Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Novíssimo Point do Açaí!

Caros leitores, seguem as fotos do novíssimo Point do Açaí. Para quem não conhece, é um restaurante especializado em pratos regionais, com foco na forma tradicional de consumo da fruta entre os paraenses. O novo restaurante está localizado na Boulevard Castilho França, em frente a Estação das Docas, instalado em um lindo casarão histórico revitalizado. Parabens aos proprientários, por transformar e resgatar o hábito paraense de tomar açái, além de investir na manutenção do patrimônio arquitetônico da cidade.
Casarão rosa, na esquina com a Avenida Presidente Vargas.

Detalhe interno.
Detalhe dos toilletes.
Vista para o prédio da Companhia Docas do Pará.
Amplo salão interno.

Inauguração prevista para o início do mês de outubro.

Fotos: Exclusivas Point do Açaí.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

27 de Setembro: Dia Mundial do Turismo!

Caros leitores, hoje, dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Parabens a todos nós que fazemos uma das maiores atividades econômicas do país e do mundo. Turismólogos, camareiras, gestores, entidades, guias de turismo, tradutores, taxistas, jornalistas, transportadoras, agentes de viagens, professores, comissários de bordo, motoristas, recepcionistas ... ufa! A lista é extensa, tão grande quando o valor econômico, social e cultural que a atividade representa para milhões de pessoas, responsáveis por transformar em boas lembranças os sonhos dos viajantes.
Um brinde! Abraço a todos! 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Abrajet - Congresso Nacional em Belém

Caros Jornalistas que participam do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) sejam bem vindos ao Pará e a Amazônia. A partir do dia 22/09 dezenas de jornalistas, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, vão percorrer as riquezas naturais, gastronômicas, arquitetônicas e culturais do Pará.

Viajem conosco neste "País que se chama Pará"!

Abraços cordiais!

Cruzeiros: novos concorrentes 2!

Precisamos reagir, novos players estão entrando no jogo e, aos poucos, nossa pouca competitividade ainda diminui mais. Vamos ao exemplo do Ceará, que projeta um dos melhores portos para receber cruzeiros do Nordeste do Brasil:
Clique para Ampliar
Um dos mercados do turismo nacional que mais ganha evidência, o segmento de cruzeiros tende a mais que triplicar o número de viagens em Fortaleza, após o funcionamento do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe. Segundo o engenheiro da Companhia Docas do Ceará, Raimundo José, em 2010, a Capital recebeu 43 escalas de navios desse tipo, quantidade que, segundo estima, saltará para 150 anuais com o novo equipamento.

Ele informou, ainda, que o terminal deve incrementar a receita do porto com cargas e passageiros em 30%. "É uma estrutura que movimenta a economia, gera empregos. Para se ter uma noção, o Brasil movimentou R$ 290 milhões só com abastecimentos de navios nos portos no ano passado. A embarcação chega e acaba sendo conveniente abastecer no local. A cidade portuária só ganha. Há ainda os gastos dos consumidores, as taxas portuários", enumera.
Debate
Em audiência pública realizada ontem, representantes da Docas, Semace (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), da empresa catarinense Caruso Jr - que venceu a licitação para realizar o EIA/Rima (Estudo de Impactos Ambientais) do projeto - e de comunidades da região do Mucuripe debateram sobre os efeitos econômicos, sociais e ecológicos que a ampliação do porto trará. Conforme o diretor técnico da Caruso, João Teixeira, o levantamento abrangeu possíveis consequências na fauna, vegetação, geologia e recursos hídricos, além dos impactos na vida da população que vive nos arredores do empreendimento naval.
 
Licença prévia
Conforme Ervânia Guerra, assessora técnica da Semace, no próximo dia 29, haverá uma reunião do Coema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), à qual será submetido o parecer técnico pela Semace após a reunião de ontem. A expectativa, segundo ela, é de que, se tudo estiver em conformidade com as exigências dos órgãos, no início do outubro, a Licença Prévia deve ser liberada. O presidente da Companhia Docas, Paulo André Holanda, lamentou o atraso no cronograma, "por questões no processo judicial" e ressaltou a necessidade de Fortaleza ter um equipamento como esse, para fortalecer a cadeia turística da Capital. Ele frisou, ainda, que o terminal "só trará benefícios a todos os envolvidos", sem prejudicar a comunidade pesqueira que habita a região.
Imagens e Texto (©) Copyright Diário do Nordeste. Via www.worldcruises.blogspot.com

Sebrae: Projeto Turismo para Belém

O Sebrae-Pa lançou em agosto o Projeto Turismo para Belém, em parceria com a ABAV-PA, Belemtur, Paratur e Singtur-Pa. O Projeto visa promover os produtos turísticos oferecidos por operadores de receptivo, aumentando até 2012 a visibilidade do destino e o aumento de turistas que utilizam o receptivo local não só na capital, mas também para o Pólo Marajó, Tapajós e Amazônia Atlântica, além de aumentar as transações dentro da rede de turismo local (Guias de Turismo, operadores, restaurantes, bares, atrações turísticas e meios de hospedagem). Segue as fotos do evento:

Acre em destaque...

Acolhedor Acre... (clique para ampliar) 

Mais cruzeiros de luxo pela Amazônia!

A linha de cruzeiros de luxo Silversea vem para o Brasil com três navios: Silver Cloud, Silver Whisper e Silver Spirit. Em comparação, em 2010, a companhia realizou apenas dois cruzeiros no País; este ano (2011) serão seis.

Em um dos cruzeiros, o Silver Cloud vai passar pelo Estreito de Breves, na Amazônia, formado por um conjunto de pequenos rios e ilhas. “Puro luxo passar no coração da Amazônia, um dos visuais mais privilegiados, do alto do oitavo andar do navio”, afirma a gerente de Marketing da Silversea para o Brasil, Márcia Chiota.

Fonte: www.worldcruises.blogspot.com, Texto (©) Copyright Mercados & Eventos.Imagem (©) Copyright Daniel Capella. Editado por Fabio Romero

ABEOC no Pará!

O setor de eventos passa por um momento único no estado do Pará, com centenas de eventos sendo realizados na capital e no interior do estado, além do recente anúncio de construção de mais dois centros de convenções, um para atender ao oeste do Pará, na cidade de Santarém; e outra para o leste, na cidade de Marabá. Atenta a este processo e visando incrementar negócios, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC realizou um seminário em Belém, no úmtimo dia 20/09, no hotel Gran Solare Connext, no qual participaram diversos membros do trade turístico paraense., para que possamos crescer em representatividade, afinados com as necessidades locais. 

Projeto Cultural no Pólo Joalheiro em Belém

O espaço turístico-cultural Pólo Joalheiro, também conhecido como São José Liberto, está como uma programação cultural fixa ao longo dos próximos meses:

Projeto Ritmos da Amazônia: Apresentação de Danças Folclóricas (Programação Permanente)
Datas: 1º e último domingo de cada mês
Horário: 17:00h às 19:00h

Destino Integrado: o exemplo de Foz do Iguaçu!

A cidade de Foz do Iguaçu e região, localizada no oeste do estado do Paraná no Sul do Brasil, tem conquistado um número cada vez maior de visitantes, graças a profissionalização e gestão do destino. Fato que também se manifesta nos anúncios publicitários veiculados em diversas publicações, como esta na Revista Viagem e Turismo:
O anúncio possui diversos parceiros, entre eles: ITAIPU BINACIONAL, Iguassu Coventions e Visitors Bureaux,ICMBio Ministério do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Turismo, Fundo Iguaçu e Secretaria Municipal de Turismo. Pergunto-me se na Amazônia não poderíamos fazer o mesmo: Banco da Amazônia, Agência de Desenvolvimento da Amazônia, Fundo Nacional do Norte, Suframa - Superintendencia de Desenvolviemnto da Zona Franca de Manaus, Foruns e Secretarias Estaduais de Turismo. Fica a idéia, que tal divulgarmos a Amazônia mais juntos, integrados, com custos menores?

Jornal O Dia: divulgando do Pará!

Caros leitores, segue a reportagem feita pela jornalista Daniela Calcia para o Jornal O Dia, do Rio de Janeiro, com base na entrevista dada por mim ao Caderno Viagens:

Muito além do açaí

Dotado de praias fluviais e oceânicas, Pará “exporta” rica e exótica gastronomia

POR DANIELA CALCIA
Rio - O Pará vai muito além da polpa do açaí, saboreada nos quatro cantos do mundo. Além da rica e exótica gastronomia, o estado também oferece praias paradisíacas, rica fauna e flora, artesanato e cerâmica marajoara e a prática do ecoturismo. Sua maior manifestação popular é o famoso e concorrido Círio de Nazaré.

Ao chegar no Pará, a primeira coisa que qualquer turista pensa é em provar o famoso suco de açaí e o caldo de tacacá. “Em Belém, temos o tradicional Mercado Ver-o-Peso, considerado uma das maiores feiras ao ar livre da América Latina, visitado diariamente por 50 mil pessoas”, afirma o turismólogo e mestre em gestão Fábio Romero.

Lá, o viajante também encontra outras delícias como peixes, farinhas, frutas e ervas. “As frutas mais famosas, além do açaí, são bacuri, cupuaçu, ingá, mucujá e tucumã. O palmito pupunha também é muito procurado”, completa. Em Belém, também é possível viajar pelas belezas naturais do Brasil. “Temos o Bosque Rodrigues Alves, conhecido por ser o ‘Jardim Botânico da Amazônia’, temos o Mangal das Garças, que tem o maior borboletário da América Latina, e o Ninhal dos pássaros, com as mais belas espécies de aves amazônicas”.

Fábio também destaca as praias nortistas. “Somos privilegiados, pois temos praias fluviais e oceânicas. As mais procuradas são as da Ilha do Mosqueiro e da Ilha de Marajó. Em Alter do Chão, distrito de Santarém banhado pelo rio Tapajós, as águas são cristalinas”. Outro destaque é o artesanato. “O Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, guarda um rico acervo da cultura marajoara”. Para os fãs do ecoturismo, Fábio indica Santarém. “São dezenas de cachoeiras, sítios arqueológicos, florestas, trilhas, ilhas e ainda tem o fantástico encontro dos rios Amazonas e Tapajós”.

OUTUBRO TEM CÍRIO DE NAZARÉ
“Olhai por nós, ó Virgem Santa, pois precisamos de paz”. Homenageado no carnaval carioca pelas escolas de samba Estácio de Sá e Viradouro, o Círio de Nazaré é a maior manifestação popular de Belém do Pará. A romaria acontece desde 1792 e é realizada no segundo domingo de outubro. “Parece Natal: as famílias se reúnem e ceiam juntas”, revela o guia Fábio Romero.

Zaia hotel lança embarcação para passeios turísticos!

O mais novo equipamento fluvial turístico de Belém será lançado oficialmente neste sábado, o barco turístico Hanna, pertencente ao mesmo grupo controlador no novíssimo Zaia Hotel, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Segue as fotos da embarcação, com área vip, bar e equipamento de som:



 Mais informações: +55 91 3346-5300 / contatos@zaiaparthotel.com.br

Rio Amazonas... mais uma surpresa...

A Amazônia é uma surpresa até para quem mora na região. Se já não bastasse termos o maior rio do mundo, o Amazonas, declarado e aclamado... eis que aparece uma supresa: embaixo do maior rio do mundo existe um "segundo rio" subterraneo, o maior e mais extenso do mundo, com mais de 6000km... impensável, inimaginável e surpreendente. Clique para ampliar a reportagem:

Receptivo em Belém: Logantur investe em novo veículo.

O receptivo no Pará, principalmente focado em eventos na Região Metropolitana de Belém, continua a atrair novos negócios e empresas. A LOGANTUR RENT A CAR adquiriu mais um veículo executivo para integrar a sua frota: 01 Van Citroen/Jumper Executiva, com capacidade para 09 pessoas, ar condicionado, som ambiente, DVD, tela de 10" e uma inédita rede Wi Fi (internet sem fio) disponível para clientes que queiram trabalhar enquanto vão de um lugar para outro ou a caminho aeroporto. Um serviço diferenciado, inédito no receptivo de Belém. Segue as fotos do veículo: 

Parabens a Logantur pelo investimento!

Voos extras para o Círio de Nazaré...

Alguns companhias aéreas já estão programando novos voos para atender a alta demanda do período do Círio de Nazaré, além da programação de voos inéditos, como Natal - Belém - Natal. Para quem deseja vir a Belém durante o período do Círio, seguem os voos extras programados pela TAM:

Natal - Belém: Voo JJ9444, com tarifas a partir de R$ 205,00 mais taxas
Datas: 06, 07, 08 e 09, 10, 11, 12 e 13 /10/2011
ETD: 23h
ETA: 01h06 (+1)
Duração: 2h06
Equipamento: A320-100/200

Fortaleza - Belém: Voo JJ9400, com tarifas a partir de R$ 189,00 mais taxas
Datas: 07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13/10/2011
ETD: 00h45
ETA: 02h31
Duração: 1h46
Equipamento: A320-100/200

Belém - Macapá - Belém, com tarifas a partir de R$ 120,00 mais taxas
JJ 9440 - BEL 0120 MCP 0208 - A320
JJ 9441 - MCP 0250 BEL 0339 -

Passaredo: ligará Brasília a Santarém

A companhia aérea regional Passaredo solicitou a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil a operação de mais um voo para a Amazônia. A nova rota, se aprovada, ligará a partir de novembro de 2011 Brasília a Santarém, em voos diários. Vejamos a programação:

PTB 2220 diários; BSB 11h22 STM 13h55; Erj145 (50 pax)
PTB 2221 diários; STM 14h25 BSB 17h10; Erj145 (50 pax)

Ressalto que nos estudos desenvolvidos em 2008/09 no âmbito da tese de mestrado apresentada em Portugal, entre os resultados apontados pelo estudo está a melhor ligação de cidades como Marabá e Santarém ao restante do Brasil. Marabá já atingiu esta melhoria com voos diários para Brasília, Belo Horizonte e Belém, porém Santarém só tinha ligação com Belém e Manaus, agora, se tudo correr bem, passará a contar com vôos para Brasília.

Esperamos para breve ligações do tipo BEL ou MAO - STM - BSB - SAO - MAO ou BEL, facilitando as conexões e reduzindo as tarifas para quem deseja visitar este importante destinos turísticos paraense.

BEL - Belém
MAO - Manaus
BSB - Brasília
SAO - São Paulo

Paratur qualifica pelo interior do Pará!

A Paratur, em parceria com SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, está realizando ao longo deste segundo semestre uma intensa qualificação pelo interior do estado do Pará. Vejam parte dos cursos e das cidades atendidas pela programação dos Cursos do Plano Emergencial de Qualificação Profissional:

Municípios atendidos: Marapanim, Medicilândia, Vigia, Curuça, Marabá, Salvaterra, Soure, Maracanã, Parauapebas, Santarém e Paragominas.

Cursos: Qualidade no Atendimento, Gestão de Negócios, Trilhas Ecológicas, Camareira, Manipulação de Alimentos, Contextualização de Artesanato, Condutor Local, Cozinha Regional, Recepcionista de Hotel, entre outros.

Os cursos vão abranger somente os polos turísticos do interior do Pará: Tapajós, Xingu, Araguai-Tocantins, Marajó e Amazônia Atlântica, uma excelente oportunidade para qualificação profissional e melhoria da qualidade dos serviços turísticos nos pólos.

Mais informações: NRQ - Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur - 91 - 3212-0669.

Fotos da Amazônia!

Desde o último dia 11/01/2011, o fotógrafo paulistano Cássio Vasconcellos está registrando imagens aéreas das Américas, a partir de um helicóptero, numa viagem que começou no norte dos EUA e terminou em São Paulo por volta do dia 25/08/2011. Segue abaixo uma das fotos e o link para demais:

Acesse o link: http://viagem.uol.com.br/ultnot/2011/01/14/fotografo-cassio-vasconcellos-registra-as-americas-a-bordo-de-helicoptero.jhtm

Marajó: Pousada dos Guarás!

A famosa Pousada dos Guarás, localizada na cidade de Salvaterra, na Ilha de Marajó, completa 20 anos em 2011. Para celebrar toda esta longevidade, o empreendimento renovou parte de sua estrutura, com todos os chalés (5a unidades) climatizados em frente à praia, novo mobiliário nos apartamentos, camas tipo box, televisores de LCD, fechaduras eletrônicas e enxovais. A pousada possui atualmente convênios com 25 operadoras espalhadas pelo Brasil e Exterior. Acima, uma linda vista da pousada, que fica em frente a praia Grande de Salvaterra, em área privativa, cercada por lagos e floresta nativa.
Fonte: Panrotas, editado por Fabio Romero. Foto: Pousada dos Guarás

Azul: novo voo para Manaus e velhas tarifas!

A Azul pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para inclusão de um voo diurno entre Viracopos, em Campinas (SP), e o Aeroporto de Manaus, a partir de 10 de dezembro. Caso aprovada, a capital amazonense ganhará a segunda frequência diária para o aeroporto de Viracopos. O novo voo terá partida de Campinas às 11h05 e chegada às 13h00. No sentido oposto, os voos também serão diários, com saída prevista para às 13h30 e chegada às 19h05.

A Azul já opera na Amazônia nas cidades de Belém, Palmas e Manaus, contudo até a aprovação deste novo voo, as demais operações são todas noturnas, concentradas na madrugada, além de, apesar de ser considerada uma empresa de baixa custo, praticar tarifas bastante elevadas nas rotas na região.

sábado, 3 de setembro de 2011

Viajando e Aprendendo: América do Sul em Família... Buenos Aires...

Em setembro de 2011, viajei com um grupo que organizei em parceria com a Colombo Turismo para a Argentina e Uruguai, passando por Buenos Aires, Colonia del Sacramento, Montevideo e Punta del Leste, com cerca de 38 passageiros.
Embarque imediato...
Novo uniforme.
Puerto Madero.
Casa Rosada.
Flor pra lá de moderna.
Com o brother no parque.
Sr. Tango, um Show de Tango.
San Isidro.
Hotel Orly.
Colônia del Sacramento: ruas medievais.
Montevideo.
Fotos mais comentadas.


Esta viagem faz parte, também, de uma pesquisa que estou desenvolvendo no mercado de turismo emissivo aqui no Pará. A pesquisa envolve o teste de novos roteiros e a forma como são operados. O roteiro, assim como de São Luis com Lençóis Maranhenses e Santarém com Alter do Chão, foram organizados por mim e operados com a TAM, Gol, Valeverde Turismo, Colombo Turismo, hotel Premier (São Luis), hotel Sandis (Santarém) e Acatur Turismo (Santarém), além das Guias de Turismo Iraneide Vilhena e Ana Luz.
As operações tem se mostrado um sucesso, pela forma e valores cobrados, com uma procura bastante elevada, sendo que em todos os roteiros ficaram ao menos 10 passageiros na lista de espera. Vejamos os principais resultados, sendo que alguns podem se reverter em tendências para os próximos anos tanto para excursões rodoviárias quanto aéreas:

1. Há um grande mercado de novos viajantes e reprimido pelos altos preços cobrados na maioria dos pacotes turísticos;
2. A relação custo benefício percebida pelo viajante tem mudado. 100% dos passageiros destas viajens adoram o aspecto da inclusão de "todos os passeios na programação", ou seja, quando num determinado local a visita é obrigatória, o valor de ingressos, traslados e passeios já estarem inclusos no roteiro, sem as cobranças excessivas de opcionais;
3. 30% dos passageiros se queixaram da impessoalidade de grandes operadores, ou seja, não conseguem ter um tratamento mais personalizado, se remetendo, diante de um problema, a centrais telefônicas que demoram a dar uma solução para o problema;
4. 50% dos passageiros elogiaram o serviço de traslado (residência-aeroporto-residência) oferecido na origem (em Belém) a um valor bastante acessível: R$ 10,00 por pessoa/trajeto;
5. 100% dos clientes acharam muito positiva a forma de pagamento, em até 12 sem juros, possibilitando famílias com nível de renda de até 3 salários mínimos pagarem parcelas pequenas e viajarem com mais membros familiares;

Nos países visitados (Argentina e Uruguai), dentro da série Viajando e Aprendendo, destacaria os seguintes aspectos:

Positivos:
- Preços competitivos: os preços praticados pelos operados internacionais para grupos são muito competitivos, possibilitando a realização de bons negócios e preços baixos, com bom padrão de qualidade e a inclusão de vários serviços, deminuindo, assim, o preço final do pacote;
- Tarifas aéreas baixas: a tarifa BEL-BUE (EZE)-MVD-BEL foi bastante competitiva, facilitando o acesso ao destino, mesmo a uma distância considerável, ou seja, a distância não é um fator tão decisivo e sim o preço;
- Espaços públicos conservados: a manutenção de espaços públicos em ambas as cidades é execelente (Parques, praças, calçamentos, ramblas, etc.) , possibilitando extensos passeios a pé, além de atrações "fora do circuito" para os visitantes;
- Simpatia nos serviços públicos dos terminais (neste roteiro: dois aeroportos e um porto): em ambos os países, passar pelo controle alfandegário, da política federal ou para resolver problemas de perda de documentação foi uma tranquilidade, com funcionários sorridentes, prestativos e ágeis. Uma grata supresa, pois as notícias recebidas da Europa, Brasil e Estados Unidos nos remetem a um tratamento desrespeitoso, desumano e demorado.

Negativos:
- Padrão hoteleiro: há no Brasil um grande movimento para a tentativa de padronização do setor hoteleiro. Nos países visitados é notório também a falta de padronização, hoteis na mesma faixa de preço podem oferecer qualidade diferente na prestação de serviço. Outros fatores são mais relevantes, como localização, antecedência da reserva e período do ano;
- Acessibilidade ao terminal: tanto o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires; quanto de Carrasco, em Montevideo; ficam a uma distância considerável do centro da cidade e possuem um acesso muito difícil para quem não optar por transfer regular ou taxis, que cobram um absurdo por corridas relativamente curtas. Os preços são marjorados em mais de 30%, tabelados e muitos não aceitam fazer corrida pelo taxímetro (que geralmente sai mais barato). Qualquer semelhança ao Brasil não será mera coincidência?   


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Uma dúvida vista do alto...

Na orla de Belém existe um complexo turístico chamado Estação das Docas, de frente para a ´baía de Marajó. Segundo a maioria das informações prestadas por moradores da cidade e que aparece recorrente em guias turísticos é que ela é forma por três rios: Guamá, Moju e Acará. De fato, eles termiman todos nas imediações de Belém, contudo, conforme foto aérea tirada por mim, o rio Moju termina seu curso no rio Acará, a poucos quilômetros de Belém. Ou seja, os rios que de fato chegam a baía do Guajará são: Guamá e Acará. Pronto dúvida esclarecida! Será?
Foto: Fábio Romero, chegando a Belém.

XV Feira Pan Amazônia do Livro

Caros leitores, neste fim de semana, começara em Belém a maior Feira de Livros da Amazônia. A Feira Pan-Amazônia do Livro, de 02 a 11/09/11. Este ano, o país homenageado será a Itália. Uma intensa programação promete agitar os dias da feira, que recebe milhares de visitantes.

O evento ocorre no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com entrada franca. Mais informações em http://feiradolivro.pa.gov.br/.