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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!


Caros leitores, para celebrar a chegada de 2011, gostaria de compartilhar com vocês momentos muitos felizes deste 2010... quase 7000 visitantes no blog, dezenas de postagens, muitas viagens, trabalhos e amigos, não ganhei tudo que queria, mas ganhei bem mais do que esparava. Não alcancei tudo que esperava, mas amei tudo que conquistei. Reencontrei amigos e vi, no rosto deles, o sorrido da saudade. Acima de tudo, compartilhei bons momentos, por isso, preparei esse vídeo para vocês e deixo esta mensagem para todos...

O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada... Depende dos que vão conosco!

Assim, neste NOVO ANO que se inicia, possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAÚDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.
O ano se finda e tão logo o outro se inicia...
E neste ciclo do "ir" e "vir", o tempo passa... e como passa!
Os anos se esvaem... E nem sempre estamos atentos ao que realmente importa.
Deixe a vida fluir e perceba entre tantas exigências do cotidiano...
O que é indispensável para você! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente!
E crie uma nova vida... um novo dia... Feliz Ano Novo meus amigos!

Até 2011 ;)...

Reveillon cancelado na Estação das Docas!

A Estação das Docas, maravilhoso complexo turístico portuária, inaugurado em 2000, às margens da Baía do Guajará, em Belém-Pará, não teve muito o que comemorar ao celebrar dez anos de inauguração. A idéia que inspirou até o Rio de Janeiro, mostra que com má gestão e falta de profissionalismo até os melhores trabalhos naufragam.
Após uma desastrosa administração e de ter levado a quase falência os espaços administrados pela Organização Social Pará 2000 (Estaçõa das Docas e Mangal das Garças), os atuais gestores não conseguiram atrair patrocinadores e dinheiro público para o tradicional Reveillon da Estação das Docas. Nas estimativas mais conservadoras, as dívidas chegam a 3 milhões de reais. Esperamos que a próxima gestão seja mais profissional e menos incompetente.
Foto: Diário do Pará. Reveillon na Estação, parece que em 2010 não vai ter! 

Novos horizontes e desafios para o Turismo no Pará e na Amazônia

O futuro governo do Pará já deu sinais que o turismo será prioridade. Antes mesmo de assumir, solicitou a Assembléia Legislativa um aumento de verba de custeio para o Órgão Oficial de Turismo do Estado, a Paratur. Enquanto isso, o Aeroporto Internacional de Belém deve atingir um recorde de movimentação de passageiros, com 2,5 milhões de pessoas movimentadas entre embarques e desembarques. Se a taxa de crescimento continuar alta, o terminal deve atingir sua capacidade operacional nominal já em 2011, de 2,7 milhões de passageiros.
Na Amazônia, o incremento e retomada de rotas e vôos internacionais prometem trazer novos visitantes para a região. Em 2010, a Amazônia, apesar de não ter um crescimento considerável de novas cidades atendidas, contou com a criação de novas rotas e a entrada de novas companhias em alguns mercados, o que reforçou a concorrência, baixando os preços.
A capital do Amazonas, Manaus, está passando por uma reviravolta para atender as perspectivas da Copa de 2014. Além das obras estarem dentro dos prazos previstos, o sucesso da capital amazonense anima também os estados vizinhos, esperançosos em receber parte dos visitantes que estarão por aqui durante a Copa.
Os estados de Rondônia e Acre passam por um grande crescimento econômico, atraindo o público de negócios, assim como muitas cidades do interior do Pará (Marabá, Altamira, Parauapebas, Paragominas e Carajás). 2011 promete ser de consolidação de investimentos e de retomada dos investimentos na área de Turismo em toda a Amazônia. Estaremos de olho e informando vocês, leitores, de todas as novidades.

Ainda em abril de 2008, o Ministério do Turismo organizou um evento para discutir o que de certa forma já se sabia, que para a Copa de 2014, os desafios são muitos. Entre os 4 eixos principais da análise: Mobilidade, Acessibilidade, Hospedagem e Qualificação, a preocupação era a mesma, como atender a toda esta demanda com poucos recursos, elevados índices de corrupção e burocracia. Para a Amazônia, alia-se a questão geográfica, que dificulta o andamento de obras e provoca previsíveis aumentos de orçamentos. Em vários estados da região, há diversas obras importantes, mas que não andam dentro dos prazos previstos: Passarela na BR316 de acesso a Belém; ponte ligando o Amapá a Guiana Francesa; atraso na conclusão do Aeroporto Internacional de Macpá; etc.

Se as obras de infra-estrutura não andam a contento, a qualificação ainda nem começou. Em todos os setores da área de turismo na Amazônia faltam mão de obra qualificada: agênciamento, condução de visitantes, transportes e hotelaria. Os exemplos são muitos: faltam pessoas que dominem outro idioma na área de hotelaria e condução de visitantes; pessoas capacitadas para operações de receptivo e emissivo turístico nas agências de viagens, etc.

Diante de tantos aspectos um tanto negativos, as perspectivas para os próximos anos não seria muito positiva. Contudo é neste cenário que estão as melhores chances de crescimento, qualificação e mudança. O desafio é permanente e as chances de sucesso também, devemos olhar este horizonte de forma positiva e profissional, chega de improviso, sejamos audaciosos, vamos transforma o futuro da nossa região.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!!!

Caros leitores, Feliz Natal... deixem a luz das boas novas e que o ar puro e úmido da Amazônia refresque os lares de vocês, trazendo paz, união e muito amor. Por um Natal mais verde, felicidades a todos.

Natal na Amazônia?!

Caros leitores, estamos chegando a uma data especial do ano e me pergunto: Qual é a cara do Natal na Amazônia? Após muito pensar e algumas visitas depois, descobri possíveis respostas. A sustentabilidade e o envolvimento social são as respostas encontradas até agora e a única cidade amazônica a conseguir juntar isso foi Benevides, no Pará, na Região Metropolitana de Belém. Conhecida por suas fontes de água mineral e igarapés de água gelada, o município vem se destacando pela programação natalina, baseada no envolvimento comunitário e reciclagem de garrafas Pets. Cabe ressaltar que, apesar da iniciativa nobre, em uma das edições do Jornal Nacional, da Rede Globo, foi anunciado a decoração de Natal como sendo de Belém, a capital. Um grande erro. Vejam as fotos:
Fotos: http://www.herculesdias.net/ e Fabio Romero

Fica a lição para nossos prefeitos e governadores, o problema não é falta de dinheiro, os problemas são falta de criatividade e gestão. As capitais amazônicas precisam dar uma cara regional as suas decorações de Natal, enquanto as capitais regionais, Belém e Manaus, se perdem em decorações com pouca criatividade, sem padrões definidos e inauguradas quase às vésperas do Natal; as cidades do interior dão uma lição que com boa vontade, criatividade e gestão aprimorada, "lixo" vira beleza em mão habilidosas. 

Navio Prinsedan em Macapá

Dia 7 de dezembro de 2010, atracou no porto de Santana, no estado do Amapá, o navio transatlântico Prinsendam, de bandeira americana, com 1.080 pessoas a bordo. Estes turistas visitaram a Fortaleza São José de Macapá, Linha do Equador, Casa do Artesão e Museu Sacaca no horário entre 9 e 13 horas.

Esta visita de mais um cruzeiro na Amazônia resultou, além do movimento econômico, um atrito nos bastidores da operação, pois setores governamentais reclamam pra si os resultados positivos de uma operação e iniciativa privada. A bem da verdade, o processo sempre acontece de forma simultânea, ou seja, a captação destas operações envolve o poder público e a iniciativa privada. Contudo, neste caso específico, as operações de cruzeiros marítimos no Amapá foi quase que totalmente custeada, pelo menos na fase inicial pela iniciativa privada, o que é muito positivo.

Porém, foi publicado e circulou em alguns emails do trade turístico que esta operação "é mais um resultado do “Produto Turístico Nautico Integrado da Amazonia”, projeto administrado pela Natureza da Amazônia, que ganhou o prêmio Samuel Benchimol entregue pela Confederação Nacional da Indústria, Ministério da Indústria e Comércio Exterior e, Banco da Amazônia. (fotos em anexo da entrega do prêmio em Manaus, pelas mãos do representante da Federação das Indústrias do Amapá)". "O projeto consiste em um esforço para aumentar o fluxo turístico para Macapá, Santarém e Manaus".

O operador do receptivo em Macapá, baseado em Belém, esclarece que "não houve apoio governamental para este processo", ou seja, mais uma vez, estamos trabalhando na contramão dos processos de desenvolvimento da atividade turística. Os governos estaduais da amazônia não apoiam a atividade turística na maioria dos estados, mas quando os benefícios aparecem, rapidamente eles se movimentam para afirmar que as ações foram alavancadas por eles e reclamam pra si os resultados colhidos.

Caros governos, estatisticamente, está provado que a atividade turística é uma das soluções para o desenvolvimento da Amazônia, a sustentabilidade, geração de emprego e renda. Se diante de tantos dados a favor, a miopia de alguns governantes faz com que não se interessem por este tipo de investimento, pelo menos deixem de demagogia barata. 

Lei Geral do Turismo

A Lei Geral do Turismo foi regulamentada recentemente, constituindo um marco rgeulatório para a execução dos dispositivos previstos na Lei, sobretudo para reforça a profissionalização do setor. Uma das facetas desta nova Lei é relativa a Fiscalização, por meio da criação do agente fiscal e torna obrigatório cadastro no sistema Cadastur. Vajamos parte da notícia publicada pela Secom:

"O decreto 7.381, que regulamenta a Lei do Turismo, foi publicado no diário Oficial da União da sexta-feira (03/12). A legislação define as atribuições das instâncias responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor e as regras para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Disciplina ainda as atividades das empresas do setor.

A publicação traz dispositivos que tratam da relação de consumo entre turistas e empresas, em consonância com o Código de Defesa do Consumidor. A lei disciplina as atividades de meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos. Para essas atividades, segundo o decreto, o cadastro no sistema do Ministério do Turismo (Mtur) é obrigatório.

A sustentabilidade ambiental da atividade turística é outro foco do decreto. A construção, instalação, funcionamento de estabelecimentos de turismo potencialmente poluidores, por exemplo, dependerão de prévio licenciamento ambiental. A realização de qualquer atividade de turismo na Antártica, por parte de operadoras brasileiras, deverá ser aprovada pelo Mtur. São contempladas ainda, regras que garantam boas condições de higiene, salubridade e segurança para o usuário, em todas as atividades abordadas na legislação.

O segmento de turismo náutico, cujo crescimento chega a 350% nos últimos dez anos no País, foi incluído. Ficam definidos os conceitos de embarcação de turismo, cruzeiros marítimos e fluviais e suas classificações em categorias, como cabotagem e longo curso. O dispositivo legal determina que “os padrões de classificação em categorias de conforto e serviços serão estabelecidos em ato do Ministério do Turismo”.

O decreto cria a figura do agente fiscal do turismo. Estabelece que a fiscalização das empresas do setor será efetuada pelo Ministério seus órgãos delegados ou conveniados. As multas por infrações aos dispositivos da lei variam de R$ 350 a R$ 1 milhão.

Aeroportos regionais da Amazônia em foco

Vejam esta notícias publicada por meio da Abetar - Associação Brasileira de Transporte Aéreo Regional:

Aeroportos regionais têm um ano para se adequarem

A Associação Brasileira de Transporte Aéreo Regional (Abetar) divulgou em seu congresso, realizado quarta e quinta-feira em Brasília, o que chamou de pequena parte de um estudo que está desenvolvendo junto a 174 aeroportos regionais de todo o País. Segundo o diretor da associação, Vitor Celestino, inicialmente foram analisados 15 aeroportos no Mato Grosso e a conclusão foi bastante preocupante. O único preparado para atender a demanda regional estimada para 2015 é Cuiabá e mais nenhum outro dos 14 analisados.

Celestino esclareceu ainda que até 31 de dezembro do próximo ano, isto é, daqui a 12 meses, todos os aeroportos deverão estar adequados e operando nas condições definidas pela Anac por meio da Resolução 115/09. Quem estiver operando em condições precárias será fechado e isso acontece, segundo ele, com 14 dos aeroportos do Estado analisado.

“Aproveito para fazer um alerta, pois para operarem em 2012 as ações já deveriam estar sendo tomadas, o que não acontece, fazendo com que esses aeroportos não estejam em condições de atender a demanda”, esclareceu o diretor. Ainda de acordo com ele seriam necessários R$ 73 milhões para resolver o problema no Mato Grosso o que, na opinião da associação, não é uma quantia de grandes proporções. “E resolveria o problema”, concluiu.

Comentário: Se próximo aos grandes centros econômicos do país, os aeroportos regionais encontram-se nesta precariedade, imaginem a situação da Amazônia, onde o transporte aéreo desempenha um papel fundamental na capitação e distribuição de fluxos turísticos. Se de fato a Lei for seguida a risca, como ficaremos para os importantes eventos mundiais? Bem, recentemente, na área de operação de navios de cruzeiros, houve tentativas de embargo destas operações. Tirando a questão políticas, concentrando-nos apenas nas questões técnicas, o fato é que nossa infra-estrutura de transporte está precária.

Criatividade em alta entre as companhias aéreas

A velha máxima que no "no mercado nada se cria, tudo se copia", ou pelo menos encontra novas aplicação, começa a chegar às companhias aéreas. O vale presente, cartão presente, vale brinde, entre outras modalidades de escolher um determinado valor e possibilitar ao presenteado escolher o que vai comprar não é nova, mas tem encontrado novas adeptos e novas aplicações. A Azul linhas aéreas acaba de lançar a modalidade aérea do velho e bom "vale presente". O cliente pode escolher entre os valores de R$ 50, R$ 100 e R$ 200 e presentear quem ele quiser, pois o vale não é nominal, ou seja, o presenteado pode "aproveitar" o presente e dar a outra pessoa. O "presente" tem validade de um ano e pode ser utilizado em qualquer rota da empresa. O produto encontra-se disponível nos canais tradicionais de venda da empresa: site, call center e Azul Viagens.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

VII Pará Expojoia - Amazônia Design

O Espaço São José Liberto / Pólo Joalheiro está realizando no período de 08 a 12 de dezembro de 2010, a 7ª Edição do Pará Expojoia - Amazônia Design, um evento para conhecer o que a Amazônia, em particular, o Pará, produzem de melhor em jóias.
Horários: 9h às 21h, de quinta a sábado e 9 às 20h no domingo
Local: Espaço São José Liberto / Pólo Joalheiro, Praça Amazonas, Canudos
Entrada: gratuita

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Belém, Mosqueiro e Mário de Andrade

Foto: Bliblioteca de Estudos Brasileiros da USP - Universidade de São Paulo

Mário de Andrade (1893 a 1945) foi poeta, romancista, crítico de arte e musicólogo modernista. Participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922. Naquela época, provavelmente, o Turismo no Brasil não existia enquanto teoria, mas era praticado exaustivamente por "aventureiros" que desbravavam o interior do Brasil. Um destes aventureiros era Mário de Andrade, que na sua histórica viagem a Amazônia, em 1927, escreveu a seguinte carta a Manoel Bandeira sobre suas "sexuais" impressões sobre a região:  

Manu,
Estamos numa paradinha pra cortar canarana da margem pros bois de nossos jantares. Amanhã se chega em Manaus e não sei que mais coisas bonitas enxergarei por este mundo de águas. Porém me conquistar mesmo a ponto de ficar doendo no desejo, só Belém me conquistou assim. Meu único ideal de agora em diante é passar uns meses morando no Grande Hotel de Belém. O direito de sentar naquela terrace em frente das mangueiras tapando o teatro da Paz, sentar sem mais nada, chupitando um sorvete de cupuaçu, de açaí. Você que conhece mundo, conhece coisa milhor do que isso, Manu?(...) Belém eu desejo com dor, desejo como se deseja sexualmente, palavra. Não tenho medo de parecer anormal pra você, por isso que conto esta confissão esquisita mas verdadeira que faço de vida sexual e vida em Belém. Quero Belém como se quer um amor. É inconcebível o amor que Belém despertou em mim...
Um abraço do Mário.

Acima, uma fotografia de Mária de Andrade, em 1927, tomando banho na Ilha do Mosqueiro - praia do Chapéu-virado, no estuário do Rio Amazonas, a pouco mais de 70km do centro de Belém.

Desafios do agenciamento!

Caros leitores, refletindo sobre o atendimento atual nas agências de viagens, escrevo o seguinte post - gostaria também de ouvir a opnião de vocês:

Novos desafios para o agenciamento
A Agência de Viagem é um marco na história do turismo moderno, afinal foi baseada na forma como Thomas Cook organizou o primeiro grupo e os respectivos serviços, ainda no período da Revolução Industrial, que nasceu o conceito moderno de agenciamento de viagens. Ao longo destes mais de 100 anos de história, sobretudo nos últimos 10 anos, as agências de viagens tem passado por rápidas mudanças, impostas, principalmente, pelas mudanças tecnólogias proporcionadas pela internet. Vejamos as principais:

1. Compra direta pelo cliente;
2. Diminuição das comissões, por causa da venda direta de produtos e serviços de fornecedores para os consumidores, eliminando intermediários da transação (Agências). Ao ponto de companhias aéreas, por exemplo, não utilizarem serviços de agenciamento como canal principal de venda (Easy Jet e Ryanair, na Europa);

Somado a isso, temos um posicionamento inicial contraditório de partes dos agentes contra as novas tecnologias, como a internet, que, ao mesmo tempo, trouxe ganhos de produtividade e ameaças, pois possibilitou aos fornecedores (oferta turística) alcance global. Nos últimos meses, tenho percebido novos desafios para os agentes de viagens. O mercado turístico (demanda) tem se ampliado, com milhares de potenciais consumidores, especialmente nos países emergentes, buscando as viagens turísticas como forma de lazer e entretenimento. Diante deste novo cenário, tenho as seguintes percepções:

1. O agente de viagem não está preparado para atender esta nova demanda! Explico: na imensa maioria das agências de viagens, os profissionais só estão preparados para vender produtos da "pratileira", ou seja, prontos para a venda, de preferência de uma grande operadora;

2. Customizar custa caro. Hoje, os clientes experientes estão cansados dos corriqueiros roteiros, vendidos a anos (Fortaleza, Carnaval em Salvador, Porto Seguro, etc.). Estão buscando novas experiências, novos destinos, mas que não estão nas "pratileiras" dos agentes, ou seja, não estão formatados. A personalização fica cara demais para ser vendida por meio de um agente. Nesta situação, o cliente, no desejo pela viagem, vai ao destino por conta própria. Fábio, será verdade? Vide a pesquisa dos estrangeiros que visitam o Brasil, mais de 2/3 dos entrevistados não usam serviços de agente de viagens, pois não encontram os produtos que querem, ou quando encontram, sai muito caro. O mesmo vale para brasileiros em viagens pelo mundo.

O desafio para os próximos anos é:
Como organizar a oferta turística de forma a oferecer produtos turísticos customizados / personalizados a preços competitivos?

E vocês, caros leitores, o que acham?

Esquadrilha da Fumaça em Manaus

No último domingo (27/11), ocorreu uma edição especial do Domingo Aéreo da Base Aérea de Manaus. Segundo os coordenadores do evento, além dos tradicionais aviões de transporte baseados na BAMN, houve também a presença de aeronaves baseadas noutros estados. A grande atração da tarde todavia foi a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea AKA Esquadrilha da Fumaça.

Fonte: Spotting Manaus, com Edição de Fábio Romero

Setur Ceará com ações de Marketing em Belém

A Secretaria de Turismo do Estado do Ceará instalou um quiosque no Boulevard Shopping, bem no centro de Belém, para divulgar o estado e atrair mais visitantes. A CVC possui pacotes a partir de R$ 890,00 para o destino em vôos fretados, parcelados em 10 vezes sem juros. Esta ação do estado do Ceará nos lembra que os destinos turísticos competem em nível mundial, ou seja, os destinos de praia paraenses (Salinas e Bragança, por exemplo) competem em diversos níveis pela atração da demanda do próprio estado. Os competidores mais próximos: as praias caribenhas e as praias cearences, isso só para ficar no produto sol e praia. Ao destino Amazônia, que tal fazermos o mesmo? Vamos montar quiosques em mercados potenciais e divulgar nossas atrações, nosso destino, a Amazônia.

IBIS Macapá

A rede francesa de hotéis Accor acabada de expandir suas operações na Amazônia, com o IBIS Macapá. O investimento foi de aproximadamente 10 milhões de reais para os 96 apartamentos disponíveis. A rede já faz a divulgação do novo empreendimento no estacionamento do Aeroporto Internacional de Belém, tentando atrair, sobretudo, os viajantes de negócios da rota. Cabe ressaltar, que a chegada de rede internacionais de hotéis, aumenta a exposição espontânea e indireta da Amazônia no cenário mundial. Além disso, no último mês, houve o acréscimo da frequência semanal da companhia caribenha Air Caraibes na rota Cayena - Macapá, com possibilidade de conexões para Paris (Europa) e destinos caribenhos. 

Ourém: Igarapé das Pedras

Novos meios de hospedagem e opções de passeio no interior do Pará. O destaque vá para Ourém, a pouco mais de 100km da capital Belém. Igarapés (pequenos rios amazônicos, de águas geladas e escuras, geralmente, percorrendo o interior da floresta, mas podem ter trechos em áreas abertas), passeios a cavalo, boa comida e muita diversão. Ohem as fotos em: http://www.igarapedaspedras.com.br/.

Trip em Palmas, no Tocantins

A Trip Linhas aéreas solicitou a ANAC mais uma rota para a região norte do Brasil: Belo Horizonte - Goiânia - Palmas (Tocantins). A companhia continua investindo no seu novo hub, na capital mineira, conectando cada vez mais cidades. Não há previsão para o início das operações em Palmas - esperamos que seja para breve, aumentando as opções de vôos para a principal porta de entrada do Jalapão, um importante destino turístico amazônico.