Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mais mídia positiva e espontânea do Pará

Nos últimos dois meses tivemos mais mídias positivas sobre o Pará, tanto televisivas quanto impressas. No último domingo, no programa Planeta Turismo, da REDE TV, o Pará teve suas belezas exibidas em rede nacional. No programa, gravado no mês de outubro, coube destaque para Belém e Santarém. Na mídia impressa, houve a confecção de material promocional pelo Sebrae e Ministério do Turismo, neste caso, com foco no chamado “tour da experiência” (ler notícia seguinte).

Tour da experiência, um novo jeito de viajar

O Ministério do Turismo e o Sebrae estão a frente do Projeto Economia da Experiência, que resultou no Tour da Experiência, que é a marca criada para designar os produtos e serviços baseados no projeto. Os tours organizados por diversos operadores visam fornecer ao visitante uma “experimentação” dos locais que visitam, seja por meio da culinária ou participação em ritos e aspectos culturais. No Pará, em Belém, a agência de viagem e turismo representante do projeto é a Vitória Régia Turismo (www.vregiaturismo.com.br).

ABAV- PA sob novo comando

A ABAV-PA está sob novo comando. A nova presidente, Rose Mary Larat, proprietária da Boeing Turismo, em seu discurso, prometeu novos tempos para a instituição, umas das mais antigas e atuantes do trade paraense. Cara Rose, seja bem vinda, nós, do blog, a parabenizamos e nos colocamos a disposição para lutarmos juntos pela valorização e profissionalização do turismo em nosso estado.

Novos terminais na Amazônia, inaugurado aeroporto de Boa Vista


Fonte: Infraero, 2009 (www.infraero.gov.br)

Após anos de espera, foi inaugurado (em setembro) o novo Aeroporto Internacional de Boa Vista. Na política de integração da Amazônia brasileira a América Latina é um terminal estratégico, além de facilitar a operação de companhias aéreas regionais e nacionais e melhorar o conforto dos usuários, já que o aeroporto é um dos principais portões de entrada de turistas no estado. Atualmente, o aeroporto conta com apenas 4 vôos diárias, sendo um internacional, que liga Boa Vista a Belém, com escala em Georgetown (Guiana) e Paramaribo (Suriname). Espera-se a criação de novas rotas e a melhoria da oferta, uma vez que a capacidade do aeroporto aumentou de 270 para 330 mil passageiros/ano. Um aspecto interessante e moderno do terminal reformado são as pontes de embarque, o que melhora o conforto em dias de calor e chuva, o que não foi observado no projeto do novo Aeroporto Internacional de Macapá. Bem...! Ainda há tempo de verificar este “detalhe”.

Novos equipamentos no Aeroporto Internacional de Belém

O Aeroporto Internacional de Belém recebeu novos equipamentos com o intuito de facilitar as operações de fiscalização do sítio aeroportuário e melhorar o conforto dos passageiros. Os novos ônibus facilitarão o embarque e desembarque de passageiros em aeronaves paradas em posição remota (fora das pontes de embarque), uma vez que em horários de maior movimento nosso aeroporto chega a ter no pátio até 7 aeronaves simultaneamente, acima da capacidade das pontes de embarque instaladas, de 6 unidades.
O investimento, de certa forma preventivo, mostra a preocupação da administração aeroportuária com o conforto operacional do terminal, contudo ainda precisa considerar aspectos externos da operação do mesmo, de forma a garantir a qualidade da viagem em todos as componentes de trânsito do passageiro.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

AM quer mudar nomenclatura dos Hotéis de Selva

O estado do Amazonas está realizando estudos para a mudança de nomenclatura dos até então conhecidos “hotéis de selva” para “hotéis de floresta”. Segundo a Amazonastur (Empresa Amazonense de Turismo), a sugestão foi dada pelo Governador do Amazonas, Eduardo Braga, pois o mesmo “estimulará a compreensão do que se quer transmitir sobre o conceito dos empreendimentos dessa categoria – acolhimento, hospitalidade, enquanto “selva”, especialmente para o público estrangeiro, por vezes passa uma idéia negativa, que pode remeter à falta de segurança”. O conceito de hotel de selva é amplamente utilizado no mercado, contudo como não há classificação padrão para os mesmos, tanto faz ser de selva ou de floresta.

Atualmente, o conceito é aplicado a uma pousada ou um grande hotel, desde que esteja localizado no “meio” da floresta, ofereça “passeios” ecológicos e aplique alguns conceitos de sustentabilidade. A mudança é bem vinda, desde que sejam aplicadas regras mínimas para que estes empreendimentos sejam reconhecidos como tais, assim como foi feito nas práticas de esportes de aventura.

Destaques do Pará em mídia nacional

Este ano tem sido bastante positivo a mídia espontânea sobre o Pará. A revista Veja, do mês de abril, nos brindou com mais uma edição da Veja Belém “Comer e Beber”, um resumo pra lá de saboroso da nossa gastronomia e atrações noturnas. No mês seguinte, mais um veículo da Editora Abril, a revista Viagem e Turismo, elegeu Belém como “um dos centro gastronômicos mundiais”. No início do mês de outubro, tivemos inserções diárias do Banco Bradesco, no seu programa sobre a Amazônia, sobre nossa culinária, desta vez com base na mandioca. Nem só de notícias ruins vive o Pará.

Trip amplia malha a partir de Rondônia

Mais uma cidade na Amazônia vira importante base de operações da regional Trip Linhas Aéreas. Porto Velho, capital de Rondônia, estará conectada com 29 cidades a partir da nova malha implementada pela Trip, ou seja, mais facilidade para os passageiros que visitam a Amazônia. Os vôos operados pela companhia nas rotas que atendem a região são os turbo hélices ATR de 46 lugares e os novíssimos Embraer 175, oferecendo conforto e rapidez para os passageiros.

Você sabe o que é um flashpacker?

Recentemente, a revista Viagem e Turismo destacou um novo tipo de viajante. Entre os já conhecidos “mochileiros”, “descolados”, “de negócios”, “familiares”, surge o “flashpacker”. Segundo a revista, ele é o velho e bom mochileiro, só que menos radical. Vejamos suas características:

1. A principal ferramenta, o seu “agente de viagem”, é a internet, onde vasculha promoções, informações e descontos;
2. Quartos coletivos e trens desconfortáveis somente em último caso, ele prefere hotéis mais bem localizados e com estilo, de preferência com mimos tecnológicos, como internet wi-fi (sem fio) e Tv LCD;
3. Adora um programa de fidelidade e concentra seus gastos em cartões de crédito para poder.. advinha...? Viajar de graça!
4. Possui um perfil jovem, entre 30 e 35 anos, geralmente, solteiro e trabalhador;
5. Ainda acrescentaria um bom planejamento financeiro, ou seja, ele sempre mantém uma grana guardada para aproveitar eventuais promoções e conhecer aqueles locais maravilhosos;

E aí, você se identifica com um flashpacker? Seja qual for o seu estilo, o importante é se permitir conhecer o mundo, seja com pouca grana (mochileiro/backpacker) ou com um pouco mais de conforto (flashpacker).

Ocupação do Navio Iberostar Grand Amazon cresce 10%

O barco-hotel, Iberostar Grand Amazon, a aposta do grupo espanhol no estado do Amazonas, apresentou crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2008. Mesmo com a crise econômica, o grupo manteve os investimentos e agora colhe os frutos na única embarcação regular a funcionar nos rios da região. Inicialmente, a intenção do grupo era atingir o público estrangeiro, porém, para surpresa da empresa, o mercado vem se mantendo equilibrado com 50% para o mercado nacional e 50% para o mercado internacional.
Desde a inauguração, no ano de 2005, o barco já recebeu cerca de 20 mil turistas, o que mostra o sucesso do produto. A partir de Manaus, a base das operações da empresa, o navio realiza dois tipos de roteiro: um cruzeiro de três noites (quinta a domingo) pelo rio Solimões e outro de quatro noites (domingo a quinta) pelo rio Negro, além da possibilidade de realizar os dois roteiros conjuntamente, em uma semana.

O navio, já visitado pelo editor deste blog, possui três pisos com 72 cabines de 23m² e duas suítes de 50m², todas voltadas para a parte externa, além de dois restaurantes, dois bares, salão para bailes, duas piscinas, academia e loja de souveniers. Todos os roteiros são all inclusive (tudo incluído).