Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Curiosidades da Amazônia: Tucupi

Muitas visitantes que vem a Amazônia se deparam com um curioso líquido amarelo encontrado em diversas feiras da cidade de Belém e Manaus, sobretudo no famoso Mercado do Ver-o-peso, em Belém, no Pará. Não se assustem! Trata-se apenas do Tucupi, uma espécie de caldo/suco extraído da raiz da mandioca brava. Será um tempero ou um molho, dependerá essencialmente do uso? Para sua extração, por meio do Tipiti (trançado feito de tala de madeira para que a massa de mandioca seja espremida) a raíz da mandioca é descascada e ralada, em seguida espremida no Titpiti. Depois de extraído, o caldo resultante fica em seprado por até 24 horas para a extração da goma (amido) que fica no fundo da vasilha utilizada para coleta do líquido, o Tucupi. Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno), por horas, podendo, então, ser usado como molho na culinária, em delíciosos pratos da culinária tradicional e contemporânea. O amido (goma) é a base das tapiocas regionais, em mais de 110 variedades.

Índios utilizando o Tipiti para a extração do Tucupi.
 Tacacá, um dos mais tradicionais pratos da culinária amazônica. A base do prato é a mandioca (tucupi e goma), além do camarão e do jambu regionais.
 O tradicionalíssimo Pato-no-tucupi. Pato assado de forno e finalizado no Tucupi e jambu.
 Tucupi vendido em garrafas no Ver-o-peso, além de compor o tradicional molho de pimenta regional.
Na culinária contemporânea, o Tucupi vai também na Caldeirada Paraense (com peixes como o filhote) e até compondo com massas. Uma delícia!

Belém, templo do ecumenismo mundial e do Turismo Religioso

Belém recebeu entre os dias 16 e 18 de junho as celebrações pelo Centenário da Assembléia de Deus, uma festa que reuniu milhares de pessoas em diversos eventos e orações pela cidade. Desta forma, a partir de 2011, torna-se a capital do ecumenismo mundial, reunindo duas das maiores celebrações religiosas do mundo: do Centenário da Assembleia de Deus e o Círio de Nazaré.
Milhares rumam em direção as celebrações do Centenário da Assembléia de Deus!
Os dois eventos atraem milhres de pessoas que chegam a cidade em grupos rodoviários e aéreos. Seguem alguns registros feitos em parceria com o Singtur-Pa:
Alagoas:
Rota do Sol

Ceará:
Redenção
Via Luxo
Selvatur
Ctur de Fortaleza – 4 grupos – dois aéreos e dois rodoviários
Blue Tour
Piauí:
Abençoado

Maranhão:
Praia Grande
Josa Turismo
Cisne Branco

Imperatriz:
2 Zanchetur

Outras, sem procedência identificada:
MJTurismo
Tour Azul
Santa Terezinha

Colaboradores da pesquisa: Guias de Turismo Shirley Monteiro, Célia, Iraneide Barbosa, Jacira Nascimento.

Localiza se expande para o Norte

A maior locadora de veículos da América Latina e uma das mais antigas (fundada em 1973), a Localiza, abriu 14 novas agências no primeiro semestre de 2011, sendo duas na região Norte: Rondônia e Tocantins. “A estratégia é estar presente em todos os aeroportos e cidades que tenham importância econômica ou turística, para que possamos interiorizar o negócio de aluguel de carros no Brasil e na América do Sul”, declara a diretora da divisão de aluguel de carros, Gina Rafael.

Boeing Business Jet em Belém

Um registro raro no Aeroporto Internacional de Belém, passou esta semana pelo aeródromo um Boeing Business Jet (737-7000 Executivo). Turismo de negócios em alta. Segue a foto:
Fonte foto: Comunidade Orkut Aeroporto Internacional de Belém.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Trip em Marabá

A TRIP anunciou no mês de julho que iniciárá operações entre as cidades de Carajás e Marabá (PA), ligando as mesmas a Belo Horizonte (Confins) e Belém (Pará) em voos com jatos Embraer 190. Vejamos os horários:

TRIP 5312 E190 23456S SBCF 09h05 11h35 SBCJ
TRIP 5312 E190 23456S SBCJ 12h05 12h40 SBMA
TRIP 5312 E190 23456S SBMA 13h10 14h10 SBBE

TRIP 5313 E190 23456D SBBE 15h20 16h20 SBMA
TRIP 5313 E190 23456D SBMA 16h50 17h30 SBCJ
TRIP 5313 E190 23456D SBCJ 18h00 20h24 SBCF

Início: 04/08/2011

Fonte: Comunidade do Orkut - Aeroporto Internacional de Belém

Iogurte de Cupuaçu

Aos poucos muitos insumos da Amazônia, de minérios passando por raízes e frutas, tem sido transformados em produtos de maior valor agregado. Uma das mais recentes iniciativas é a da empresa Flamboyant. Sediada no município de Castanhal, no nordeste do estado do Pará, a empresa produz há alguns anos iogurtes com sabores de frutas regionais: a linha Exotic, com Guaraná e Cupuaçu. Fica a sugestão para os hotéis da região incluir as iguarias em seus cafés da manhã, tornando o café da manhã ainda mais regional.

Cruzeiros Marítimos: mais destinos entram na concorrência!

O mercado de cruzeiros marítimos no Brasil tem crescido muitos nos últimos anos e muitas empresas e destinos tem investido para tornar estemercado ainda mais profissional, ajustando as programações internas dos navios aos gostos brasileiros, com shows temáticos, por exemplo; enquanto os destinos tem investido em infraestrutura, melhorando suas áreas portuárias para atender mais navios e oferecer mais conforto ao usuário. No Sudeste do Brasil, atenta a este crescimento, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, irá realizar investimentos em sua área portuária. Vejamos a notícias:
<><>
Albatros entrando em Vitória
Com investimento estimado de cerca de R$ 20 milhões, o Estado do Espírito Santo prepara um projeto de melhoria na infraestrutura portuária para cada vez receber mais cruzeiros marítimos. "Na última temporada foram cerca de 33 escalas de seis navios em Vitória. Com esse projeto o objetivo é incrementar esse volume", disse o secretário de Turismo Alexandre Passos.
Segundo ele, na última temporada foram 60 mil passageiros, sendo que 11 mil deles embarcaram na cidade. Entre as ações do projeto, que está em fase de elaboração está a dragagem e a construção de ancoradouros para dois navios. Um terminal provisário também está no projeto até o deficitivo ficar pronto. "Esperamos que na temporada de 2012-2012 já possamos atracar navios no porto", disse.

Para o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, a participação no Salão é de suma importância para alavancar o crescimento do turismo. Segundo ele, em 2010 houve um crescimento de 25% no fluxo de turistas para o Estado. Sendo que a alta estação registrou cerca de 1,5 milhão de turistas domésticos.

Fonte: Texto (©) Copyright Mercados e Eventos / Imagem (©) Copyright Erik Azevedo / Blog Cruzeiros Marítimos

Comentários: Enquanto isso na Amazônia a situação dos portos não melhorou nada nos últimos anos, permacendo o setor em total abandono, inclusive com a deteriorização de áreas portuárias tradicionais, como no Porto de Manaus. Fazemos um apelo as autoridades que olhem mais pelo setor. 

Aeroporto de Altamira ganhará reforma

Expansão do aeroporto de Altamira
André Borges | De Brasília
18/07/2011 - Valor Econômico


As operações logísticas de Belo Monte envolverão a ampliação do aeroporto de Altamira. O consórcio Norte Energia está em contato com a Infraero, que deverá colocar uma licitação no mercado ainda este mês para contratar as obras de ampliação do aeroporto. Preparado para receber apenas aviões de pequeno porte, como turboélices, o aeroporto terá sua pista aumentada para receber aviões do porte de boeings. A mudança será necessária para atender, principalmente, o fluxo constante de pessoas que transitarão pelo aeroporto nos fins de semana, já a partir do ano que vem.

No terceiro ano da obra, quando Belo Monte tiver 22 mil funcionários em operação, o consórcio Norte Energia prevê que, semanalmente, serão necessários até oito aviões de grande porte pousando em Altamira. Apesar do esforço do consórcio para contratar o maior número possível de pessoas da região, a Norte Energia calcula que cerca de 1,8 mil pessoas, em média, transitarão pelo aeroporto por fim de semana, entre idas e vindas.

"Hoje a capacidade que existe não atende. Numa sexta feira o aeroporto transporta pouco mais de 300 passageiros, mas vamos precisar de mais de 500 passagens só nesse dia", diz Luiz Fernando Rufato, diretor de construção do consórcio Norte Energia.

O consórcio já está negociando com companhias aéreas a criação de uma rota regular de voos de grande porte até Altamira. Entre as empresas que já foram consultadas estão TAM e Gol. "Não vamos comprar avião e fazer linha aérea. Teremos um fluxo regular de pessoas na cidade. É natural que as companhias aéreas se interessem em operar o trecho", comenta Rufato.

O transporte aéreo é uma dos benefícios mais recentes - e caros - que os trabalhadores de obras isoladas conquistaram. Em Belo Monte, haverá funcionários que viajarão a cada 45 dias. Outros viajarão a cada seis meses. Há um período de viagem para cada tipo de ocupação.

A dificuldade de acesso à região chega a dificultar, inclusive, a própria reforma do aeroporto de Altamira. Segundo Rufato, recentemente a Infraero chegou a colocar um edital no mercado para contratar uma empreiteira, mas a licitação não atraiu ninguém. A dificuldade de abastecimento de brita na região e o custo de mobilização de trabalhadores minaram o interesse das construtoras na obra. Rufato diz ter conversado com empreiteiras para estimular a entrada das empresas na nova licitação.

Fonte: http://www.valoronli...rto-de-altamira, via Contato Radar

sábado, 16 de julho de 2011

Pantanal em Belém

A Pantanal solicitou em julho uma novíssima operação para a Amazônia. A rota ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) a Belém, no Pará. Esta nova opção ligará diretamente a capital paraense ao principal portão de entrada e conexões do país. Vejam os novos vôos:
PTN 4688 A319 Diário 1 SBGR 18h55 22h30 SBBE
PTN 4689 A319 Diário 1 SBBE 00h30 04h00 SBGR

* Lembrando que as operações da Pantanal são controladas pela TAM Linhas Aéreas.

Gol 10 anos em Belém e Manaus

O Boeing 737-800 da Gol pintado para celebrar os 10 anos da empresa passou por Belém e Manaus, realizando voos regulares. Seguem os registros:
 Gol 10 Anos em Belém. Foto: Orkut Comunidade Aeroporto Internacional de Belém
Gol 10 Anos em Manaus. Foto Spotter Manaus

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Delícias do Sul 2011 - Gelado 2!

Galera, foram fortes emoções hoje... descemos a Serra do Rio do Rastro, um dos recantos mais belos de Santa Catarina. Por entre montanhas, descemos ao lado de uma paisagem deslumbrante, acompanhados de muito gelo. Vamos as melhores momentos:
 Paisagem magnífica! 
 Termômetros em queda 1º C dentro do ônibus e -1ºC fora, muuuuito frio!
 No topo da Serra do Rio do Rastro!
 Encarando o desafio!
 Muito gelo!
 Nosso ônibus... lindo!
Essa merece um quadro!

Pelo Sul do Brasil... muito frio!

Caros leitores, até o dia 15 de julho estarei em Viagem Nacional, pela Valeverde Turismo. Este ano, estou pelo Sul do Brasil, na excursão Delícias do Sul com Foz... muito frio! Seguem algumas fotos:
 Paraenses pegando muito frio!
 Geadas por todo lado.
 Busão da galera.
 Museu de Cera. aí que medo!
 Gramado, só -5 graus, durante a madrugada!
 Todo mundo reunido...
 Olha o Avatar... no Museu de Cera!
 The Mask!
 Fondue, de queijo, na pedra e de chocolate... completíssimo!
 Parece neve!?
 Muitos queijos e vinhos!
 Cantando e dançando la bella polenta!
Degustação de vinhos na Vinícula Tonet.