Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Enjoy Tours - lançamento, faltam 3 dias!

Ufa, está chegando a grande data, lançamento oficial da Enjoy Tours em parceria com a Brazil Amazon... aguardem! Os convites já estão sendo enviados... mais novidadades em breve!
 

Enjoy Tours e as maravilhas do Pará!

A Enjoy Tours leva você para curtir as maravilhas do Pará... Ilha do Mosqueiro, a nova Orla de Belém, Santarém e muito mais...
No Pórtico da Ilha do Mosqueiro, haja fotos!
 
Levando os visitantes para aquele por do sol na Orla de Belém! 

Mineração em movimento!

O setor mineral vem movimentando o setor de turismo receptivo do Pará, não temos números precisos, mas os grandes empreendimentos no interior tem atraído muitos prestadores de serviço na área de transporte, aluguel de veículos executivos, pequenos eventos e passagens aéreas. Semana passada registrei a chegada pelo porto de Icoaraci de mais de 7 caminhões gigantes para transporte de minério. Segue a foto... esperamos que mais negócios sejam gerados na cadeia produtiva local.

Hotelaria: seleção para recepcionista!

SELEÇÃO PARA RECEPCIONISTA DE MEIO DE HOSPEDAGEM
SOMENTE NOS DIAS: 27 E 28/11/2012
ESTAMOS EM PROCESSO DE SELEÇÃO, OS INTERESSADOS DEVEM PREFERENCIALMENTE:
- SER MAIORES DE 18 ANOS;
- SER FORMADO OU ESTAR CURSANDO O ÚLTIMO ANO DO CURSO DE TURISMO;
- TER DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO;
- FALAR INGLÊS, PELO MENOS O BÁSICO;
INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO COM FOTO ATUAL PARA: cc.leite@yahoo.com.br

OBS.: AS PESSOAS SELECIONADAS SERÃO INFORMADAS, VIA E-MAIL ATÉ O DIA 28/11/2012, SOBRE A DATA E HORA DA ENTREVISTA.

sábado, 24 de novembro de 2012

Manaus, uma linda imagem!

Para os amantes de aviação, a última sexta-feira foi fascinante. O Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus recebeu 4 operações simultaneas de duas companhias aéreas alemãs... a imagem do terminal, tomado por grandes pássaros trouxe mais de 1000 passageiros para os cruzeiros ancorados na cidade. Vejam a foto e o post extráido do blog Spottermanaus:  


foto por Demir Brasil
Na manhã da ultima sexta (23/11) o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (AIEG) recebeu 4 voos fretados das companhias aéreas alemãs Air Berlin e Condor provenientes de Punta Cana (PUJ). Os voos chegaram nas primeiras horas do dia e movimentou aproximadamente cerca de 2.400 turistas entre embarque e desembarque na capital, essa já é a segunda operação realizada da temporada de chater's sendo o próximo para dezembro de 2012. Tivemos ainda a presença de um Boeing 737-800 da Miami Air que trouxe turistas americanos mas que infelizmente não temos registro. Deixo aqui o meu agradecimento ao amigo Demir Brasil que gentilmente nos cedeu a foto.
 
Fonte: spottermanaus.blogspot.com.

domingo, 18 de novembro de 2012

Caros leitores, nesta segunda de madrugada começa a operação de receptivo para 1500 participantes do XXI Congresso Brasileiro dos Magistrados, que será realizado em Belém entre os dias 21 e 23/11/12. Nossa equipe, da Enjoy Tours, será composta por 16 Guias de Turismo ao longo dos próximos sete dias! Então, vamos ao trabalho! Sejam bem vindos magistrados a Belém do Pará!

sábado, 17 de novembro de 2012

"Regatta" em Manaus e Santarém!

O navio Regatta aportou em Manaus na manhã de ontem (quinta-feira, dia 15) com mais de 650 turistas norte-americanos. Este é o segundo transatlântico da temporada que chega à capital do Amazonas. Na próxima quinta-feira (dia 22) vão chegar três navios de uma só vez na cidade. De acordo com os operadores dos cruzeiros, esses navios devem trazer à cidade pelo menos três mil turistas. A presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, informou que ainda estão previstos mais 27 navios para a temporadas 2012/2013. Na temporada passada, o Amazonas recebeu 25.658 cruzeiristas, e para esta a previsão é de 30.562 cruzeiristas, o que representará um crescimento de 18,93%. “Os turistas devem injetar na economia local cerca de US$ 9,4 milhões. Na passada, a movimentação financeira foi de US$ 8,3 milhões”, disse Oreni. Segue a foto do navio na operação em Santarém:
O navio Regatta no porto de Santarém (PA) | Foto: João Renato Mendonça

Fonte: Panrotas e Santarém em Conexão, com edição de Fabio Romero!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vem aí um Feliz Natal diferente!

Este ano vou dar um Feliz Natal e Feliz Ano Novo diferente... aguardem...

O navio alemão Amadea abriu a temporada 2012-2013
Alemanha, Inglaterra e Estados unidos estão entre os países de partem cruzeiros com destino a Belém e Santarém em novembro e dezembro deste ano. A temporada atual de cruzeiros, que teve início em outubro, já trouxe ao Pará 600 passageiros alemães e até dezembro recebe cerca de 7 mil turistas em mais 8 cruzeiros, fechando o ano com 7.500 visitantes. Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, a temporada 2012/2013, que segue até outubro do ano que vem, deve trazer quase 20 mil turistas no total, em 27 cruzeiros de diversas nacionalidades já confirmados.
Turistas alemães apreciaram a gastronomia paraense, servida
em lugares como o Manjar das Garças, referência
para o turismo do Pará
Durante os dias 17 e 18 e 28 e 29 deste mês, devem passar por Belém os cruzeiros Aida e Silver Cloud, com passageiros da Alemanha e dos Estados Unidos, respectivamente. Ainda de acordo com João Ribeiro, “cada turista gasta, em média 150 dólares, nas programações que envolvem visitas a locais turísticos, bares, restaurantes e lojas. Este valor pode ser maior se a visita envolver pernoite, o que aumenta o tempo de permanência”, explica.

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promoveu há alguns meses, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), uma reunião para planejar ações de receptivo turístico que contou com a presença de representantes de diversas entidades e instituições públicas ligadas ao receptivo do Estado além de empresários do setor. “Foi a primeira de uma serie de reuniões com as entidades e empresas de receptivo de Cruzeiros para encontrarmos pontos em comum para melhor recebermos os turistas”, disse Socorro Costa, presidente da Paratur, ressaltando o compromisso do Governo do Estado como articulador de parcerias das mais diversas esferas para a promoção do turismo como atividade geradora de emprego e renda para o Estado.

Socorro Costa (presidente da Paratur) e João Riberio, da
Amazon Icominig Service. Parceria entre Governo
e trade para melhor receber os turistas
“É muito gratificante ver que o Pará, que divulgamos como a obra prima da Amazônia, está atraindo cada vez mais turistas ao nosso Estado. Afinal, nossa meta é fechar o ano com cerca de 1 milhão de turistas e os cruzeiros que passam por Belém e Santarém deixam importantes divisas em nosso Estado, sem contar a absorção da nossa mão de obra e contratação dos nossos serviços de receptivo”. Frisa Socorro Costa, ao justificar que a atenção que o Pará tem recebido dos turistas alemães se dá, entre outras coisas, pela divulgação realizada em grandes eventos internacionais nos quais a Paratur se faz presente, tais como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e a International French Travel Market (IFTM Top Resa), a maior feira da indústria de viagens e turismo da França. “Mostramos ao mundo em eventos como estes as belezas e atrativos da Obra Prima da Amazônia, de acordo com o que sugere o Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará, que já encontra-se em fase de implementação. Essas ações concretas fazem parte do nosso objetivo de transformar o estado em líder no turismo na Amazônia até 2020”, informa.

Na comunidade do Acará moradores mostraram
a rotina dos coletores de açaí
A segurança dos turistas é um dos pontos que recebe mais atenção por parte das entidades. Major Henrique Pereira, do Comando de Policiamento Turístico (CIPTUR), informa que em Belém a policia turística conta com pontos fixos de atendimento na sede da Paratur, Aeroporto Internacional de Belém, Estação das Docas e no CAN em frente a Basílica de Nazaré. “Temos o ponto positivo de que nos últimos cruzeiros que passaram por Belém, não registramos ocorrências”, complementa.

O cruzeiro alemão Amadea, inaugurou a temporada em Belém durante a realização do Círio de Nazaré, com 600 passageiros, participando também dos eventos da grande festa católica dos paraenses, época em que a cidade recebeu cerca de 67 mil turistas, segundo o Dieese Pará e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Além de conhecer diversos espaços na cidade e de visitar uma comunidade ribeirinha localizada no município de Acará, próximo a Belém, onde fizeram uma trilha ecológica, os alemães apreciaram a gastronomia paraense, muito atraente ao paladar dos turistas europeu e americano, entre outros.

Trilhas ecológicas vendem o turismo de natureza no Pará
De acordo com dados da Cruise Lines International Association (CLIA), divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o Brasil é o quinto país que mais recebe turistas em cruzeiros marítimos no mundo. Na temporada 2010/11, foram transportados 793 mil passageiros pela costa brasileira, o melhor resultado de todos os tempos. O presidente Abremar, Ricardo Amaral, destaca o impacto positivo da atividade na economia e que, “apesar da colocação favorável, o Brasil tem condições de crescer ainda mais neste segmento”.

Texto e fonte: Benigna Soares e Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur, http://turismoparaense.blogspot.com.br/.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Santarém e Alter do Chão na hora da virada!

Reveillon Amazônico
A presidente da Paratur, Socorro Costa, recebeu na última quarta-feira, dia 7, Maria Tereza Meinberg, diretora da operadora paulista Turismo Consciente, que veio trazer a boa notícia da realização do Reveillon Amazônico, evento inédito que vai reunir na vila de em Alter-do-Chão, de 24 de dezembro à primeira semana de janeiro, artistas, profissionais da área da música, imprensa, turistas diversos. O momento principal da programação, que inclui city tour e river tour na Região do Tapajós, é a virada de 2012 para 2013, que vai acontecer na Ponta do Cururu, em plena praia de Alter do Chão.

A noite promete muita diversão de forma consciente e ecológica, com direito a substituição de mesas e cadeiras por poltronas cavadas na areia, copos e taças por cuias de Santarém, energia elétrica por velas aromáticas e, claro, o brilho da lua. A Turismo Consciente já opera no Pará desde 2006 e agora mantém roteiros casados com a Rumo Norte Expedições envolvendo comunidades de Belém e Acará, além das regiões do Marajó e do Tapajós.

Leia Mais: http://turismoparaense.blogspot.com.br/2012/11/reveillon-amazonico.html

ATENÇÃO: GOLPE EM AGÊNCIAS DE VIAGEM!

 
 
 
Caros Guias de Turismo e Agentes de Viagem, a Luciana da Travel In pediu atenção a um golpe que vem ocorrendo na cidade e possivelmente em outras localidades...
 
 

Cruzeiros no Brasil x Amazônia e os custos!

Entre esta e a próxima semana, diversos navios chegarão ao Brasil para dar início aos roteiros na temporada 2012/2013. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) estima que, até abril do próximo ano, cerca 762 mil cruzeiristas aproveitem 280 roteiros de viagens. Durante esse período, 15 navios percorrerão 19 cidades do litoral brasileiro.

A oferta de cabines está 15% menor, se comparada aos 894 mil leitos disponíveis na temporada 2011/2012, por causa da temporada mais curta, cinco meses contra sete na última estação, e do aumento de roteiros rumo a Buenos Aires. “Vínhamos com temporadas repletas de mini cruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e, agora, teremos menos viagens, porém mais longas, com média de sete noites”, afirma o presidente da associação, Ricardo Amaral.

A Abremar afirma que os custos de cabotagem têm sido elevados, principalmente no que diz respeito a Pis/Cofins de charter e combustível (o que não acontece no transporte de cargas). “Tal elevação de taxas faz com que as companhias busquem itinerários com menor custo e a capital argentina tem se apresentado mais atrativa”, diz a associação.

OFERTA
Os navios da estação 2012/2013 que estarão na costa do país serão: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena; Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral; MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith; Splendour of the Seas (Royal Caribbean).

Veja abaixo a disponibilidade de vagas de cada companhia:

* De acordo com a Abremar, os dados podem sofrer alteração até o início da temporada.

Comentários: Os dados da Abremar, como já destaquei em outro post é somente em relação as saídas de portos localizados a partir de Fortaleza, no Ceará. As cidades amazônicas recebem operações diretamente do exterior e a base local da maioria das operações de embarque/desembarque tem ocorrido em Manaus, estando as demais cidades: Belém, Santarém, Parintins, Macapá, etc, apenas para visitas. Outra informação interessante é a falta de acompanhamento estatístico por parte do Ministério do Turismo deste tipo de operação na Amazônia, pois segundo dados das secretarias estaduais de turismo e empresas de receptivo, cada cidade tem recebido mais de 15mil cruzeiristas cada ao longo da temporada, com destaque para Belém e Manaus.
 
Outro destaque são os custos nacionais, de olho no movimento turístico, estados, municípios e a união tem aproveitado, na forma de taxas, para arrecadar mais, e com isso, diminuir a competitividade do produto nacional ("Custo Brasil"). Há alguns meses atrás, o Ministério do Turismo lançou campanha para atração de voos charters para diversas cidades brasileiras, mas se nossos destinos não forem competitivos, as operações simplesmente se tornam inviáveis, devido aos custos elevados. 
 
O exemplo acima e o mais recente da Gol mostra que nossos país vai chegar a Copa de 2014 muito pouco competitivo, com custos elevados e com real possibilidade de pouca demanda para uma oferta onerosa. A ida de parte das operações para a Argentina, para além dos custos, como destacou a Abremar, tem uma componente estrutural: o principal porto de navios de cruzeiros do Brasil (num país com mais de 8mil km de litoral é praticamente o único) esta com restrições operacionais, impondo cotas de navios que podem atracar simultaneamente, além do aumento das taxas portuárias.
 
A Gol, em vez de escolher uma cidade brasileira para uma base de operações internacionais, fará suas conexões na República Dominicana, mas uma vez as vantagens oferecidas por outros destinos termina por diminuir a oferta local e o aumento de preços.

Alter do Chão: um dos 100 lugares...




Alter do Chão em dia de verão

 
A indicação é da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. Alter do Chão é colocada entre os 100 principais destinos no mundo. Um reconhecimento que chega em função de tudo o que tem sido produzido de forma favorável em relação à mídia nacional e internacional. Na opinião da publicação, Alter do Chão está muito bem cotada. "Sua beleza é saturada no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), quando, no fim do ano, revela 19 praias de areia branca. Nade sem receio, experimente a piracaia (peixe na grelha pescado na hora) e contemple o céu estrelado, longe de qualquer sinal de civilização" (nem tão longe assim, afinal a sede do município, Santarém, fica a pouco mais de 30km da Vila de Alter do Chão), eles dizem.
 
Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/100-lugares-mais-lindos-do-mundo, via Santarém em Conexão, com edição de Fabio Romero.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aeroportos x acessos: o (mau) exemplo de Guarulhos!

Para chegar até o Aeroporto Internacional de Guarulhos leva tempo e dinheiro, já que as únicas opções existentes atualmente são táxis, ônibus executivos e coletivos particulares (Valores variam de R$ 32,00 ônibus privado executivo até R$ 80,00 taxis). Há anos que o governo do Estado promete uma ligação mais econômica entre a região central da cidade de São Paulo e o aeroporto, que ficam cerca de 30 quilômetros de distância.
 
O projeto mais recente é o da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que visa construir uma linha férrea com cerca de 11,5 quilômetros de extensão, ligando a Estação Engenheiro Goulart na zona leste paulista até o terminal aeroviário.
 

A obra deve começar em fevereiro do ano que vem, com o custo aproximado de R$ 1,2 bilhão, e com previsão de término para 18 ou 24 meses, impossibilitando sua conclusão até a Copa do Mundo, já que ainda há detalhes da licitação que precisam ser discutidas.
 
O aeroporto, que é o maior da América Latina, recebe cerca de 30 milhões de pessoas por ano, sendo que a população permanente do aeroporto (basicamente composta por funcionários) atualmente é de 30 mil, podendo chegar a 50 mil quando as obras da construção de um novo terminal forem concluídas.

A população fluente (passageiros e acompanhantes) é de 300 mil pessoas diariamente.

 
 
Comentários: A situação de Guarulhos ilustra a maioria dos aeroportos brasileiros, eles foram feitos para ricos e não estão adaptados a acessibilidade moderna e aos crescente número de viajantes. Em pensar que a principal forma de chegar a um aeroporto que movimenta 30 milhões de passageiros por ano (820mil pessoas diariamente) é o carro, os caros leitores podem imaginar o impacto ambiental, social e estrutural que isso causa na cidade e nas imediações do aeroporto. Recetemente, inclusive, o aeroporto vinha enfrentando problemas de estacionamento. Nesta situação, a resolução foi rápida, amplio o estacionamento! Para espanto de todos, isso tudo tem explicação, a principal administradora dos aeroportos do Brasil nunca olhou a sério para seu entorno (visão moderna), ou seja, não adianta eu reclicar a água usada no treminal, quando milhares de passageiros usam veículos poluentes para iniciar a sua viagem, além das seguintes vantagens:
 
- Taxistas são mais lucrativos do que trens e ônibus, e menos eficientes, pois afinal transportam em média uma pessoa por viagem e voltam vazios (custos ambientais elevadíssiomos), mas pagam gordas taxas a administração aeroportuária pelo uso do espaço, por isso eles ficam logo ali, na saída do desembarque. Porque não colocar os guichês das empresas de transporte público?
 
- Quanto mais gente vai de carro, melhor para o administrador do terminal, pois como o trânsito não é problema deles, mas o estacionamento sim, traduzindo, estacionamento lotado significa faturamente alto com licitações e taxas cobradas diretamente dos motoristas;
 
Os exemplos mundiais mostram que a facilidade de acesso atrai mais público, mais usuários ao sistema, ou seja, baratear provoca um imenso ganho de escala! Mas para que me preocupar com milhões de usuários se eu posso ganhar de meia dúzia, com a respostas os administradores dos terminais nacionais, estaduais e municipais?

Erros em Belo Monte se repetem!

Os benefícios trazidos por Belo Monte são incontestáveis, mais energia para o país (os recentes apagões mostram a urgência das obras), geração de emprego, mas opções de voos para a região, a recente melhoria da infra estrutura aeroportuária e mais investimentos estaduais na área. Contudo, as tragédias sociais tem se repetido a um ritmo alarmante: depredação de canteiro de obras, funcionários em regime de confinamento, visitas restritas a parentes, violência, protestos, pedidos exorbitantes de indíos e comunidades, sem contar a falta de luz e as condições precárias em que milhares de pessoas estão vivendo.
 
Os Governos Federal (principalmente, uma vez que a obra é desta esfera) e Estadual precisam dar mais atenção a área, pois a obra, no meio da Amazônia, que era para ser um exemplo de sustentabilidade, esta mais parecida com um caos social e ambiental. Interessante notar que os exemplos de como não era para ser feito são antigos (Tucuruí, São Francisco, etc.) e recentes (Jirau e Santo Antônio), mas muitos governos ainda não aprenderam.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sete e Gol como novas opções!

A companhia aérea Sete, de Goiania, solicitou à ANAC novos horários e frequências para seus atuais voos na maioria de seus destinos operados com o Embraer 120-Brasília, para 30 passageiros. Entre as novidades estão novos horários e operações diárias. Os voos começarão a operar em janeiro:

Crédito: Diogo Ferreira

Vejam os novos voos e horários, ganham os destinos Monte Dourado (PA) e Altamira (PA):
 
SLX 6422|Diário|BEL 08:16 09:18 MEU|E120
SLX 6423|Diário|MEU 20:06 21:08 BEL|E120
SLX 6424|Diário|BEL 21:38 22:41 ATM|E120
SLX 6425|Diário|ATM 23:09 00:12 BEL|E120

|ATM=Altamira|BEL=Belém|MEU=Monte Dourado|
 
A Gol lançou uma opção inédita para o mercado amapaense, com voos para Fortaleza, com escala e não mais conexão em Belém (Este voo, anteriormente, era operado pela Taf Linhas Aéreas). Apenas o horário que continua muito ruim, pela madrugada.  Vejam os novos horários:
Crédito: Rafael Freitas
 
G3 2677|Diário|MCP 02:45 03:40 BEL|738
G3 2677|Diário|BEL 04:10 06:10 FOR|738
G3 2677|Diário|FOR 06:50 08:10 REC|738
G3 2677|Diário|REC 08:40 10:00 SSA|738
G3 2677|Diário|SSA 10:33 13:21 CGH|738

|BEL=Belém|CGH=São Paulo-Congonhas|FOR=Fortaleza|MCP=Macapá|REC=Recife|SSA=Salvador|

Operações turísticas x aeroportos!

Interessante notar que nos últimos projetos aeroportuários, os projetistas já vem considerando espaços para as operações turísticas. Na ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, há um espaço para veículos deste tipo de veículo. Ressalmos que além de uma necessidade, é um dever do destino turístico proporcionar uma melhor experiência turística. As operações turísticas, principalmente, com grupos em veículos com mais de 20 lugares são mais demoradas que os demais embarques/desembarques, causando transtornos em locais públicos, como próximos aos portões de acesso ao terminal. O número elevado de passageiros e malas (volumes), que devem ser organizadas, inclusive por hotel, se for o caso, podem levar até mais de 30 minutos até os passageiros serem completamente processsados; por isso a necessidade de espaços mais específicos. 
  
Foto da maquete física do novo Aeroporto de Manaus, no conjunto o espaço dedicado aos veículos de turismo próximo ao terminal! Foto: Luíz Cláudio
No detalhe, próximo ao amplo jardim, o espaço para os veículos de turismo. Uma boa experiência turística desde a chegada!Foto: Luíz Cláudio

domingo, 11 de novembro de 2012

Pará x Futebol x Turismo x Eventos!

Ufa, um dos maiores times do Pará, o Paysandu, passou para a 2ª Divisão do Futebol Brasileiro. Para quem não sabe, a maioria dos times amazônicos não tem tido grandes momentos de glória nos últimos anos, patinando entre as divisões mais baixas do futebol nacional. Com a súbida do Paysandu para a "Segundona", as perspectivas turisticas aumentam significativamente, pois há chances de grandes jogos no Mangueirão, visitas de times ilustres a cidade (movimentando hotelaria, receptivo, transporte, etc.), possibilidades de viagens para assistir partidas em outras cidades, etc. Dias melhores para o esporte e turismo paraenses em 2013!

Natal de Benevides cancelado!

O Natal de Benevides, segundo fontes extra oficiais, esta cancelado! O fato, se confirmado, mostra o pior da política regional (o que não deixa de ser um retrado de parte do Brasil), a descontinuidade e a penalização da população. Após esta bela iniciativa, que atraiu público, visibilidade, sem falar na geração de emprego e renda, para o município; por razões políticas, a festa pode não ocorrer em 2012. Agências que estavam organizando grupos para visitar a cidade terão que cancelar seus pacotes. Uma pena! Sugiro a população e a iniciativa privada do local tomar as rédias do evento!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

100 MIL acessos, OBRIGADO GALERA!

Galera, hoje, dia 08 de novembro de 2012, o blog atingiu 990 posts e 100 mil visitantes, um recorde... Para comemorar, além do meu MUITO OBRIGADO a todos vocês, celebro o sonho de dezenas de crianças. No próximo dia 10, a British Airways irá realizar o sonho de 280 crianças que voarão pela 1º vez num dos maiores aviões do mundo, o Boeing 747-400. A empresa acolherá 280 crianças de diversas instituições do Rio de Janeiro e São Paulo para um voo panorâmico pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro... estarei com elas em pensamento, imaginado cada sorriso, cara suspiro, cara emoção... neste Voo Criança nas Nuvens...
 
Foto: Aeroin. Já imaginaram as crianças nesta máquina!
 
 
Muito obrigado leitores por mais este sucesso, espero poder continuar informando e contribuindo sempre com vocês!

Experiências: um diferente bem vindo a bordo!

Galera, a companhia aérea Air New Zeland, da Nova Zelândia inovou na forma como passa as intediantes instruções de segurança aos seus passageiros... uma inovação e tanto... o vídeo esta em inglês, mas quem já viajou de avião vai entender direitinho as instruções... todo o filme foi baseado numa famosa produção de cinema... vale a pena conferir:
Fonte: Youtube!
 
Com certeza, a viagem já começa mais divertida!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Turismólogo fora do CFA!

CFA revoga registro do turismólogo

O Conselho Federal de Administração (CFA) revogou através da RN 426/2012 a resolução normativa 387 de 29/04/2010, que ilegalmente autorizava os CFA`s regionais registrar os egressos dos cursos de bacharelados em turismo.

O Conselho Federal de Administração (CFA) revogou ATRAVÉS DA rn 426/2012 a resolução normativa 387 de 29/04/2010, que ilegalMENTe autorizava os CFA`s regionais registrar os egressos dos cursos de bacharelados em turismo.
O Instituto Brasileiro de Turismólogo por diversas vezes recorreu ao ministério público e em fevereiro deste ano protocolou junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma denuncia relativa ao fato, que em resposta, o CFA alegou que o registro do turismólogo se deve pelo seguinte motivo:
No caso dos Turismólogos, suas atividades foram consideradas conexas à Administração porque o desempenho dessas atividades envolve conceitos científicos e técnicas de captação, planejamento, organização, gestão, avaliação, assessoria e consultoria de forma empreendedora e criativa; observação e identificação de áreas de novos negócios, de novos campos de turismo e/ou diferentes mercados; planejamento e operacionalização de estudos de viabilidade econômico-financeira e de marketing para os empreendimentos e projetos de turismo, além de supervisão geral; supervisão administrativa; compras; controle de estoque; esforço de vendas; supervisão de logística; recursos físicos, materiais e humanos; supervisão financeira; supervisão de comunicação, além de estrutura do receptivo turístico que compreende transportes, hospedagem e agenciamento (logística).
Um verdadeiro absurdo! Só tem como objetivo encher os cofres da entidade (o registro do CFA custa por ano R$ 235, 00), além de que o turismólogo não teria direito a votar e ser votado no CFA. Recomendamos aqueles que por ventura realizaram seu registro, solicitem a devolução da quantia paga. Portanto caso encerrado, a RN 387/2010 do CFA foi revogado!

Abaixo os links com as resoluções normativas e ofício resposta para a ALMG após denuncia do IBT.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Paixão de Cristo em Barcarena: Lançamento!

Um evento que a cada ano tem atraído mais e mais pessoas: Paixão de Cristo em Barcarena! O evento vem se profissionalizando ao longo dos anos e promovendo-se com cada vez mais antecedência... segue o convite:

Comércio informal e a profissionalização!

Caros leitores, lidar com o comércio informal não é facil para qualquer agente público, quanto mais gente um evento atrai, mais trabalhadores informais aparecem: flanelinhas, vendedores de pipoca, refrigerante, cerveja, lanches, água de coco, algodão doce e tudo mais que agente possa imaginar. Aqui em Belém, a última moda são os vendedores de castanha do Pará, in natura ou pronta para embarcar, a preços que variam de R$ 15,00 a R$ 32,00 reais. Convenhamos que este tipo de comércio movimenta a economia e gera emprego e renda, uma vez que parte dos produtos vendidos são produzidos por empresas formais, mas sem a devida organização, polui fisica e visualmente o ambiente. Numa das atrações turísticas mais famosas de Belém, a Estação das Docas, tem proliferado todo tipo de negócio, a foto abaixo fala por si...
Comércio informal em frente a Estação das Docas, se não podem impedir, pelo menos poderiam padronizar!

domingo, 4 de novembro de 2012

Números do Turismo no Pará!

Recentemente, o Conventions Visitors Bureau de Belém publicou um resumo dos empregos gerados no setor no estado do Pará:
Segundo o Dieese, o setor é um dos que mais emprega no estado do Pará, em particular na capital, Belém e Santarém, no oeste do estado. É interessante notar que o subsetor mais forte politicamente, os das Agências de Viagens, é o que menos emprega em números absolutos, mas gera muitos negócios para os demais setores. O setor de transporte é majoritariamente o que mais emprega, mas é pouco representado no trade turístico local, além de gerar um elevado índice de reclamações durante as operações turísticas. A&B (Alimentos e Bebidas) é recordista também em empregos gerados, com grande potencial ainda de aumento, uma vez que muitos estabelecimentos do interior do Pará não estão formalmente no Cadastur. Esperamos que os números de 2012 sejam ainda melhores. 

Tese com resultados!

Caros leitores, quando escrevi minha tese de mestrado sobre transportes turísticos em 2009, umas das minhas preocupaçãoes era quanto ao uso positivo, dos resultados gerados pelo trabalho, da aplicabilidade das conclusões apresentadas. Em 2011, tive uma reunião com a Infraero que resultou em algumas melhorias na operação do Aeroporto Internacional de Belém. Agora, em 2012, mais uma sugestão foi acatada: a segunda pista da área do terminal esta sendo utilizada, inclusive para operações turísticas.

Valeu Infraero, espero contribuir ainda mais!

Congresso de Contabilidade, um marco em Belém!


Caros leitores, em agosto de 2012, Belém sediou um dos mais importantes eventos até agora ocorridos na cidade. Sem dúvida, a cidade esta preparada para receber eventos de todos os portes, afinal, anualmente, já organizamos o Círio de Nazaré que reune mais de 4 milhões de pessoas em diversos momentos; sem contar o Congresso de Enfermagem (o maior em público); e o Fórum Social Mundial (o maior em números de delegações estrangeiras, voos fretados, etc). Vamos a alguns momentos deste importante evento:
 
1. Foi o evento que mais gerou negócios na cidade, várias empresas, fornecedores de transporte, Guias de Turismo, agências de viagens, hotéis, entre outros, foram contratados para diversos serviços e produtos durante o evento;
 
2. Reuniu mais de 6mil participantes e movimentou mais de 13 milhões de reais pela economia local;
(Belém CVB, 2012);
 
3. Mais de 20mil diárias geradas e R$ 2 milhões de reais pagos a prestadores de serviço (Tribeca, 2012);
 
4. 100% de Guias de Turismo trabalhando em 5 ou mais dias do evento, além de 40 estudantes da área de turismo de diversas universidades de Belém (Enjoy Tours, 2012);
 
5. Pela 1º vez a parte operacional do evento foi contratada e operada por Guias de Turismo;
 
6. Pela 1º vez em um evento deste porte em Belém, parte dos profissionais receberam pelos dias de treinamento;
 
7. Sustentabilidade: pela 1º vez uma agência de viagens se preocupa com parte dos resíduos gerados durante sua operação. A Enjoy Tours (Belém) em parceria com a Tribeca Turismo e Eventos (Rio Grande do Sul) separaram mais de 73kg de materias reciclados s e entregues a catadores da periferia da cidade: geração de renda;
 
8. 15 mil pessoas transportadas no período do evento, entre traslados de/para o aeroporto e local do evento, além das programações paralelas;
 
9. Mais de 2.500 passeios de receptivo vendidos, entre city tours, passeios de barco, Icoaraci, Mosqueiro, Salinas e Ilha de Marajó (Valeverde e Mururé Turismo, 2012);
 
Vamos a alguns registros:
 Equipe Enjoy Tours, identificada para receber os congressistas!
 
Aeroporto de Belém, a Infraero foi uma importante parceira do evento! 

Aeroporto decorado para receber os visitantes! 

 Diretores da Enjoy Tours, responsável pela contratação dos Guias e Transferistas!
 

Equipe de Aeroporto, bem treinada e alimentada!

Uma operação para mais de 4000 mil visitantes e mais de 100 veículos entre turísticos e executivos contratados!

Equipe animada, apesar das extensas horas de trabalho!

Equipe reunida em um ponto da cidade, causando menos impacto no dia a dia da cidade!

A Enjoy Tours transportou como cortesia os materias recicláveis separados durante o evento!

Mais de 73kg de materias que lotaram a Doblo da empresa!

Espaço dedicado as equipes de trabalho no local do evento!

Apoio total aos congressistas durante o transfer out, colaboradores também no apoio no desembarque das malas!

O carro da Enjoy esteve dando apoio nos mais de 20 hotéis do evento!
 
UM SUCESSO!

Capitais do Delito!

Geralmente, os guias turísticos e os programas televisivos sobre o Turismo variam de endonistas a reportagens estatísticas sobre a atividade. No sentido contrário, a recente série do National Geographic Channel, intitulada Capitais do Delito, mostra um lado pouco conhecido de grandes centros mundiais do turismo: os crimes contra turistas. Rio de Janeiro, Roma, Praga, Barcelona, entre outras, atraem milhões de pessoas anualmente e segundo a série "são um ímã para golpistas". Muitos acham que estas reportagens degrinem a imagem dos destinos, mas pelo contrário contribuem para previnir viajantes e diminuir o número de golpes contra turistas desavisados. Vale a pena conferir, recomento!
 
Ps.: Eu mesmo já ando mais atento! Boa viajem a todos!

Grupo Rodoviário em Belém!

Grupos fazendo roteiros pela Amazônia não são mais tão raros assim, recetemente atendi um grupo percorrendo Belém, Marajó e Manaus, além de visitarem diversas atrações de Belém e Salinópolis, onde foram atendidos no hotel Prive do Atalaia.
Grupo hospedado no hotel Grão Pará, no centro de Belém!

Visita a Salinas, onde a Amazônia encontra o mar!
 

Círio 2012, mais registros!

Caros leitores, segue mais alguns registros do período do Círio 2012...

A Vale mandou o seu E-jet.
A Vale para atender a demanda interna de viajantes mandou uma das aeronaves de sua frota própria, o Embraer 195. A rota foi Belo Horizonte - Carajás - Belém.
 
Muitos grupos visitando o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A Companhia de Trânsito de Belém fez a sua parte, coordenando a área e permitindo que os veículos parassem próximo ao local de visita.
 

Empresas de transporte regular de passageiros também trouxeram grupos a Belém, mas não contraram Guias de Turismo para as visitas, resultado: turistas perdidos, perguntando sem saber o que exatamente estavam vendo. Viram mais não entenderam nada! 

Grupos pequenos do interior do estado também estivem em Belém!

Muitos grupos foram a famosa ilha do Mosqueiro para um impedível banho nas águas dos rios Amazonas e Tocantins.

Grupo do Maranhão: o maior número de visitantes vem do Nordeste do Brasil!

Grupo de Imperatriz (MA)!