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sábado, 13 de junho de 2009

Mitos e verdades sobre o fluxo turístico para o Pará: o turismo de sol e mar e cultural!

Na nossa série sobre mitos e verdades sobre o fluxo turístico no Pará, temos mais uma questão nesta edição, a questão do turismo de sol e mar. Será que os turistas não vem ao Pará porque nossas praias não são exploradas turisticamente, falta divulgação? Porque não temos praias tão bonitas quanto as concorrentes mais próximas, no Nordeste brasileiro? Elas são distantes? Vamos aos fatos... de fato o turismo de sol e mar é um dos pontos fortes do nosso pais, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Para isso basta observar o sucesso do mercado nordestino, em cidades como Fortaleza e Natal já existem condomínios voltados para estrangeiros que possuem sua residência de praia no Brasil. Mais muitas das praias badaladas destes destinos ficam a centenas de quilômetros das capitais... Jericoacoara, Canoa Quebrada, Pipa, entre outras, ficam a mais de 150km. Neste quesito, nossas praias são tão ou menos distantes que muitas praias do litoral brasileiro, por isso atraem milhares de maranhenses, tocantinenses, goianos e até brasilienses durante o mês de julho. Contudo as praias da região vizinha são mais bem exploradas turisticamente que as nossas, além de oferecerem uma estrutura média bem melhor, sendo assim, falta melhor exploração turística e comercial de nosso litoral.
Bem, mas ainda podemos nos questionar... se não temos o principal produto de atração do turismo de massa nacional e internacional, o quê vamos explorar? Olhemos para as grandes cidades americanas e européias... será que existem praias em Paris, Madri, Nova Iorque, Roma? Obviamente que não, então como estas cidades recebem mais de 70 milhões de visitantes anuais cada uma? Não é necessário destacar que são cidades com um histórico mais antigo e de economias mais pujantes, porém isso é apenas parte da resposta. Estas grandes cidades oferecem aos seus visitantes inúmeros eventos e atrações culturais, que atraem milhares de pessoas, são shows, peças teatrais, bares, restaurantes... ou seja, atraem também milhões de visitantes interessados em “consumir” e vivenciar a cultura. Para entendermos este movimento, olhemos para o show recente de Roberto Carlos, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, dezenas de participantes do show vieram de Boa Vista, Marabá, Santarém e até de São Luis assistir o show. As apresentações do Circo de Soleil, os mega shows com artistas internacionais em algumas capitais brasileiras e mesmo a parada gay fazem com que milhares de pessoas se desloquem para as sedes destes eventos. E nós? Olhemos para nossas atrações culturais, também temos muito a oferecer: circuitos culturais, ecológicos e gastronômicos, caminhas pelo centro histórico, passeios de barco... é só o início de um cardápio cultural variado capaz também de atrair milhares de visitantes. Façamos, então, nosso dever de casa.

Resumos dos mitos...

Praias distantes.........................................Falso!
Falta maior exploração turística do litoral............Verdadeiro!
Falta melhor explorar nossos aspectos culturais.....Verdadeiro!

Profissionalização do turismo: cresce a fiscalização em alguns mercados

Recentemente, a Sedtur – Secretaria de Desenvolvimento Turístico do Mato Grosso notificou um Guia de Turismo no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá. Com a notificação de maio, já são quatro profissionais autuados, que não possuíam credenciamento junto a Ministério do Turismo e estavam atuando ilegalmente no aeroporto, abordando turistas que chegavam nos vôos nacionais. A Secretaria busca qualificar e credenciar os profissionais atuantes, melhorando a prestação de serviços no estado e diminuindo as reclamações associadas a categoria.
A notícia vem em boa hora, afinal a profissionalização do turismo é uma tendência mundial, mas alguns profissionais insistem no caminho contrário. Tanto os clientes (a demanda) quanto nós, agentes da oferta (agência de viagens, guias de turismo, meios de hospedagem, transportadoras, etc), devemos também estar atentos a esta questão, buscando sempre empresas e prestadores de serviço que atendam as normativas legais e, sobretudo, estejam qualificados para prestarem os serviços que se propõem a fazer.

Fonte: http://www.secom.mt.gov.br/

Para viajar de baixo custo, você precisa seguir algumas regras

A crise econômica fez com que muitos viajantes migrassem para companhias de baixo custo, principalmente na Europa. As companhias brasileiras, atentas a este movimento, também vem oferecendo tarifas mais competitivas em algumas rotas, como as tarifas “achei” na Trip, a “promo” na Tam e “promocional” da Gol. Nas empresas internacionais, como a irlandesa Ryanair, devemos estar atentos as sobretaxas, como a recém criada, de £ 40 (R$ 120,00), caso você esqueça o cartão de embarque. A bagagem extra pode custar € 20,00 (R$ 55,00 reais), o mesmo que o ckeck in no aeroporto, caso você não tenho feito pela internet. Não se assuste, pois a tarifas promocionais nacionais também escondem algumas situações que você precisa estar atento, caso necessite remarcar, por exemplo, algumas companhias chegam a cobrar R$ 90,00 mais a diferença tarifária, ou seja, uma tarifa promocional pode virar uma cheia rapidamente. Para aproveitar melhor as tarifas promocionais não esqueça de alguns detalhes:

1 – Tenha certeza da data da viagem, para evitar pagar multas e diferenças tarifárias;
2 – Cuidado com o excesso de bagagem, o quilo extra pode custar até R$ 20,00 reais, dependo da tarifa que você pagou;
3 – Demora um pouco, mais leia atentamente as regras tarifárias;
4 – Nas companhias de baixo custo internacionais as taxas de aeroporto, pagamento com cartão de crédito e bagagem extra não estão incluídos na maior parte das tarifas promocionais, desta forma uma tarifa promocional de €5,00 com as taxas de aeroporto (€ 15,00), bagagem de porão (€ 10,00), check in on line (€ 5,00) e pagamento no cartão de crédito (€ 9,00) pode chegar aos € 43,00, ou seja, quase 9 vezes a mais, mesmo assim bem barato;
5 – Verifique o local que você vai e o aeroporto utilizado, pois alguns aeroportos são tão longe que não compensa pagar um pouco mais barato pelo bilhete e gastar com taxis depois, por exemplo;
6 – O principal canal de compra de tarifas promocionais é a internet, então fique atento as sites das companhias aéreas;

E por último...

7 – Deixe sempre uma graninha guardada, pois nunca saberemos quando as cias lançarão a próxima promoção, afinal uma viagem fora de temporada para um lugar impensável sempre faz bem a alma.
Boas promoções

Fortaleza de São José de Macapá, atração revitalizada na única capital brasileira costada pela linha do Equador

Em 2006, o Governo do Estado do Amapá, inaugurou o Parque do Forte, uma imensa área de lazer às margens do Rio Amazonas e no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, a maior fortificação no estuário do Amazonas. O projeto além de estimular o turismo, gera emprego e renda, além de fornecer um novo espaço de lazer para a população da capital. O parque fica bem no centro da cidade, facilmente acessível por transporte público ou mesmo a pé a partir de vários hotéis localizados nas imediações. Imensa área verde, parque infantil, anfiteatro, calçadão para caminha e espaços para contemplação compõem os 120 mil metros quadrados do entorno da Fortificação.
A Fortaleza é aberta a visitação de terça a domingo, das 9 às 18 horas, com ingressos a partir de R$ 3,00.

Movimento em direção ao Norte

O Turismo nacional anda de vento em polpa, basta olhar para os fluxos em direção ao Nordeste do Brasil. Uma das maiores operadoras do país, a CVC, estima um crescimento de 15% na venda de pacotes para o período de julho de 2009, porém o receptivo na maioria das cidades do Norte do Brasil apresenta queda em relação ao ano passado. Algumas agências e operadoras, estimuladas pelo Sebrae e por estudos da área de marketing, vem olhando com maior cuidado para um outro mercado, o dos nossos vizinhos. Será que maranhenses, amapaenses, amazonenses e roraimenses não estariam interessados em conhecer as belezas de nosso estado? Passar um fim de semana em nossas praias? Ou fazer compras? Façamos nossas apostas e recebamos nossos vizinhos de braços abertos.

Tira dúvidas: você sabe como reservar bons hotéis na América do Sul e Europa de forma rápida, com visualização em mapas e bons preços?

Viajar por conta própria ou com pequenos grupos é um desafio para os menos descolados ou com pouco conhecimento de navegação na internet. Aliar economia em longas viagens pela América do Sul e Europa parece um desafio em uma rápida consulta nas principais agências de viagens do Brasil. Porém comprar por meio de um agente de viagem é indispensável para quem quer viajar despreocupado, com todas as reservas garantidas, contar com boas informações sobre os locais a serem visitados e, na maioria das vezes, pagar em suaves prestações e não tem tempo para passar horas em frente ao computador checando várias sites.
Recentemente testamos algumas destas ferramentas, a que mais oferece recursos, com informações em vários idiomas, inclusive em português; preços cotados em várias moedas; comentários de clientes; fotos; e mapa de localização é o booking.com (http://www.booking.com/). A empresa holandesa especializou-se em reservas on line de hotéis, sobretudo, na Europa, agora chega com força em países da América Latina e, em particular, no Brasil. Na sua próxima viagem, antes de fechar o primeiro pacote, cheque algumas ofertas imperdíveis, como flats em Fortaleza a partir de R$ 40,00 por pessoa/noite; Lisboa e Porto, R$ 70,00; Paris, R$ 75,00; Buenos Aires, R$ 50,00; entre outras ofertas imperdíveis para quem quer conhecer muito sem gastar tanto assim.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Mitos e verdades sobre o fluxo turístico para o Pará: a distância dos mercados emissores!

A distância dos mercados emissores é uma problemática associada aos destinos turísticos distantes de seus mercados emissores. Será que os turistas não estariam dispostos a nos visitar, por que estamos muito longe de seus locais de origem? Vamos aos fatos... a distância, de fato, encarece o acesso ao destino, contudo o aumento do fluxo provoca o efeito inverso, a redução de tarifas. Se a distância impede nosso desenvolvimento, porque então os destinos caribenhos recebem charters (vôos fretados) diários de diversas cidades européias e americanas a mais de 7, 8 horas de distância? Cancun (México), Republica Dominicana, Cuba, San Martin, entre outros, recebem vôos de diversos países. Mas podemos alegar que estes destinos possuem imensos complexos de lazer que atraem visitantes em massa. Tal fato é verdadeiro, contudo não em si mesmo. O turismo de “sol e mar” será a principal justificativa para a consolidação destes destinos turísticos? Por isso nosso baixo desenvolvimento?

Os dados de fluxos turísticos para a Amazônia mostram que o Pará é o que recebe maior número de visitantes, pouco mais de 500 mil contra 350 mil do Amazonas (Embratur, Paratur, Amazonastur, 2006 e 2007), o segundo colocado. Entretanto o estado vizinho possui uma imagem mais consolidada que a nossa, além de estar mais distante em termos econômicos e tempo de viagem. Mais uma vez vemos que a distância não é um fator tão preponderante e sim marketing e consolidação do produto. Conclui-se que a facilidade de acesso, maior no nosso caso, não necessariamente criará condições para o aumento do número de visitantes se nossa imagem não estiver consolidada.

Ainda temos uma pergunta sem resposta, se o turismo de “sol e mar” é o principal fator de atração, como ficam as cidades que não possuem praias? Será que não podem atrair um número elevado de visitantes? Bem... na próxima edição falaremos de um outro mito...

Então podemos considerar este mito como... FALSO!

Cancelamentos de vôos da Tam em Belém e a posição do Rio Grande do Norte

A redução de tráfego aéreo em algumas rotas é flagrante, mas como alguns mercados reagem à adversidade que faz a diferença! Recentemente, a Webjet anunciou que estaria cancelando o vôo regular que mantém para o Natal, no Rio Grande do Norte. Imediatamente, o governo local chamou a cia aérea para uma conversa e estabeleceu um plano para não perder esta ligação com importantes mercados emissores para o estado. Em parceria com a cia aérea, o Governo do Rio Grande do Norte fará diversas ações de marketing em mercados por onde passa a rota, sobre Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio de Janeiro. A relevância da preocupação se faz sentir nos números, pois, caso o vôo seja cancelado, Natal perde uma oferta de 300 assentos diários, o quê, ao longo de um mês, representam 9000 assentos a menos.

A postura do estado do Pará, em especial Belém, foi justamente o contrário, apesar do anúncio entre os agentes de viagens do cancelamento dos vôos, só tomamos conhecimento quando os vôos da Tam, agora no início de junho, foram cancelados. Serão três vôos diários a menos, ou seja, pelo menos 900 lugares disponíveis para embarques e desembarques em Belém, ao longo de um mês são, nada mais nada menos, que 27000 mil lugares a menos ofertados no mercado paraense. As opções diminuem e, na contramão, os preços sobem.

A Taf Linhas Aéreas suspendeu seus vôos regulares: menos concorrência no ar

Devido à falta de demanda, de políticas públicas e parcerias privadas, a Taf linhas aéreas, do Ceará, suspendeu os poucos vôos regulares que mantinha, ligando Belém a Macapá e Cayena. Menos concorrência no ar e visitantes em terra.

Mais dois hotéis em Belém e um em Rondônia

Os meses de maio e junho tem sido de boas notícias para os visitantes que vem a Belém. Em maio, houve a inauguração do Expresso XXI – Nazaré com 100 apartamentos e muito conforto para o público executivo. Em junho, está previsto a inauguração do Ibis Belém, próximo ao aeroporto. Ótimas notícias para um mercado tão pouco concorrido na capital paraense, pois a falta de opções de hospedagem é uma das principais reclamações de quem quer vir participar de eventos em Belém e, simplesmente, não tem onde ficar ou os valores cobradas são exorbitantes para a qualidade dos serviços oferecidos.

A capital de Rondônia, Porto Velho, também ganhará um hotel Ibis, porém somente em 2010. A ampliação destas redes hoteleiras na Amazônia nos dá maior visibilidade, uma vez que estas redes possuem sistemas de reserva e propaganda mundiais, ou seja, marketing gratuito para a nossa região.

Bahia qualifica profissionais para atender o público GLS

Visando melhorar a qualidade do atendimento ao público GLS que visita a Bahia, recentemente, a Setur-BA (Secretaria de Turismo da Bahia) e a Bahiatursa iniciaram um treinamento para 39 profissionais envolvidos com o atendimento deste tipo de público. O curso tem duração de cerca de 40 horas, envolvendo módulos que vão de atendimento ao público a importância do mercado GLS.

A capacitação é algo fundamental para o desenvolvimento do turismo, aliado a diversificação do mercado, promove um crescimento sustentável da atividade. A proposta baiana é atrair o público GLS com investimento em marketing em alguns mercados tradicionais, como Miami e São Francisco.

Gol passa a cobrar pelo serviço de bordo em algumas rotas, inclusive Belém

Os passageiros que viajam de/para Belém em vôos com duração superior a duas horas terão a sua disposição um novo serviço de bordo nos vôos da Gol. Além das tradicionais barras de cereal e amendoim, também estarão disponíveis sanduiches quentes e bebidas, a partir de R$ 10,00 e R$ 3,00. Respectivamente, ou o combinado dos dois, a partir de R$ 12,00. O modelo não é novo, já é praticado por diversas companhias aéreas ao redor do mundo, sobretudo as low costs (baixo custo).
Para pagamento do novo serviço de bordo serão aceitos, além de dinheiro, cartões de crédito e débito. Resta conferir se esta medida tornará os bilhetes mais baratos.

AM e PA estudam rota turística de Manaus a Belém

Um novo roteiro turístico está sendo formatado pelas unidades do Sebrae no Amazonas e no Pará com a ajuda de outros parceiros. A rota vai de Manaus (AM) para Belém (PA) e passa por atrativos como as praias fluviais de Santarém e Maués, ambientes naturais e culturais de Manaus, Parintins e Belém e ambientes rurais. Segundo o gestor de Turismo do Sebrae-AM, Fábio Souza, o roteiro, avaliado em uma reunião realizada em Manaus nesta semana, tem grande potencial turístico e vai ajudar o desenvolvimento econômico e social dos dois Estados. A informação é da Agência Sebrae.
“Foi feita uma pesquisa sobre pontos turísticos nos sete Estados que formam a região Norte e destacamos Amazonas e Pará para fazer esse novo roteiro. O trabalho está apenas começando. Nessa reunião colocamos as bases para melhorar os locais de turismo já existentes e discutimos o que pode ser acrescentado com a finalidade de oferecer um ótimo serviço aos turistas que vêm a visitar nossa região e aumentar a economia local”, disse Souza.
Nesta primeira reunião ficou estabelecido, entre outras coisas, que os representantes dos dois Estados vão convidar novos parceiros, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Abav e prefeituras, para realizar essa proposta. A próxima reunião foi marcada para o dia 9 de junho, em Santarém (PA).

Fonte: Panrotas

A Tap no Brasil e possível vôo para Belém

A saga da Tap – Transportes Aéreos Portugueses mostra não só a aposta de uma companhia aérea, mas o dinamismo que as parcerias privadas com o apoio público podem fazer por um destino turístico. Atualmente são 67 vôos semanais a partir do Brasil, com conexão imediata em Lisboa e Porto pra 42 cidades européias. As cidades atendidas no Brasil são: Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, algumas com mais de um vôo diário.
A expansão da Tap mostra não só um crescimento da demanda entre os dois países, mas das parcerias privadas para a venda do produto Nordeste para portugueses, italianos, ingleses, alemães, franceses, escandinavos e até russos. Recentemente, devido à crise mundial e a retração da demanda para o Nordeste brasileiro, houve o cancelamento de alguns fretamentos (vôos charters) para a região, desta forma a Tap, em parceria com os operadores turísticos, sobretudo portugueses, assumiu parte desta operação em seus vôos regulares, possibilitando o visitante entrar por uma cidade e partir por outra, em vez de retornar ao ponto de entrada no Brasil.
Recentemente, em entrevista coletiva, a Tap informou que Belém estaria entre as possíveis cidades a receber vôos diretos da companhia, contudo com a perda de Belém como sub-sede da Copa de 2014, é mais provável que Manaus seja a eleita.
Fonte: Postal Tap