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segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comida cara!

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará audiência pública para debater o controle e a administração do comércio de alimentos nas aeronaves de transporte de passageiros e nas dependências aeroportuárias do Brasil. Ainda não há data para a reunião. A baixa dos preços de algumas categorias de passagens aéreas tem feito com que as pessoas de baixa renda também utilizem os aviões como meio de transporte, deixando de utilizar somente o transporte terrestre para viajar.

Porém, o alto preço cobrado pelas empresas nos aeroportos, inviabiliza o acesso dessas pessoas à alimentação. Algumas empresas aéreas já estão cobrando pelo lanche oferecido durante os voos. Segundo o deputado César Halum (PSD-TO), que é autor do requerimento para o debate aprovado na última semana, independentemente do valor pago pela passagem adquirida, os consumidores estão sendo lesados, “pois se alimentar nos aeroportos brasileiros ou nas aeronaves, tem um custo altíssimo”. As empresas alegam que o crescimento constante do número de usuários do serviço tem exigido também a expansão do comércio alimentício, tanto nos aeroportos, quanto nas aeronaves das empresas aéreas que também oferecem o serviço de vendas a bordo.

PREÇOS ALTOS
Halum compara os preços de restaurantes ou lanchonetes existentes tanto nos aeroportos, quanto fora deles, e assinala que é clara a diferença dos valores cobrados, se comparados aos preços praticados em shoppings ou outras localidades da cidade, externas ao aeroporto. “Essa prática fere o art. 4º, do Código de Defesa do Consumidor, onde a Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, e a transparência e harmonia das relações de consumo.”

CONVIDADOS
Serão convidados para o debate: o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys; o presidente da Infraero Aeroportos, Antônio Gustavo Matos do Vale; o diretor presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Figueiredo Bomeny; o presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Motaurí Chiochetti Sousa; a secretária nacional de Defesa do Consumidor, Juliana Pereira da Silva; e a presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Clarissa Costa de Lima.

Fonte: Agência Estado, via Contato Radar!

Comentários: Quando escrevi minha tese de Mestrado em 2009, o estudo feito nos aeroportos amazônicss já apontava os custos elevados de transporte e alimentação nos terminais da região, o que pode representar até mais de 100% do custo do bilhete aéreo em uma determinada rota. Exemplo: antecipadamente, você pode comprar um trecho aéreo Belém - Santarém - Belém por R$ 290,00 reais ida e volta, com as taxas; um taxi ida e volta em Belém e Santarém de/para o aeroporto pode custar até R$ 170,00 reais, mais um lanche médio em cada aeroporto, no valor de R$ 10,00 cada, e as despesas "extras" já somam R$ 190,00 reais. Trocando em miúdos: o passageiro pode até comprar um bilhete bem em conta, mais os custos derivados da viagem de acesso ao terminal de transporte e alimentação podem inviabilizar a mesma ou onerar significativamente a viagem!

Sai Air Caraibes entre Insel Air!

Ao que tudo indica, apesar da alta demanda na rota e da enorme quantidade de amazonidas que trasitam na rota Cayena - Belém - Cayena, a caribenha Air Caraibes anunciou que deixará de operar em Belém a partir de setembro de 2012. A companhia mantém dois voos semanais na rota. Contudo a empresa Insel Air, de Curaçao, deve aproveitar a demanda e se estabelecer na rota a partir de novembro do mesmo ano. A empresa possui uma rede de rotas mais extensa, o que deve melhorar o aproveitamento dos voos: Miami, Orlando, San José (Costa Rica), Havana (Cuba), Aruba, Bogota, Santo Domingo, entre outras cidades, são servidas pela companhia, a partir do seu hub em Curaçao. Segue a foto do equipamento MD83 operados pela Insel Air que, certamente, operará em Belém:
Foto: Airliners.net!

Ministério do Turismo e a Amazônia!

No quesito investimento, o Ministério do Turismo tem dedicado muitos recursos ao desenvolvimento turístico na Amazônia. O novo Entroncamento (já em reforma novamente) e o Portal da Amazônia em Belém; orla da Ponta Negra em Manaus; Teatro em Boa Vista, entre outras, tem contribuído para a atração de novos investimentos para a região. Contudo o mais interessante nesta nova fase, é o conhecimento público deste processo, pois antes era mais fácil ver propagandas do Ministério da Educação, da Cultural, entre outros, do que do Turismo. O setor vem ganhando visibilidade, todavia parte da sociedade e governos tanto estaduais quando municipais ainda acham que o setor é apenas um "oba-oba" de verbas para eventos e quem trabalha na área "viaja muito". Geração de emprego e renda; melhoria da qualidade de vida nas cidades; obras públicas; atração de investimentos estrangeiros; entre otros benefícios tem mudado esta percepção. Segue um anúncio recente do Ministério do Turismo feito na revista Veja desta semana:

Por do sol no Tapajós!

Segue uma linda foto do por do sol na orla de Santarém... nesta maravilhosa tarde, o sol se esconde nas  águas azuis do rio Tapajós, logo ali, próximo ao encontro das águas, com o rio Amazonas!
Foto: Conexão Santarém!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Economia nas obras dos aeroportos!

Creio que muitas pessoas ao lerem o título deste post devem ter ficado curiosas: como assim... economia? Mas é isto mesmo, ainda há esperança e possibilidades de mudanças significativas na gestão dos aeroportos do país. Vamos aos fatos:

Além de entragar a obra antes do prazo previsto, o Exército ainda devolver R$ 150 milhões proveniente da redução do custo da obra.
aeroporto-reforma
Numa cerimônia fechada, o Exército entregou ontem à Infraero a obra de reforma da pista principal do Aeroporto de Guarulhos. Um trecho de 1060 m – de um total de 3.700 m – foi inteiramente reformado pelo Departamento de Engenharia do Exército, com apoio de empreiteiras privadas.  Em quatro meses de trabalho, em turnos que começavam às 6h e terminavam às 22h, inclusive aos sábados, a pista foi recuperada dentro do prazo (com quatro dias de antecedência) e a um custo 30% inferior ao previsto. Segundo o coronel Carlos Alberto Teixeira, comandante do “Destacamento Guarulhos”, que reúne 137 militares, a pista estará em condições de uso a partir de domingo.

A Infraero vetou a imprensa no evento, que contou com a presença de militares de alta patente, entre eles o general Wagner Oliveira Gonçalves, diretor de Obras de Cooperação do Departamento de Engenharia do Exército. O superintendente da Infraero Guarulhos, Lucínio Baptista da Silva, recebeu o termo de conclusão da obra. Depois, no refeitório da “vila militar” do Exército, no final da Hélio Smidt, o general Gonçalves e o tenente-coronel Teixeira reuniram em almoço cerca de 100 militares e civis envolvidos na obra. Num rápido discurso, o coronel Teixeira emocionou-se ao falar do “desafio” que representou para o Exército entregar a obra dentro do prazo. Ele destacou “o excelente entrosamento” entre civis, militares e empresas. A obra consistiu na construção de duas pistas secundárias de saída rápida, reasfaltamento de 1.060 m, iluminação, sinalização e grooving (ranhuras para facilitar a frenagem). Os demais 2.640 m passarão pela mesma reforma, em datas não fixadas.
Que saudade da ditadura!!!

Fonte: http://cofemac.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5407&Itemid=9999.

Comentários: Com o dinheiro economizado, aqui na Amazônia, poderíamos terminar o Aeroporto de Macapá que já vai para 10 anos de obras, começar a reforma em Santarém, Altamira e Marabá e ainda sobraria um troco. Parabens ao Exércio Brasileiro e a Infraero, este tipo de notícia deveria ser mais divulgada, isso é exemplo de gestão e responsabilidade com o dinheiro público.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O Turismo em números!

Caros leitores, segue uma pesquisa interessante sobre o Turismo divulgada pela revista Exame, da editora Abril. A peculiaridade da pesquisa está na abordagem, mostrando com mais objetividade os negócios gerados pelos fluxos turísticos, ou seja, não se limita a mostrar quantos passageiros viajam, mas quanto eles gastam e como utilizam os recursos em viagens pelo Brasil e exterior. Os dados foram baseados em pesquisas realizadas pela Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Cerca de 6 milhões de passageiros foram atendidos pelas operadoras associadas, o que gerou uma receita de 10,8 bilhões de reais, ou seja, um gasto médio por passageiro de aproximadamente R$ 1.700 reais. O gráfico de crescimento da receita obtida pelas operadoras mostra uma tendência do uso de serviços de agentes de viagens. Em última análise, uma saudável adaptação aos tempos de compras on line e da concorrência natural entre os componentes da oferta - hotel, companhias aéreas, atrações e mesmo operadores que atendem diretamente a demanda e também seus parceiros.
Uma outra informação que gostaria de destacar é os poucos turistas nas regiões Norte e Centro-Oeste direcionados por meio de operadores, aproximadamente, 3% ou cerca de 180 mil passageiros apenas, muito pouco. Um dos maiores potenciais de cresciemnto está justamente nestas regiões. Atualmente no país, temos duas regiões vivendo duas situações diferentes: Nordeste, com alguns destinos saturados, buscando a renovação de seus produtos, para aumentar os gastos dos turistas e o aumento da demanda; Norte e Centro-Oeste, com pouquíssimos turistas, com uma Amazônia de descobertas! 

sábado, 4 de agosto de 2012

Nova embarque internacional em Belém!

O Aeroporto Internacional de Belém ganhará mais um canal de acesso as salas de embarque do terminal. Atualmente, há um único acesso tanto nacional quanto internacional, o que causa filas em alguns horários e a mistura de passageiros nacionais e internacionais. O novo canal, a priori, será apenas para voos internacionais e terá saída próximo ao novo freeshop do aeroporto, contudo em dias mais movimentados também poderá ser usado para embarque de voos nacionais. Parabens a Infraero por mais esta melhoria no terminal.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Parece avião (1º classe), mas...

Quando falamos em tendências na atividade turística, é difícil apostar apenas num sentido, devido a demanda bastante heterogênea dentro de um mesmo território, inclusive. Nos últimos anos, no setor aéreo, a grande aposta é no modelo low cost/low fare; no setor hoteleiro também, com grandes redes apostando em modelos mais econômicos, para atrair um público diferente ou aquele que outrora utilizada as marcas mais caras, tradicionais. No setor rodoviário, muitas empresas tem apostado no sentido contrário, na qualificação dos seus serviços: salas vips, novas classes de serviço, internet e serviço de bordo, pagamento facilitado, entre outras inovações para o setor. Da Índia, veio uma surpresa interessante, a empresa Olivea oferece veículos que mais parecem uma primeira classe das melhores companhias aéreas do mundo... um luxo... parece avião, mas é um "ônibus" ou uma nova tendência em serviços rodoviários? O velho e bom ônibus voltando em boa forma? Mais informações e fotos em: http://www.olivea.in/index.html