Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 30 de janeiro de 2010

Seminário de Negócios em Turismo!

A Paratur esta promovendo o Seminário de Negócios em Turismo, com foco nos programas Cadastur e Viaja Mais Melhor Idade, além de cases de sucesso. A participação no evento é gratuita, basta confirmar a presença pelo telefone: 3225-0327 ou emails: gilena.lima@paratur.pa.gov.br ou isabela.sena@paratur.pa.gov.br.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sustentabilidade em Agência de Viagem e Turismo

O setor de turismo pouco tem feito em favor da sustentabilidade, os maiores esforços são de fabricantes de aviões e veículos de turismo, principalmente em relação ao consumo de combustíveis, baseados em petróleo. A fabricante de aviões Boeing e diversas companhias aéreas, com destaque para as nacionais Gol e Azul, têm investido em materiais alternativos para construção de aeronaves; redução do peso de aeronaves, por meio da retirada do excesso de papel; e utilização de combustíveis mais verdes nos motores das aeronaves.
Os fabricantes de ônibus, como a Marcopolo, têm investido em designe, além do aprimoramento tecnológico dos motores para redução do consumo e utilização do biodiesel. Mais informações em www.marcopolo.com.br.
No Turismo, especificamente no setor de Agência de Viagens e Turismo, as principais iniciativas são no sentido do comércio eletrônico, diminuindo sensivelmente a utilização de papel para comercialização de roteiro. Grandes operadores nacionais, como a CVC (www.cvc.com.br); e internacionais, como a portuguesa Abreu (www.brasil.abreu.pt), já comercializam em larga escala seus roteiros pela internet. O uso de plataformas eletrônicas contribui para a diminuição das emissões de carbono geradas pela comercialização de serviços feita por diversos operadores, porém os avanços devem seguir, também, em direção aos clientes. Os operadores e a cadeia produtiva envolvida na comercialização e operação dos serviços vendidos a milhares de clientes em nível mundial devem dar mais atenção a este processo, sob pena do Turismo ser considerado uma das maiores fontes de poluição do planeta, isso devido a toda a cadeia envolvida e seus respectivos impactos.

Operadores nacionais, como a Ambiental, preocupadas com estas questões, imprimem seus folhetos, inclusive nas revistas de circulação nacional, em material reciclado, além dos roteiros comercializados possuírem um apelo ecológico. Observa-se que as iniciativas são poucas e espalhadas, contudo o caminho, na mudança de paradigma, é lento e depende também da mudança de postura do consumidor. Vejamos algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir as emissões geradas pelas operações de agências de viagens:

1. Uso de papel reciclado na emissão de documentos e roteiros, assim como do material de marketing;
2. Sensibilizar o cliente para receber, em vez de informações impressas, informações eletrônicas, via email, sms, mms e outros;
3. Reciclagem do lixo empresarial utilizado, como papéis e plásticos;
4. Substituição dos copos descartáveis por reutilizáveis, como vidro, que podem ser lavados e utilizados várias vezes;
5. Otimização das operações com operadores parceiros, para evitar a circulação de veículos com poucos passageiros;
6. Utilização de plataformas eletrônicas, como internet e celular, para o marketing, em vez da mídia impressa; 
Estas e outras medidas, além de melhorar a relação com o planeta, certamente produzirão economia de insumos e aumentando do lucro operacional.

Manaus ganhará, a partir de junho, mais uma freqüência internacional

A companhia aérea norte-americana, Delta Airliners, anunciou, recentemente, que irá aumentar as freqüências de vôos em algumas cidades brasileiras a partir de junho de 2010. Brasília e Manaus serão as cidades contempladas com mais um vôo semanal cada, totalizando quatro vôos semanais em cada cidade. A freqüência visa atender a crescente demanda de negócios e consolidação da linha em vista a Copa de 2014.

Belemtur, ABIH e Sindetur-PA oferecem curso na área de hotelaria

Visando atender a demanda crescente de mão de obra em hotéis na Região Metropolitana de Belém, Belemtur (Coordenadoria Municipal de Turismo), ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – Pará) e Sindetur-Pa (Sindicato das Empresas de Turismo – Pará) promovem de 1º a 5 de fevereiro o curso básico de Recepção Hoteleira. O curso visa qualificar mão de obra específica para este setor, uma vez que está prevista a inauguração de aproximadamente 19 novos hotéis na região, gerando, segundo Álvaro do Espírito Santo, Diretor da Belemtur, 1600 postos de trabalho somente na nova rede hoteleira.

As inscrições já estão abertas. Os investimentos são de R$ 60,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais. Maiores informações por meio da Belemtur: 91 – 3283-4850 / 4853.

O crescimento nos aeroportos do Nordeste dispara

A Infraero (2010) informou que o crescimento no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi vertiginoso, de aproximadamente 20% na comparação entre os anos de 2008 e 2009, com mais de 5000 operações de aeronaves ao longo de um único mês. Parte deste movimento, sem dúvida, é de viajantes sulistas em busca do litoral cearense.

Bahia é recordista em capitação de recursos infraestrutura turística nos últimos 3 anos, já na Amazônia

No período entre 2007 e 2009, o Estado da Bahia captou R$ 247 milhões de reais do Ministério do Turismo e outras entidades financiadoras da área para obras de infraestrutura turística no estado. O fato mostra a decisiva aposta feita no setor, não só pelo governo atual, mas numa política de estado consolidada ao longo de vários governos.

Na Amazônia, apenas no estado do Amazonas tem uma política consolidada para a área de turismo, mantida apesar das mudanças de governo, o que contribui para que a capital, Manaus, fosse escolhida como uma das sub-sedes da Copa de 2014. No Pará, por exemplo, houve uma descontinuidade nas políticas de turismo, o setor deixou de ser um dos tripés de desenvolvimento estadual, apesar de ser grande gerador de emprego e renda; e os recursos do órgão oficial de turismo diminuíram bastante, inviabilizando a maioria das ações no setor. A clareza das políticas públicas e sua continuidade são fundamentais para um desenvolvimento turístico de qualquer destino turístico.

Homenagem da TAP e Infraero ao aniversário do Rio de Janeiro

Muito interessante a homenagem organizada pela Infraero em parceria com a TAP, em pleno saguão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão, pelo aniversário da Cidade Maravilhosa, dêem uma olhada no vídeo postado no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=oqMrZ83T4FI.

Trip começa a operar no estado do Acre

Os acreanos ganharam mais um incremento em sua malha aérea, as cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul passaram a ser atendidas diariamente pela Trip Linhas Aéreas, em vôos que se iniciam em São Paulo e terminam em Cruzeiros do Sul, no Acre. Cabe ressaltar que após a quase falência da Rico Linhas Áreas, este importante estado da Amazônia ficou sendo atendido apenas pelas duas grandes companhias nacionais, Tam e Gol. Agora, com mais opções de horários e vôos, melhora a oferta para os viajantes que se direcionam a esta região.

Hotel Holiday in em Belém pronto para iniciar obras

As obras do novíssimo Holiday In devem iniciar em breve, as placas indicativas da obra já se encontram no canteiro na BR 316, próximo ao Shopping Castanheira. Parece apenas o poder público não ter entendido a importância da atividade turística para a Região Metropolitana de Belém, enquanto Belém continua como a única capital do país a não possuir Secretaria de Turismo; a Paratur continua com verbas reduzidas, tendo que optar entre uma ação ou outra ao longo de 2010.
Belém e sua Região Metropolitana, basicamente, possuem como principal atividade econômica o setor de serviços, a médio e longo prazo uma dos setores que mais pode incrementar a geração de emprego e renda, sem dúvida, é a atividade turística, sendo em novos hotéis, no receptivo ligado a eventos, além dos setores como transporte, alimentação, atrações turísticas, entre outros que orbitam em torno do setor. Vamos aos números de apenas um único evento, o Confitea (levantamento empírico), ocorrido no final do segundo semestre de 2009:

Hotéis envolvidos: 10 empreendimentos
Transportadoras: 5 empresas
Guias de Turismo: 20 profissionais
Restaurantes e atrações: 50 profissionais
Agentes de viagens: 10 profissionais
Passeios vendidos: 200 (incluindo City Tours, tours fluviais e acompanhamentos personalizados)

- Ao todo, pelo menos 100 profissionais estiveram envolvidos diretamente ao longo de 7 dias do evento.
- Os recursos movimentados, considerando a média de participantes, vindos de diversos países, ultrapassou a cifra de R$ 1,5 milhão de reais, entre hospedagens, transporte, alimentação e demais serviços.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sustentabilidade e o Turismo, o que podemos fazer agora?

O aquecimento global é uma verdade inconveniente para muitas empresas, pessoas e instituições, porém a realidade é perceptível, a temperatura do planeta está aumentando, a dúvida é quantos graus irá aumentar nos próximos anos? Algumas empresas, em diversos setores, e governos já estão fazendo a sua parte,e nós da área do Turismo, o que estamos fazendo? Como podemos ajudar? Como uma agência de viagem, um Guia de Turismo, uma Transportadora de Turismo podem contribuir? Vamos discutir estas questões e trazer exemplos de como muitas empresas, não necessariamente da área de Turismo, estão mudando suas formas de produção para gerar serviços de melhor qualidade e melhorar a qualidade do Meio Ambiente.

Adetur estréia homepage

A ADETUR – Agência de Desenvolvimento Turístico da Macro Região Norte (http://www.adeturamazonia.com.br) pôs no ar sua própria homepage visando divulgar a Amazônia e ser mais um canal de desenvolvimento turístico para a Região Norte. Desejamos sucesso e conte com o nosso apoio.

Vamos nos atualizar, quantos habitantes têm Belém?

Dez entre dez visitantes, ao longo de sua visita, sempre perguntam, quantos habitantes tem Belém? A pergunta pode vir logo no início, ao longo de um City Tour ou mesmo, para os mais desatentos, no final, quase chegando ao aeroporto. Esta pergunta, aparentemente inocente, fornece muitos dados aos nossos curiosos visitantes. Dependendo da população, o visitante terá uma primeira impressão da cidade, logo na chegada, pois o porte da cidade (grande, média ou pequena) fornecerá ao visitante uma idéia dos serviços que irá encontrar.
- No Brasil, as cidades mais populosas são:

Município e População
São Paulo 11.037.593
Rio de Janeiro 6.186.710
Salvador 2.998.056
Brasília 2.606.885
Fortaleza 2.505.552
Belo Horizonte 2.452.617
Curitiba 1.851.215
Manaus 1.738.641
Recife 1.561.659
Belém 1.437.600
Total 34.376.528

- Na Amazônia as cidades mais populosas são:
Manaus: 1.7 milhão de habitantes
Belém: 1.5 milhão de habitantes
Ananindeua: 0,5 milhão de habitantes
Sendo que Belém é considerada a maior região metropolitana da Amazônia, com 2.1 milhões de habitantes (IBGE, 2008).

Versatilidade do Centro de Convenções mostra a competitividade e a profissionalização do mesmo

Receber numerosos e diversificados eventos em Belém era uma tarefa complicada, ainda mais no mesmo espaço, ainda mais com a restrição da maioria deles, localizados no centro da cidade. Realizar estes eventos no mesmo local ajuda a cidade a dinamizar áreas e otimizar recursos, de forma a diminuir o custo da realização de eventos e contribui para maior participação do público. O Hangar se destacou neste sentido, realizando, simultaneamente, cinco eventos em suas instalações: na área externa, o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, realizando a mais de 30km da praia mais próxima, e o Feirão de Carros, com mais de 13 concessionárias da Região Metropolitana de Belém participando; na área interna, duas feiras e dois congressos, o Congresso de Endocrinologia e Metabologia, as aulas do Movimento Brasil Alfabetizado e a Feira de Orientação Vocacional. Sem dúvida, um sucesso.

Crescimento do Turismo de Eventos em Belém

A pergunta que devemos fazer seria, e se tivéssemos construído antes? Sem dúvida, o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia é um sucesso, os números divulgados recentemente pela própria administração não deixam dúvidas... foram 2.2 milhões de pessoas participantes em mais 500 eventos ao longo destes dois anos de funcionamento. A administração do espaço já fala em ampliação do espaço para atender eventos cada vez maiores e de maior público. Contudo, as preocupações devem ir bem mais além, pois as envolventes que também dinamizam o espaço precisam receber a devida atenção, senão teremos um grande investimento sem o devido retorno:
- a malha aérea restrita, não podemos receber mega eventos, se não houver forma das pessoas chegarem até a cidade;
- o trânsito do entorno do Hangar, caótico em dia de grandes eventos. Não há espaço adequado para veículos de turismo, nem espaço coberto para veículos de todos os tipos, nem mesmo para desembarque de cargas;
- a competitividade entre cidades e seus respectivos espaços para eventos é muito grande, principalmente, no setor privado, desta forma a melhoria qualitativa do espaço, não só interna, mas também, externa, podem tirar pontos da cidade candidata;
- rede hoteleira de qualidade muito reduzida, o que compromete a recepção de médios e grandes eventos;

Estas e outras questões devem ser pensadas, pois o Hangar, sem dúvida, é uma fonte positiva de renda e novos negócios para a cidade, contudo devemos estar atentos a diversos aspectos técnicos e qualitativos para mantermos a competitividade do Centro de Convenções e de Belém.

Ceará ganhará um imenso aquário até 2011




O Governo do Estado do Cará iniciará em breve uma gigantesca obra na orla de Iracema, o Acquário Ceará (www.acquarioceara.com.br) (http://www.youtube.com/watch?v=vcUWtLIZaiY – no Youtube), uma nova atração para os milhões de visitantes deste importante destino turístico brasileiro. Cabe ressaltar a decisiva opção do governo deste estado pelo Turismo, grande gerador de renda e emprego para a região. Vamos nos mirar no exemplo nordestino, antes que a nossa principal atração seja devastada... a floresta.
O ciclo de um determinado produto turístico é conhecido no meio acadêmico como ciclo de vida do produto turístico (Butler, 1980), na qual este passa por cinco estágios ao longo de sua existência “introdução, crescimento, maturidade e declínio”. O produto Ceará, pelos indicadores disponíveis, esta chegando a sua fase de maturidade, quando os fluxos turísticos apresentam desaceleração no crescimento e até queda de alguns mercados específicos, no caso cearense, os portugueses. Nesta fase, de maturidade, o destino tende a criar novas atrações e buscar novos mercados pára manter suas taxas de crescimento. Sem dúvida o Ceará está tentando as duas opções, criando novas atrações ou renovando as atuais, além de ações em novos mercados, como países ao norte da Europa.

Imagens:
1. Aquário Ceará, Projeto
2. Aquário Ceará 2, Projeto
3. Ciclo de Vida do Produto Turístico, Butler, 1980

Surinam Airways com novos equipamentos



A empresa internacional e praticamente única em operação regular em Belém, a surinamesa Surinan Airways, recentemente, colocou em operação nas rotas Paramaribo – Belém – Paramaribo e Caiena – Belém – Caiena um novo equipamento, um Boeing 737-300, que também voa nas rotas caribenhas, e nas rotas internacionais Paramaribo – Amsterdã – Paramaribo um Airbus 340, muito mais conforto para viajantes a negócio ou a turismo em direção a Amazônia.

Fotos:
A340 – airliners.net
737 – Fabio Romero

Nordeste conquista mais um vôo charter

João Pessoa, capital da Paraíba, receberá a partir de abril dos vôos semanais vindos da Holanda, o que beneficiará também o mercado do Rio Grande do Norte e Pernambuco, em particular Pipa e Porto de Galinhas, conhecidos destinos de turistas europeus. O sucesso do vôo este em uma bem sucedida parceria entre o poder público e a iniciativa privada, segundo o Panrotas (www.panrotas.com.br), o vôo foi uma iniciativa da Setur, PBtur e empresariado local.

Mais um site no ar: Amapá

O estado do Amapá largou na frente, lançou um site de referência para os viajantes nacionais e internacionais, o Portal Amapá Turismo (http://www.amapaturismo.com.br), com uma rica variedade de informações sobre todo o Estado do Amapá. Fica apenas uma dica para os organizadores do site... que tal a tradução para o francês e o inglês, os principais grupos de estrangeiros que visitam o Amapá?

Ministério do Turismo inaugura mais uma ferramenta na busca da profissionalização do Turismo

O Mtur, visando melhorar a profissionalização do Turismo, pôs no ar mais uma ferramenta interessante, o Viaje Legal (http://www.viajelegal.turismo.gov.br/). Com o curioso slogan “Fuja dos Piratas”, o site visa orientar o viajante desde o momento do planejamento de sua viagem até onde proceder em caso de reclamação caso algo dê errado. O interessante dessa ferramenta é a contexto legal na qual o Mtur tenta inserir a atividade turística, ou seja, o viajante é convidado, de certa forma, a contribuir com a melhoria qualitativa e profissional do Turismo. Contudo cabe ressaltar que o Mtur precisa melhorar suas ações de fiscalização, pois não adianta esperar que apenas a escolha do viajante determine uma mudança no mercado.