, com sabores e aromas da floresta!

Mais informações em: http://gastrolandia.uol.com.br/viagem/belem-uma-cidade-viciante-de-imensa-riqueza-gastronomica/

Comida de Boteco: criatividade gastronômica!

Vem aí mais um edição do evento que é um desafio ao paladar dos frequentadores e um exercício de criatividade aos bares participantes: Comida de Boteco. Na Amazônia, Belém e Manaus estarão com dezenas de bares participando deste evento que é uma verdadeira tentação!
 
Mais informações em: http://www.comidadibuteco.com.br/

Marajó com melhorias no acesso em breve!

Parece um sonho, mas as velhas balsas que fazem a travessia para a ilha de Marajó a partir da orla de Icoaraci estão com os meses contados, após décadas de não tão bons serviços, elas serão gradativamente substituídas por equipamentos novos:

"Uma nova embarcação vai começar a operar, até o final deste semestre, na travessia entre Belém e o Arquipélago do Marajó, via portos de Icoaraci e Camará. Será um "ferry boat" com capacidade para cerca de 80 veículos, quase o triplo de uma das balsas que operam atualmente. Na quinta-feira (11), Antônio Bentes Neto, diretor geral da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), esteve no estaleiro inspecionando a embarcação, vem sendo reformada e adaptada para fazer o trajeto.
Além do transporte de veículos, a balsa terá capacidade para 140 passageiros. "Com a nova embarcação queremos diminuir as filas e garantir a tranquilidade aos passageiros que procuram o Marajó", informou Antônio Neto..."

Acesse o Artigo Original e mais informações em: http://www.portalmarajo.com/2013/04/travessia-belemmarajo-tera-mais-uma.html#ixzz2Qe8kEPCp ou
http://www.portalmarajo.com/2013/04/travessia-belemmarajo-tera-mais-uma.html

Estação das Docas seleciona novos colaboradores!

Uma das atrações turísticas mais famosas de Belém, a Estação das Docas, selecionará profissionais para a área de Informação Turística, segue informações abaixo:

Vaga: até 3, no setor de Informações Turísticas / Orientação ao Público
Requisitos de formação: Bacharel em Turismo e/ou Guia de Turismo
Salário + benefícios: a negociar
Contatos: isa.hangar@gmail.com ou 3344-0100

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Monte Alegre, uma grande aventura!

Caros leitores, esta semana irei numa aventura a uma das regiões mais bonitas do oeste do Pará, Monte Alegre... aguardem os relatos e fotos. 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Uma explendorosa samaumeira!

A samaumeira e todo seu explendor noturno, bem ao lado do Hangar Centro de Convenções da Amazônia em Belém do Pará!
Foto: Emanoel Augusto, via Facebook Patrícia Ladeira!
 

Levando a família para um tour...

Lavando a família para um tour por Belém...

domingo, 7 de abril de 2013

Ângulos do Feliz Lusitânia em Belém do Pará!

O Projeto Feliz Lusitânia, no Centro Histórico de Belém, contempla importantes construções históricas de origem portuguesa, entre elas: o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, a igreja de Santo Alexandre e a Catedral Metropolitana de Belém. Segue alguns ângulos a partir do Forte do Presépio:
Vista a partir da parte mais elevada do forte, no sentindo Catedral. Ao fundo, o portão de entrada da área da fortificação!

Ângulo lateral da Casa das Onze Janelas, com a Corveta Solimões ao fundo!

Vista ampla da baía do Guajará em frente a Belém, deste ângulo podemos observar o Ver-o-peso; o porto de Belém; as ilhas do entorno como a da Barra e a das Onças; ao fundo, o distrito cerâmico de Icoaraci e os canais de saída para a Baía de Marajó.

A famosa casa das Onze Janelas, em frente a primeira rua de Belém, cercada por açaizeiros e mangueiras.

Amazônia - Europa volta a pauta!

O Ministério do Turismo, em missão oficial a Portugal, avançou nas negociações para ampliar as conexões do Brasil com a Europa e no intercâmbio de estudantes e profissionais do setor. Com o presidente da TAP, a discussão foi sobre a proposta de a companhia aérea oferecer voos regulares do continente para os destinos de Belém (PA) e Manaus (AM). Trata-se de uma importante rota de entrada de turistas para o Norte do país, única região ainda não atendida pela empresa.
“Queremos ampliar as opções de entradas no país. A companhia faz uma importante conexão da Europa com nove destinos nacionais. O objetivo, portanto, é fortalecer as rotas existentes e criar novas alternativas para o turista estrangeiro”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, informou que essas propostas estão no plano estratégico da empresa e sua análise deve ser retomada no segundo semestre deste ano.
Fonte: Ministério do Turismo.

Rio Amazonas x Rio Negro!

Próximo a Manaus, duas grandes forças amazônicas se encontram: o rio Negro e o rio Amazonas. Lado a lado eles seguem, num embate no qual apenas um irá sobreviver... o rio Amazonas, ainda mais caudaloso, com uma grande força em diração ao mar.
Encontram das águas em Manaus, o rio Negro soma-se ao Amazonas na sua busca pelo mar!

Entrada de Belém precisa de melhorias!

A entrada de uma das maiores metrópoles da Amazônia, Belém, precisa de melhorias urgentes. A região do Entrocamento onde se cruzam importantes vias da cidade (BR 316, avenidas Almirante Barroso, Pedro Alvares Cabral e Augusto Montenegro) e passagem obrigatória para muitas atrações da cidade e do entorno, como o distrito cerâmico de Icoaraci e a Ilha do Mosqueiro é o retrato do abandono: obras inacabas, falta de sinalização, asfalto irregular, alagamentos, etc...
 
"Novo Entroncamento", problemas, desorganização e muitas multas. A sinalização praticamente é inexistente, mas a Prefitura atua com rigor no trânsito local.

O canteiro de obras é um retrato completo da desorganização local. Sem tapumes e a correta contenção, em dias de chuva, é lama para tudo que é lado. Sem falar na poeira em dias de sol e do perigo aos motoristas com a falta de sinalização da obra.

Essa é a vista tida pelos viajantes ao passar pelo Entrocamento, pelo menos o céu está bonito!

Mercado de Carne, em Belém!

Ao visitar Belém, claro, não deixe de visitar o mercado do Ver-o-peso. Chegando a feira, aproveita o famoso mercado de ferro de carne, recentemente revitalizado, e seus inusitados ângulos, como este a partir da torre de observação na entrada do mercado...Boas fotos!

Ângulo interessante do Mercado de Carne do Ver-o-peso, em Belém do Pará!
 
Dica: Cuidado ao subir, a escada é estreita!

Fonte Luminosa no Aeroporto de Belém!

Já em fase de testes, a nova fonte luminosa do Aeroporto Internacional de Belém deve ser entregue em breve. Além de dar aos viajantes aquele barulinho da nossa típica chuva diária (sem se molhar), agora ela esta mais sofisticada, com luzes de led. Já virou uma atração turística no aeroporto. Na última quinta-feira, dezenas de pessoas estavam fotografando no local.
 
Viajantes registrando o momento da nova fonte.

A típica palmeira amazônica, o açaizeiro, compõe a paisagem.

Ponto de encontro no Aeroporto Internacional de Belém!

As luzes derão um outro efeito a nossa "chuva".

Pará com novo roteiro turístico!

O Pará ganhou um novo roteiro oficial de turismo, contemplando os pólos turísticos de Belém, Marajó e Tapajós. Cultura, religiosidade e natureza fazem parte desta nova opção de comercialização para os operadores. A Setur e a Paratur receberam dezenas de convidados do trade turístico paraense para o lançamento no hotel Regente.

Mais informações em:  http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destinos/50668-agencias-aprovam-roteiro-turistico-de-8-dias-e-7-noites-no-para

15º Campeonato de Surf na Pororoca!

Foto: Ray Nonato / Arquivo Agência. Pará
A expectativa e ansiedade em busca da chamada "onda perfeita" já toma conta de surfistas profissionais e amadores do mundo inteiro, que se farão presentes no 15º Campeonato de Surf na Pororoca, entre os dias 10 e 14 de abril, no município de São Domingos do Capim, no nordeste paraense. Um grande número de turistas também é esperado para assistir a atração esportiva. A programação deste ano conta com a novidade do Surf Noturno, no qual os atletas usarão pranchas de surf iluminadas com LED. O equipamento é fabricado na Espanha e possui efeito especial bastante atrativo. O surf na Pororoca do município de São Domingos do Capim foi ao ar pela primeira vez em rede nacional no ano de 1997. O programa do Fantástico da Rede Globo apresentou ao país a coragem dos surfistas paraenses Noelio e Giovandro Junior, que à época foram taxados de "loucos" por enfrentarem as águas revoltas do Rio Capim, temidas até mesmo pelos ribeirinhos da comunidade. Desde então, a experiência desafiadora virou febre mundial , a ponto da despertar a curiosidade tanto da imprensa nacional quanto internacional para cobertura do evento. Para realização da competição, a Associação Brasileira de Suf na Pororoca (Asbrapo) conta com o apoio da Prefeitura de São Domingos do Capim e do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), além de apoio promocional e de divulgação da Companhia Paraense de Turismo(Paratur), que firmou parceria com o grupo Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) para dar maior visibilidade aos atrativos turísticos paraenses, seja nos segmentos de natureza, cultura, sol e praia, eventos ou negócios. Este ano, estão confirmadas a cobertura do evento por equipes de jornalismo do Japão e da China. Além disso, o jornalista paraense Paulo Sílber fará o lançamento de um livro contando a história do surf na Pororoca. Texto: Tâmara Monteiro GEC – Paratur Edição: Israel Pegado

Fonte: http://turismoparaense.blogspot.com.br/2013/04/natureza-diversao-e-aventura-marcam-o.html

sábado, 6 de abril de 2013

Lançamento do Livro: TURISMO, URBANIZAÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ILHA DE COTIJUBA!


A famosa ilha de Cotijuba, uma das maiores ilhas pertencentes ao município de Belém, na foz do rio Amazonas, acaba de ganhar uma publicação exclusiva na área de Turismo. O bacharel em turismo e professor João Huffner irá lançar durante a Feira Pan Amazônia do Livro a obra...
 
“TURISMO, URBANIZAÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ILHA DE COTIJUBA, BELÉM - PA”
 
> Detalhes do Lançamento:

Data: 27 DE ABRIL DE 2013, SÁBADO ÀS 17: 00
Local: XVII FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO, Ponto do Autor (Hangar)


O livro poderá ser adquirido no estande dos escritores paraenses durante todo evento.
 
Contatos: e-mail: pinheirohuffner@yahoo.com.br Tel:8876-4072

Cruzeiros em baixa no Brasil!

Caros leitores, conforme antecipado por minha pesquisa e rearfimado pelos estudos da própria ABREMAR - Associação Brasileira dos Operadores de Cruzeiros, houve uma forte queda da oferta deste tipo de produto nas últimas duas temporadas. Notem na reportagem do blog Worldcruises1, nas entrelinhas dos fatores levantados para o cenário atual. O mais interessante é a aposta, mesmo neste período de "crise", em mercados tradicionais como o Europeu e o Americano. Mais informações no post abaixo:
 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sabores do Pará em discussão!

No próximo dia 10 de abril os sabores do Pará e da Amazônia estarão em discussão durante a edição 2013 do Ver-0-peso da Cozinha Paraense. Uma oportunidade interessante de discutir aspectos mais pragmáticos da gastronomia regional: geração de emprego e renda, produtos turísticos, inserção nacional, políticas públicas, entre outros.
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Interior do Pará ganha novos voos!

O crescimento econômico do interior do Pará é visível nas novas frequências pedidas pela Azul/Trip para cidades como Marabá e Parauapebas (Carajás). Enquanto TAM e Gol reduzem a oferta de assentos, as cocorrentes miram numa extensa expansão de rotas, inclusive na Amazônia:
 
Caros amigos, foi solicitada a inclusão de uma nova rota da Azul para a nossa região. A rota ligará Marabá e Carajás com Brasília, sendo operada de Domingo à Sexta com E190. O voo tem início previsto para 15/04 e ainda depende de autorização da Anac.

AD 4179 VCP 1047 BSB 1238 1335 MAB 1535 1600 CKS 1630 - Segunda à Sexta
AD 4117 BSB 1435 MAB 1635 1700 CKS 1730 - Domingos
AD 4137 CKS 1205 MAB 1235 1300 BSB 1453 - Domingo à Sexta

Além disso, será incluída mais uma frequência entre Belo Horizonte e Carajás, aos sábados com E190.

AD 4377 CKS 1205 CNF 1427
AD 4376 CNF 1500 CKS 1730

Fonte: blog UZ7 - www.uz7.blogspot.com.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mais um navio em Alter...

Parece um fiorde noruegues, mas é a Serra Piroca em Alter do Chão, num belo domingo amazônico. Calor, humidade e muitas passageiros em visita a praia e vila de Alter. A temporada ainda não acabou!

Navio estrangeiro ancorado em Alter do Chão | Foto: Andrei Malheiros / http://www.santaremconexao.com/