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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Aeroporto de Belém ganha restaurante regional!

Caros viajantes, o Aeroporto Internacional de Belém acaba de ficar ainda mais completo, o mix e lojas do terminal ganhou um restaurante de comida regional, o Muiraquitã. Lembramos que o Aeroporto de Belém é um dos mais completos da rede Infraero, agora além de poder provar os sorvetes regionais, comprar bombons de frutas da região, artesanato, açaí congelado (acompanhado com farinha de tapioca), tomar um banho, poder ir e vim do aeroporto em ônibus executivo, ter a disposição várias opções de alimentação... ufa... o viajante ainda poderá degustar as comidas regionais. Segundo os viajantes que passam por Belém, o mesmo é um dos melhores do Brasil. Segue o post (Por Marina Fonseca, Comunicação Social da Infraero - Belém):
 
Descrição: http://semescalas.infranet.gov.br/semescalas/wp-content/uploads/2013/02/Muiraquitã-287x300.jpg
As fotos da fachada já dão água na boca!
O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro(PA), ganhou uma opção de serviços dentro da gastronomia paraense. Foi inaugurado no último dia 20 de fevereiro, o Restaurante Muiraquitã, na praça de alimentação do SBBE. Com um cardápio da culinária regional, paraense e amazônica, os passageiros e usuários podem degustar os temperos mais exóticos da cozinha paraense. O passageiro Ivo Jorge Damasceno Júnior declarou que é “muito bom o local, principalmente por um aspecto que sempre sentia falta aqui dentro, que era a venda de comidas típicas da região, como o Pato no Tucupi, maniçoba, Tacacá, entre outros. E quem sai ganhando são todas as pessoas que passam pelo aeroporto, pois ganham uma nova opção para almoçar, lanchar e jantar.” O contrato firmado tem vigência de cinco anos.
Descrição: http://semescalas.infranet.gov.br/semescalas/wp-content/uploads/2013/02/cardapio-muiraquita-215x300.jpg
Se o viajante não teve tempo de provar as iguarias do Pará ou mesmo um paraense querendo matar a saudade, desculpa não vai faltar. Mais uma excelente opção em Val-de-Cans.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bahamas, aí vou eu!

Caros leitores, hoje a noite começo uma viagem especial, a trabalho... Bahamas, aí vou eu! Aguardem posts interessantes sobre voos, parques, aeroportos, portos, atrações e muito mais... até a volta!
 
Talvez tenha um tempo para um mergulho!

Ops... não vou ficar exatamente neste hotel, mas o meu fica logo ali!
 
Fotos: Google Pics!

Amazon Beer premiada!

Inovação com toque amazônico. Estes foram alguns dos fatores que contribuíram para que a cervejaria paraense Amazon Beer conquistasse o título de “Cervejaria do ano”, eleita pela revista especializada Prazeres da Mesa. A Amazon Beer ainda aparece com três rótulos no ranking das 60 melhores cervejas mais votadas pelo júri: Red Ale Priprioca, Ipa Cumaru e Witbier Taperebá.
 

Muito bom gosto na Estação das Docas em Belém do Pará!
 

Site da cervejaria: www.amazonbeer.com.br/

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ufa, Boa Vista com mais opções!

Assim como Macapá, Boa Vista, capital de Roraima, sofria há muitas décadas com a falta de opções de voo. Atualmente, apenas Gol e Tam estão voando para cidade em horários muito próximos, com tarifas elevadas e com pouca frexibilidade de horário. Contudo a partir de abril deste ano, a Azul/Trip iniciará voos regulares para a cidade, dois em cada sentido durante a semana e um nos fins de semana nos seguintes horários:
 
5210 Manaus – Boa Vista partida 09h15 chegada 11h05
5211 Boa Vista – Manaus partida 11h30 chegada 13h17
5292 Manaus – Boa Vista partida 20h05 chegada 21h55
5293 Boa Vista – Manaus partida 22h20 chegada 00h10
 
Os voos serão operados por aeronaves turboélices ATR-72 com capacidade para até 72 passageiros.

Fonte: Melhores Destinos, via blog Manaus Spotter.
 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Urgente: fiscalização e multa!

Caros amigos do trade turístico e viajantes, bem... quem avisa amigo é! Venho discutindo muito aqui no blog a questão da fiscalização e, antes disso, a profissionalização do setor. Para quem teve interesse, não há com que se preocupar, mas as empresas e prestadores que não deram a devida atenção a isso é melhor correr: o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, prepara-se para fiscalizar e multar empresas e prestadores de turismo:
 
O governo federal se prepara para, até junho, ter condições a multar e mesmo cassar registros de prestadores de serviços de turismo que cometam irregularidades. Um decreto deverá permitir, por exemplo, que sejam punidos guias que não têm a formação técnica exigida para profissão ou hotéis que informem ter um determinado número de estrelas sem tê-lo, de fato, conquistado de acordo com as normas federais.
Embora essas sanções estejam previstas desde 2008, elas não têm sido aplicadas por falta de fundamentação legal, segundo o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes. Com isso, o poder de fiscalização da pasta fica limitado – quando encontra uma irregularidade, o órgão apenas notifica o responsável, não aplicando nenhuma sanção administrativa.
“Um grupo de técnicos de legislação do Ministério está analisando a versão final do texto e a ideia é que a gente remeta para a pbulicação de um decreto para regulamentar, ainda até o final deste primeiro semestre, a fiscalização do serviço turístico no Brasil”, disse Mendes ao iG.
A lei 1771 de 2008 prevê multas de R$ 350 a R$ 1 milhão, suspensão e até cancelamento do registro do prestador de serviço no Ministério do Turismo – o que o impede de atuar no mercado. Entre as irregularidades estão, por exemplo, a não disponibilização pelos prestadores de serviço de um sistema de reclamação para clientes, ou o não preenchimento do registro de hóspedes.
No caso dos guias de turismo, é necessário fazer um curso técnico para atuar na profissão, esclarece Irma Karla Barbosa, presidente da Fenagtur, a federação nacional da categoria. Além disso, é preciso registro no Cadastur, o cadastro federal de prestadores de serviço do setor. “Há quem tenha o curso mas não tira a credencial porque o Miinistério não faz fsicalização”, diz.
Enquanto o Cadastur aponta a existência de 9.490 guias em situação regular hoje no país, Irma estima que de 18 a 20 mil estejam trabalhando na área atualmente.
A fiscalização será feita por funcionários do Ministério e das secretarias estaduais do turismo. Segundo Mendes, há um convênio com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) para formar uma primeira leva de 200 agentes federais, mas o número deve aumentar.
Toda a cadeia de serviços de turismo poderá ser fiscalizada, e o foco inicial será retirar do mercado agências e guias de turismo informais. No caso das classificações indevidas por parte de hotéis, Mendes afirma que o objetivo agora é de divulgar o novo sistema lançado em setembro e atrair os estabelecimentos para o modelo.
“Os primeiros hoteis estão se classificando agora. De150, 28 já receberam a classificação.” Atualmente existem 41.802 prestadores de serviços regulares registrados no Ministério do Turismo.
 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cruzeiros: Parabens a Setur e a Paratur!

Dia 20 de fevereiro de 2012 (em plena quarta-feira), Belém do Pará, mais uma vez, mostrou que tem vocação para grandes operações turísticas. Recebemos 1800 cruzeiristas em dois navios procedentes da Alemanha e Estados Unidos. Com direito a pernoite, dezenas de visitantes foram vistos em pontos turísticos da capital, além de dezenas de veículos de turismo e embarcações realizando passeios. Um marco para a capital. Esta temporada serão mais de 40 mil passageiros movimentados em Belém e Santarém, também um recorde. 
 
Neste contexto, fica os meus parabens a Secretaria de Turismo do Pará e a Paratur pela mudança de postura em relação aos cruzeiros marítimos. Iniciado deste 2012, a poder público tem acompanhado todas as operações de cruzeiros na capital. Além da calorosa recepção, um fato importante esta ocorrendo, que é o acompanhamento estatístico deste fluxo, que gera emprego, renda e utiliza parte da oferta turística da capital em período de baixa temporada.
 
Esperamos que o acompanhamento também ocorra em Santarém e que os demais destinos amazônicos também acompanhem mais em detalhes este fluxo. Segue o post sobre os cruzeiros extraído do blog turismoparaense.blogspot.com:
 
 

 

Com o objetivo de inserir, até 2020, as cidades de Belém e Santarém entre os principais destinos de cruzeiros estrangeiros na Amazônia, o governo do Estado e a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) têm recepcionado de forma calorosa os visitantes oriundos de outros países. Na manhã desta quarta-feira (20), Belém recebeu dois navios, com turistas da Alemanha e Estados Unidos, um na Estação das Docas e outro no porto de Icoaraci, distrito de Belém. Foi primeira vez que a cidade recebeu dois cruzeiros no mesmo dia, desde o começo da temporada de chegada de navios, iniciada em outubro do ano passado. Cerca de 1,2 mil turistas alemãs chegaram à capital paraense a bordo do MS Aida Vita, atracado em frente ao Fundeio do Canal de Minas, onde permanece até quinta-feira (21). Mais de 400 visitantes desembarcaram, por volta do meio-dia, na Estação das Docas, ao som de carimbó e ritmos regionais do grupo Sabor Marajoara. Outro grupo com 600 turistas americanos desembarcou, mais cedo, por volta de 9 horas, em Icoaraci, a bordo do MS Azamara Quest. A previsão é que o cruzeiro parta ainda nesta quarta-feira, a partir das às 18h. Para recepcionar e incentivar os visitantes estrangeiros a conhecerem mais a cidade, foram distribuído sachês com o cheiro do Pará, guias e material fotográfico de Belém, além de cartões postais. Segundo a gerente de Captação de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ariane Mathne, a ação busca divulgar a cultura da região. A Paratur promove diversas iniciativas com objetivo de incentivar a vinda de cruzeiros estrangeiros para a cidade, e uma delas é participar de feiras nacionais e internacionais, divulgando o que já foi feito e mostrando como é a receptividade dos turistas no Pará. "Temos certeza que uma iniciativa como essa tem efeito multiplicador não só para os responsáveis pelos cruzeiros, mas também para os próprios visitantes, que, quando chegam a Belém, ficam encantados", diz. A Paratur deve participar de mais três feiras de cruzeiros nos próximos três meses: a City Trade, em Miami (EUA); a BPL, em Lisboa, Portugal; e a Brastoa, em São Paul.


Para a presidente da organização social Pará 2000, Gabriela Landé, a Estação das Docas é um dos principais pontos de desembarque de cruzeiros internacionais. "Quando fomos convidados a participar dessa iniciativa, aceitamos de imediato, pois acreditamos que o Pará só tem a ganhar com essa ação. Estamos com um orientador de público bilíngue repassando informações da Estação das Docas, que é um dos principais cartões postais de Belém", conta. "Distribuímos também informativos sobre a cidade e garantimos a parte de sonorização, a equipe de operação de áudio e os grupos de musica regional, que fazem essa grande festa de boas vindas aos turistas", destaca Gabriela Landé. A temporada de cruzeiros começou em outubro de 2012 e prossegue até maio deste ano, quando Belém e Santarém terão recebido um total de 68 navios, trazendo mais de 46 mil turistas de cruzeiros oriundos da Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra.




Um rio, um navio!

Leitores, muito interessante este registro do fotógrafo Gil Serique em Santarém. Na foto abaixo, vê-se o imponente navio Aida Vitta e a orla de Santarém. Em outras partes do Brasil, muitos não imaginam que navios deste tamanho navegam pelos rios amazônicos. Neste caso, o navio este chegando no encontro das águas, na confluência dos rios Amazonnas e Tapajós.
Navio Aida Vitta, milhares de turistas internacionais descobrem a Amazônia navegando pelos seus caudalosos rios.

Amazônia: Pororoca, o poder das águas!

A Amazônica, nas próximas semanas, vai atingir seus superlativos máximos. A cheia dos rios atingirá seu ponto máximo entre os meses de março e abril... 12-15 metros de altura em alguns trechos, além do majestoso fenômeno da pororoca, quando o rio e o mar se encontram, formando um dos maiores espetáculos da natureza. Em nossa região, os municípios e locais de referência para quem procura ver de perto esta emoção ou surfar suas ondas são:
 
- Estado do Pará, município de São Domingos do Capim: a pouco mais de 1 hora da capital, Belém, o acesso é fácil, por estradas asfaltadas e com boa sinalização. O fenômeno ocorre no rio Capim, um afluente do rio Guamá que termina na Região Metropolitana de Belém. A cidade oferece poucos meios de hospedagem e opções de alimentação, se planeje com antecedência. Anualmente, a cidade organiza o Campeonato de Surfe na Pororoca, um atração a mais nos rios da região.
 
- Ilha de Marajó (PA): na foz do rio Amazonas, entre as ilhas de Mexiana e Caviana, no Arquipélago da Ilha de Marajó as ondas são impressionantes e ainda pouco exploradas. Na área, os municípios de referência são Breves, Chaves e a cidade de Macapá, no estado do Amapá. Ambas oferecem ótimos meios de hospedagem e acesso tanto a partir de Belém quanto de Macapá.
 
- Estado do Amapá, rio Araguari: as ondas contínuas formadas na foz deste rio, localizado na região central do estado atraem dezenas de surfistas. Já foram registradas ondas de até 6 metros de altura. A partir de Macapá, capital do estado, são organizados passeios para observar o fenômeno. As cidades mais próximas são Cotias do Araguari e Ferreira Gomes, contudo o fenômeno acontece em aérea remota, por isso é necessário a contratação de um barco-hotel para apoio na região. Macapá é acessada via aérea (TAM, Gol, Sete e Trip) ou fluvial a partir de Belém.
 
Para variar, a maior pororoca é chinesa. Esta, registrada no rio Qiatang, atrai milhares de pessoas todos os anos.

Onda em sua arrebentação na margem do rio, impressionante!

Susfistas aproveitam as ondas contínuas, com duração de vários minutos para surfar os rios amazônicos.

Fotos: G1, GNCTURISMO, Diário do Nordeste.

Aeroporto, um negócio global!

Nos últimos anos, muitos aeroportos internacionais tem se promovido não semente para clientes, mas também para o trade responsável por parte das vendas que afetam estes terminais. Ao conhecer melhor um aeroporto/terminal, o agente poderá influenciar na decisão do cliente quanto a uma viagem que tenha conexão. Por exemplo, voando por uma determina companhia aérea para um destino sem voo direto nos Estadod Unidos, será melhor muma conexão em Nova Iorque, Dalas, Miami, Los Angels, Chiago, etc? As dúvidas passam por temas como: quanto tempo durará a conexão? O Aeroporto fica próximo do centro? Tem muitas lojas/serviços?; entre outros.
Os aeroportoa brasileiros, de maneira geral, são feitos para o cliente passar o mais rápido possível por eles, afinal a maioria são pobres em serviços, caros e muitos se quer tem opções de lazer. Contudo, existem melhorias significativas, cito dois exemplos recentes para vocês:
 
- Aeroporto Internacional de Brasília: Uma cliente da nossa empresa precisava ir a Belo Horizonte no ano passado. Ao consultar as tarifas, havia opções de conexão em Manaus, Brasília e São Luis. Optei rapidamente por Brasília, pois além de opções de lojas, um amplo terraço para caminhada, também informei a cliente que ela poderia fazer um passeio rápido pela cidade, utilizando o transporte executivo do aeroporto. Na volta, ela disse, "Fábio, adorei a conexão, fiz um passeio em Brasília, passei pela Catedral e a Praça dos Três Poderes, ainda comprei um presente no aeroporto para o meu filho".
Para mim, foi uma surpresa, pois ao optar pela conexão e dar as dicas a ela, não esperava tamanho retorno em relação a conexão do voo para Belo Horizonte.
 
- Aeroporto Internacional de Belém: O terminal de Belém possui uma grande variedade de serviços. Aqui, tenho dois exemplos interessantes. O primeiro aconteceu com um cliente que vinha de Manaus, com conexão para Macapá. O voo não era dos melhores, chegou a tarde com uma conexão somente a noite. Quando enviei o email com a passagem, informei-lhe que poderia fazer um breve passeio pelo centro da cidade, utilizando o ônibus executivo e aproveitar para comprar uns presentes regionais no aeroporto, pois ele gostaria de levar bombons e sorvete para uns amigos em Macapá. Ele seguiu as dicas, fez o passeio e comprou até açai congelado no aeroporto, além de tormar sorvetes e comprar bombons regionais.
O segundo caso foi num transfer out próximo do horário do almoço, os clientes estavam chateados, pois chegaram de madrugada de Marabá e precisavam embarcar em seguida para o Rio de Janeiro. Ao chegar no hotel para o traslado, diserram: "Poxa, não tivemos tempo de nada, nem de comprar uma lembrança e ainda vamos ter que comer no aeroporto, a comida é péssima". Que situação! Esclareci aos clientes os serviços disponíveis no aeroporto, uma vez que chegaram de madrugada e foram direto ao hotel: lojas regionais, restaurante, lanchonetes, fast food, entre outros. Meses depois, ao reencontrar estes clientes em outros traslado, disseram: "Naquele dia, deu para aproveitar bastante, comprei uns presentes regionais e ainda comemos bem no restaurante do segundo piso. Dá próxima vez, já sei"!.
 
Esperamos que nossos aeroportos continuem melhorando, segue a atuação do Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth nos Estados Unidos (Fonte: Panrotas) - atenção leitores a questão dos preços:
 
Luiz Peres (DFW), Simone Kruger, Cátia Frias (American Airlines), Sharon Mccloskey (DFW) e José Roberto Trinca (American Airlines)
Luiz Peres (DFW), Simone Kruger, Cátia Frias (American Airlines), Sharon Mccloskey (DFW) e José Roberto Trinca (American Airlines)
 
Em parceria com a American Airlines, representantes do Dallas/Fort Worth International Airport (DFW) promoveram um evento ontem (terça, 19), em São Paulo, para divulgar ao trade paulista uma série de informações relacionadas ao aeroporto. De acordo com Danielle Roman, da Interamerican, que representa o equipamento no Brasil, uma das mensagens transmitidas foi a de que o DFW é um hub global e que não serve apenas como destino final para quem viaja pelo Texas. “Por meio do DFW é possível chegar a diversos destinos nacionais e internacionais”, ela conta.

A missão ao Brasil foi justificada também pelo fato de os viajantes brasileiros estarem entre os que mais gastam no aeroporto. “Normalmente as lojas em aeroportos são mais caras. Lá eles tem uma regra na qual os estabelecimentos não podem cobrar preços acima de 10% na relação com as lojas `de rua`. Há fiscais para monitorar isso”, afirma Danielle. Ao longo da semana, Sharon Mccloskey e Luis Peres, do DFW, reuniram-se com operadoras e agências brasileiras com o objetivo de estimular a criação de pacotes via Dallas.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Almir Gabriel... o Governador do Turismo!

O dia 19/02/13 foi marcado pela partida do ex-governador do estado do Pará, Almir Gabriel. Poderia aqui enumerar os pontos positivos e nagativos de sua longa trajetória política, contudo gostaria apenas de agradecer por ter posto o Turismo na agenda política do Pará. Foi a partir de seus dois momentos como Governador que teve início o processo de profissionalização da atividade turística em nossa estado, continuada até hoje.
Foto: ww.belem.pa.gov.br, com edição de Fabio Romero.
 
Governador Almir Gabriel, visionário, construiu as bases da atividade turística do Pará, em sua gestão foram pensados e muitos projetos foram executados, dando a cara turística que nosso estado tem hoje: O novo Aeroporto Intrenacional de Belém - Val de Cans, a Estação das Docas, Alça Viária, Feliz Lusitânia, entre muitos outros. Valeu Almir! 

Símbolos da Copa de 2014!

Para quem ainda não viu, foram divulgados recentementes os cartazes oficiais e alguns símbolos da Copa de 2014 no Brasil:
 

Cartaz oficial do Brasil. Representação: mapa do país com linhas que lembram as dos jogadores de futebol.

Símbolo oficial da Copa de 2014 no Brasil.

Cada cidade-sede possui seu cartaz oficial, no caso de Manaus, a representação ficou com um dos animais símbolos da região, a arara. Contudo, ficou faltando mais símbolos que conectassem a cidade, a cultura e até a mesmo a floresta.
 
Fonte: Fita 2013!

De Olho na Mala em Belém!

A Infraero implantou em Belém o projeto "De Olho na Mala" que visa melhorar o processamento de bagagens no aeroporto, além de tornar o passageiro cofiscalizador deste processo, uma vez que o mesmo poderá observar uma das etapas do processamento de bagagens do aeroporto. Eveitando possíveis danos ocasionados a partir do manuseio inadequado dos volumes transportados. Segue a nota da Infraero:
     

18/2 - Projeto “De Olho na Mala” é bem recebido no Aeroporto de Belém
 
O projeto “De Olho na Mala”, que coordena a instalação de sistemas de monitoramento de bagagens na área de desembarque de aeroportos da Rede Infraero, começou a operar em 8/2 no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA), recebendo elogios dos passageiros que desembarcam no terminal belenense.

João Eleutério, que saiu de Santarém para a capital do Pará, aprovou a novidade. “Achei bom. A medida é uma forma de transparência, pois o passageiro pode perceber se está havendo o cuidado necessário com as bagagens”, disse. “Parabéns! Achei ótimo, pois é muito bom verificar o tratamento dado à bagagem”, afirmou por sua vez a passageira Trícia Alvarenga, vinda de Minas Gerais. Já Wilson Bastos, vindo de Brasília, destacou a diferença no espaço do desembarque. “Agora a gente conhece a dinâmica da coisa. Antes o local era fechado e a gente não tinha ideia se a mala ia demorar ou não. Assim ficou muito melhor”, concluiu.
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Os equipamentos do sistema de monitoramento em Belém são compostos por quatro câmeras e quatro monitores: três deles no desembarque doméstico e um no desembarque internacional. Todas as câmeras estão interligadas aos monitores instalados dentro das salas de desembarque, possibilitando a observação do processo de restituição de bagagens pelos passageiros.

Com o projeto, a Infraero busca aumentar a transparência do processo de restituição de bagagens para os passageiros. Belém é o 43º aeroporto da Rede a receber a medida, sendo que o planejamento é que todos os aeroportos da Infraero que recebem voos regulares contem com estrutura para que os passageiros possam observar o processo de devolução das malas.

“Com o sistema, os passageiros do Val-de-Cans terão mais tranquilidade e segurança em relação ao manuseio de suas bagagens”, pontuou o superintendente de Belém, Samuel Lima Sales.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Receita Federal aceita cartão!

A Receita Federal passou a permitir o pagamento de impostos incidentes sobre a bagagem do passageiro que vem do Exterior com cartão de débito. Antes, o turista era obrigado a ir a um banco para pagar o imposto devido. “Será igual a um restaurante. O imposto será apurado e um funcionário oferecerá a máquina para que o usuário passe o cartão”, disse o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso.

A mudança faz parte de um projeto mais amplo da Receita Federal de modernização e simplificação do controle aduaneiro sobre bens de viajantes, visando à preparação da Receita Federal para grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações de 2013 e a Jornada Mundial da Juventude, que também ocorrerá este ano.

A mudança começou em Brasília e será ampliada até o final de semana para os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. Os demais aeroportos também serão beneficiados com a mudança, segundo o subsecretário. Poderão ser utilizados cartões de débito das bandeiras Visa, Mastecard e Elo para qualquer banco. Occaso informou que o uso de cartão de crédito ainda está em estudo. “Isso melhora muito a imagem do Brasil no Exterior e facilita a vida do passageiro. O Brasil é um dos pioneiros nesses serviços. Esperamos espalhar [a medida] pelo Brasil, mas depende ainda de questões logísticas”, destacou o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Argolo Checcucci Filho.
 
Fonte: Panrotas.    
 
Comentários: Se as obras de modernização do Brasil andassem na velocidade das medidas modernizadoras da arrecação de impostos, o Brasil já seria um país de primeiro mundo há muito tempo.               

Churrasco diferente em Alter!

Churrasco americano, na praia do Cajueiro, em Alter do Chão. Ao estilo deles, com o rigor no atendimento, próprio do navio Sea Dreams. Um grupo formado por milionários toma conta das areias mais disputadas do oeste do Pará. Uma maneira interessante de pessoas de todos os pontos do mundo se espalharem entre os nativos, numa das praias mais conhecidas da Amazônia.

Churrasco americano, na praia do Cajueiro

Alter do Chão recebe um grupo de milionários | Foto: João Renato de Mendonça
 
Fonte: http://www.santaremconexao.com/!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Novo Terminal Hidroviário de Belém

Neste dia 15 de fevereiro o Governo do Pará anunciou a construção do novo Terminal Hidroviário de Belém, com capacidade para 60 mil passageiros. Deve beneficiar milhares de viajantes, inclusive as os milhares de visitantes anuais da ilha de Marajó, além de centralizar parte das operações comerciais portuárias de passageiros da cidade, uma vez que muitas empresas possuem terminais próprios ao longo da orla da cidade. Segue a postagem:

O novo Terminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 9 da Companhia das Docas do Pará (CDP), vai atender uma média mensal de 60 mil passageiros intermunicipais para todas as regiões do Estado do Pará e 10 mil passageiros interestaduais, com linhas para Manaus e Macapá. O terminal será entregue para a população no início de 2014 e terá a operação de 15 empresas de navegação. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta sexta-feira, 15, pelo governador Simão Jatene; o presidente da CDP, Carlos Ponciano; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly e Jorge Avelar, proprietário da construtora Coliseu, executora da obra.

Atualmente, o Terminal Hidroviário de Belém funciona no Armazém 10 da CDP, em uma área útil de 950 m². Com a nova obra, além de contar com uma estrutura moderna e confortável, o terminal terá sua área útil ampliada para 2.400 m². Os investimentos no projeto arquitetônico e naval do novo terminal estão orçados em R$ 15 milhões. O convênio, que permite o usufruto do espaço por 25 anos, foi firmado com a CDP seguindo os mesmos moldes do convênio estabelecido para a construção da Estação das Docas.
“Esse é um sonho antigo e agora conseguimos criar condições objetivas para fazê-lo. Sem dúvida, os benefícios serão imensos para a população. Com esse novo terminal nós vamos conseguir não só melhorar a paisagem da cidade, mas principalmente as condições para as pessoas que dependem deste transporte diariamente, melhorando inclusive a sua condição de vida”, ressaltou o governador. Ele também agradeceu a parceria firmada com a CDP e CPH na realização da obra. “Essa parceria pode ser o início de um conjunto de outros projetos que venham contribuir para que os ribeirinhos tenham um transporte fluvial cada vez melhor", completou o chefe do Executivo.
O presidente da CDP, Carlos Ponciano, afirmou que a parceria com o governo trará benefícios tanto para a população quanto para o Estado. “A área onde será instalado o novo terminal estava sendo subutilizada. Agora se transformará em um prédio moderno que irá mudar a paisagem de Belém e irá contribuir para que o transporte hidroviário em Belém se torne uma alternativa para desafogar o caótico trânsito da nossa cidade”, enfatizou.
O projeto de adaptação do Armazém 9 prevê, além de um amplo salão para embarque e desembarque de passageiros, áreas disponíveis para lanchonetes, farmácia, rede de serviços (caixas eletrônicos, quiosques para comercialização de produtos diversos, posto de informações) e espaço destinado à atuação de órgãos fiscalizadores, como a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Receita Federal e Juizado da Infância e Adolescência. Toda a área do complexo, com 3 mil metros quadrados, será climatizada. “Queremos oferecer todo conforto e segurança que a população merece”, concluiu o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

Fonte e Texto: Agência Pará - Bruna Campos - Secom

Algumas imagens do projeto (Fonte: Governo do Estado do Pará):
Galpão 10 onde funcionará o novo Terminal Hidroviário de Belém.

Frente do Novo Terminal, com acesso pela Boulevard Castilho França. As linhas originais do prédio histórico do porto devem ser mantidas.

Vista aérea do projeto. Pela projeto atual, não estão previstos estacionamentos e espaços adequados para veículos e operações de turismo.

Vista interna. Limpo e funcional.

Atenção aos detalhes das colunas que remetem a antiga estrutua do prédio.
 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Nas estradas do Brasil...

Galera, recentemente, estive acompanhando um grupo em peregrinação religiosa pelas estradas deste país, além da viagem espiritual, pude avaliar a estrutura de algumas cidades e estradas para o turismo rodoviário.
Basílica Santuário de Aparecida, um dos destinos mais preparados para fluxos rodoviários do Brasil. Observem apenas parte do estacionamento de veículos!

Campos do Jordão (São Paulo) conta com refúgios em algumas vias da cidade para parada de veículos de turismo, enquanto os grupos realizam alguns passeios pela cidade. Na cidade, existem áreas onde a circulação destes veículos é proibida e no pórtico de entrada há um controle de entrada e saída destes veículos.
 
Grupo na Basílica Santuário de Aparecida, tranquilidade para fazer a visita graças a infraestrutura do local.
 
Rede Graal. No Sudeste do Brasil, nas estradas privatizadas, os serviços oferecidos nos postos são de alto padrão, até restaurantes temáticos podem ser encontrados. O que causa um certo impacto aos viajantes, pois até há alguns anos atrás este tipo de posto não era encontrado ao longo da Belém - Brasília (BR 010) e Pará - Maranhão (BR 316).

Rede Marajó, uma das pioneiras a explorar serviços de melhor qualidade ao longo dos estados do Pará, Maranhã e Tocantins. Banheiros limpos, alimentação de qualidade, estacionamento e muito conforto.

Canção Nova!

Brasília, como a maioria das cidades brasileiras, é despreparada para fluxos rodoviários. A maioria dos pontos turísticos se quer tem sinalização e os veículos de turismo param de forma improvisada, ficando sujeitos a multas.

Ops, problemas na estrada. O socorro chegou em 15 minutos e rapidamente prosseguimos viagem. O por do sol estava maravilhoso.
 
Em algum lugar no Centro-Oeste do Brasil!

Montanhas, cerrado e um lindo por do sol atravessando o estado de Goiás.

Um dia frio em Campos do Jordão!

Nossa Senhora de Aparecida abençoe vocês!
 
Fotos: Arquivo pessoal Guia Fabio Romero, CB300 on line e Rede Marajó!

Imperatriz arrasa na Sapucaí!

O desfile da Imperatriz Leopoldinense na Marques de Saúcaí foi um arraso! Inspirada no Pará a escola de samba empolgou o público e a crítica, com média 9,6, a mais alta até aquele momento. O Pará foi muito bem representando, os quatro cantos estavam presentes e mostraram toda a diversidade paraense. Uma grande divulgação para o estado e a Amazônia!
Gabi Amarantos, a rainha do tecnobrega na avenida! 

Fafá de Belém, esteve no carro abre alas e também como romeira do Círio de Nazaré! 

Os búfalos marajoaras!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Amanhecer de Carnaval!

Os nublados dias amazônicos revelam belos amanheceres... após uma madrugada de pesquisa no Aeroporto Internacional de Belém pela Fipe, deparo-me com este maravilhoso nascer do dia...
Raios de sol iluminam a parte de baixo da nuvem... benvindo um novo dia!

ANAC aprova retorno da Passaredo a Belém!

Já foi concedida a autorização para o retorno da Passaredo ao Pará. As operações têm início previsto para 08/04, com os novos ATR 72-600. Houve uma alteração na solicitação original, a partir de agora o voo tem origem em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

P3 2200 BEL 1530 CKS 1655 1720 BSB 2012 2215 SJP 2345 - Diário

P3 2201 SJP 0645 BSB 0825 1006 CKS 1305 1325 BEL 1458 - Diário
Foto: Rafael Freitas

Tendências: Passbook!

Você já usou o celular para fazer o check in? Em breve, será uma das formas mais práticas de passar pelo aeroporto sem perda de tempo, quase sem filas e com tempo de sobra para umas comprinhas. Novas tecnologias melhoram os fluxos de viajantes dentro dos terminais aeroportuários:
 
Os clientes da Tam que possuem iPhone ou IPod Touch podem agora utilizar o aplicativo Passbook, da Apple, para apresentar o cartão de embarque eletrônico, não sendo mais necessário acessar a internet para mostrar o comprovante. A Tam é a primeira companhia aérea brasileira a se beneficiar da tecnologia oferecida pelo sistema operacional IOS 6. Ao fazer o check-in pelo celular, o passageiro recebe por email um cartão eletrônico de embarque. Basta gravá-lo em seu Passbook que as informações estarão guardadas para utilização sem que haja a necessidade de acesso à rede.

Hoje, o uso de canais eletrônicos (check-in pelo celular e pela internet ou por meio dos totens de autoatendimento) permite uma economia média de 50% no tempo gasto em aeroportos para efetuar o embarque. “Nossos clientes que fazem check-in pelo celular agora têm mais uma opção para conseguir ainda mais agilidade no serviço. Ao utilizar o Passbook, eles terão o cartão eletrônico de embarque disponível de forma segura, prática e sustentável, já que dispensa a impressão em papel.”, explica Rodrigo Trevizan, diretor de vendas diretas da Tam Linhas Aéreas.

Fonte: TAM e Panrotas.

Vistos x receitas!

Interessante este estudo da Organização Mundial do Turismo que demonstram a relação vistos x fluxos turísticos. O Itamaraty além da política de reciprocidade, poderia também considerar estes critérios, como geração de emprego e renda e melhoria das condições sócio-econômicas das populações que recebem estes fluxos, pois enquanto eles discutem nos gabinetes, milhões de visitantes potenciais deixam de viajar por questões burocráticas:
 
A Organização Mundial de Turismo (OMT) realizou pesquisa sobre os requisitos para a emissão de vistos, incluindo a implementação de políticas que facilitam a obtenção de vistos na chegada ou regime de vistos eletrônicos.

A entidade concluiu que, em 2012, a Ásia e as Américas foram as regiões mais "abertas" para a flexibilização de vistos de turismo. Uma média de 20% da população do mundo não precisa de visto para viajar para um destino na Ásia, enquanto 19% poderia obtê-lo na chegada e 7% poderia adquirir um visto eletrônico.

Destinos europeus foram os "menos abertos" quando comparados aos três componentes de uma política de visto (não é necessário visto, obter o visto na chegada e emissão de vistos eletrônicos). Enquanto 21% da população mundial não precisa de visto para entrar na Europa para turismo, apenas 6% obiveram visto na chegada. Ainda não foi implementado qualquer sistema de processamento eletrônico no destino.

"Uma política de vistos restritiva geralmente significa uma perda em relação à oportunidade de crescimento econômico e geração de empregos. Os viajantes veem o visto como serviço burocrático que tem um custo e que pode ser considerado um impedimento, pois além dos valores, tem a distância e os prazos de espera", disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.  De acordo com o estudo da OMT, “melhorar o processamento do visto poderia gerar uma contribuição extraordinária de US$ 206 bilhões em receitas do turismo e criar até 5,1 milhões de novos empregos até 2015 apenas nas economias do G20”.
 
Fonte: OMT e Panrotas.

Trade se reune em Porto Velho!

Será realizado em Porto Velho nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Teatro Banzeiros, o 1° Fórum de Negócios Turísticos. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Cmtur), com a parceria da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) para atender ao “Programa de Apoio às Atividades de Lazer e Turismo” do Projeto Ambiental dos Aproveitamentos Hidrelétricos de Santo Antônio e Jirau.

O evento foi organizado especialmente para gestores do setor turístico, visando o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável nas seguintes áreas: agências de viagens, hotéis e pousadas, eventos e gestores públicos do setor turístico, entre outros.

Na programação do evento acontecerão palestras motivacionais, além de quatro workshops para as áreas específicas do turismo, espaço para a divulgação do Plano Municipal de Turismo e também uma reunião do trade turístico da cidade que visa o fortalecimento do turismo na região nos aspectos de infraestrutura, serviços para a qualidade da oferta, conforme e segurança dos turistas.
 
Fonte: Panrotas e Setur Rondônia!

Tendências: cobrança de taxas!

A tendência pela cobrança individual de serviços tem chegado a níveis impressionantes, recentemente a TAP, assim como as companhias low costs européis, havia informado que passaria a cobrar pela utilização dos cartões de crédito nas compras de passagens e serviços, no valor de $ 7 euros por transação. Contudo o processo foi suspendo até que avaliem questões técnicas para esta cobrança. Ainda não é possível afirmar se esta tendência chegará ao Brasil, mas é bom estarmos atentos para não sermos pegos de surpresa. Atentem para o final da matéria publicada pela Presstur... a concorrência foi o fator mais determinante.  

Presstur 09-02-2013 (09h05)A TAP suspendeu a extensão da cobrança de uma taxa de cartão de crédito às vendas de passagens fora do seu website, designadamente nas agências de viagens, que estava anunciada para 1 de Março. “Em Portugal vamos pôr o processo em stand by”, tinha declarado Carlos Paneiro, director de Vendas da companhia, num intervalo da reunião dos representantes da TAP nos vários mercados, na quinta-feira, e ontem as agências de viagens portuguesas foram informadas dessa decisão através de uma comunicação da direcção de Vendas para Portugal.
“A TAP informa que fica suspensa a implementação da taxa de cartão de crédito, que estava prevista ser introduzida no dia 1 de Março”, diz essa comunicação, a que o PressTUR teve acesso, referindo que a suspensão se deve a “dificuldades operacionais”.
Fontes das agências de viagens já tinham indicado ao PressTUR que não vendo na introdução dessa taxa como problema do ponto de vista da concorrência entre canais de venda, uma vez que a TAP a cobra nas vendas através do seu website, consideravam que o momento era inoportuno.
A questão, segundo explicaram, é que com o encurtamento dos prazos de pagamento ao BSP, que passará de mensal a quinzenal a partir do próximo dia 1 de Julho e será semanal a partir de 1 de Janeiro de 2015 (clique para ler: Acordo TAP-APAVT evita pagamento semanal do BSP já a partir do próximo dia 1 de Janeiro).
Face a este encurtamento de prazos de pagamentos às companhias aéreas, as agências de viagens, que têm como uma das vantagens na venda para as empresas fazerem-no a crédito, para evitarem perder essa vantagem apostam nos pagamentos com cartão de crédito, que assim permite às empresas terem prazos de desembolso mais dilatados.
Com a introdução da taxa de cartão de crédito, de sete euros, que foi comunicada à APAVT por ocasião do seu Congresso em Coimbra em inícios de Dezembro de 2012 e que esteve anunciada para 8 de Janeiro e foi depois adiada para 1 de Março, as agências receavam perder argumentos para levar os clientes empresariais a enveredarem por essa forma de pagamento e a manterem-se fiéis.
A decisão da TAP de suspender a aplicação da taxa, segundo as fontes do PressTUR, resulta da “compreensão” por parte da companhia do momento especial que o mercado vive, tendo em conta não só o encurtamento dos prazos de pagamento do BSP, como também a conjuntura económica difícil que Portugal está a viver e que é fortemente penalizadora das actividades do turismo, incluindo tanto agências de viagens como companhias aéreas.
Embora em 2012 a TAP tivesse um aumento global das vendas de passagens em 5,7%, no mercado português teve um decréscimo de 1,3%, que é atribuído à conjuntura, mas também reflecte alterações das posições concorrenciais entre companhias aéreas, de que o caso mais evidente é o das ligações com Angola, que são as que têm mais peso no BSP e nas quais a TAP está a enfrentar uma concorrência mais agressiva por parte da TAAG, tanto em termos de número de voos, como em preços das passagens, como, ainda, em condições de remuneração das agências de viagens.

Carnaval... cruzeiristas em Belém!

O final de semana de Carnaval em Belém foi movimentando, mais de 1000 cruzeiristas passaram pela capital paraense. Tradicionalmente, a cidade não é tão procurada nos feriados de Carnaval, quando milhares de viajantes deixam a capital em direção aos famosos carnavais do interior do Pará, mas ao poucos este tendência vem se invertendo, com um número crescente de viajantes também vindo passar os feriados na cidade.
Veículos chegando ao Museu Paraense Emílio Goeldi, que receber turistas vindos por meio de ouros operadores!

O Emílio Goeldi chegou a receber 4 grupos simultaneamente! 

Navio Aida Vita, conhecido nos rios da região pelas suas inúmeras escalas anuais!

Taba... integração regional!

Entre as companhias regionais da Amazônia, a que alcançou mais destinos foi a TABA - Transportes Aéreos da Bacia Amazônia, conectando praticamente todas as capitais amazônicas, além de voar para destinos no Nordeste e Sudeste do Brasil. Sua breve história nos faz recordar o tempo no qual a aviação regional era tão importante e conectava importantes cidades da região. Atualmente, sem nenhuma companhia regional a região pena com poucas e caras opções. Os governos estaduais e municipais locais que agora reclamam, estão sendo vítimas da própria falta de incentivo e políticas públicas do passsado. Poucos horários, tarifas elevadas e o pior, cidades sem voos regulares comerciais.

Já a aviação civil brasileira vive um paradoxo, nunca se viajou tanto e nunca as companhias tiveram tantos prejuízos, batemos em 2012 o menor número de cidades atendidas no território nacional, além de apenas uma empresa brasileira ter de fato uma malha aérea internacional, a TAM. Na época da Varig, com a maior malha aérea internacional, a Vasp e a transbrasil também atendiam destinos internacionais, inclusive do outro lado do mundo. Alguém lembra dos voos da Vasp para Osaka no Japão ou Seul na Coréia do Sul ou Viena pela Transbrasil?

Segue a foto dos bons tempos da Taba:

Aeronave: Fokker F100 (F-28-0100)
Companhia Aérea: TABA - Transportes Aereos da Bacia Amazonica
Situação da Companhia Aérea: Inoperante (Falida)
Primeiro voo: 03-06-1993
Configuração: Y100 Data de Entrega: 06-07-1993

Foto Registrada em : Novembro de 1994
Local: Aeroporto Internacional Gilberto Freyre (Guararapes) - Recife - SBRF / REC
Fotografo: Normando Carvalho Jr. (Airliners.net)

Os fatos mostram que o discurso governamental é muito diferente da prática, apesar dos mesmos falarem sistematicamente em integração da Amazônia, pouco tem feito para realmente integrar a região. Excetuando-se alguns aeroportos da região, como Belém, Manaus, Boa Vista e Palmas, os demais estão sucateados e precisando de reformas. Os portos passam longe de serem chamados desta forma e as estradas precárias falam por si.




Monte Alegre vale uma visita!

Caros amazonidas, há alguns atrás Monte Alegre tinha tudo para ser um dos principais destinos turísticos do Pará, contudo, conforme demonstrado pelos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a cidade foi uma das que deixou de receber voos domésticos no país nos últimos anos. Atualmente, somente 120 cidades brasileiras recebem voos regulares, apesar dos mais de 60 milhões de viajantes. Na época de ouro da aviação nacional, mais de 200 cidades recebiam voos regulares, agora estamos quase a metade. Reflexo da falta de incentivo e investimentos federal, interesse estadual e pouca visão de dirigentes municipais. Na Amazônia, as grandes distâncias fazem do transporte aéreo uma necessidade absoluta para acesso dos fluxos turísticos, sem contar que, ambientalmente, degrada menos que estradas. Abaixo uma das atrações da cidade, a Serra do Pilão, com vista para o rio Gurupatuba que corta a cidade: 

um atrativo natural de terra pinta-cuia
Serra do Pilão, em Monte Alegre, no oeste do Pará |Foto: Márcio Rogério
Hoje, a cidade é acessível apenas a partir de Santarém, no oeste do Pará, que possui voos regulares das cidades de Belém e Manaus, as duas principais da Amazônia. Contudo as viagens são longas em embarcações desconfortáveis, o que torna a viagem demorada e cara. Esperamos que cidades com grande potencial turístico na Amazônia, seja para o lazer ou negócios voltem a ter ligações regulares: Soure, Salinas, Breves, Alenquer, Monte Alegre, entre outras.

Cruzeiros: Portal G1 destaca Belém!

Belém está na rota dos cruzeiros internacionais e só neste primeiro semestre de 2013, mais de 20 navios devem passar pela cidade. Os turistas europeus que desembarcam na capital paraense têm um encontro marcado com um dos cartões postais da cidade. Um grupo de turistas esteve esta semana no mercado do Ver-o-Peso, para conhecer e registrar os mais variados sabores regionais como o açaí, a castanha do Pará e a maniçoba.
Os visitantes chegaram na capital paraense em um cruzeiro que ainda deverá percorrer outros três estados brasileiros. São cerca de mil pessoas, a maioria são ingleses. “Eles vêm para um primeiro contato com a Amazônia, a relação com as ilhas principalmente, e o povo paraense, a nossa cultura, a nossa religiosidade é o que mais atrai”, comenta o guia turístico Ademir Júnior.
De acordo com o órgão oficial de turismo no Pará, a Paratur, outros 24 navios devem passar por Belém só neste primeiro semestre de 2013, trazendo pelo menos 18 mil novos visitantes interacionais. “A gente observa que a nível internacional, a França atinge o primeiro lugar dos que mais visitam a capital, seguido pelos Estados Unidos e depois a Argentina”, destaca Carlos Figueira, gerente da Paratur.
Ainda segundo o órgão de turismo, no Pará, cada turista gasta em média R$ 300 por viagem. Em 2012, os mais de 860 mil visitantes que passaram pelo estado, deixaram mais de R$ 14 milhões.
 
Para ler mais notícias do Pará, acesse g1.globo.com/para. Siga também o G1 Pará no Twitter e por RSS.

Fonte: Portal G1, com contribuição do Guia de Turismo Junior!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Guias: Fiscalização e campanha no Maranhão!

Caros Guias de Turismo e Operadores de Viagem mais um estado acerta o tom na questão da profissionalização da atividade turística. O Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão está realizando uma campanha de conscientização do uso do profissional Guia de Turismo em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo. Fica o alerta para os grupos organizados no Pará, evite constrangimentos para seus passageiros. 
 
Caros viajantes e profissionais, cabe ressaltar que a Lei Federal que regulamenta a profissão não obriga a contratação de um profissional Guia de Turismo, assim como não obriga você a se consultar com um médico ou contratar um advogado. Contudo existe uma regulamentação para cada uma destas atividades, desta forma o exercício ilegal por pessoas não habilitadas é crime, passível de multa e prisão. Sendo assim, numa excursão pode até não haver um Guia de Turismo, mas não poderá ter ninguém executando atribuições deste profissional reconhecidas e regulamentadas por Lei Federal, entre elas: acompanhar e informar viajantes durante viagens regionais, nacionais e internacionais. Sendo assim, sem o devido acompanhamento deste profissional durante uma viagem, a qualidade da viagem fica bastante prejudicada; assim como seu tratamento médico sem um médico ou na resolução de um problema judicial sem um advogado.
 
Segue material da campanha maranhense (clique para ampliar):
 
Adesivo da campanha!

Informativo do Singtur-MA, com os contatos do profissionais regionais e nacionais.