Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Post 400º: Viajando e aprendendo II: Portugal, o início

Portugal foi uma das melhores experiências da minha vida, chegar a terrinha... além mar... foi um dos maiores desafios da minha vida... até agora! Em 2006, decidi continuar meus estudos na área de Turismo, pretendia fazer um Mestrado ou mesmo uma especialização na área. Após pesquisas em diversas universidades e fazer as devidas contas, concluir que a melhor opção custo/benefício seria voar para bem longe do ninho. Comecei os preparativos, inscrições, vistos, passagens e demais documentações. Parece simples, mas estas decisões e processos levaram quese um ano. O embarque foi cheio de momentos especiais, os amigos e parentes marcaram festas e encontros para as despedidas. A chegada em Portugal foi no mês de outubro, um pouco antes do Círio de Nazaré, aqui no Brasil, a poucos dias do início das aulas. Logo na chegada, após horas de vôo e mais duas de trem, torci o pé com mala e tudo, sem conhecer ninguém. Égua, e agora!
Minha sorte estava para mudar... encontrei uma angolana, que me hospedou no apartamento dela e ainda me deu todas as dicas da cidade de Aveiro (mais detalhes só pessoalmente). Três dias depois já estava no meu "ap" (apartamento). Sem muita grana e como Aveiro é relativamente pequena, a "viação canela" foi minha companheira, descobri muitos lugares legais em Portugal caminhando. Como a experiência em Portugal foi extensa, vou dividir esta etapa em partes menores, para compartilhar melhor com vocês estes aprendizados todos.
1. Aveiro esta a 70km ao sul do Porto, na região centro de Portugal. Capital do Distrito de Aveiro, com mais 100 mil habitantes, é uma cidade bastante turística, com um bonito e preservado centro histórico, canais e litoral, com praias de águas frias, mas muito procuradas no verão. Assim como no Brasil, o português adora um turismo rodoviário, até pelas distâncias curtas, viam-se nos finais de semana, dezenas de ônibus de turismo de outras partes do país e até da Espanha visitando a cidade. Passavam geralmente o dia, em visitas pelo litoral, centro histórico e outras atrações da região. Aprendi que mesmo em cidades muito pequenas, o empenho municipal, a organização do espaço urbano e a oferta de serviços turísticos podem promover visitas sistemáticas de grupos; ou seja, para receber bem o turista, o destino não precisa ser necessariamente grande e possuir muitos recursos, precisa ser bem gerenciado, profissional;
2. Graças a uma amiga Guia de Turismo de Aveiro, também pude conhecer um pouco da experiência de Guiar grupos em Portugal. O Guia de Turismo europeu é um pouco mais técnico que o brasileiro. Geralmente, ele vai sentado a frente no ônibus, tem pouco contato com o passageiro. O Guia de Turismo brasileiro vai de frente para o passageiro, interage, busca integrar o grupo, além de realizar brincadeiras e dinâmicas;
3. Em Portugal, por menor que fosse a cidade, por mais reduzida que fosse suas atrações, sempre encontrávamos materiais sobre a mesma, principalmente, mapas e folders de serviços turísticos. Essa sistematização torna a viagem mais proveitosa e incentiva as visitas as cidades e as respectivas atrações;

Vamos as fotos:
 Há dias frios em Aveiro...
 Olha o "ap", saindo um frango assado!
 Olha a rua Belém do Pará, em Aveiro... concidências da vida...
 Essa é a "Esplanada dos Ministérios" da Universidade de Aveiro - UA
Parece Veneza, mas é Aveiro... meu irmão, será que ele vai nadar?
Portugal continua...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

De Lisboa a Amazônia...

A TAP, companhia aérea de Portugal, manisfestou mais um vez seu interesse pelo Norte do Brasil. Na seção Holofote, da revista Veja, numa das edições deste mês (fevereiro), a companhia se disse interessada, no prazo de um ano, de atender a uma cidade na Amazônia, a única região ainda não atendida diretamente pela companhia. Na nota, entre outras informações, segundo a empresa, Belém é a favorita. O interesse pelo Brasil se dá pelos bons resultados alcançados aqui, com quase 1,5 milhão de passageiros transportados, o país tem forte impacto nos resultados positivos alcançados pela empresa em 2010, tanto em passageiros transportados quando em receitas. Hoje, as cidades atendidas são: Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Brasília; além de Porto Alegre, a partir de junho de 2011. Parte destes passageiros são oriundos de vários países europeus, tornando Lisboa numa das maiores portas de entrada e saída de estrangeiros da Europa em rotas de/para América do Sul. 

A operação para a Amazônia vem sendo tentada há vários anos, ressaltando que em anos anteriores, operadores locais tiveram fretamentos, de certa forma regulares para Lisboa. Em alguns momentos operados com a TAP, com os seus L1011 Tristar e os Boieng 767 da Transbrasil. Vejam as fotos abaixo:


Certamente, torcemos para que a operação venha o mais breve possível e seja um sucesso. Contudo vamos a algumas considerações sobre esta rota:
1. Informações Gerais:
Rota: Lisboa - Belém / Manaus - Lisboa
Duração: Aprox. 8 a 10 horas
Cidades possíveis: Belém e Manaus

2. Ambas as cidades possuem aeroportos capazes de receber as aeronaves utlizadas pela empresa, os Airbus A330 e A340. Belém possui um terminal mais moderno, sem saturação; o de Manaus está saturado;
3. Belém está mais próxima e possui maior capilaridade de rotas nacionais, o que favorece a alimentação dos vôos internacionais. A partir de Belém existem vôos diretos para São Luis, Fortaleza, Salvador, Brasília, Macapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Santarém, Belo Horizonte e Marabá. Neste cenário, Manaus teria que possuir demanda própria mais elevada para manutenção do vôo.

4. Manaus possui maior vantagem competitiva em relação aos impostos sobre combustíveis de aviação, o que compensa, em parte, os custos operacionais, pela distância um pouco mais elevada;

5. Para melhorar as possibilidades de sucesso da rota, o trade turístico amazônico precisaria estar mais unido para a comercialização de roteiros, juntamente com operadores portugueses e europeus, de forma a atrair demanda para esta operação. Ressaltando que a implantação destas operações demanda um esforço conjunto do trade turístico para um resultado positivo;

6. As frequências dos vôos podem ser aumentadas ou reduzidas para se adequar a oferta de assentos a demanda. Por exemplo, em Natal, as frequências já variaram de 4 a 7 semanais, de acordo com a demanda ao longo dos anos;

Pelas informações técnicas levantadas, Belém é, sem dúvida, a favorita. Contudo, o mais importante é a conquista desta operação para a Amazônia.

Rondônia

Nossa colaboradora em Rondônia, a Guia Maria Auxiliadora, nos informa que também em Rondônia, devido as mudanças no cenário político estadual, as ações relacionadas ao Turismo estão paradas. O momento seria bastante oportuno para mostrar as oportunidades turísticas no estado, pois, por causa das obras de infraestrutura na região, Rondônia tem atraído muitos viajantes de negócios, uma ótima momento para mostar as belezas arquitetônicas e naturais do estado.
Riquezas históricas do período da Borracha, na capital Porto Velho.

Fonte: Maria Auxiliadora, colaboradora do estado de Rondônia.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Guias de Turismo visitam o Aeroporto Internacional de Belém

O Singtur-Pa iniciou, no último dia 14 de fevereiro, as ações do ano 2011. A primeira visita ocorreu no Aeroporto Internacional de Belém, onde os Guias de Turismo e membros do trade puderam conhecer vários processos operacionais do terminal. Diversas áreas do aeroporto foram visitadas: sala de embarque e desembarque, área de processamento de bagagens e sala vip. A visita inclui o conhecimento do funcionamento do sistema aéreo nacional (ANAC - Infraero - Companhias Aéreas), procedimentos de check in, totens de autoatendimento, serviços oferecidos ao público, além de toda a troca de experiência e vivência dos embarques com grupos regionais, nacionais e internacionais. A visita durou cerca de 1h30min e ao final, os participantes receberam brindes da Infraero.



Parceiros desta visita: Infraero e Valeverde Turismo

Novos vôos para Carajás, no Pará

A Trip Linhas Aéreas solicitou novos vôos na rota Belo Horizonte - Carajás - Confins, desta vês em vôos noturnos, de forma a atender executivos e empresários em viagens de negócios nestes destinos. Os novos horários premitem a chegada pela manhã e retorno a noite ou logo pela manhã. Vejam os horários:

TIB5262 CNF 2000 CKS 2230 2300 BEL 0000 Diário

TIB5263 BEL 0525 CKS 0630 0700 CNF 0920 Diário

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aeroporto Internacional de Macapá ganha ampliação de pátio

O Aeroporto Internacional de Macapá terá um investimento de R$ 6,85 milhões para ampliação do pátio de aeronaves, com objetivo de aumentar a capacidade operacional e tornar as operações mais seguras. Atualmente, se parte do espaço estiver com aviões da chamada aviação geral, a capacidade do pátio fica reduzida a 3 aeronaves de médio porte, como A320 e 737. Neste formato, qualquer situação atípica, simplesmente, as aeronaves não terão onde aguardar. Além deste investimento, Macapá contará com um módulo operacional, visando aumentar a capacidade do terminal, enquanto as obras do novo aeroporto não saem do papel. Lembrando que o esqueleto do novo terminal já está com quase cinco anos de atraso. 
Coisas de Brasil, a obra do terminal ainda não saiu, assim como diversas licitações pelo país a fora. Contudo, os móludos operacionais saem numa velocidade impressionante, numa eficiência de dá inveja. Ressaltando que estes módulos aumentam os gastos públicos, feitos com o dinheiro de nossos impostos. Se o terminal de Macapá já tivesse sido concluído, certamente, 6,5 milhões de reais seriam poupados para outras obras de infraestrutura.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cruzeiros em Macapá...

No último dia 02 e 03 de fevereiro transitaram por Macapá/AP os navios SAGA PEARL II e MARCO POLO, que retornavam de um cruzeiro pelo rio Amazonas até Manaus/AM, com escalas em Alter do chão, entre outras. O primeiro deles foi o SAGA PEARL II, que chegou ao porto de Santana por volta das 07:00h, ficando atracado diretamente ao cais. Com 164 metros de comprimento, 22 metros de largura e deslocando aproximadamente 18.000 T, o SAGA PEARL II pode transportar 446 passageiros em 253 camarotes. Apesar da precária infraestrutura para receber os turistas, que enfrentaram ônibus desconfortáveis e velhos, alguns do tipo urbano, os turistas pareciam bem humorados ante o problema. Logo se espalharam pela cidade, formando grupos no marco zero (linha do equador) e na orla da fortaleza de São José. Por volta das 17:30h, o SAGA zarpou com destino ao caribe, cruzando o braço norte do rio Amazonas em frente a cidade de Macapá, por entre os praticantes de kite surf que comumente ali se encontram. No dia seguinte a visita do SAGA, foi a vez do Marco Polo visitar Macapá. Entretanto, diferente do navio anterior, o Marco Polo não atracou, ficando em frente a localidade chamada Fazendinha. Ali os turistas desembarcaram através das lanchas do próprio navio, em um vai-e-vem sem interrupção durante todo o dia. Construido em 1965 como “Alexandr Pushkin” e remodelado em 1993, quando foi rebatizado com o nome que ostenta até hoje, o Marco Polo possui 176 metros.

 
Fonte e mais fotos em: http://worldcruises1.blogspot.com/

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Utilidade pública: Tarifas de Embarque

Os leitores que viajam por este imenso Brasil, preparem-se para, a partir de março de 2011, pagarem um pouco mais caro pelos serviços aeroportuários. Vejam alguns exemplos:

Categoria     Taxa Atual     A partir de março    Internacional
1ª                    R$ 19,62       R$ 20,66                   R$ 67,00
2ª                    R$ 15,42       R$ 16,23                   R$ 56,00

Na primeira categoria estão os aeroportos de Belém, Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio (Galeão e Santos Dumont), São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Belo Horizonte (Confins), Brasília,  Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Na segunda categoria estão aeroportos como Santarém, Macapá, Marabá, São Luis, Porto Velho, Teresina, Campinas, Goiânia, Rio Branco, Boa Vista, etc.
Para mais informações, demais taxas e categorias de aeroportos, consultar a página da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária: http://www.infraero.gov.br/.

Observações: Ainda bem que não aumentaram muito, pois pela qualidade dos serviços prestados em alguns aeroportos, os valores não seriam nem dignos de serem pagos. Outra questão, para facilitar os cálculos, porque não arredondam estes centavos todos?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Singtur-Pa inicia ações em Belém

O Singtur-Pa iniciou suas ações de qualificação profissional em Belém, no Pará. Palestras, visitas técnicas e cursos estão previstos ao longo de 2011. Vejam o comunicado da representação:
Caros Guias de Turismo e demais membros do Trade Turístico, é com grande prazer, que anunciamos o início das visitas técnicas, treinamentos e cursos do Singtur-Pa, Edição 2011, que ocorrerão ao longo, principalmente, do 1º semestre deste ano. O objetivo destas ações é melhorar a qualificação do profissional Guia de Turismo e aumentar a interação com o trade turístico local. A seleção destas ações atendem a pesquisas internas, avaliações feitas com os profissionais Guias de Turismo, observações de mercado realizadas ao longo de 2010 e recursos financeiros. Desta forma, iniciamos nossas visitas técnicas com:

Promoção: Singtur-Pa - Sindicato dos Guias de Turismo do Pará
Parceiros/Apoio: Infraero - Aeroporto Internacional de Belém
Visita Técnica: Aeroporto Internacional de Belém
Local: Aeroporto
Data: 14/02/2010 - segunda-feira
Horário: 09:30h
Ponto de encontro: Balcão de informações Infraero, no terminal aeroportuário
Vagas: 30 (vinte exclusivas para Guias de Turismo e 10 para Guias e demais membros do trade turístico)
Inscrições: gratuitas por meio do email singtur_pa@yahoo.com.br
Público alvo: Guias de Turismo e membros do trade turístico
Condições para inscrição: no ato da inscrição, fornecer RG e CPF para controle de acesso às áreas restritas do Aeroporto Internacional de Belém

Objetivos da visita:
- conhecer a dinâmica de funcionamento do aeroporto e os seus setores;
- entender o funcionamento do sistema aéreo: ANAC, Companhias Aéreas e Infraero;
- direitos e deveres dos passageiros;
- situações e principais resoluções de problemas para os passageiros;
- onde buscar informações;
- como funciona o painel de informações de vôo;
- quais os principais destinos atendidos a partir de Belém;
- visitar uma aeronave (se possível);
- funcionamento de operações de receptivo no aeroporto;

Observações:
- as vagas são limitadas, por isso as inscrições atenderão a ordem de solicitação por email;
- caso o Guia de Turismo se comprometa e não compareça a visita, na próxima visita agendada não terá prioridade;
- o Singtur-Pa é o promotor da visita em parceria com o Aeroporto Internacional de Belém;
- caso o número de vagas não seja preenchido pelos Guias de Turismo associados ao Singtur-Pa, as mesmas estarão disponíveis para os demais membros do Trade Turístico;

Fonte: Singtur-Pa - http://www.singturpa.blogspot.com/

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Eficiência nos aeroportos?

Caros leitores, vejam esta notícia, é um pouco longa, mas vale a pena:

Anac define novas tarifas de embarque e metas de eficiência para aeroportos

Uma portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicada no Diário Oficial da União de hoje (31) estabelece os novos valores das tarifas de embarque que vão vigorar a partir do dia 14 de março. De acordo com a agência reguladora, as tarifas não eram reajustadas desde 2005. Paga pelos passageiros às empresas aéreas, a tarifa de embarque é fixada com base na categoria de cada aeroporto e da viagem - se é doméstica ou internacional. Remunera a prestação dos serviços e a utilização de instalações e serviços existentes nos terminais de passageiros, com vistas ao embarque, desembarque, à orientação, ao conforto e à segurança dos usuários.
Com o acréscimo do Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero), o limite máximo a ser cobrado pela administradora aeroportuária nos casos de voos nacionais será de R$ 20,65 nos aeroportos da categoria 1; de R$ 16,23 nos da categoria 2; de R$ 13,44 na 3 e de R$ 9,30 na 4. Atualmente, os respectivos tetos são de R$ 19,62; R$ 15,42; R$ 11,58 e R$ 8,01.
No caso de voos internacionais, os tetos passam a ser de R$ 36,57; R$ 30,46; R$ 24,37 e R$ 12,19. A esses valores, contudo, é acrescida uma taxa adicional, recolhida à Secretaria do Tesouro Nacional, de, respectivamente, US$ 18; US$ 15; US$ 12 e US$ 6 conforme a categoria do aeroporto. Hoje, quem viaja para o exterior tem que pagar, de acordo com o aeroporto de onde parte seu voo, US$ 36; US$ 30; US$ 24 e US$ 12.
Para estimular a desconcentração de voos em horários de pico e evitar que a infraestrutura aeroportuária seja subutilizada em certas horas do dia, os administradores aeroportuários são autorizados a conceder descontos nos valores tetos das tarifas. Os critérios, contudo, devem ser divulgados publicamente, com antecedência mínima de 30 dias. Seguindo a mesma lógica, o administrador também pode cobrar até 20% acima do teto estipulado nos horários de pico, mas a cobrança da sobretaxa deverá ser compensada com a concessão de descontos em outros momentos. No fim do ano, o valor médio arrecadado com as tarifas não deve ultrapassar o limite máximo estabelecido pela Anac.

A Portaria nº 174 define também as novas tarifas de pouso e de permanência pagas pelas companhias aéreas ou operadores da aeronave pela utilização da infraestrutura aeroportuária. Os reajustes acompanham o novo modelo de regulação aprovado pela diretoria da Anac no último dia 25, com o qual a agência promete estabelecer os limites máximos das tarifas com base no cumprimento, pelos administradores aeroportuários, de metas de eficiência e qualidade do serviço oferecido aos usuários. De acordo com a Anac, a partir de 2013 as tarifas aeroportuárias passarão a ser reajustadas com base nesses critérios técnicos. As metas de eficiência que cada aeroporto terá que atingir também estão definidas na portaria publicada hoje. Calculada com base em parâmetros internacionais de desempenho, que levam em consideração o número de embarques e desembarques e o volume de cargas dividido pelos custos operacionais, as metas acabam por formar uma espécie de ranking dos aeroportos.

Na categoria 1, por exemplo, a meta mais alta (30,78%) foi aplicada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, o que pode ser interpretado como um atestado de que o Galeão é o mais ineficiente entre os 16 equipamentos de sua categoria. Em seguida vêm os aeroportos de Manaus e de Maceió. Nesta categoria, o mais bem cotado – ou que teve a meta de eficiência mais branda (7,48%) - foi o de Brasília.

Comentário: primeiro, a notícia não é tão boa, pois antes de melhorar a eficiência já estão falando em aumento, por exemplo, querem cobrar mais dólares dos nossos viajantes que são maltratados em intermináveis filas em nossos aeroportos. Por outor lado, a medida é muito positiva no sentido de tentar melhorar a eficiência administrativa dos terminais, por meio de menores taxas para usos em horários e aeroportos  menos concorridos, isso pode estimular o uso de outros terminais. As medidas, em si, não são nenhum novidade, já foram aplicadas em larga escala em diversos aeroportos na Europa e Estados Unidos, estimulando a concorrência e impulsionando a demanda.

Mas estou triste, pois o mandato de Solange Vieira, atual presidente da ANAC, termina em março. Espero que no lugar dela venha uma pessoa tão ou mais visionária, que não tema os governos, as companhias aéreas e adiministrações aeroportuárias.
Fonte: Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Turismólogos em busca de reconhecimento

Ministro do Trabalho é favorável a inserção do Turismólogo na CBO (publicada em 08/02/11)

Nesta tarde (08/02) o Ministro do Trabalho e Emprego recebeu o Instituto Brasileiro de Turismólogos na esplanada dos ministérios em Brasília, DF. Acompanhado de técnicos e assessores do ministério, que após avaliação do processo de inserção do Turismólogo na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, iniciado pelo Instituto em 2010 (processo número 40.000.021820/201016), obteve parecer favorável do ministério. O processo chega a sua etapa final, que consiste na contratação de uma instituição externa, através de convênio, que resultará um segundo estudo e parecer, para então anunciar o reconhecimento deste profissional pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Não foi informado o prazo, mas foi notório o empenho da equipe ministerial.
Foi solicitado o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, para realização de cursos técnicos de especialização voltados aos turismólogos, que também obteve parecer favorável e uma nova reunião será agendada para as próximas semanas onde será apresentado um projeto.

Fonte: Instituto de Turismólogos - http://www.turismologos.org.br/noticia.asp?auto=1122

Cabe ressaltar, que em busca da valorização profissional, o Instituto esta montando uma campanha nacional de filiação... mais informações em http://www.turismologos.org.br/

Copa tenta consolidar a rota para Manaus

Para consolidar ainda mais a rota Cidade do Panamá - Manaus, a Copa Airlines anunciou recentemente mais uma mudança nas frequências que atendem a capital do Amazonas. A partir de 15 de junho, as quatro frequências semanais oferecidas pela companhia sofrerão alteração, além de uma nova aeronave, de maior capacidade. A rota terá as frequências modificadas para as segundas, terças, quintas e sábados, com decolagem às 7h12. Segundo o gerente geral da empresa, Marcos Calixto, "a mudança de horário amplia o número de conexões imediatas para os mais diversos destinos das Américas e do Caribe, por meio do hub na Cidade do Panamá”. Entre os destinos, destacam-se: Miami, Orlando, Los Angeles, Punta Cana (República Dominicana), Toronto (Canadá), Aruba e San Andrés (Colômbia).

Foto: 737-700 - Airliners.net

A chegada a Manaus também foi alterada. Os voos de regresso partem da Cidade do Panamá às 15h38 e pousam na capital amazonense às 20h23. Em relação à aeronave, a rota passará a ser operada pelo Boeing 737-700, com 124 lugares – 112 na classe econômica e 12 em classe executiva.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Temporada de cruzeiros aquecida em Belém

 Marco Polo
Prinsendam

O fim de semana foi movimentado em Belém do Pará. Nada menos que 3 navios estiveram de passagem por aquela cidade nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, todos eles já conhecidos por essas bandas e coincidentemente, todos com o casco pintado de azul. Primeiro foi o Prinsendam, que em virtude da maré baixa ficou ao largo de Icoaraci, com aproximadamente 800 turistas. O navio chegou pela manhã, por volta das 08:00h, sob forte chuva comum nesta época do ano. Diversos ônibus já aguardavam o desembarque dos passageiros para passeios pelos pontos turísticos de Belém. Como programado, o navio partiu por volta das 18:00h local.

No dia Seguinte, 23 de janeiro, por volta das 13:00h, atracou no armazém 4 da Cia das Docas do Pará, o Saga Pearl II. Os 500 turistas que ele transportava tiveram o privilégio de desembarcar bem ao lado da famosa Estação das Docas e do Mercado Vêr-o-Pêso. Muitos deles dispensaram o tradicional city tour e caminharam sob o sol escaldante do equador diretamente para o ambiente refrigerado da Estação, onde puderam provar delícias regionais, adquirir lembranças, ou simplesmente passear pelo local. O navio desatracou por volta das 23:30h a caminho de Santarém e Manaus.

Finalmente, no dia 24 por volta das 07:45h chegou o Marco Polo, cujos 400 passageiros tiveram as maiores dificuldades de todos os que aqui passaram no fim de semana. A começar pelo tempo, que definitivamente não colaborou. Pior ainda, o navio ficou muito ao largo, pois havia um a embarcação, o Orhan Ekinci, fundeado exatamente no local onde costumam ficar os navios de cruzeiro. Assim, os passageiros tiveram que enfrentar uma longa travessia desde o navio até o cais, onde aproximadamente 15 ônibus já os aguardavam. Apesar disso, não ocorreu nenhum incidente digno de nota. Deve-se ressaltar que no desembarque foram utilizadas as lanchas do próprio navio. O Marco Polo seguiu no mesmo dia para Santarém e Manaus.
Fonte do texto e fotos: http://worldcruises1.blogspot.com/

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Air Tahiti Nui em Belém

A empresa aérea Air Tahiti Nui, com sede na cidade de Papeete, Polinésia Francesa, realizou um fretamento na rota Paris (CDG) - Belém - Paris (CDG) para realização de um transbordo de cruzeiro marírimo ancorado em Belém, no Pará. A base de operações da companhia é o Aeroporto Internacional de Faa'a, na principal ilha do Taiti.Tem vôos para Tóquio, Paris, Los Angeles, Sydney, Auckland, Osaka e Nova Iorque, além de, eventualmente, realizar fretamentos para operadores turísticos.
Esta foi uma raríssima visita desta empresa e aeronave no Brasil, existem poucos registros da passagem dela por aqui. A operação envolveu mais de 450 passageiros, sendo 294 no desembarque em Belém, o que mobilizou uma frota de mais de 8 ônibus de turismo. No momento da aterrisagem do Airbus A340 (05/1/2011), uma das maiores aeronaves em operação no mundo, chovia bastante em Belém, um brinde a esta raríssima e empolgante visita. Seguem algumas fotos tiradas por mim:
A340 daTahiti Nui taxiando...
  Air Tahiti chegando ao finger 5, em Val de Cans...
Air Tahiti em Papeete, Aeroporto de FAA, sua base.

Minhas Viagens

Caros leitores, a viagem, seja a lazer, negócios ou trabalho, para mim, sempre é um momento de aprendizado. Ao longo dos últimos anos, tenho aprendido muito com as minhas viagens, esta experiência vou discutir um pouco com vocês em 2011. Este ano, publicarei diversos posts com um relato breve destas viagens, o quê mais aprendi nelas e quais aspectos podemos aplicar ao turismo local. 

Viajando e aprendendo 1: Irlanda

A viagem a Irlanda ocorreu em 2008 e nasceu por acaso, após uma visita ao site da Ryanair (http://www.ryanair.com/), onde descobri uma promoção de 5 Euros na rota Porto - Dublin, capital da Irlanda, ou melhor República da Irlanda. Uma curiosidade para quem não conhece a área, a Irlanda é um país localizado nas Ilhas Britânticas, das quais fazem parte a ilha da Grã-Bretânia (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e a ilha da Irlanda (República da Irlanda, capital Dublin; e Irlanda do Norte, capital Belfast).
A viagem, que a princípio seria sozinho, teve a companhia de uma amiga de curso, a Françoise, apesar do nome, ela não é bem francesa, mas sim curitibana, na época morando em Recife - Pernambuco. Numa das semanas de intervalo do curso, lá embarcamos nós, pagando nada menos que 15 euros por uma viagem de 4 horas, ida e volta para a Irlanda. Uma verdadeira pechincha!
Entre as emoções desta viagem estava a de dirigir pela primeira vez, sem experiência nenhuma, pela mão inglesa. O mais interessante é que só descobri este processo todo quando entrei no caro, bem... já estava tudo pago, o jeito era dirigir e torcer para o cérebro se acostumar a dirigir pelo outro lado. As fotos vão mostrar para vocês parte das emoções desta viagem, pois vou narrar o que mais aprendi sobre turismo nesta viagem, a 1ª pela Europa:
1. Preços pela internet: os preços praticados pela internet por toda a oferta turística são realmente baixos, inclusive com um caso inusitado. Ao chegar em Dublin, resolvemos alugar um carro, o agente da locadora local avisou que se eu fosse no computador em frente ao desembarque e fizesse uma reserva on line pagaria bem menos. Seguimos a dica e pagamos 30 euros a menos por cada diária, pois no balcão, o valor da diária custava 46 euros, já na internet, 16 euros. Fizemos a reserva, pegamos o código e apresentamos no balcão ao atendente que, com um sorriso inocente, disse: boa viagem. Reservas de hotel, passeios e passagens aéreas foram feitos todas pela internet, sempre com valores bem inferiores ao praticados por outros canais de atendimento;
2. Sinalização turística: muitas viagens na Europa acontecem de forma independente, ou seja, a sinalização turística exerce um papel fundamental para que o viajante tenha liberdade de movimento e consiga aproveitar o destino turístico. Castelos, museus, quilometragem até as cidades, acessos, mirantes e pontos interessantes aparecem em diversas placas, seguidamente, por todos os trajetos, o que certamente facilitou nova incursão aventureira pelas terras da Irlanda.

As fotos:
Olha a Françoise
Mão inglesa, parece difícil no início, mas agente se acostuma.
Rochedos de Moher, um sonho.
Embarque econômico das low costs, a pé mesmo.
A Irlanda é selvagem, sol, mar, vento...
Próximo país... Portugal.

ANAC exige maior eficiência no Aeroporto de Manaus

A ANAC estabeleceu, por meio da portaria 174, que o Aeroporto Internacional de Manaus deve melhorar sua eficiência operacional em 24,58%. As metas de eficiência são definidas tendo como base o número de embarques e desembarques e o volume de cargas dividido pelos custos operacionais. O Aeroporto Eduardo Gomes está atrás apenas do Aeroporto do Galeão, que deve atingir meta de eficiência de 30,78%, entre os 17 aeroportos brasileiros de categoria 1. Entre os problemas enfrentados pelos passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto internacional de Manaus está existência de acomodação inadequada para passageiros, números de cadeiras reduzidas na área de embarque, alta demanda no atendimento de desembaraço e cargas.
Dos aeroportos do Amazonas, o de Tabatinga, de categoria internacional, tem a mais alta meta de eficiência a ser alcançada, 27,05%. O aeroporto da cidade fronteiriça (distante 1105 quilômetros a oeste distante da capital) é classificado como categoria 2. Outro aeroporto do Estado com meta a ser cumprida é o de Tefé (a 520 quilômetros a leste de Manaus), 11,05%, classificado como categoria 2.
Foto: Aeroporto de Manaus, de Fabio Romero

Amazonastur em planejamento

Na semana passada, a Amazonastur - Amazonas Turismo (òrgão Oficial de Turismo do Estado do Amazonas) realizou a Oficina de Planejamento das Ações de Marketing e Estruturação do destino Amazonas 2011 – 2014. O evento, promovido pelo governo do Amazonas, contou com a participação do trade da região e também das entidades parceiras como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Fundação de Eventos e Turismo (Manaustur).
Na Amazônia, o estado do Amazonas, é o que melhor tem colhido frutos com a atividade turística, inclusive sediando parte dos jogos da Copa de 2014. Projetos como a nova orla da praia de Ponta Negra e diversas obras urbanas na capital, Manaus, mostram o empenho do governo local com a atividade turística.
Para os próximos anos, entre os muito desafios, estão:
1. A melhoria da infra-estrutura aeroportuária, uma vez que o Aeroporto Internacional de Manaus, Eduardo Gomes, encontra-se como seu terminal de passageiros saturados (ver post acima);

2. Melhoria da malha aérea que serve a cidade de Manaus, principal portão de entrada de turistas para o estado do Amazonas;

Fonte: Panrotas, Amazonastur, com ediçção e acréscimos de Fabio Romero.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Amapá aguarda definição política para o Turismo

A situação do turismo no estado do Amapá apresentou significativas melhoras nos últimos anos, com aumento da demanda, novos hotéis e a perspectiva de término do novo terminal aeroportuário, além do crescimento do fluxo de navios de cruzeiros, após investimentos privados de captação de um empresário paraense. A instabilidade política e o aparelhamento da administração, contudo, não trouxeram bons resultados para a atividade turística:
1. Apesar do alto investimento privado na área de captação de cruzeiros, os esforços públicos para a manutenção dos fluxos tem sido quase nula, mesmo com as crescentes receitas advindas destas visitas, por meio da arrecadação de impostos e taxas de museus e atrações turísticas, como a Fortaleza de São José de Macapá;
2. A falta de prestígio político e a corrupção têm provocado sucessivos atrasos na entrega do novo terminal aeroportuário do Aeroporto Internacional de Macapá, o principal portão de entrada de turistas para o estado;
3. A falta de qualificação de profissionais para o receptivo é outro problema, operadores locais e nacionais reclamam da má formação dos Guias de Turismo locais e da falta de equipamentos adequadas para as operações, além do abandono de algumas atrações;
Torçamos para que o Turismo no Amapá volte ao rumos do desenvolvimento.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Celebrando com a Abrajet - Pará

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Pará celebrou, no último dia 28, bons momentos, além da posse da nova diretoria da representação. A Abrajet-PA é uma das mais atuantes e tem contribuído muito para a divulgação da imagem do estado do Pará e da Amazônia. Na ocasião, mais de 100 representantes das mais diversas entidades do trade turístico local e nacional estiveram presentes para prestigiar a transição da diretoria, inclusive o novo presidente da Paratur, Adenauer Goes. Nos últimos quatros anos, a Abrajet não só divulgou o Pará, mas contribui para o turismo interno, por meio de palestras e eventos, como a Semana do Turismo, realizada em setembro. 
Sempre de olho na divulgação da Amazônia, os jornalistas presentes foram convidados pela Abrajet - Pará, para um press trip pelos municípios de Bragança e Tracuateua, que integram o Pólo Turístico Amazônia Atlântica.
 
Parabens a Abrajet-Pará e aos seus parceiros pela luta pelo Turismo na Amazônia: Singtur-Pa, ABAV-PA, Fomentur, Contur, Belemtur, Sindetur, Paratur, Valeverde Turismo, Hotel Fazenda Vitória, Sebrae, Senac, etc.

Mais informações e fotos em: http://www.abrajetpara.blogspot.com/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Turismo Internacional

Segundo números preliminares, antes dos definitivos que serão publicados no final de fevereiro, a China tirou a Espanha do terceiro lugar do ranking dos maiores mercados da Organização Mundial do Turismo (OMT). O país asiático teria recebido 55,9 milhões de turistas internacionais em 2010, e a Espanha, 53 milhões de visitantes do Exterior. A informação é da Agência France Presse. Ainda segundo dados da OMT, a França e os Estados Unidos permanecem, respectivamente, como primeiro e segundo lugares do ranking. O país europeu teria recebido 78,9 milhões de visitantes internacionais, e a nação americana, 60,8 milhões.

Em 2009, a França recebeu 74,2 milhões de turistas internacionais, os Estados Unidos, 54,9 milhões, a Espanha, 52,2 milhões, e a China, 50,9 milhões. “O centro de gravidade (do turismo mundial) está se mudando para a China, mas também para a Ásia em geral”, afirmou o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.

Comentário: O resultado em si não é nenhuma surpresa, uma vez que por questões populacionais e econômicas, a China possui potencial para bater todos os recordes de turismo internacional, em termos de demanda e fluxos cambiais. A tendência de desenvolvimento internacional do turismo, tanto no âmbito da oferta quanto de demanda é de novos players, sobretudo entre os países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, China e Índia, além da África do Sul), que aparecem como potenciais destinos para visitantes, de origem de demanda potencial para antigos e novos destinos turísticos internacionais.
Fonte: Panrotas e Organização Mundial do Turismo