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domingo, 29 de maio de 2011

Tendências: novas tecnologias e mais conforto nas viagens aéreas

Peter Sanders
The Wall Street Journal

Os passageiros das companhias aéreas já estão tão acostumados a se virar com pouco e aguentar cada vez mais coisas que certamente muitos deles se perguntam: será que um dia isso vai melhorar? Executivos do setor dizem que algumas coisas vão melhorar — e logo. "As mudanças estão ocorrendo com tanta rapidez", diz Russ Lemieux, diretor executivo da Associação da Experiência do Passageiro Aéreo, um grupo do setor sediado em Washington.

Os passageiros, que hoje em dia temem os atrasos no check-in, as cabines apertadas e a falta de amenidades que passaram a caracterizar tantos voos, finalmente têm algo para se alegrar em várias frentes. Entre os destaques está o processo de check-in. A informática já ajudou a facilitar a vida dos passageiros no aeroporto, antes de eles embarcarem. Muitas companhias já enviam o cartão de embarque para o smartphone do passageiro ou outros aparelhos portáteis. Mas a Qantas Airways Ltd. foi ainda mais longe e criou um projeto experimental para voos domésticos em quatro aeroportos da Austrália.
O projeto permite que os viajantes façam o check-in em segundos num quiosque que pode detectar o chip de identificação de radiofrequência do cartão de fidelidade da pessoa. Nesse momento os detalhes do voo, como número do portão de embarque, são enviados para o smartphone do viajante. E, uma vez no portão, os passageiros podem simplesmente apresentar o cartão de fidelidade, que é escaneado para liberar seu acesso ao avião. O projeto poupa aos viajantes os poucos minutos que leva para gerar um cartão eletrônico de embarque quando se faz o check-in pela internet. Mas o projeto tem outra vantagem que é a capacidade de economizar mais tempo para os que precisam embarcar várias bagagens. Antes de chegar ao aeroporto, o passageiro recebe cartões de identificação das malas com chips de RF, para que possam deixar suas malas num quiosque específico onde são identificadas automaticamente, em vez de ter de ficar esperando na fila para alguém pegar as malas e colar a identificação.

Em outro sinal de progresso em termos de bagagem, a Delta Air Lines Inc. lançou mês passado um programa para tranquilizar os passageiros quanto à possibilidade de suas malas serem extraviadas. A empresa americana vai permitir que as pessoas acompanhem desde a hora em que as malas são embarcadas até quando chegar a hora de retirá-las, no destino. E, claro, se as bagagens forem extraviadas o passageiro pelo menos fica ciente de onde elas estão. A tecnologia ajudará no futuro a administrar todos os aspectos da viagem, de porta a porta, diz Brian O'Rourke, que dirige a equipe de tecnologia para aviação da International Business Machines Corp., que está implantando a tecnologia de RF da Qantas. "Em uma ou duas décadas, haverá capacidade analítica para seu itinerário inteiro, que vai fazer de tudo, de recomendar a melhor opção de transporte de e para o aeroporto a atualizar a companhia aérea, o motorista, o hotel e a ferrovia sobre a condição de seu voo ou de outros trechos", diz ele.

Se o passageiro não fica totalmente esgotado com o processo no aeroporto, o voo geralmente completa o martírio. Além do desconforto das cabines pequenas, há a sensação de sonolência induzida por muitos voos. Nas viagens que cruzam vários fusos horários, essa sensação é causada, em parte, pela simples diferença na hora. Mas voos de qualquer duração podem ser cansativos, em parte, por causa do ambiente dentro do avião, em que o ar é relativamente seco e a pressão atmosférica lembra a do alto de montanhas. Uma nova geração de aviões — que tem jatos da Airbus e da Bombardier Inc. e é encabeçada pelo 787 Dreamliner, da Boeing Co., que deve começar a operar na All Nippon Airways Co. em alguns meses — promete oferecer aos passageiros um ambiente menos fatigante. "As pessoas vão se sentir melhor fisicamente quando desembarcarem do nosso 787", diz Kent Craver, diretor regional de faturamento e satisfação do passageiro na Boeing.

O avião é fabricado principalmente com material compósito de fibra de carbono, de alta tecnologia, em vez de metais. O material permite que a pressão do ar seja ajustada para o equivalente a uma altitude menor que nos aviões atuais, e que a umidade seja maior, o que deixa os passageiros mais confortáveis. Os jatos comerciais de hoje em dia geralmente simulam na cabine uma altitude de cerca de 2.400 metros. O Dreamliner, afirma a Boeing, pode diminuir isso para até 600 m. As aéreas e os fabricantes de aviões também têm se esforçado para dar mais espaço aos passageiros e uma sensação maior de privacidade, e para oferecer mais alternativas para entretê-los enquanto voam.

O A350, que está sendo desenvolvido pela Airbus, filial da European Aeronautic Defence & Space Co., conta com muitos dos recursos que as aéreas pretendem ou já começaram a oferecer. Ela vai oferecer suítes na primeira classe, assentos maiores no avião inteiro e áreas acima da cabine para a tripulação descansar e assim abrir mais espaço para os passageiros. O avião também terá um sistema mais avançado de filtragem do ar e iluminação com diodos emissores de luz que podem ser programados para combater os efeitos da diferença de fuso horário, bem como mais espaço nos compartimentos de carga da cabine. O A350 ainda vai demorar dois anos para chegar ao mercado. Enquanto isso, o jumbo A380, ainda relativamente novo, aparece num número crescente de rotas. O A380 oferece várias melhorias para todos os passageiros em comparação aos aviões mais antigos, como assentos mais largos e um voo mais silencioso. Mas a maior vantagem do avião é seu tamanho, que permite às companhias exercitar a criatividade nas classes mais caras, especialmente as que atendem aos lucrativos mercados da Ásia e do Oriente Médio. Entre os mimos já em uso por várias companhias estão bares, chuveiros completos e banheiros suficientemente grandes para trocar de roupa. A Air New Zealand é uma das companhias que está liderando o movimento para dar mais espaço aos passageiros. Ela lançou recentemente novas configurações para todas as três classes — executiva, econômica premium e econômica. Os passageiros da executiva contam com um assento que pode ficar totalmente plano. As novas fileiras da econômica premium têm assentos em ângulos separados que dão uma sensação de mais espaço individual. Também há a opção do "SkyCouch". É uma fileira de três assentos que pode ser transformada numa espécie de sofá. A companhia sugere o SkyCouch para casais ou adultos que viajam com crianças.
Imagem
Fonte: http://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/76068-aereas-prometem-um-aviao-de-melhoras/

Trip, vôos inéditos na Amazônia

A TRIP é a companhia aérea que mais tem investido e surpreendido a Amazônia quando se trata de novas rotas aérea. A companhia solicitou a ANAC uma rota ligando o norte do Mato Grosso ao Pará. As cidades atendidas são Alta Floresta (MT), Santarém e Belém (PA). Vejam as informações da rota:
TIB 5440 domingo a sexta > AFL 23h59 STM 01h20/01h50 BEL 03h10 > Ejet175
TIB 5441 segunda a sábado > BEL 04h30 STM 05h50/06h20 AFL 07h45 > Ejet175

Ressalto que nos estudos desenvolvidos no âmbito da tese de mestrado, detectamos a importância de Santarém, no Pará, ter outras opções de vôos que não sejam os que passam pelas capitais regionais da Amazônia: Belém e Manaus. Esperamos que a companhia, futuramente, conecte Santarém a Brasília, facilitando as conexões de/para a cidade, assim como ocorre em Marabá.

Aviação, minha paixão!

Caros leitores, compartilho com vocês um pouco da minha paixão pela aviação. O parque temático de miniaturas, que ainda não visitei, Miniatur Wunderland, fica em Hamburgo na Alemanha. As fotos abaixo mostram a miniatura do Aeroporto Internacional de Hamburgo, que levou 6 anos para ser construída, teve um investimento de 8,3 milhões de reais e é composta por 40 aviões e 90 veículos. Confiram as imagens:





Luxo na Amazônia peruana

Uma embarcação típica navegando pelos rios da Amazônia não é nenhuma novidade, mas com alto padrão de serviços não se encontra em qualquer lugar. No Peru, uma empresa vem oferecendo este serviço (clique para ampliar)...


Fonte: Tam nas Nuvens

Australianos em Manaus

Entra ano e sai ano e uma pergunta que os entusiastas de aviação de Manaus fazem é: teremos o charter da Qantas mais uma vez? Para a alegria de todos nós em 2011 a resposta foi novamente sim. O domingo foi um grande dia para os entusiastas que foram ao Eduardo Gomes e mais uma vez o Manaus Spotting Team esteve presente. Em 2011 mais uma vez o Boeing 747-400 da Qantas voa da Austrália para a América do Sul, Central e Caribe na turnê promovida pela agência The Captain´s Choice. Neste domingo o 747 pousou em Manaus pelo 3o. ano seguido e, tal como em 2010, a aeronave designada foi o VH-OEB.

Fonte: http://spottermanaus.blogspot.com/

Ampliação do Aeroporto de Manaus

Caros leitores, seguem as fotos da ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, no Amazonas. A ampliação pretende preparar a cidade para receber os milhares de visitantes durante a Copa de 2014 e dar mais conforto a crescente demanda que procura o destino a negócios e lazer.





Fonte das fotos: Orkut - Aeroporto Internacional de Belém.

Hospitalidade Marajoara

Destaque da revista de bordo Tam nas Nuvens sobre a Ilha do Marajó (clique para ampliar).

Tendências do Turismo: Cias aéreas e compras coletivas


Airlines are experimenting with the latest online phenomenon Groupon

DATE In recent years, airlines have been experimenting with a wide range of non-traditional distribution channels, a development dubbed ‘Pricing Pandemonium’ by trendwatching.com. Examples include flash sales, happy hours, Facebook and Twitter-only fares, eBay and reverse auctions, as well as vouchers offered for sale in supermarkets and newspaper kiosks.

Airlines are using these new platforms to temporarily offer heavy discounts without disturbing their main distribution channels. However, after initial experiments, some airlines also have made some of these new channels a more mainstream feature. For example, Tnooz reports that Air New Zealand has recently turned its popular reverse auction into an always-on service. ANZ’s ‘GrabASeat’ auction originally launched around three years ago and was only used ad-hoc to shift seats on specific occasions. However, as it did attract a reasonable following, the airline now offers a ticket deal through reverse auction every 15 minutes, 24 hours a day.
Groupon: The latest online phenomenon that has caught the eye of airlines is Groupon, a web site and e-mail service that offers extremely discounted deals only if enough people sign up. Subscribers must first pay for a Groupon (‘group coupon’) that unlocks the deal. Typical offers include discounted hotel stays, spa treatments and restaurants and Groupon makes money by keeping approximately half the money the customer pays for the coupon. Groupon rapidly became hugely popular and is credited for making virtual coupon-clipping exciting by having offers expire after just a few hours and cancelling them if they do not attract a minimum number of buyers.
Launched in November 2008, Groupon already had over 50 million subscribers worldwide by the end of 2010 and in December 2010 turned down an USD 6 billion takeover bid by Google. Meanwhile, Groupon’s success has attracted numerous competitors, including Facebook, which has just started a similar service called ‘Deals on Facebook’.
Says innovation website VentureBeat: “Groupon has perfected the art of creating consumer frenzies through a combination of deep discounts, witty marketing copy, and exploitation of viral sharing.” […] “The airline business, saddled with constant price wars, could turn to Groupon as a way to fill empty seats without permanently lowering its prices on routes.”
Virgin America, Southwest, Bmi
In February 2011, Virgin America was the first airline to initiate a campaign on Groupon to promote its new Chicago to San Francisco and Chicago to Los Angeles services. The offer was a USD 77 discount on the USD350 fare for those that bought a USD 7 coupon. In typical Groupon fashion the offer sold out in just 8 minutes in Chicago and in 45 minutes in San Francisco and Los Angeles. Spurred by the popularity of its Chicago offer, Virgin America offered another deal in early March for flights out of Dallas Forth Worth. Nearly 3,000 people signed up for this deal.
Southwest in April 2011 partnered with Groupon to offer discounts of USD80 (for a USD 40 fee) on its already discounted ‘Wanna Get Away’ fares on any flight out of New York Newark in July 2011. The deal would become available when 50 people signed up, with nearly 900 people buyng an USD 40 coupon.
The third airline so far to offer a deal via Groupon is British Midland International (bmi). In early March 2011, Groupon followers were offered a return flight in Business Class from the UK (London Heathrow or Manchester) to Basel in Switzerland for GBP149 as well as from Heathrow to Vienna for GBP169. The deals were less than half the full fare, included all taxes and charges, and the Groupon voucher costed GBP25. A total of 2,000 coupons were made available, but consumer interest hasn’t been spectacular so far, which may have to do with the type of deal offered (short-haul Business Class seats aimed at leisure travellers), as low-cost fares between the destinations on offer start at GBP50.

Comentários: os novos canais de distribuição proporcionados pela internet facilitam a aquisição de produtos e em novos formatos. Alguns especialistas apontam que a concorrência ficará cada vez mais acirrada. Para as companhias aéreas é apenas mais um canal de vendas e divulgação, pois na prática, os sites de descontos oferecem apenas um cupom que deverá ser utilizado dentro do site da companhia aérea, ou seja, é apenas intermediação. A tendência é nova e põe fogo na acirrada queda de braços entre agentes de viagens e companhias aéreas. Ressaltando que, recentemente, a IBERIA, da Espanha; e a British Airways, da Inglaterra, reduziram a comissão dos agentes de 6% para 1% no Brasil. Resta saber se as companhias aéreas conseguirão sobreviver vendendo apenas por canais impessoais e centras de atendimento, sem apoio das agências. Atualmente, segundo a ABAV (2011), ainda 70% dos bilhestes aéreos são vendidos via agentes de viagens. Esta briga promete muitos capítulos.  
Fonte: Airline Trends, via www.diretodapista.blogspot.com

A380 no Brasil e problemas nos aeroportos

Emirates quer usar superjato no Brasil

Operação com o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, depende de adequações em Cumbica (Guarulhos) e a Infraero diz que tem mantido conversas com a Emirates para tentar viabilizar o voo com o avião até dezembro

MARIANA BARBOSA (DE SÃO PAULO)
A companhia aérea Emirates fez um pedido formal à Infraero para operar o superjato da Airbus, o A380, no aeroporto de Cumbica (Grande SP). A Folha apurou que o pedido foi feito há quase seis meses, mas a empresa ainda não obteve resposta formal. Questionada pela reportagem, a Infraero disse que "tem dialogado com a companhia a fim de viabilizar o voo para dezembro". Falou ainda que o aeroporto é capaz de receber aeronaves da categoria e que o horário pretendido pela Emirates "não compromete as atuais operações do aeroporto".
Com capacidade para acomodar de 525 a 853 passageiros, o A380 é o maior avião de passageiros do mundo. Além da Emirates, outras empresas que operam o superjato (Lufthansa, Air France e Singapore) também manifestaram à estatal interesse em operar os jatos no Brasil. O pedido da Emirates foi acompanhado de um estudo de análise de risco e sugestões de procedimentos operacionais para receber o avião em Guarulhos.
Até a semana passada, porém, segundo a Folha apurou, técnicos da Infraero diziam que não era possível adaptar o aeroporto para receber o A380. Já os técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiram parecer preliminar favorável. O entendimento é que o aeroporto comporta um A380 com segurança e em conformidade com regras internacionais, desde que a Infraero faça algumas adequações.

ÁREA DE MANOBRA
As adequações não demandam obras nem exigem grandes investimentos. Como o superjato tem uma envergadura (distância da ponta de uma asa à outra) de 60 metros e a pista de Guarulhos tem 45 metros de largura, na hora do pouso seria preciso interditar uma das pistas de manobra para que o avião possa taxiar com segurança. Também seria preciso demarcar com pintura uma área próxima à ocupada hoje por sucatas da Vasp -que serviria para abrigar o A380 durante o tempo em que ficar estacionado entre a chegada e a partida do voo.
Técnicos da agência também acreditam que é possível agilizar a fila de passaporte para acomodar mais de 600 passageiros de uma só vez. Pelos cálculos da agência, uma gestão mais eficiente das filas e das posições de passaporte poderia aumentar a capacidade em 20%. A Emirates opera hoje um voo diário de São Paulo a Dubai com um Boeing 777-300ER. Com 354 passageiros, o voo tem taxa de ocupação superior a 90% e a empresa quer substitui-lo pelo A380. Além desse voo, a Emirates lança, no início de 2012, um voo diário ligando Dubai ao Rio de Janeiro


Fonte: Folha de São Paulo, via Contato Randar http://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/75732-emirates-quer-usar-superjato-no-brasil/

MAP linhas aéreas

O blog (Spottermanaus.blogspot.com) apresenta com exclusividade ao nossos amigos leitores as primeiras fotos da nova pintura do ATR 42 da MAP Linhas Aéreas de prefixo PR-TTG ainda no fundo do hangar da empresa no Eduardo Gomes, acreditamos que a aeronave deva receber mais detalhes uma vez que a cauda ainda encontra-se toda branca, conforme noticiamos alguns meses antes a intenção da MAP é voar inicialmente para cidades como Tabatinga, Tefé, Parintins e Eirunepé. Apesar de a intenção ser operar na Amazônia brasileira, o foco será o estado do Amazonas.


* Agradecimento ao amigo colaborador e autor das fotos Cmte. Alexandre Cavalcanti

Fonte: Manaus Spot Team (www.spottermanaus.blogspot.com)

Paris: novas formas de divulgação do destino turístico

Os destinos turísticos, em nível mundial, estão cada vez mais competitivos. Neste cenário, encontrar novas formas de promoção é um desafio para os gestores turísticos. Paris, na França, apostou num novo formato de divulgação: apostando nas informações turísticas. O posto do aeroporto Charlles de Gaule oferece atendimento em vários idiomas, excelentes mapas turísticos e muitas dicas para curtir a cidade e a França. Interessante, é que eles fazem a propaganda nas revistas de bordo das companhias aéreas que voam para Paris, como neste destaque da Tam nas Nuvens (clique para ampliar). A ADETUR - Agência de Desenvolvimento Turístico da Amazônia podia pensar em algo similar.

Delta e American - novos voos em Manaus

Após encerrar suas operações em janeiro último, a Delta Air Lines fez nova solicitação ao DOT, órgão americano que regulamenta o transporte aéreo, para retomar os voos para Manaus na rota ATL-MAO. Além da DL a American Airlines também solicitou 4 frequências semanais na rota MIA-MAO utilizando Boeing 737-800:

Proposta da Delta para retorno a MAO:

Atlanta-Manaus
Delta seeks seven frequencies in 2011, so that it can provide daily nonstop service between Atlanta and Manaus. Delta’s service will provide the first U.S. flag competition to Manaus, which is served nonstop from the U.S. only by Brazil’s TAM. Atlanta is well situated in the Southeastern United States to provide convenient, competitive, and non-circuitous Manaus connections throughout the United States.

DL487 ATL 1655 - 0037+1 MAO - 73G - DAILY
DL488 MAO 0130 - 0720+1 ATL - 73G - DAILY

Proposta American para MAO:
● 4 frequencies to institute MIAMI-MANAUS service
June 14, 2012 using 160-seat B737-800s (16C/144Y)

American is seeking 10 of the 28 frequencies that become effective on October 1, 2011. The Department’s policy is to grant limited-entry authority to carriers with firm service plans. See Notice of Action Taken, DOT-OST-2007-28057, June 29, 2007. American has firm plans to operate the Brasilia, Belo Horizonte, and Manaus flights described herein. Our request for allocation of 10 weekly combination frequencies is consistent with the March 18, 2011 MOC and with the public
interest, and should be granted on an expedited basis.

AA961 - MIA 1720 - 2235 MAO - 738 - 4x
AA964 - MAO 2340 - 0500+1 MIA - 738 - 4x

Fonte: www.spottermanaus.blogspot.com

ABETA - oportunidade de qualificação

Empresário e profissional de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Ministério do Turismo e a ABETA têm a satisfação de convidá-lo (a) a participar do Curso a Distância de Gestão Empresarial em Ecoturismo e Turismo de Aventura, uma ação do Projeto Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura. Segue o convite abaixo.
Para confirmar sua presença é necessário preencher o formulário de inscrição (clicar em Inscreva-se já no convite abaixo). Mais informações pelo email cursos@abeta.com.br ou (31) 3261-5707.

Manaus, sobrevoando o Rio Negro

Publicamos hoje uma belíssima foto feita pelo nosso amigo Rodrigo Seixas a bordo do Caravan da Manaus Aerotaxi sobre a nova ponte sobre o Rio Negro que liga Manaus ao município de Iranduba.

Foto por Rodrigo Seixas
Caravan Manaus Aerotaxi
PR-MNS Abril/2011

Formação em Guia de Turismo Nacional - última oportunidade

Caros leitores, segue uma importante oportunidade de qualificação para os Guias de Turismo:
Caros Guias de Turismo, para os profissionais que ainda não possuem a Formação em Guia de Turismo de Excursão Nacional, avisamos que a partir de setembro será a última turma no formato modula, pois a partir de 2012, o Plano de Curso aceitará apenas formação única, ou seja, sem a saída intermediária para o Guia Regional. Sendo assim, segue as informações sobre as nova e última turma de Guia de Turismo Nacional do Senac-Pa:

Curso: Guia de Turismo de Excursão Nacional e América do Sul (Guia Nacional)
Público-alvo: Guias de Turismo Regionais, que já concluíram o curso
Período: Set/11 a Dez/11 ou Jan/12, 4 meses de curso
Investimento: R$ 200,00 matrícula + 4 x de R$ 200,00 mensalidades, já incluído parte da Viagem de Guia Nacional
Matrículas: a partir de 25/05/11, no SENAC - PA. Av. Serzedelo Correa, entre Braz e Gentil
Informações: Suely Lobato, 4009-6801 / 02 ou suely.lobato@pa.senac.br
Possibilidades: Após a Formação de Guia Nacional, o Guia de Turismo pode especializar em Guia Internacional, em Atrativos Religiosos e Naturais, entre outros. O Guia Regional não.

Fonte: www.singturpa.blogspot.com

Concessão de Aeroportos

Será que a anunciada concessão à iniciativa privada de nossos maiores aeroportos por si só é um motivo para comemorar? Infelizmente, isoladamente não é algo para se comemorar!
Todos nós estamos cansados da Infraero na gestão de nossos aeroportos. Além de gestores fracos, a Infraero sofreu com a falta de um plano de desenvolvimento para nossa infra-estrutura, um plano que muitas vezes ultrapassa a competência da mesma. Nos últimos minutos do segundo tempo, nosso governo movido por interesses que não me são bem claros ainda, decidiu colocar em prática algo que há muito tempo tem sido colocado como um alternativa dentro de um complexo planejamento para nosso sistema de infra-estrutura.
Não é a iniciativa privada que vai transformar o que temos no que queremos e sim um plano que deixe claro os nortes do que queremos de forma que a iniciativa privada possa se orientar e ser limitada por esses valores e metas. Gestão privada não é sinônimo de sucesso e nem pública é de fracasso. A falta de nortes, limites e fiscalização são sim sinônimos de fracasso. O que nos falta é decidir o que queremos e como queremos que seja realizado. Nosso passado de privatização baseado apenas na idéia de que a iniciativa privada faz melhor mostrou que ela fez melhor, mas muitas vezes também cobrou muito mais pelos seus serviços. Na minha forma de ver, o que não é uma verdade absoluta e nem um consenso, aeroportos são muito mais que um local onde pousam e decolam aviões. Mas como eu vejo os aeroportos? Algo semelhante ao que Changi é. Os principais pontos são:
Cartões de Visita
Aeroportos são um dos principais cartões de visita de uma cidade, estado, região ou país. Devem estar conectados com as políticas de turismo e serem operados com a visão real de sua importância dentro do contexto turístico. Chegar, sair e permanecer em um aeroporto sem estresse e ao mesmo tempo ter contato com a cultura local ajuda muito para que um turista (seja a negócios ou a lazer) faça uma avaliação positiva de sua viagem.

Serviços de Bom Nível e Preços Justos
Um aeroporto deve oferecer boas opções de serviços para quem o visita (não só para quem voa a partir dele), com qualidade e preços compatíveis com os cobrados naquele destino. Opções para todos os bolsos e gostos. Nada de fazer lucro às custas da exploração de seus usuários, isso é coisa de países ultrapassados e de mentalidade pequena. Vale lembra ainda que o transporte aéreo está sendo democratizado em nosso país e que tende a se tornar uma das principais opções de transporte.

Segurança e Conforto
Os espaços deve ser ainda confortáveis termicamente, passando a sensação de segurança e com assentos confortáveis. Agir como um fast food (cores fortes, assentos duros, ambiente pouco aconchegante) que tem interesse em colocar uma ambiente que induza a rotatividade não vai fazer o passageiro sair voando mais rápido daquele aeroporto e sim vai conseguir apenas que se fale mal dele. Saber aproveitar seus espaços nobres, como espaços que permitem a visualização do pátio de aeronaves, é um grande atrativo tanto para quem voa a partir dele como para quem vai lá levar alguém ou mesmo passear.
Conexão com Outras Formas de Transporte
Não existe aeroporto de sucesso onde se gasta mais para chegar nele do que para voar a partir dele. É imperativo que os aeroportos ofereçam opções de transporte para todos os tipos de passageiros (e de bolsos) que os utilizam e durante todo seu horário de funcionamento. Ônibus e táxis a preços justos e se possível opções de transporte de massa como trens devem estar incluídas no planejamento da operação dos aeroportos. Chega de feudos favorecendo a poucas empresas ou cooperativas que querem ganhar muito fazendo pouco. Infelizmente, como em todo mundo civilizado, vão ter que ter um lucro pequeno unitário multiplicado pelo volume realizado. Além disso, devem estar conectados às demais modalidades de transporte oferecidas na região, já que muitos passageiros não terão a principal cidade servida pelo aeroporto como destino final. Devemos lembrar que aeroportos não são um fim em si mesmos e estão dentro de um sistema de transporte mais amplo.

Assim, não comemoro esse anúncio de concessão, já que não vi nenhuma consulta aos notáveis ou discussão ampla (isso não deve ser algo restrito a um governo apenas) sobre o modelo a ser implantado, não li nada sobre como seria o planejamento futuro para os mesmos e principalmente como os usuários seriam beneficiados. Só ouço que a Copa vem aí, que as coisas não andaram e que agora é hora de fazer tudo de qualquer jeito. O problema é quem paga a conta sou eu e que eu fico com o ônus após a Copa passar distribuindo lucros para quem souber aproveitar as “oportunidades”...

Este post foi originalmente publicado no blog Aquela Passagem. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Arquivado a regulamentação da profissão de Agente de Turismo

Projeto de Lei 4.078/2008 é arquivada na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 4.078/2008 que regulamenta o exercício da profissão do Agente de Turismo foi arquivada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Em julho do último ano, o site Turismologia.com.br iniciou uma mobilização nacional contra o projeto de lei, que prejudicava a categoria dos Turismólogos, principalmente por IGUALAR os Bachareis em Turismo com Técnicos de formação profissionalizante.

Em apenas duas semanas, mais de 2.000 bacharéis em turismo opinaram e encaminharam mensagens de VETO para vários deputados membros da comissão de turismo.

Após o término da campanha virtual, as mensagens foram impressas e protocolados em Brasília ao autor do projeto Sr. Vital do Rego Filho (PMDB/AL) e nas comissões de turismo da Câmara e do Senado.

Fonte: Instituto Brasileiro de Turismólogos

Guias celebram o Dia Nacional do Guia de Turismo

Os Guias de Turismo do Pará se reuniram no último dia 10 de maio para celebrar o Dia Nacional da Profissão. O local escolhido foi o restaurante Point do Açaí, nada mais regional.
 O Guias aproveitaram o momento para saborear um dos pratos regionais do Brasil Sabor, achapa mista paraense com açaí.
Mesa cheia para celebrar o Dia do Guia de Turismo.

domingo, 22 de maio de 2011

Copa de 2014 em atraso

A cidade de São Paulo será excluída da Copa das Confederações de 2013. A declaração é do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que garantiu nesta terça-feira que não há chances de usar o Morumbi para a competição e admite que o estádio em Itaquera, na zona leste da capital paulista, não estará pronto para o evento um ano antes da Copa do Mundo no Brasil.

No caso do Rio de Janeiro, a Fifa foi obrigada a rever os prazos para a entrega do Maracanã. Mas admite que terá de “cruzar os dedos” e torcer para que a cidade também não acabe fora do torneio.

A Fifa considera a Copa das Confederações como ensaio geral do país para receber a Copa do Mundo e, num cenário ideal, um dos objetivos de sediar o evento seria o de testar o estádio de abertura e o da final do Mundial. Mas, no caso do Brasil, isso não será possível. Segundo Valcke, o estádio em Itaquera não deve estar pronto para 2013. Mas rejeita a ideia de usar o Morumbi como substituto, como foi sugerido. “Não há chances”, garantiu.

Valcke deixa claro que o cenário com o qual a Fifa já trabalha concretamente é o de não usar São Paulo para o torneio. “Precisamos de quatro sedes para a Copa das Confederações. Não é tão trágico se não ocorrer em São Paulo”, declarou. Valcke, porém, admite não saber ainda quais seriam as quatro sedes.
Segundo ele, no entanto, a situação do Rio de Janeiro também é uma dor de cabeça. “Queremos estádios prontos até o final de 2012 para que possam ser usados na Copa das Confederações em meados de 2013. Mas, no caso do Maracanã, nos pediram para flexibilizar as datas e concordamos em esperar até março de 2013 para que o estádio esteja pronto. Então, o que ocorrerá é que cruzaremos os dedos e teremos de torcer para dar tudo certo”, declarou.
POSIÇÃO DA CBF - A Confederação Brasileira de Futebol vai anunciar em julho as quatro ou cinco sedes da Copa das Confederações. Embora não confirme nada oficialmente, a entidade conta pelo menos com o Rio de Janeiro e o Distrito Federal para a competição e não quis se manifestar sobre as declarações do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, de que São Paulo já está fora da competição.

Com relação ao Maracanã, também criticado por Jerome Valcke, a CBF prefere acreditar na posição do governo do Estado do Rio de Janeiro, de que o estádio vai estar totalmente reformado a tempo de receber jogos da competição.

Na última segunda, o Maracanã ganhou um reforço de 75 trabalhadores. Eles são agora 800 ao todo. As obras no estádio estão voltadas no momento para a demolição das arquibancadas. O anel inferior já foi posto a baixo. Numa próxima etapa, serão construídas as fundações de arquibancadas e rampas. (com Sílvio Barsetti, do Rio de Janeiro)
Fonte: http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-fifa-confirma-sao-paulo-fora-11052011-25.html

Paratur promove Seminário Turismo Legal

No próximo dia 19 de maio, a Companhia Paraense de Turismo promoverá, em parceria com o SEBRAE, o Seminário Turismo Legal, com a seguinte programação:

- As vantagens de ser cadastrado no CADASTUR;
- Linhas de crédito para empreendedores turísticos;
- O Turismo e o Micro Empreendedor Individual - MEI;

O importante iniciativa para fomentar a profissionalização, a formalização e o empreendedorismo.

Inscrições gratuitas por meio do telefone: 3212-0669

Singtur-Pa promove 2º Treinamento de Guia Nacional

O Singtur-Pa, ao longo destes últimos três anos, vem desenvolvendo diversas ações com foco na melhoria da qualificação dos profissionais Guias de Turismo no estado do Pará. Abaixo, segue nossa programação de qualificação:
2º Curso de Guia Nacional: Excursão Rodoviária – padrões de qualidade

Data: 16 a 17/05/2010 – segunda a terça-feira
Local: ABAV-PA, Rua Ó de Almeida, 490, Ed. Rotary, Sala 501, entre Pres. Vargas e frei Gil
Número de vagas: 30
Facilitador: Fabio RomeroPresidente do Singtur-PA e convidados

Programação:

1º Dia: Módulo 1: Teórico
08:00h – Abertura
08:10h – O que é Turismo? / Produtos Turísticos / Excursão Rodoviária
09:00h – Guia de Turismo: profissão e características
10:00h – Coffee Break
10:15h – Guia de Turismo e as empresas: Operações, Comercialização e Vendas / Responsabilidades profissionais
11:00h – Conhecimentos Técnicos: Termos Técnicos, Hotelaria e Receptivo
12:00hAlmoço
13:30h – Ética e etiqueta
14:00h – Rotinas operacionais: embarque, apresentação, equipamentos, pontos de apoio, desembarque, hotel, equipe, serviço de bordo, segurança e dinâmicas
16:00hCoffee Break
16:15h – Rotinas operacionais: conflitos e problemas com operadores e clientes
16:50h – Planejamento: Day by day
18:00h – Estudo de Roteiro: Nordeste – de Belém a Recife, com Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Porto de Galinhas
19:30h – Divisão de grupos e procedimentos para o Módulo II: Prático
20:00h – Encerramento

2º Dia: Módulo II: Prático – Viagem Técnica a Icoaraci e Mosqueiro
07:00h – Apresentação em frente a Valeverde Turismo
08:00h – Embarque para Mosqueiro e procedimentos práticos de condução de excursão rodoviária
12:00h – Almoço em local a definir
13:30h – Visitas técnicas
16:00h – Tempo para lazer
17:30h – Retorno para Belém

Inscrições, dúvidas e sugestões: singtur_pa@yahoo.com.br ou pelo telefone 9119-1112
Categoria – Guia de Turismo
Investimento
Credenciado e filiado ao Singtur-PA
Gratuito
Credenciado e não filiado ao Singtur-Pa
R$ 10,00
Qualificado em curso específico / ainda não credenciado
R$ 15,00
Não credenciado / demais profissionais
R$ 40,00

Público-alvo:
- Guias de Turismo, com ou sem experiência, que já realizaram alguma qualificação técnica e estão aptos a se credenciarem junto a Ministério do Turismo, ou seja, seguirem com as normativas legais e a profissionalização no setor de Turismo;
- Mediante número de inscritos entre as duas primeiras categorias, as demais vagas estarão disponíveis para as demais categorias;

Avaliação e oportunidades:
- Os participantes estarão a todo tempo sendo avaliados, desde a forma como se apresentam a pontualidade nos horários agendados, além dos aspectos técnicos;
- Os cinco melhores Guias de Turismo, que realizaram cursos técnicos, credenciados ou não, estarão previamente selecionados para acompanhar, na qualidade de Guia de Turismo Treinee, as excursões nacionais oficiais da Valeverde Turismo no mês de julho de 2011 (oferta condicionada a confirmação da saída das excursões da Temporada de julho de 2011 e disponibilidade de vagas nas mesmas);

Colaboração:
- o evento se baseia também em uma troca de experiência, sendo assim, será exigido de todos os participantes que levem seus materiais de planejamento, telefones de contato, mapas e demais materiais utilizados em um correto procedimento para que possam compartilhar com os demais colegas e o aprendizado seja ainda mais produtivo.

Realização: Singtur-Pa      Apoio: ABAV-PA e Valeverde Turismo

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Palestra Transportes Turísticos na Amazônia

Caros amigos e leitores, é com grande prazer que convido vocês para um debate sobre Transportes Turísticos na Amazônia. Vejam a programação:

Promoção: Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Temática: Transportes Turísticos na Amazônia - problemas e soluções dos principais pontos de acesso para a região
Palestrante: Fábio Romero (Mestre em Turismo, pela Univeridade de Aveiro em Portugal; Turismólogo, pela Universidade Federal do Pará; Guia de Turismo Regional, Nacional e Internacional, pelo Senac-PA)
Objetivo: discutir a partir da pesquisa (2007 a 2009, atualizada até 2010) realizada pelo palestrante sobre a problemática do acesso para o destino Amazônia, especificamente sobre quatro sub-destinos (Belém, Macapá, Santarém e Manaus). A pesquisa avaliou 7 terminais, além de entrevistas com operadores locais. A apresentação trará uma radiografia da (preocupante) situação atual dos principais pontos de acesso de viajantes para a Amazônia, tendo em vista os próximos grandes eventos esportivos (Copa 2014 e Olimpíadas de 2016) e, antes disso, o crescimento natural da atividade turística do país e em particular em nossa região.
Dia: 17/05/2011
Horário: 18:00h às 20:00h
Local: UFPA, Campus Básico, Auditória do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Inscrições: gratuitas

Conto com a participação de vocês! 

Tendências do Turismo: Passaporte Carioca

A cidade do Rio de Janeiro está implantando seu City Pass. Comum em diversas cidades do mundo, possibilita o turista conhecer diversas atrações da cidade, economizando nos valores de ingressos ou ganhando bônus de acesso a determinadas atrações; além de possibilitar descontos em bares, restaurantes e, pontualmente, para espetáculos. Em algumas cidades européias, o passe vem integrado a rede de transportes, facilitando o acesso às atrações. Em 2010, o Singtur-Pa tentou implantar algo parecido em Belém - o Cupom Pará Pai D`égua, agregando alguns parceiros em Belém, porém, segundo a representação, o fluxo de visitantes reduzido não possibilitou a continuação da idéia. Vejam a reportagem:
Fonte da reportagem: Tam nas Nuvens, edição abril/11
Modelo do Cupom de Desconto do Singtur-Pa. Fonte: Singtur-Pa

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Novos vôos da Gol em Santarém, Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho

A partir do dia 1º de julho, a Gol pretende implantar novas frequências e aumentar a oferta de assentos na Amazônia, ligando a região ao Nordeste Brasileiro. As cidades atendidas pelo novo vôo serão: Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Santarém e Belém, seguindo o vôo para São Luiz, no Maranhão; e Fortaleza, no Ceará. Ressaltando que esse vôo melhora a conexão do nordeste e norte amazônicos com o sul da região.


G3 1430 DIARIO B738 RBR 03:40 PVH 04:40 05:10 MAO 06:30 07:00 STM 08:20 08:50 BEL 10:10 10:40 SLZ 11:40 12:10 FOR 13:20


G3 1431 DIARIO B738 FOR 14:00 SLZ 15:10 15:40 BEL 16:50 17:20 STM 18:40 19:10 MAO 20:30 21:00 PVH 22:30 23:00 RBR 00:00

terça-feira, 10 de maio de 2011

Recordes do Blog

Caros amigos e leitores, comemoro com vocês os recordes do blog:

Visitantes totais (page views): 20.050
Visitantes únicos: 9.000
Países: 68, com destaque para o Brasil (São Paulo, Pará e Rio de Janeiro), Estados Unidos (Nova Iorque, California e Flórida) e Portugal.
Países em destaque: Inglaterra, Canadá e Noruega.
Postagens mais lidas: Curiosidades da Amazônia: Guaraná; Fotos Aéreas de Belém; Curso de Guia de Turismo - Senac-Pa; Copa de 2014: decisões técnicas e políticas; Flight Report: Puma Air; etc;

Fonte: Blogger e Flag Counter

Guias de Turismo em visita ao hotel Soft Inn, em Belém

Os Guias de Turismo do Pará realizaram no última dia 07 de maio, uma visita técnica ao um dos mais novos empreendimentos hoteleiros da capital paraense, o hotel Soft Inn, da rede Allia Hotels, que reune as redes Solare, Bristol e Plaza Inn. O hotel inaugurado com foco econômico, teve sua estrutura de serviços completamente renovada, com a introdução de novos serviços, o que possibilitou um reposicionamento da marca, voltada agora para o público executivo. Localizado bem no centro de Belém, em uma rua tranquila, possui quartos completos, equipados com ar condicionado, frigobar, telefone e tv LCD com canais por assinatura; além da segurança ampliada por meio do acesso exclusivo aos andares liberados nos cartões de cada hospede. As diárias são a partir de R$ 119,00 + café da manhã (R$ 10,00), um ótimo custo benefício.
A visita começou pela recepção, continuou pelos quartos do empreendimento e foi finalizada no restaurante, onde foi servido um café da manhã para todos os participantes. O presidente do Singtur-Pa, Fábio Romero, que acompanhou a visita, destacou " a importância da diversidade hoteleira para atração de visitantes para a cidade". " Precisamos ampliar as opções para nossos visitantes. A chegada do hotel Soft Inn traz um ótimo custo-benefício para o viajante de lazer e negócios, além de diminuir o custo do produto paraense" destacou. A gerente Mara do Soft Inn salientou a importância dos Guias de Turismo para o empreendimento, pois os "mesmos são consultados muitas vezes por operadoras, potenciais clientes e empresas sobre opções de hospedagem na cidade, por isso a importância de eles conhecerem o empreendimento para melhor divulgá-lo". Ressalta-se também que tanto durante a recepção de visitantes na cidade, quanto durante a execução de serviços nacionais em outras cidades do Brasil, os Guias de Turismo são sempre perguntados sobre opções de serviços em suas cidades de origem.
 Quartos novos e bem equipados, ótimo custo benefício bem no centro de Belém.
 Restaurante: com serviços de buffet e self service,´execelente opção para públicos distintos
  Grupo de Guias de Turismo em frente ao hotel.

Vip Aeroporto: inauguração oficial

Seguem as fotos da inauguração oficial da Linha Executiva - Vip Aeroporto, que atende ao Aeroporto Internacional de Belém:
 Coquetel no terraço panorâmico do Aeroporo Internacional de Belém
 Micro ônibus executivo da Vip Aeroporto
Ponto inicial da linha, bem no desembarque do Portão E do terminal aeroportuário

Mais informações sobre a linha no post específico: http://fabioromero.blogspot.com/2011/04/aeroporto-internacional-de-belem-ganha.html

Novos Guias de Turismo em formação no Pará

Uma nova turma de Guias de Turismo está sendo formada no Pará... segue as fotos dos momentos práticos da turma em formação no Senac-Pa - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Pará:
Aula prática e visita técnica em Bragança, no Pará.
Visita ao Hotel Fazenda Vitória, em Tracuateu, Pará.
Hotel Fazenda Vitória, alto padrão de serviços e passeios imperdíveis, a 190km de Belém, capital do estado.
 River Tour, mesmo sob a chuva tipicamente amazônica, os futuros profissionais estava firmes e fortes 
 Fábio Romero, instrutor de prática profissional
Veículo de turismo da prática profissional, alto padrão de serviços

Abrasel - Pará publica a terceira edição do seu Guia Gastronômico

Uma iniciativa de sucesso no Pará ganha a sua terceira edição: o Guia de Bares e Restaurantes de Belém da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares do Pará. A Abrasel publicou, recentemente, a edição do 2011 de um verdadeiro guia gastronômico de Belém e das ilhas próximas a capital, tem para todos os gostos e bolsos, de lanchonetes e pratos requintados da culinária comteporânea, sem esquecer o toque regional. Vale a pena conferir e degustar. Segue a capa do Guia 2011, encontrado em bares e restarantes da capital:
Parabens a Abrasel-Pa pela iniciativa!

Itaituba: receptivo cresce no interior

A Valletur, Agência de Viagens e Turismo fundada em 2001, na cidade de Juruena, no estado do Mato Grosso, também possui filiais em Itaituba e Santarém, no oeste do Pará. Recentemente, para atender ao mercado de Itaituba, a empresa investiu na aquisição de novos equipamentos (micro ônibus turístico) e melhoria na qualidade dos serviços de receptivo oferecidos na cidade. Vejamos o panfleto abaixo:
Mais informações em: http://www.valletur.com.br/

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cidades Digitais na Amazônia: Navega Pará

Quem visita a Amazônia pela primeira vez, pode até pensar que a floresta anda meio isolada, mas muitas cidades do interior do Pará, são verdadeiras cidade digitais, com escolas, órgãos de governo e a população conectados por meio da internet. O programa Navega Pará, do Governo do Estado Pará, levou acesso a internet de alta velocidade e qualidade para diversos municípios no interior do estado e na capital, Belém. Na orla de cidades como Santarém, Bragança, Peixe Boi e Vigia é comum ver pessoas acessando a internet a partir de dispositivos móveis (leptops, notebooks, pdas, celulares, etc.), além de pontos de acesso, os chamados infocentros, em escolas, faculdades e atrações e equipamentos turísticas, como o Hangar Centro de Convenções da Amazônia e a Estação das Docas, em Belém.
 Santarém: alunos acessam a internet na orla da cidade
Centro de Convenções: em Belém, turistas e moradores acessam facilmente a internet
Mais informações em: www.navegapara.pa.gov.br

Mais TAM em Belém

A TAM Linhas Aéreas começa a operar no próximo sábado, dia 7, um novo voo de ida e volta entre Belém e Brasília, com o objetivo de atender a demanda nessa rota e oferecer mais opções de horários aos usuários. Com a nova frequência, a TAM passa a operar cinco voos por dia entre as duas capitais, nos dois sentidos, proporcionando maior conveniência a seus clientes.

O voo JJ 3818 partirá de Brasília às 8h25 e chegará a Belém às 10h55 (horário local), de segunda-feira a sábado. No sentido inverso, o JJ 3819 decolará da capital paraense às 11h35 e pousará em Brasília às 14h11. A nova frequência será operada por modernas aeronaves A320, com capacidade para transportar 174 passageiros.
Fonte: Orkut - Comunidade Aeroporto Internacional de Belém

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rondônia entra na era das mídias sociais

Nossa colaboradora em Rondônia, a Guia de Turismo Maria Auxiliadora, informa-nos que a Superintendência de Turismo de Rondônia passará a utilizar também as mídias sociais para aumentar a penetração junto ao potencial consumidor do produto turístico local. Vejamos a mensagem:

A Setur (Superintendência Estadual de Turismo) do Governo de Rondônia está no Twitter, no Facebook, no Orkut e no Blogspot. Por ora, vamos alimentar o Blog e, aos poucos, os demais espaços.
Para completar, na próxima terça-feira - conforme prometido pelo Departamento de Informática do Governo - lançaremos nosso site oficial. Gostaria de convidá-lo(a) a conhecer e participar destes nossos espaços na mídia alternativa sobre o turismo rondoniense. Os links são:

BLOG:
http://setur-rondonia.blogspot.com

ORKUT: 
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=5360811110586522906

TWITTER:
@turismorondonia

FACEBOOK: 
http://www.facebook.com/home.php
Obrigado Maria!