Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 25 de junho de 2011

Flight Report - Belém - Marabá

Vôo Gol G3 1177 e 1176 Belém – Marabá - Belém - dias 07e 12/04/11.

A avaliação:

1. Reserva: 10
A reserva foi feita totalmente on line, rápida e prática, sem maiores dificuldades. O site da companhia possui uma interface bem simples, quase intuitivo, adicionando a marcação de assentos como etapa facultativa durante o processo de compra e não somente ao final do processo. Em relação a última compra, por determinação judicial, a companhia retirou a aquisição automática de seguro viagem.

2. Check in: 9
Os procedimentos de check in foram rápidos nos dois aeroportos, sem filas e respeitando as marcações de assento feitas on line, 10 minutos foram suficientes para estar com os cartões de embarque em mãos. Apenas um detalhe: em outros aeroportos de grande porte a Gol já implementou com mais eficiência os totens de auto check in, porque ainda não em Belém?

3. Aeronave: 8
O Boeing 737-700 (144 lugares) que cumpre a rota Belém-Marabá-Belém está em bom estado de conservação, apenas precisa de um up grade interno. O padrão cinzento e sóbrio interno contrasta com o padrão de modernidade que a empresa pretende transparecer ao cliente. O espaço entre as poltronas é muito, além de serem mais confortáveis que a concorrente que opera na mesma rota.

4. Entretenimento: 7
As aeronaves da Gol não possuem nenhum tipo de recursos de entretenimento, além das revista de bordo da empresa. Como o trajeto é curto, cerca de 1 hora, não chega a fazer falta, mas em voos mais longo, a ausência prolonga o sofrimento dos passageiros.

5. Serviço de bordo: 5
Pela tarifa cobrada R$ 159,00 + taxas, poderia ser melhor. Hot pockets são muito bons para quem não tem problema com o excesso de sal, mas os sucos são sofriveis. Existem boas marcas no mercado de sucos prontos de sabor mais agradável do que a utilizado neste voo. A maioria das pessoas estava fazendo cara feita ao aspecto e ao gosto do suco. Low cost não quer dizer falta de qualidade.

6. Check out: 10
Neste quesito a Gol é imbatível, em Belém, antes de chegarmos a sala de desembarque, as malas já estavam na esteira, um recorde.

7. Tripulação: 9
Tripulação ágil e experiente, fizeram o serviço de bordo rápido, apesar da lotação quase completa da aeronave.

8. Aeroporto de Belém: 8
Moderno, com salas de embarque e desembarque confortáveis e bem climatizadas. O senão está nos elavados preços cobrados por pequenos lanches dentro do embarque. Um simples pastel chega a custa R$ 6,00 a unidade, uma absurdo.
9. Aeroporto de Marabá: 7
O aeroporto de Marabá passou por uma leve reforma na área de desembarque, o que melhorou o conforto dos passageiros. Já na sala de embarque não cabe nem os passageiros de um único voo e as opções de alimentação são bem restritas. Na área externa, não há pontes de embarque, em dias de chuva ou forte calor, o desconforto é garantido.

10. Avaliação Geral: 8
A Gol oferece ótimos horários e tarifas para Marabá na parte da tarde, uma ótima opção para quem não quiser pagar uma hospedagem extra somente para aguardar o voo seguinte. Apenas o serviço de bordo precisa melhorar.
Dica de viagem:
Em Marabá, o sentido de operação das aeronaves, geralmente, é sul-norte. Nestes casos, quem senta a direita, durante a decolagem, terá uma linda vista da cidade, na confluência dos rios Itacaiúnas e Tocantins, no Oeste do Pará.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Santarém: 350 anos...!

A maior cidade do oeste paraense, Santarém, com mais de 300 mil habitantes, completará no próximo dia 22, 350 anos de história. A cidade, bem no meio do caminho entre Belém e Manaus, na confluência dos rios Tapajós e Amazonas, é a cidade Pólo do Oeste do Pará. Além da pujança econômica, a cidade possui praias de areias brancas, belíssimas, com destaque para Alter do Chão, considerada pelo jornal inglês The Gardian como uma das mais bonitas do Brasil. Para celebrar este momento, circula, juntamente com a revista Veja desta semana, um encarte especial sobre a cidade.

Parabens Santarém!

Aeroporto de Itaituba reaberto

Após ficar fechado durante três meses para adequações em sua estrutura, para atendimento das normativas de segurança e funcionamento da Agência Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto Regional de Itaituba, que atende a região sudoeste do estado do Pará foi reaberto para voos comerciais. As empresas Trip e Meta já programaram a retomada das operações na cidade. Antes os passageiros desembarcavam em Santarém e tomavam os barcos em direção ao município, numa penosa viagem de várias horas de barco pelo rio Tapajós.

Concurso em Roraima para Área de Turismo

Caros leitores, informamos que a Universidade Estadual de Roraima (http://www.uerr.edu.br/uerr08/) está realizando concurso público para professor na Área de Turismo com quatro vagas disponíveis. Nível mínimo exigido é especialista.

Boa sorte!

Paratur e OTCA - Roteiro Amazon - Caribean Tourism Trail

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), faz, na manhã de terça-feira (21), a oficina técnica "Fortalecimento de circuito integrados do turismo". O objetivo é inserir o Pará na agenda estratégica da OTCA para o turismo, ao estabelecer o Roteiro Amazon-Caridbean Tourism Trail.

O público-alvo do evento são as agências de viagens, operadores, empresários diversos e entidades ligadas ao turismo que trabalham para o fortalecimento do turismo na Amazônia. A Paratur hoje integra o grupo do Produto Turístico Combinado Amazônia (PTCA ), que interliga o Pará, Amapá, Amazonas, Guiana Francesa, Guadalupe e Suriname, com roteiros combinados entre esses destinos turísticos.

Também como estratégia de fortalecimento faz a cada dois anos a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), prevista para ocorrer em junho de 2012, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. A oficina detsa terça começa às 9 horas, no auditório Carlos Rocque, na sede da Paratur (praça Maestro Waldemar Henrique, s/n, Reduto). Mais informações: (91) 3224-9493, na Gerência de Assuntos Internacionais.

Fonte: Benigna Soares - Paratur / Leia Mais: www.agenciapara.com.br

domingo, 19 de junho de 2011

Santarém: novos Guias de Turismo se formam no Pará

No dia 15 de julho a IFPA Pará forma em Santarém a primeira turma do curso de Guia de Turismo. O curso tem a duração de 18 meses, o que é correspondente a três semestres. A instituição se defronta com um novo desafio a partir de agora. Entre os questionamentos está o de que curso oferecer na área de turismo num região que está sendo estimulada a investir no setor.

O Grupo Gestor do Turismo de Santarém deve encaminhar uma proposta para o IFPA no sentido de estimular uma discussão envolvendo a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, de maneira a promover um fórum para a escolha de uma disciplina bem mais abrangente e com o tempo de duração maior. Desta forma, profissionais mais capacitados seriam colocados no mercado de trabalho em condições de contribuir com o desenvolvimento do setor.
A professora Erbena Costa, coordenadora de comunicação e eventos da IFPA em Santarém, acredita que o curso de Guia de Turismo foi um grande passo para dar a Santarém profissionais em condições de se inserir num mercado que promete muito na região oeste do Pará.

Fonte: http://www.santaremconexao.com/2011/05/novos-guias-de-turismo-em-julho.html

Soft Inn Belém e Pelé Clube - estratégias para aumentar a estada do viajante

Belém é uma cidade onde predomina o Turismo de Eventos, o que se traduz em baixas taxas de ocupação hoteleria nos fins de semana. A Rede Solare, por meio da bandeira Soft Inn, sempre buscando inovar e atrair outros públicos para seus empreendimentos, ou mesmo, para aqueles que prologam sua estada de negócios na capital paraense, lançou uma novidade para seus hóspedes: uma parceira com a Pelé Clube. A parceira com a renomadíssima Academia Pelé Clube, além das tarifas competitivas da bandeira Soft Inn, o hóspede que estender a hospedagem para o fim de semana, ganha alguns dias de malhação na academia. Aliar saúde e turismo, oferecendo ao hóspede uma ótima opção para retornar para casa em forma, depois de uns dias de trabalho.  

Amazônia bem representada no Congresso de Guias de Turismo em Aracaju

Entre os dias 08 e 15 de junho ocorreu em Aracaju (Sergipe) o 31º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo e a reunião semestral da Federação Nacional dos Guias de Turismo que reuniu as seguintes representações sindicais do país: Acre, Alagoas, Amapá, Brasília (Distrito Federal), Bahia, Espírito Santo, Foz do Iguaçu, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piuí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins, num total de vinte. A Amazônia esteve representada pelos Sidicados do Acre, Amapá, Pará e Tocantins, sendo que os três possuem membros que compõem a atual diretoria da instituição que tomará posse em outubro de 2011.
O evento em Aracaju foi um dos mais bem organizados, apesar da ausência do Ministério do Turismo -por questões orçamentárias, reuniu mais 500 Guias de Turismo de todo o Brasil, um sucesso. O evento foi financiado por meio de parcerias com a iniciativa privada.
O 32º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo será na Amazônia, na cidade de Macapá no Amapá. Mais de 200 pessoas já se inscriveram no evento que promete agitar e reunir Guias de Turismo do Brasil, da América do Sul e do Caribe. O evento será de 16 a 20 de maio de 2012. O Pará, por meio do Singtur-Pa, promete reunir uma caravana de Guias em direção a cidade de Macapá. Vejam algumas fotos do evento:
 Noite do Amapá: Filhote, Pirarucu e Cupuaçu, delícias amazônicas.
 Amapá nos espera!
Reunião da Fenagtur - Amazônia bem representada!

sábado, 18 de junho de 2011

Dias do Turismo

Caros leitores, só lambrando, segue as datas comemorativas relativas a atividade do Turismo:

- 24 de abril Dia do Agente de Viagem;
- 10 de maio Dia Nacional do Guia de Turismo;
- 13 de junho Dia do Turista;
- 27 de setembro Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo;
- 09 de novembro Dia do Hoteleiro;

Quem tiver mais alguma data para acrescentar, é só enviar por email.

Boas celebraços!

Aeroportos caindo aos pedaços...

As obras dos novos terminais aeroportuários não andam nos prazos estipulados, isso é um fato. A novidade está na falta de manutenção dos atuais terminais, queda de estruturas inteiras, aos pedaços e quedas de energia, refrigeração deficiente, entre outros problemas se acumulam em várias aeroportos. As mais recentes vítimas do descaso são os Aeroportos de Belém e Fortaleza. Recentemente (15/06), vários passageiros tiveram que desebarcar pela porta traseira de uma aeronave da TAM, pois, após uma queda de energia no Aeroporto de Belém, a ponte de embarque ficou denificada, impossibilitando o desembarque dos passageiros.
Há registros de queda de energia e problemas no ar condicionado em Belém e Fortaleza. No caso de Fortaleza, uma situação bastante grave ocorreu está semana, uma placa simplesmente se desprendeu do teto e machucou um casal que aguardava na sala de desembarque.
Em abril, o terminal do aeroporto de São Luis foi interditado, pois parte da estrutura do terminal havia caído e estava comprometida. Em Cuibá, parte do forro quase mata uma funcionária de uma das companhias aéreas que voam para cidade. Pelo jeito, as providências mais sérias só serão tomadas quando pessoas começarem a morrer por falta de manutenção dos terminais, enquando forem só sustos, os gestores vão deixando para depois.
A situação chega a ser cômica, em São Luis, os passageiros estão embarcando por um "módulo" temporário, que parece uma lona de circo... uma verdadeira palhaçada.    

Passaredo: novos vôos para a Amazônia

Caros leitores, é com grande satisfação que anunciamos a possível chegada da companhia Passaredo em Belém. Após anunciar novos voos para Palmas, no Tocantins, a empresa anuncia para o dia 29 de agosto, o início das operações em Carajás, Belém e Altamira, no Pará. Os voos serão realizados pelos Embraers 145 diariamente, conforme abaixo:

PTB 2326 E145 diário SBBR 09:30 11:20 SBCJ
PTB 2326 E145 diário SBCJ 11:40 12:25 SBBE
PTB 2326 E145 diário SBBE 12:50 13:30 SBHT

PTB 2327 E145 diário SBHT 14:00 14:50 SBBE
PTB 2327 E145 diário SBBE 15:15 16:00 SBCJ
PTB 2327E145 diário SBCJ 16:20 18:07 SBBR

Legenda:
SBBR: Aeroporto Internacional de Brasília
SBCJ: Aeroporto de Carajás
SBBE: Aeroporto Internacional de Belém
SBHT: Aeroporto de Altamira
Embraer 145, da Passaredo, nos novos voos para a Amazônia.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pesquisa: Género no Sector de Turismo (Brasil e Portugal)

Caros leitores, neste momento está sendo desenvolvido, simultaneamente em Portugal e no Brasil, uma pesquisa sobre Género no Sector do Turismo. A pesquisa está sendo desenvolvida por uma equipe sob coordenação do Professor Doutor Carlos Costa, da Universidade de Aveiro - Portugal. O objetivo do questionário é recolher dados sobre a situação de mulheres e homens que frequentam ou já concluíram cursos de Ensino Superior na área do Turismo, seja ele Tecnológico, Bacharelado, Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado. Gostaria de pedir a colaboração de vocês. Basta acessar o link abaixo para preencher a pesquisa:


O preenchimento é digital, anônimo e dura 20 minutos.
Qualquer dúvida pode ser colocada para o seguinte endereço de email: degei-gentour@ua.pt

American Airliners em Manaus

O superintendente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu em 14 de junho a Diretoria da American Airlines, com o objetivo de conhecer a infraestrutura do aeroporto e discutir ações necessárias para implantação de um novo voo no trecho Manaus / Miami / Manaus, com frequência de quatro vezes por semana. A implantação dessa nova opção confirma ainda mais a tendência verificada nos últimos anos, onde Manaus vem se consolidando como importante elo de ligação do Brasil com outros países.
Fonte: Spotter Manaus

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Decolando de Belém, no Pará...

Caso sai voando de Belém, no Pará, em direção ao Nordeste brasileiro pelo Aeroporto Internacional de Belém, prefira os assentos da direita. Neles vocês terão uma visão bastante interessante da cidade...
 Belém, ao fundo, cercada pela Floresta Amazônica.
 Estádio Olímpico do Pará.
Rio Guamá e a 1ª Ponte da Alça Viária, na Região Metropolitana de Belém.


terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais Tocantins...

Na última sexta-feira, dia 10/06, foi ao ar uma reportagem no Globo Reporter (http://g1.globo.com/globo-reporter/) sobre o Tocatins, mais especificamente sobre uma região chamada Jalapão. Vale a pena conferir no link acima. Seguem algumas fotos deste destino imperdível na Amazônia:


Azul inicia as operações em Palmas - Tocantins

A Azul começou a operar para mais uma cidade brasileira. Trata-se de Palmas, a capital de Tocantins - 36º destino da aérea.

A operação teve início na última sexta-feira (dia 10), com uma frequência diária ligando a cidade ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com partida às 13h35 e chegada às 16h05. Já no sentido oposto, a saída é às 11h03, com chegada às 13h05 em Campinas. A rota é operada pelos Embraer 190 e 195.

Para o diretor de Comunicação e Marca da aérea, Paulo Nascimento, a chegada da Azul em Palmas é motivada pela perspectiva econômica e de negócios da região. “Palmas é capital das oportunidades e tem atraído milhares de pessoas que, em busca de trabalho, migram para a nova fronteira econômica do Brasil.”                   

Comentários: Palmas é a terceira cidade que a Azul passa a operar na Amazônia, as outras cidades são Belém e Manaus. Esperamos que o início das operações na cidade provoquem uma queda nas tarifas médias pagas para o destino, atraindo mais visitantes.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vídeo sobre o Museu do Marajó

Caros leitores, a Vera Nascimento, da Colombo Turismo, nos informa o seguinte:

Filme: Giovanni Gallo - Museu do Marajó - Juntando os Cacos
Dia: 14 de junho, às 19h
Informações: 4006-2918
Pra quem não sabe, Giovanni Gallo fou o fundador, curador e mantenedor do maior museu sobre a cultura marajoara, em Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó.
Valeu Vera...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pororoca no Globo Mar

Mais vídeos sobre a Amazônia. Segue o link do vídeo exibido no Globo Mar sobre a Pororoca no rio Araguari, no Amapá. Uma maravilha da natureza. Vale a pena conferir.

http://g1.globo.com/platb/globomar/2011/05/20/equipe-viaja-pelo-amapa-e-acompanha-pororoca/

Chuvas na Amazônia

Para que quiser entender um pouco mais da importância das chuvas na Amazônia e das implicações para o restante do Brasil e América do Sul, não pode deixar de conferir este vídeo, exibido no Jornal da Globo.

http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/entenda-como-o-regime-de-chuvas-na-amazonia-regula-o-clima-no-pais/1508081/#/Especiais/page/1

Air Amazônia

Região Norte ganha nova empresa aérea

A companhia aérea Air Amazônia foi criada para efetuar principalmente o transporte de funcionários e equipamentos na Região Norte do Brasil, onde o Grupo HRT possui dezenas de blocos de exploração de petróleo. Como a região é carente de estradas e voos comerciais, as grandes distâncias serão cobertas pelas aeronaves da empresa, que inicialmente contará com dois turboélices EMB-120 e onze helicótperos. A companhia deve transportar aproximadamente 15 mil pessoas até o fim deste ano, além de equipamentos destinados à Bacia de Solimões, no Estado do Amazonas. As duas aeronaves Brasília foram adquiridas da regional Passaredo e já haviam voado anteriormente nas empresas Ocean Air e Rio Sul e agora ostentam um belíssimo esquema de pintura, cujo logotipo é a silhueta de uma grande arara remetendo aos motivos amazônicos.

Fonte: Revista Flap on line: 30/05/11 - http://www.revistaflap.com.br/news.aspx?id=4174

Roteiro Geoturístico

O Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo, da Universidade Federal do Pará, está promovendo mais um roteiro a pé pelas ruas históricas da Cidade Velha em Belém. Vale a pena conferir, segue o folder virtual do roteiro: