Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tendências: cobra-se por tudo!?

Caros leitores, muitos viajantes brasileiros e os próprios agentes de viagens estão ficando perplexos com as cobranças de serviços, antes inclusos, por parte das companhias aéreas. Lanches, remarcações abusivas, assentos "conforto", 15 mil pontos por trechos nacionais, entre outras medidas para lá de extorcivas, "alô procons". Em passagens promocionais, é melhor o cliente ter certeza absoluta da viagem, pois as multas começam em R$ 100,00 e são cumulativas e por trecho, além de taxas de reembolso que podem chegar a mais de 50% do que restou. Creio que não haja problema em tantas cobranças, se de fato o serviço fosse de qualidade e as tarifas realmente baixas. A Azul, por exemplo, chama de tarifa promocional o trecho BEL-CNF (Belo Horizonte)-BEL por cerca de R$ 900,00, comprados com 30 dias de antecedência!? As passagens mais baratas para Brasília, a partir de Belém, por exemplo, custam a partir de R$ 252,00 na "promocional", sem taxas de embarque, refeição e taxas de emissão caso compre num agente de viagens; um trecho equivalente internacional, tipo Porto - Barcelona, sai por 35 euros com todas as taxas, menos da metade do preço. Vamos a análise de Luis Vabo sobre o tema:

Já há alguns anos as cias. aéreas, assim como diversos outros setores da economia, descobriram o caminho dos serviços acessórios, que são, na realidade, receitas acessórias. Serviço acessório seria aquele que o passageiro nunca teve e que, a partir de um determinado momento, as cias. aéreas passaram a oferecer como um acessório ao serviço de transporte aéreo.
Já uma receita acessória é a melhor expressão para um serviço que sempre foi oferecido com o custo embutido no preço do bilhete aéreo e que, a partir de um determinado momento, as cias. aéreas passaram a oferecer em troca de um valor adicional ao preço do bilhete aéreo, ou seja, uma receita acessória para um serviço existente.
Para entendermos o porque dessa moda ter pegado tão rápido, basta lembrarmos da crise do transporte aéreo mundial, deflagrada como consequência dos atentados terroristas no início do milênio. As cias. aéreas já não vinham bem…, de uma década de crises de petróleo, guerra do Golfo, alto custo de distribuição, início da concorrência das low cost, entre outros fatores que impactavam seus resultados, ano após ano, fazendo com que muitas sucumbissem e outras procurassem ajuda, no governo, no mercado financeiro ou até na concorrência (não necessariamente nesta ordem). O fato é que o governo americano tinha muitos outros problemas econômicos para cuidar, todos impactados pelos mesmos atentados terroristas que mudaram a face do mundo.
Cenário perfeito para os estrategistas de marketing desenvolverem o conceito dos serviços cessórios, tão manjado na hotelaria ali tão pertinho do mesmo cliente, assim gerando as desejadas receitas acessórias para equilibrar o caixa. “Cia. aérea existe para transportar as pessoas de um lugar para outro, com velocidade e segurança”, decretaram os marketeiros, sob o olhar desatento (pelos motivos elencados) dos órgãos reguladores da economia norteamericana.
“Cia. aérea não é restaurante, não tem obrigação de transportar bagagens e nem de oferecer os melhores lugares no avião a quem reservar primeiro”, respondeu a equipe responsável pelo revenue management. Daí estava aberta a porta para a imaginação, que quando aplicada ao mercado sem regulação, pode transformar boas ideias em risco ao negócio. Acredito que o primeiro passo para organizar a cobrança dos serviços acessórios seria as cias. aéreas admitirem (será?) que são uma forma de obter receitas acessórias e, em seguida, padronizá-los. A padronização ajuda na regulação do mercado, permite comparação de preços e viabiliza a automatização do processo, fundamental para que o conceito dos serviços acessórios seja compreendido e aceito pela sociedade.
De outra forma, tende a permanecer a imagem de um serviço que apesar de ter valor agregado, foi inventado à revelia do consumidor, para arrecadar uns trocados a mais para as cias. aéreas, em detrimento de um relacionamento transparente e ganha-ganha. Cabe aqui a pergunta: Até quando as cias. aéreas estabelecerão novas regras de negócio sem considerar os agentes de viagens que distribuem o seu produto?

Fonte: http://blog.panrotas.com.br/distribuindoviagens/.

domingo, 29 de julho de 2012

Blog em vários idiomas!

Caros leitores do mundo inteiro, adicionei esta semana uma ferramenta interessantíssima ao blog, o tradutor automático de conteúdo. Basta clicar na bandeira do idioma desejado e aproveitar a leitura! 
Abraço a todos!

Dear readers og all world, this week I added an interesting tool to the blog, the automatic translator content. Just click on the flag of desired language and enjoy reading!

Regards to all!

Aspectos da oferta brasileira!

Caros leitores, muito interessante esta pesquisa da Confederação Nacional do Turismo realizada em 2011, principalmente no tocante ao custo dos serviços turísticos no Brasil e em particular as impressões dos visitantes sobre a Amazônia:

Na hora de o turista brasileiro decidir o destino de sua próxima viagem dentro do próprio país há pelo menos duas preocupações que podem pesar e, muito, na escolha do local a ser visitado: a hospitalidade e as condições socioeconômicas. Além disso, o custo pode levar à mudança para um roteiro internacional.
É o que aponta uma pesquisa encomendada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a CNTur (Confederação Nacional do Turismo). O levantamento foi feito no período de 9 de agosto a 29 de setembro do ano passado, quando foram ouvidas 100 pessoas de ambos os sexos das mais variadas idades das classes C e B em cinco localidades: Brasília, São Paulo, Belém, Porto Alegre e Salvador.
Na escolha do Nordeste foi apontada como favorável o contato com o sol, a praia e a boa hospitalidade da população. Mas muitos classificaram como desagradável estar diante das desigualdades sociais em um momento de lazer.
Já que no refere ao Sul do país, a pesquisa mostrou que o turista vê com simpatia a possibilidade de desfrutar do clima frio e, eventualmente, do cenário de neve bem como de cidades limpas e organizadas. Também foi destaque a alta expectativa em torno da qualidade de serviços a serem encontrados nessa região. No entanto, ficou evidente o ponto negativo da "pouca hospitalidade e receptividade da população", ao que foi atribuído à influência das culturas europeias.

Pedro Carrilho/Folhapress
Praia de Copacabana; Rio é cidade que mais recebe eventos internacionais no Brasil
 
Praia de Copacabana; Rio é cidade que mais recebe eventos internacionais no Brasil

No Sudeste, entre as preferências estão a culinária mineira e a diversidade de oferta sobre o que fazer na capital paulista. Quanto ao Norte do país, prevaleceu a vinculação dessa localidade com a exuberante natureza da Amazônia e de aspectos exóticos como a população indígena. A ressalva é a de se estar sujeito ao cansaço e a estresse pela falta de infraestrutura e dificuldade de locomoção.
O levantamento mostrou ainda que existem nichos a serem explorados nos mais variados segmentos que inclui entre outros o ecoturismo e turismo de aventura; cultural; religioso; turismo de estudos e intercâmbios e rural. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, entre os desafios do setor está o de reduzir os custos para diminuir os preços sob pena de as empresas perderem clientes para opções mais baratas fora do país. Para a CNTur a pesquisa deve auxiliar os empresários a tomar decisões de investimentos nesse momento que antecede à Copa do Mundo, em 2014 e, às Olimpíadas, em 2016. Dados do CNTur indicam que o setor tem em torno de 2 milhões de empresas com uma participação de 3,6% no PIB (Produto Interno Bruto) e obteve um faturamento, em 2011, de R$ 127 bilhões. Apesar disso, conforme os dados, enquanto o Brasil recebe 5 milhões de turistas estrangeiros, na Ucrânia, esse número é mais de quatro vezes maior, atingindo os 21 milhões.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1119151-pesquisa-aponta-que-turismo-interno-enfrenta-barreiras-no-brasil.shtml.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Curiosidades da Amazônia: frutas!

Este vídeo é uma delícia, mostra um pouco das frutas amazônicas, entre as mais de 100 comestíveis disponíveis nas matas da região. Na sua próxima visita a Amazônia, não deixe de curtir nossas exóticas frutas regionais:
Vídeo: Amazonsat.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Maquete Eletrônica do Novo Aeroporto de Manaus!

Caros leitores, segue o vídeo de modernização do Aeroporto Internacional de Manaus. Em breve, uma considerável melhoria nas condições operacionais e de qualidade nos serviços num dos mais importantes terminais da Amazônia.

Fonte: Infraero.

Pernambuco: concorrentes se adiantam!

Os concorrentes estão adiantados, assim como Fortaleza, no Ceará, a cidade de Recife, em Permambuco, está com obras aceleradas para revitalização de sua área portuária para a recepção de cruzeiros marítimos até 2014. Enquanto isso na Amazônia, vamos receber nossos cruzeiristas como sempre, em embarcações de madeira, em portos sujos, com insegurança e com baixíssima qualidade, sem contar a possibilidade de intervenção por questões alfandegárias. Vejamos as fotos:
Após o lançamento do edital para a reforma e constru- ção da Sala Recife, há mais de um ano, as obras no Porto de Recife, seguem em ritmo considerável. O investimento, do governo do estado pernambucano, tem como objetivo, além de revitalizar a área, aumentar a infraestrutura da cidade para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que terá a cidade como uma de suas sedes. O projeto, que terá como resultado final uma área para recepção dos passageiros dos navios de cruzeiro com cerca de 2 mil metros quadrados, representa um investimento de 21,8 milhões de reais, e deve ficar pronto em Outubro de 2013, vários meses antes da Copa. O Terminal 7, reformado e entregue no início de 2010, terá a sala de embarque e desembarque com esteiras rotativas, além de um espaço de lazer e de serviços, com praça de alimentação e lojas, e se somará a Sala Recife, na recepção destes passageiros. Nessa, que está sendo erguida ao lado, haverá uma área de 900 m² ligada ao terminal por uma passarela suspensa, e que o auxiliará em suas operações.Em seus três pavimentos, haverá, além de vagas de estacionamento coberto, as salas e postos avançados da Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa, uma grande arena, espaço de recepção e acolhida dos visitantes. O projeto arquitetônico da Sala Recife, foi elaborado em 2008, pelo escritório de Moisés Andrade, que na época, disse ter projeto de um "edifício de passagem". “Quem chega de navio quer conhecer a cidade, quem embarca quer conhecer outras partes do mundo. Ninguém deseja ficar no Terminal Marítimo. É um local de permanência mínima e que precisa ser acolhedor e eficiente”, ressaltou. A verba para reforma e construção do Terminal Marítimo do Porto do Recife é do governo federal, e foi obtida através da Secretaria Especial de Portos. Estão sendo investidos R$ 900 milhões, do PAC da Copa, na reestruturação de sete portos de cidades (Santos, Natal, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Manaus, que irão sediar o mundial em 2014. Pernambuco é o segundo estado brasileiro a lançar edital. Antes, com 1,6 milhão, também provenientes do governo federal, em Maio de 2010, o Terminal 7 já havia sido reformado, através de uma parceria entre governo do estado e o Ministério do Turismo.
 



Fotos e texto: Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Governo de Pernambuco. e Imagens (©) Copyright Diogo Kyrillos, com exclusividade para o blog WorldCruises.com. Editado por Fabio Romero.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Soft In Plus: ótimo custo benefício!

Belém, no Pará, era tida como uma cidade muito cara para estadias prolongadas, com diárias superiores a R$ 200,00 nos hotéis mais tradicionais, era um desafio para agentes de viagens vender o destino. Nos últimos anos, esta realidade vem mudando, com a inauguraçaõ de novos empreendimentos hoteleiros de baixo/médio custo, como o Soft In Plus, que oferecem um execelente custo/benefício em pleno centro da cidade. Vale a pena conferir:
O hotel esta localizado a 200m da praça Batista Campos, com diversas atrações turísticas, bares, restaurantes, supermercados e shopping centers a poucos metros do empreendimento.

Aeroporto de Santarém: reforma em agosto!

A Infraero emitiu a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros e estacionamento do Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca, no Pará. Os investimentos para os trabalhos, que têm prazo estimado de execução de 300 dias, serão de R$ 6,3 milhões. O documento foi assinado na semana passada (quinta-feira, dia 19), e o começo das obras está previsto para o próximo mês.

O contrato prevê a ampliação da sala de desembarque e do saguão do terminal, assim como a construção de nova sala de embarque e adaptações para aperfeiçoar a acessibilidade do espaço para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O estacionamento, por sua vez, terá sua área aumentada em 4,8 mil m².

As reformas incluem a substituição da cobertura e do forro do terminal, tratamento e pintura das paredes e revitalização das fachadas. Serão instaladas marquises metálicas, novos sanitários e nova sinalização no terminal de passageiros, estacionamento e nas vias externas. As instalações elétricas, hidrossanitárias e eletrônicas também passarão por modernização.

Fonte: Panrotas e Infraero.

Comentários: Ufa, o sufoco em Santarém está com os dias contados. Esperamos que as obras siguam no prazo previsto e para os próximos anos teremos um ótimo aeroporto para receber dezenas de turistas no interior da amazônia, possibilitando o aumento da demanda e do número de voos. Contudo, apenas uma ressalva, tanto em Santarém quanto em Marabá, assim como em Belém e Manaus, a Infraero precisa já considerar o aumento dos pátios de aeronaves. Conforme diversos estudos, estes aeroportos já apresentam, em alguns momentos do dia-a-dia operacional, saturação nos pátios, com falta de espaço para novas aeronaves, diminuindo as possbilidades de crescimento. Pequenos atrasos, causados por chuva e problemas no embarque, podem prolongar a estada das aeronaves, causando falta de espaço para os voos seguintes. Pergunta: como receberemos novos voos durante os grandes eventos sem espaço?   

domingo, 15 de julho de 2012

Belém e encontro dos rios!

A cidade de Belém reserva gratas surpresas no seu intenso entorno verde. Na minha recente viagem ao Rio de Janeiro, tirei algumas fotos interessantes, das quais mostrarei duas a vocês, que virão atrações nos sobrevoos que fazemos pela região:

Quem decola de Belém em direção ao centro-sul do Brasil, se estiver sentado a direita do avião, terá esta paisagem como pano de fundo... percebam o contraste do perímetro urbano do centro de Belém com os rios do entorno e o verde da ilha das Onças ao fundo. Na direção da fina camada de nuvens, no topo da imagem, esta a grande Ilha de Marajó.

Continuando nosso sobrevoo nas regiões próximas a Belém, uma outra imagem interessante é o encontro dos rios Moju (abaixo) e Acará, que correm em diração a Baía do Guajará, em frente a Belém, há poucos quilômetros deste ponto. Notem na imagem, o triângulo formado pelas pontes do complexo viário da Alça Viária que liga a Região Metropolitana de Belém aos municípios do sul do Pará, Barcarena, Abaetetuba e o porto de Vila do Conde. Cada ponte tem aproximadamente 1km de extensão. Esta vista nos revela também a dificuldade de se construir estradas na Amazônia, pois além de longas distâncias a serem percorridas, existem muitos rios a serem atravessados, às vezes uns próximos dos outros, tornando os custos elevadíssimos de construção e manutenção.


sábado, 14 de julho de 2012

Chuva em ângulos!

Uma forte chuva na Amazônia pode impressionar até os mais acostumados moradores locais como eu, mas é sempre imperdível ver a chuva chegando, sentir a mundança no ar, a umidade quente e abafada, além de ouvir, às vezes perto, às vezes longe, os trovões. Na foto abaixo, tirada na rua onde moro, momentos antes dos primeiros pingos cairem:
Notem as nuvens frontais ameaçadoras dominando todo o horizonte e a forte chuva logo em seguida... cheguei em casa molhado ;). Interessante que nas paredes das residências o sol ainda brilhava forte quando as primeiras gotas caíram, formando um intenso arco-íris.
A mesma chuva provoca um efeito muito bonito nas praças da cidade, como a Batista Campos. As fotos a seguir foram tiradas do restaurante Resto Privilage, um dos melhores da cidade. Boa comida, uma boa chuva... combinam com uma boa rede...

American em Manaus: Voo inaugural!

Ontem dia 14 de junho de 2012 foi um dia marcante por acontecer o tão falado e esperado voo inaugural da American Airlines em Manaus. O voo procedente de Miami tocou o solo manauara às 22:10(Horário local), com 15 minutos adiantado segundo o horário que constava no site da empresa. A aeronave está configurada para 160 assentos sendo 16 na executiva e 144 da econômica, e chegaram em Manaus totalmente ocupados. Nesta noite maravilhosa também ocorreu uma grande comemoração em frente ao portão em que a empresa estava desembarcando e contou com brindes aos passageiros, bebidas à vontade e apresentações de cantor e dançarinos(as) do Boi Bumbá. Por conta desta comemoração o voo saiu com alguns minutos de atraso. Esperamos que este voo seja um sucesso!
Bombons regionais sendo servidos aos passageiros.

Comandante da aeronave
Foto: Helson Farias.

Fonte: Manaus Spotter

Voando no A380!

Caros leitores, ainda não tive oportunidade de voar na maior aeronave do mundo, o Aurbus A380. Quem sabe em breve! Contudo, segue um Flight Report desta interessante experiência:
Fiz dois vôos no A380, pela Emirates Airlines. Como vocês já devem ter acompanhado aqui também no MD, a Emirates está entre as 10 melhores companhias aéreas do mundo. Apesar de não ser o foco da publicação, aproveitarei a ocasião também para descrever um pouco sobre as impressões que tive dos serviços deles...

Meus voos foram de Dubai para Johanesburgo, e de Johanesburgo para Dubai, sendo 9h de voo cada trecho. Algo importante a comentar foi que fiz esses voos como parte de uma conexão meio maluca. Na verdade, saí de Guarulhos e meu destino final seria Dubai. Na compra dos bilhetes, eu teria opção de não precisar voltar até Johanesburgo para ficar em Dubai. Mas como vi na descrição detalhada dos voos que essa ida e volta “extra” a Johanesburgo seria feita em um A380 e sem custo adicional, não pensei duas vezes (entendam: fui para Dubai, voltei no mapa para Johanesburgo, e depois retornei para Dubai seguidamente só para voar no grandão). Com isso, encarei 18h de voo a mais, o que, pelo menos para mim, valeu, e muito, à pena. Vocês precisavam ver a cara da atendente da Emirates quando expliquei no check-in que havia escolhido aquele trecho adicional de propósito. Ela até chegou a perguntar mais de uma vez: “o senhor tem certeza que não quer ficar de uma vez em Dubai?”. Que nada! Fui, e animado! Isso é que é espírito de viajante, não é? Os serviços da Emirates foram impecáveis. Não tive atrasos em nenhum dos vôos e fui cordialmente atendido em todos os procedimentos de check-in. Uma particularidade do A380 é que a gente já fica boquiaberto logo de cara na sala de embarque em função da quantidade de passageiros esperando para embarcar no mesmo voo. Com isso, no momento da entrada, formam-se aquelas grandes filas, mas que rapidamente se esvaziam pela eficiência do pessoal de atendimento da companhia (não posso negar). Algo diferente também que vale à pena comentar é que o embarque da classe Executiva é feito por uma passarela separada. No A380, a Executiva e a Primeira classe ficam no andar de cima do avião, que conta com sala de estar, ambiente Lounge e muitas outras regalias. Infelizmente, conforto assim ainda é para poucos, e não era o meu caso, que também estava a trabalho. Mas reclamar do quê, não é?
Ainda mais espantados ficamos ao olhar pela primeira vez para aquele “monstro” de avião na pista. Também pudera, para se ter uma idéia melhor da grandiosidade do cara, seu projeto de construção levou mais de 10 anos, com custo superior a R$ 35 bilhões. É tão grande que os funcionários que cuidam do procedimento de manutenção da aeronave ficam minúsculos próximos das “pequeninas” turbinas da máquina. E como também já relatou o MD, para um bicho desses aterrissar em Guarulhos hoje é preciso parar todo o aeroporto.
Agora vamos falar do interior. Os aviões de ambos os voos eram bastante novos. Achei a limpeza também valorizável. O A380 comporta de 525 (três classes) a 845 (uma classe) passageiros, com um comprimento na horizontal de quase 73m, e de 24m na vertical. No meu caso, peguei nos dois voos o avião que era dividido nas três classes. No andar debaixo, o avião possuía uma fileira central de quatro cadeiras que se estendia por 3 diferentes salões internos. Nas laterais, havia outras duas fileiras (uma de cada lado) com 3 cadeiras também, se estendendo por todo o avião. Transitei por ele algumas vezes para ter ideia do tamanho, e achei tranquilo o deslocamento, apesar dos corredores meio apertados (como nos outros modelos de aviões comerciais). Há banheiros nas partes dianteira e traseira, e também nos meios da aeronave.
Outra particularidade que achei bastante interessante é que a tripulação de cabine deles, além de muitíssimo educada, é fluente em vários idiomas. Mesmo num voo saindo de países que não têm nada a ver com o nosso, você certamente achará algum comissário que fale o português. Além disso, apesar das dimensões diferenciadas, os procedimentos de bordo no A380 são os convencionais, com exceção da parte diferenciada em relação ao número e localização das portas de emergência.
Foram servidas refeições muito fartas durante os dois voos, quase que no mesmo padrão e horários. Pouco tempo depois da entrada, serviram vinho (que era à vontade) e aperitivos. Cerca de duas ou três horas mais tarde, serviram uma refeição completa, em que poderíamos escolher entre carne vermelha ou massa. Os talheres eram de metal e os complementos (manteiga, queijo, biscoito e chocolate) bem gostosos. Ah, um detalhe, algum tempo antes da refeição era passado um menu para que todos os passageiros fizessem a escolha do prato principal, da salada e da sobremesa (e isso mesmo na classe Econômica). Para finalizar, serviram um lanche com novos aperitivos e mais chocolate (que era à vontade para quem quisesse).
Ainda sobre o serviço de bordo, algo que gostei demais também (e ainda não havia visto) era um conjunto de 3 etiquetas que eles distribuem logo após o embarque. Elas servem para você colar no seu assento caso queira ser acordado no momento das refeições, na hora que forem passar o Duty free, ou então no caso em que você não queira ser perturbado durante o voo. Gostei demais daquilo, pois vira e mexe eu simplesmente “apago” dentro dos vôos e acabo ficando com fome. O avião é mesmo enorme. A gente fica meio besta com a quantidade de cadeiras. Elas não são lá um leito, mas já são diferenciadas em relação às companhias de menos estrelas (o estofado é bom e até mesmo aquelas das últimas posições são reclináveis). Um detalhe que achei bastante legal também foi que em todas elas havia tomadas e conectores USB. Aproveito a deixa então para comentar sobre o serviço de entretenimento do A380. Para quem não conhece, o sistema da Emirates se chama ICE e funciona no esquema “on demand” (cada passageiro escolhe o que quer ver). Achei ótimo. Há opções de filmes bastante atuais e mais de 1000 canais com programação específica sobre viagens, negócios, cultura, entretenimento etc.; além de jogos, músicas e informações tradicionais sobre o voo. Como ponto negativo para alguns, fica o fato de alguns filmes mais novos do cartaz não possuírem legendas em português. Outra coisa impressionante é que apesar das dimensões os pousos e aterrissagens foram surpreendentemente confortáveis. E também não tive problema algum com a retirada de bagagens. Aliás, ainda fico sonhando aqui com o dia em que nossos aeroportos poderão ter um sistema de retirada de bagagens tão modernos e eficientes quantos os de Dubai. Uma última dica: minhas horas de espera pelos vôos no A380 no aeroporto de Dubai foram amplamente compensatórias. Além de ter ganhado uma refeição da Emirates (pelo intervalo de espera ser superior a 4 horas), o aeroporto de Dubai é lindíssimo. O terminal exclusivo da Emirates parece um shopping de luxo. A moçada que é fã de lugares modernos (além de compras) e for passar por lá não pode deixar de reservar um bom tempo para admirar os seus interiores. Aproveito a deixa para sugerir ao MD que abra uma série específica também para a gente destrinchar os aeroportos (falar da infraestrutura, localização, serviços de cada um etc.).



Enfim, se um dia eu tiver nova oportunidade, voarei novamente de Emirates. E se puder ser em um A380, melhor ainda.

Fonte: texto orignal em http://www.melhoresdestinos.com.br/avaliacao-emirates-a-380.html, via blog Direto da Pista, com edição de Fábio Romero.

Aeromexico e Rio!

Registrado, passando por Belém no mês de julho: o Embraer 170 da Aeroméxico, num voo de traslado para a Cidade do México:
Foto: Fabiano Ferreira, via Comunidade Orkut Aeroporto Internacional de Belém!

E também, o Boeing 767-200F da Rio Linhas Aéreas (Carga):
Foto: Fabio Romero

Aeroporto de Belém entre os melhores!

Pesquisa aponta Belém como o primeiro da Rede Infraero A Pesquisa de Satisfação e Avaliação de Imagem e Qualidade dos Serviços Prestados apontou, dentre todos os itens pesquisados, o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro como o melhor da Rede Infraero
Realizada em 37 aeroportos administrados pela Infraero, a pesquisa teve o objetivo de aferir o grau de satisfação e imagem percebida pelos usuários da Infraero, contribuindo na melhoria da gestão da empresa, tendo como público-alvo os passageiros (origem e conexão), clientes carga, pilotos, concessionários, empresas aéreas e população de áreas vizinhas dos aeroportos.
Nesta segunda-feira, 9 de julho, o superintendente Samuel Lima Sales reuniu os empregados para divulgar a pesquisa. “O resultado da referida pesquisa não poderia ser melhor. Isso é muito significativo e reflete o excelente resultado e integração dos trabalhos da equipe do SBBE e SRNO, feito com muito sacrifício, dedicação, humildade e amor. Vocês são maravilhosos, fica aqui o meu especial agradecimento e admiração por vocês. Esse foi o primeiro e importante passo para consolidar a imagem positiva do aeroporto junto à sociedade, mas certamente é apenas o início de um caminho, pois o difícil não é estar entre os bons, mas é muito mais difícil nos manter na excelência, para tanto o aeroporto irá preparar um plano de ação como forma de melhorar os itens não foram tão bem avaliados.” Para o superintendente Regional do Norte – SRNO, Paulo Roberto Pereira da Costa, esse resultado reflete o comprometimento dos empregados de Belém em prol da melhoria dos serviços prestados aos clientes e usuários do aeroporto

Fonte: Comunição Interna da Infraero

Parabens a equipe da Infraero de Belém pela premiação! Mas, nas sabias palavras do Superintendente, "para continuar no topo, o trabalho é ainda mais arduo". Continuem melhorando o maior e mais movimentado aeroporto da rede na Amazônia!

Oyster e Atakan: cruzeiros pelo Marajó!

A Oyster e a Atakan lançaram novas opções de cruzeiros pela Foz do Rio Amazonas e Ilha de Marajó, com tudo incluído e noites temáticas. Vale a pena conferir, produto inédito para esta região. Sucesso as operadoras...

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Curso de Guia de Turismo - SENAC-PA!

O SENAC-Pa - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está lançando uma nova turma de Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul. Veja a capa do folder e a folha referente ao Curso Técnico de Guia de Turismo:


Serviço:
Curso: Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul
Inscrição: a partir de 1º de junho 2012
Início das aulas previsto: 6 de agosto 2012
Período das aulas: noturno
Duração: 1 ano e 3 meses
Informações: 4009-6805 / 06
Mensalidades / investimento: R$ 200,00, incluindo parte das viagens a serem realizadas
Mercado: em expansão para guia regional, nacional e internacional e, principalmente, que domine pelo menos inglês, além de francês e espanhol.

Importante:
- Mesmo sendo a noite, o curso inclui viagens e visitas técnicas feitas durante o dia, programas previamente pela coordenação da instituição!

Passaram por Belém e Manaus!

Caros leitores, para os apaixonados por aviação, seguem alguns registros de aeronaves em Belém e Manaus:
 Embraer 190-100 PT-TSB em Manaus
Aerosvít - Ucrãnia
Foto por Luíz Fernandes Farias via
Blog Movimento Operacional, via blog Spotter Manaus

Airbus A319 em Belém
TAM - Brasil
Foto: Comunidade Orkut Aeroporto Internacional de Belém
 

 Embraer 190-100 em Belém. Linda foto da aeronave, preparando-se para a decolagem.
Aerosvít - Ucrãnia
Foto por Caio Carvalho, via Comunidade Orkut Aeroporto Internacional de Belém

 Embraer 190-100 em Belém. No ponte 6, abastecendo. Olha a chuva!
Aerosvít - Ucrãnia
Foto por Leonardo Carvalho, via Comunidade Orkut Aeroporto Internacional de Belém

sábado, 7 de julho de 2012

Natal em Benevides já lançado!

Já esta circulando a programação de Natal mais sustentável e original da Amazônia, a realizada em Benevides - Pará, a cerca de 30km do centro de Belém. Vale a pena conferir!

Lá próximo, no distrito de Benfica, ainda dá para aproveitar e fazer um passeio pelos rios da região:

Equinócio de Primavera!

O Amapá se prepara para mais uma edição do festival Equinócio de Primavera: Astronomia no Meio do Mundo!

Torneio de Pesca em Tucuruí!

Vem aí mais uma edição do famoso torneio de pesca de Tucuruí:

Brasil, muito caro!

Nem é preciso ser matemático ou economista para fazer as contas e verificar que São Paulo e Rio estão entre as mais caras metrópoles do mundo. Também não é preciso ser especialista em turismo para constatar porque o Brasil está fora do fluxo turístico mundial, estagnado há anos na marca de 5 milhões de turistas estrangeiros/ano enquanto, no mesmo espaço de tempo, a França recebe 80 milhões de viajantes de outros países; a Espanha, 70 milhões; a Itália e os EUA cerca de 50 milhões cada. Para colocar números nessa chaga que é a incapacidade do país receber visitantes estrangeiros e no descaso com que o governo federal trata o turismo brasileiro, basta checar os números divulgados pela consultoria Mercer divulgados neste mês: São Paulo é a 12a. cidade mais cara do mundo; o Rio, a 13a.
Tóquio, é verdade, está no topo desta lista e é, de acordo com a pesquisa, a metrópole mais cara do mundo. Mas lá não tem flanelinha, nem cracolândia, nem arrastão em restaurante. As ruas e as calçadas são impecáveis, o transporte público é lotado mas funciona e não se cobra gorjeta em lugar nenhum, expediente que os japoneses consideram ofensivo, ainda que carreguem as suas malas, sirvam sua mesa etc.
Tal estudo coloca Nova York como a 33a. mais cara metrópole do planeta, 20 posições abaixo do Rio. E, em matéria de serviços de turismo, hotéis e compras, nem de longe dá para comparar a Big Apple com São Paulo ou com o Rio… Salvo cidades convulsionadas pela política, caso de Caracas, a 29a. mais cara dessa ranking, que subiu 22 posições desde o ano passado embalada pelas fanfarronices de Hugo Chavez, a lista tem sua lógica: metrópoles mais chiques e eficientes são mais caras. E tem ainda o caso bizarro de Luanda, onde o desabastecimento e a insegurança também campeiam e que se deslocou para o 2o. lugar, abaixo só de Tóquio.
A pesquisa da Mercer, divulgada dia 11, leva em conta preços de transporte, habitação, alimentos, entretenimento, que são mais relacionados ao segmento de turismo, e, também, artigos do lar e vestuário. A cotação das moedas locais em relação ao dólar influi na avaliação –e é preciso lembrar que, entre nós, a moeda norte-americana valorizou-se de um patamar ao redor de R$ 1,80, onde ficou por um bom tempo, para cerca de R$ 2, nos dias de hoje.
Também para o brasileiro, a saída tem sido Cumbica, Galeão e areportos internacionais, pois há casos em que fazer turismo no exterior é bem mais em conta do que viajar pelo Brasil. E há tarifas promocionais bem em conta para ir para os EUA e Europa, por até por menos de US$ 1.000, isso em companhias aéreas de primeira linha.
Como para o brasileiro sempre dá para piorar, o governo federal recém aumentou o IOF para compras no exterior. Quem usa cartão de crédito (e quem não usa?) tomou um susto com o aumento da alíquota desse imposto de 2,38% para 6,38%. Mais uma mordida no bolso do brasileiro que deve engordar o repasto do leão da Receita em estimados R$ 802 milhões/ano. A solução passou a ser viajar com dinheiro vivo, como se fazia antigamente, aumentando o risco de ser roubado. Ou com cartões pré-pagos, o chamado “travel money”.
Aqui, onde os impostos são escorchantes e a insegurança campeia, vive-se um dia a dia de aeroportos sucateados, faltam de trens para chegar a eles, e as tarifas, bem caras, geralmente estão aquém da qualidade dos serviços oferecidos… Dá para fazer bonito na Copa do Mundo e nas Olimpíadas a despeito de preços altos e problemas como esses?

Fonte: Silvio Ciotti, http://blogdoturismo.blogfolha.uol.com.br/2012/06/22/alem-de-inseguras-sp-e-rio-estao-carissimas/.

Para os portos amazônicos nada!

O governo federal, por meio da Secretaria de Portos, liberou R$ 581 milhões para o pagamento de obras que já estão em andamento ou em processo licitatório. O decreto que permitiu o aumento de capital social da Companhia Docas de sete Estados foi publicado na última terça-feira, no Diário Oficial da União. Segundo a Secretaria de Portos, entre as obras que receberam os recursos estão os terminais de passageiros dos portos de Salvador (R$ 18 milhões), Fortaleza (R$ 79,5 milhões) e Natal (R$ 30,5 milhões). Também estão na lista a construção de três píeres de atracação no Porto do Rio de Janeiro, que receberá R$ 133 milhões, e o alinhamento de cais no Porto de Santos, com R$ 79,9 milhões.

Pelo decreto, o governo autoriza o aumento do capital social com a emissão de novas ações, mediante créditos da União consignados no Orçamento Geral. Os maiores valores são para a Companhia Docas do Rio de Janeiro, com aporte máximo de R$ 228,8 milhões e a Companhia Docas do Estado de São Paulo, até o montante de R$ 129,9 milhões. O aumento de capital deverá ser aprovado por assembleia geral de acionistas.

Fonte: Agência Brasil.

Comentários: Para os portos amazônicos nada! Creio que vamos esperar ainda mais de uma década até possuirmos melhor estrutura em nossos portos para receber passageiros de cruzeiros, além de oferecer melhores serviços aos usuários atuais. Santarém, Marajó, Manaus, Macapá e Parintins são cidades que possuem importantes fluxos locais e turísticos de passageiros e possuem portos precários. Atenção senhores governantes!

Um Gol diferente!

Esta voando por aí uma nova aeronave temática da Gol, o "Smile", esperamos vê-la pelos céus da Amazônia.
Foto: Lucas Ulhoa, via Airliners.net.

Parintins: mapa turístico bilíngue!

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, ao lado da presidente da Amazonastur, Oreni Braga (foto divulgação)

A Amazonastur lançou ontem (quinta-feira, dia 28 de junho) o Mapa Turístico e Ilustrado de Parintins. A ferramenta é bilíngue (português e inglês) e está disponível gratuitamente nos hotéis e nas pousadas cadastradas no Cadastur, e no Centro de Atendimento ao Turista de Parintins (CAT). O mapa tem o objetivo de orientar o turista antes, durante e depois do Festival Folclórico de Parintins. “Temos a certeza que essa ferramenta vai ajudar ainda mais a promover o nosso município”, disse o prefeito, Bi Garcia.
De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a criação do Mapa Turístico de Parintins vem suprir uma necessidade apontada pelas pesquisas que o governo realiza há oito anos no município. “Essa ferramenta foi discutida exaustivamente com a comunidade parintinense e temos a certeza fizemos o melhor”, disse Oreni. Além dos principais pontos turístico do município amazonense, o mapa é um roteiro completo da Ilha Tupinambarana. “Parintins é uma das 65 cidades brasileiras consideradas indutoras do turismo e o mapa só vem consolidar ainda mais esse destino”, completou a titular da Amazonastur. O Mapa Turístico e Ilustrado de Parintins é a terceira ferramenta dessa linha que o governo do Amazonas lança. Os primeiros foram o do Amazonas e de Manaus.

Fonte: Panrotas e Amazonastur

Comentários: Fica o exemplo do Amazonas para os demais estados da Amazônia e municípios do interior da região. Recentemente, por exemplo, durante a realização da VI Fita - Feira Internacional de Turismo da Amazônia, em Belém no Pará, a maioria das empresas e dos municípios que publicaram materiais novos, os mesmos estavam somente em português. Para quem vai receber uma Copa e uma Olimpíada, é muito pouco.

Las Vegas a partir de Manaus!



foto por Fábio Duarte
Os manauenses, amantes de cassinos, têm um novo rumo para suas apostas. A partir da próxima quarta-feira (27/06), a Copa Airlines vai disponibilizar voos para Las Vegas, nos Estados Unidos, com partida de Manaus. Após escala na cidade do Panamá, os passageiros seguem ao local de destino sem a necessidade de trocar de aeronave.

Os voos serão operados nas aeronaves Boeing 737-700, que tem capacidade para 124 passageiros, 12 localizados na classe executiva e 112 na econômica. Em cinco frequências semanais, as viagens devem ter, aproximadamente, cinco horas. Além de Manaus, a Copa também oferta o mesmo serviço nas capitais de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Coordenador da companhia panamenha no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, Leandro Horta destacou que há uma perspectiva de que as frequências aumentem, especialmente quando o projeto inicial era de apenas quatro dias da semana. De acordo com ele, em virtude da procura, os representantes adicionaram mais um dia propício para viagem.
Em virtude da nova operação, Horta comentou que os passageiros seguem ao destino sem precisar trocar de aeronaves no Panamá, país que funciona como o centro de conexões de todos os voos da companhia. "O país é o nosso hub de distribuição", frisou. Responsável pela companhia na capital amazonense, Maria Cardoso comentou que a iniciativa impulsionará ainda mais a escolha do manauense pelo destino, especialmente quando muitos deles optam pela região americana para curtir as férias. "A cidade é destaque na variedade de hotéis e cassinos", considerou.
Fonte: Spotter Manaus. * Essa matéria foi extraída do Jornal Em Tempo coluna Folhainvest.