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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tendências do Turismo: Viajante Amador-Especialista

Baseado em uma ampla pesquisa com 2.719 profissionais do setor no mundo todo, incluindo o Brasil, e com 30 executivos e especialistas – representantes de empresas como Kayak, Forrester Research, LAN e Qatar Airways – o estudo, feito pela Amadeus, aponta três grandes tendências relacionadas à ampla difusão de informações e as novas tecnologias em relação ao mercado de viagens:
O viajante amador-especialista: a Internet viabilizou muito mais informações para o viajante – seja por meio de conteúdo profissional ou avaliações pessoais e outras mídias sociais. Mesmo com orçamentos reduzidos, é possível fazer bom uso de todo esse conhecimento de modo a fazer a escolha mais viável.

A viagem informatizada: a tecnologia impactou significativamente o processo de pesquisa e reserva, por exemplo, mas nem tanto a experiência da viagem em si. Uma explosão de inovação está prestes a transformar o início ao fim da viagem. Aplicativos móveis, conteúdo interativo, ferramentas de geoprocessamento e realidade virtual trarão grande inovação a experiência do viajante nos próximos anos.
Último de uma série de relatórios investigativos, “O viajante amador-especialista” contém entrevistas com 30 líderes e pensadores do setor de turismo e mais uma pesquisa com aproximadamente 3.000 experts do turismo global.
Todos os segmentos grandes e pequenos: o segmento de serviços de viagens como viagens de aventura, religiosa e casamentos oferecem oportunidades de receitas adicionais. Todos os nichos, do maior ao menor: as empresas de viagens encontrarão cada vez mais oportunidades em nichos, tanto na venda de serviços personalizados, como na oferta de promoções serviços adicionais. Novos destinos estão na pauta de viagens: 86% dos entrevistados acreditam que haverá mudanças – de menor a maior grau – na escolha dos destinos, levando em consideração um maior apelo dos lugares exóticos, por conta da confiabilidade e melhor acesso às informações a respeito dessas localidades (Olha a Amazônia aqui).
O relatório inclui uma extensa pesquisa e suas principais conclusões: como a recessão pode efetivamente trazer novas oportunidades de negócios e inovações para o setor de viagens e turismo, o ganho de poder do consumidor de viagens graças às últimas evoluções da Internet ou dos novos serviços de viagens que estão sendo requisitados – e fornecidos.

A ascensão das economias do BRIC
Conforme as economias do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) continuarão a crescer, o cenário do turismo e das viagens corporativas tendem a se modificar. A pesquisa da Amadeus prevê que, até 2020, a China será o terceiro maior destino do mundo, à frente da Espanha, que tradicionalmente ocupava o segundo lugar. Além disso, esses países – a partir de uma melhor situação econômica de seus habitantes – enviarão mais turistas para os outros destinos. As grandes empresas de viagens deverão especializar-se mais nas culturas e gostos brasileiros e chineses, por exemplo, além dos norte-americanos e europeus – tradicionais mercados emissores.
Ainda, 75% dos entrevistados acreditam que as reservas online não substituirão totalmente o mundo offline, principalmente nas localidades emergentes, uma vez que a interação pessoal e o bom atendimento são considerados pontos cruciais, reforçando o posicionamento das agências de viagens tradicionais.
“Não podemos, ainda, nos esquecer que, com o anúncio da Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas, em 2016, a serem realizadas no Brasil, o cenário de crescimento do nosso turismo será fortemente acelerado. Estaremos na mira do mundo e precisamos estar certos desse nosso papel, em termos de infraestrutura e informações sobre nosso país. As mídias sociais serão uma grande oportunidade de expormos nossos diferenciais e cultura.”
Ian Wheeler, vice-presidente da Amadeus, sobre o estudo e o lançamento da solução Affinity Shopper: “Nós nem sempre entramos em uma loja sabendo que queremos uma camisa azul e uma gravata listrada. Da mesma forma, nem sempre o turista sabe para onde quer ir. Com o Affinity Shopper, o viajante pode experimentar diferentes configurações, até fazer a melhor escolha, dentro de seus desejos e necessidades. Essa é uma das tecnologias nascentes que poderá ajudar a indústria a fazer uso de soluções mais intuitivas e cativar esse novo perfil de viajante, ansioso por diferentes experiências e mais suscetível a aventuras.”
Fonte: Panrotas e Amdeus Brasil, edição Fabio Romero
Link para o estudo: http://www.amadeus.com/latamkc/latamkc_swp_pt.html

Trip em Palmas...

A Trip iniciou, dia 31/01, suas operações em mais uma capital na Amazônia, Palmas no Tocantins. A frequência diária liga as cidades de Goiânia, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro. Ressaltando que a companhia já opera na cidade de Araguaína, no interior do estado. A estratégia da empresa e trazer mais passageiros para seu novo centro de conexões, Belo Horizonte - Aeroporto de Confins. A nova rota é operada por aeronave Embraer 175.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Curiosidades da Amazônia: Bacuri...

Caros leitores, ao escrever sobre este delicioso fruto, confesso que fiquei com água na boca, é um dos meus preferidos. O bacuri é um fruto tipicamente amazônico, ocorre principalmente na foz do rio Amazonas, sobretudo na ilha de Marajó, contudo há relatos de sua ocorrência nos estados nordestinos do Maranhão e Piauí, além de estados mais interioranos da Amazônia, como o Tocantins. A casca é amarelada, quase da espessura de um dedo, e a polpa é branca, a mesma que envolve a semente, quase similar a do abacate, em tamanho. O cheiro do fruto é inconfundível, dizem que dificilmente se consegue escondê-lo.
No Pará, o maior produtor da fruta, basicamente, extrativista, as receitas são as mais variadas, desde licores até cremes, passando por sorvetes e bombons. Dizem por aí que "quem foi ao Pará, parou, tomou açaí ficou", se não ficar pelo açaí, já comum em vários estados e países, garanto que pelo bacuri certamente ficará seriamente pensativo a cerca da possibilidade.
A árvore de porte médio a grande atingi até 35 metros de altura e é facilmente reconhecida pela inclinação dos seus ganhos em relação ao tronco, geralmente a 45º. A floração acontece nos meses de dezembro a maio, no auge do inverno amazônico.
Quem quiser provar as delícias feitas a partir do bacuri, pode passar em uma das sorveterias Cairu, em Belém (PA), além de supermercados que venda as geléias e polpas. Hummmmm!

Avis Rent a Car em Porto Velho

O crescimento econômico do estado de Porto Velho, no sul da Amazônia, tem atraído novos serviços turísticos para sua capital, Porto Velho. A norte-americana Avis Rent a Car acaba de anunciar mais uma loja no Brasil, especificamente, na Amazônia, na cidade de Porto Velho. Inicialmente com uma frota de 16 carros, sendo a 5ª franquia na região.
A empresa começou suas atividades nos Estados Unidos em 1946, no Brasil atua há 26 anos, em 22 estados. Mundialmente, possui lojas em 165 países e mais de 1.200.000 mil veículos disponíveis para locação.

Impactos ambientais da atividade turística

Apesar de ser chamada por alguns autores de "insdústria sem chaminés", na prática, segundo relatório publicado pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO - na sigla em inglês), o Turismo é responsável por 6% das emissões globais de gases poluentes na atmosfera. Estes 6% estão assim divididos:
40% Transporte aéreo;
32% Transporte terrestre;
21% Estadas

Se consideramos que a perspectiva é de duplicar o atual patamar de viajantes até 2020, o impacto tende a crescer consideravelmente. Estes dados, contudo, referem-se apenas às chegadas internacionais, se consideramos todos os fluxos domésticos, o impacto deve ser bem maior. A atividade turística precisa atentar aos movimentos globais de conscientização ambiental e rapidamente procurar soluções sustentáveis para seus produtos e serviços, de forma a não ser atropelada pelos fatos e legislações cada vez mais rígidas quanto as questões ambientais. Ressaltando que boa parte dos produtos comercializados são de ordem natural.

Manaus perde o vôo da Delta Airliners

Caros leitores, conforme adiantado aqui no blog para vocês, a Delta encerra suas operações na Amazônia dia 30/01/11. O último vôo da companhia na rota Atlanta - Manaus - Atlanta será na madrugada do dia 29 para o dia 31. Para entendermos as razões da retirada desta frequência de Manaus, vejamos a análise publicada no blog Spotter Manaus, por Frederico Cavalcante:
"A madrugada de sábado para domingo (30/01) marca o fim de 25 meses de operação da Delta Air Lines em MAO. Um de seus Boeing 737-700 está neste momento iniciando o derradeiro vôo DL521, procedente do Hartsfield International Airport e com chegada prevista a Manaus às 0014LT.
A Delta Air Lines iniciou em 2008 uma política de descentralização de seus destinos no país; na rodada de negociações do acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos ocorrida em julho de 2008 a DL solicitou frequências diárias para Manaus e a intenção era utilizar o Boeing 757-200. A solicitação foi aprovada mas logo de cara ocorreu downgrade de equipamento para o 737-700, aeronave que há pouco tempo passar a operar na DL e que oferece monitores individuais e tomadas para notebook. A numeração ficou como DL557/558. Semanas antes do voo inaugural, ocorrido em 20/12/2008, a DL anuncia que os vôos passariam a ser realizados 6x/semana. Todavia desde o princípio a Delta cometeu equívocos na maneira de promover e conduzir a nova rota, sendo que tais equívocos não eram exclusividade da rota de Manaus: a empresa iniciou voos triangulares para Recife e Fortaleza e as três cidades sofreram com a péssima divulgação e com o fato de o público consumidor não compreender que Atlanta é apenas um hub para outros destinos turísticos dos EUA.
As ocupações do voo ATL-MAO-ATL estiveram sempre a desejar, uma vez que a Delta não fazia um bom marketing de seu produto e principalmente pelo alto custo de seu serviço. Com uma extensa malha dentro dos EUA, a DL não via sentido em reduzir seus preços para concorrer com empresas menores numa base pequena e nova. A consequência foi clara: enquanto a DL mantinha ocupações entre 50-60%, a TAM operava diariamente com 75% de ocupação na rota MAO-MIA e com os porões do Boeing 767-300 cheios de carga e a Copa Airlines chegava a 80% de assentos ocupados nos Embraer 190, contando com a vantagem de possuir um bom hub para a América Central, do Norte e Caribe e com a simpatia da maioria das agências de viagens.
A Delta reduziu o DL557/558 para três frequências semanais, operadas uma no meio da semana (quartas) e outra nos sábados e domingos. Nos meses de férias a ocupação chegou a manter-se acima de 80%, mas a baixa temporada não foi suficiente para sustentar o vôo. A última tentativa foi a mudança de horário: inicialmente o DL557 partia de ATL por volta das 17:50 hora Manaus e chegava por volta da meia noite, sendo que o retorno era imediato por volta da 0130LT. A Delta passou a operar o voo em caráter red-eye em ambas as pernas: saía de Atlanta em torno das 23:00 hora Manaus, chegando às 5 da manhã. O 737 passava o dia no aeroporto até o retorno aos EUA às 2345LT. Apesar da mudança, implantada no final de 2009/início de 2010, as ocupações não melhoraram o esperado.
A perna ATL-MAO voltou a ser operada no final da tarde em Atlanta e o número do voo mudou de 557 para 521. Em agosto de 2010 a Delta anuncia que encerrará os voos para Fortaleza (resumidos a uma frequencia semanal com o 757-200) e Manaus. Tais frequencias serão realocadas para o voo Atlanta-Brasília, operado com Boeing 757-200 e que vem apresentando bom desempenho.
Comentário: Fica a lição que sem parceria, estes investimentos não se sustentam. Além dos motivos mostrados pela autor, ainda podemos somar a falta de divulgação do destino Amazonas. No mercado nordestino, o lançamento destes vôos é seguido por uma séria de ações de divulgação, formatação de pacotes, união d eoperadores, entre outras, que viabilizam e, no médio e longo prazos, consolidam a operação.
Fonte: Blog Spotter Manaus - http://www.spottermanaus.blogspot.com/

Marajó na Seleções...

A revista Seleções, de janeiro de 2011, tráz na sua 6ª Edição dos 100 Mais Brasil - Natureza, uma referência a Ilha de Marajó, na foz do Rio Amazonas, no Pará. A revista recomenda o passeio de bicicleta na praia de Joanes, no município de Salvaterra.
Parabens ao Marajó...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

100 mil passageiros pela Puma Air

A Puma Air embarcou, em janeiro, o passageiro número 100 mil em Guarulhos, São Paulo. Em declaração ao Panrotas, o presidente da empresa, Gleison Gambogi, afirmou que “é bom constatar que a Puma Air está conquistando cada vez mais a preferência dos usuários, que acreditam no modelo de atendimento adotado pela empresa. Desde o início, nossa preocupação é proporcionar maior conforto ao passageiro, que dispõe de mais espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado”, e também divulgou as novas rotas da empresa “ainda neste semestre, teremos a ampliação da frota para quatro aeronaves, e começaremos a operar em Recife e Santarém (PA) e em Portugal, mantendo o plano de expansão inicial”.
Sucesso a Puma Air...

Brasileiro, o mais legal do mundo...

O site da rede de TV CNN elegeu as 12 nacionalidades mais legais do planeta e o Brasil ganhou como o lugar mais interessante e com o povo mais legal do mundo. No ranking, o país sai na frente de turcos, japoneses, chineses, belgas, espanhóis e norte-americanos. A beleza do samba e do carnaval, o futebol de Pelé e Ronaldo e as pessoas bonitas que circulam pelas areias de Copacabana são citados na reportagem, que parabeniza os brasileiros pela simpatia e finaliza dizendo que com tantas coisas boas não tinha como não eleger o Brasil a nacionalidade mais “cool” (legal) de todas as pesquisadas.
Uma pesquisa encomendada pela Embratur, que entrevistou turistas estrangeiros em visita ao Brasil, no final de 2009, mostrou que para eles o melhor do país é o povo brasileiro, citado por 45% dos entrevistados. “O povo brasileiro é o maior atrativo que temos. O jeito de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam o turista”, ressalta o presidente da Embratur, Mário Moysés.
Além do povo, os visitantes de 27 países também votaram nas Belezas naturais/Natureza (23%), Praias/Mar (18%), Sol/Clima Tropical (com 14%) e Diversidade (9%) como o que há de melhor no Brasil. “Esses dados são essenciais na definição de mensagens e de estratégias de promoção do Brasil no Exterior nos próximos anos, em que teremos uma enorme exposição com a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016”, diz Mário Moysés.

Comentário: Os mais críticos diriam que apesar da falta de profissionalização e infra estrutura, pelo menos nós somos legais. Cabe ressaltar também que para receber bem não basta sermos legais ou termos paisagens deslumbrantes, precisamos também de serviços de boa qualidade e acesso, sem os quais o produto turístico não se completa.
Fonte: Panrotas e TV CNN

Belém talvez ganhe uma Secretaria de Turismo

Os bons ventos turísticos estão soprando sobre a Amazônia, mas como num filme de "já vi está história antes", vamos esperar para ver. O Prefeito de Belém anunciou recentemente que pretende transformar a atual Coordenadoria Municipal de Tiurismo - Belemtur em Secretaria Municipal de Turismo, talvez para não ficar atrás do Governo do Estado que também anunciou a criação de pasta específica para a área no estado do Pará. O fato é: o atual prefeito de Belém já havia prometido a secretaria outras vezes e até agora não cumpriu. Bem, enquando outras capitais estão dando passos mais largos e colhendo os bons frutos da geração de emprego, renda, profissionalização e aumento da arrecadação de impostos por meio do ISS, a Prefeitura de Belém parece andar na contramão. 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Norte fica para depois....

O vice-presidente executivo da Tap, Luiz da Gama Mór, conversou hoje pela manhã com a imprensa gaúcha, oficializando o voo entre Porto Alegre e Lisboa, a partir de 12 de junho, com quatro frequências semanais. A Tap queria um voo no Sul do Brasil e Porto Alegre foi a escolhida por diversas razões. A proximidade com os mercados do Cone Sul ("queremos que a cidade seja a porta de entrada para a região"), a força do mercado gaúcho, a impossibilidade do Aeroporto de Curitiba receber o Airbus da Tap e a receptividade das autoridades do Rio Grande do Sul e Porto Alegre. De início, Mór acredita que os catarinenses darão resposta imediata à nova ligação, mas a ideia é atingir toda a região, incluindo os países vizinhos.

O diretor da Tap no Brasil, Mário Carvalho, já está em reuniões com a Infraero, para falar de alguns detalhes pontuais da infraestrutura do Aeroporto Salgado Filho. O próximo destino da Tap este ano será na África, mas a Tap ainda não indicou qual a cidade. No Brasil, há estudos para a região Norte, mas a demanda ainda é muito pequena para justificar um voo. Vejam o caso da Delta e seu voo para Manaus, que não deu o resultado esperado. A Tap já anunciou, porém, novas ligações em 2011 para Miami, nos EUA, Manchester, na Inglaterra, Dusseldorf, na Alemanha, Bordeaux, na França, Viena, na Áustria, e Atenas, na Grécia.

Fonte: Portal Panrotas

Acompanhe a Copa em Manaus

Caros leitores, para quem desejar acompanhar os preparativos da Copa de 2014 em Manaus, a Copa da Amazônia, é só se ligar no hotsite http://www.manauscopa2014.com/site/index2.php.
Foto: Manaus Copa 2014

Mangueirão aberto para visitas!

Aproveitando o momento futebolístico do Brasil, uma ideia para Belém, no Pará: que tal abrir o estádio do Mangueirão para visitas turísticas? Para quem não conhece, o estádio do Mangueirão, cujo nome oficial é Edgar Proença (Jornalista Paraense), fica localizado na cidade de Belém, considerado o maior estádio da Amazônia, é responsável pelo jogos e competições mais vibrantes da região, chegando a lotação máxima nos jogos e competições de futebol local, além das competições do Gran Prix Internacional, no qual o estádio detém o recorde de público na competição, cerca de 42 mil expectadores.
Que tal debatermos está idéia? O futebol local tem história e prestígio, afora a grandiosidade do estádio, que por si só vale a visita.
Foto: Agência Pará

Aéreas de baixo custo, recordes em 2010

MADRI – Nem vulcão islandês, nem crise econômica afetaram os resultados das companhias low cost, low fare na Espanha no ano passado. Vueling, Air Berlin e Ryanair transportaram seus números recordes de passageiros em 2010. A espanhola Vueling transportou 11 milhões de passageiros, 35% mais que no ano anterior, com ocupação média de 73,2% nos 5.814 voos realizados.

Nos voos da low cost alemã Air Berlin voaram 33,6 milhões de passageiros, 3,8% mais que os transportados em 2009. A ocupação média foi de 76,8% e houve um aumento da oferta de 4,7% em 2010. A líder europeia do setor, a irlandesa Ryanair, transportou em 2010 72 milhões de passageiros, ou 10% mais que no ano anterior. Em agosto, a empresa registro recorde mensal de passageiros transportados, alcançando 7,7 milhões no período.
Comentário: No Brasil, o modelo low cost parece não ter decolado a contento. Os serviços convencionais mantém a preferência do público, apenas com adaptações "à brasileira". Algumas rotas da Gol e da Webjet já há venda de serviços a bordo, porém as tarifas continuam em patamares elevados, ou seja, o modelo é low cost na parte que gera novos lucros, como a venda de serviços a bordo, mas isso não se traduziu na redução das tarifas, pelo contrário, a ANAC registrou sensível aumento das tarifas médias pagas ao longo de 2010.  

Fonte: Portal PANROTAS

Ligações aéreas inéditas na Amazônia

TRIP chegando a Marabá. A companhia aérea, com sede em Campinas, em São Paulo, iniciará operações em Marabá a partir de 15/05/2011, voando entre Belo Horizonte(Confins) e a cidade paraense. Ademais, a empresa introduz uma nova ligação entre Marabá e Altamira, introduzindo o jato 175 nesta última cidade e, por fim, a empresa estreia uma ligação inédita entre Altamira e Brasília. Abaixo, seguem os horários.

Diário: Vôo TIB5238 CNF 09:00 MAB 11:15 - E175.
Diário: Vôo TIB5238 MAB 11:45 ATM 12:45 - E175.
Diário: Vôo TIB5238 ATM 13:15 BSB 15:40 - E175.

Cabe ressaltar que a TAM já opera uma linha regular ligando Belo Horizonte a Marabá, com término em Belém.
Diário: Vôo TIB5239 BSB 13:00 ATM 15:15 - E175.
Diário: Vôo TIB5239 ATM 15:45 MAB 16:45 - E175.
Diário: Vôo TIB5239 MAB 17:15 CNF 19:32 - E175.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Novos vôos para a Amazônia: Araguaína

A Passaredo anunciou que a partir do dia 17 de janeiro iniciará operações regionais em Araguaína, no estado do Tocatins, a leste da Amazônia. Serão dois vôos diários ligando a cidade a Goiânia, no Centro-Oeste do Brasil. O equipamento a ser utilizado será o Ejet 150, para 50 passageiros. Para quem não conhece, o estado do Tocatins foi criado pela constituição de 1988 e a cidade de Araguaína, no norte do estado, foi a cidade mais populosa até a construção da nova capital, Palmas. Atualmente, com cerca de 150 mil habitantes, sua economia gira em torno do agronegócio, com importantes empresas nacionais filiadas na cidade.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pará terá Secretaria de Turismo

O ano novo começou muito bem para o Estado do Pará, o atual governador anunciou que em breve o estado terá sua Secretaria de Turismo e a gestão dos espaços turísticos será centralizada, de forma a dinamizar as atrações, reduzir os custos de manutenção e atrair mais visitantes. Esperamos mais notícias positivas para breve.

Indicação de filme: Falando Grego

Caros leitores, o turismo, quando aparece em produções cinematográficas, geralmente, é em forma de paisagens de tirar o fôlego, desde épicos, como Senhor dos Anéis, até romances, como Outono em Nova Iorque, mostram esta tendência. Recentemente, contudo, foi lançado um filme que mostra os bastidores da  atividade. Agências de viagens, Guias de Turismo e grupos em excursão fazem parte desta divertida viagem pelo interior da Gréciu, uma forma interessante de conhecer um pouco da atividade turística.Publico aqui o trailler, quem se interessar, é só passar na locadora mais próxima.

Recordes no Rio de Janeiro e inspiração para a Amazônia

O estado do Rio de Janeiro, em especial, a capital tem demostrado que a profissionalização da administração pública pode trazer rápidos resultados em diversas áreas. Segundo as pesquisas de demanda aplicadas pela Embratur, o Rio de Janeiro atrai 30% da demanda de turistas internacionais. O sucesso se reflete nos números recém divulgados, mais de 630 mil turistas, sendo 30 mil em cruzeiros marítimos. As estimaticas de gastos giram em torno de R$ 150,00 por dia, por pessoa.
A profissionalização de eventos como o Revillon em Copacabana, atração de investimentos, mudança de hábitos e combate a violência tornam a cidade mais atrativa para os visitantes e seus moradores. Os gestores no estado e município entenderam que a mudança de postura na gestão pública pode trazer resultados num curto espaço de tempo. Enquanto os gestores na Amazônia não mudam de postura, podemos colher os resultados do turismo no Rio de Janeiro, uma vez que parte destes visitantes também visitam outras partes do Brasil. 

Turismo e ISS, atenção prefeitos da Amazônia!

A atividade turística, sem dúvida, é um forte promotor de aumento da arrecação de impostos para estados e municípios, vejam esta publicação do Panrotas sobre o ISS em São Paulo:

"Foi anunciada hoje a construção do Expo São Paulo, um parque de exposições e eventos na região de Pirituba, bairro da zona norte da capital paulista. Estão previstos no projeto, de mais de 400 mil metros quadrados, centro de convenções, centro empresarial, hotéis e pavilhões de exposições. ”Esse é um momento especial, não só para a cidade de São Paulo, mas para o Estado e para o País também, sob o aspecto econômico e tecnológico”, disse o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
De acordo com o presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, o novo parque de exposições veio em uma boa ocasião, uma vez que o Anhembi está defasado. “Temos o Anhembi que precisa ser repensado. São Paulo tem uma agenda invejável. Só em 2010, o ISS de turismo atingiu cerca de R$ 6,9 bilhões, 33% a mais que em 2009”, explicou o presidente. Como base de comparação o ISS em 2005 era de R$ 3,1 bilhões.

Além de corrigir o problema de agenda do Anhembi, a ideia é que o Espaço, que estará totalmente pronto em 2020, com investimento cerca de R$ 6 bilhões, abrigue a Expo 2020, um dos maiores eventos mundiais em promoção econômica. O Rio de Janeiro também está concorrendo para ser sede deste evento.

O anúncio do Expo São Paulo contou com a presença do governador de São Paulo, Alberto Goldman, em seu último evento como governante. No dia 1º de janeiro, Geraldo Alckmin assume o Estado. Na ocasião, o governador elogiou a parceria com a prefeitura e assinou um documento que prevê a construção de continuação da Rodovia dos Bandeirantes até o Parque de Exposições. Até 2020, outras ações também estão previstas como a modernização da linha da CPTM e a ampliação do metrô até o bairro de Pirituba.
O projeto será construído em quatro etapas: a primeira terá um parque de exposições de 160 mil metros quadrados, com estacionamento de 7,2 mil vagas; um centro de convenções de 60 mil metros quadrados com capacidade de 6,5 mil lugares e 3,4 mil vagas de estacionamento; um shopping center com 42 mil metros quadrados e 1,5 mil vagas para veículos; um centro de logística de 22,9 mil metros quadrados, dois hotéis de 540 quartos e uma área de exposições descoberta com 171 mil metros quadrados..."

Copa Airliners anuncia mudanças em Manaus

A partir de junho deste ano, a Copa Airlines mudará os horários e equipamento na rota Cidade do Panamá - Manaus - Cidade do Panamá. No lugar do Embraer 190 ficará o Boeing 737-700, com um aumento de 240 assentos nas quatro frequências semanais mantidas pela companhia nesta rota. A partir de 16 de junho este serão os novos horários:

CM141 PTY 15:38h – 20:23h MAO 2_4_6_D

CM140 MAO 07:12h – 09:50h PTY 2_3_5_S

Fonte: Spotter Manaus, edição Fabio Romero