Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 28 de abril de 2012

Cruzeiristas no Amazonas

A chegada do transatlântico alemão MS Bremen no Porto de Manaus, na manhã de hoje, marcou o fim da temporada de cruzeiros no Amazonas. Totalizando 24 navios e uma movimentação de cerca de 25,1 mil turistas estrangeiros e brasileiros, esta temporada (de outubro de 2011 a abril de 2012) cresceu 27% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 19,7 mil turistas passaram pelo Estado.

O navio MS Bremen ficará até o início da madrugada de amanhã (sábado, dia 28). Segundo o operador de turismo, Daniel Barreto, o cruzeiro trouxe uma das menores parcelas de passageiros dessa temporada, 240 visitantes. “Cada passageiro desse navio pagou em média R$ 25 mil pelo cruzeiro. A maioria é empresário ou aposentado. Cada um deixará em média R$ 560, valor gasto com alimentação, artesanato e passeios turísticos”, pondera Barreto.

Conforme o levantamento da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com a chegada do navio alemão, a temporada totalizou uma injeção de cerca de R$ 15 milhões na economia do Amazonas, volume 15% maior o volume injetado na temporada passada, que foi da ordem de R$ 13 milhões. Para a próxima temporada, que inicia em outubro deste ano, a Amazonastur tem a expectativa que o Amazonas receba pelo menos 29 cruzeiros nacionais e internacionais.

Fonte: Panrotas

Comentários: atenção governos, um dos segmentos de maior expansão na Amazônia atualmente, com uma grande quantidade de recursos e impostos injetados na economia, sem grande retorno em investimentos na infraestrutura portuária.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Avianca no Círio

A Avianca pretende em breve operar em Belém, na rota São Paulo (Guarulhos) - Brasília - Belém. A promessa ficou para outubro, um ótimo mês para estrear, altíssima demanda em pleno Círio de Nazaré. A rota proposta pela companhia é bastante concorrida, esperamos que venha com bons preços. Viva a concorrência!
A aeronave a ser utilizada pela empresa será o Fokker 100/MK28:
Foto: Lucas Coacci, em www.cnfaovivo.blogspot.com

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Amazônia Gay...

Não só São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador tem se destacado como destino gay no Brasil; a Amazônia vem também abrindo espaço neste importante nicho de mercado. Segue o cartaz de uma agência carioca focada neste seguimento, promovendo uma festa LGBTS na "selva" durante o feriado do trabalho. O evento ocorrerá em Manaus:
Cartaz e mais informações em: http://www.gaytravelbrasil.com/pt_pantanalgay.html

Melhorias em Salinas

A praia do Atalaia, em Salinas, no Polo Amazônia Atlântica no Pará, ganhará melhores acessos em breve. O governo do estado tem asfaltado as ruas da região e promete um novo acesso a praia. Esperamos que também sai o ordenamento público das barracas, com ampliação da estrutura de atendimento e sobretudo da qualidade dos serviços prestados na praia. Seguem as fotos da obra:

Turismólogo com orgulho

domingo, 22 de abril de 2012

Turismo de Cruzeiros

Como há anos não se via, o Governo do Pará publicou um excelente vídeo institucional sobre o turismo de cruzeiros no Pará, mostrando a importancia do setor e a inserção social da atividade, como a geração de empregos e a necessidade de participação da população na receptividade ao turista. Segue o vídeo abaixo: 


Contudo, aproveitando os números positivos do setor - afinal foram aproximadamente 20 mil cruzeiristas que passaram nesta temporada somente em Belém, com escalas duplas, pernoites e até estada durante feriados prolongados, o Governo poderia considerar a melhoria da infraestrutura das cidades de Belém e Santarém para receber este tipo de operação. O vídeo bem mostrou que, apesar da felicidade do turista em chegar na Amazônia, o porto de Icoaraci (um dos locais de desembarque dos cruzeiros em Belém) não é um dos mais bonitos e seguros para receber cruzeiristas. 

Bragança no Faustão...

Realmente, uma das maiores emissoras da América Latina resolveu dedicar parte de suas produções para a Amazônia. Adoro a concorrência, afinal quem começou o movimento foi a Bandeirante e, principalmente, a TV Record. Filmes, séries, novelas, inserções... o Brasil conhecendo melhor o norte do Brasil. Neste domingo, a cidade paraense Bragança, localizada no Nordeste do Pará, na chamada zona bragantina, estará no Domigão do Faustão, no quadro Dança da Galera:'

Tendências: Gol suspende serviço de bordo!

A Gol suspendeu o serviço de bordo gratuito em seus voos. A empresa prevê que até o final do semestre haverá a implantação do serviço pago na maior parte das rotas com duração acima de 1h15. Entre os produtos vendidos no voo estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar.

Veja abaixo o comunicado da Gol em relação a cobrança do serviço de bordo:

"A Gol informa que desde o dia 16 de março suspendeu o serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço de bordo pago. O novo sistema vem em linha com o plano de negócios da Gol e é amplamente utilizado em companhias americanas e europeias. Hoje, cerca de 180 voos da companhia possuem o serviço de bordo pago. O projeto esta em plena expansão e prevê, até o final deste semestre, a implantação na maior parte das rotas com duração acima de 1h15 de voo. O serviço de venda a bordo foi implantado pela Gol de forma pioneira em 2009.
Com o serviço de bordo pago o cliente tem mais facilidade e variedade de escolha para consumo durante o voo. Entre os produtos oferecidos estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, refrigerantes, sucos, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar. Os pagamentos são realizados a bordo, durante o voo, e por enquanto só podem ser feitos em dinheiro na moeda nacional. A companhia esta trabalhando para oferecer, em breve, a possibilidade de pagamento com cartões de crédito.

Fonte: Panrotas

Comentários: A Gol continua a sua crise de identidade, agora tentando voltar as origens. Começou low cost, depois tentou aproximar seus serviços da TAM, aí comprou a Varig, para fazer o que exatamente, ninguém sabe? A venda de serviço a bordo não é nenhum novidade, mas qual a real estratégia da Gol e as consequências disso, só tempo dirá. Um coisa continua certa, as tarifas ainda são parecidas com as "tradicionais". Espera-se que a introdução de serviço pago a bordo reflita em tarifas menores, afinal se for para comer amendoim com refrigerante e sucos de segunda linha, creio que grande parte dos passageiros preferirá pagar por tarifas menores.

sábado, 21 de abril de 2012

sexta-feira, 20 de abril de 2012

TNT - dramatic

Galera, muito legal este vídeo, a canal de tv paga TNT mostrou como se vende uma boa programação...
Fiquei pensando nas aplicações para o Turismo e para a Amazônia... imaginei um cenário com selva, ou barcos, efeito de chuva... muito interessante...

Parceria para cruzeiros no Amazonas


Segundo Mário Ferreira, presidente do grupo, o objectivo é criar uma 'joint-venture' entre a empresa do grupo, Mystic Cruises, e um parceiro norte-americano, que teria cerca de 40% do capital, para iniciar atividade no Brasil em 2014. "Vou encontrar-me com 'hedge funds', fundos de investimento, empresas grandes de cruzeiros a nível mundial", disse o empresário, que participa de uma delegação de cerca de 20 empresas e entidades públicas portuguesas em Nova Iorque, Nova Jersey e Miami.

A missão é organizada pela Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa e, segundo Ferreira, o próprio embaixador Allan Katz empenhou-se em conseguir encontros com alguns potenciais parceiros em Miami, Flórida, o Estado a que está mais ligado. "É nos Estados Unidos que está o controle de 85% das empresas de cruzeiros do mundo e é o país é o maior mercado de clientes", diz o empresário, justificando a preferência por procurar um parceiro nos Estados Unidos.
O curso do Amazonas será feito por um navio construído em Portugal, na Martifer. A Douro Azul (empresa de cruzeiros fluviais portuguesa) tem atualmente em construção na mesma empresa mais dois navios para reforçar as suas rotas de cruzeiros no Douro, em Portugal. O reforço da frota da Douro Azul representa um investimento de 51 milhões de euros, beneficiando de um apoio do Aicep de 37,5 milhões de euros.
 

"Tem tudo a ver com crescimento de dois dígitos percentuais ao ano que o mercado internacional envia para este modelo de negócio. Estão a crescer todos dias", disse o presidente da Douro Azul. Já prevista está a encomenda de mais dois navios para "reforçar o hardware", ele adianta. A empresa deverá facturar este ano 19 milhões de euros, e prevê atingir os 35 milhões de euros dentro de dois anos, com o aumento do número de turistas, sobretudo norte-americanos, australianos, britânicos e alemães. A Douro Azul está também a vender estadias "pré-cruzeiro" em Lisboa, tentando oferecer "um pacote cada vez mais completo" aos turistas estrangeiros, e o interesse em operar na Amazônia desde 2010, como noticiamos na época (clique aqui pra ver).

Fonte: Texto (©) Copyright Economico (Portugal). Imagens (©) Copyright Rui Agostinho e Douro Azul.

Comentários: Enquanto empresários locais não se interessam, grandes grupos internacionais buscam investir na Amazônia. Espero ainda ver um grande desenvolvimento de produtos fluviais na Amazônia. Com milhares de quilômetros de rios navegáveis, os produtos neste nicho de mercado são poucos, além de serem explorados por grandes empresas internacionais. Os cruzeiros que navegam pelo rio Amazonas, por exemplo, basicamente são organizados e operados a partir do exterior. Contudo, num escala menor, existem diversos produtos fluviais sendo exmplorados e consolidados por toda a Amazônia, que precisam em menor ou maior grau, de melhorias técnicas para se tornarem mais competitivos e atrativos. Exemplos: passeios culturais e ecológicos pela orla de Belém; cruzeiros curtos nos arredores de manaus e pequenos cruzeiros em barcos privativos em Santarém.

Abrasel Tapajós

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel-PA em parceria com a Paratur lançará em breve o Guia Gastronômico de Santarém. Uma ótima notícia, uma vez que a gastronomia é um dos destaques paraenses e com o Guia mais uma região do estado estará devidamente contemplada e acessível aos moradores e visitantes. Que tal um guia gastronômico de Marabá?

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Patrimônio valorizado

Diversos eventos tem promovido uma retomada das discussões patrimonias em Belém, uma das cidades com maior acervo preservado da Amazônia. Em tempo, uma vez que parte do patrimônio edificado tem apresentado sérios problemas de manutenção, principalmente no centro histórico da cidade. Um dos eventos aconteceu dia 11 de abril, patrocinado pela Vale, conforme programação abaixo:

Quem perdeu o primeiro evento, ainda é possível participar da mesa redonda que será promovida pelo Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo:

CONVITE

O GRUPO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA DO TURISMO vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e a Faculdade de Geografia e Cartografia convida a todos a participarem da

MESA REDONDA

PATRIMONIO E BELLE ÉPOQUE:

A DIVERSIDADE DE OLHARES NO ESPAÇO URBANO DE BELÉM

Coordenação : Profa. Dra. Maria Goretti da Costa Tavares (Faculdade de Geografia e Programa de Pos Graduação em Geografia-UFPA)
Palestrantes:
1. Prof. Dr. Márcio Douglas do Amaral Brito (Faculdade de Geografia-UFPa)
2. Profa. Ms. Elna Andersen Trindade (Faculdade de Arquitetura-UFPa)
3. Prof. Ms. Alvaro Negrão do Espiríto Santo (Faculdade de Turismo-UFPa)
4. Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueredo (Faculdade e Programa de Pós Graduação de História-UFPa)
DIA 19 DE ABRIL DE 2012 (Quinta-feira)

LOCAL - AUDITÓRIO SETORIAL BÁSICO-UFPA

 Horário : 17h

Entrada gratuita

 Inscrições gratuitas - roteirosgeoturisticos@gmail.com

 MESA REDONDA PARA LANÇAR O ROTEIRO GEO-TURÍSTICO DA BELLE ÉPOQUE EM BELÉM QUE SERÁ REALIZADO NO DIA 24 DE ABRIL EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO CINEMA OLIMPIA

terça-feira, 17 de abril de 2012

Trip tenta unir estados amazônicos

Um termo de cooperação técnica para a criação de um roteiro turístico integrado entre os Estados do Mato Grosso, Acre e Rondônia foi assinado por representantes dos três destinos e da companhia aérea Trip. Pela Trip, assinou o termo o diretor de Relações Institucionais, Victor Celestino, além dos superintendentes do Sebrae nos três Estados. A Trip opera em 13 cidades na Amazônia e, com esse termo de cooperação técnica, a companhia pretende realizar voos sub-regionais e para os países vizinhos, entre eles o Peru, além de continuar operando de forma sustentável na região. “Temos muito interesse em continuar investindo em nossa malha e, para isso, é necessário uma sinergia de todas as partes – governo e iniciativa privada – que juntas são capazes de viabilizar a expansão da companhia e fomentar o turismo e a economia nessas regiões”, ressaltou Victor Celestino. A empresa aérea tem frota de 56 aeronaves que operam em mais de 80 cidades brasileiras.

Fonte: Panrotas

Comentários: Baixar as tarifas cobradas nas rotas da região seria um começo interessante para estimular a demanda, além de produtos passíveis de comercialização. Lembramos que a Trip possui tarifas elevadíssivas nas rotas intraregionais, como já destacado anteriormente. A questão da sustentabilidade precisa melhor ser esclarecida, o que seria operar de "forma sustentável" na região? Será o uso de biocombutível, tarifas econômicas, desconto para moradores locais ou apenas a do próprio negócio? 

Desejamos sucesso a empreitada e que mais voos venham para região, facilitando a conexão entre os estados e destes com as demais regiões do Brasil e de países da América Latina.

Parabens Adenauer

Parabenizo, por meio deste espaço, a nomeação de Adenauer Góes como Secretário Estadual de Turismo. Um antigo sonho do trade paraense está tomando forma. Pessoalmente, sintome-se ainda mais otimista com o futuro da atividade e muito feliz de fazer parte deste momento histórico do Turismo no Pará. Este momento, que nas devidas proporções, mistura evolução e recomeço; mudanças e consolidação; não só para o início da Secretaria Estadual de Turismo, mas também para várias entidades do trade local.

Certo de estarmos no caminho correto, coloco-me a disposição para a construção desta nova etapa.

Parabens Adenauer!

Abs, Fabio Romero.

Cruzeiros: Brasil espanta investidor!

Splendour of the Seas em Montevideo.
Após tentar investir sem sucesso em terminais em Santos e Buenos Aires, a Royal Caribbean International apresentou há algumas semanas planos para construir em terminal de passageiros em Montevideo, capital do Uruguai. O projeto do terminal foi apresentado à Administração Nacional de Portos, e ao Minisério de Turismo do país platino, que já estaria estudando a proposta. Estão previstos nele, uma área exclusiva para a atracação de navios de cruzeiros, um novo terminal, provavelmente exclusivo para navios do grupo Royal Caribbean, e um hotel em um bloco adjacente.

A Royal Caribbean já havia apresentado interesse em investir no Uruguai há 8 anos, mas na época, foi dada prioridade ao porto de Santos, no Brasil, e em seguida a Buenos Aires na Argentina, sendo o Uruguai deixado como um "plano C". E por desinteresse das prefeituras das cidades envolvidas, e altos custos, os planos A e B não funcionaram.
Navios do grupo RCCL em Montevideo.
O novo terminal é planejado para ser uma base das operações da companhia na América do Sul, com embarques tanto para cruzeiros domésticos, para o público local, como para o mercado internacional. Essas funções foram nos últimos anos exercidas pelo porto de Santos, que desde 2007 serve de base para o Splendour of the Seas, e mais recentemente para o Vision of the Seas, e que também já realizou os embarques dos cruzeiros pela América do Sul do Mariner e do Radiance of the Seas, além de navios do grupo como o Azamara Journey, o Celebrity Infinity, e os navios da Pullmantur e Island, em diferentes temporadas.

O investimento total em Montevideo poderia chegar aos 40 milhões de dólares, e no Uruguai poderia ser ainda maior, já que a Royal Caribbean também estuda um projeto ainda maior, de construção de um pequeno porto para navios de cruzeiro em Punta Del Este, onde atualmente os navios fundeiam e realizam o trânsito de seus passageiros por tenders.

Fonte: http://worldcruises1.blogspot.com.br/

Comentários: Lembrei-me do tão falado custo Brasil. Estamos espantando investimentos, possivelmente, perdemos 40 milhões de reais que melhorariam significativamente as operações portuárias em Santos. O caso amazônico é ainda mais emblemático, mesmo com os governos estaduais se aproveitando dos fluxos turísticos internacionais de cruzeiros, a estrutura para receber estas operações continuam precárias.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Turismo, a bola vez dos tributos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, ontem (quarta-feira, dia 11), a Medida Provisória (MP) 551/11, que diminuiu de 50% para 35,9% o valor do Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero) incidente sobre as taxas cobradas das companhias aéreas e dos passageiros. A redução vale desde janeiro deste ano e teve como objetivo aumentar a atratividade dos aeroportos concedidos à iniciativa privada em fevereiro. A proposta será analisada ainda pelo Senado.
Aprovada na forma do projeto de lei de conversão do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PMDB-BA), a MP também cria a Tarifa de Conexão, a ser cobrada da empresa aérea pelo uso das instalações do aeroporto nas conexões entre os voos. A nova tarifa ainda depende de regulamentação, mas a intenção do governo é remunerar as administradoras dos aeroportos pelo uso das áreas por passageiros em trânsito nas conexões. Há vários casos de isenção dessa tarifa, como o transporte de passageiros de aeronaves militares e aviões públicos federais; passageiros de voo de retorno por motivos de ordem técnica ou meteorológica; passageiros com menos de dois anos de idade; e passageiros de aeronaves militares ou públicas estrangeiras se houver reciprocidade.

IMPACTO: O impacto estimado para a Infraero, com a redução do Ataero, é de R$ 614,4 milhões em 2012, R$ 701,5 milhões em 2013 e de R$ 801 milhões em 2014. Segundo o governo, isso será compensado com a arrecadação maior do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre empréstimos de pessoa física proporcionada pelo Decreto 7.458, de abril de 2011.
Como os preços das tarifas continuaram iguais, na repartição sobrará mais dinheiro para a empresa administradora dos aeroportos, seja a Infraero, na maior parte deles, seja para os consórcios vencedores administradores dos aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (SP) e de outros que ainda serão licitados. No caso das companhias aéreas, a nova Tarifa de Conexão poderá ser parcialmente compensada com a isenção da incidência da Ataero sobre a tarifa de uso das comunicações e dos auxílios à navegação aérea em rota (quando o avião está longe dos aeroportos). A Ataero também não incidirá sobre a tarifa de conexão.
A partir de 15 de março, entretanto, todas as tarifas já foram reajustadas para recompor a inflação anual do período. A taxa de embarque doméstico passou de R$ 20,66 para R$ 21,57 em aeroportos de grande movimento.

Fonte: Agência Câmara de Notícias, editado por Fabio Romero

Comentários: a atividade turística virou o novo foco do governo para novos impostos e cobranças, ao mesmo tempo que retira de um lado, passa a cobrar mais diretamente do consumidor final, o passageiro. As taxas de embarque tem aumentado anualmente; o IOF teve seu valor aumentando para 6% sobre gastos nos exterior e agora uma sobretaxa para conexões. Esta medida vai penalizar ainda mais o turismo na Amazônia, pois como existem poucos voos diretos de/para a região, em relação aos principais mercados emissores, teremos um encarecimento do custo das viagens. Mais alguma idéia brilhante caro deputado? Eleito pela população, a serviço de empresas e governos? 

Tecnologia nos aeroportos

Diversos aeroportos das Regionais Norte e Noroeste da Infraero implantaram sistemas de observação de bagagens nas áreas de desembarque, por meio dos quais os passageiros que desembarcam podem ver, em monitores instalados na área de desembarque, a movimentação das bagagens desde sua colocação nas esteiras de restituição até chegarem aos donos.
A iniciativa faz parte do projeto De Olho na Mala, desenvolvido pela Superintendência de Segurança Aeroportuária (Dosa) da Infraero, que visa à implantação destes aparatos de monitoramento nos aeroportos da Rede. Os primeiros aeroportos na Rede Infraero a montarem sistemas de observação de bagagens foram Brasília (DF) e Galeão (RJ).
Até o momento, seis aeroportos nas duas Regionais já contam com os equipamentos: Marabá (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Tefé e Tabatinga (AM). Em Marabá, os monitores foram instalados no final de março, enquanto Macapá recebeu o sistema no início de abril. Os demais terminais receberam os sistemas de monitoramento na primeira semana de abril.
Até o final do primeiro semestre de 2012, a Regional Noroeste planeja instalar os sistemas do projeto também nos aeroportos de Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Na Regional Norte, os aeroportos restantes – Belém/Val-de-Cans, Belém/Brigadeiro Protásio, Altamira, Santarém e Carajás (PA), e São Luís e Imperatriz (MA) – deverão implantar o De Olho na Mala ao longo do ano.
“Ações como esta aproximam os usuários dos processos dos aeroportos e demonstram o compromisso da Infraero com melhoria contínua de seus processos”, destacou o superintendente da Regional Noroeste, Rubem Ferreira Lima.
Comentários: agora, como viajante, teremos melhor controle sobre o tratamento dado a nossa bagagem e saber porque companhias aéreas como a TAM demoram tanto para devolver a bagagem aos passageiros. Em Belém, por exemplo, em alguns voos, a restituição de bagagem chega a demorar mais de 30 minutos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Beraca, uma grata surpresa

Numa recente reportagem do programa Mundo SA, da Globo News, foi destaque a empresa Beraca, responsável pelo beneficiamento de óleos para uso cosmético para diversas empresas do Brasil e do exterior, entre elas a Natura e a L`Oréal; com fábricas espalhadas por diversas parte do Brasil e na França, a empresa se especializou em beneficar óleos nativos da Amazônia, aonde atua com muitas comunidades para coleta e beneficiamento dos insumos. Uma de suas unidades fica na Região Metropolitana de Belém, no município de Ananindeua e, até para minha surpresa, a maioria dos amazonidas desonhece esta empresa de alta tecnologia. Mais informações em: http://beraca.com/.

domingo, 1 de abril de 2012

Guia de Turismo e engajamento social

Caros leitores, vale a pena conferir o trabalho social desempenhado, recentemente, pelo Guia de Turismo Levi Freire. Inclusive o mesmo foi selecionado para apresentação, agora em abril, durante o XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA, a ser realizado no Centro de Convenções de Natal (RN) no período de 17 a 20/04/2012. Parabens Levi pela conquista e por representar tão bem a categoria profissional Guia de Turismo e os profissionais do Pará.

Mais informações em: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2012/03/passeio-turistico-em-belem-na-luta.html

Amazonas na Viajar

A revista de turismo Viajar, na sua mais recente edição, esta dedicando várias páginas as novidades na hotelaria de selva da Amazônia... vale a pena conferir...

Patrimônio em foco

A cidade de Belém, no Pará, na foz do rio Amazonas possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos preservadas da história da região, são quase 400 anos de histório que vale a pena conferir, desde as ruas estreitas da Cidade Velha até o porto antigo, construído na época do ciclo econômico da borracha. Para divulgar, preservar e informar, a Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia (ASAPAM) criou um blog para dividir com todos esta riqueza. Quem quiser conferir: 

Cruzeiros no Brasil

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) trabalha com a previsão de que o Brasil ultrapasse a Itália e ocupe o quarto lugar no ranking mundial do mercado de cruzeiros marítimos para a temporada 2011/2012. Atualmente, o País ocupa a quinta posição, perdendo em números de passageiros para Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália. “Teríamos potencial para crescer ainda mais se não fosse o custo Brasil, que tem deixado nosso País menos competitivo”, afirma o presidente da Abremar, Ricardo Amaral.
De acordo com a Abremar, 894 mil cruzeiristas serão transportados na atual temporada, que teve início em outubro de 2011 e terminará em maio deste ano. Veja abaixo o ranking segundo o Cruise Lines International Association (CLIA):
1° - Estados Unidos - 10,09 milhões
2° - Inglaterra - 1,56 milhão
3° - Alemanha - 1,22 milhão
4° - Itália - 889 mil
5° - Brasil - 792 mil (temporada 2010/2011) – dados da Abremar/FGV
6° - Espanha - 645 mil

Fonte: Panrotas e Abremar, 2012.

Comentários: A abrangência do estudo, segundo a Abremar, é dos portos dos estados do Ceará até o Rio Grande do Sul, ou seja, os portos amazônicos não entram na estatística, apesar de ter ocorrido mais de 20 mil cruzeiristas somente em Belém, na temporada 2011-2012, além dos milhares de cruzeiristas embarcados em Manaus, vindos do exterior em voos fretados para início dos cruzeiros no Amazonas, sem contar com o navio Ibero Star que realiza circuitos regulares o ano inteiro pelos rios Amazonas, Solimões e Negro. Pelo estudo, tem-se a impressão que na Amazônia não há este tipo de produto, talvez se a Abremar considerasse este público em seu estudo, os números já teriam superado ou pelo menos empatado com a Itália. Contudo, o estudo mostra que se arrecada muitos impostos com as operações portuárias e a situação é precária para recebermos passageiros na maioria dos portos brasileiros.

Ver-o-peso da Cozinha Paraense

A programação do evento venha Ver-o-peso da Cozinha Paraense já está sendo divulgada. Vai ser uma festa para os sentidos (clique para ampliar):

Altamira receberá mais voos

A Trip continua investindo no mercado regional na Amazônia. A cidade de Altamira, no oeste do Pará, receberá mais três voos diários da companhia, ligando a cidade a Belém e possibilitando melhores conexões para os passageiros que se destinam a cidade. A oferta crescerá em 100%, com 6 opções de voos em cada sentido, além das ligações com Santarém, Parintins e Manaus. Vejamos os novos voos:
Belém - Altamira:

TIB5454 BEL 06H27 07H40 ATM ATR72(68pas)
TIB5210 BEL 09H00 10H20 ATM ATR42(47pas)
TIB5212 BEL 13H15 14H37 ATM ATR42
TIB5214 BEL 16H50 18H10 ATM
TIB5204 BEL 17H30 18H45 ATM ATR72
TIB5208 BEL 21H40 23H00 ATM ATR42

Altamira - Belém:
TIB5209 ATM 07H00 08H20 BEL ATR42
TIB5205 ATM 11H15 12H25 BEL ATR72
TIB5211 ATM 10H40 12H00 BEL ATR42
TIB5213 ATM 16H17 14H57 BEL ATR42
TIB5215 ATM 18H40 20H00 BEL ATR42
TIB5455 ATM 23H04 00H15 BEL ATR72

O aumento na oferta de assentos também reduzirá a média de tarifas praticadas, já que apenas duas companhias voam para a cidade: Sete Linhas Aéreas e Trip Linhas Aéreas, a primeira conectando a cidade a Marabá, Goiânia e Palmas.

Fonte: SSC, com edição de Fábio Romero.