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sábado, 31 de março de 2012

Estatísticas amazônicas

O início de 2012 está sendo bastante positivo em termos de movimentação de passageiros na Amazônia, 90% dos grandes terminais da região apresentou crescimento acentuado no número de passageiros embarcados e desembarcos, além da oferta de assentos. A Centre For Aviation, em reportagem sobre as operações da Gol para os Estados Unidos, fez um levantamento da oferta semanal de assentos no Aeroporto Internacional de Belém (semana entre os dias 05 e 11 de março de 2012). Vejamos:

TAM (maior transportadora do aeroporto) - 44.393
GOL (2° lugar) - 38.342
TRIP - 8.864
Azul - 4.620
Passaredo - 1.218
Surinam Airways - 756
Air Caraïbes - 400

Dados de movimentação aeroportuária da região, no comparativo Jan - Fev 2011 / Jan - Fev 2012, sendo em Belém e Manaus, com dados nacionais / internacionais:

Belém                     450.000 / 7.000    /   507.000 / 7.800
Manaus                  462.000 / 31.600   /   502.000 / 32.000
Santarém                68.000                               79.000
Marabá                   48.000                               52.000
Boa Vista               48.000                               61.000
Porto Velho           147.000                             182.000
Altamira                15.000                               19.000

Com base nos dados da Infraero (2011-2012), nota-se um crescimento acentuado nos aeroportos principais e do interior, ambos acima de 15%. Ressalta-se que este ano, caso nenhuma reforma seja concluída ou ações realizadas, todos os terminais, sem exceção, estarão acima de suas capacidades operacionais nominais. Os próximos anos, dado o ritmo atual de execução orçamentária, serão de queda no nível de qualidade dos serviços prestados em aeroportos na Amazônia.

Turismólogos na CBO

Segundo o Insituto Brasileiro de Turismólogos, agora, o profissional já consta da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, do Ministério do Trabalho, sob o número 1225-20. O insituto sugere que se acesse o site www.turismologos.org.br/cbo para conhecer mais sobre a CBO, seus benefícios, as atribuições, escolaridade, condições de trabalho, entre outros do turismólogo. Dúvidas através do email cbo@turismologos.org.br.
Os especialistas bacharéis em turismo participantes da reunião técnica ocorrida no ultimo dia 28 de fevereiro na sede da FIPE/USP em São Paulo, definiram outros sinônimos para a ocupação de Turismólogo. Além do termo "Turismólogo", poderão ser usadas no mercado de trabalho pelos setores públicos ou privadas, as seguintes nomenclaturas:
  • Analista de turismo
  • Consultor em turismo
  • Gestor em turismo
  • Planejador de turismo

Exemplo: uma prefeitura poderá criar um cargo de Gestor em Turismo, obtendo como referência o código 1225-20, cuja descrição das atividades será baseada na CBO (planejamento turístico, elaborar conteúdo programático para turismo, etc), cuja titulação será de bacharelado em turismo e/ou hotelaria.

Fonte: IBT, com edição de Fabio Romero

    Aeroporto de Manaus deixa a desejar

    A Skyscanner, empresa de busca on-line de passagens aéreas, hotéis e locação de automóveis, divulgou hoje os resultados de um estudo realizado na página no Facebook com 1,7 mil pessoas. A pesquisa procurou saber, por exemplo, quais dos aeroportos não atende os serviços mínimos esperados e deixa a desejar nas instalações. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu 23% dos votos e liderou o ranking de aeroportos que deixam a desejar. Os aeroportos de Manaus (22%) e o Santos Dumont (13%) aparecem em seguida no ranking. Já o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi o que menos recebeu votos nesta categoria, o que comprova que, na percepção dos viajantes, é o que possui as melhores instalações. Veja abaixo o ranking completo:

    Congonhas - 23%
    Manaus - 22%
    Santos Dumont - 13%
    Salvador - 8%
    Belo Horizonte - 8%
    Recife - 7%
    Florianópolis - 6%
    Fortaleza - 5%
    Curitiba - 4%
    Porto Alegre - 3%

    Fonte: Skyscanner.

    Comentários: a pesquisa reforça os dados levantados em 2009 durante a elaboração da tese de mestrado, na qual o Aeroporto Internacional de Manaus, Eduardo Gomes, deixa a desejar em termos de conforto e serviços. A surpresa foi ele ter aparecido a frente de aeroportos igualmente ou até mais problemáticos, como Guarulhos e Brasília.                    

    Street view na Amazônia

    Galera, legal este vídeo sobre o Street View do Google na Amazônia, fala dos bastidores das gravações (parte da narrativa esta em inglês, let`s training). Tenho apenas uam sugestão, deveria se chamar River View ou Florest/Amazon/ Rain Florest View ;)... segue o vídeo:
    Fonte: youtube - Street View chega a Amazônia!

    American em Manaus

    Após idas e vindas, a American Airliners confirmou o início das operações na rota Mimia - Manus - Miami para o dia 14 de junho. A frequencia será diária, em vez de quatro como foi anunciado primeiramente. As reservas já estão disponíveis, com tarifas a partir de US$ 780. Segundo Frances Pina, gerente da American no Rio de Janeiro, "a procura está muito positiva, o que demonstra a importância do Brasil e o crescimento do destino”.                 

    Estatísticas turísticas: exemplo de Porto Alegre

    A Prefeitura Municipal de Porto Alegre está iniciando um projeto bem interessante, de monitoramento do turismo na cidade, por meio da geração do BEMTUR - Boletim Estatístico Municipal do Turismo de Porto Alegre. O projeto visa basear as políticas públicas na área, além de possibilitar novos investimentos para a iniciativa privada por meio da análise dos dados disponíveis. Fica o recado para os prefeitos amazônicos, até agora, com poucas iniciativas na área. Na região, apenas a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Turismo, realizada algum levantamento estatístico da atividade turística, as demais, mal sabem quantos passageiros passam por seus aeroportos, por exemplo.

    sexta-feira, 23 de março de 2012

    Para quem tem medo de voar...

    Caros leitores, alguns de vocês sempre sentem um frio na barriga cada vez que um avião decola, mas vale lembrar que é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Apesar disso cabe destacar alguns aspectos técnicos que nos ensinam porque é tão seguro. No vídeo abaixo, feito no aeroporto de Dusseldorf na Alemanha, mostra o quanto é seguro pousar mesmo em condições tão adversas. No caso deste vídeo, o "problema" são os ventos cruzados, que "empurram" o avião para fora da pista no sentido lateral, enquanto o mesmo tenta pousar. Impressionante e seguro. Este efeito recebe o nome de crossingland (pouso cruzado). Apreciem:

    quinta-feira, 22 de março de 2012

    Manaus e Porto Velho com mais voos da Azul!

    foto por Fábio Duarte e Silva
    Segundo informações obtidas no fórum Contato Radar (CR) através do usuário LipeGIG a Azul Linhas Aéreas começará a partir do dia 20 de Junho a extensão dos voos AZ4292 / 4293 até Porto Velho com escalas em Manaus. O Embraer 190 será a aeronave encarregada de cumprir a rota que partirá todos os dias do Aeroporto do Galeão (RJ).
    AD4292 MAO 1536 PVH 1705 1735 CGB 1936 2006 VCP 2208 2259 GIG 0005 E190 Diário
    AD4293 GIG 0613 VCP 0732 0818 CGB 1030 1105 PVH 1305 1335 MAO 1506 E190 Diário

    Fonte: Spotter Manaus.

    segunda-feira, 19 de março de 2012

    Turismo Religioso Sustentável

    Um evento interessante irá acontecer em Curitiba, Paraná, o VIII Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, uma oportunidade de discutir um segmento importante da oferta turística atual. Roteiros, pacotes, peregnações, souvenirs, santuários e milhares de viajantes ao redor do mundo; as cifras envolvidas são elevadas, sem falar no extenso patrimônio material e imaterial envolvido de diversas religiões. Na Amazônia temos uma das maiores celebrações católicas do mundo, o Círio de Nazaré; além do nascimento da Igreja Assembléia de Deus, que em 2011 celebrou seu centenário; ambas em Belém, Pará. Vale a pena conferir:

    Divulgando o Brasil e a Amazônia


    Falando em formas criativas que a Embratur tem usado para divulgar o Brasil fora do país, vamos falar sobre uma promoção feita em Nova York, EUA. Usando da mesma estratégia do vídeo postado semana passada, de usar a música no ponto de ônibus em Portugal, a artimanha agora foi usar outra de nossas riquezas: o calor. A EMBRATUR criou uma “bola de sol” na Madison Square em Nova York. O objetivo era mostrar aos turistas e aos americanos o calor do verão brasileiro.

    Fonte: http://mkturis.wordpress.com/

    Comentários: Recentemente, a Paratur usou partes da festa do Círio de Nazaré no Brasil e no exterior para divulgar o Pará. Os estados amazonicos poderiam usar estar formas criativas para divulgar o destino Amazônia... que tal uma bolha com floresta amazônica? Mapa interativo, com cheiros e sabores da floresta? E vocês, leitores, o que sugerem para a divulgação da Amazônia de forma criativa!?

    Comissão debaterá situação da aviação na região Norte

    Por falar no post abaixo, seguido a este, a classe política do estado do Acre também esta questionando as companhias aéreas pelas altas tarifas praticadas, apesar dos incentivos concedidos:

    A Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para discutir a situação da aviação nos Estados da Amazônia Legal, em especial o elevado custo de passagens aéreas e a reduzida oferta de voos. A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Gladson Cameli (PP-AC). Segundo ele, esses fatos demonstram o quanto a região Norte vem sendo relegada. De acordo com Cameli, as empresas prestadoras desses serviços oferecem poucos voos a preços que não condizem com a realidade socioeconômica da região. Por outro lado, continua o deputado, as autoridades atuam de forma insatisfatória nos Estados do Norte, concentrando seus esforços nas regiões que hoje respondem pela maior parte do tráfego aéreo brasileiro.
    Cameli defende que as empresas ofereçam uma contrapartida social às regiões menos favorecidas do país, considerando que elas vêm seguidamente recebendo ajuda governamental sempre que lhes ocorrem problemas. “Não se pode admitir que a população da região seja penalizada pela falta de concorrência, pois é fato que as empresas aéreas oferecem preços mais razoáveis em rotas mais concorridas, configurando situações absurdas", lamenta o autor do requerimento. "Uma simples passagem de ida e volta de Brasília ao Acre, estado que represento, pode custar quatro vezes mais que uma ida e volta aos Estados Unidos”, exemplifica. Serão convidados para o debate representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

    Fonte: Agência Câmara

    domingo, 18 de março de 2012

    Tarifas da Trip na Amazônia voltam a ser questionadas

    O alto valor das tarifas praticadas pela Trip Linhas Aéreas no Amazonas voltou a ser questionado ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Em reunião de comissões para discutir a recusa da empresa em transportar material biológico humano (sangue), os deputados Marcos Rotta (PMDB) e Marcelo Ramos (PSB), aproveitaram para questionar o gerente regional de aeroportos da Trip, José Geraldo Oliveira, sobre o assunto. O gerente disse que não era a área dele e prometeu encaminhar ao setor responsável. Hoje só a Trip opera com voos comerciais regulares no Estado, mas é amplamente criticada pêlos altos preços das passagens. Em 2009, a empresa obteve redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) de 25% para 7% incidente sobre o querosene e gasolina, ambos de aviação, através do decreto n° 29.263/2009. Como contrapartida, a Trip firmou um compromisso verbal com o Legislativo de melhorar o transporte para o interior e rever a tarifa. Segundo o Rotta, não há como condicionar o preço da tarifa à revogação do incentivo, porque não está previsto no decreto, além do mercado ser livre.

    Fonte: http://www.jetsite.com.br/2008_v35/Noticias.aspx

    Comentários: No Pará, a medida que a empresa ganhou incentivos, apesar do aumento da oferta de voos em muitas rotas, a empresa pratica tarifas muito elevadas. Na rota Belém - Altamira, por exemplo, as tarifas mais baratas estão em R$ 300,00 reais, o mesmo, praticamente, que Belém - São Paulo, Belém - Brasília e Belém - Fortaleza; para a rota Belém - Santarém as tarifas chegam a inacreditáveis R$ 850,00 reais, um absurdo, a metade de uma tarifa promocional Brasília - Barcelona (Voando TAP), por exemplo, e ainda sobra um troco. Apenas na rota Belém - Marabá encontra-se tarifas mais competitivas, na faixa de R$ 130,00. A Trip precisa rever suas tarifas para muitas cidades do interior da Amazônia, justamente onde a população é mais carente é onde se cobra mais caro, ressaltando que a empresa possui incentivos fiscais para oferecer tarifas mais baixas. De outra forma, recomendamos aos governos que suspendam os incentivos fiscais. 

    sábado, 17 de março de 2012

    Santarém - terminal turístico em reforma

    A Secretaria Municipal de Turismo iniciou trabalhos de reforma do Terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT). O objetivo é garantir a segurança em um dos espaços mais freqüentados pela população. A 1ª etapa da reforma consiste na troca de telhado e nas madeiras da balsa. O prazo para este primeiro momento será de aproximadamente duas semanas. Além disso, reparos em outras áreas do terminal começaram a ser feitas ontem (16).
    Segundo o secretário de turismo Arildo Nogueira, a 2ª etapa será a implantação das defensas de proteção. “Hoje o barco que encosta na balsa ele acaba forçando o terminal até o cais. O barco vai ficar encostado nessas defensas e ele só vai colocar escada em cima da balsa”.
    É a primeira revitalização no terminal inaugurado em setembro de 2006. Deverão ser gastos cerca de R$ 41.900,00 na reforma. No período de 1 mês todos os trabalhos devem estar concluídos. O secretario afirmou que quando o nível do rio Tapajós baixar, um reforço de madeira ao lado do terminal vai ser erguido. A idéia é reforçar o espaço e garantir ainda mais a segurança tanto de quem atraca as embarcações quanto das pessoas que freqüentam o terminal.
    Fonte: DOL, via O Impacto, de Santarém

    Comentários: Parabens a Prefeitura de Santarém. A manutenção das infraestruturas turísticas é um dos pilares para a consolidação de roteiros, por exemplo. Ressalta-se que deste terminal partem muitos roteiros turísticos pelo rio Tapajós, inclusive para o famoso encontro das águas, entre os rios Amazonas e Tapajós. 

    Megaconstruções Amazônicas: Tucuruí e Belo Monte

    Uma das maiores obras totalmente brasileiras está na Amazônia. No canal Discovery Channel, presente na maioria das tvs por assinatura, existe um programa focado na área de engenharia chamado Megaconstruções, a produção do programa ainda não esteve na região, mas vale apena o registro e quem sabe no futuro ofereçamos um tour para esta região. A maior hidroelétrica do mundo é a de Itaipu Binacional, na confluência do Brasil com o Paraguai; já a maior brasileira é a de Tucuruí no rio Tocantins no Pará que futuramente ganhará uma concorrente de peso a poucos quilômetros dali, a de Belo Monte, no rio Xingu. Contudo, em breve, todas elas perderão o posto para a gigante chinesa Tree Gorges (Usina Hidroelétrica de Três Gangantas), que será a maior do mundo.
    De qualquer forma, a Amazônia ficará com duas megaconstruções totalmente brasileiras, Tucuruí e Belo Monte, respectivamente, uma na maior bacia hidrográfica brasileira, a do Araguaia Tocantins; e outra num dos maiores e mais emblemáticos rios brasileiros, o Xingu. 
    Hidroelétrica de Tucuruí no rio Tocantins, Pará, atualmente a maior do Brasil. Durante o período das cheias, as comportas são abertas e se tem este maravilhoso espetáculo. Caro viajante, quando vier a Amazônia, não deixe de conhecer esta maravilha moderna!

    Transporte aéreo na Amazônia pode piorar

    Manaus - O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto, disse, na tarde desta quinta-feira (1/3), que as 38 cidades do interior do Estado que possuem aeródromos estão ‘devolvendo’ as áreas aos governos federal e estadual. Isso por que, segundo ele, as prefeituras municipais não possuem condições financeiras para mantê-los.
    De acordo com Souto, apesar dos investimentos feitos pelas prefeituras, os aeródromos existentes oferecem riscos para a população, já que a grande maioria não obedece às normas impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Temos hoje sete pistas irregulares, quatro pistas em ótimo estado, 11 boas e três pistas realmente ruins”. Além disso, um dos maiores problemas dos aeródromos, segundo ele, é a falta de seção de combate a incêndio, pois apenas 13 das 38 pistas possuem. Como exemplo de aeródromos ruins foram citados os de Carauari e Pauini.
    Ainda de acordo com o presidente, a maioria das pistas já foi de responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e, no entanto, acabou sendo abandonada por conta da dificuldade de operar em algumas áreas. “Com esse abandono, os prefeitos tomaram para si a responsabilidade por saberem da necessidade. Mas é quase impossível conseguir manter uma pista regular com o dinheiro disponível”,comentou ele.
    Segundo Souto, a entidade deve solicitar tanto ao governo federal quanto ao estadual que passem a tomar conta desses aeródromos com o objetivo de manter o transporte aéreo nessas localidades. “Não temos brasileiros só em Manaus ou só em São Paulo. Quem mora no interior também é brasileiro e precisa ter acesso a esse tipo de transporte” disse Souto.
    foto por Alexandre J. B Cavalcanti
    Fonte: Jornal D24am, via blog Manaus Spotting


    Comentários: Nas últimas décadas, as políticas públicas no Brasil tem tentado aproximar seus gestores da população, neste sentido, muitos serviços tem sido municipalizados, inclusive aeroportos. Contudo a maioria das prefeituras, sobretudo do interior do Brasil, não tem capacidade financeira, técnica e de gestão de administrar todos estes processos; sobretudo porque ao serem municipalizados parte destes processos deveria contar com apoio do governo federal e/ou estadual, o que em muitos casos não aconteceu, inviabilizando o sucesso das medidas. Nos resta torcer para que os governos estaduais, sobretudo do Amazonas e do Pará que detem a maioria destes aeroportos consigam firmar políticas públicas para que estes terminais voltem a funcionar e possam oferecer acesso de qualidade, rápido, com preços acessíveis, além de fomentar novos negócios e o turismo nestas localidades. 

    segunda-feira, 12 de março de 2012

    Capacidade dos Aeroportos, o caso de Belém

    Nos últimos meses, a Infraero reviu a capacidade nominal de muitos aeroportos da rede, inclusive do Aeroporto Internacional de Belém, que teve sua capacidade aumentada de 2,7 milhões de passageiros para quase 3,9 milhões ou exatos 3.866.400 passageiros (embarques e desembarques). Alguns leitores estranharamm este aumento de quase 1,2 milhões de passageiros, mas isso sim é possível, devido a alguns aspectos operacionais e tecnológicos que melhoraram a fluidez das operações e de circulação de passageiros:
    - quando o aeroporto foi projeto, as escalas (turn around) demoravam em média 1 hora, ou seja, entre o momento que o avião pousava e decolava novamente demorava em média este tempo. Hoje, nas companhias mais eficentes e dependendo do aeroporto este tempo caiu em média para 30 minutos;
    - check in eletrônico, ou seja, muitos passageiros não passam mais pelos balcões das companhias, aumentando o espaço e tempo disponíveis para atender mais passageiros;
    - mudanças no serviço de bordo, diminuindo o peso e os processos necessários para oferecer este serviço abordo, como abastecimento, limpeza, etc;
    - A Infraero passou a usar melhor as posições remotas de parada de aeronaves no aeroporto, utilizando ônibus modernos equipados com sistema de rebaixamento de piso, ar condicionado e adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, para embarque e desembarque. Assim temos visto dias com operações com até 9 aeronaves (o aeroporto de Belém só possui seis pontes de embarque) simultaneamente no pátio sem maiores problemas;
    Contudo, alguns processos adicionais precisam ser feitos para melhorar esta percepção, ou seja, o aeroporto pode receber mais pessoas com a estrutura atual, mas alguns aspectos precisam melhorar:
    - A TAM, por exemplo, demora em média quase 40 minutos para terminar um processo de desembarque. Eu como prestador de serviço no aeroporto já presenciei casos de espera de quase uma hora entre o pouso e o último passageiro sair da sala de desembarque. Trocando em miúdos, se o aeroporto pode agora receber mais uma aeronave naquele espaço de uma hora, o passageiro ficará parado na esteira de bagagem, ou seja, este processo precisa melhorar. No caso de outras companhias, nota-se uma eficiência sem paralelo na Gol, às vezes os passageiros nem chegaram a sala de desembarque e as malas já estão saindo na esteira;
    - A Infraero precisa colocar mais bancos na sala de embarque e aumentar os canais de inspeção de bagagem para acesso a mesma. Para um aeroporto que pretende movimentar 3,9 milhões de passageiros nos próximos anos, apenas dois canais de inspeção são muito poucos. Em horários da tarde e de madrugada, muitos passageiros tem aguardado os voos em pé, por falta de lugar para sentar, até as paredes tem ficado superlotadas;
    - As companhias aéreas precisam treinar melhor seus funcionários, um procedimento de check in simples tem demorado quase 8 minutos por passageiro, imaginem se elas tivessem que atender também os que hoje fazem check in on line;
    - Em alguns voos, empresas como a Azul colocam apenas um funcionário para fazer o check in, ou seja, quando há qualquer problema neste momento, as filas ficam enormes; aumentando as filas nos canais de inspeção de bagagem por acúmulo de passageiros; 
    Por último, o aeroporto possui sim uma folga operacional, mas precisamos pensar ainda este ano na ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, tendo em vista a demora que todos os processos levam para a efetivação da obra. Em 2011, o aeroporto atendeu 3 milhões de passageiros, com crescimento médio de 15% ao ano, se o ritmo se manter, em 2012 teremos 3,4 milhões de passageiros e ao final de 2013 já teremos atingido novamente a capacidade operacional prevista, podendo chegar na casa do 4 milhões de passageiros. Temos menos de 2 anos para pensar em novas medidas de forma a atender adequadamente e com qualidade a demanda de novos e antigos viajantes.  

    Mais em Março!

    A mais nova companhia aérea do Brasil, Mais Linhas Aéreas, já ligou os motores e está aquecendo suas turbinas para iniciar suas operações. Em comunicado enviado a equipe de redação do Tripulantes News a Mais conta que está no aguardo da ultima inspeção da Anac para inicio de suas operações.
    Sobre contratações, a Mais nos informou que já formou sua primeira turma para iniciar suas operações, mas que não tem previsão para a formação de sua segunda turma, provavelmente isso acontecerá após a fixação da malha da companhia e de acordo com o crescimento do mercado, aqueles que desejarem enviar seu currículo poderá encaminha para talentos@voemais.com.br. O site da companhia também já está no ar aguardando o inicio das operações, acesse www.voemais.com.br. A previsão para inicio das operações é até o final de março.
    Fonte: do Tripulantes News

    Comentários: esperamos uma longa vida a mais nova empresa aérea do Brasil, num setor bastante competitivo, onde grandes e pequenas podem ter anos ou meses de vida, as chances são muito boas no aquecido mercado brasileiro. Varig, Pumaair, Transbrasil, Vasp, Tavaj, Taba, Penta, Flex, Rio Sul, Nordeste, entre outras, vieram e não deixaram saudade. O que deixa saudade mesmo é falta de concorrência. Aproveito este post para mandar um recado a Mais: pensem com carinho na Amazônia, cidades como Macapá e Boa Vista precisam de novos serviços, Macapá, por exemplo, a quase uma década esta na mão do duopólio Gol/TAM; além de rotas importantes, como Belém e/ou Manaus - São Paulo e/ou Rio de Janeiro que precisam de mais concorrência; sem falar em ligações novas como Manaus e/ou Belém - Curitiba / Santarém - Brasília.

    Boa Sorte! 

    Cruzeiros e Mosqueiro!

    Fotos da passagem do Azamara por nossa capital, a do Pará, na ultima escala do mesmo no Brasil, ocorrida no último domingo, dia 04/03/2012. Chegada por volta das 10h e partida as 20:00h. Inexplicavelmente, ele fundeou em frente a ilha de Mosqueiro, na baia do Marajó e lá permaneceu até o dia seguinte, pela manhã, quando então partiu. O Azamara Journey, construído em 1998, é o antigo R-6, um dos navios da R-Class, da Reinassance Cruises. Após terminar sua carreira pela empresa (quando esta faliu no final de 2001), foi fretado, e posteriormente vendido a Pullmantur, onde navegou como Blue Dream. Com a compra da Pullmantur pela Royal Caribbean, foi transferido para uma nova subsidiária, que seria especializada em navios pequenos de luxo, a então Azamara Cruises. Após remodelação da marca, passou a se chamar Azamara Club Cruises há alguns anos atrás.
    Fonte: Texto (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal e Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal.

    Comentários: ao ler este post no blog parceiro world cruises fiquei animado. Veio-me a cabeça, que tal pensarmos para o futuro na possibilidade destes cruzeiros atracarem na ilha do Mosqueiro. A ilha recebia grandes navios no período da borracha, quando lá funcionava a famosa fábrica Bittar, a qual beneficiava a goma extraída da seringueira. Fiquei alguns minutos imaginando o produto, uma ilha na foz do rio Amazonas, com dezenas de praias de água doce com ondas, uma oportunidade única dos cruzeiristas se banharem em águas mornas do rio Amazonas e do rio Tocantins, em plena baía de Marajó.

    IFPA: projeto para alunos do curso de eventos!

    Os alunos de Eventos do Campus Belém realizaram com muito sucesso a “I Seletiva de Projetos de Hospitalidade e Lazer”. Parabéns aos alunos que responderam positivamente ao meu convite a ousar como candidatos a empreendedores de sucesso. Obrigada ao “trade” por se fazer presente na pessoa de Rose Larrat e Augusto Cesar Santos. Nota 10 a gestão do IFPA por apostar no desenvolvimento do TURISMO através do ensino, pesquisa e extensão! Estamos no caminho certo... Estou convicta e feliz!
    Foto e fonte: site IFPA

    A380 no Brasil...

    Caros leitores, amantes da aviação, nos próximos dias 22 (São Paulo) e 23 (Rio de Janeiro) de março, o maior aviação do mundo, o Airbus A380, estará no Brasil, a caminho de Santiago no Chile. Quem estiver passando por estas cidades e quiser fazer os registros...
    Foto: Airbus (www.airbus.com)

    O maior avião do mundo é um espanto em capacidade de passageiros, pode levar até 800 passageiros em classe única, mas muitas companhias tem optado por configurações mais espaçosas, com no máximo 500 passageiros, oferecendo até três classes de serviço, free shop, bares temáticos e suítes para lá de confortáveis.

    domingo, 11 de março de 2012

    Leitores, e a Copa de 2014!?

    Caros leitores, recentemente, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fez duras críticas a organização da Copa de 2014 no Brasil, inclusive a subsede amazônica, Manaus. Segue um resumo das críticas feitas:
    - "não há muita coisa se mexendo", e que os organizadores precisavam levar "um chute no traseiro";
    - "Não entendo por que as coisas não estão avançando. Os estádios não estão mais no prazo -e por que muitas coisas estão atrasadas? A preocupação é que nada é feito ou preparado para receber muita gente. Lamento dizer que as coisas não estão funcionando no Brasil". As obras do estádio em Porto Alegre, por exemplo, encontram-se paradas a quase um ano;
    - "A gente deveria ter recebido documentos assinados em 2007, e estamos em 2012. Vocês precisam se pressionar, levar um chute no traseiro e fazer a Copa do Mundo", acrescentou Valcke. Ele disse que a Copa será mantida no Brasil, mas alertou que os torcedores podem sofrer;
    - "Não há hotéis suficientes", acrescentou o secretário-geral da Fifa. "Você tem mais do que suficientes em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas se você pensar em Manaus, precisa de mais. Digamos que você em Salvador tenha Inglaterra x Holanda, e você tenha 12 por cento do estádio com torcedores ingleses, e 12 por cento holandeses - são 24 por cento de 60 mil torcedores. Onde todos eles vão ficar? A cidade é bacana, mas a forma de chegar ao estádio e toda a organização de transporte precisa ser melhorada.";
    O governo brasileiro reajiu como de custume, disse que tudo dará certo e se sentiu ofendido, como uma criança pega em delito. Concordo que a linguagem usada pela Fifa não foi a mais adequada, afinal, diz um ditado, "a sinceridade, sem as regras da polidez, é grosseria". Segundo o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, "a Fifa é uma entidade privada, ela não quer a mesma coisa que nós da Copa. Eles visam lucro. Eu quero ingresso para indígena assistir aos jogos em Manaus, quero que pessoas de baixa renda, como as beneficiadas pelo Bolsa Família, possam participar do evento. Então, temos que negociar". Também concordo que todos tem que ter acesso aos estádios, mas a lentidão do processo, para ganhar dividendos políticos, é inaceitável. Outro detalhe que o ministro esqueceu é da qualidade, não adianta termos a garantia que milhões de brasileiros terão ingresso para os jogos, se não conseguiremos condições dignas para estas pessoas irem a estes locais. Lembrando que indígenas vivem em aldeias e população que é beneficiada pelo Bolsa Família, a maioria, vive nas perifeiras das grandes cidades. O ministro ainda não se perguntou como vai transportar estes milhões de pessoas? Considerando que atual estrutura de transporte público das cidades é, na melhor das hispóteses, razoável.
    E os prazos, serão cumpridos? Sinceramente, caros leitores, estamos em 2012, e a Copa é daqui a 2 anos, sendo em 2013 a Copa das Confederações, em pouco mais de 365 dias; fica difícil acreditar que estaremos prontos. Alguns pontos que precisam ser urgentemente pensados:
    - Nossos serviços precisam ainda de muita qualificação e poucos governos tem programas de qualificação em andamento; e as exceções são poucos, como do governo do Pará e Amazonas que possuem programas de qualificação em andamento;
    - Inflacionamento dos serviços turísticos: passagens aéreas, diárias de hotel, serviços de receptivo em muitos estados estão tendo aumentos abusivos. Alguns exemplos: em Fortaleza, as diárias médias dos hotéis mesmo em pousadas simples, que a poucos anos custavam pouco mais de R$ 80,00 reais, agora estão na faixa de R$ 130,00; passagens aéreas, tirando os períodos promocionais, para alguns destinos, estão altíssimas; em Belém, no Pará, um passeio de praia pode custar mais de R$ 180,00 reais por pessoa, chegando a extratosféricos R$ 320,00 reais, sem um grande diferecial;
    - Os aeroportos são outra preocupação: as obras em Manaus ainda não começaram; em Guarulhos, o maior terminal de chegadas internacionais do Brasil, não há espaço para novos voos em muitos horários e a previsão de inauguração do novo terminal (T3), somente em 2014; as políticas públicas estão voltadas para os grandes terminais do Brasil, existem muitas cidades do interior que também vão receber voos, mas não há muito planejamento e projetos em exeução para estas áreas;
    - Estruturação de produtos: precisamos ter produtos e serviços certificados/qualificados para receber turistas extrangeiros, neste momento, muitas ações do Programa Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo, estão paradas; sem falar nas infraestruturas para operação destes produtos;

    Bem, caros leitores, o ministro, que apareceu recentemente sorrindo nas obras do estádio do Maracanã, devia estar preocupado, junto com as demais esferas de governo, com a vergonha que vamos passar caso parte destes problemas não sejam sanados.

    Belém com nova orla em breve...

    Galera, em ano eleitoral os municípios costumam ficar movimentados e as melhores obras ficam para este período, pelo menos parte delas, as demais ficam para eventual segundo mandato ou para o próximo prefeito. Belém não foge a regra, mesmo assim o projeto é bastante interessante. Segue uma foto tirada recentemente da nova orla do rio Guamá, vamos poder acompanhar aquele por do sol, além de ter um novo ponto para nossos roteiros turísticos.

    sábado, 10 de março de 2012

    Chegando a Belém...

    Nos últimos meses, ao chegar pelo aeroporto de Belém, logo na primeira via de acesso, a Júlio César, o visitante tinha uma surpresa desagradável: sai pulando dentro de taxis, vans e micro ônibus. Isso devido ao péssimo estado de conservação da via, com dezenas de irregularidades. Esta situação vem mundando recentemente, com as melhorias no local, esperamos que se extendam para o resto da avenida. Aproveitando o registro, na foto abaixo, segue a placa atual de "benvindos" a Belém. Assim como agora na entrada da cidade temos um pórtico, na região do aeroporto merecíamos um "benvindos" melhor. Pelo manos parte da placa está em inglês.
    Alguém está vendo a placa de benvindos?

    Trecho em reforma, menos "pulos" nas chegadas a Belém!

    Aeroporto de Marabá ganhará melhores instalações

    A Infraero publicou nesta quinta-feira (8/3), no Diário Oficial da União, a assinatura do contrato para a execução das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Marabá/João Corrêa da Rocha (PA). Os trabalhos contemplam a ampliação das áreas de embarque, desembarque e saguão, além do aumento do número de balcões de check-in e portões de embarque. Serão investidos R$ 4,6 milhões nas melhorias, que têm um prazo estimado de conclusão de oito meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço. Após as reformas, o terminal de Marabá, que atualmente pode processar até 1,2 milhão de passageiros por ano, terá sua capacidade anual ampliada para cerca de 1,8 milhão de passageiros, proporcionando mais conforto para os usuários.

    Atualmente com 187 m², a área da sala de desembarque do Aeroporto de Marabá passará para 336,5 m². A sala de embarque, hoje com 80 m², terá 342,8 m², e contará também com 93 novos assentos. Outra melhoria no espaço será a implantação de um segundo portão de embarque, o que agilizará o processamento dos passageiros. “As reformas em Marabá aumentarão consideravelmente a infraestrutura disponível para os usuários do aeroporto, proporcionando mais conforto em todo o terminal”, destacou o superintendente do aeroporto, Enos Domingues Lima.

    Fonte:
    http://www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/4781-0903-infraero-assina-contrato-para-ampliacao-de-maraba.html

    quinta-feira, 8 de março de 2012

    Trip com Belém - São Paulo

    A TRIP linhas aéreas vem investindo sistematicamente em novas rotas no Norte do Brasil, a próxima rota a ser lançada pela empresa, depois de inovar com voos como Belém - Salvador, Manaus - Belo Horizonte, entre outros; agora a empresa se prepará para lançar Belém - São Paulo, direto, conforme programação abaixo:
    TIB 5318 GRU 0155 BEL 0535 E190 Diario exceto domingo
    TIB 5319 BEL 0050 GRU 0425 E190 Diario exceto domingo

    Início das operações: 27/04

    Os voos serão operados com equipamento Embraer 190, com capacidade para até 110 passageiros. Esperamos que pelo horário do voo as tarifas sejam competitivas. Segue foto da aeronave:

    quarta-feira, 7 de março de 2012

    Paixão de Cristo em plena Amazônia - Barcarena - Pará

    Galera, segue o material do evento Paixão de Cristo no município de Barcarena, a pouco mais de 100km do centro de Belém. Muita religiosidade em plena Amazônia (clique para ampliar).