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sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aumento número de vôos internacionais em todo o Brasil e na Amazônia

Atualmente, viajar do Brasil para o exterior e vice-versa é muito mais prático e fácil que alguns anos atrás. Hoje, o Brasil possui 933 vôos diretos semanais, em 91 rotas para outros países de praticamente todos os continentes, saindo de 16 aeroportos. No ano de 2009, novos vôos e companhias entraram em operação no país, entre eleas destaque para: Guarulhos-Tel-Aviv (Israel) pela companhia aérea El Al; Guarulhos-Istambul (Turquia) pela Turkish Airlines; Brasília-Atlanta (EUA) pela Delta Airlines; e Galeão-Charlotte (EUA) pela US Airways.
As empresas americanas estão apostando no mercado brasileiro, mas empresas do Oriente Médio, como Qatar e Emirates, também ampliaram freqüências e criaram rotas. Na Amazônia, Manaus ganhou vôos para Miami e Caracas, via TAM; e Atlanta, via Delta Airliners.

Um fato positivo para o mercado brasileiro é a diversificação das cidades atendidas, apesar de o grande portão continuar sendo São Paulo (Guarulhos), seguido pelo Rio de Janeiro (Galeão), outras cidades entraram em rotas internacionais, seja para o Mercosul (Argentina, Uruguai , Paraguai e Brasil), via Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis; Europa, via Nordeste; Estados Unidos, via Amazônia. O vôo mais recente é Belém – Paris, via Air Caraibes (Ver postagem seguinte).

Os 16 aeroportos que recebem vôos internacionais são: Belém, Boa Vista, Manaus, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, somando 91 rotas e 42 companhias aéreas, para 45 destinos internacionais, incluindo as principais nações da Europa (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Portugal e Suíça), América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), América do Sul (com exceção do Equador) e ainda Emirados Árabes Unidos, Turquia, Israel e África, além de conexões imediatas para Ásia e Oceania.

Fonte: BUSINESSTRAVEL - TEMPO REAL e Infraero, 2010

Air Caribes inaugura rota Belém – Paris, via Caiena

A companhia caribenha Air Caraibes lançou recentemente mais uma rota para atender passageiros brasileiros e caribenhos – Belém – Paris (Orly Sud) – Belém, com conexão imediata via Cayena, na Guiana Francesa. Os vôos com melhores conexões são as sextas, nos trechos de ida; e segundas, nos trechos de volta. Com tarifas a partir de € 1200 euros mais taxas é uma boa opção para passageiros que não desejam fazer longos vôos e conexões no eixo Rio-São Paulo, além da possibilidade de conhecer mais um destino sul americano. O trecho Belém – Cayena são feitos em aeronaves Embraer 190 e Cayena – Paris em Airbus A330.
A companhia oferece algumas opções de conexões para a frança com o trem de alta velocidade TGV, para os demais destinos europeus o passageiro pode verificar uma das inúmeras opções tradicionais ou Law Costs que operam no segundo mais importante aeroporto parisiense, o Orly. A partir deste aeroporto, a companhia inglesa Easyjet (easyjet.com) opera vôos diários, a partir de 15 euros por trecho rotas para Roma, Veneza, Berlin, Genebra, Faro... entre outros destinos interessantes.

Foto 1: A330 da Air Caraibes
Foto 2: Embraer 190 da Air Caraibes
Fonte: Google Pics

Mais um país adere à isenção de vistos na América do Sul, a Venezuela

A Venezuela aderiu ao tratado de isenção de vistos praticados pelos membros de países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e membros associados (Chile, Bolívia, Equador e Peru). O acordo, denominado Acordo sobre Documentos de Viagens dos Estados Membros e Associados do Mercosul, assinado em 2008, objetiva desburocratizar os deslocamentos dos respectivos cidadãos entre os países signatários, bastando estes apresentarem documento de identidade atual e válido para ingressar em qualquer um dos países, seja a negócios ou turismo.

Blog de notícias institucional: Paratur

A Paratur acaba de inaugurar um blog institucional de notícias, o www.turismoparaense.blogspot.com. Vamos conferir mais um canal de informação e comunicação do trade turístico paraense.

Novo hotel em Castanhal, da Rede Solare

O Grupo Solare, em mais um investimento no estado, anunciou a abertura para 2012 do Hotel Expresso XXI Castanhal, a 70km do centro de Belém, capital do estado. A cidade é um importante pólo econômico do estado e ponto de acesso a outras regiões turísticas do Pará. O hotel deverá possuir 122 apartamentos, equipadas com ar-condicionado split, colchão box spring, fechadura e cofres eletrônicos, TV de LCD, telefone e internet wi-fi, além de área de lazer completa com piscina, sauna, sala de fitness e restaurante.

Investimentos da Embratur em fluxos latino-americanos

Entre as ações programadas para 2010 está o aumento dos valores investidos em promoção na América Latina. A Embratur, considerando a distância média de 8 horas de vôos dos principais mercados (Europeu e Norte Americano), resolveu aumentar entre 25 e 30% a verba promocional para atrair mais visitante sul-americanos. O turismo de fronteira é reforçado pelos dados disponibilizados pelo Ministério do Turismo:

País / Número de Visitantes / Percentual do principal país emissor
México / 20 milhões / 92% são norte americanos
França / 60 milhões / 80% europeus
Espanha / 60 milhões / 80% europeus

Os dados mostram que um grande percentual dos turistas que visitam determinados países é procedente de regiões próximas, do entorno do país receptor. Este fato se explica por questões de custo, facilidade de acesso e poder aquisitivo da demanda, o que talvez não se aplique diretamente na América do Sul, devido ao baixo grau de desenvolvimento e problemas econômicos que envolvem a maioria dos países sul-americanos.

Certamente, há uma demanda reprimida e poderá beneficiar grande parte do país, bastando pra isso também melhorar as conexões aéreas, tendo em vista a melhor acessibilidade. Por exemplo, o Norte e Nordeste do Brasil, apesar de serem potenciais destinos para estes visitantes, encontram-se desconectados do restante da América do Sul.

Singtur-Pa divulga suas ações no Pará

O Singtur-Pa, na administração iniciada em 2008, vem desenvolvendo diversas ações visando qualificar os Guias de Turismo Regionais e Nacionais no Estado do Pará, além de contribuir com diversos elementos da oferta turística as problemáticas e possíveis soluções para o Turismo no Pará. Vejamos algumas ações já realizadas e programadas para este primeiro semestre de 2010:

Em fevereiro:
- Reunião no Aeroporto sobre as problemáticas de acessibilidade e receptivo turístico;
- Reunião na Belemtur sobre os Postos de informações Turísticas;

Em março:
- Visita Técnica ao Aeroporto Internacional de Belém;
- 1ª Troca de Experiência em Guia de Turismo Nacional;
- Lançamento do Cupom de Desconto Pará Pai D`Égua;

Em abril:
- Interiorização em Santarém;
- Nivelamento de informações e operações em City Tour, Icoaraci, Mosqueiro, Barcarena e salinas;

Em maio:
- Treinamento de Guia Nacional para novos Guias de Turismo, em parceria com a Abav e operadores de excursões nacionais;

Um detalhe interessante informado pelo Singtur-Pa é que todas as ações estão sendo financiadas com recursos próprios.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Receptivo na chegada e na saída, o exemplo de Salvador pode ser aplicado no Círio

A Bahia, uma dos estados que mais recebem turistas no Brasil e, em especial, no período do Carnaval, este ano iniciou uma nova ação, visando manter a demanda e atrair novos visitantes. Em vários aeroportos do Brasil e do mundo é conhecida a ação na qual as secretarias de turismo, sejam ela municipais ou estaduais, recepcionam os visitantes durante importantes celebrações, sobretudo culturais. As mais conhecidas formas de recepcionar são por meio de danças típicas, distribuição de brindes, entre outras ações. Na Amazônia, Manaus, Parintins e Belém recepcionam seus visitantes durante o Festival do Boi (Amazonas) e Círio de Nazaré (Pará).
Bem... o visitante já foi bem recebido e na hora de ir embora? Precisamos dizer que ele foi e será bem vindo novamente. Aqui entra a “novidade” baiana, eles passaram a dizer um “até logo” de outra forma, também estando presente na saída deste visitante. Segunda Emília Salvador Silva, presidente da Bahiatursa, afirma que esses “brindes e folhetos que produzimos para entregar aos visitantes no final do carnaval é um jeito de fazer com que eles se lembrem ainda mais da Bahia, da emoção, da vivência, da alegria dos dias em que permaneceram em nosso Estado”. Fica a sugestão para as secretaria de turismo na Amazônia, que fazermos um final de festa diferente em 2010.

Vídeo do Aeroporto Internacional de Belém

Caros leitores, quem desejar conhecer um pouco do movimento do Aeroporto Internacional de Belém, assista o vídeo a seguir. Disponível também em http://www.youtube.com/watch?v=GQRzSRKhqD0&feature=geosearch.

Movimentação aeroportuária do Brasil em 2009 e na Amazônia

Com base em dados divulgados pela Infraero (2009), vejamos a movimentação dos principais aeroportos do Brasil, na comparação com 2008 (Aeroporto: dados 2009/dados 2008 – crescimento em %):

Brasil: 127.710.763 / 113.263.537 / +12,76%

Os 15 maiores terminais brasileiros em movimentação de passageiros:

1º. São Paulo-Guarulhos (SP): 21.607.303 / 20.400.304 / +5,92%
2º. São Paulo-Congonhas (SP): 13.659.398 / 13.672.301 / -0,09%
3º. Brasília (DF): 12.213.825 / 10.443.393 / +16,95%
4º. Rio de Janeiro-Galeão (RJ): 11.796.413 / 10.754.689 / +9,69%
5º. Salvador (BA): 7.063.087 / 6.042.307 / +16,89%
6º. Porto Alegre (RS): 5.607.703 / 4.931.464 / +13,71%
7º. Belo Horizonte-Confins (MG): 5.566.779 / 5.189.528 / +7,27%
8º. Recife (PE): 5.249.831 / 4.679.457 / +12,19%
9º. Rio de Janeiro-Santos Dumont (RJ): 5.040.424 / 3.628.766 / +38,90%
10º. Curitiba (PR): 4.853.733 / 4.281.354 / +13,37%
11º. Fortaleza (CE): 4.211.399 / 3.465.791 / +21,51%
12º. Campinas-Viracopos (SP): 3.364.245 / 1.083.878 / +210,39%
13º. Vitória (ES): 2.342.283 / 1.988.447 / +17,79%
14º. Manaus (AM): 2.307.423 / 2.021.668 / +14,13%
15º. Belém (PA): 2.201.439 / 2.153.508 / +2,23%

Outros aeroportos com destaque em crescimento:

Nordeste:
17º. Natal (RN): 1.881.580 / 1.643.369 / +14,50%
20º. Maceió (AL): 1.115.686 / 957.744 / +16,49%
21º. São Luís (MA): 984.756 / 870.784 / +13,09%
24º. Aracaju (SE): 727.366 / 669.777 / +8,60%
26º. João Pessoa (PB): 598.003 / 448.444 / +33,35%
31º. Teresina (PI): 557.798 / 466.034 / +19,69%

Norte:
30º. Porto Velho (RO): 561.331 / 426.470 / +31,62%
37º. Rio Branco (AC): 325.365 / 302.551 / +7,54%
41º. Palmas (TO): 298.484 / 259.362 / +15,08%

Aeroportos com quedas expressivas na Amazônia:
33º. Macapá (AP): 469.836 / 493.999 / -4,89%
35º. Santarém (PA): 364.615 / 386.160 / -5,58%
43º. Marabá (PA): 243.094 / 251.071 / -3,18%
67º. Belém-Júlio César (PA): 25.078 / 31.129 / -19,44%
47º. Boa Vista (RR): 190.469 / 205.180 / -7,17%

Análise: A crise, iniciada no final de 2008 que se prolongou ao longo de 2009, afetou consideravelmente as chegadas internacionais ao Brasil, como em todo o mundo. Porém, com o aumento do dólar, o mercado nacional se tornou bem atrativo. O reflexo disso está nos índices de crescimento do mercado nordestino, superiores a 10% na maioria dos aeroportos, chegando a expressivos 21% em Fortaleza, no Ceará. O reflexo do crescimento, principalmente a partir do segundo semestre, deu-se também pelo aumento de negócios entre as cidades escolhidas como sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, entre elas Fortaleza, Brasília, Manaus, Salvador, Natal e Recife.

Na Amazônia observamos uma situação bastante peculiar, enquanto os aeroportos na porção oeste da região apresentaram, na grande maioria, crescimento, entre eles: Manaus, Porto Velho e Rio Branco; os da porção leste, excetuando-se Belém (com pequeno crescimento) apresentaram queda, entre eles: Macapá, Marabá, Júlio César e Santarém. Diante destes números, algumas perguntas estão no ar:

- As cidades pólos da região (Belém e Manaus) alavancam o desenvolvimento das menores no seu entorno?
- Há uma desconexão entre as cidades da região?
- O desenvolvimento regional esta acontecendo desconectado?
- Quais fatores levaram ao crescimento de uma porção e o declínio da outras?

Números do turismo do Pará demonstram a falta de investimento

Abaixo seguem os números da Movimentação no Aeroporto Internacional de Belém em 2009:

Ano Pax`s
2003 1.172.457
2004 1.330.965
2005 1.523.714
2006 1.776.008
2007 2.119.552
2008 2.153.508
2009 2.201.439

Os números refletem, além de outros fatores, o crescimento da atividade turística no Estado do Pará, até 2006, quando o Turismo era uma prioridade declarada do governo, os acréscimos anuais no número de viajantes foram de 158.508 (2003/2004), 192.749 (2004/2005), 252.294 (2005/2006) e 343.544 (2006/2007), com média de 236 mil passageiros anuais, ou seja, em quatro anos quase se duplicou o movimento do aeroporto. Nos anos seguintes, também devido à crise, mas também aos sucessivos cortes de investimento na área e nos repasses feitos ao Paratur (órgão Oficial de Turismo do Pará), houve uma queda expressiva no crescimento de viajantes, com acréscimo médio anual de 40 mil passageiros, bem abaixo do registrado nos anos anteriores.

Hotelaria: o grupo maranhense Solare realiza grandes investimentos em Belém, no Pará

O Grupo Solare desembarcou de vez em Belém, no Pará, além dos já inaugurados Expresso XXI Batista Campos e Nazaré, ainda em 2010, serão inaugurados o Gran Solare Connext (alto padrão) e Soft Inn Batista Campos, e para os anos seguintes virão o Soft In e Expresso XXI Hangar, próximo ao Centro de Convenções. Em breve, o grupo será um dos maiores conglomerados hoteleiros na Região Norte. Esta renovação da hotelaria paraense tem sido muito positiva para o mercado, incentivando a concorrência e a adequação dos estabelecimentos regionais a padrões de qualidade nacionais e internacionais, além de aumentar o aspecto qualitativo da oferta hoteleira, com diferentes padrões, tarifas e localização.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Estado do Amazonas colheu bons resultados no Turismo em 2009

O fluxo turístico no estado do Amazonas registrou crescimento de 15% em 2009. Os dados da Amazonastur (Órgão Estadual de Turismo do Amazonas) apontam mais de 600 mil visitantes somente na capital, Manaus. O objetivo para médio prazo é atingir a marca de 2 milhões de visitantes até 2014, ou seja, mais que triplicar a demanda de visitantes do ano passado.

A expectativa dos governantes locais é bastante otimista, em decorrência da Copa de 2014 (Manaus é uma das sub-sedes brasileiras), mas também calcada no crescimento da infraestrutura aeroportuária da capital, uma vez que o aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, atendeu, em 2009, cerca de 2.307.000 passageiros, e sua capacidade operacional é de 1.815.000 passageiros/ano.

Novos equipamentos turísticos em Marudá e Algodoal no estado do Pará

Novo equipamento turístico em Marudá e Algodoal, conheçam a Ecoturismo... www.ecoturismopara.com.br.

Alguns números do turismo mundial

Recentemente, a Organização Mundial do Turismo (http://www.unwto.org/index_s.php) publicou números relativos ao crescimento do turismo mundial. Vejamos alguns:
1. Estima-se que as chegadas internacionais de turistas em 2009 tenham tido um declínio mundial de 4%, atingindo 880 milhões (a OMT considera, para contabilizar o número de viajantes em nível mundial, o número de chegadas nos principais portões de entrada (aeroportos) mundiais);
2. O último trimestre de 2009 registrou um retorno do crescimento, após 14 meses de resultados negativos, contribuindo para um resultado anual melhor do que o esperado (cabe ressaltar que apesar do crescimento dos fluxo de viajantes nacionais no Brasil, o crescimento internacional foi de 0,14%, praticamente estável);
3. A melhora de 2% registrado no último trimestre de 2009 contrasta com o declínio de 10%, 7% e 2% dos três primeiros trimestres respectivamente;
4. A Ásia e Pacífico e o Oriente Médio lideram a recuperação, com crescimento positivos em ambas as regiões já na segunda metade de 2009 (Verifica-se que os mercados mais afetados são os mais maduros, sobretudo o Europeu e Norte Americano);
5. A OMT projeta para 2010 um aumento entre 2% a 4% nas chegadas internacionais (a recuperação tende a ser lenta);
Fonte: world Tourism Barometer – Vol. 8, No. 1, Janeiro 2010 (http://unwto.org/) - Barometro_1_2010_en.pdf

Classes C e D, os emergentes do Turismo

Duas novas classes sociais começam a freqüentar espaços antes tidos como de classes A e B. O crescimento e a estabilidade econômica alçaram milhões de brasileiros das classes mais baixas para as classes C e D, que hoje compõe uma importante parcela da população do país. Assim como aconteceu com eletrodomésticos, tratamentos de beleza, carros e outros bens de consumo, que tiveram seu consumo aquecido por conta da ascensão social, agora é a vez do setor de lazer, incluindo o turismo, que também sente o aquecimento do poder de consumo. Muitos brasileiros, graças a generosos descontos e parcelamentos a perder de vista, tem se aventurado por novas regiões do Brasil e até do exterior.

Brasileiros, antes restritos a praia mais próxima, agora se dirigem ao aeroporto ou via excursões rodoviárias a praias do Nordeste, a cidades latinas e mesmo a Europa. Empresas ligadas neste novo cliente, já adaptam produtos e serviços a este mercado, vejamos alguns exemplos:

1. Companhia aérea Gol: visando estar mais próxima deste cliente, abriu lojas em pontos estratégicos e criou até uma cartilha, com todas as informações e orientações para uma viagem, desde a venda ao check in, passando pelo embarque e desembarque;
2. TAM e Trip Linhas Aéreas: fechou parceria com instituições financeiras para facilitar o parcelamento das passagens, em até 60X;
3. Operadores de Turismo: grandes operadores nacionais, como a CVC, já comercializam pacotes específicos para esta clientela, de cruzeiros marítimos a excursões ao Nordeste brasileiro. Excursões parcelas em até 12x ou financiadas por meio de instituições financeiras;
4. Instituições financeiras: grandes bancos, como a Caixa Econômica e Basa (Banco da Amazônia), lançaram produtos específicos para este perfil de consumidor, como cartões de crédito e linhas de crédito para gastos em viagem;

Quais os desafios deste novo mercado:

A. Conciliar preço e qualidade: é um mercado que busca preço, mas sem descuidar da qualidade dos produtos e serviços;
B. Atendimento: este novo cliente ainda é inexperiente para ambientes pouco acolhedores como aeroportos, além dos termos estrangeiros, demandará do trade turístico (Agentes de Viagem, Guias de Turismo, Operadores, entre outros), uma mudança na forma de tratamento, com maior atenção aos detalhes e esclarecimentos em termos que para o “antigo” cliente parecem novos, como check in, boarding pass, gate, ticket, entre outros;
C. Preconceito: ainda há no mercado um certo preconceito contra este tipo cliente, tido como “farofeiro”, pois “gasta pouco no destino” e “usa serviços de menor qualidade e preço”. Se de certa forma esta fato acontece, é porque muitos serviços não estão adaptados a esta demanda, aqui o desafio será sempre somar bons preços, qualidade no serviço e atendimento;
D. Infraestrutura: o crescimento muito rápido desta demanda pode comprometer seriamente a infraestrutura de destinos que já experimentaram um crescimento acelerado da demanda nos últimos anos. Aeroportos, estradas de acessos e atrações, além de restaurantes e espaços culturais, tendem a ter a qualidade do atendimento e de suas infraestruturas diminuídas.

Fontes para a reportagem: Revista Veja (Edição 2150) e Ministério do Turismo

A Região Norte entra na rota dos fretamentos aéreos

A temporada de vôos extras (charters e fretamentos), os chamados vôos não regulares, vem crescendo a passos largos em várias regiões do Brasil, inclusive com a exploração de mercados do interior do Brasil, como dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Contudo a novidade desta temporada 2009/2010 é o lançamento de vôos internacionais de cidades a partir da Região Norte do Brasil. Cabe ressaltar que nas temporadas de julho de 2009 e 2009, Belém já contava com vôos não regulares para destinos de praia, como Fortaleza. Durante janeiro de 2010, a Gol, em parceria com a CVC, ofertou vôos semanais na rota São Paulo – Belém – St. Maarten. A equipe do blog entrará em contato com o operador local dos roteiros para verificar o volume de passageiros embarcados na rota.

Será que a Puma Air vem mesmo!?


A julgar pelas últimas notícias nos sites especializados em aviação, realmente a Puma Air pretende decolar novamente. A conferir... vejamos a primeira foto não oficial (montagem), um 737-300 pintado nas cores da companhia aérea. Há até um aviso no site oficial da empresa... http://www.pumaair.com.br/Default.html.

Infraestrutura para o crescimento da atividade turística: aeroportos

Os principais terminais amazônicos já operam acima do limite, Manaus, Macapá e Santarém. Belém, o segundo maior aeroporto em volume de passageiros, já opera próximo do seu limite operacional*. No restante do Brasil a situação não muito diferente, segundo estado do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), no maior portão de entrada do país, São Paulo (Guarulhos), nos horários de pico faltam cerca de 12 vagas no pátio para estacionar aeronaves.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já restringiu as operações nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dummont. Agora estuda as mesmas medidas para Brasília. Vejamos parte do estudo divulgado via site Pabrotas, pelo SNEA (Sindicato Nacional de Empresas de Aviação):

GUARULHOS
Em Guarulhos, maior aeroporto brasileiro, e que no ano passado recebeu 21,607 milhões de passageiros, a Infraero promete construir um terceiro terminal de passageiros, uma nova pista para taxiamento dos aviões e a implementação de um sistema de pista e pátio. Segundo o site da empresa, todas as obras estão em processo de licitação, o problema é que dois projetos, segundo o cronograma do Governo Federal, já estão atrasados: pista de táxi (início previsto para dezembro do ano passado) e construção do sistema e pátio (janeiro de 2010).

VIRACOPOS
Talvez um dos aeroportos que mais cresceu nos últimos anos, Viracopos, localizado em Campinas, no interior paulista, vive ainda um momento de evolução. Com a chegada da caçula Azul, o equipamento vem registrando aumentos mensais no fluxo de passageiros, e a tendência para os próximos anos é que esses números continuem em uma ascendente, até porque a portuguesa Tap já anunciou sua chegada. Porém, Viracopos sofre com a inexistência de fingers, sem contar a falta de espaço no pátio para a organização das aeronaves que não estão em operação. Para solucionar o problema, a Infraero montou um plano de expansão que prevê a reforma do terminal de passageiros existente, a construção de um novo espaço para os usuários e mais um pátio. Até o momento, o site da Infraero relata que o atual terminal será revitalizado após o planejamento para a contratação do projeto executivo; já a nova área para os viajantes e a construção do pátio aguardam licenciamento ambiental para a contratação do projeto.

BRASÍLIA
No Distrito Federal encontra-se uma das piores situações do País. O Aeroporto Juscelino Kubitschek, que opera muito acima de sua capacidade (o local tem capacidade para 10 milhões de paxs/ano, mas recebe 12,2 milhões de usuários), necessita ampliar a região sul do terminal de passageiros, mas o projeto encontra-se em elaboração, ainda segundo o site da Infraero. Com ou sem obras, a estimativa da Airports Council International (ACI) é que o local receba, em 2014, cerca de 19,9 milhões de pessoas.
PORTO ALEGRE
Situação parecida vive o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Com previsão de receber 8,8 milhões de passageiros em 2014, o equipamento necessita, segundo o Snea, ampliar sua pista, assim como o espaço para o taxiamento das aeronaves, mas fará somente reformas no terminal de passageiros. A obra, prevista para iniciar em abril (e terminar em junho de 2013), está com o projeto em fase de revisão. A demanda de usuários já está 1,6 milhão acima da capacidade do aeroporto, segundo estudo do sindicato.

MINAS GERAIS
Reforma e modernização do terminal de passageiros e reestruturação e ampliação da pista de pousos e pista de taxiamento. Essas são as obras previstas para o aeroporto de Confins, em Minas Gerais. O equipamento, que recebeu 2,567 milhões de passageiros no ano passado, e que prevê, só em julho de 2014, movimentar 984 mil pessoas, aguarda a elaboração dos projetos. Quando as obras forem concluídas (2013), Confins continuará operando muito próximo da sua capacidade.

“Se considerarmos que as empresas responsáveis pelas obras (as que existem, é claro. Muitos projetos não tem ainda um responsável) têm 23 meses para a elaboração do projeto, sem contar que necessitam encerrar os processos de licenciamento ambiental, resolver trâmites jurídicos e executar das obras, é improvável que essas melhorias aconteçam a tempo”, concluiu o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins.

Nota técnica:
A capacidade operacional de um aeroporto é medida, de forma geral, em passageiros/ano, ou seja, quantos passageiros o terminal pode atender confortavelmente ao longo de um ano sem que tenha sua estrutura comprometida, qualitativa e operacionalmente. Contudo um terminal apto a receber 2,4 milhões de passageiros/ano, caso de Belém, não necessariamente estará comprometido quanto atingir esta marca, pois outra técnica utilizada para medir a capacidade operacional de um aeroporto é sua capacidade de processamento por hora, o que aumenta consideravelmente a capacidade total, porém esta medida envolve melhor utilização dos horários no qual o aeroporto está ocioso. De qualquer forma a utilização intensiva e diária do terminal causa um desgaste mais acelerado do equipamento, demandando mais recursos para a sua manutenção, diminuindo a vida útil do equipamento.

Paratur cria cartão que dá descontos na baixa temporada

Com o objetivo de incrementar o turismo na baixa temporada, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) criou o “Viva-O-Pará”, cartão que garante descontos de até 30% na hotelaria e 10% nos restaurantes. No total, 11 municípios participam do programa: Altamira, Belém e ilhas, Bragança, Marabá, Maracanã (Algodoal), Marapanim, Salinópolis, Salvaterra, Santarém, Soure e Tucuruí.

O momento atual é de cadastro das empresas interessadas em participar do programa. Para tal é necessário ter cadastro também no Ministério do Turismo (Cadastur). A participação no “Viva-O-Pará” garante acesso facilitado a financiamentos do Banco da Amazônia e do Banpará para a implementação de melhorias nas instalações. O site da Paratur é www.paratur.pa.gov.br. A iniciativa é muito positiva, porém falta maior divulgação.

Paratur cria cartão que dá descontos na baixa temporada

Com o objetivo de incrementar o turismo na baixa temporada, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) criou o “Viva-O-Pará”, cartão que garante descontos de até 30% na hotelaria e 10% nos restaurantes. No total, 11 municípios participam do programa: Altamira, Belém e ilhas, Bragança, Marabá, Maracanã (Algodoal), Marapanim, Salinópolis, Salvaterra, Santarém, Soure e Tucuruí.

O momento atual é de cadastro das empresas interessadas em participar do programa. Para tal é necessário ter cadastro também no Ministério do Turismo (Cadastur). A participação no “Viva-O-Pará” garante acesso facilitado a financiamentos do Banco da Amazônia e do Banpará para a implementação de melhorias nas instalações. O site da Paratur é www.paratur.pa.gov.br. A iniciativa é muito positiva, porém falta maior divulgação.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Manaus e Rio Branco estão em estudo para receber vôos do Peru

O Ministério do Turismo juntamente com o embaixador do Peru no Brasil, Hugo de Zela, estão verificando a viabilidade econômica e técnica da ligação entre as capitais Manaus (AM) e Rio Branco (AC) terem uma ligação aérea com Cuzco, no Peru. O Ministério do Turismo deverá apresentar nos próximos meses a proposta às companhias aéreas nacionais e aos governos dos estados do Acre e Amazonas.

Aeroportos no interior para dinamizar fluxos turísticos

Alguns governos estaduais já entenderam que a acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento ou menos consolidação de destinos turísticos, no caso de destinos distantes da demanda, os aeroportos desempenham um papel fundamental. Os governos do Piauí e Minas Gerais estão revitalizando os aeroportos do interior do estado, na tentativa de dinamizar atividades econômicas, desde o agronegócio até o turismo.
No Piauí, está marcada para março, a inauguração da ampliação da pista (de 2050 para 2500 metros de extensão) do recém criado Aeroporto Internacional de Parnaíba, possibilitando a operação regular de jatos de médio e grande porte. Este aeroporto é estratégico para o roteiro integrado que envolve os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, o chamado Delta do Parnaíba, que inclui também os Lençóis Maranhenses.
Em Minas Gerais, por meio do Programa Aeroportuário de Minais Gerais (Proaero), o governo estadual vem reformando diversos aeroportos no interior, com destaque para Governador Valadares, Patos de Minas e Caxambú.
A reforma destes terminais permite ligações regionais entre o interior e os grandes centros urbanos e mesmo entre cidades importantes no interior. Na Amazônia, onde a impossibilidade de construção e manutenção de estradas têm um custo bastante elevado, além de contribuir para o desmatamento, o acesso aéreo é fundamental para dinamizar a economia da região em vários setores, inclusive o turismo.

Mais uma reestruturação: Japan Airliners

Mais uma companhia aérea internacional “tradicional”, a japonesa JAL – Japan Airliners, iniciou processo de reestruturação que, por via de regra, inicia-se com um pedido de falência. Outras companhias de bandeira (representante de países) já passaram pelo processo deste o surgimento das companhias de baixo custo/baixa tarifa e dos atentados de 11 de setembro que aceleram o processo. Algumas companhias, como as Americanas, Deltas, United, Continental; a australiana Qantas; a holandesa KLM, que recentemente somou suas operações com Air France; a inglesa British; a espanhola Ibéria; e a brasileira Varig, comprada, quem diria, pela “low cost” Gol.
No mercado amazônico também podemos observar este movimento, mas em outro setor, o de hotelaria. Em Belém, diversos hotéis tradicionais já sucumbiram a processo de modernização, e os que ficaram tiveram que modernizar suas instalações. Semelhante ao que aconteceu ao hotel Ca’d’Oro (Revista Viagem e Turismo, Janeiro 2010, p. 42-43) que fechou as portas em dezembro de 2009, Vanja e Equatorial encerraram suas atividades ao longo da década de 90 do século XX.
O processo é natural e promove uma reciclagem do destino turístico, seja por meio da modernização dos empreendimentos, sejam eles ligados ao mercado de baixo custo ou não, pois no caso de Belém, no prédio onde funcionava o hotel Vanja, renasceu um empreendimento 5 estrelas, o hotel Crowne Plaza.

Nestlé abre fábrica ao público para exibir processo de produção de chocolates

Uma idéia no mínimo gostosa, segundo a Folha de São Paulo, a fábrica de chocolates Nestlé abrirá as portas da fábrica de Caçapava, a cerca de 109 km da cidade de São Paulo, para explicar aos visitantes todo o processo de fabricação dos chocolates. O passeio, chamado de “A Divertida Fábrica de Chocolate”, mostrará as cinco etapas de fabricação do produto através de janelas de vidro: matéria-prima, mistura, confeitaria, moldagem e embalagem.

Essa é uma boa oportunidade para os grupos rodoviários que passam pela região, pois além de divertido, pois as explicações serão dadas por guias fantasiados de personagens como Menino Chokito, Vaca Galak e Menina Surpresa.

As visitas são gratuitas e devem ser marcadas pelo telefone 11-3032-1113. Mais informações, site www.nestle.com.br/chocofabrica.

Associação Pró-turismo em Mosqueiro

Cansados de esperar apoio do poder público estadual e municipal, diversos empresários e moradores da Ilha do Mosqueiro se uniram em torno da Associação Pró-turismo para dinamizar o Turismo na ilha. O Blog parabeniza a audácia e pró-atividade da iniciativa. A Associação já produz o mapa e guia de serviços da ilha, tudo de forma ecológica, em papel reciclado.

Turismo vira disciplina obrigatória nas escolas de Macapá

O prefeito de Macapá, Roberto Regis, em mais uma atitude pró-turismo sancionou uma lei, em 2009, obrigando as escolas da rede pública de Ensino Fundamental a integrar a disciplina Noções de Turismo a grade curricular. A lei ainda não gerou nada muito prático, mas certamente é uma ótima iniciativa para a “cultura do turismo”.

Puma Air parece que esta de volta...

Vários blogs e sites de notícias especializados em aviação afirmam que a companhia regional paraense Pumaair estaria na eminência de aquisição de um Boeing 737-300, de 144 assentos , para operar a rota Macapá – Belém – São Paulo (Guarulhos) a partir do dia 25/02. Esperamos que a notícia se concretize, trazendo mais concorrência e opções de vôos para as duas capitais do Norte do Brasil, pois atualmente apenas a TAM e a Gol, além da regional Trip, operam vôos em Belém, enquanto em Macapá, apenas as duas grandes companhias nacionais.

Recorde de Turismo Rodoviário em Belém

Segundo o Singtur-Pa, o ano de 2009 foi muito positivo para o Turismo Rodoviário em Belém, vejamos os números divulgados dedes 2007, quando o levantamento começou a ser feito:

Ano Veículos de Turismo
2007 17
2008 29
2009 35

O destaque deste ano foram os fretamentos vindos do Nordeste brasileiro, sobretudo do Maranhão, Piauí e Ceará, mostrando que estes mercados são muito tradicionais para a festa do Círio. Este crescimento se deve, sobretudo, a manutenção dos acessos rodoviários a região. Os principais acessos rodoviários a Belém, as BR 010 (Belém-Brasília) e BR 316 (Pará – Maranhão), foram recuperados nos últimos anos, facilitando o acesso a capital, onde ocorrem os principais festejos do Círio. O Singtur-Pa ressalta que nos dados apresentados não estão computados os veículos que estiveram na cidade ao longo ano de 2009 para a participação dos eventos ocorridos em Belém. Abaixo uma lista dos principais operadores:

1. Bressatur
2. Pollitur
3. Crisbell
4. Via Luxo
5. WUP
6. Jonas Turismo
7. Realeza Turismo
8. Rota do Mar Turismo
9. Josa Turismo
10. Norte Sul
11. Santa Izabel Turismo 63
12. Costa Verde
13. Ivone Turismo
14. MN Turismo
15. Santa Terezinha Turismo
16. Brasil Turismo
17. Zanchetur
18. Shalon Turismo
19. Meltur
20. Santur
21. Colina
22. Transperu
23. Barroso
24. Nacional
25. Ágape
26. Gran tur;
27. New Age
28. Km Turismo
29. Santostur
30. Max Turismo
31. Blue Tour
32. Caeté
33. Corumbau
34. Josa Tur
35. Anatur
36. Praia Grande Turismo
37. Maryelle Turismo

Além de fretamentos vindos de Marabá, Fortaleza, São Luis e Teresina, por meio da empresa Expresso Guanabará.