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sexta-feira, 29 de março de 2013

Manaus, um dos destinos da Pop!

A POP linhas aéreas esta chegando a Amazônia...

A POP Linhas Aéreas divulgou recentemente as suas primeiras tarifas para as quatro primeiras cidades que irá voar; Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia. Os preços estão competitivos, aproveite para embarcar na mais nova aérea do Brasil. Acesse Voe POP e veja detalhes.

Os voos que estavam previstos para serem iniciados dia 16 de abril, foram transferidos para o dia 26 do mesmo mês. Outra informação importante sobre a Pop é a respeito do seu primeiro Boeing 737-400, que já se encontra com o esquema de pintura da empresa em Miami. A aeronave deve chegar ao Brasil no mês de Abril com o prefixo PR-POP onde irá fazer o trecho Belo Horizonte, Campo Grande e Brasilia. Em breve incorporarão a companhia Boeing's 737-300, 767-200 e 767-300.
Foto de autoria desconhecida
Boeing 737-400 no Aeroporto de Miami

Fonte: http://movimentooperacional.blogspot.com.br/

quarta-feira, 27 de março de 2013

Brasil não conhece a Copa das Confederações!

Interessante esta pesquisa, o "país do futebol" não conhece uma das principais competições que antecede o torneio, talvez seja por isso que a Fifa tem espalhado dezenas de anúncios com a venda dos ingressos para a competição. Vejam a pesquisa:
 
"A 80 dias do início da Copa das Confederações, evento teste para Copa do Mundo, uma pesquisa revela que 85% dos brasileiros não sabem exatamente do que se trata o evento. É o que aponta o estudo realizado pela agência de inteligência e pesquisa de mercado Hello Research, que entrevistou mil pessoas em 70 cidades do Brasil, entre fevereiro e março, divulgada nesta semana. Apenas 28% das pessoas souberam responder à pergunta "você sabe o que é a Copa das Confederações" e, destas, somente 53% souberam definir com exatidão o evento. O percentual de conhecimento aumenta no caso de homens, jovens entre 16 e 25 anos, e pessoas com mais escolaridade.

"É surpreendente perceber que a maioria dos brasileiros não sabe ao certo o que é a Copa das Confederações, mesmo estando a pouquíssimos meses de seu início no Brasil", afirma o diretor executivo da agência, Davi Bertoncello. Ele lembra, por outro lado, que, "por conta dos interesses comerciais de grandes marcas e instituições, vai haver muita comunicação sobre o evento que, a cada dia, vai melhorar seu índice de conhecimento até o início da competição".

Neste ano, a Copa das Confederações acontecerá pela primeira vez no Brasil, com início marcado para o dia 15 de junho. Além da Seleção Brasileira, participam os times da Espanha, Uruguai, Japão, Nigéria, Taiti, Itália e México".
 
Fonte: Panrotas.

Tendências: Gol sem serviço de bordo!

Apesar de se posicionar como companhia low cost/low fare (de fato somente no início de suas operações), a Gol se perdeu dentro de seu próprio negócio, comprou companhias aéreas com sérias dificuldades, como a Varig e a Webjet, o que explica parte do prejuízo acumulado ao longo dos últimos anos. Ao contrário de cias tradicionais low costs/low fares na Europa e Estados Unidos, como Southwest, Jetblue, Ryanair, Easyjet, entre outras, a empresa possui um modelo de negócio muito difícil de entender: poucos serviços e tarifas elevadas, em alguns casos, bem mais altas que de companhias com modelo tradicional, como a TAM. Após um prejuízo bilhionário, a empresa anunciou a completa extinção do serviço de bordo gratuito e àgua "só se pedirem".
 
A medida é aplicada em muitas companhias pelo mundo, mas como estratégia de negócio e não como desespero para reverter prejuízos, além de desgastar mais ainda a imagem da companhia. Vejam o post abaixo:
 
A fim de reduzir custo e obter mais receita, a Gol acabará até maio com o serviço de bordo gratuito em todos os seus voos domésticos. De graça, só um copo de água será oferecido -ainda assim, a quem pedir. A medida é tomada no momento em que a Gol anuncia prejuízo de R$ 1,5 bilhão no ano passado, o dobro das perdas registradas em 2011.

No quarto trimestre de 2012, a empresa registrou perdas de R$ 447,1 milhões em meio a alta nos custos de combustível e gastos adicionais com o fim da Webjet. O resultado negativo anunciado ontem ocorreu apesar do avanço de 7,5% nas receitas no ano passado, para mais de R$ 8 bilhões.

A informação sobre o fim do serviço de bordo gratuito está em comunicado distribuído a pilotos e comissários, a que a Folha teve acesso. Os voos nacionais correspondem a 95% da operação da companhia, que é a única a oferecer venda a bordo no Brasil. O processo começou em 2009 e hoje abrange metade dos voos nacionais. Na TAM, na Avianca e na Azul, o serviço é grátis.

Desde segunda-feira, o cardápio pago foi estendido para os voos da ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Isso significa que, neles, a opção grátis se restringe a água. Até a semana passada, os passageiros da ponte aérea recebiam, de graça, amendoim, suco e refrigerante. Também anteontem a Gol estreou quatro novos kits de cardápio: café da manhã e lanche nas versões "saudável" e "tradicional". Cada kit custa R$ 10 e só é aceito pagamento em dinheiro.

Um café da manhã saudável, por exemplo, traz suco de caixinha, queijo processado light, pãozinho, barra de cereal e geleia light. Não há sanduíches entre as opções. Por enquanto, cada voo terá apenas 26 kits -para uma média de 150 passageiros. No mundo, a venda a bordo é prática comum; companhias de baixo custo, como Ryanair e Easyjet, foram as precursoras do modelo. Nos últimos anos, mesmo as companhias aéreas que oferecem serviço gratuito passaram a reduzi-lo.

"Acreditar no sucesso deste serviço é o início de tudo. Tenham certeza de que estamos disponibilizando um produto de qualidade. Sejam multiplicadores dessa ideia", disse a Gol no texto destinado aos funcionários.

O combustível, que subiu 18% anuais em dois anos, é um dos motivos para o prejuízo. Outros fatores citados pela Gol são a alta do dólar e o aumento acima de 30% nas tarifas aeroportuárias.

Colaborou MARIANA BARBOSA, de São Paulo

Fonte: Folha de São Paulo / 
http://www1.folha.uo...os-da-gol.shtml             

terça-feira, 26 de março de 2013

Aeroporto divertido!

Na minha recente viagem aos Estados Unidos, percebi algumas mudanças bem perceptíveis e que poderiam também ser aplicadas aos aeroportos brasileiros. Um dos exemplos é o uso de novas tecnologias que visam diminuir o tempo gasto no processamento de passageiros em viagens domésticas e internacionais. Atualmente, no momento da saída dos Estados Unidos, pelo menos em Miami, não é mais necessário passar pelo controle de passaporte da Polícia Federal Americana, o processo é toda automatizado no momento do check in na companhia aérea escolhida para a viagem.
  
As filas ainda continuam no momento da revista na entrada para as salas de embarque, as opções de alimentação são caras e muitos aeroportos nem um terraço tem para observar os aviões descendo e subindo. Em Miami, pelo menos agente pode brincar com alguns jogos interativos que ficam espalhados pela sala de embarque internacional.
Jogo da memória no Aeroporto Internacional de Miami, ótimo para passar o tempo e ainda interagir com alguns viajantes!

Feira Pan Amazônia do Livro em nova data!

A maior feira literário da Amazônia Internacional ocorre este ano num período diferente das edições anteriores. A edição 17 da Feira Pan-Amazônia do Livro será entre os dias 26/04 e 05/05/2013 no Hangar Centro de Convenções e Feitas da Amazônia.
 
Tradicionalmente, o evento vinha homenageando países, este ano a grande homenagem será o próprio estado do Pará, celeiro de grandes movimentos culturais. Vale ressaltar também que, nacionalmente, o estado promove um dos maiores momentos de interiorização cultural vivido nas últimas décadas, pois a feira possui edições menores que ocorrem no interior do Pará. 
 
O evento, que é uma realização do Governo do Estado do Pará e da Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Secult-PA, realiza uma vasta programação anual que inclui Saraus Literários, Pan-Amazônica nas Escolas, Pan-Amazônica nos Municípios e Salões Regionais do Livro. Em 2013, haverá a inclusão de mais um salão do livro, que serão três ao todo, no segundo semestre: Santarém, na região do Baixo Amazonas; Paragominas, na região do Capim e Tucuruí, na região do Lago de Tucuruí.
 
Mais informações em:

SETUR-PA: 1 milhão de visitantes e ações de marketing!

A Secretaria de Turismo do Pará e a Paratur comemoraram os números do turismo paraense, que atingiu a marca de 1 milhão de visitantes de 2012. Um recorde histórico! O desafio é continuar atraindo visitantes além de diversificar a demanda e a oferta. Apesar de alguns membros do trade turístico local acharem o crescimento pouco, "vegetativo", certamente o mais importante é manter um cenário permanente de crescimento. No cenário atual, temos uma expectativa de chegar a quase 1,3 milhão de visitantes em 2014. Neste sentido, a Setur/Paratur vem realizando intensos esforços de marketing em mercados apontados no Plano Estadual de Turismo com foto em potencializar esta meta. Um excelente público e muitos negócios a frente!
 

Tendências: chineses de férias!

A medida chinesa de estímulo a atividade turística, incentivando as pessoas a efetivamente utilizarem seus dias de férias viajando tem o potencial de gerar bilhões de deslocamentos a lazer dentro e para fora do país. Vejam o post:

A Organização Mundial do Turismo (OMT) comemorou as determinações do Marco Nacional do Turismo e Lazer (2013-2020), publicado pelo governo da China. O documento reforça a necessidade de que os trabalhadores chineses utilizem seus dias de férias anuais em viagens – algo pouco praticado em decorrência de fatores culturais, especialmente. Assim, o documento determina que empresas e órgãos públicos estimulem a prática de afastamento do trabalhos durante os dias de férias remuneradas determinados nos contratos de trabalho.

“O sucesso da implementação dessa nova estratégia chinesa de turismo nacional vai impulsionar, sem dúvida, o turismo interno e emissivo chinês e comemoramos, principalmente, a decisão de promover as viagens em diferentes épocas do ano”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. “O documento estimula diversos setores a considerar estrategicamente suas ações para desenvolver o turismo. É uma prova de que a China está plenamente consciente de que o crescimento econômico sustentável do turismo exige políticas transversais em escala nacional”, completou.

O governo chinês reconheceu há quatro anos o turismo como um “pilar” dos serviços modernos e um dos mais importantes setores de desenvolvimento social e econômico para o país.

Fonte: Panrotas!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Colares ganha melhor acesso!

A famosa Ilha de Colares, também conhecida por algumas aparições de extraterrestres, acaba de ganhar melhorias de acessibilidade. A estrada que dá acesso a ilha, a PA 238, foi completamente asfaltada:
Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 22/03/2013 às 18:08

O governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, inaugura neste domingo, 24, a rodovia PA-238, de acesso a Colares, que é um dos mais importantes polos de pesca esportiva do estado, além de ser de extrema importância para o escoamento da produção rural de Colares e de parte do muncípio de Vigia de Nazaré.
A rodovia PA-238, que liga o município de Vigia de Nazaré à cidade de Colares, a partir da PA-140, foi completamente revitalizada com asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), sinalizada com taxas refletivas para garantir a segurança em viagens noturnas e teve a ponte sobre o rio Cumaru, com 10 metros de comprimento, reconstruída em concreto.
A estrada apresentava uma série de irregularidades, com buracos ao longo de quase todos os 26 quilômetros de extensão, e a ponte sobre o rio Cumaru, construída em madeira, estava em precárias condições. A ponte, aliás, foi alvo de repetidos protestos de moradores do município, por conta dos acidentes e até assaltos que ocorriam naquele trecho da rodovia.
A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) reconstruiu toda a base da rodovia e imprimiu asfalto de excelente qualidade, aplicou sinalização vertical e horizontal em toda a extensão, construiu o pórtico na entrada da rodovia com informações indicativas dos municípios na região e fixou placas ao longo da estrada indicando a velocidade permitida. A Setran ainda instalou taxas reflexivas nos bordos e eixo da pista para orientar o motorista durante a viagem noturna.
A PA-238 é considerada uma via essencial não apenas para o deslocamento de quem vive e produz nos municípios de Vigia e Colares, mas também para o desenvolvimento do turismo, já que serve de acesso aos portos por onde passam os praticantes da pesca esportiva que chegam de outros municpios e até de fora do estado do Pará. Nos finais de semana, principalmente, é grande o volume de pescadores que chegam a Colares, ponto de partida de uma das rotas mais conhecidas pelos amantes dessa atividade.

Crowne Plaza: 5 Estrelas!

O Crowne Plaza Belém é o 1ª hotel certificado na categoria 5 estrelas do Pará!
Fachada do hotel em plena avenida Nazaré, centro de Belém!
 
O prédio se destaca no centro da capital!
 
Quartos de alto padrão e excelente serviço fizeram do Crowne Plaza um dos melhores de Belém e até o momento o único 5 estralas oficial da cidade! 

Curiosidade: winglets!

Nossa! O que será isso!? Após muitas dúvidas dos passageiros em minhas viagens por este mundo a fora, segue um esclarecimento simples desta "pontinha de asa" presente atualmente na maioria dos aviões comerciais modernos e até em alguns antigos.
 
O winglet é um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto induzido (resistência ao movimento), relacionado ao vórtice (ar espiralado) de ponta de asa. Em geral, tem a forma de uma aba vertical ou inclinada para cima.
A ponta da asa normalmente forma um vórtice, que transfere para a aeronave barulhos e trepidações, além da perda de sustentação na parte final da asa. Com o dispositivo winglet, esse problema é amenizado. A redução do arrasto melhora a eficiência da aeronave, significando aumento da velocidade e economia de combustível (as companhias aéreas adoram esta parte e nós também). Atualmente, quase 100% das aeronaves de grande porte que saem de fábrica vem com winglets. Boeing 747 e Boeing 737 são exemplos de aviões com winglets (em algumas versões), do mesmo modo, todos os aviões comerciais da Airbus e da EMBRAER saem de fábrica com winglets. O dispositivo foi inspirado no voo de grandes aves. Para quem é de Belém, lá no Ver-o-peso vocês podem observar os urubus que na maioria do tempo não batem as asas mais voam por longos períodos com a ponta das asas para cima, diminuindo a resistência ao voo, poupando energia e permanecedno mais tempo no ar.
 
Primeiramente utilizado na década de 20 do século passado, ganhou apelo comercial com a Boeing que os chama de winglets, já a Airbus os chama de sharklets.

Mesmo em aeronaves de pequeno porte, podemos observar a quantidade de turbuência gerada pela asa, mesmo em baixas velocidades.
Avião da Azul que opera nas principais cidades da Amazônia. Podemos perceber nesta foto os winglets na ponta das asas.
Nesta aeronave da Gol, um Boeing 737-800 é facilmente visível os winglets.
 
Em breve, as novas aeronaves da TAM também virão com este dispositivo aerodiâmico!
 
Fotos: Google Imagens! Aeroin! Panorâmico! Azul!

Tendências: Easyjet sem check in!

As companhias aéreas low costs em sua busca pela rentabilidade e baixas tarifas tem dado grande contribuição a aviação no sentido de otimizar processos nos aeroportos, contribuindo para uma maior taxa de utilização dos terminais atuais sem a necessidade de um aumento da infra estrutura disponível. Check in on line, auto atendimento nos aeroportos, taxas extras para quem despacha muita bagagem, aeroportos alternativos, entre outras. Inclusive muitas companhias aéreas tradicionais tem se aproveitado destas inovações para também diminuir seus custos operacionais. Agora segue mais uma "novidade" da britânica Easyjet:
 
A low cost easyJet, que em Portugal opera para Lisboa, Faro, Porto e Funchal, também vai passar a ter apenas check-in online, a partir de 30 de Abril, de acordo com a imprensa especializada britânica, que cita um porta-voz da companhia que argumenta que 80% dos seus passageiros já fazem o check-in online.
As notícias, que não referem se é uma decisão da low cost para todos os mercados em que está presente ou apenas para o Reino Unido, dizem que a easyJet vai “mudar” os balcões de check-in para postos de depósito de bagagens (bag drop desks) e que prevê um período de transição, que não especifica, durante o qual os passageiros poderão continuar a fazer o check-in nos aeroportos, mas que só o devem fazer em “circunstâncias excepcionais”.
Nesse período, a easyJet não prevê cobrar pelo check-in nos aeroportos, acrescentam as notícias, que não dizem o que acontecerá depois de terminada a fase de transição.
O porta-voz da easyJet citado nessas notícias argumenta que a low cost sempre está empenhada em facilitar a experiência de viagem aos passageiros e em torná-la económica, e defende que com o check-in 100% online a companhia terá menos custos e, dessa forma, mais condições para manter tarifas baixas.
As notícias dizem que a easyJet lançou uma campanha de informação aos passageiros sobre as mudanças no check-in.

Imaginem? Daqui há um tempo iremos aos aeroportos apenas despachar bagagens e seguir direto para os aviões.

Fonte: Presstur Portugal (www.presstur.com)

Voos extras em Belém!

Os recentes projetos de infra estrutura na Amazônia tem movimentado parte da cadeia produtiva do turismo emissivo e receptivo, além de aumentar a frequência de voos na região, com novas rotas e opções para a população local. Segundo o blog UZ7 (www.uz7.blogspot.com) várias companhias aéreas solicitaram divertas operações extras para os próximos meses entre Belém e várias cidades da Amazônia, do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil:

Caros amigos, em substituição ao voo regular excluído da malha Gol ainda no ano passado( G3 1049 e 1048) , a cia solicitou vários voos charters na mesma rota para continuar suprindo a demanda dos consórcios das usinas do Rio Madeira em Porto Velho. O voo continua sendo realizado aos sábados, com Boeing 737-700 com 144 passageiros.

Todos os Sábados de 06/04/2013 à 02/11/2013

G3 9056 PVH 1230 SLZ 1533 1603 BEL 1704
G3 9057 BEL 1734 PVH 2009 2303 BSB 0204
Este voo é uma ótima opção para voar de/para o sul da Amazônia sem ter que fazer escala ou conexão em Manaus e Santarém.

Além disso, a Tam já solicitou voos extras para a alta temporada em Julho, direto para Brasília com A320. O voo acontecerá nos dias: 01/07,02/07,04/07, 08/07, 09/07,11/07, 15/07,16/07, 18/07, 22/07, 23/07,25/07, 29/07, 30/07.
 
JJ 9372 BSB 0800 BEL 1040
JJ 9373 BEL 1120 BSB 1400

Provavelmente este voos são para atender a demanda de viagens para os Estados Unidos. A empresa vai atender o mercado paraense com voos a partir de Manaus e Brasília diretos para Miami.
Por último, a Azul/Trip solicitou um voo extra na rota Manaus - Belém - Manaus de Embraer 190 no dia 31/03. O voo já está sendo vendido no site da cia.

TIB 9947 MAO 1135 BEL 1340

TIB 9948 BEL 1410 MAO 1615

domingo, 24 de março de 2013

Qualificação em eventos!

Para você que vai participar da 3ª Expo Eventos, temos uma dica. No período de 4 a 7 de abril, no Hangar, a empresa Angel Eventos promove o curso prático “Mercado de Eventos – Perfil e Oportunidades”, com carga horária de 9h, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de abril. O curso visa oportunizar aos profissionais, estudantes e demais interessados no segmento de eventos as mais recentes tendências, ideias, conceitos e projetos em uma metodologia que alia a prática do mercado às teoria e normas, 100% prática. Para inscrições e maiores informações acesse: http://cursomercadodeeventos.wordpress.com/ ou pelo telefone (91) 3033-4746
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Amazônia na tv...

Caros leitores, hoje a noite tem Amazônia na tv... o Globo Reporter desta sexta-fera será sobre nossa região, especificamente, o Monte Roraima... a Amazônia vista do alto!

Expo Eventos 2013 vem aí!

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A EXPO EVENTOS é uma feira para todos os tipos de fornecedores de produtos e serviços para eventos. Sejam eles, local para eventos, gráfica, hotel, buffet, decoração, traje, som e iluminação, montadora, agência de turismo, publicidade e eventos, entre outros. A Feira em sua terceira edição vem mostrar ao público consumidor, o potencial, a credibilidade e o profissionalismo dos fornecedores da região Norte.
A EXPO EVENTOS é de suma importância para os expositores e referência para os consumidores de eventos. A Feira vem comprovar que a promoção de eventos funciona como fator de alavancagem da indústria do turismo. Por ser uma das atividades que mais crescem neste segmento, e gera uma série de benefícios para as empresas patrocinadoras, para a cidade promotora do evento, para o comércio local e para a comunidade, além de gerar anualmente, milhares de empregos.
Serviço: EXPOEVENTOS
local: Belém – Pará – Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Data: 04 a 07 de abril de 2013
Horário: 16h às 22h
Site: fazeacontece.com.br/eventos-destaque/pg/expo-eventos-2013
 
Fonte: http://eventosreais.wordpress.com/2013/03/21/feira-movimenta-o-setor-de-eventos-no-hangar/

quinta-feira, 21 de março de 2013

Trip transforma Belém em hub!

Caros viajantes, com mais estas opções de voos, grande parte do Pará estará conectado por voos da Azul/Trip Linhas Aéreas. Neste cenário, Belém tem se transformado num grande hub (centro) de conexões para várias partes do Brasil, além de ofertar aos viajantes ótimas opções de horários. Atualmente, a empresa possui 16 frequências diárias somente em Belém, entre pousos e decolagens, são 32 voos. Com os voos para Macapá e as novas frequências pedidas serão mais de 40 voos diários.
Porém o mais importante é a ampliação das cidades e frequências para o interior do Pará e da Amazônia: Tucurui, Parauapebas, Altamira, Macapá, Palmas, Itaituba, Monte Dourado, Parintins, entre outras.
 
E agora, mais uma solicitação inédita:
 
Caros amigos, foram solicitadas duas novas operações em Belém pela Trip/Azul. A ligação inédita na rota Belém- Porto Trombetas - Itaituba - Belém, será operada diáriamente com aeronaves ATR-72 com capacidade para 68 passageiros.

TIB 5673 BEL 0600 TMT 0830 0900 ITB 0950 1020 BEL 1250

A ampliação da malha entre Belém e Marabá também foi solicitada com ATR-72, operando de Domingo à Sexta.

TIB 5286 BEL 1410 MAB 1540

TIB 5284 MAB 1605 BEL 1735

BEL - Belém
TMT - Porto Trombetas
ITB - Itaituba
MAB - Marabá
Foto: Fabiano Ferreira

Fonte: http://uz7spotting.blogspot.com.br/

Marabá, 100 anos!

Caros leitores, no próximo dia 5 de abril, a maior cidade do sudeste do Pará, Marabá, completará 100 anos de história. A maior cidade do sudeste paraense merece todas as homenagens, formada por pessoas vindas de diversas partes do Brasil, hoje, é um dos melhores locais para se viver neste região de nosso estado. Já tive o grande prazer de conhecer essa cidade encantadora... Parabens Marabá!
 
A ponte sobre um dos maiores rios do Brasil o Tocantins, conecta Marabá com muitas cidades do estado e do Brasil.

Cidade e rio num belo final de tarde.

No verão amazônico (junho a dezembro), que tal um banho de praias no rio Tocantins?

Melhor ainda, que tal uma praia particular!? É só escolher, o rio é generoso!

Centro de Marabá.
A cidade vai ganhar este ano o 1º Shopping Center do Sudeste do Pará, novas opções de compras no Pátio Marabá. Além do 1º na categoria multiuso da Amazônia, com torres residenciais e comerciais.
 
Fotos: Google Imagens.

terça-feira, 19 de março de 2013

Santarém, dois cruzeiros ao mesmo tempo!

Crystal Serenity: uma atração no porto de Santarém
Aida Vita e Crystal Serenity.
Esses sãos os navios que estão atracados na Companhia Docas do Pará, em Santarém, nesta segunda-feira. A cidade está repleta de turstas, que se dividem em pontos tradicionais, como Terminal Fluvial Turístico (TFT), Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Museu de Arte Sacra, Museu João Fona e Museu Dica Frazão.
Diversos ônibus se dividem na missão de levar os estrangeiros aos mais diferentes pontos da cidade.


Fonte: Blog Santarém em Conexão

Eis a minha felicidade de ler hoje esta notícia, dezenas de turistas aproveitando um dos mais encantadores recantos do Pará, Santarém e Alter do Chão. Dois navios ao mesmo tempo, uma beleza!

Ps.: atenção autoridades, quando iremos receber estes visitantes com mais dignidade? Poderíamos aproveitar os recursos que ainda não foram investidos no estádio Colosso do Tapajós na construção de um porto turístico na orla de Santarém. O que vocês acham? Já seriam pelo menos 20 mil usuários com alto poder influência sobre outros viajantes.

Futebol desorganizado, menos negócios!

A Copa de 2014 esta chegando e o tão falado legado talvez fique para alguma década depois. Ainda hoje o que vemos é um desorganização generalizada em quase todos os aspectos, da comercialização a entrada nos dias de jogos. Neste cenário, para além da vergonha nacional, perdemos oportunidades de negócios. Um outro tipo de público precisa ser atraído aos estádios, mas para isso precisaremos de muito suor e jogo em campo para mudar o formato de comercialização e organização em dias de jogos. Algumas questões:
 
- Comercialização: situação atual - venda em precárias bilheterias dos times de futebol e alguns parceiros, como farmácias, em pouquíssimos locais. Para pensar: que tal venda por meio de agências de viagens e turismo? Vendas on line? Novos serviços, como alimentação e transporte até o campo?
 
- Novos negócios: em cidades como Barcelona e o Rio de Janeiro, a razoável organização do futebol local permite que operadores explorem os jogos como produto turístico, incluindo ingressos, acompanhamento de guia e traslados, a experiência de vivenciar um jogo de futebol se torna única. Na Amazônia, apesar de muitas visitantes perguntarem por este tipo de produto, nenhuma operadora de receptivo oferece o produto de forma regular. Primeiro, conseguir ingressos é quase impossível com razoável antecedência; segundo, levar os visitantes aos estádios, com a desorganização generalizada e brigas do lado de fora do campo que ocorrem hoje, definitivamente, não será uma experiência turística satisfatória.   
 
- Acesso aos estádios: engarrafamenetos, brigas, camelos, estacionamento irregular, entre outros aspectos tornam a experiência de ir ao campo de futebol nada agradável. O transporte público deveria ser o principal meio de se chegar aos estádios, mas hoje a prioridade são os carros particulares, o que torna o entorno dos estádios um caos. Nesta área, preços exorbitantes (cobrados por flanelinhas), estacionamentos improvisados e insegurança tornam ainda mais caótica a situação. Contudo, toda esta situação, apesar de aparentemente incorreta, parece fazer parte da realidade dos campos de futebol não só em Belém, mas em quase todo o Brasil - parece normal, segundo alguns, "é a emoção de ir ao campo" e ponha emoção nisso.
 
O que parece normal, esta se refletindo negativamente nas estatísticas, recentemente a Agência Pluri (2013) divulgou dados da média de público nos jogos nacionais em 2012. A média caiu para 4,5 mil participantes por jogo. Estranho, quanto mais chegamos próximo do grande momento do futebol mundil no Brasil, a Copa de 2014, menos interessados temos na "grande paixão" nacional.
 
Com a palavra os presidentes de clubes, as autoridades nacionais e a FIFA!
  

Back to back em Manaus!

A maior operação charter da Amazônia foi encerrada agora em março em Manaus. A Infraero e os operadores turísticos, além dos demais parceiros envolvidos estão de parabens pelo sucesso das operações. Neste campo, estamos preparados para 2014: 

O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) encerrou na última sexta-feira (15/3) a temporada 2012-2013 de operações back-to-back, que correu entre os meses de novembro e março. A operação consiste na utilização, de forma integrada, dos diferentes modais de transporte (marítimo, fluvial, terrestre e aéreo) para a movimentação dos passageiros.

Ao todo, foram realizadas cinco operações com 52 voos das empresas Condor, Air Berlin e Monark. No total, foram movimentados cerca de 14 mil turistas de países como Alemanha, Holanda, Estados Unidos e República Dominicana. Em cada operação, a Infraero disponibilizou dez balcões de check-in para o atendimento dos passageiros, mobilizando também 15 funcionários de diversas áreas da empresa.
Manaus-Patio-2

O gerente de Operações do Eduardo Gomes, Manoel Aguinelo de Sá, comemorou o trabalho realizado. “Essa temporada foi um sucesso. O nome da Infraero foi elogiado pelo planejamento e comprometimento do atendimento durante as operações”, afirmou.

O superintendente do aeroporto, Aldecir Lima, por sua vez, pontuou que operações como esta são uma preparação para a Copa de 2014. “A coordenação das tarefas entre os órgãos que atuam no aeroporto e a Infraero comprovam que operações de grande porte como esta podem ser feitas com pleno sucesso. Este é um bom teste para o período da Copa em Manaus”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mtur em reunião: fiscalização a vista!


Neste momento acontece em Brasília reunião do Ministério do Turismo sobre as portarias e decretos: "Transportes turísticos terrestres" e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos." Vem fiscalização por aí!
 
Fonte: Facebook do Singtur-Pa.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Trânsito e turismo receptivo!

O turismo receptivo na Amazônia precisa de oxigenação rápida, sob pena do aumento exponencial dos custos operacionais na região. Um dos fatores que gostaria de destacar é o trânsito. Muitos devem esta se perguntando o que o trânsito tem haver com isso? A resposta é tudo! Quanto mais tempo demoramos para fazer as operações de receptivo, mais onerosa ela se torna, consequentemente, o aumento de preço/custo repassado ao cliente. Vamos a dois exemplos:
 
Belém: Na Região Metropolitana de Belém, operações a Icoaraci (onde também param alguns cruzeiros) e a ilha de Mosqueiro estão cada vez mais caras, pois além da péssima conservação do asfalto (custo maior de manutenção de veículos), o tráfego intenso nas vias de acesso a estas áreas e o recente aumento do combustível tem provocado uma elevação dos custos operacionais. Para Icoarci, o trajeto de 25km entre o centro da cidade e o distrito é feito em até 1h25min, sem contar que com todo este tempo e a falta de conservação da avenida Augusto Montenegro pouco se tem de belo a mostrar ao visitante, além de termos que justificar todas as problemáticas sociais, econômicas e ambientais bem visíveis aos olhos do turista.
A ilha do Mosqueiro é outra que padece de melhorias de acessibilidade. A viagem que geralmente era feita em 1h, agora leva quase duas intermináveis horas. Recentemente, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) reduziu a velocidade média na avenida para 40km/h que, na prática, não passam de 30km/h na maioria do trajeto. As melhorias para arrecadação de taxas e impostos foram feitas rapidamente (radares), já as melhorias definitivas de infraestrutura não (sinalização, passarelas, viadutos, ampliação da via, etc.), foram esquecidas em alguma gaveta por aí.
 
Manaus: Na maior cidade da Amazônia, segundo perguntei a alguns taxistas, as corridas estão caras também por causa do trânsito. O trajeto do aeroporto a regiões próximos ao centro não saem por menos de R$ 58,00 reais a corrida. Parece absurdo, mais olhem a comparação:
Corrida no taxímetro: R$ 25,50
Corrida na tabela: R$ 58,00
Corrida com algums negociação: entre R$ 45,00 e R$ 50,00
Variação entre o menor e o maior preço: R$ 32,50 ou 56,04%
 
Resultado: com o valor apenas de uma corrida, pague-se a ida e volta, além de sobrar um troco para o lanche no aeroporto.
 
A inflação nos serviços turísticos está corroendo a competitividade do setor, sendo que parte desta situação decorre das problemáticas de infraestrutura de transporte e trânsito das principais metrópoles da Amazônia.

Belém mais amigável...

Mudança dos tempos... alguns detalhes tornam as cidades mais amigáveis para divertos tipos de turistas. Comentários de viajantes chamam a atenção a um aspecto da urbanidade de Belém que nossos gestores ainda não perceberam em sua plenitude, o fato de ser plana. Da vila de Icoaraci ao centro da capital temos um plano só, com retas, curvas, mas sem subidas e descidas íngremes. Muitos moradores e turistas talvez queiram conhecer a cidade de outra forma - pedalando, mas isso ainda não é possível, fato que ocorre em cidades mais modernas como Barcelona.
 
Talvez atenta a estas possíveis mudanças futuras, um dos mais famosos atrativos turísticos da capital, a Estação das Docas, acaba de inaugurar um bicicletário com 35 vagas para quem deseja visitar a atração. Ciclotur, roteiros ciclisticos, já etsou sonhando alto...
 
No Brasil, a Linha Turismo de Curitiba permiti o embarque de bicicletas. Integração com a rede de ciclovias da cidade... que tal sair pedalando por uma tração e depois pegar o ônibus e descer em outra e continuar passeando?
Foto: Gazeta do Povo.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Whitejets agora é Pop e inclui Manaus!

A Whitejets, companhia de voos charters, tornara-se regular a partir de abril deste ano e já inclui a Amazônia em sua malha aérea. Vejam abaixo (Fonte: Panrotas):

Na home, a gerente Eliane Silva; aqui a nova logo da empresa aérea
A Whitejets está mudando seu nome e sua forma de operar. Conhecida no mercado aéreo por ser uma empresa de charter, a companhia está tornando seu nome “mais brasileiro” e o próximo passo é obter a autorização que falta para torná-la regular. Enquanto não chega, a empresa prepara para 16 de abril o início das suas operações de “charter regular”.

Com objetivo de torná-la mais popular (daí a origem do nome!), os diretores da companhia aérea decidiram rebatizá-la de PopBrasil (na Iata continua sendo W7). A próxima mudança é fazer da Pop uma empresa regular e para isso está trazendo mais quatro aeronaves (B737-300, 737-400, 767-200 e 767-300), que se juntarão ao A320 já em operação.

A primeira rota da empresa será ligando Manaus, Brasília, Rio e São Paulo operada as segundas, terças, quartas e sexta, no A320, com capacidade para 174 lugares. O avião parte de Manaus as 6h44. Já no sentido inverso, a aeronave deixa a capital paulista às 15h30. Nos finais de semana a empresa irá operar a rota Manaus / Rio saindo as 6h30 da capital do Amazonas e decolando da capital fluminense às 23h.

Previsto para chegar ao Brasil no final deste mês, o 737-300, quando entrar em operação, fará a rota Belo Horizonte, Brasília e Campo Grande (MS). Em abril chegará o 737-400 fazendo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal e Fortaleza; já em maio e junho chegarão, respectivamente, o 767-200 e 767-300, estes fazendo charters para Orlando (EUA) na alta temporada do meio do ano.

“Estamos chegando com preços competitivos. Na rota Manaus – Rio estamos com preços a partir de R$ 599,00 podendo pagar em até dez vezes sem juros. De Brasília para São Paulo teremos preços a partir de R$ 189,00”, afirma a gerente comercial, Eliane Silva.

Os agentes de viagens já podem acessar o site da empresa aérea (www.voepop.com.br) e se cadastrarem no sistema. As vendas, no entanto, só serão iniciadas quando todas as autorizações forem dadas.

terça-feira, 12 de março de 2013

Agências do Pará e Guias de Turismo!

Agências do interior do Pará, buscando diferenciais e profissionalização, além, claro, de atender a legislação vigente, contratam profissionais Guias de Turismo para seus roteiros... mais informações em: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/03/levi-freire-jr-no-coquetel-de.html

Belém - Campinas direto!

A partir do próximo mês de abril Belém ganhará um voo direto para um dos maiores hubs de voos nacionais do Brasil: Campinas no interior do estado de São Paulo. A Azul solicitou a Agencia Nacional de Aviação Civil - ANAC um voo diário ligando as duas cidades num horário muito confortável, possibilitando inúmeras conexões, principalmente de viajantes do sul e sudeste do Brasil. Os voos serão operados por aeronaves Embraer 190 nos seguintes horários:

TIB 5396 VCP (Campinas) 1148 BEL (Belém)  1520

TIB 5397 BEL (Belém) 1550 VCP (Campinas) 1930
Agora esperamos bons preços também!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Direto das Bahamas...

Caros leitores, a viagem esta cheia de emoções... as Bahamas realmente impressionam... sintam a movimentação do porto no dia da chegada... 5 navios (só consegui enquadrar uma parte)...
O movimentando porto de Nassau, capital das Bahamas. Capacidade para atender milhares de visitantes diariamente, dezenas de passeios e muitas opções de compras.

Singtur-Pa no Facebook...

O Singtur-Pa acaba de ingressar no Facebook...http://www.facebook.com/pages/Singtur-PA/543679562343208.   

MAP estréia no Amazonas...

Um novo e audacioso projeto de voar sobre os céus da Amazônia está oficialmente lançado. Nesta segunda (04/03) a MAP Linhas Aéreas passa a ser a mais nova linha aérea a operar linhas regulares nos céus do país e imediatamente torna-se um elemento vital da aviação na região amazônica, cujas distâncias e isolamento tornam o transporte aéreo uma das espinhas dorsais do desenvolvimento econômico de nosso estado.
Fachada da loja de vendas no Aeroporto Eduardo Gomes
foto por Frederico Cavalcante
 
A bela decoração da parte interna da loja
foto por Frederico Cavalcante

Para celebrar este marco, a empresa promoveu na noite de sexta (01/03) um coquetel de lançamento no hangar da companhia no aeroporto Eduardo Gomes. Imprensa, convidados e representantes máximos de instituições do poder público estiveram presentes ao evento, incluindo o governador do Amazonas Omar Aziz, o vice José Melo, o prefeito de Manaus Artur Virgílio Neto e representantes dos poderes legislativo e judiciário.
Recepção do evento no hangar da empresa
foto por Frederico Cavalcante

Em frente ao hangar o ATR-42-300 de matrícula PR-MPN recepcionava os convidados ao evento e logo o presidente da MAP, sr. Marcos Pacheco, saudou os presentes anunciando o início das operações da companhia na rota Manaus-Parintins-Manaus. Seguiram-se as falas do prefeito Artur Neto e do governador Omar Aziz, o qual cobrou providências das instituições para o incremento da aviação regional. Encerrados os discursos o evento prosseguiu com presença maciça da imprensa e de nomes da sociedade amazonense.
O Belo ATR-42 - PR-MPN recepcionando os convidados na entrada do hangar
foto por Frederico Cavalcante
Outro ângulo do PR-MPN
foto por Frederico Cavalcante
A MAP possui atualmente dois ATR-42-300 (PR-MPN e MPO) e receberá em breve seu primeiro ATR-72-200 para a expansão de sua malha. 
O PR-MPN voou anteriormente na Trip Linhas Aéreas
foto por Frederico Cavalcante
Vista parcial do coquetel de lançamento
foto por Frederico Cavalcante

Vista parcial do coquetel de lançamento
foto por Frederico Cavalcante


A equipe do Manaus Spotting Team agradece ao Sr. Marcelo Pacheco e toda a equipe da MAP Linhas Aéreas pelo convite ao evento e deseja sucesso nas operações da empresa nos céus amazônicos.
Texto e fotos: Frederico Cavalcante / Edição: Fábio Duarte / Fonte: Manaus Spotting Team