Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tendências do Turismo: Crescimento do Turismo Internacional

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), os resultados obtidos em agosto deste ano comprovam que o turismo internacional continua a se recuperar em todo o mundo do declínio de 4,2% sofrido no ano passado, devido à crise econômica. Nos primeiros oito meses deste ano, o número de chegadas turísticas internacionais ultrapassou o recorde alcançado no mesmo período do ano pré-crise de 2008 (Isso já foi demonstrado no crescimento do Aeroporto Internacional de Belém).
Segundo a última edição do UNWTO World Tourism Barometer, as chegadas internacionais no mundo entre janeiro e agosto de 2010 totalizaram 642 milhões, cerca de 40 milhões a mais que durante os mesmos meses de 2009 (7%) e mil a mais que no mesmo período de 2008. Baseado nas tendências atuais, o número de chegadas de turistas internacionais deve aumentar na faixa de 5% a 6% ao longo do ano inteiro. Em 2011, o crescimento deverá continuar a um ritmo mais moderado, em torno da média de longo prazo de 4%.
Embora a recuperação ainda esteja atrasada em partes da Europa e das Américas, muitos destinos já estão mostrando um crescimento real e estabelecendo novos recordes. Ásia/Pacífico foi a primeira a mostrar sinais de recuperação, registrando um crescimento de 14% nas chegadas internacionais até agosto de 2010. Comparado com o ano anterior à crise de 2008, a região já ganhou um adicional de dez milhões de chegadas turísticas internacionais. A maioria dos destinos tem registrado taxas de crescimento de dois dígitos, muitos até acima dos 20%.
O crescimento também foi forte no Oriente Médio: 16%. África (9%), a única região a apresentar crescimento em 2009, manteve o mesmo ritmo, ainda ajudado pela publicidade mundial criada pela Copa do Mundo da Fifa. Nas Américas (8%), o crescimento foi forte na América do Norte e Central (9% cada). América do Sul (7%) está em uma paridade com a média mundial, enquanto o Caribe (3%) está mostrando uma taxa menor de crescimento.
A Europa (3%) está se recuperando em um ritmo mais lento, devido à recuperação econômica desigual e o impacto da nuvem de cinzas vulcânicas, em abril, na Islândia. No entanto, a maioria dos destinos informou que os números positivos para o período de maio a agosto, em especial na Europa Ocidental (4%), Europa Central e Oriental (4%) e Europa meridional e mediterrânea (2%). Europa do Norte (-3%) é a única região do mundo que registra resultados negativos, puxando a média da região para baixo. Mais informações sobre as chegadas internacionais podem ser conferidas no http://www.unwto.org/.
Comentários: O crescimento do Turismo mundial tem acompanhado a tendência geral de crescimento econômico. Especificamente, na América Latina, o Brasil tem puxado os índices de crescimento do continente, sobretudo pelo crescimento do seu mercado interno e dos brasileiros viajando para o exterior. Segundo dados divulgados recentemente, aumentou em mais de 70% o número de viagens de brasileiros ao exterior e se as moedas americana e européia continuarem estáveis ou com tendência de queda, o crescimento será ainda mais acentuado. No mercado interno, o crescimento nos desembarques domésticos foi de 25% até setembro de 2010, um recorde.
Fonte: Panrotas

Nenhum comentário: