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domingo, 30 de maio de 2010

Em breve mais vôos em Belém e Santarém: TAM, Air Caraibes e TRIP...

Nos próximos meses, o Pará ganhará novos vôos nacionais e internacionais. Vejamos:
Air Caribes: aumentará para três as frequências entre Belém e Cayenna. O aumento na oferta de assentos será de 100 assentos semanais, totalziando 400 assentos semanais em cada direção. Os vôos serão operados com o Embraer 190.

TAM: em breve, a TAM estenderá a vôo JJ3420, procedente do Rio de Janeiro, até Santarém; na volta o voo JJ3421, segue para o Rio de Janeiro, com escala em Belém. Interessante, pois esta opção se tornará uma das mais rápidas para quem vem do Sul e Sudeste do Brasil para o destino turístico paraense.

Trip: a partir do início do mês de julho, a TRIP iniciará um vôo corujão ligando Belém a Manaus, com Embraer 190. Mais um apção nesta movimentada ponte aérea.

Curiosidade: Para quem está curioso, a Ponte Aérea mais movimentada da Amazônia é a rota Belém-Macapá-Belém, com oito vôos diários e diretos em cada direção, 3 da TAM, 3 da GOL e 2 da Puma Air. Em breve, a rota Belém-Manaus-Belém, vai ser uma das mais movimentadas, se contarmos os vôos diretos e com escalas, teremos 10 frequências diárias, sendo 3 da TAM, 4 da GOL e 3 da TRIP.

Propaganda do novo vôo Belém - Paris!

A Air Caraibes, além do lançamento na mídia especializada e do corpo-a-corpo com os agentes de viagens, também passou a atuar diretamente na divulgação direta para os potencias clientes do vôo Belém - Paris (Orly) - Belém. A aposta não somente na Europa, mas em todos os destinos atendidos pela companhia no Caribe. Atento a este mercado, operadores locais e a CVC estarão reunidos no mês de junho para a negociação de frequências e pacotes. Atualmente, o vôo é feito com o Embraer 190 até Cayenna ou Fort de France, depois com A330 até Paris. A expectativa com novos roteiros e tarifas mais competitivas, é que o vôos seja feito com A330 desde Belém. Ficamos na torcida e parabens pela iniciativa do empresariado. Vejam abaixo, o "busdoor" que tem circulado pelos ônibus da Região Metropolitana de Belém:

Uma perguna incômoda: Onde esta o Governo do Pará e o apoio ao Turismo? Sabemos que o Pará possui uma das maiores alíquotas sobre combustíveis do Brasil? Em outros estados, estes vôos são amplamente festejados, pois incentivàm o Turismo emissivo e receptivo, além de gerarem novos negócios. Às vezes, sinto que estamos na contramão da história.  

Singtur-Pa se filia ao Belém Conventions e Visitores Bureaux

O Singtur-Pa atento as mudanças ocorridas no mercado, filiou-se recentemente ao Belem Conventions e Visitores Bureaux. A representação acredita que o mercado de eventos, o principal foco de atual de atuação do BC&VB, é um novo leque de atuação para os profissionais filiados. Segundo estudos do Singtur-Pa, alguns profisisonais Guias de Turismo já apresentam mais de 50% do seus rendimentos advindos de serviços ligados a realização de eventos. Além dos servviços tradicionais, tais como passeios pela cidade, a distritos e praias próxima,s agora os profissionais também atuam junto às agências oficiais, na organização de traslados, setor de transportes e atuam junto com operadores na viabilização das operações.
O setor de eventos tem desenvolvido novos negócios e contribuindo decisivamente com a geração de novos negócios, não somente para os Guias de Turismo, mas também para agências de viagens, transportadoras, hotéis e organizadoras de eventos.
Contudo, cabe ressaltar que o profissionalismo é necessário em todas as etapas deste processo, pois se observa que alguns atuantes neste setor tem ultrapassado suas atribuições fins, sem o devido cuidado. Transportadoras tem atuado como agentes de viagens, hoteis como organizadores de eventos, recepcionistas como Guias de Turismo, enmtidades representativas que virão agentes de viagens, entre outros. A falta de profissionalização, a curto prazo, já tem gerado reclamações, principalmente por parte de organizadores externos que, em muitos casos, encontram preços elevados, fornecedores que não conversam, etc.

Se Belém quiser se posicionar como um destino de eventos, seus atores terão que rever seus posicionamentos, pois novos competidores estão entrando neste competitivo mercado, modernos centros de convenções estão sendo construídos ou já inauguram em diversas cidades: Brasília, Fortaleza, Salvador, etc. Precisamos estar mais atentos a profissionalização.  

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Informalidade no turismo cresce acima da economia

Caros leitores, vejam estas informações publicadas o site Panrota:

"Dando sequência à palestra Políticas Públicas e Indicadores do Turismo no Brasil, realizada há pouco no Salão do Turismo, na capital paulista, as analistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Margarida Pinto Coelho e Patrícia Morita e o coordenador do Sistema de Informações do Mercado de Trabalho do Ministério do Turismo, Roberto Zamboni, revelaram dados de pesquisas sobre os empregos gerados pelo turismo.

O setor é responsável por dois milhões de empregos no Brasil, ou seja, apenas 2,5% da ocupação de vagas na economia. Deste valor, 57% são profissionais informais, fato que preocupa Zamboni. “Segundo observamos em nossa pesquisa, os empregos não registrados crescem acima da média da economia”, revelou ele, completando a informação com a divisão de ocupação por atividade. Confira abaixo.

Transporte: 40%
Alimentação: 33%
Alojamento: 13%
Agência de viagens: 5%
Auxiliares de transporte: 5%
Cultura e lazer: 4%
Aluguel de transporte: 1%

Já Margarida Pinto Coelho destacou a divisão de empregos em turismo por região. As regiões Norte e Nordeste possuem os maiores índices de geração de emprego, porém, são os locais onde as pessoas mais trabalham de maneira informal. As regiões Sul e Sudeste, por sua vez, empregam menos, mas com índice superior de formalidade. Confira abaixo os Estados que mais empregam trabalhadores com registro.

São Paulo – 24%
Rio de Janeiro – 14%
Minas Gerais – 11%
Paraná – 6%
Rio Grande do Sul 6%

Fonte: Panrotas, 28/05/2010

Comentário: Apesar do crescimento da demanda turística nacional e da oferta de produtos e destinos, a informalidade tem crescido. Algumas perguntas ficam no ar:
- há rentabilidade deste negócios se considerarmos todos os encargos que acarretam a formalização destes negócios informais?
- qual o impacto desta informalidade sobre os negócios formais da área?
- qual o impacto da informalidade na qualidade do produto turístico?

Amazonas lança site institucional em 10 idiomas!

Mais uma aposta do Governo do Estado do Amazonas na área de Turismo. Foi lançado durante a 5ª Edição do Salão de Turismo em São Paulo o site http://www.visitamazonas.am.gov.br/, disponível em dez idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, russo, japonês, chinês e português lusitano). Uma grande iniciativa, contribuindo não só com os fluxos turísticos para o Amazonas, mas também para a Amazônia.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Curso de Guia de Turismo, SENAC-PA

O SENAC-Pa - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está lançando uma nova turma de Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul. Veja a capa do folder e a folha referente ao Curso Técnico de Guia de Turismo:

Serviço:
Curso: Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul
Inscrição: a partir de 1º de junho 2010
Início das aulas: 1º de setembro de 2010
Período das aulas: noturno
Duração: 1 anos e 3 meses
Informações: 4009-6805 / 06

Importante:
- Mesmo sendo a noite, o curso inclui viagens e visitas técnicas feitas durante o dia;

terça-feira, 25 de maio de 2010

Tam Retrô!


Bem, muitas companhias aéreas pelo mundo, em determinado momento, relembram o passado na forma não só das pinturas de suas aeronaves, mas também dos serviços, uniformes, revistas e tudo que lembre aquele período. A brasileira TAM pintou duas de suas aeronaves com umas de suas primeiras pinturas. O que vocês acham?

Fonte: Airliners.net

Vamos conhecer o Brasil... e a Amazônia...

Segue um vídeo de divulgação institucional do Ministério do Turismo onde aparecem imagens interessantes da Amazônia...


Fonte: Youtube, Ministério do Turismo

Acordo áereo entre o Brasil e a União Européia

Um acordo assinado agora há pouco, no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, vai modificar profundamente as relações, no âmbito da aviação civil, entre o Brasil e a União Europeia (UE). A assinatura ocorreu durante a Cúpula União Europeia – América Latina da Aviação Civil, que prossegue até amanhã (quarta, dia 26).
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, o vice-presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), Siim Kallas, e o ministro dos Transportes da Espanha – país que ocupa atualmente a presidência da UE –, José Blanco, firmaram o acordo, que terá validade a partir de 14 de julho.
Pelo lado brasileiro, o documento permitirá às aéreas brasileiras utilizarem o espaço aéreo da EU como um todo, não mais por país. Dessa forma, as empresas poderão criar e comercializar rotas até então inexistentes. Por exemplo, uma companhia poderá fazer um voo de São Paulo (GRU) para Paris (França) e de lá seguir para Frankfurt (Alemanha), podendo vender o trecho “doméstico” europeu. “Isso equivale à abertura do mercado da União Europeia para o Brasil”, resumiu o ministro Jobim, na coletiva de imprensa logo após a assinatura do documento.
“O mesmo vale para as empresas da União Europeia”, explicou Jobim. Pelo acordo, as empresas passam a ser vistas não por país, mas como originárias da UE. Assim, uma companhia alemã poderá solicitar rotas para o Brasil partindo da França, da Espanha ou de Portugal, por exemplo.
“O Brasil detém 36% do tráfego aéreo entre as duas regiões – o maior da América Latina –, com 4,4 milhões de passageiros transportados nos dois sentidos”, disse o ministro Jobim. “Há 198 voos semanais entre o Brasil e sete países europeus da EU; são números ínfimos, temos de ampliá-los”, destacou. “Temos de aprofundar ainda mais os canais de negócios e o trânsito de turistas”, finalizou ele.
Comentários: nada como uma boa concorrência, esperemos colher frutos em breve, pois o aumento de tráfego, com queda de tarifas, trará novos usuários ao sistema. Mas uma pergunda, e os nossos aeroportos?
Fonte: Panrotas, http://www.panrotas.com.br/

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tam na Star Alliance, primeira foto

Vejam uma das primeiras fotos da TAM na Star Alliance. Uma aeronave A320 foi pintada nas cores da aliança. Outras aeronaves serão pintadas também no mesmo padrão. O avião atual deve passar por diversas cidades do Brasil, na Amazônia, deve passar por Belém e Manaus.

Fonte: Airliners.net

ABAV Nacional e Ministério do Turismo realizam pesquisa com os receptivos em todo o Brasil

Em uma ação definida na última edição do Congresso Brasileiro dos Agentes de Viagem, realizado no Rio de Janeiro, a ABAV Nacional, por meio de suas seccionais, e o Ministério do Turismo estão realizando uma extensa pesquisa sobre o Turismo Receptivo com agente de viagens e operadores de receptivo de todo o Brasil. Os agentes que desejam colaborar com a pesquisa, favor solicitar o formulário por meio de seguinte email: pesquisa@abav.com.br.
Nota: Uma das dificuldades em planejar a atividade turística em âmbito nacional é a falta de dados para basearmos as ações, então vamos colaborar com a pesquisa.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Açaí com Guaraná


O Açaí da Amazônia entre em mais produtos de apelo mundial. Agora, foi o famoso Guaraná Antártica, da multinacional AMBEV, ganhar sua versão com açaí. Cabe ressaltar que os dois frutos são típicos da Amazônia e colaboram com a sustentabilidade, valorizando e agregando valor a produtos da floresta. Segundo o Governo do Estado do Pará, trabalham na cadeia produtiva do açaí cerca de 100 mil famílias só no Pará. Esperamos que o produto agrade ao público e colabore com a sustentabilidade na Amazônia.

Fonte (foto): google pics, Veja Edição 2165

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fábio em reportagem... Tam nas Nuvens

Bem! Para quem não pode ler a matéria publicada na revista Tam nas Nuvens, segue a matéria abaixo:

Absolut Vodca Açaí...

A fama do açaí, fruto típico da Amazônia, especialmente, do Pará e Amapá, onde ocorre de forma natural em extensas áreas de várzea da costa dos dois estados e do Arquipélago da Ilha de Marajó. Vejam a foto abaixo de mais um produto feito a partir do famoso açaí e da imensa propaganda feitas em ruas de Las Vegas*:
* Fonte: Jornal Diário do Pará, Edição do dia 08/05/2010

Expo Eventos

O Belém Coventions e Visitores Bureau defende que uma das principais soluções para o turismo receptivo no estado do Pará é o investimento prioritário no segmento de negócios, focado em eventos de todos os portes, realizados nos diversos equipamentos destinados para este fim em hotéis e espaços específicos, como o Hangar Centro de Convenções da Amazônia. A Expo Eventos vem reforçar este objetivo de parte do tarde turístico do Pará, em especial da capital. O evento, realizado no Hangar, é uma grande vitrine de produtos e serviços, além de uma grande oportunidade de troca de experiência e realização de negócios entre os participantes, sejam empresas ou profissionais liberais.
Informação:
Expo Eventos 2010
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Período/horário: 13 a 16/05, de 17h às 22:00h (Feira de Exposições)
Entrada: mediante convite

Estrangeiros no Brasil voltam a ser menos de 5 milhões

A crise volta a afetar o recebimento de turistas estrangeiros no Brasil, voltamos a receber menos de 5 milhões de visitantes no país. Este resultado mostra que há algo de errado com a política de atração de visitantes para o país. Muitas perguntas ficam no ar: faltam vôos para atender a demanda? O público nacional também precisa viajar mais para o exterior, gerando demanda para a manutenção dos vôos? Será o custo elevado do produto? Como ficará a situação com a valorização cambial do Real frente às principais moedas internacionais, como Euro e Dólar. Vejam o post publicado no site Panrotas (www.panrotas.com.br), com dados fornecidos pelo Ministério do Turismo:
“A retração do turismo mundial em 2009 afetou a vinda de estrangeiros ao Brasil. Essa é a conclusão do Ministério do Turismo para o resultado de janeiro a dezembro do ano passado, quando o País recebeu 4.802.217 turistas estrangeiros, número 4,9% menor do que em 2008 (5.050.099). A Europa, maior emissora de turistas do mundo e com alguns dos países mais afetados pela crise econômica mundial, foi responsável por grande parte do recuo. A maior queda foi registrada no mercado português, 17,4%. Na Espanha, foi de 13,8%. Portugal e Espanha estão entre os países mais afetados pela crise.
Os argentinos, líderes no ranking de estrangeiros que mais visitam o Brasil, não só mantiveram a posição como vieram em número ainda maior para o Brasil em relação aos anos anteriores. Foram 1.211.159 em 2009, 193.484 a mais do que em 2008. A maioria desses “novos” turistas argentinos, 101 mil, veio ao Brasil por terra.
"O fluxo intrarregional é responsável pela maioria das viagens internacionais em todo o mundo. O fenômeno é observado nos destinos europeus, asiáticos, e também na América do Sul. Daí a atenção dada à promoção internacional nos últimos anos", afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto. "Temos de considerar ainda que a redução no fluxo de visitantes estrangeiros foi compensada pela grande movimentação do mercado doméstico", diz. Em 2009, foram registrados 56 milhões de desembarques aéreos domésticos, recorde histórico e número 3,7% maior do que o registrado em 2008. O ano, segundo o MTur, começou promissor, com sinais de crescimento do fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil. Em janeiro e fevereiro de 2010, o número de desembarques aéreos internacionais cresceu, em média, 16,53% em relação ao mesmo período do ano passado. O gasto dos turistas estrangeiros no Brasil aumentou em média 16% no primeiro trimestre em relação ao três primeiros meses de 2009 (o cálculo do Banco Central considera as trocas cambiais oficiais e os gastos com cartão de crédito).
"Os resultados dos primeiros meses do ano mostram que 2010 será o ano de consolidação dos resultados alcançados até agora, numa curva de crescimento em que 2009, com a crise econômica mundial, foi a exceção", diz a presidente da Embratur, Jeanine Pires. De 2003 a 2009, a receita em dólares gerada pelos estrangeiros que visitam o Brasil cresceu 114%, passando de US$ 2,47 bilhões para US$ 5,3 bilhões. No mesmo período, a evolução da receita do turismo mundial foi de 66%, e o crescimento das exportações brasileiras, em geral, de 109%.”

Operadores de transporte turístico investem em novos veículos

Apesar da baixa temporada acentuada no turismo receptivo ocorrida no primeiro quadrimestre deste ano, algumas empresas mantiveram seus planos de investimento e vem incorporando novos veículos as suas frotas, seja para atendimento de eventos, mercado receptivo/emissivo, contas correntes e mercado executivo. Vantur, Valeverde Turismo e Shalon Turismo são algumas das empresas que tem investido na renovação e/ou ampliação das suas frotas.

Singtur-AP, com o apoio do Singtur-PA/AC e TO conquista o 32º Congresso de Guias de Turismo

O 30º CGBTUR – Congresso Brasileiro de Turismo, realizado no final do mês de abril em Brasília foi de muitas conquistas para a Amazônia. O último evento deste tipo realizado na Amazônia foi em Belém do Pará, na década de 80, ou seja, a quase 20 anos atrás. Após algumas tentativas frustradas, o trade turístico do Amapá se uniu entorno do objetivo: levar para o Amapá o 32º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo. Participaram da iniciativa, inclusive com representantes na reunião em defesa do evento no estado, o APCVB (Amapá Conventions e Visitores Bureau), Prefeitura de Macapá e Governo do Estado do Amapá. Além do apoio governamental e empresarial, foi também decisivo o apoio dos Sindicados de Guias de Turismo da Amazônia, em especial do Acre, Pará e Tocantins.

V FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, muitos desafios

O lançamento da 5ª Edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia foi recheado de fortes emoções, com discursos não muito afinados, mas com um objetivo comum, que a Feira seja um sucesso e que a atividade turística volte à pauta do Governo Estadual. Os números propagados pelo atual presidente da companhia, Luis Souto, provocaram grande espanto entre os participantes, pois na prática, para muitos, os negócios não andam tão bons assim. Ainda esta semana, o trade turístico paraense decidirá pelo seu apoio ou não ao evento. Cabe ressaltar que mesmo sem o apoio do trade e as implicações derivadas desta atitude, a Feira ocorrerá da mesma forma, pois o evento é internacional, onde interesses de estados, municípios, empresas e representações públicas e da iniciativa privada também estão em jogo, sendo esperamos que este impasse resulte em um entendimento para nos concentramos no verdadeiros desafios do evento:


Os desafios:
- consolidar o calendário da Feira para os próximos anos;
- garantir orçamento e espaço físico para a relação também para os próximos anos;
- afinar o discurso com o Trade Turístico Paraense;
- unir no mesmo objetivo Convention Bureau e Hangar Centro de Convenções da Amazônia;
- tornar o Trade Turístico mais parceiro da organização e execução da Feira;
- aumentar a participação dos países pan-amazônicos e de municípios turísticos de toda a Amazônia;

Informação:
V Feira Internacional de Turismo da Amazônia
Tema: Turismo é Negócio na Amazônia
Promoção: Governo do Estado do Pará, via Paratur – Companhia Paraense de Turismo
Apoio: Hangar Centro de Convenções da Amazônia e Ministério do Turismo
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Período: 12 a 15 de agosto de 2010
Contato: 55-91-3344-0100

Mesmo com os desafios e problemas que vem sendo enfrentados a cada edição, a realização da 5ª Edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia demonstra o potencial que o setor possui na geração de emprego e renda na Amazônia. Fica o convite para que todos participem, para a troca de experiência, realização de negócios, além de mostrar ao poder público e a sociedade civil que este é um dos setores de maior potencial para a manutenção da última grande área verde do mundo, a Amazônia.

Grupo Solare, recorde e investimentos no Pará

A Rede Hoteleira Solare tem grandes planos para o Pará, com dois empreendimentos em funcionamento (Expresso XXI Nazaré e Batista Campos) em Belém, capital do estado, tem também direcionados seus investimentos para o interior. Para a capital paraenses, serão inaugurados o Belém Soft, de padrão econômico; e o Conext Gran Solare, de padrão 5 estrelas ainda em 2010; em 2011, serão inaugurados o Expresso XXI e Belém Soft Hangar, próximo ao maior Centro de Convenções do Norte do Brasil. Para o interior do estado, os investimentos serão em Marabá, dois hotéis previstos para 2012. O interessantes destes investimentos é a diversificação da rede, pois são hotéis de que atendem diversos públicos, com foco no viajante de negócios. Contudo, alguns agentes de viagem tem reclamado das altas tarifas negociadas pelo empreendimento, sobretudo nos de médio padrão (hotéis da bandeira Expresso XXI), que se aproximam dos hotéis 5 estrelas, mas com serviços menos diversificados.

Esperamos que o grupo continue investindo no Pará... sugerimos, inclusive, um resort... que tal?