Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 31 de julho de 2010

Tese pré-finalista

Caros leitores, gostaria de compartilhar com vocês que a minha tese de Mestrado, apresentada em Portugal, intitulada "Transportes Turísticos na Amazônia - problemas e soluções dos principais pontos de acesso para região" foi avialiada entre as 15 pré-finalistas do VII Prêmio EBADE FGV/MTUR (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas e a Fundação Getúlio Vargas / Ministério do Turismo) para a premiação nacional, a ocorrer até o final de agosto. Obrigado a todos pelo apoio e incentivo neste trabalho, em especial a minha família e meus professores portugueses, os doutores Ana Maria e Carlos Costa.

Abraços a todos

Hotel Regente em Paragominas... marcha para o interior...

A partir do dia 04/08 (quarta-feira), abrirá, em regime de "soft open" (abertura parcial), o Hotel Regente Paragominas, no município de mesmo nome, no leste do Pará. A demanda por serviços qualificados demandados pelos grandes projetos instalados na região tem levado muitos empresários da capital a abrir filias de seus negócios no interior do estado, não somente a marca Regente, mas também a agência de viagens Travel In também abriu, recentemente, uma loja no município. Uma verdadeira marcha para o interior. Para quem não conhece, algumas informações básica sobre Paragominas:
- Localizado ao longo da Belém-Brasília, a 300km da capital, com população estimada em 100 mil habitantes, atualmente, é um dos municípios que mais cresce e atrai imigrantes para o estado do Pará. Contudo sua história remonta ao período anterior a construção da rodovia, quando, na década de 50, os primeiros imigrantes chegaram a região, atraídos pelas companhias colonizadoras: Belém-Brasília, Marajoara e Cidade Marajoara, que não obtiveram êxito. Mais tarde, o governo federal divulgou a instalação de uma colônia federal na região, que nunca chegou a se estabelecer, bem como os planos estaduais para a formação de duas colônias naquele território. Registra-se, também, que antes mesmo da chegada dos camponeses, com autorização do Governo do Estado, empresários de Goiás haviam penetrado na floresta, ao longo do rio capim, com o objetivo de efetuar levantamentos e titular terras para compradores de Uberaba, em Minas Gerais, e Itumbiara, em Goiás. O grande impulso veio com a construção da Belém-Brasília, na década de 60, quando, segundo os historiadores, o município ganhou a configuração atual, inclusive a justificativa de seu nome: os principais grupos de imigrantes na região foram paraenses, goianenses e mineiros, por isso, Paragominas.
Considerado um dos municípios mais violentos e que mais desmatava a Amazônia, hoje, tenta apagar esta triste história, com projetos ligados a sustentabilidade e inclusão social. A mudança de postura colhe, agora, os primeiros frutos, com a atração de grandes empresas e a melhoria da qualidade de vida da população.

Curiosidades da Amazônia: Samaumeira, a rainha da floresta

A "mão das árvores" ou, simplesmente, samaumeira, é uma das mais emblemáticas árvores de toda a Amazônia. É considerada uma das árvores mais altas da região, em ambiente natural pode atingir até 70 metros de altura e o tronco até 3 metros de diâmetro. As suas grandes raízes de sustentação, chamadas de "sapopemas", segundo dizem os índios que habitam as matas, ressoa longas distâncias um som grave, quando batidas com pequenos pedaços de pau, sendo por isto mesmo usado pelos povos indígenas em comunicação rudimentar, o "telefone" da floresta. Por causa de seu tamanho e de ser típica das áreas de várzea, precisa de raizes proporcionais a sua copa para que não acabe envergando, por isso é comum observar suas raízes no mesmo cumprimento dos galhos e a parte central atingir até 5 metros de profundidade. Também é conhecida pelos nomes de samauma e barriguda, por causa do acúmulo de água em suas raízes e troncos.
Em Belém, no perímetro urbano, esta majestosa árvore pode ser apreciada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, no Museu Paraense Emílio Goeldi, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Praça da República e na Avenida Almirante Barroso.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Vagas para professor no SENAC Pará

Caros leitores, estão abertas as vagas para professores no Curso de Guia de Turismo do SENAC-Pa. As vagas são para as seguintes disciplinas:

- Inglês;
- Espanhol;
- História;
- História da Arte;
- Geografia;
- Princípios do Meio Ambiente e Ecoturismo;

Boa sorte a todos....

domingo, 25 de julho de 2010

História da Amazônia: Fordlândia...

Um novo livro, de um historiador norte-americano, conta um pouco de um dos pontos altos da história da Amazônia: o Ciclo da Borracha, a chamada Belle Epoque. O livro, na verdade, conta um capítulo da história deste rico período amazônico: a aventura de Henry Ford na região em busca de matéria-prima para a nascente indústria automobilística.
Fonte (foto): Google Pics

É verão no Norte...

Reportagem na revista Veja mostra as riquezas de nosso litoral... (clique na foto para ler a reportagem)
Fonte: Revista Veja, Edição 2.175 de 28/7/2010

Além de Salinas e Alter do Chão, o litoral paraense possui praias de água doce, banhadas pelo rio Amazonas e Tocantins, localziadas na Região Metropolitana de Belém e no leste no Pará, em cidades como Marabá e Coneição do Araguaia. Contudo apesar do apelo natural, a maioria das praias do litoral paraense precisam de um urgente choque de ordem. Uma das praias mais caóticas é a de Ajuruteua, em Bragança, a 200km de Belém. Construções irregulares e desordenadas trazem dois tipos de poluição: a visual e a ambiental, diminuindo a atratividade turística do local. Fica o alerta as autoridades locais dos diversos pontos de nosso litoral para atentarem para o Turismo como fonte de renda de suas populações e para o ordenamento das áreas turísticas, tornando a atividade mais sustentável no médio e longo prazos. 

Cidades Amazônicas...

Interessante este vídeo sobre as cidades amazônicas: Rio Branco, Porto Velho, Belém e Manaus...



Fonte: Globo Amazônia (http://www.globoamazonia.com.br/)

sábado, 24 de julho de 2010

Nordeste: Vem Ser Feliz...

A Fundação CTI Nordeste e o Ministério do Turismo tem promovido ações de divulgação integradas, com todos os 9 estados que compõem a região (Maranhão, Piauí, Caerá, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia). Esperamos que esta iniciativa chegue a Amazônia. Recentemente, em Manaus, os membros da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica - OTCA aprovaram, durante a Reunião Regional de Turismo dos Países Amazônicos (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana e Suriname), as principais linhas estratégicas para o desenvolvimento do turismo na região. Esperamos que a iniciativa nordestina inspire nossos governantes e que fomente a divulgação do Destino Amazônia.
A título de informação, segue as cinco linhas estratégicas de ação:
1. Sistematização da Informação Regional do Turismo;
2. Criação de Circuitos Transfronteíriçõs;
3. Desenvolvimento do Turismo Comunitário;
4. Fortalecimento da Imagem Turística da Amazônia;
5. Criação de Mecanismos de Financiamento Regional do Turismo;

Aeroportos da Copa de 2014 estão sem projetos, afirma Infraero

Documento da Infraero mostra que, dos 13 aeroportos que passarão por obras em 12 cidades-sede até a Copa do Mundo de 2014, quatro nem sequer contam com projetos até agora. Um número ainda maior de aeroportos do pacote (sete) têm o início das obras programado entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2012, a pouco mais de um ano da Copa das Confederações, torneio que antecede a Copa.
A estatal que controla os aeroportos do País prevê ainda um intervalo de apenas seis meses entre o início da elaboração do projeto, recém licitado, e o início das obras do terceiro terminal de passageiros do aeroporto internacional de Guarulhos. Essa é a obra mais cara do pacote destinado às sedes da Copa e seu cronograma - difícil de ser cumprido - dá uma ideia dos riscos de os investimentos de R$ 5 bilhões programados pelo governo até 2014 não ficarem prontos a tempo. No intervalo de seis meses previsto no cronograma do aeroporto de Guarulhos, os projetos terão de ser detalhados e uma nova licitação precisará ser feita para a obra bilionária.
O único aeroporto que já tem obras iniciadas é o Galeão, no Rio de Janeiro, mas já com atraso registrado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os aeroportos que receberão investimentos por causa da Copa, o novo aeroporto de Natal, São Gonçalo do Amarante, enfrenta situação particular. Por ora, a obra da pista avança sem definição de quem vai construir e operar o terminal de passageiros para o embarque e o desembarque dos voos. O aeroporto será objeto de concessão à iniciativa privada - a primeira do país -, cujo modelo ainda passa por definição no governo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão e Bolg Direto da Pista
 
Comentário: em si, a notícia não é nova, pois a maioria das análises feitas por especialistas e mostrada em diversos meios de omunicação já mostravam que no rítmo atual a maioria das obras não ficará pronta. A novidade fica por conta da Infraero, que assumiu publicamente que não haverá tempo para contruir as obras, algumas, talvez, estejam apenas licitadas, mas sem início efetivo.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Trabalhando no Sudeste...


Caros leitores, após uma temporada agitada, estou voltando as minhas atividades em Belém... as últimas fotos foram da excursão Sudeste em Grande Estilo, um desafio e muita beleza num roteiro de 12 dias entre Minas Gerais (Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana), São Paulo (Aparecida, Campos do Jordão e São Paulo) e Rio de Janeiro (Paraty, Rio, Petrópolis e Angra dos Reis).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Novos vôos Gol em Belém

A Gol vai ampliar apartir de agosto de 2010 sua malha entre São Paulo (Guarulhos) e o Norte do Brasil, com mais um vôo entre São Paulo (Guarulhos Internacional) e Belém, com escala em São Luis. As rotas serão operadas com as aeronaves Boeing 737-800 Next Generation, com configuração para cerca de 184 passageiros.

Manaus: Minihub da Azul

A Azul passará a operar vôos diretos de Manaus para Goiânia, ou seja, mais uma cidade conectada além de Brasília, Distrito Federal. A empresa pretende também implantar um mini hub na capital manauara, realizando vôos entre cidades que não possuiam esta opção. Hoje a Azul já tem 3 mini hubs: Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre; e pretende fazer o mesmo com Goiânia e Manaus. A empresa já solicitou a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil 4 voos entre Goiânia e Manaus sendo 2 em cada sentido. Os novos voos serão diários e iniciarão em 15 de setembro.
Fonte: Melhores Destinos e Direto da Pista, edição para a Amazônia Fabio Romero

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Curiosidades da Amazônia: Guaraná


O Guaraná é um arbusto originário da Amazônia, encontrado no Brasil e Venezuela, cultivado principalmente no município de Maués AM e na Bahia. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. O seu fruto (foto) possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. O refrigerante de guaraná mais vendido do mundo é o Guaraná Antarctica, produzido desde abril de 1921 no Brasil.
O processo de processamento do xarope da fruta iniciou-se no Brasil em 1905 por Luiz Pereira Barreto, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 é lançado pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla, e, em 1921, o Guaraná Champagne Antarctica, pela empresa homônima.

Na Amazônia, há diversas formas de consumo do guaraná. Nas ruas, é consumido em forma de xarope, batido com água, leite, farinha láctea, amendoin, catuaba e até açaí. Em forma de refrigerante, existem muitas marcas, as mais consumidas são Garoto, Cerpa e Tuchaua, no Pará; e Real, no Amazonas. Além desses, os maranhenses, na região Nordeste, consomem o Guaraná Jesus, de cor rosa e sabor de canela.

Que tal experimentar um gole geladinho...
Fotos: Google Pics

Novo vôo da Gol para Belém

A partir do dia 1º de dezembro a Gol iniciará uma nova frequência entre Brasília - Marabá e Belém. Marabá é a considerada a cidade pólo do leste do Pará e, atualmente, experimenta um rápido desenvolvimento siderúrgico, atraindo diversas empresas de prestação de serviço para a região. A nova frequência via atender a crsecente demanda de negócios entre Brasília, Belém e Marabá. Vejam os novos horários:
G31176 - BSB 09:07h
                MAB 11:10h
                BEL 12:40h

G31177 - BEL 13:10h
                MAB 14:10h
                BSB 16:38h

Ambos os vôos seram realziados com boeing 737-800, com 174 lugares.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Azul abre seleção para Belém

Até a primeira semana de agosto a Azul Linhas Aéreas selecionará supervisor e agente de aeroporto para a operação no Aeroporto Internacional de Belém. A expectiva para o início das operações na rota Campinas - Belém - Campinas é para o início de outubro ou dezembro deste ano.

Azul, seja bem vinda desde já...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Saindo e chegando do aeroporto de Belém, uma dificuldade!

Bem, para quem vai de taxi ou veículo particular, o acesso ao Aeroporto Internacional de Belém é fácil. Avenidas largas, bvem sinalizadas, novo sistema viário, etc. Já para quem vai de ônibus (transporte público), a situação é oposta. Sujeira, caminho descoberto, transporte irregular e demorado, insegurança compõem a realidade para quem deseja utilizar o transporte público para chegar ou sair do Aeroporto Internacional de Belém. Apesar de movimentar mais de 2,3 milhões de passageiros anuais, não tem sequer uma única linha regular exclusiva de/para centro e Região Metropolitana.
Foto: Parada de ônibus, próximo ao terminal do Aeroporto Internacional de Belém: Passageira aguarda em pé, sob o sol, veículo sem horário para passar.
A pergunta quem não quer calar: como receberemos os milhares de visitantes da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016?

sábado, 10 de julho de 2010

Tendências do Turismo – experiências com quem entende do assunto

A experiência de viajar tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo, milhões e milhões de viajantes cruzam os céus anualmente em busca de experiências, de vivências turísticas. A massificação das viagens tem estimulado o surgimento de roteiros e produtos mais especializados, específicos para determinados públicos, antes fora das prateleiras da maioria dos operadores turísticos. Desde 2007, o filósofo Luiz Felipe Pondé organiza, em parceria com outros operadores, roteiros focados em filosofia e teologia em viagens de até 15 dias por países como Turquia e Itália.
Bem! Se a filosofia não tem lá um grande apelo comercial, que tal um tour gastronômico acompanhado de um chef especializado pelos rios da Amazônia ou ao Japão, com direito a desgustação de pratos exclusivos com ingredientes pescados diretamente dos rios ou de uma tradicional família oriental.
Para os afccionados por fotos, que tal um registro profissional em uma das mais badalas cidades mundiais, Nova Iorque? Uma experiência única, impressa em papel de alta qualidade em ângulos pra lá de exclusivos. Cabe ressaltar que já existem roteiros para conhecer cimitérios, locais mal assobrados e até para o espaço; ou seja, a experiência varia de acordo com o gosto e o tamanho do bolso do cliente.

Fonte: Revista Veja e Tam nas Nuvens, texto Fábio Romero

Roraima: mais oferta de assentos

Gol passou a operar os voos de e para Boa Vista (RR) – realizados via Manaus (AM) – com o Boeing 737-800 Next Generation, que comporta 184 passageiros, ou seja, cerca de 40 a mais em relação ao modelo utilizado anteriormente – o Boeing 737-700 NG. A mudança de aeronave significa a adção de 280 lugares semanais. Esperamos que em breve a companhia também diversifique o horário.

Fonte: Panrotas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tendências mundiais: Sleepbox

Os viajantes mais econômicas, aqueles capazes de passar várias noites dormindo em aeroportos, em breve ganharão um alento. A maioria dos hotéis localizados dentro ou próximo a grandes terminais aeroportuários cobram tarifas elevadas para que o viajante aguarde confortavelmente o seu vôo, geralmente, em horários nada agradáveis. Vejam a discrição: "Como o nome indica, trata-se de uma caixa de 2m x1,40m x2,30m para ter momentos de sono tranquilo e descanso numa cidade, sem perda de tempo à procura de hotel. Idealizada para estações de trem, aeroportos, locais públicos, e outros locais onde haja aglomerações de gente exausta".

 

Bem, quem experimentar por aí, por favor mande a sua experiência para agente. As "Sleepboxs" já estão disponíveis no Aeroporto Challers de Gaulle, em Paris.
Fonte: http://www.diretodapista.blogspot.com/, editado por Fabio Romero

Guia de Bares e Restaurantes ABRASEL - PA

Caros leitores, já está circulando há algum tempo a 2ª Edição do Guia Abrasel / Pa (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Pará), versão 2010, em três idiomas: português, inglês e espanhol. O guia tem sido uma poderosa ferramenta de divulgação da gastronomia paraense e tem sido usado sistematicamente pelo receptivo regional para divulgar as opções gastronômicas na Região Metropolitana de Belém. Parabéns pela iniciativa, maiores informações: 55-91-3241-1146.
Fonte (foto): Guia Abrasel/PA

Trabalhando em Fortaleza...

Caros leitores, ao longo do mês de julho estarei trabalhando em uma das minhas atividades na área de Turismo, a de guiamento. Neste período, realizo as excursões nacionais para diversas partes do Brasil... para provar que não estou de férias, publico a foto do grupo mais recente... Fortaleza Econômica 1, pela Valeverde...

Respingos da Copa da África...

Recentemente, Belém foi cotada novamente para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil, isso para compensar o possível não cumprimento das exigências das demais escolhidas. Enquando aguardamos o resultado final, em julho, Belém já andou recebendo alguns respingos. O avião presidencial mexicana esteve em duas ocasiões em Belém ao longo do mês de junho, em escala técnica a caminho da África do Sul e de volta a Cidade do México. Mesmo não sendo escolhida, nesta repescagem, esperamos que a cidade possa atender ao período de concentração de alguma seleção participante.

CVC em Roraima...

A maior operadora de turismo da América Latina acaba de inaugurar sua 480º loja, na capital do estado de Roraima, Boa Vista. Esperamos que esta empreitada aumente a presença turística do estado amazônico nos roteiros nacionais da operadora. Hoje, uma das grandes dificuldades do estado é o acesso. Praticamente 100% do fluxo turístico para o estado proveniente das demais regiões do país e de outros países chegam por via aérea, contudo a capital é servida por apenas dois vôos domésticos diários.