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domingo, 29 de agosto de 2010

Especial Cidades Médias: Destaques Amazônicos

Caros leitores, a Veja (Edição 2180) publicou uma reportagem especial sobre as cidades médias de todo o Brasil. Separei para vocês, os destaques amazônicos:
1. Marabá, chamada de "Tigre Amazônico", cresce mais que muitos países asiáticos. A cidade esta se tornando o principal pólo de desenvolvimento do sul e sudeste do Pará, considerada tamném uma das regiões mais promissoras do país. Novos hotéis (rede Solare), shopping center e indústrias na área de siderurgia confirmam o desenvolvimento elevado da cidade;
2. No setor de comércio e serviços, os destaques de crescimento econômico foram: Itaituba (8,9%), um dos mais altos do Brasil; Castanhal (7,3%), com seu novo pólo industrial e de distribuição, onde já atuam a Natura e a Nestlê, atraia cada vez mais empresas; Marituba (6,6%), na Região Metropolitana de Belém, começa a atrair condôminios de moradores em busca de melhor qualidade de vida, escolas e investimentos; Abaetetuba (5,1%), próximo ao distriti industrial de Barcarena, se destaca pela oferta de serviços; 
3. No setor industrial, especificamente o de Mineração, o destaque vai para Parauapebas, com 7,4% de crescimento;
4. Nos setores agricola e de produtos alimentícios, os destaques são Santarém (6,8%), a cidade pólo do oeste do estado do Pará; e Bragança, no nordeste do Pará (5,5%), voltada a a pesca, hoje, beneficia boa parte dos pescados que antes se dirigiam em natura para serem beneficiados fora do município;
5. Ainda na Amazônia e entorno, temos Ji-Paraná (RO), Paço do Lumiar (MA), Açaílândia (MA), Imperatriz (MA) e Sinop (MT);
Mas caro "blogueiro", o que tudo isso tem haver com Turismo?  Tudo! Hoje, boa parte dos fluxos turísticos na Amazônia, tem haver com o mercado "business", ou seja, quanto mais empresas, industrias e as respectivas com as conexões externas (outras cidades, empresas, mercados) geram mais viagens de negócios e, por extensão, de lazer. Os novos negócios precisam de: hotéis, agências de viagens, transportadoras turísticas, guias de turismo, organozadoras de eventos, restaurantes, e por aí vai.

sábado, 28 de agosto de 2010

Tese premiada

Caros leitores, companheiros de debate, amigos e membros do Trade Turístico. Gostaria de compartilhar com vocês um importante momento. A Fundação Getúlio Vargas e o Ministério do Turismo divulgaram o resultado da VII Edição do Prêmio EBAPE-FGV/Mtur (Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas - FGV e Ministério do Turismo), no qual fui premiado em primeiro lugar na categoria Pós-graduação, com a tese de mestrado apresentada em 2009, na Universidade de Aveiro em Portugal, intitulada Transportes Turísticos na Amazônia: problemas e soluções dos principais pontos de acesso para a região", na qual continha uma avaliação detalhada do Aeroporto Internacional de Belém, de Macapá, Manaus e Santarém, além dos portos destas cidades, considerados os principais pontos de acesso de fluxos turísticos para a Amazônia. Mais informações em http://www.ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_pe_tur_premio.asp.

Creio, pelos resultados até agora, que seja a primeira vez que um candidato da Amazônia e mesmo da região norte receba o prêmio.

Abraço a todos

Azul anuncia o início das operações em Belém

A AZUL começará a operar em Belém no dia 03/11/2010, o vôos será na rota Belo Horizonte (Confins) Belém - Belo Horizonte (Confins). Seja bem vinda Azul... mais concorrências e novas opções para os viajantes de/para a Amazônia. Vejam os horários dos vôos programados:

Aeronave prevista: EBM190

Horários previstos: CNF (2310) - BEL (0210) / BEL (0300) - CNF (0600)

Fonte: ANAC

Sinalização turística em Rio Branco, no Acre

Segundo a Prefeitura Municipal de Rio Branco, a capital do Acre, a RBTrans finaliza esta semana a implantação do Programa de Sinalização Turística da cidade com a fixação de 17 mapas de orientação turística distribuídos em pontos estratégicos. Além dos principais roteiros a serem visitados, o mapa traz orientação de telefones úteis, serviços de emergência e legenda na língua inglesa.
“A distribuição foi feita pensando em nortear as pessoas que aqui chegam e facilitar o deslocamento aos principais pontos turísticos da cidade, utilizando nossa malha viária. Já no centro, pensamos em um mapa para orientar o turista a conhecer nosso sítio histórico, com uma simples caminhada, sem a necessidade do uso de automóveis”, explica o superintendente da RBTrans, Ricardo Torres.
Com o apoio do Ministério do Turismo, Caixa e contrapartida da prefeitura de Rio Branco, o projeto foi elaborado obedecendo aos padrões estabelecidos pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística e o Código de Trânsito Brasileiro. O projeto contou ainda com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour e Fundação Garibaldi Brasil.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/

Crescimento do Turismo do Pará e na Amazônia, entendendo os números

Caros leitores, aproveitando o período eleitoral e proporciar a vocês embazamento pragmático sobre as suas decisões relativas ao Turismo, segue alguns números relativos ao Turismo no Pará. O Ministério do Turismo considera a movimentação aeroportuária como um dos termômetros estatísticos da atividade turística no Brasil. Desta forma, publico abaixo a movimentação de nosso aeroporto ao longo dos últimos anos, com base em dados da Infraero (2010):
(Clique na tabela para ampliar)
Fonte: Fábio Romero, 2010

Análise: de 2003 a 2007, quando o desenvolvimento turístico estava na agenda do dia do Governo Estadual (Centro de Convenções, Mangal das Garças, participação em eventos e propaganda turística oficial), os acréscimos médio na movimentação de passageiros são da ordem de 200 mil passageiros/médios/anuas. Nos anos seguintes, de 2007 a 2009, quando o desenvolvimento turístico deixou de ser prioridade e os recuros diminuiram consideravelmente para o setor, os acréscimos médios anuais diminuiram bastante, chegando a quase estabilidade. Cabe ressaltar, que para mercados próximos, como o manaura, o fato aconteceu de forma diferente, como um declínio muito acentuado, seguido por uma forte recuperação. Em âmbito nacional, o crescimento foi constante e contínuo para a maioria dos mercados, sobretudo para o nordestino.

 (Clique na tabela para ampliar)
Fonte: Fábio Romero, 2010

Eleitores amazônicos, os professores, as empresas, as indústrias, os pecuaristas, os sem-terra, os "bolsistas-família", muitos estão protestando e buscando investimento que atendem aos seus interesses. Bem, como membro da área de Turismo, já mandei uns emails e estou buscando informações sobre os programas dos candidatos sobre Turismo. Sugiro o mesmo a vocês que buscam para a área o respeito que ela apresenta e merece.

Sete Linhas Aéreas: novo equipamento e frequências em Belém

A SETE Linhas Aéreas solicitou autorização à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar operações em Belém com o seu Embraer 120 Brasília, para 30 lugares. As rotas solicitadas são para Goiânia, Palmas, Araguaína, Marabá, Altamira e Belém.

O interessante dessa operação é que uma cidade mais do oeste do Pará será conectada diretamente com uma do leste, sem passar por Belém, em vôos diretos. Aspecto destacado nos estudos sobre transportes turísticos na Amazônia. O início das operações estão previstos para 15 de setembro.

Parabéns a SETE Linhas Aéreas.

A questão do ICMS, vejam a situação dos estados Amazônicos

Vejam a matéria publicada no Estadão:
"Os aviões brasileiros estão "transportando" combustível para fugir do preço maior do querosene em boa parte dos aeroportos do País. Por causa da guerra fiscal, as companhias são obrigadas a conviver com uma verdadeira "salada" de alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelos Estados sobre o querosene, o que interfere no planejamento, nos preços das passagens e até na logística".
"Sai mais barato, por exemplo, um avião com destino a Salvador e escala no Distrito Federal decolar com mais combustível do Rio, onde o ICMS é de 4%, para não ter que abastecer em Brasília, que cobra uma alíquota de 25%. Nos últimos meses, as empresas intensificaram o lobby com os governadores para reduzir a alíquota do ICMS do querosene de aviação, item que mais pesa no custo das empresas. Elas pediram apoio do governo federal e do setor de turismo para ajudar na pressão. Com o ICMS mais baixo e uniforme em todos os Estados, as empresas dizem que o preço das passagens vai cair, ajudando a incrementar o turismo interno, principalmente para a classe C, que passou a viajar mais de avião".

"Levantamento obtido pela Agência Estado com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) mostra que as alíquotas do tributo, dependendo de cada Estado, variam de 4% a 25%. Em São Paulo, onde as empresas compram cerca de 35% do querosene necessário para seus voos, a alíquota é uma das mais caras: 25%. No Distrito Federal, ponto importante de distribuição de voos para todo o País, a alíquota do ICMS também está em 25%. Por outro lado, nos aeroportos de Confins, em Minas Gerais, e do Galeão, no Rio de Janeiro, a alíquota é de 4%. "As empresas estão transportando combustível sem necessidade. Isso também traz aumento do custo, porque representa menos carga, já que o avião sai mais pesado", disse o presidente do Snea, José Mollo".

Fonte: Estadão

Comentários: Notem na figura publicada, que com exceção do Pará, que possui uma tributação elevada, os demais estados amazônicos ficam na alíquota máxima, de 25%. Analizando rapidamente a situação, imaginem voar para uma região onde as grandes distâncias demandam altas quantidades de combustível e com as alíquotas neste patamar. É natural que as companhias nacionais e internacionais relutem em manter suas operações na região e as companhias regionais, em sua maioria, já faliram (Rico, Penta, Tavaj, Taba).

Puma Air: vôos internacionais e Fortaleza

A Puma Air, após um período de estabilidade nas suas operações, volta a lançar novidades para o mercado doméstico e internacional, além do regional (Pará). Vejamos os principais destaques:
1. Os vôos da companhia passaram a utilizar o código Z4 da Iata (Associação Internacional das Transportadoras Aéreas);
2. A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil autorizou a companhia a operar quatro frequências entre o Brasil e Ângola. Provavelmente, estes vôos terão origem em Recife ou São Paulo. Lembrando que muitas empresas e companhias estão atentas ao crescimento econômico africado, investindo cada vez mais em frequências para o continente;
3. No âmbito nacional, a companhia pretende iniciar uma operação ligando Belém a Fortaleza (Ceará). Atualmente, esta é uma das rotas mais movimentadas a partir de Belém, com 6 frequências diárias em cada sentido. Certamente, o objetivo da empresa é captar parte do turismo rodoviário que se dirige anualmente ao estado do Ceará. Segundo estudos do Singtur-Pa, feitos em 2009 e 2010, somente na primeira semana das férias escolares de julho, foram registrados 14 veículos de turismo com viajantes paraenses em Fortaleza, além dos viajantes a negócios. Segundo a SETUR-CE, o público paraense está entre os maiores grupos de viajantes ao Ceará;
4. Para o mercado regional (Pará), a companhia pretende investir em ligações para: Santarém, Marabá e Altamira, aproveitando o crescimento no mercado de negócios nestas cidades, sobretudo os ligados a mineração e agronegócio.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Profissionalização e papéis trocados

A Copa de 2014 e as Olímpiadas de 2016 devem trazer grandes benefícios para o Brasil, desde bons modos sociais a grandes investimentos em infra-estrutura, estes andando a passos de tartaruga. Contudo um aspecto tem sido pouco discutido, o da profissionalização do Turismo. Numa tentativa de colaborar com a temática, abordarei o assunto no mercado paraense, em particular, o de Belém, capital do estado do Pará.
Nos últimos anos, Belém tem passado por um crescimento da atividade turística, porém não no númeor absoluto de visitantes, mas na forma como empresas e profissionais tem captado novos negócios e clientes, ou seja, o volume de negócios tem aumentado, mas não o número de viajantes.
Se olharmos os dados do Aeroporto Internacional de Belém, a INFRAERO (2010) informa que o aeroporto teve um crecimento de 11% na movimentação de passsageiros em relação a 2009, no mesmo período (Janeiro a julho), contudo os números de 2010, aproximadamente, 1,6 milhão de passageiros são os mesmos de 2008, ano sem crise. Traduzindo: até agora não houve acréscimo, apenas recuperação de mercado.
O crescimento no volume de negócios tem atraído novos profissionais e empresas em busca de oportunidades e mercado, porém muitos estão esquecendo da profisisonalização. Em Belém, há vários conflitos, existem profissionais e empresas atuando em áreas para as quais não tem habilitação e qualificação técnica. Vejamos os principais:
A. Taxistas fazendo o papel de Guias de Turismo e Agentes de Viagem: sem pudor algum, taxistas e recepcionistas de hotel tem vendido diretamente aos clientes dos hotéis passeios pela cidade, o recepcionista fazendo o papel do "agente de viagem" e o taxista da "transportadora" e do "Guia de Turismo". Má informação, cobranças exorbitantes, falsificação de folhetos de agência de viagens e até turista morto em esquina da cidade já ocorreram.
B. Hotéis fazendo papel de organizadoras de eventos: hotéis outrora parceiros das agência de viagens, após iniciar as negociações para um determinado evento, eles mesmos passam a contactar diretamente o cliente/organizador do evento, literalmente, tirando a agência do negócio, que ela captou com recursos próprios.
C. Guias de Turismo piratas: visando diminuir custos e aumentar os ganhos, proprietários de Van e agências de viagem utilizam os próprios motoristas, recepcionistas ou até eles mesmos para realizar os traslados, alegando que o passageiro não pede informação ou custos elavados, fazem o serviço sem a qualidade devida e exercem uma atividade que é reconhecida por Lei, a do Guia de Turismo;
D. Operadores Turísticos e Guias de Turismo "pegando" clientes alheios: Guias de Turismo e Agências de Viagens tem se aproveitado de sua localização ou prestação de serviço para oferecer serviços aos clientes da agência que o contratou. No caso dos Guias de Turismo, é uma falta gravíssima, pois após fazer um primeiro serviço para a agência de viagem, este passa a oferecer outros serviços sem o conhecimento da mesma.
Se esta tendência continuar, logo aumentarão (ainda mais) os problemas relacionados a má prestação de serviço: informações incorretas; acidentes com passageiros; falta de competitividade para captar negócios, pois os membros do trade estão desarticulados; brigas internas por disputa de clientes; diminuição das parcerias operacionais, etc. O que parece ganho agora, é um verdadeiro tiro-no-pé a médio e longo prazo. Cabe ressalatar que o funcionamento da atividade turística é orgânica, ou seja, vários atores trabalhando para que o resultado da experiência turística seja satisfatória para o cliente, sendo assim, cada membro tem queexercer corretamente sua função para todos saiam ganhado e o cliente satisfeito.
E vocês, leitores, o que acham?

Redução de impostos, o exemplo do Nordeste

Mais um exemplo de incentivo ao Turismo por meio da redução de impostos, desta vez no Nordeste do Brasil. Atualmente, esta em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7.223/10, que zera as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins embutidas na tarifa de energia elétrica para hotéis da região Nordeste (Bem que poderiam extender esta medida para os hotéis de todo o Brasil). Hoje, as alíquotas são de 1,65% para o PIS/Pasep e de 7,6% para a Cofins. Enquanto os deputados das demais regiões estão preocupados com medidas mais didáticas e práticas de desenvolvimento, na Amazônia, o interesse é por projetos e medidas de criação de mais estados e ônus para o bolso do contribuinte.

Puma Air, vôos internacionais

A paraense Puma Air já solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a aprovação de um voo diário entre Brasil e Angola, contudo sem previsão do início das operações. Atualmente, a companhia voa nas rotas de Macapá a São Paulo (Guarulhos), com escala em Belém; porém os vôos internacionais para Luanda, em Angola, devem partir de Recife ou São Paulo.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Boas práticas do Turismo: redução de impostos e sintonia

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou na semana passada a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos atuais 4% para 2% até 2012. A medida visa estimular o setor de hotéis, bares, restaurantes e similares; e começa a vigorar em 1º de janeiro de 2011.
Segundo o governador do Rio de Janeiro, "se a arredação aumentar ou permanecer a mesma, vamos renovar a diminuição da alíquota do imposto até 2014”, prometeu Cabral à plateia de lideranças do trade flumninense em reunião na semana passada.

Se o governo e as lideranças do turismo no Rio de Janeiro parecem estar em plena sintonia; já não podemos dizer o mesmo na Amazônia. Especificamente, no Pará, nem na maior Feira de Turismo da região (V FITA) conseguiu colocar em sintonia os governos e o trade turístico local, que se absteve da feira nesta edição.

Na questão relativa à impostos, o Governo paraense insiste nas alíquotas mais altas do país, na casa dos 27% de ICMS sobre combustíveis, inclusive o de aviação, fato que inviabiliza novos vôos internacionais e torna as operações em nossos aeroportos mais caras.

Sugerimos ao Governo paraense que experimente, assim como o do Rio de Janeiro, a redução de impostos para incentivar o Turismo local, seja no estímulo de novos negócios ou na atração de novas operações aéreas; quem sabe tenha uma bela surpresa ao final do exercício fiscal.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Viagem a Santarém: a Pérola do Tapajós

Caros leitores, estou organizando um roteiro em família para Santarém, no oeste do estado do Pará. Vejam abaixo:

1º dia - 30/10/10 (sábado): Belém – Santarém
11:30h – Apresentação no Aeroporto Internacional de Belém para procedimentos de embarque em direção a Santarém
13:20h – Embarque em vôo Gol 1642, com chegada prevista às 14:35h. Restante do tempo livre, sugerimos um passeio pela orla da cidade.

2º dia - 31/10/10 (domingo): Santarém – City Tour e Passeio de Barco
Dia inteiro para conhecermos Santarém e seus encantos naturais. Faremos um breve City Tour pela cidade e em seguida sairemos para conhecer o famoso encontro das águas entre os rios Tapajós e Amazonas. Noite livre.

3º dia - 01/11/2010 (segunda): Santarém e Alter do Chão
Dia inteiro para conhecermos a vila e praia de Alter do Chão, onde além de aproveitar a bela praia, poderemos realizar uma trilha ecológica no local, com uma bela vista da região.

4º dia - 02/11/2010 (terça): Santarém – Belém
13:20 – Traslado para o aeroporto de Santarém
15:40h – Embarque para Belém, com chegada prevista às 17:00h.

Serviços inclusos:
- Passagem aérea ida e volta, voando Gol;
- Hospedagem com café da manhã: Hotel Sandis ou Santarém Palace
- City Tour em Santarém e passeio de barco Encontro das Águas (Tapajós e Amazonas);
- Passeio a Alter do Chão (dia inteiro), com trilha e escalada em Alter do Chão;

Serviços não inclusos:
- alimentação (média de R$ 50,00 por dia), consumo no frigobar, ingressos e bebidas;

Valor: R$ 750,00 parcelados até a data da viagem

Contatos: 91-9119-1112 / fromero.tur@terra.com.br

Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2010

A Paratur em parceria com o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia realiza a quinta edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), entre 12 e 15 de agosto, no próprio Hangar, em Belém. Este ano a temática do evento será “Turismo é negócio na Amazônia”.
A feira tem como objetivo apresentar a oferta de produtos turísticos dos estados e países que compõem a Pan-Amazônia de forma integrada aos demais mercados turísticos nacionais e internacionais.

A grande novidade desta edição será o Festival da Gastronomia Paraense. Sob a coordenação e consultoria da Abrasel-PA, representantes de municípios dos seis pólos turísticos do Estado (Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu), a cada noite do evento, apresentarão pratos típicos e iguarias regionais.
Mais informações: http://www.fitamazonia.com.br/

Comentários: A 5ª Edição da maior feira do gênero da Amazônia foi conturbada, com indas e vindas do trade turístico local, problemas com orçamento e a própria organizadora do evento, este ano, o próprio Hangar. A parte das problemáticas de organização, torcemos para que o evento seja um sucesso. 

Fonte: Panrotas e Paratur

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Laguma: mais uma companhia aérea

Mais uma companhia aérea promete esquentar a concorrência no Brasil, com um crescimento na demanda, que no último semestre atingiu mais de 23%, muitos empresários tem se entusiasmado em investir no setor. Segundo o que se apurou até agora, a empresa pretende atender nos próximos anos até 96 cidades em todo país, um verdadeiro recorde se considerarmos que a maior regional da América do Sul, a TRIP, atende apenas a 78 cidades. Esperamos que a concorrência aumente, novas cidades e rotas sejam atendidas e que muitas delas sejam na esquecida Amazônia.

Fonte: Blog Direto da Pista, edição Fábio Romero

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vão os carros, sobram as bicicletas, os pedestres e os passageiros...

Uma nova obra de acesso ao Aeroporto Internacional de Belém foi fundamental para a melhoria do trânsito na área, pois eliminou o cruzamento de quatro tempos que havia na confluência das Avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral. O Elevado da Júlio César compõe um conjunto de obras do Projeto Ação Metrópole, que visa dar melhor fluidez no trânsito da Região Metropolitana de Belém. Contudo, se por um lado a fluidez de carros e ônibus foi facilitada, esqueceram os ciclistas, os pedestres e os passageiros de ônibus coletivo que fazem conexão naquele ponto. Vejamos:
1. Ciclistas: o projeto possui uma ciclovia que corta a área do projeto, porém somente de um ponto a outro da área referida e ao longo da Avenida Pedro Álvares Cabral, ou seja, a ciclovia esta desconectada da ciclofaixa da Avenida Júlio César, sem contar que apenas um trecho, após o projeto, possui ciclofaixa. 
2. Pedestres e passageiros de coletivos urbanos: os pedestres e passageiros que circulavam na área ganharam mais um problema, as paradas de conexão dos coletivos ficaram distantes, se antes os passageiros caminhavam pouco mais de 50 metros, agora devem caminhar, aproximadamente, 250 metros, 5 vezes mais e sem contar o risco adicional de segurança.
As tendências urbanas quanto ao deslocamento de pessoas apontam para a "mobilidade", ou seja, a facilidade de locomoção, por diversos meios, prioritariamente, os coletivos, dentro do espaço urbano. Porém a preocupação dos projetos atuais é para quem se locomove em transportes privados e individuais.
De forma a compensar a dificuldade de conexão nos coletivos que passam na área do projeto, os passageiros se deslocaram para a confluência das Avenidas Júlio César e Almirante Barroso, onde passam apenas duas linhas em direção ao Aeroporto Internacional de Belém e a os bairros do entorno, dificultando a utilização dos coletivos para quem acessa apenas o aeroporto, pois o mesmo não possui outras linhas que o conectam com a Região Metropolitana de Belém, apenas com centro da cidade.

Esperamos que os atuais projetos possam ser melhorados e os futuros sejam repensados de forma a se tornarem mais inclusivos e incluem aspectos da mobilidade urbana.    

domingo, 1 de agosto de 2010

Mais vôos da TAM em Porto Velho...

A companhia TAM Linhas Aéreas começará a operar, a partir do dia 09 de agosto, mais uma frequência entre Brasília e a cidade de Porto Velho, capítal do estado de Rondônia, ao sul da Amazônia. Nesta rota a companhia três voos diários ida e volta. O novo vôo será a tarde, mais opções para o crescente estado de Rondônia. Para quem não conhece Porto Velho, é só assistir o post do vídeo sobre as cidades amazônicas.