Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Registro do C130 Hércules!

Esteve na Amazônia esta semana o C-130J Hercules da Royal Air Force (RAF), Força Aérea Inglesa. A aeronave esteve no Aeroporto Internacional de Belém em escala técnica. Fica o registro.

Foto: Comunidade Orkut Aeroporto Internacional de Belém

Compartilhando a leitura: Fordlândia!

Caros leitores, há alguns meses atrás compartilhei com vocês uma dica de leitura: Fordlândia. O livro conta a saga de Henry Ford na Amazônia. Após a leitura, entre a rica narrativa e as dezenas de curiosidades deste período histórico, alguns destaques (meus comentários em negrito):
- O olho norte americano no Brasil: "os brasileiros compreensivelmente se irritaram quando Al Gore disse recentemente que "contrariamente àquilo que pensam os brasileiros, a Amazônia não é propriedade deles; ela pertencem a todos nós". Durante a Segunda Guerra Mundial, Nelson Rockefeller recomendou a construção de uma séria de grandes canais conectando o delta do rio Orinoco, na Venezuela, ao Amazonas. ... E em 1965, o futurólogo Herbert Kahn, fundador do conservador Hudson Institute, recomendou que os Estados Unidos represassem o Amazonas para geração de energia; Não é de hoje que muitos brasileiros alegam interesses internacionais na Amazônia;

- Rev. 30 - Embora os revolucionários fossem nacionalistas e, portanto, suspeitassem do capital estrangeiro, também eram modernizadores e hostis aos oligarcas regionais que governavam cada estado como se fosse seu feudo pessoal; Essas referências são, especificamente, ao estado do Pará. Trazendo o cotexto para os dias atuais, pergunto-me: na proposta de divisão do estado do Pará e na criação dos novos estados a partir da constituição de 1988 haveria paralelo com este momento histórico? Claro que sim, observo a política regional, com quase nenhuma exceção, muitos estados amazônicos viraram feudos de famílias que se alternam no poder com a "proposta da mudança", mantendo a população no mesmo estado vegetativo. Uma última pergunta: quais os interesses dos grupos políticos na atual proposta de divisão do estado do Pará? Parte da resposta esta em Fordlândia!

- Sobre o desenvolvimento industrial e a vida Ford dizia: A menos que entendamos melhor a proção mecânica da vida, não teremos tempo para aproveitar as árvores, os pássaros, as flores e os campos verdes";

- Seringueiras e fábricas: Johnston se esforçou para usar o mesmo controle da fábrica sobre a plantação... Mas logo admitiu problema na matemática, uma vez que o ritmo de plantação das seringueiras estava sujeitos a condições mais incontroláveis - o mau tempo em particular - do que o ritmo em uma linha de montagem; Viver e trabalhar na Amazônia exigem adaptabilidade. Parece que muitas pessoas que vem para a região ainda não aprenderam isso muito bem. Já foi comprovado que 50% das chuvas que caem sobre a floresta vem dela mesmo, ou seja, água reciclada por meio da evapotranspiração das plantas, mas muito fazendeiros acham que não e desmatam áreas inteiras. Hoje, muitas áreas do sul e sudeste do Pará possuem estiagens (períodos sem chuva) mais prolongados, prejudicando o gado e as plantações. Bem... de onde vem o problema?

- Os elementos amazônicos: ... seu barco foi virando por uma tormenta no (rio) Tapajós, do tipo que surge de repente e provoca vagas oceânicas; A narrativa é de amendrontar, mas formações rápidas de chuva provocadas pela alta umidade e calor, de final da tarde e/ou início na noite, podem realmente desafiar até os mais bem preparados;

- Depois de Vargas, um governo após o outro criou agências e anunciou novos esquemas para modernizar rapidamente a região, para atingir "cinquenta aos em cinco", nas palavras de um dos sucessores de Vargas, ou "enviar pessoas sem terra" a "uma terra sem pessoas", como o governo militar dos anos 1960 descreveu no plano de colonização. Em sua maioria, esses erforços fracassariam em seus próprios termos - isto é, não trouxeram desenvolvimento sustentável para a região. Mas aceleraram o desmatamento, iniciando aquilo que William Woodsworth poderia ter chamado de "assalto precipitado" à maior floresta tropical intacta que existia no planeta;

- Parques da Disney: Walt Disney visitou a Fordlândia em 1941, o que depois resultou em um vídeo, na qual Fordlância, Belém, Manaus e Iquitos aparecem como grandes cidades da região: The Amazon Awakens. Parte desta experiência de Disney foi retratada em um de seus parques temáticos, no qual, entre muitas atrações, na Terra da Aventura existia um barco que proporcionava um cruzeiro pela selva, cujo nome era Amazon Belle; Não consegui confirmar a existência ou não desta atração e em qual parque estaria.
Aguardo as impressões de vocês também!    

Natal de Benevides no ar!

A cidade de Benevides, a 30 minutos de carro de Belém, já lançou a programação oficial do Natal mais sustentável da Amazônia. O período religioso e festivo ficou eternizado pelo uso de garrafas pets na decoração natalina, inclusive, este ano, o projeto foi ampliado para o Aeroporto Internacional de Belém. Mais informações em: http://www.nataldebenevides.com.br/.

Palmas com mais voos Azul!

A Azul pediu autorização à Anac para operar voos diários entre Goiânia e Palmas. Se aprovado, a nova rota está prevista para iniciar em 1º de fevereiro de 2012, com os jatos Embraer 190/195.

Fonte: Panrotas

Presidente Figueiredo: ao vivo!

Caros leitores, tive o prazer de conhecer um dos maiores destinos turísticos dentro do Estado do Amazonas: Presidente Figueiredo: a Terra das Cachoeiras! Sem exageros, tem mais de 40 cachoeiras de vários tamanhos, com trilhas, cavernas e muitas quedas, para você escolher a sua. Vá com o bolso preparado, pois quase todas possuem um valor de entrada, pago a vista. Vamos as fotos:
 Essa fica logo na entrada da cidade!
 Essa fica bem no centro, praticamente no quintal das casas! Hehehe....
 O caminho já vale umas fotos!
 Menino do rio, ops... da cahoeira!
Bem, essas foram apenas três, das mais de quarenta! Vou fazer uma próxima visita!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

FENAGTUR: o Norte mais presente!

Caros leitores, a Diretoria recentemente eleita da Fenagtur (Federação Nacional dos Guias de Turismo), o Nordeste e, especialmente, o Norte estão bem representados, com três membros eleitos, um de cada estado: Pará, Amapá e Acre. Ressaltamos que em 2012, ocorrerá na cidade de Macapá, no Amapá, a 32º Congresso Brasileiro dos Guias de Turismo, com grande apoio do trade turístico local. Vejamos os membros e os estados da recente Diretoria eleita:
Diretoria
Presidente: Irma Karla Freire Barbosa (SE)
Vice Presidente Secretária: Ana Lucia Cunha e Silva (AC)
Vice Presidente Tesoureira: Adriana Gradim Perdiza (SP)

Conselho Fiscal
Alexandre Henrique da Rocha Dantas (AL)
Luiz Augusto Nascimento dos Santos (RJ)
Marcos Antonio Alencar da Silva (PB)

Suplentes da Diretoria
Obede Ferreira Gadelha (AP)
Iraneide Vilhena Barbosa (PA)


Suplentes Conselho Fiscal
Ana Maria Ferreira Nunes (MG)
Lucia Maria Kispergher Pereira (PR)
Iria Fiorenzano Cerqueira (PE)

Círio: resgaste de uma boa idéia!

Monumento a Virgem de Nazaré: nas águas da Baía do Guajará nasceria um monumento e, claro, uma nova atração turística - o Monumento em Homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Qualquer semelhança com a prima norte americana não é mera coincidência. A idéia era criar um momumento sobre o que restou da antiga Fortaleza da Barra, com espaço para visitação e comtemplação. Vejamos abaixo (é só clicar para ampliar):



Que tal resgatarmos esta idéia?

Marabá lança mapa e site turísticos!

A cidade de Marabá, no oeste do Pará, terá novo mapa e sites turísticos. O objetivo da Secretaria de Turismo é melhorar a atratividade local. Ressaltando que a cidade é o portão de entrada para o Pólo Turístico Araguaia-Tocantins, que neste período do ano, possui belíssimas praias fluviais. Marabá recebe voos diretos de Belém, Brasília e Carajás.

Bragança: Festival de São Benedito!

Caros leitores, segue a divulgação de uma das mais tradicionais festas religiosas da Amazônia, ela ocorre todo final de ano, no município de Bragança, na costa Nordeste do Estado do Pará:

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Passaredo estréia em Belém sem boas vindas!

A Passaredo começou hoje, dia 22/11/11, suas operações em Belém, inicialmente, ligando Palmas a capital paraense e em seguida a Carajás, dia 26/11. O belo ERJ 145 nas cores na companhia esteve em Belém em seu primeiro voo, contudo faltou mais entusiasmo da Infraero ao receber a companhia, em muitos aeroportos pelo país, as novas operadoras são saudadas com o famoso batismo da aeronave, na qual jatos de água são direcionados para cima por caminhões do corpo de bombeiros do aeroporto, dando as boas vindas ao novo operador, como aconteceu recentemente com a KLM no Rio de Janeiro.
Seja bem vinda Passaredo, esperamos que as rotas sejam prósperas, as tarifas competitivas e o interior da Amazônia, Macapá, Manaus, Boa Vista também lhe esperam. Viva a concorrência!

Ps.: O Aeroporto de Belém já dá sinais de saturação, faltou espaço comercial adequado e áreas de check in para o novo operador.

Tam com Hub na Amazônia!

Segundo o presidente da Tam Linhas Aéreas, Líbano Barroso (foto), a fusão da comapanhia com a Lan deverá ser concretizada no primeiro trimestre de 2012. “O momento é de troca de ações entre as empresas e de aguardar a aprovação do Cade”, declarou Barroso. Ainda segundo o presidente, com a união finalizada, os passageiros se beneficiarão com a oferta de mais destinos em menos tempo de conexão. “Iremos fortalecer o hub de Lima, no Peru, e criar um hub para passageiros e cargas no Norte e Nordeste do Brasil, ligando o País à Europa, aos Estados Unidos e à África em seis horas”, completou.

A expectativa é de que a sinergia seja responsável pela captura de US$ 400 milhões, sendo 2/3 de operação de carga e passageiros, com maior incremento internacional, e 1/3 de ganho de escala com fornecedores. O presidente da Tam participa do fórum realizado pela Alta - Associação Latino-americana de Transporte Aéreo - no Rio de Janeiro.

Fonte: Panrotas

Comentários: esperamos que a fusão da TAM com a chilena Lan, de fato, tragá melhorias de voos para a nossa região, a Amazônia. Ressaltamos que fusões, invariavelmente, resultam na redução da oferta de assentos e encarecimento de tarifas médias nas rotas onde as duas companhias operam, pois haverá a eliminação de uma concorrente e da sobreposição dos voos. Como para a Amazônia, apenas a TAM opera, a situação pode ser realmente positiva.

Resort Urbano em Belém!

Novos e ousados projetos de hotelaria pretendem sacudir os mercados de Belém e Manaus nos próximos anos, enquanto em Manaus nascerá o primeiro hotel butique da Amazônia (ver post abaixo); Belém terá o primeiro resort urbano. Pela perspectivas das fotos e do descritivo do empreendimento, o novo hotel oferecerá um serviço diferenciado aos seus hóspedes, além de agregar mais um opção ao cenário hoteleiro do Pará e da Amazônia.



Hotel Butique em Manaus!

Será inaugurado no segundo semestre de 2012, em Manaus, o Juma Ópera Hotel, dos mesmos donos do Juma Amazon Lodge. “A proposta é de um hotel butique com o estilo da belle époque”, disse ao Portal PANROTAS o diretor dos hotéis, Caio Galesi Starace Fonseca, durante o Festival do Turismo de Gramado – onde já começou a promover a futura unidade. A belle époque marca ainda o período áureo da capital amazonense durante o Ciclo da Borracha. As obras do Juma Ópera Hotel estão avançadas, e o estabelecimento terá 45 quartos. O investimento chega perto dos R$ 10 milhões. “A localização é muito privilegiada: em frente à praça onde fica o Teatro Amazonas”, emendou Fonseca.
Fonte: Panrotas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mais cruzeiros chegando...

No dia 15 de novembro passado, Belém recebeu a segunda escala da atual temporada, o Silver Cloud, que procedente da Ilha do Diabo (Devil's Island, na Guiana Francesa) lançou âncora em frente ao terminal de Miramar por volta das 07h no horário local. Ao contrário do Albatros, que abriu a temporada e ficou fundeado em Icoaraci, o Silver Cloud, por ser um navio de menores dimensões (156m) seguiu direto para a baia do Guajará, e devido ao grande número de navios aguardando em frente a cidade, ficou em uma posição incomum para este tipo de embarcação em nossa capital, dificultando a obtenção de registros fotográficos a partir de terra. Felizmente, com a maré cheia e sob um sol escaldante, ele movimentou-se para atracar diretamente no cais, o que aconteceu ao meio dia. O Silver Cloud, gêmeo do Silver Wind, é um navio com capacidade máxima de 315 passageiros e 185 tripulantes, tendo sido construido em 1994, na Itália. No cruzeiro atual, o Silver Cloud seguirá até Manaus, com diversas escalas, devendo escalar novamente Belém no dia 01 de dezembro. Nas fotos, vê-se a passagem do navio em frente a Estação das Docas, quando de sua chegada.
Fonte: Texto e Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Azul: 92 mil passageiros em Belém!

A Azul comemorou dia 03/11 um ano de operações em Belém com mais de 92 mil passageiros transportados, uma média de nove mil embarques e desembarques pela companhia em cada mês. A aérea opera dois voos diários para Campinas (SP). Além disso, há também uma frequência para Fortaleza e Recife.

Fonte: Panrotas

Paratur: inova na comunicação com o trade!

A Paratur inova com uma excelente ferramenta de comunicação com o trade turístico paraense, nacional e internacional. Quase diariamente, a Paratur publica seu próprio clipping (mini jornal) com os principais acontecimentos turísticos na qual o Pará é destaque: reportagens em veículos de comunicação regionais, nacionais e internacionais; lançamentos; participação em feiras e eventos; estudos; publicações, entre outros.
Parabens a Paratur pela iniciativa, ímpar do país,
Seria interessante se as demais secretarias de governo e órgãos de turismo de outros estados, além de entidades do trade turístico também adotassem esta postura mais comunicativa, informativa e colaborativa com o desenvolvimento (turístico) regional.

Cruzeiros: Búzios, destino saturado!?

A temporada 2011/2012 dos transatlânticos em Búzios, na Costa do Sol fluminense, começa nesta quinta-feira. Até o dia 21 de abril do ano que vem, o balneário receberá 223 escalas, uma redução de 15% em relação a 2010. A novidade é que, além dos turistas serem recepcionados em um tapete vermelho por um agente da prefeitura oferecendo informações sobre a cidade no Píer Municipal, a cidade terá apenas dois pontos de fundeio para as embarcações. Uma nova regra municipal, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, com apoio do Governo do Estado, prevê um melhor ordenamento náutico como forma de preservação da fauna local.
A decisão surgiu após estudos de impacto ambiental, que comprovaram que não há a possibilidade de Búzios receber mais de dois navios juntos. A lotação da cidade, com o desembarque de 1,5 mil a 3 mil turistas, ainda causa a insatisfação dos moradores da cidade e dos próprios visitantes.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo de Búzios, cerca de 400 mil cruzeiristas devem desembarcar na cidade nesta temporada. Um levantamento realizado pela prefeitura do balneário revelou que 60% da demanda são provenientes do Estado de São Paulo e que cada cruzeirista gasta em torno de R$ 100 na cidade. Outros 20% têm origem em cidades da Argentina. A previsão é que o segmento deixe em torno de R$ 30 milhões na economia local.

Fonte: Panrotas

Comentários: enquanto na Amazônia, a situação das operações com cruzeiros se deterioram, em Búzios já se discute a saturação da área com este tipo de operação. A demanda para este produto turístico é imensa, porém o crescimento está travado pela pouca e precária infraestrutura dos portos brasileiros.

Amazônia e Foz do Iguaçu entre as 7 maravilhas!

Cataratas do Iguaçu e Amazônia fazem parte das sete novas maravilhas
Cataratas do Iguaçu e Amazônia fazem parte das sete novas maravilhas. Acaba de ser divulgado o resultado da votação das Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo, que é realizada pela fundação New 7 Wonders. O Brasil emplacou duas atrações entre as sete: a Amazônia, que divide com mais oito países, e as Cataratas do Iguaçu, que divide com a Argentina.
Confira a lista completa abaixo:
Amazônia (Brasil mais oito países)
Baía de Halong (Vietnã)
Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)
Komodo (Indonésia)
Puerto Princesa Underground River (Filipinas)
Montanha da Mesa (Cidade do Cabo, Africa do Sul)
Jeju Island (Coréia do Sul)

A Fundação New 7 Wonders divulgou há pouco as sete novas maravilhas naturais. No começo de 2012, o resultado será validado, então pode ser que haja alterações. O resultado divulgado hoje cobre a primeira contagem.

Saiba um pouco de cada uma das sete novas maravilhas naturais:

Amazônia (Brasil e oito países)
A Amazônia tem sete milhões de quilômetros quadrados em nove países. Ela representa a maior floresta do mundo e tem a mais extensa quantidade de espécies de vida tropicais. O Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água, com um fluxo de água maior que os dez rios subsequentes combinados. O destino também conta com, aproximadamente, 1/50 do fluxo da água do planeta. Nenhuma ponte cruza o rio.

Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)
As Cataratas do Iguaçu, uma das maiores quedas d´águas do mundo, com uma extensão de 2,7 quilômetros. A Garganta do Diabo, uma das atrações do destino, tem 80 metros de altura. Na região onde as cataratas se situam também são encontradas raras espécies de animais. Foz do Iguaçu é o portão de entrada no Brasil, e Puerto Iguazú na Argentina.

Halong Bay (Vietnã)
Halong Bay está localizada na província de Quáng Ninh, no Vietnã. A baía tem uma costa de 120 quilômetros de extensão e, aproximadamente, 1.553 quilômetros quadrados de área, com 1969 ilhotas. Muitas das ilhas são ocas, com enormes cavernas. Outras ilhas flutuantes abrigam vilas de pescadores. O editor-assistente da PANROTAS, Alex Souza, está em viagem para o destino e trará mais informações sobre a Baía de Halong.

Jeju Island (Coreia do Sul)
Jeju é uma ilha vulcânica, a 130 quilômetros do sudeste da costa da Coreia do Sul. Maior ilha e menor província do país, o destino tem uma área de 1.846 quilômetros quadrados e abriga um vulcão inativo, que está 1.950 metros acima do nível do mar. 360 vulcões menores circundam o principal.

Komodo (Indonésia)
O Parque Nacional da Indonésia inclui três grandes ilhas: Komodo, Rinca e Padas, cuja área total é de 1.817 quilômetros quadrados – sendo 603 quilômetros em terra. O parque nacional foi fundado em 1980 para a proteção do dragão de Komodo. Depois, o destino se dedicou à proteção de outras espécies, incluindo animais marinhos. As ilhas do Parque Nacional são de origem vulcânica.

Porto Princesa (Filipinas)
O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Porto Princesa está localizado a 50 quilômetros ao norte de Porto Princesa, em Palawan, nas Filipinas. O destino é formado por uma região montanhosa, na qual há 8,2 quilômetros de rio subterrâneo navegável. Lá, é possível encontrar a formação de cavernas e estalactites. O rio subterrâneo é o maior do mundo. Na entrada da caverna onde se encontra o rio, é possível encontrar uma lagoa límpida, rodeada por árvores centenárias. Macacos e lagartos são algumas espécies encontradas próximos à caverna.

Montanha da Mesa (Cidade do Cabo, África do Sul)
A Montanha da Mesa é um ícone e o único local no mundo que tem uma constelação com nome próprio – Mensa, significa “A mesa”. A região montanhosa sofreu erosão por mais de seis milhões de anos e uma das mais ricas, e, também, menores reinos de florais na terra, com cerca de 1.470 espécies diferentes. A Montanha da Mesa abriga diversas espécies raras de animais, inclusive algumas que sofrem risco de extinção. É um dos locais mais conhecido da Cidade do Cabo.

Fonte: New 7 wonders e Panrotas

Aeroportos com máquinas de vender alimentos!

A Infraero assinou hoje o contrato com três empresas para a instalação de máquinas de vendas de alimentas e bebidas em 12 aeroportos relacionados à Copa do Mundo e Olimpíadas, além dos terminais de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Pampulha (MG). No total, serão 143 pontos distribuídos em salas de embarques e desembarques doméstico e internacional. De acordo com a Infraero, os equipamentos deverão entrar em funcionamento ainda este ano, para atender a demanda da alta temporada. Os concessionários – responsáveis pelas máquinas – pagarão ao todo R$ 18,8 milhões de cinco anos de concessão. “Com mais oferta, a tendência é que haja mais concorrência entre as empresas para conquistar o cliente, o que vai beneficiar passageiros e usuários dos aeroportos”, afirmou o diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira.

Fonte: Panrotas

Comentários: um sinal de luz na postura da Infraero em relação a concorrências e na escalada de preço nos aeroportos brasileiros. "Mais concorrência", "beneficiar passageiros" com preços mais baixos... realmente começo a observar uma mudança de postura na administração da Infraero. Parabens a empresa! Esperamos que as novas opções venham com preços mais acessíveis, estimulando os ganhos pelo volume de vendas e não apenas pelo preço cobrado dos poucos que podem e se dispõem a pagar por pasteis de R$ 6,50 (com pouco recheio), refrigerantes a R$ 4,50 (a lata), etc.

Círio de Nazaré em Gramado!

Principal evento do segmento turismo religioso da Amazônia, o Círio de Nazaré, que é realizado em Belém, no Pará, é o tema que a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) vai levar ao Festival do Turismo de Gramado (Festuris). O evento começa nesta quinta-feira (dia 17) e, segundo a Paratur, cortejos e exposições da imagem de Nossa Senhora de Nazaré serão feitos durante a programação da feira.
“Elaboramos um estande de 16 metros quadrados, localizado no Salão do Turismo Religioso, para divulgar o Estado”, afirma o gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará no estande, graças a uma articulação da Paratur com a diretoria da Festa de Nazaré. No espaço haverá distribuição de material promocional do turismo paraense, com destaque para roteiros e produtos das seis principais regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia, Tocantins e Xingu.

CORTEJOS EM GRAMADO
Nesta quarta-feira (dia 16), às 18h30, começa o cortejo com a imagem peregrina em direção à Matriz de São Pedro de Gramado, marcando a primeira ação do festival na cidade. Em seguida, será realizada uma missa, e a imagem permanecerá na igreja até o dia 17. No dia 18, às 9h, acontece a abertura oficial do Congresso do Festival de Gramado, no Teatro Lupicínio Rodrigues, no Serrano Centro de Convenções, onde ocorrerá um novo cortejo com a imagem da peregrina. Como última participação do Círio no festival, ocorrerá mais um cortejo, no sábado (dia 19), na própria feira, abrindo a coletiva oficial de imprensa do Festuris, no Serra Park.

Fonte: Paratur e Panrotas

Inspiração x competitividade!

Caros leitores, quando pensamos em competitividade, as imagens podem exercer um fascínio indiscutível sobre o potencial turista para convencê-lo a visitar determinado destino turístico, afinal o produto turístico é, em si, uma expectativa de experiência positiva que tentamos vender ao nosso potencial visitante. Olhando as imagens abaixo, entre as diversas listas que circulam pela internet, fiquei imaginando como posicionar nossa querida Amazônia neste cenário de belezas para lá de atrativas:
1 - Rocas Baimbridgen – Galapagos - Equador
blue lagoon
 galapagos islands ecuador 10 lugares Gumps
Este lugar incrível fica no Equador e pertence ao arquipélago de Galápagos. Esta inacreditável lagoa de águas rasas no meio do mar é uma praça de alimentação para milhões de flamingos.
2- Cratera Nyiragongo – África
nyiragongo crater lava lake africa 10 lugares Gumps

laval
 lake africa nyiragongo crater 10  lugares Gumps
Trata-se do maior lago de lava do mundo.
3 - Navagio Beach – Grécia
The Most Beautiful Beach on Earth 8
 10 lugares Gumps

The Most Beautiful Beach on Earth 16 10 lugares Gumps
Trata-se de uma das praias mais bonitas do planeta. Banhado pelo mar cristalino, esta praia fica na beira da escarpa de um gigantesco rochedo. Como se a natureza já não tornasse o lugar suficientemente especial, um navio naufragado no meio da praia completa o visual de sonho. Esta praia fica na ilha de Zakynthos, e atrai milhares de turistas ricos que chegam la a bordo de navios de cruzeiro, veleiros e de lanchas milionárias.


4 - Havasu – Arizona Falls – EUA
Havasu Falls Arizona2 1024x702  10   lugares  Gumps




Havasu Falls Arizona 670x502 10 lugares Gumps
Está aqui um lugar tão espetacular quanto inacessível. Para chegar nesta inacreditável cachoeira que fica no meio do deserto do Arizona, só viajando de avião, de carro e finalmente de cavalo. Há também um helicotero que leva as pessoas até o lugar. Este lugar fica no Havasupai Indian Reservation no Grand Canyon National Park.
5- Pamukkale -Turquia
Pamukkale in Turkey1 10 lugares Gumps


Pamukkale   Calcium   Terraces 0 10 lugares Gumps

34791 pamukkale travertenleri 38 10 lugares Gumps
Trata-se de um conjunto de piscinas termais que descem em forma de cascata numa colina localizada no sítio Hierápolis-Pamukkale, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO, naTurquia.
Pamukkale significa “castelo de algodão” em turco. Olhando parece ser frio, pela impressão de que seja neve, no entanto, a água contida nessas bacias é quente! A explicação científica para esse fenômeno é que os locais térmicos localizados abaixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica na superfície, como se fosse um mármore.
O local é totalmente propício para banho e a paisagem é fenomenal! O efeito da erosão pela água ao longo do tempo foi dando à colina formas variadas, moldando ela de formas incríveis e até mesmo bizarras, que continuam se transformando continuamente. Tanto a água como as “cascatas” mudam de cor de acordo com a luz solar, resultando num efeito espetacular! Sem dúvida um dos lugares mais bonitos do mundo.

6- Gruta do Lago Azul – Bonito – Brasil
bonito1 781490 10 lugares Gumps

52877891.GrutaAzul4 10
 lugares
 Gumps
A gruta do Lago Azul é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Tanto que fica num lugar chamado Bonito, em Mato Grosso do Sul. Aliás, o Brasil tem tantos lugares fantásticos que ficou impossível de escolher um só. Vou ter que fazer um post só de lugares Gumps no Brasil. Mas dá só uma olhada que beleza de lugar que é esta gruta, onde a luz tinge de um azul que parece efeito especial mal feito de tão linda. De babar!
7 - Palau – Micronesia
De longe, Palau é um dos mais belos e exóticos rincões do planeta. O mar cristalino, as rochas cobertas de vegetação, tantas ilhas que é impossível contar. Parece até 3D, mas é real.
Palau Island T88OM 10 lugares Gumps